DÚVIDA: Escapamento de 3" para L200 Triton. Compensa ????
Pessoal,
Estou com uma dúvida cruel se vale a pena trocar o escapamento da minha Triton (Diesel) que é de 2 1/4 para um de 3" !!!!!!!
Deram-me a seguinte sugestão (já que não quero queo barulho aumente muito)...
Retirar o catalisador e "ligar" o tubo de 3" direto na saída da turbina (que, originalmente, sai no catalisador). Onde existe o "silencioso" original, colocar outro, refletivo, dimensionado para os tubos de 3", e, fazer todo o "desenho" tal qual o original (aproveitando os mesmos suportes).
A vantagem do refletivo e a diminuição do barulho, sem perda de torque ou potência de "saída" (compreesao), já que o mesmo seria dimensionado para 3"...
O escapamento original e o catalisador seriam retirados e guardados para, no futuro, serem repostos!
Segundo os "entendidos" que trabalham com escapamentos, o ganho real de potência com tal mudança seria entre 15 e 20cv e de 3 a 5 kgf de torque!!!!
Seria isto verdade mesmo ???
A maioria disse-me que o consumo irá aumentar entre 5 e 10% (dependendo da forma como eu dirigir) e a vida ultil do motor diminui cerca de 10 a 12%.
Como sou 100% novato neste assunto, será que alguém poderia me dar uma ajuda com opnioes e alguns dados técnicos (Reais) ????
Estou completamente perdido em meio a tantas "vantagens", "desvantagens" e "melhor forma de fazer"!
Sugestões ???
Grato,
Bruno Sander