Nos motores Mercedes Estacionários tinha essa peça. A parte que está faltando é um copinho com uma indicação (linha vermelha) quando chegava na marca estava na hora de trocar o filtro. Deve ter sido adaptada na S-10. Boa idéia.
Abraços.
Me diceram que isso é uma uma peça que indica quando o filtro esta saturado. Só que fiquei meio assim... pq nunca ouvi falar disso.
Craisiler
Sim, essa peça é um indicador de filtro sujo (original das S10 com esse filtro). Ela é um cilindro de acrílico com um “pistão” e uma mola dentro. Quando o filtro está sujo, cria um vácuo dentro da mangueira do turbo onde a mangueirinha do “sensor” esta ligada. O vácuo faz com que o “pistão” se mova até uma marca vermelha indicando a necessidade de trocar o filtro. Também faltam no seu filtro, duas cintas de borracha que fixam o dito no suporte. Na foto da para ver que colocaram uma abraçadeira de nylon no lugar das duas cintas.
Pegue uma mangueira "cristal" (aquelas de plástico transparente), no diâmetro da mangueira preta, pegue um isqueiro e um alicate comum.
Acenda o isqueiro e, derreta a ponta da mangueira; quando estiver pegando fogo, aperte com o alicate, provavelmente a ponta lacrará.
Feito isso, esfrie, corte em um tamanho que somente encaixe no lugar da original, sem forçar a ponta lacrada.
Retire os restos do indicador.
Jogue fora.
Por que essa brutalidade?
É que se for esperar indicar, a saturação será tão alta, que o motor estrá fervendo e saindo fumaça preta no escape.
Tem também o problema do acrílico não aguentar o compartimento do motor, não sei o porque.
Tantos foram os problemas, que não vem mais. ( são aquelas coisas que as fábricas colocam, mais não tem o funcionamento adequado - calibração incorreta)
Eu já tive uma do mesmo ano da tua , fui até o deserto do acatama e o salar de yuni com ela , excelente pickup . Aquela peça e um dispositivo que indica se o filtro está sujo e necessitando ser trocado , só que a tua peça está quebrada.
Dei uma olhada no Catálogo da GM. A denominação que encontrei foi: Indicador de restrição do filtro de ar. Utilizado no motor LK6 (Maxion 2.5) de 1996 a 2000. Espero ter ajudado. Abraços. Jorge.