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Convex Datacenter
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  • #1

    Convertendo a Suspensão (IFS para Dana 44)




    Não querendo vendê-la, tenho em mente fazer uma mudança completa da fraca suspensão de uma S10 -- trocando a suspensão dianteira independente por um eixo rígido Dana 30 ou 44 e convertendo o Dana 44 traseiro para SPOA, instalando uns 33x10.50 R15, etc.

    Tecnicamente, já vi que é possível. Gostaria de abrir espaço para comentários e dicas. Onde conseguir o eixo? Qual é a melhor opção? Custos?

    veja fotos de umas S10 que foram modificadas (note as duas opções de molas):

    http://mypeoplepc.com/members/voet/billss10/id4.html
    http://www.s10extremist.org/tech_art...st_gen_s10.htm
    http://pg.photos.yahoo.com/ph/cowee_.../ph//my_photos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -6487_1__616.jpg   -347d_1__248.jpg   -59ca_1__151.jpg   -e3e7_2__128.jpg   -sfa12_1__421.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Nando
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    Cheguei a cogitar fazer isso na Hilux antes de trocar ela pela Band. É uma manobra bem comum la nos EUA de pessoas que querem botar as Pickups pra ralar. Para Hilux existem alguns kits la fora por uns US$2000,00 sem o eixo, para S10 não sei. Essa ai que vc mostra é bem mais complicada que as que eu tenho conhecimento, geralmente eles colocam feixes na frente, com crossover steering ou hi-steer. O maior problema que vc vai ter vai ser achar (ou fazer) as peças necessarias para a mudança, ja que não existe no Brasil uma chevy com eixo rígido na frente (coisa que na Hilux é bem mais facil por ela ser feixes até 1996). Vai ter muito chute, alinhar a bagaça vai ser um inferno, as quebras vão ser bem frequentes e reposição de peças vai ser complicadíssimo.

    O que estou dizendo é o seguinte, se quiser partir para uma dessas, vai ser diversão pro resto da vida (ja que vc nunca mais vai vender o carro) e pelo menos 1 ano com o carro na garagem. Pode ficar animal, pode ficar uma merda, vai depender muito do empenho que vc colocar no projeto, mas uma coisa é certa, a S-10 nunca mais vai ser a mesma.

    Acho besteira fazer isso só pra colocar 33, um body lift de 1000 reaus ja resolve isso, se for fazer essa zueira toda parte pra algo maior, tipo 35, 36 ou 37.

    Os exos vc arruma de Troller ou de Rural, ou até de Toyota. Vira e mexe alguem ta vendendo por ai, vai gastar uns R$2000 em um bom (de rural é bem mais barato). Eu faria com feixes (bem mais simples e robusto), os melhores são os de Hilux, ou de Band. Manda trazer um esquema de crossover steering la de fora e u novo jogo de coroa e pinhão mais reduzido e ai se virando com o resto. Troca uma ideia com o Mr Bill e compra um Gol pra não ter que andar um ano de taxi ou lotação.

  • #3
    Nando, estendo perfeitamente o seu ceticismo. Também acho que seria um projeto bem difícil e realmente não sei se será viável fazê-lo com boa probabilidade de êxito. (cogitei trocar por uma picape mais robusta: Band, Land Rover...mais gosto bastante da S10 e do motor MWM)

    A offroad Unlimited de Burbank, CA, oferece kits para os modelos maiores, por enquanto. http://www.offroadunlimited.com/store/

    Agradeço as idéias. não conheço o tal Mr Bill, mas vou procurá-lo.

  • #4

    S10

    Prezados, outro problema que seria encontrado nesse ambicioso projeto é achar rodas adequadas para instalar os pneus 33 ou 35.

    Não existem rodas com off set negativo e tala de 10' com a furação para a S10 de 5 furos. Estou sofrendo isso na pele pois instalei um body lift na minha com a intenção de rodar com os pneus 33, mas fui surpreendido por esse problema.

