x
Convex Datacenter

Tópico: GM Tracker.

  • #1993
    Usuário
    Entrada
    10/03/2009
    Idade
    64
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    VG motor peugeot com problema




    Rodei com o meu GV por uns 6 meses sem apresentar nenhum problema.Apos a troca dos dois filtros de combustível a famigerada luz da injeção começou a acender, com os mesmos sintomas de limitação de giros e corte do turbo. No início acontecia esporádicamente, mas de uns dias prá cá acontece todas as vêzes em que eu estou descendo uma ladeira e tiro o pé do acelerador. Alguem já teve problema semelhante????


    Citação Postado originalmente por mpsouza Ver Post
    Troquei a minha Tracker 2002 por uma 2004, com 25.000km, há cerca de quatro meses, exatamente para me livrar do problema da injeção. Qual não foi minha surpresa há duas semanas atrás veio o mesmo problema.
    Acho apenas que muito pouca gente se manifestou aqui neste tópico. Precisaríamos de mais gente, descrevendo os seus problemas, iguais aos aqui narrados, para levarmos em frente uma notificação da Chevrolet.
    Abraço.
    Mauro

  • #1994
    Usuário Avatar de skreis
    Entrada
    10/10/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0

    Estalo no pedal

    Citação Postado originalmente por BETUCAGARCIA Ver Post
    Boa noite a todos.

    Estou com estalo no pedal de embreagem, já coloquei produtos em spray lubrificante mas ando com o carro depois volta o estalo, já verifiquei no pedal pareçe que falta alguma junta. Se não me engano alguém aquí do forum relatou algo peracido e postou inclusive fotos. Sempre anoto mais acho que desta vêz esquecí de anotar.
    Se algúem lembrar agradeço, se não verificarei as informações passadas até aquí.

    Grato
    Estamos torçendo para que os que estão com problemas até aquí tenham conseguido resolver. Este forum o que não falta são pessoas bem informadas e com muita boa vontade de passar as informações corretas!

    Bom dia Betuca,

    acho que fui eu quem mencionou o estalo no pedal. Existe uma buxa de pequeno diâmetro que envole a barra de acionamento da embreagem. Esta buxa se desgasta e começa a roçar a barra... eis o barulho. Em anexo vai o diagrama da barra de acionamento. A buxa em questão tem o número 18 no diagrama. Pode pedir na GM mas provavelmente vai esperar um tempinho... pra isso tenho uma dica :
    se vc cortar uma bucha da "fischer" (aquelas de cor laranja) com diametro de broca de 8 ou 10 mm não lembro exatamente mas é fácil ver, serve direitinho no lugar.... fiz isso e deixei até receber a nova da GM. Para vc ter noção quando troquei estava novinha ainda... se quiser te mando!

    abs
    serge
    GM Tracker. Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

  • #1995
    Usuário Avatar de Horacio Teles
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    72
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0

    Problema

    Citação Postado originalmente por sampa Ver Post
    Rodei com o meu GV por uns 6 meses sem apresentar nenhum problema.Apos a troca dos dois filtros de combustível a famigerada luz da injeção começou a acender, com os mesmos sintomas de limitação de giros e corte do turbo. No início acontecia esporádicamente, mas de uns dias prá cá acontece todas as vêzes em que eu estou descendo uma ladeira e tiro o pé do acelerador. Alguem já teve problema semelhante????
    Olá colega.
    Os sintomas que você mencionou são decorrentes de problemas de várias origens. O ideal é a identificação do erro para que o pessoal aqui coloque os comentários.

  • #1996
    Usuário Avatar de BETUCAGARCIA
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    64
    Posts
    403
    Agradecimentos: 0

    Sempre de olho!!!

    Citação Postado originalmente por skreis Ver Post
    Bom dia Betuca,

    acho que fui eu quem mencionou o estalo no pedal. Existe uma buxa de pequeno diâmetro que envole a barra de acionamento da embreagem. Esta buxa se desgasta e começa a roçar a barra... eis o barulho. Em anexo vai o diagrama da barra de acionamento. A buxa em questão tem o número 18 no diagrama. Pode pedir na GM mas provavelmente vai esperar um tempinho... pra isso tenho uma dica :
    se vc cortar uma bucha da "fischer" (aquelas de cor laranja) com diametro de broca de 8 ou 10 mm não lembro exatamente mas é fácil ver, serve direitinho no lugar.... fiz isso e deixei até receber a nova da GM. Para vc ter noção quando troquei estava novinha ainda... se quiser te mando!

