Retoques visuais marcarão a chegada do novo motor da linha S10, em agosto(O GLOBO 18/05/05)
A S10 com novo motor foi flagrada na semana passada, em fase final de testes, na cidade de Itu, interior de São Paulo.
As esperadas modificações visuais são bem menores do que se podia imaginar — parecem simplesmente um ligeiro tratamento tuning. O capô ganha uma tomada de ar, a grade continua do mesmo tamanho, mas agora só tem duas barras (formando uma cruz, à moda Dodge) e o conjunto óptico dianteiro (que também continua do mesmo tamanho) ganhou tinta cinza na parte horizontal que fica entre os faróis e as lanternas, deixando a separação bem marcada.
Os instrumentos agora têm fundo branco e, na traseira, não há alterações de monta.
Um detalhe estranho é que os pára-lamas dianteiros e traseiros, que já haviam sido estufados na linha 2001, ganharam mais uma moldura nas bordas, à moda das Frontier e Ranger. O resultado é uma overdose de elementos.
O motor não terá aumento de cilindrada: continuará sendo um 2,8 litros da MWM. A novidade é que ganhará sistema de injeção common rail , com gerenciamento eletrônico, para se enquadrar nas novas regras de emissões. A potência deverá ficar em torno dos 150 cavalos — mais que a atual S10 diesel (132cv) e menos que as Ford Ranger e Toyota Hilux (ambas com motores 3.0 de 163 cavalos). A idéia da GM foi economizar custos de produção e privilegiar o baixo consumo de combustível.
Resta esperar a S10 “nova geração” de verdade, que já está a caminho. Comenta-se que terá projeto da Isuzu (divisão japonesa da GM) e será exportada para toda a América Latina. Enquanto isso não acontece, a tsunami Toyota Hilux vai fazendo estrago e liderando o mercado de picapes médias.
VEJAM A FOTO... GOSTARAM?