x
Convex Datacenter

Tópico: GM Tracker.

  • #3145
    Usuário Avatar de Carlos4x4
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    SAO JOSE DO RIO PRETO/SP
    Idade
    57
    Posts
    165
    Agradecimentos: 0

    fumaça




    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Até onde sei... quando carro diesel está fumaçando branco é porque está queimando óleo lubrificante... e isso pode estar ocorrendo por dois lugares, ou pelas válvulas (guias e retentores de válvulas) ou pelos anéis de seguimento (gastos ou danificados). Na pior das hipóteses, terás que fazer o motor parcialmente. Posso estar errado, mas até onde sei é isso!
    Já pensei nesta possibilidade, e estou monitorando o nivel do óleo do motor, mas o detalhe é que não fumaceava tanto assim antes da última manutenção, onde troquei o kit de reparo dos bicos e revisei a bomba de alta, acho que tem algum detalhe a mais.
    Grato pela atenção.
    Carlos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GM Tracker.-fumaca-tracker-1-.jpg   GM Tracker.-fumaca-tracker-2-.jpg  

  • #3146
    Usuário
    Entrada
    01/12/2010
    Local
    Monte Carmelo/MG
    Idade
    61
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vieira912 Ver Post
    Meu Sonho de Consumo era uma Tracker a Diesel 2004 mais com todos que conversei inclusive um Vendedor Da GM condenou o modelo a Diesel, porem o Modelo a Gasolina são Muitos Bons tenho um Amigo que possui um 2008 e manutenção praticamente não existe, já fomos para o pantanal e o Carro entra debaixo d'agua e vai embora.

    Pena a GM não ter dado uma atenção especial aos Modelos Diesel pois São Muito Economicos.
    Vieira, aprendi aqui: quem condena, é porque não conhece ou não sabe consertar. O motor RHZ é excelente. Econômico, ótimo desempenho... nada a reclamar.

    Pelo contrário: estou muito satisfeito e acho que, sabendo levar e manter, é bem melhor que um a gasolina -- pelo menos no quesito ECONOMIA. Possivelmente o motor a gasolina tenha mais torque, talvez responda mais rápido, seja mais ágil... mas o motor a diesel é insuperável.

    Sugiro que, pelo menos, experimente para ter sua própria opinião!

    []s,
    Cicarelli
    Samurai 1998 em restauração (Dadinho) - AGORA À VENDA
    GV TD 2001/2 em namoro firme (Hermeto)

  • #3147
    Citação Postado originalmente por Carlos4x4 Ver Post
    Já pensei nesta possibilidade, e estou monitorando o nivel do óleo do motor, mas o detalhe é que não fumaceava tanto assim antes da última manutenção, onde troquei o kit de reparo dos bicos e revisei a bomba de alta, acho que tem algum detalhe a mais.
    Grato pela atenção.
    Carlos
    Fumaça branca em motor diesel é bem diferente dos motores a gasolina, podem ser várias coisas e não só os tradicionais retentores e aneis de segmento.... alguns problemas que podem causar a fumaça branca:

    1 - Turbina passando óleo
    2 - Água no combustível
    3 - Filtros de combustivel entupidos
    4 - Mistura muito pobre ou muito rica ( excesso de combustivel ou falta ) - checar - sensor MAF, válvula DRV - solenóide da bomba de alta pressão

    Outra causa comum da fumaça branca nos motores RHZ inicialmente são as mangueiras das 3 solenóides trocadas, uma delas controla a borboleta de fluxo de ar que, que fica abaixo do intercooler na tubulação, aquela borboleta controla a passagem de ar juntamente com o controle da EGR. Também é comum ocorrer que as vezes ela está danificada , ou travada em aberta, o que altera também a mistura ar/combustivel.

    Até mesmo a falta da válvula termostática pode ocasionar fumaça, fazendo com que o motor trabalhe fora da temperatura ideal.....

    Começe sempre pelo mais barato e depois para o mais caro na eliminação destes problemas, ou seja:

    1 - Trocar de posto
    2 - Troca dos dois filtros de Diesel
    3 - Limpeza química do tanque
    4 - Checar válvula termostática
    5 - Checar sensores e limpeza na linha
    6 - Por último, partir para a parte mecânica ( turbina, e retífica parcial )
    4X4 Brasil
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #3148
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Como o Brandt... mostrou aí eu realmente não entendo quase nada desses motores... por aí você tira que com esse motor, ou o cara sabe, ou se ferra... por isso tanta reclamação do mesmo, ou seja, falta de informação!!!

    É por isso que esse é considerado o melhor fórum 4x4!!!

    Abração a todos!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #3149
    Usuário Avatar de Carlos4x4
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    SAO JOSE DO RIO PRETO/SP
    Idade
    57
    Posts
    165
    Agradecimentos: 0
    Amigos, realmente carecemos de profissionais na área, numa autorizada bosch(que inclusive é de um amigo) levei minha tracker por indicação de um colega do forum para sanar umas dúvidas, o mecânico não sabia me falar com certeza onde ficava o sensor MAF e essa tal de valvula DRV.
    Eu também não sei, mas vou chutar seria o MAF uma peça plástica preta, cilindrica que fica junto ao filtro de ar? E a DRV, nunca vi, mas deve ser pelo que vi pelo forum e outras informações, uma peça que fica embaixo do intercooler, por acaso é também chamada de valvula dosadora?
    Me expliquem, por favor.
    Grato.
    Brandf,
    se a turbina tá passando óleo, o problema seria nela ou alguma falha de outro componente, não prestei muita atenção mas parece que tem um pouco de oleo na mangueira que vai ligada ao intercooler.

  • #3150
    Citação Postado originalmente por Carlos4x4 Ver Post
    Amigos, realmente carecemos de profissionais na área, numa autorizada bosch(que inclusive é de um amigo) levei minha tracker por indicação de um colega do forum para sanar umas dúvidas, o mecânico não sabia me falar com certeza onde ficava o sensor MAF e essa tal de valvula DRV.
    Eu também não sei, mas vou chutar seria o MAF uma peça plástica preta, cilindrica que fica junto ao filtro de ar? E a DRV, nunca vi, mas deve ser pelo que vi pelo forum e outras informações, uma peça que fica embaixo do intercooler, por acaso é também chamada de valvula dosadora?
    Me expliquem, por favor.
    Grato.
    Brandf,
    se a turbina tá passando óleo, o problema seria nela ou alguma falha de outro componente, não prestei muita atenção mas parece que tem um pouco de oleo na mangueira que vai ligada ao intercooler.
    Vamos por partes:

    - O sensor MAF é sim aquela peça preça cilíndrica que tem um quadradinho em cima ligada ao filtro de ar.
    - A válvula DRV ou solenóide da bomba de alta pressão é uma peça cinza também em formato cilíndrico que fica exatamente atras da mesma. Possuí um conector se não me engano na cor preta. Já foi explicado em páginas anteriores como fazer uma limpeza da mesma que possuí um microfiltro dedal ( inclusive fala quantos microns tem o filtro ) por sistema de cavitação ou em cuba de limpeza ultra-sônica. Pode ser que a válvula não esteja danificada, somente com o filtro sujo. Dê uma pesquisada.
    - A peça em questão debaixo do intercooler que falei NÃO É A DRV ( a borboleta ) também é chamada por alguns de "air doser" ou dosador de ar. Mas no manual da Suzuki, seção "AIR INTAKE SYSTEM / VACUUM HOSE ROUTING DIAGRAM" consta como "throttle valve assembly." Ela é controlada através de passagem de vácuo por uma das 3 solenóides.
    - Algum óleo na tubulação da turbina é absolutamente normal. o que não pode acontecer é estar muito molhado, ou vazando pelos retentores da mesma.