    Estou pensando em comprar umas rodas de ferro originais da S10 e modificar o off set pra que os pneus 33 não raspem no chassis quando torcer a direção, mas não gosto do design delas......

    Não entendo porque a Mangels não faz aquelas rodas de ferro pra pneus off road com a furação da S10. Só tem pra Ranger.

  • #5
    Também não acho interessante a modificação.
    Mas não é algo impossivel.
    Rodas pode importar... ... eu vendo....

  • #6

    Rodas

    Caro Wallace, tu tem como importar essas rodas?

    Quanto custaria um jogo de 4 rodas com o off-set bem negativo para usar com os pneus 33 ? Lembrando que a minha S10 é de 5 furos.

    Acho que teria que ser 15x8 para usar na S10...........E que marca seria ??

    Eu gostaria de comprar as rodas iguais as das fotos postadas pelo colega acima.

    Aguardo a tua resposta.

    Abraço.

  • #7
    Eu precisaria cotar para ter o preco.
    Voce quer de ferro certo?
    Só para sua referencia, uma roda de Duraluminio Polida 15x8 custa US$ 265,00 cada.

  • #8
    Usuário Avatar de Nando
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    Não querendo desmerecer o business nosso caro Mallace, mas não acho que é muito viavel importar rodas, muda o offset que sai muuuuuuuito mais em conta. O que vale a pena importar é o que não rola por aqui, como um kit de corssover ou hi steer, relações mais curtas, etc.

  • #9
    O Nando, em principio sim.
    Mas se voce simplesmente mudar o off-set pode gastar mais que uma roda de ferro e não vai agregar valor.
    Uma roda de duraluminio custa mais certamente.
    Mas tem um valor maior se for vender depois.
    Fora que sendo mais leve ajuda a poupar o conjuto todo.

  • #10
    Dan,

    este projeto já foi meu um dia!!!!
    Uma das grandes dificuldades que seriam encontradas é o desenho do chassi das "nossas" s-10's.

    Tentando "traduzir", ele vem muito largo até a frente onde começa a estreitar para o suporte da suspensão. (veja foto). Inclusive esta é uma das limitações da puck-up quando se pensa em colcoar pneus mais largos: eles raspam no chassi.

    Então se vc quisesse colocar os links (pra mim só valeria a pena se fosse uma suspensão multi-link, pois feixe pra mim é uma ótima solução para carroças!!!! - mas tem muita gente que gosta ) por fora do chassis eles certamente seriam a limitação para a direção, lhe forçando a ter eixos muito largos, estimei em aproximadamente 30cm a mais para cada lado. Ficaria horrível!!!!

    Se vc colocasse os links por baixo do chassis na parte mais larga mesma coisa, só que com estimativa de 18cm para cada lado (ficando ainda com a mesma limitação das s-10)

    talvez um sub-frame ou 4-link, mas aí era necessário surtar!!!

    então desisti

    Abraços
    Théo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -4x4brasil2_579.jpg   -4x4brasil_798.jpg  

  • #11
    Incluo fotos para inspiração. Creio que o fator decisivo seria custo...aí se torna uma discussão subjetiva. Theo, o amigo aqui está usando pneus 36".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -one_ton_swap_086.sized_1__124.jpg   -442983_168_full_1__282.jpg   -442983_148_full_1__119.jpg   -442983_142_full_1__202.jpg  

  • #12
    Dan,

    2 coisas:

    1o.-Este chassi me parece diferente das s-10's brasileiras
    2o.-Este cara, como disse, "surtou" !

    Mas ficou um tezão.

    Como lhe disse na mp cheguei a comprar um chassis sucata de s-10 para estudar e projetar a suspensão, mas desisti pelos pontos colocados acima. Se decidir pelo eixo rigido sugiro fazer a mesma coisa. Fica tudo mais fácil.

    Abraços
    Théo
    Fpolis

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