x
Convex Datacenter
Página 8 de 18 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 214
  • #85

    Body Lift para Ranger




    Conforme solicitação do Igor, estou descrevendo suscintamente a minha experiência em instalar o Body Lift (de agora em diante só BD) em minha Ranger 11D (caçamba 7 pés), ano 1999, 4x4:

    *antes de começar, peço desculpas pela qualidade das fotos que mandei, já deu para perceber quenão sou bom fotógrafo. Já enviei novas (um pouco melhores) para o Igor, que por gentileza se dispôs a inseri-las para mim, o que desde já agradeço.

    1. A primeira coisa que fiz, foi procurar nos sites americanos e em fotos do Kit da Keko, as peças que constam dos Kits deles e que seriam necessárias (aproximadas) para a instalação na minha. O impulso final eu tive quando li a reportagem da presente discussão, em que o Walter instalou o BD na S10, o que foi fundamental para me motivar.

    2. Depois de ter idéia das peças que teria que fazer e mexer na Ranger, fui até um comerciante de sucatas (é isso aí) e comprei o que aqui na cidade chamam de "tarugo", que é uma peça cilindrica de nylon denso, com 55 mm de diâmetro (já descobri que pelo menos na dianteira da Ranger tem que utilizar 65 mm de diâmetro, estou trocando).

    3. De posse de tal barra, mandei um torneiro aqui da cidade, o Berga, cortar em peças de 2 polegadas, perfurando-as com brocas de 12,5 mm. E assim estavam prontos os calços (até agora a despesa de 69,00 do "tarugo" e 30,00 do Berga).

    4. Depois comprei os parafusos, no total de 12, 6 para a caçamba (16 cm de comprimento por 12mm, de aço, que irão servir nas mesmas porcas originais) mais 06 para a cabine (06 de 14 cm x 12mm) e diversas arruelas. (despesa= 40,00).

    5. Até aí tudo beleza, já tinha analizado a Ranger por baixo e achei que daria trabalho, mas não seria difícil. Já tinha experiência com JEEP, pois já montei dois e o meu atual, um CJ3A, 1948, foi completamente desmontado por mim, quando comprei, e outra vez quando capotei ele (cinco tombos que me renderam 45 dias imobilizado - bacia quebra, costelas e diástase), porém é bem diferente, no JEEP dá pra usar a talhadira e o martelo sem dó.

    6.Iniciei os trabalhos sozinho em uma quinta feira, por volta de 06 da tarde, sendo que sexta era feriado de Tiradentes. Até as 10 da noite, estava tudo solto, parachoque dianteiro fora, todos os parafusos soltos, exceto os da caçamba, por causa do protetor, que para ser tirado tinha que ser entre dois.

    7. No dia seguinte (sexta) comecei a soltar o radiador e pensar nos suportes. Também comecei a suspender a cabine para soltar os calços originais, conferir se estavam em bom estado e colocar os calços de Nylon entre os calços originais e a lataria. Até o meio dia estavam colocados, porém um calço da dianteira encravou e consumiu mais de 03 horas para que eu conseguisse soltá-lo (o calço do lado do caroneiro que aparece na foto acima) Nesta ocasião quase desisti, mas pensei no trabalho para refazer o que já havia feito e resolvi continuar - era mais fácil.

    8. Final da tarde e a cabine (ou será gabine - não sei!!) já estava com as desejadas duas polegadas a mais de altura. Olhe para dentro do cofre do motor e me debruço sobre o radiador. Não tenho certeza, mas acho que as Ranger duplas tem o suporte inferior do radiador como uma única barra, enquanto que a minha (castelhana) tem um "triângulo" como suporte. Não queria cortar nada, a fim de possibilitar a reversão quando fosse vender, mas não tive escolha, depois de pensar, pensar, pensar e pensar, a única opção foi passar a serra neste dito suporte, que por sorte tinha quase 10 cm, assim cortei 5 e ele ainda ficou com tamanho suficiente. Foi a única coisa que foi cortada, mas guardei o que sobrou, em caso de reversão, é só soldar, fica "quase" original, ou comprar só o suporte no desmanche. Quanto ao suporte superior, barbada, só confeccionar duas barras pequenas, com dois furos e distância de 2 polegadas entre elas. Solta o suporte, coloca a barra, mais dois parafusos pequenos com porcas (mais alguns R$, os que usei são da minha caixinha de surpresas!!!) e está pronto o radiador.

    9. Dia seguinte (sábado) faltava a caçamba e os demais detalhes (alongador do câmbio e parachoques). A caçamba foi complicado, pois quem disse que os parafusos soltavam, acho que ainda não tinham sido mexidos, usam uma chave especial que nem sei o nome. Mas força daqui, arranha dedo dalí e os desgraçados soltaram. Na sequencia levanta a caçamba - calço de nylon - parafuso novo - aperto - baixa a caçamba e: PRONTO.

    10 . Pega a Ranger, corre para o Berga e Das Dores (torneiros famosos aqui de Santa Rosa, fazem milagre com JEEP) e confecciona o alongador. Já tinha soltado o console e deixado a alvanca solta. (mais aproximadamente 40,00, não sei o preço exato porque fiz outras coisas junto, fora do BD.

    11. Ufa!!!, só faltam os parachoques. Suporte para o dianteiro não deu certo, acho que é diferente da nacional, então faz um furo em cada suporte original (não faz mal nenhum, já que já existem vários no suporte, de fábrica) e o parachoque dianteiro está pronto. Primeiro ficou um pouco caído, depois com umas arruelas, tudo certo.

    13. Conclusão: Como o Kit da Keko tem 2,5 polegadas (acho), não tive a necessidade de fazer suportes para cabo de freio, para flexível de freio, tampouco alongador da barra de direção, já que esta somente esticou na sua articulação mais ou menos 2 cm, sendo que o total da articulação é 12 cm (sobrou ainda 10 cm). Fiz fora de casa o alongador do câmbio e tive ajuda para fixar o parachoque dianteiro (o traseiro ainda não fiz, gostei assim quando enjoar, vou subir ou colocar aquela lata - deixar sem parachoque). Gasto final: ALÉM DA MINHA MÃO DE OBRA (MUUIIIITO ESPECIALIZADAÉ CLARO!!!!!), gastei um pouco mais de 200,00 reais e o resultado, apesar das fotos terem ficado ruins, ao vivo ficou muito bom, na minha opinião, é claro. Os pneus continuam raspando um pouco na barra estabilizadora, porque o meu pneu é o 15 x 6,5 de ferro original, pretendo trocá-los para resolver o problema. As constantes raspadas na lataria e caixa de rodas foram resolvidas, a pick up ficou mais macia e eu ganhei um espelho de altura das outras rangers normais. Podia ter ficado melhor, com 3 polegadas, mas a patroa, proprietária da Ranger (tinha esquecido de contar isto), já que o meu veículo de trabalho é o JEEP, aceitou as 2 polegadas depois de muita insistência e promessas diversas.

    Acredito que tenha contribuido com os amigos com minha experiência, concluindo que dá trabalho sim, para quem não dispõe de ferramental e grandes conhecimentos de mecânica como eu, mas é possível e até dá pra dizer que é relativamente fácil e possível.

    Abraços, e me coloco humildemente a disposição pra qualquer esclarecimento.

    ARIEL.

  • #86

    Re: Body Lift para Ranger

    Citação Postado originalmente por ariel kleinubing
    Como o Kit da Keko tem 2,5 polegadas (acho), não tive a necessidade de fazer suportes para cabo de freio, para flexível de freio, tampouco alongador da barra de direção, já que esta somente esticou na sua articulação mais ou menos 2 cm, sendo que o total da articulação é 12 cm (sobrou ainda 10 cm).
    Ariel,
    Antes de tudo, meus parabéns pelo serviço.
    Eu tive que colocar um extensor a coluna de direção da minha. Ela não tinha essa folga toda...
    Se você tivesse entrado no fórum antes, poderia ter te enviado o manual do BL da Keko que é de 3” e isso poderia ter facilitado muito o seu trabalho.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #87
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Salve Walter.
    Graças as fotos enviadas pelo Walter, estou a ponto de finalizar o meu Body Lift de Back Yard. Hoje vou fazer o alongador da caixa e da coluna de direção numa barra de 1" de diâmetro, esmerilhadeira com disco de corte, furadeira e MUITA paciência...
    Depois que estiver todo pronto vou postar as fotos todas aqui.

    ariel kleinubing, Em relação aos calços da cabine, eu tinha com 60mm de diâmetro e achei muito fino para a responsabilidade deles, contactei o Walter e ele me informou que terial cerca de 3", então decidi fazer cubos de apoio de 80 x 80 x80mm com furação 1/2" para o parafuso.
    Como está tudo pronto, vou usar os cubos e ver como ficará.
    Na montagem eu posto as fotos junto.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #88
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por andressricardo
    Walter,

    Gostaria de saber 2 coisas...

    No caso dessa S10 que vc levantou 3"....viajando nas estradas, a policia rodoviária pode criar algum tipo de problema? querer apreender ou multar ou sei la...outra coisa qqer?

    Vc disse q o pneu da frente fica raspando...? é pqe eu tb vou subir 3" a minha e usar pneus 255 75 15 e fiquei na duvida de prejudicar os pneus ou estragar outra coisa...?

    Valeu
    Para colocar pneus 255 75 15, não precisa fazer BL, é só pedir para um funileiro rebater pouca coisa os paralamas dianteiros e pronto.

    Pega um pouco na parte externa da longarina quando se esterça o limite do volante
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Body Lift pra S10-103_0391_171.jpg  

  • #89
    Ariel, valw muito pela iniciativa e descricao da mudanca.