    Eu acho que o primeiro passo pra você é checar a ligação das 3 solenóides, como vc disse que levou o carro pra fazer os bicos, pode ser que algum mexânico desavisado trocou essas tubulações, e já teve muita gente por aqui nesse tópico que resolveu milhões de problemas apenas colocando a tubulação na ordem certa. Teve um caso aqui que chegou ao cúmulo de um dos tubos de vácuo estar ligado na tomada de ar do diferencial........Em diversos casos já apresentados antes aqui, o cara acaba de comprar o carro e provavelmente quem vendeu levou em algum meXânico de fundo de quintal que liga tudo errado e diz que os problemas desse carro não tem solução, que tem má fama, que é pra vender e tudo mais, SIMPLESMENTE porque não sabe, é muito mais fácil condenar do que pesquisar, imagine como seria bom se o orgulho dos mecânicos deixassem eles dizer "Doutor, não sei mexer nesse carro do senhor não, mas vou pesquisar bastante sobre o assunto antes e lhe dou um retorno." ao inves de sairem arrancando tudo que vêem pela frente, montando e desmontando uma moderna máquina como é o motor RHZ Diesel como se um Fusca fosse. A questão é puramente de conhecimento, trabalhar em cima de um manual de manutenção que é fornecido pela própria montadora, e então, qualquer orêia de fundo de quintal vai fazer a coisa certa. Esse cara da BOSCH que você levou, provavelmente nem deve saber que todo o sistema de injeção desse carro foi fornecido pela própria BOSCH, ou seja, não sabe nem aonde anda o nariz dele. FUJA.
    4X4 Brasil
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #3151
    Usuário Avatar de veraldo junior
    Entrada
    07/09/2010
    Idade
    44
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    agua na cabine !!!!

    Citação Postado originalmente por brandtoffroad Ver Post
    Radiador do ar quente ( furado... ).
    A água que circula no motor passa por dentro do radiador do ar quente, ele pode estar furado ou somente com as mangueiras rachadas. Leva numa casa que mexe com A/C que eles resolvem ( se você precisar do ar quente ) do contrario vc pode apenas isolar a mangueira ligando a entrada na saída ( pelo cofre do motor ) mas ai vc nao vai ter mais ar quente. são duas mangueirinhas que saem do motor para a parede corta-fogo.

    faz tempo que acompaho suas mensagens hoje apareceu um dos problemas de muitos que ja vi vc resolver, vamos ver se consegue ajudar mais um amigo trilheiro rsrsrs

    agua na cabine como sempre mas no meu caso nao baixa a agua do radiador !!! ja arrumei as mangueiras e nao esta furado o radiador do ar quente o que fazer !!!!

    a agua desce bem no pé logo quando comeca o carpete

    tambem estou precisando de um suporte para guincho ou posso achar ?

    muito obrigado pela ajuda

    tracker tdi 04/04 melhor carro que ja tive e nao foram poucos 4x4

  • #3152
    Citação Postado originalmente por veraldo junior Ver Post
    faz tempo que acompaho suas mensagens hoje apareceu um dos problemas de muitos que ja vi vc resolver, vamos ver se consegue ajudar mais um amigo trilheiro rsrsrs

    agua na cabine como sempre mas no meu caso nao baixa a agua do radiador !!! ja arrumei as mangueiras e nao esta furado o radiador do ar quente o que fazer !!!!

    a agua desce bem no pé logo quando comeca o carpete

    tambem estou precisando de um suporte para guincho ou posso achar ?

    muito obrigado pela ajuda

    tracker tdi 04/04 melhor carro que ja tive e nao foram poucos 4x4
    Cara a gente não resolve nada heheh mas o meu interesse é ajudar os amigos a encontrar as soluções com o menor custo possível, pois foi assim que fui recebido também quando entrei no tópico.

    Agora essa questão da água no pé está me encucando muito, curiosamente, meu GV está parado em Fortaleza ( estou em BH nesses dias ) e deixei a chave com meu Tio lá, ele me ligou dizendo que está chovendo muito, e que foi dar uma volta no meu carro e estava cheio de água no carpete!! ( estava parado no tempo ). Então, ainda não tive tempo de olhar o que é, nem como essa água está entrando por lá. Mas SUPONHO, que deva ser alguma coisa pela caixa de ar externo ou então naquela moldura entre o parabrisa dianteiro e a lata.... Quando chegar lá vou ter que olhar isso também por isso se mais alguém tiver uma dica vai ser muito bem vinda

    Quanto ao suporte para o Guincho, não sei ao certo também, sei que tem uma empresa - Armazém 4x4 que vende uns quebra matos com suporte para guincho, mas não sei se é bom e tal. Tem um tópico aqui no Fórum chamado "Tracker 2007 - Preparação para trilhas" se não me engano, e lá tem muita informação legal sobre todo tipo de preparação.
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #3153
    Usuário
    Entrada
    24/03/2011
    Local
    Teresópolis/RJ
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Esse fórum é excelente! Nunca vi um página com tantos assuntos e informações para se fazer manutenção preventiva e consertos de problemas como este. Apesar de mecanica não ser minha área, eu tenho uma grande paixão por carros, principalmente turbo, e sempre que posso leio e procuro informações sobre este assunto, além de mexer quando tenho tempo.

    Há aproximadamente 2 meses estava com uma oportunidade de adquirir mais um carro aqui pra casa, e acabou aparecendo uma Tracker 2004 com 41 mil kms originais, único dono, que estava meio que parada a uns 3 anos desde que o dono morreu ( o filho que recebeu de herança passeava com o carro ás vezes).Meu primo em 2002 comprou uma GV RHZ e eu adorava o carro, e nunca deu problema desde zero, sendo vendida 2 anos após a compra. Antes de comprá-lá tive a oportunidade de ler grande parte das informações contidas nessa página, e fiz por conta própria a revisão mecânica de todo o carro da DVR a lubrificação da wastegate, cancelamento da EGR, fora troca de filtros, retirada de catalizador, limpeza de todos os sensores, contatos, galvanização do bocal do diesel e etc (neste momento só falta a válvula de controle de ar abaixo do intercooler que vai ser limpada amanhã). Estou satisfeitissimo com o carro, não fumaça nada ( menos que a Frontier 2010, F250 CD 2005, e S10 CD 2001 que temos) e é extremamente econômico ( estou usando apenas Diesel Pódium) e está muito esperto.
    Queria agradecer a todos que postaram qualquer informação aqui. Não é em todo lugar que se vê um espirito de ajuda mútua com tanta intensidade como neste tópico. Parabéns, e obrigado a todos. Espero poder participar mais e contribuir com algo.
    Julien Bello

  • #3154
    Usuário Avatar de veraldo junior
    Entrada
    07/09/2010
    Idade
    44
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    estou ainda tentando resolver mas o meu mecanico disse que é um caninho quebrado que ele ja isolou mas ainda continua entrando agua.

    tambem é o seguinte eu uso o ar condicionado as 7:00 e as 23:00 o dia todo rsrsrsrs

    só ando de tracker apos uma vasta pesquisa nesse forum, esse carnaval fui para bonito rodei 828 kms com um tamque meu amigo de l200 triton rodou 610 kms ele nao acreditava nao se conformava com um carro que custa mais do que o dobro nao ter uma altonomia compativel.

    bom final de semana a todos e bons passeios, um forte 73 para meu amigo Brandt - PU2WQI.
    TRACKER 04/04 2.0 TDI
    " AINDA NAO ANDEI EM CARRO MELHOR "

  • #3155
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Veraldo , se for depois de um bom tempo com o AC ligado , quase certeza que é condensação , deve estar obstruido o dreno de água do reservat. de cond. do AC ...

    abs ... Edu
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #3156
    Brandtoffroad
    Amigo faz muito tempo que não visito o site e como vc atualmente é o grande informante do nosso forum para que vc tenha ideia eu sou da turma das paginas 02 a paginas 10 deste forum. Amigo ainda tenho minha Tracker e no momento ela tem 190.000 km sem problemas de grande porte. o meu problema atual trata-se do tanque de combustivel e seu bocal pois com essa kilometragem o problema é a ferrugem em função da água do nosso famigerado combustível, assim amigo busco uma solução como se fosse facil e de custo admissível como tanque de inox ou mesmo um tanque novo porem com o custo da autorizadas GM é impraticável .
    Minha pergunta é saberia me informar alguma coisa como onde combrar um bocal ou mesmo um tanque usado para tentar mandar insuflar plastico interno
    caso saiba de alguma coisa poste ai amigo
    E aproveito para mandar um grande abraço na turma velha e os novos tambem heheheh

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tracker diesel x Tracker gas (Zero)
      Por Suassuna no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/02/2021, 09:09
    2. Tracker x TR4 !
      Por ricardo sabóia no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 100
      Última resposta: 19/12/2013, 09:06
    3. Tracker
      Por Alexandre-Petrópolis no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/03/2011, 13:08
    4. Fim Do Tracker
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Suzuki
      Respostas: 300
      Última resposta: 02/06/2009, 10:14
    5. Tracker 2001 X Tracker 2002
      Por dct no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 27/03/2009, 02:56

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade