Prezados o sistema de freios tem uma variação enorme dependendo da manutenção.
O primeiro problema é o fluído original que era DOT3 mude para DOT4 pelo menos se puder DOT 5.1 sintético.
O segundo problema é que deve haver algum super-aquecimento no sistema dai com frequencia necessita de "sangria" ou "flushing" para expulsar o fluído contaminado com o aquecimento perto das pastilhas.
As pastilhas com meia vida decaem muito a performance, parece que no inicio do curso os pistões tem mais força do meio do curso pra lá parece que vão perdendo força. Fiz a experiencia esta semana troquei as pastilhas e o freio deu um salto de qualidade e as meninas ainda estavam meia vida.
O tambor traseiro e as lonas sujas perdem a eficiência, experimente lavar com sabão em pó para ver como melhora, jamais deixe cair óleo diesel ou qualquer coisa parecida por lá senão a aderencia das lonas vai para o saco. Detalhe se o retentor da roda traseira estiver vazando o freio já era.
Ou seja a diferença de qualidade de frenagem do cara que nada faz em termos de manutenção para quem fica em cima é muito grande não sei explicar por que mas existe mesmo.
Quanto ao sensor do ABS dianteiro é bem fácil acessar, so´precisa tirar o disco e as pinças do freio segue foto:
Sds
Já tive uma S10 1995 que deu o mesmo problema, mas foi só tirar o plug da central de ABS que passa a funcionar como um freio normal, o incoveniente é que a luz fica acessa. Deixei assim até encontrar uma central usada.