    abs
    serge

    Acho que não precisa, pois tenho em casa as buchas de 10 e 8mm(voce fala bucha de prender na parede). Qto a colocação terei que desarmar todo o pedal ou só a parte de colocação da bucha??? Pois esta parte me pareçe que é preso com um cravo de fixação. E qto ao pedido a GM, pela foto que voce me mandou eles sabem ou é preciso informar o código do produto???
    Desde já agradeço
    "A velocidade que empolga é a mesma que mata"
    "Ao convergir para direita ou para esquerda, utilize as setas de sinalização do veículo".

  • #1997
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0

    Luz da injeção, problema aparentemente resolvido

    Caros colegas de forum:

    Após, como todos os proprietários do GV motor RHZ, ter sofrido muito com o maldito problema da luz da injeção e a desativação do turbo, parece-me que finalmente o pessoal da Millenium, concessionária Suzuki daqui do Rio de Janeiro, deu jeito na coisa. E não foi nem um pouco fácil.

    O sintoma era o clássico: em regime de solicitação alta, por exemplo subindo um loooongo aclive na BR-040 , a luz acendia em um determinado instante e cortava o turbo, resultando no usual ataque de nervos, e ainda por cima pondo a vida em risco, pois isso chegou a acontecer durante uma ultrapassagem, e foi o bicho !!

    Eu comprei um ScanGauge II, para a minha sorte. Quando o defeito apareceu pela 1a vez, na cidade, o scanner reportou dois erros de solução aparentemente simples:

    P0230 - Fuel pump Primary Circuit Malfunction
    P0243 - Turbocharger Wastegate Solenoid A Malfunction

    O primeiro erro foi causado por sujeira no tanque e filtro primário e auxiliar de combustível sujos. Após lavagem do tanque, troca do bocal do mesmo e troca dos filtros , não voltou a se manifestar.

    Já o maldito P0243 foi um parto. Tudo indicava que um dos solenóides, que ativa/desativa o vácuo que aciona a válvula do wastegate estava com algum problema. Note que o fato do código aparecer não quer dizer necessariamente,que o solenoide esteja defeituoso, e sim que há um problema com o SINAL presente naquela linha de controle.

    A Millenium comprou a briga e virou uma questão de honra, já que o problema teimava em voltar. Umas 5 ou 6 vezes...

    Trocaram as TRÊS válvulas solenóides e NADA... Teimava em acender.

    Explicações possíveis sobre a ocorrência do P0243:

    P0243-WASTEGATE PRESSURE CONTROL PWM
    When Monitored: When the ignition is on.
    Set Condition: The ECM detects an open or short circuit in the Wastegate solenoid circuit.

    Ou seja: informação incoerente presente na linha, seja lá qual for a causa.

    Possíveis causas:

    - O solenóide
    - Circuito de driver do solenoide
    - Curto circuito entre o comando do solenoide e outro sensor
    - Comando do driver do solenoide em curto para a massa ou positivo
    - Chicote

    Legal... Tudo testado e nada !

    Outra possível causa: Válvula EGR (recirculação de gases) prendendo ou com acionamento errático. O atraso no acionamento, causado por sujeira, engripamento ou outra causa eletrônica causa um erro que induz como sintoma o erro P0243. Isso veio de um fórum europeu sobre o motor RHZ e também de outro fórum da Chrysler (perdi os links). Plausível. Válvula EGR substituída por desencargo de consciência.

    O Valmir, chefe da oficina, esbarrou no chicote do sensor de fluxo de ar durante uma das panes, e a LUZ APAGOU ! Ao que tudo indica era um dos terras deste conector que estava quebrado.

    Bem, já rodei 400 km depois da equipe da Millenium Suzuki (barra/RJ) refazer o terra do chicote do sensor e até agora tudo bem. Não sabemos se a troca da EGR fez diferença, mas tiro o chapéu para a dedicação deles. Nota DEZ ! Recomendo. A mão de obra não é tão cara levando-se em conta a competência deles. Se não fosse a insistencia do Valmir, até hoje a maldita lâmpada estaria acesa.

    Agora é torcer para não voltar.

    Abraço a todos.

    Antonio

  • #1998
    valeu brandtoffroad

    isso era o problema msmo fui no eletricista nao era O MODULO, era essa bomba de pressao!
    foi dificil de axar ela aqui!
    mas axei o preço um pouco salgado mais comprei.!

    obg.

  • #1999
    Usuário Avatar de skreis
    Entrada
    10/10/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    70
    Agradecimentos: 0

    Bucha

    Citação Postado originalmente por BETUCAGARCIA Ver Post
    Acho que não precisa, pois tenho em casa as buchas de 10 e 8mm(voce fala bucha de prender na parede). Qto a colocação terei que desarmar todo o pedal ou só a parte de colocação da bucha??? Pois esta parte me pareçe que é preso com um cravo de fixação. E qto ao pedido a GM, pela foto que voce me mandou eles sabem ou é preciso informar o código do produto???
    Desde já agradeço
    Bom vamos por partes,

    a bucha é a de prender parafuso na parede. Anexei uma foto pra garantir...
    A de 10mm é a que serve. Na foto vc vê um risco preto, este é o tamanho a ser cortado para encaixar no lugar certinho. Corte tambem as abas laterais externas da buxa, estas que servem pra bucha não girar (as pequenas em torno do número 10). Para soltar a peça no carro é só tirar um grampinho de fixação rápida, quando se deitar ali vai entender rapidinho. Tira um, põe o outro e pronto, pode rodar.
    Quanto ao diagrama enviado, trata-se de um desenho que as oficinas autorizadas GM usam para ver as peças, imagino que todas usem o mesmo gabarito. Se for o caso é só pedir pro cara abrir o desenho e clicar no numero 18. Dai em diante só eles veem os detalhes da peça... nr. de série etc. e tal.

    Enfim, é simples, coisa de de 1/2 h de trabalho.

    Boa sorte
    abs
    serge
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GM Tracker.-bucha-sw.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2000
    Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Idade
    58
    Posts
    552
    Agradecimentos: 0
    BETUCAGARCIA


    BETUCAGARCIA


    o que pode estar acontecendo, é que devido ao sistema do pedal da embreagem dos vitaras e tracker possuirem "buchas" de um material tipo "teknil/teflon" há o desgaste das buchas, e dependendo da posição, não se precebe nada, mas se a bucha estiver na posição do desgaste virado para o eixo, o que acontecerá é um deslocamento indevido do eixo e isso ocasionará o estalo que vem percebendo de vez em quando, o que deve ser feito é comprar as buchas, estou no trabalho e não tenho acesso ao sistema para te enviar foto e códigos das peças, mas são buchas baratas e fáceis de serem substituidas ...

    No caso acima, aconselho a comprar as buchas, elas não nada parecidas com buchas de parede, pois possuem diâmetro diferente e possuem batente limitadores de curso, mas fica a seu critério, não lembro quanto paguei, mas foi mixaria ...


    Exsiste uma possibilidade mais remota, que é ocasionado em carros mais antigos, 2004 para baixo, onde se por acaso o cilindro hidráulico por algum motivo estiver com o óleo velho e ou com bolhas, poderá ocasionar uma falha no acionamento, e o "pulo" de um estágio para outro causa estalos, o que é quase devido ao fato do sistema bruscamente acionar de forma não suave o êmbulo do cilindro, o que eu costumo fazer em carros velhos que compro (sempre) é trocar, eu disse TROCAR, todos os fluidos, não confio na manutenção de ninguém, muito menos nas autorizadas, desta vez que comprei um Tracker 2004, na troca do óleo do freio (sangria total) eu verifiquei que o óleo estava bom, mas o problema é que próximo as pinças e ou sapatas, o óleo sofre aquecimento devido as frenagens, e isso causa deterioração do óleo, ele acaba perdendo parte de poder hidráulico que deveria ter, e no caso do óleo que troquei do sistema de embreagem (não é por cabo, e sim por sistema hidráulico) o óleo estav muito velho, sujo, ainda bem que troquei ...

    Dê uma olhada você mesmo na junção onde o pedal da embreagem faz seu giro (como uma barra) e veja se as buchas (brancas/leitosas) estão íntegras, são como carretéis, com abas apenas em um dos lados, pode-se até rodar para verificar em toda circunferência ... se perceber deformação ou desgaste, proceda a troca das mesmas, mas independente das condições das buchas, o aconselho a trocar os fluídos ...

    No caso do óleo dos diferenciais, eu peço para drenarem, encho com óleo diesel, dou umas voltas num quarteirão, peço para drenar novamente e qualquer um pode perceber a "gororoba" que sai lá de dentro, num 2002 que eu tive o cheiro era insuportável, era quase H2S puro, fedia muito, estava podre, depois de uma volta drene bem o óleo diesel e complete com o óleo específico, um lembrete para qualquer um, no diferencial dianteiro, somente se consegue completar com o volume total, se o carro estiver com a frente levantada, senão o volume é pouco acima da metade, não se consegue colocar o volume especificado no manual ...

    Sds.
    4X4 Brasil

  • #2001
    Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Idade
    58
    Posts
    552
    Agradecimentos: 0
    skreis

    Acredito estar havendo um engano a Bucha que precisei trocar para sanar o problema, foi a de número 4 na figura que anexou ... e não a de número 18.

    Sds.

  • #2002
    Usuário Avatar de Horacio Teles
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    72
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0

    Problemas resolvidos

    Citação Postado originalmente por afs Ver Post
    Caros colegas de forum:

    Após, como todos os proprietários do GV motor RHZ, ter sofrido muito com o maldito problema da luz da injeção e a desativação do turbo, parece-me que finalmente o pessoal da Millenium, concessionária Suzuki daqui do Rio de Janeiro, deu jeito na coisa. E não foi nem um pouco fácil.

    O sintoma era o clássico: em regime de solicitação alta, por exemplo subindo um loooongo aclive na BR-040 , a luz acendia em um determinado instante e cortava o turbo, resultando no usual ataque de nervos, e ainda por cima pondo a vida em risco, pois isso chegou a acontecer durante uma ultrapassagem, e foi o bicho !!

    Eu comprei um ScanGauge II, para a minha sorte. Quando o defeito apareceu pela 1a vez, na cidade, o scanner reportou dois erros de solução aparentemente simples:

    P0230 - Fuel pump Primary Circuit Malfunction
    P0243 - Turbocharger Wastegate Solenoid A Malfunction

    O primeiro erro foi causado por sujeira no tanque e filtro primário e auxiliar de combustível sujos. Após lavagem do tanque, troca do bocal do mesmo e troca dos filtros , não voltou a se manifestar.

    Já o maldito P0243 foi um parto. Tudo indicava que um dos solenóides, que ativa/desativa o vácuo que aciona a válvula do wastegate estava com algum problema. Note que o fato do código aparecer não quer dizer necessariamente,que o solenoide esteja defeituoso, e sim que há um problema com o SINAL presente naquela linha de controle.

    A Millenium comprou a briga e virou uma questão de honra, já que o problema teimava em voltar. Umas 5 ou 6 vezes...

    Trocaram as TRÊS válvulas solenóides e NADA... Teimava em acender.

    Explicações possíveis sobre a ocorrência do P0243:

    P0243-WASTEGATE PRESSURE CONTROL PWM
    When Monitored: When the ignition is on.
    Set Condition: The ECM detects an open or short circuit in the Wastegate solenoid circuit.

    Ou seja: informação incoerente presente na linha, seja lá qual for a causa.

    Possíveis causas:

    - O solenóide
    - Circuito de driver do solenoide
    - Curto circuito entre o comando do solenoide e outro sensor
    - Comando do driver do solenoide em curto para a massa ou positivo
    - Chicote

    Legal... Tudo testado e nada !

    Outra possível causa: Válvula EGR (recirculação de gases) prendendo ou com acionamento errático. O atraso no acionamento, causado por sujeira, engripamento ou outra causa eletrônica causa um erro que induz como sintoma o erro P0243. Isso veio de um fórum europeu sobre o motor RHZ e também de outro fórum da Chrysler (perdi os links). Plausível. Válvula EGR substituída por desencargo de consciência.

    O Valmir, chefe da oficina, esbarrou no chicote do sensor de fluxo de ar durante uma das panes, e a LUZ APAGOU ! Ao que tudo indica era um dos terras deste conector que estava quebrado.

    Bem, já rodei 400 km depois da equipe da Millenium Suzuki (barra/RJ) refazer o terra do chicote do sensor e até agora tudo bem. Não sabemos se a troca da EGR fez diferença, mas tiro o chapéu para a dedicação deles. Nota DEZ ! Recomendo. A mão de obra não é tão cara levando-se em conta a competência deles. Se não fosse a insistencia do Valmir, até hoje a maldita lâmpada estaria acesa.

    Agora é torcer para não voltar.

    Abraço a todos.

    Antonio
    Essa questão da EGR, já aconteceu comigo. Não me lembro exatamente o código de erro (acho que foi o 0401, mas não tenho certeza). Na época, o teste com a válvula indicou o rompimento da membrana (o Licharles conhece um sujeito lá em Botucatu que troca a membrana). O solenóide também foi para o espaço, mas com o mesmo erro.
    Em relação a EGR, as vezes acontece o acúmulo e isolamento dos contatos. Basta uma limpeza com esses "sprays" desingripantes e o problema se resolve. No meu caso, foi a membrana mesmo que deu o problema.
    De qualquer maneira, legal saber que o pessoal das oficinas já anda se interessando mais pelo assunto. Beleza.

  • #2003
    Usuário Avatar de Horacio Teles
    Entrada
    26/10/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    72
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0

    Questão resolvida também

    Citação Postado originalmente por SUVprata Ver Post
    skreis

    Acredito estar havendo um engano a Bucha que precisei trocar para sanar o problema, foi a de número 4 na figura que anexou ... e não a de número 18.

    Sds.
    Legal, gostei disso. Já dá para resolver problemas de maneira muito simples. Segue nessa Betuca, que o SUV e o SKREIS, possuem soluções bastante interessantes para os estalos. Eu estava completamente por fora dessa jogada. Parabéns.

  • #2004
    Usuário Avatar de BETUCAGARCIA
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    64
    Posts
    403
    Agradecimentos: 0

    Sempre de olho!!!

    Citação Postado originalmente por skreis Ver Post
    Bom vamos por partes,

    a bucha é a de prender parafuso na parede. Anexei uma foto pra garantir...
    A de 10mm é a que serve. Na foto vc vê um risco preto, este é o tamanho a ser cortado para encaixar no lugar certinho. Corte tambem as abas laterais externas da buxa, estas que servem pra bucha não girar (as pequenas em torno do número 10). Para soltar a peça no carro é só tirar um grampinho de fixação rápida, quando se deitar ali vai entender rapidinho. Tira um, põe o outro e pronto, pode rodar.
    Quanto ao diagrama enviado, trata-se de um desenho que as oficinas autorizadas GM usam para ver as peças, imagino que todas usem o mesmo gabarito. Se for o caso é só pedir pro cara abrir o desenho e clicar no numero 18. Dai em diante só eles veem os detalhes da peça... nr. de série etc. e tal.

    Enfim, é simples, coisa de de 1/2 h de trabalho.

    Boa sorte
    abs
    serge

    Bom dia a todos,


    ->Serge, acho que o SUVprata têm razão com relação a bucha, qdo. visualizei o desenho localizei rápidamente o numero quatro de acordo com o estalo que tenho identificado ao olhar o pedal, inclusive tenho colocado o spray lubrificante nesta região. Este fim-de-semana farei a verificação mais detalhada e efetuarei a instalação da bucha provisória conforme me explicou enqto. efetuo a compra da original. Após instalar o provisório passo para voces como ficou. E a sua viatura conseguiu resolver os problemas???

    ->SUVprata, muito obrigado pela explicação, e verificarei os itens observados nos seus comentários. Voce está nos devendo as fotos da nova viatura. Acrescentarei mais estes detalhes passdos por voces nas minhas anotações.

    ->Horácio e Ricardo Leonardo, não se chateiem com o seu Santos e Grêmio pois o meu Fluminense contratou de novo para acabar de ir para degola o Renato Gaúcho.

    Obs.: CADÊ O MARCO MAGA, como é que foi o encontro deste fim-de-semana, cadê as fotos???
    "A velocidade que empolga é a mesma que mata"
    "Ao convergir para direita ou para esquerda, utilize as setas de sinalização do veículo".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tracker diesel x Tracker gas (Zero)
      Por Suassuna no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/02/2021, 09:09
    2. Tracker x TR4 !
      Por ricardo sabóia no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 100
      Última resposta: 19/12/2013, 09:06
    3. Tracker
      Por Alexandre-Petrópolis no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/03/2011, 13:08
    4. Fim Do Tracker
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Suzuki
      Respostas: 300
      Última resposta: 02/06/2009, 10:14
    5. Tracker 2001 X Tracker 2002
      Por dct no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 27/03/2009, 02:56

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade