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Hybrid View

  • #1

    Cool Problemas após reaperto nas barras de torção - Solicito ajuda.




    Minha S10 sempre teve uma certa folga e sua direção não prescíndia de uma correção. Ou seja, um utilitário afinal. Mas nada que tirasse todo o prazer de guiar. Se ela não é nenhum F1 de estabilidade (piora muiiiiito se descendo uma serra devido a desproporcionalidade de distribuição do seu peso), guiando-a com respeito é um carro seguro.

    No entanto, após um desgotoso ajuste da altura das barras de torção, e mesmo com o imediato alinhamento, cáster e cambagem, ela piorou muito, nem parece o mesmo carro.

    Sua direção ficou "nervosa", nota-se perfeitamente o volante dando pequenas viradas para direita/esquerda. Sente-se, também, mais as imperfeições do piso pelas vibrações e movimentos do volante. Isto, antes, não ocorria.

    Para piorar, começou um barulho seco quando em certas freadas ou quando ela passa por lombadas.

    Detalhes: Quando fiz o reaperto das barras (para ganhar um pouco mais de firmeza na suspensão dianteira), troquei todos os terminais e os pivôs. Eles não precisavam ser trocados, mas ainda assim resolvi pela troca por garantia e em face da quilometragem. Ela também não apresentava folgas ou qualquer outro problema na suspensão.
    todavia, agora, é barulho, mais a folga acentuada. Para somar, ao ser esterçada tem-se uma sensação de não chegar ao fim do curso e os pneus dianteiros "cantam" com facilidade até em manobras.

    Aqui ficam minhas dúvidas:
    Será que pode ter sido a regulagem (cambagem, cáster, alinhamento) mau feitos?

    Dias desses, ao passar por uma parte de piso molhado, com uma pequena depressão, e encontrando-me segurando o volante apenas com uma das mãos, levei um baita susto. Pois ela deu um pequeno pulo (face ao aperto das barras ela ficou mais rígida), e quando as rodas foram empurradas para baixo pelos amortecedores quase perdi seu controle, devido ao volante ter "dançado" em minhas mãos.

    Com eu não tinha problema de folga em caixa, problemas de suspensão etc, quais seriam as causas destes problemas?
    1) Imperfeição no alinhamento/cáster/cambagem?
    2) regulagem incorreta do braço Pitmann quando da troca do seu terminal?
    3) O mesmo para o braço auxiliar?

    Agradeço opiniões.

    Abraços a todos.

    JP

  • #2
    João,

    Não sei o quanto você ergueu a S-10, mas vou imaginar que tenha sido só um pouco e ainda exista curso no parafuso de regulagem.

    Quando você ergue a Pick-up ela fica mauis dura obviamente, o peso fica "distribuido" de maneira diferente, e nem sempre as medidas normais de alinhamento são adequadas para a nova configuração, além do mais porque essas "casas de alinhamento" fazem umas "compensações "meio malucas".

    O sintoma que você descreveu parece que a Pick-up ficou muito positiva de cambagem e talvez até mesmo muito convergente (isso normalmente ocorre quando se aperta as barras). Eu não sei as medidas da S-10, mas é mais ou menos genérico que com 1° negativo de cambagem, 2 a 4mm convergente no alinhamento e o cástero mais avançado possível a Pick-up fique legal. Pode até acelerar o desgaste dos pneus mas o rodizio frequênte resolve.

    Abraço.

  • #3
    Usuário
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    Pelos sintomas citados, isso é típico de rodas dianteiras fechadas demais.
    Tá certo que foi feito o alinhamento, porém existe um parâmetro de limites para cada veículo, e se esses limites ficaram em ambos lados negativos, pode ocorrer esse tipo de reação. O que ocorre é que sempre que uma roda receber mais pressão contra o solo juntamente com uma melhor aderência, ela guinará para o sentido que a roda aponta. O detalhe é que com as rodas fechadas é difícil o volante demonstrar tendencias para curvas. Agora com as rodas abertas se soltar o volante se dobra uma esquina e não ocorre essa oscilação violenta e direção como está ocorrendo, por isso que acho coerente voltares na oficina que fez o serviço e reclamar antes até que reduza a vida útil dos teus pneus.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    Dias desses, ao passar por uma parte de piso molhado, com uma pequena depressão, e encontrando-me segurando o volante apenas com uma das mãos, levei um baita susto. Pois ela deu um pequeno pulo (face ao aperto das barras ela ficou mais rígida), e quando as rodas foram empurradas para baixo pelos amortecedores quase perdi seu controle, devido ao volante ter "dançado" em minhas mãos.
    a S10 tem amortecedor na barra de direção igual a carro pequeno?

    Se tiver, pela transmissão direta das imperfeições do piso e reação "nervosa" citada acima. Sugiro olhar o amortecedor da barra da direção se ele estiver travado isso aí vai acontecer.

  • #5
    Amigos, estou muito grato pelo conteste de vcs ao meu pedido.
    Tenho lido cuidadosamente as sugestões e opiniões. O certo é voltar à ofícina e mandar o "mexânico" rever sua obra.

    Nisto, fica aqui um registro triste.
    No Rio, ao menos na periferia de minha região, não há boas oficínas para picapes.
    Aliás, esta história de alinhamento é uma baláio de gatos, muita gente se diz "técnico especialista" e, na amioria das vezes, damos é com os burros n'água.

    Com o meu problema, comecei a conversar com amigos, donos até de outros tipos de veículos, e os relatos impressionam.
    Há casos, onde após alguns terem feito toda a gama de "empurratório" recomendada pelos "técnicos" (cáster, cambagem e alinhamento), sairam dos "centros automotivos" piores do que chegaram, só resolvendo os problemas "adqüiridos" indo a outros mecânicos.

    Infelizmente, isto tudo tem como base a ignorância, o conhecimento (alguns até básicos) de mecânica. Este, por exemplo, é o meu caso. Com isto facilita-se às coisas para o mundo de aventureiros, os metidos a técnicos sabe-se lá de que.
    Muita coisa que aprendi sobre picape aprendi aqui neste fórum. Sou um usuário de nível "1" para "zero e meio", então tá até bom, rss.

    Querem ver um exemplo:
    O colega, Telmo, acaba de me argüir sobre se há amortecedor de direção na S10.
    E o idiota aqui nem sabe dizer se tem... mas vou procurar saber.
    Obrigado a todos.

  • #6
    João o amortecedor de direção tinha na S10 com Maxion quando veio a 2.8 eles mudaram o sistema e retiraram o amortecedor.
    Me parece que os problemas que voçe tem são decorrentes do alinhamento incorreto. Nestas oficinas de alinhamento "eletronico" sai um relatório impresso que tem os valores nominais. Tambem pode ser consultado no manual do usuário.
    Pergunto voçe tem o relatório impresso indicando qual os valores de antes do alinhamento e os que ficaram depois ?

  • #7
    Grande seu Bianor.
    Infelizmente não os tenho pq lá eles não imprimem.
    Para piorar, hj fui à of. e o equipamento estava quebrado e aguardando um técnico para o conserto.
    Qualquer dia destes vou te fazer uma visita aí, em Macaé, pq aí deve a Meca de boas ofcs. Falo sério, qdo vc tiver um tempo me avise e dou um pulo aí, nem é tão longe assim, e passo o dia revendo meus erros e aprendendo. Afinal, vida de aposentado me da esse direito de ter tempo de sobra.
    Abçs.

  • #8
    Usuário
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    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
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    Prezado [João Pedro],

    Quando aviso a alguns amigos deste maravilhoso fórum, são poucos que acreditam que na internet isso é possível.

    Veja que os amigos aqui, e que vamos tirar o chapéu sabem muito de manutenção, camionetes e etc, te ajudaram prontamente em seu problema. Imagine se você não tivesse um local como este para tirar tuas idéias e ficasse na mão do teu mecânico.

    Siga o que a rapaziada lhe contou que com certeza você vai obter sucesso no seu problema.

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