    Edi, se nao for pedir demais, tenta fotografar o maximo possivel cada ponto da alteracao e depois detalha aqui pra gente.

    Abraço

  • #90
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    IGORFROTA,
    Está quase tudo pronto. Só falta o alongador da caixa. Hoje comprei os parafusos e gastei R$76,00.
    Foram:
    Qde > Diâm x Comp
    10 > 1/2" x 200 mm
    4 > 1/2" x 180 mm
    16 > 10mm x 1,5"
    6 > 8mm x 1"
    Todos com arruelas lisas e arruelas de pressão.

    Nas fotos aparece os calços. A madeira usada foi imersa em diesel e óleo queimado para não apodrecer no futuro e colocada dentro dos calços na base da porrada mesmo! Os furos nos tacos de madeira nos calços farei na hora da instalação com broca 12mm para ficar bem firme contra os parafusos que deverão passar pela madeira na porrada também.
    Os calços da cabine eu fiz cordões de solda com medida de 80mm x 80mm x 80mm e os calços da caçamba medem 80mm x 80mm x 65mm e apenas pontiei os pedaços de ferro.
    Fiz apartir de um metalom e meio de 2,40m x 40mm x 80mm.
    Os suportes dos parachoques eu dobrarei, furarei e cortarei durante a instalação também pois não tenho um gabarito de medidas para poder fazer de antemão.
    Usei refugo de metal das oficinas lá da empresa e o material que o Walter enviou.
    Barbada de fazer.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Body Lift pra S10-img_0001_769.jpg   Body Lift pra S10-img_0004_211.jpg   Body Lift pra S10-img_0008_121.jpg   Body Lift pra S10-img_0010_141.jpg   Body Lift pra S10-img_0011_839.jpg  
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #91
    Citação Postado originalmente por Edintruder
    Qde > Diâm x Comp
    10 > 1/2" x 200 mm
    4 > 1/2" x 180 mm
    16 > 10mm x 1,5"
    6 > 8mm x 1"
    Edi,

    Gostei das medidas norma eDINtruder desses parfausos cotados em milímetros e polegadas ao mesmo tempo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #92
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    É que na verdade é 12,9mm de diâmetro, então é mais fácil deixar 1/2" mesmo...
    Pois é... agora que falasses que eu me dei de conta que misturei tudo, pois fui comprar parafusos de aço que é tudo em milímetros, porém não tinham 12mm de diâmetro com mais de 150mm de comprimento, então tive que optar por parafusos galvanizados que vêm em polegadas, e daí virou a salada de frutas aí de cima...

    O mais interessante é que apesar de tudo, ainda dá para comprar parafusos assim!
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #93
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    E aí Edin!? Bela iniciativa! Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha: a madeira não vai reter umidade e ser uma fonte de oxidação dos calços?

    []'s parabenizando pela iniciativa e pelo compartilhamento das informações
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #94
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Na verdade eu pintei os calços, e o óleo absorvido pela madeira dura bastante tempo, tanto que em barcos de pesca, se usa muito madeira fervida em óleo para fazer a bucha de vedação do eixo do hélice, e dura cerca de 4 anos com pouco desgaste na madeira em atrito com o eixo e ainda por cima não apodrece. Depois de um ano será interessante eu tirar um calço para ver o estado dele, mas por enquanto eu vou colocar assim como forma mais barata e eficiente de fazer o BL com segurança. A madeira está ali mais para ter certeza que os calços não vão sofrer deformações com freadas, batidas ou torções do chassis, mas o ponto da oxidação pela retenção de umidade vou ter que avaliar no futuro.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #95
    Vlw pelos detalhes.
    Parece que vai ficar muito bom.
    Não teria sido mais prático utilizar pedaços de naylon no lugar das madeiras?
    Inclusive, no kit montado pelo Walter na S10, ele não utilizou nem os reforços de ferro. Para a Ranger é mesmo necessário ?
    Vc teve algum trabalho com o tanque, estepe, etc... ?

    Aproveitando a deixa:

    Walter, no Kit da Keko, os calços também são quadrados ?
    Qual o material usado neles ? Tb são revestidos de chapas de ferro ?
    Talvez eu tenha perdido alguma parte aqui no forum, entao vou perguntar :
    Vc ja disponibilizou o manual e/ou a lista de componentes do Kit?
    Eu li anteriormente em algum lugar que vc queria preservar os direitos e tal...

    Salientando que esta não é minha última participação neste tópico em relação a dúvidas.....

    Abraçpo a todos...

  • #96
    Igor,
    Eu fiz os calços da S10 iguais aos da Keko e são feito de polipropileno, que é até mais baratos que o nylon. Lá em cima tem até o preço deles.
    Também coloquei em algum lugar no forum o manual do BL da http://www.performanceaccessories.com do qual acredito a Keko copiou.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Body Lift Vitara
      Por rbrunato no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/07/2005, 12:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade