Viking,
abasteço minha s10 a diesel na argentina, em postos PETROBRAS, sabe quanto o diesel???
R$ 1,42 e lá o diesel não é subsidiado.......
Versão Imprimível
Viking,
abasteço minha s10 a diesel na argentina, em postos PETROBRAS, sabe quanto o diesel???
R$ 1,42 e lá o diesel não é subsidiado.......
Entao, cara... pra vc ver o quanto a gente paga a mais por aqui só pra sustentar a robalheira do governo. E a gasolina na Argentina, custa quanto? Mais o menos o preço do diesel?
correto, a gasolina comum esta R$ 1.40, e a power ou podium na base de R$ 1.75..
ta certo que pra nós Brasileiros que vamos abastecer la ta loco de barato, já pros hermanos que tao numa M.. sem tamanho é bem caro...
alagoano e viking, se o álcool é subsidiado não haveria motivo para o (des)governo não subsidiar o biodiesel, ou mesmo deixar de subsidiar o diesel...
http://cripplerooster.blogspot.com/2...-encarada.html perdoem os eventuais erros de português pq eu escrevi às pressas e estava com sono...
Rooster, a questão não é so o motivo, mas sim a vontade política e a total falta de planejamento do país... O alcool foi e continua sendo subsidiado por vontade política, inicialmente existia a vontade de se achar um produto q substituísse a gasolina e diminuísse a dependencia externa de petroleo e blá blá blá. Como tudo aqui no brasil é motivo pra sacanagem o pessoal das usinas logo tratou de se infiltrar e apadrinhar o maior numero possivel de deputados e senadores para q a torneira não se fechasse, esquema q continua funcionando a pleno vapor ate hj. Os caras não tem vergonha nem de criar demanda artificial, aumentando constantemente o percentual de alcool misturado à gasolina sem se preocupar com as questões técnicas e problemas q podem surgir com a falta de critério utilizada, simplesmente quando tem excesso de produção aumentam a porcentagem de alcool e pronto. A tudo isso hj ainda se soma o marketing violento e sem vergonha do governo, q sai por aí falando q o motor flex é a maior invenção depois da roda, mesmo q esses motores de hj, cheios de tecnologia, gastem muito mais q os motores só a alcool dos anos 90, com seus carburadores corroídos. Pra mim motor multicombustível só vai prestar quando tiver taxa de compressão variável.
Quanto ao diesel... eu não tenho certeza absoluta, mas acho q os processos de refino existentes produzem obrigatoriamente muito mais gasolina e outros derivados do q diesel, e isso, somado ao fato do brasil ser um país com grande extensão territorial e péssima infra-estrutura de transporte, baseada em rodovias podres, limitaria a capacidade do governo continuar subsidiando o diesel caso o consumo aumentasse muito. A Europa de um modo geral subsidia muito o preço do diesel, e incentiva com isso a sua utilização em todos os tipos de veículos. Mas lá deve sobrar diesel, já q em geral os Países Europeus não são muito grandes e contam com extensas redes ferroviárias e varias outras alternativas de transporte de carga... enfim a coisa lá é planejada pra funcionar direito.
Li o q vc escreveu no seu blog, as ideias são realmente boas... só não sei se funcionariam por aqui, onde a Lei de Gérson corre solta em TODAS as camadas da população, inclusive nas mais pobres. Será q criar uma dependência por biodiesel familiar não acabaria resultando na criação de centenas de milhares de micro "usineiros" q justamente por não terem nada a perder poderiam cruzar os braços a qualquer momento e deixar de produzir caso não tivessem suas reividicações (queremos grana!) atendidas?
Outra dúvida q eu tenho é se os motores commom rail funcionam direito com biodiesel... sempre achei q o alto teor de enxofre do diesel nacional fosse o vilão. Pra minha surpresa, um autorizado Bosch me disse q o enxofre não prejudica tanto, o q ferra mesmo é a sujeira/adulteração e o biodisel adicionado, principalmente pela falta de padronização do produto, q aqui no brasil é igual a bolinho de carne misterioso de refeitório de faculdade, só Deus sabe do q é feito... se isso é verdade ou não eu não sei, mas q o cara me falou isso falou.
fazem isso mancomunados com os DONOS DE POSTOS, que são os menos interessados na manutenção de estoques reguladores... aí eles chutam o balde e aumentam o preço à vontade...
não é mole msm... diga-se de passagem a saab tinha um projeto de motor de compressão variável... mas eu acredito que com um sistema como o hcci que está sendo desenvolvido pela orbital engines australiana em parceria com a gm...
tb não tenho certeza, mas os processos de refino acabam sendo um tanto de acordo com o tipo de petróleo... o petróleo brasileiro é mais grosso, adequado para produção de querosene, lubrificantes e diesel... para produzir mais gasolina usam o craqueamento... diga-se de passagem a gasolina ja foi considerada um resíduo da produção do querosene...
eu não acredito que fosse haver uma dependência exclusiva da produção familiar do biodiesel... o brasil tem bastante espaço tanto para a agricultura patronal quanto a familiar, e pelo fato de não se estabelecer uma monocultura, respeitando as particularidades do solo, hidrografia e clima de cada região produtora, seria possível atender à demanda de forma organizada e segura (com menos competição com a produção de alimentos que usar apenas a soja ou outras oleaginosas comestíveis, podendo usar mamona, pinhão-manso e outras), principalmente porque não haveria um monopólio da petrobras...
a tua insegurança quanto ao uso do biodiesel em motores common-rail é perfeitamente compreensível... mas o biodiesel não é o problema, mas o enxofre e o teor de cinzas e outros particulados presentes no diesel brasileiro são problemáticos, e ainda o hábito de alguns fazendeiros usarem óleo vegetal bruto em motores a diesel acaba prejudicando mais os motores mais modernos que os antigos em função da glicerina (que é retirada no biodiesel)... o diesel antigamente era mais "grosso", parafinado... diga-se de passagem, com uma temperatura mais alta de combustão o motor consegue funcionar melhor com biocombustíveis, tanto que a quase totalidade dos kits de adaptação para rodar com óleo vegetal bruto contam com aquecimento no tanque e nas linhas de combustível...
dizer que o programa está um POUCO esquecido é mta bondade tua:pipoca::pipoca::pipoca: e pelo fato de não termos a oferta regular de modelos movidos a diesel para serem adaptados a rodar com biodiesel ou óleo vegetal bruto é ainda mais fácil o programa cair no esquecimento...:putz::parede:
Se bem que na maioria dos locais, o óleo vegetal bruto é mais caro que o diesel...
Quanto custa o óleo de soja no mercado? O mesmo ou 0,10 a menos que o diesel. Compensa?
mas a quase totalidade dos que usam o óleo bruto como combustível são os próprios produtores... fora isso, o óleo até chegar no mercado ja multiplicou de preço algumas vezes... nesse caso, sai bem mais em conta que o diesel apesar de danificar alguns motores...
Sim, pros produtores e distribuidores pode valer a pena, porém não é nem 1% dos usuários...