Minha S10 sempre teve uma certa folga e sua direção não prescíndia de uma correção. Ou seja, um utilitário afinal. Mas nada que tirasse todo o prazer de guiar. Se ela não é nenhum F1 de estabilidade (piora muiiiiito se descendo uma serra devido a desproporcionalidade de distribuição do seu peso), guiando-a com respeito é um carro seguro.
No entanto, após um desgotoso ajuste da altura das barras de torção, e mesmo com o imediato alinhamento, cáster e cambagem, ela piorou muito, nem parece o mesmo carro.
Sua direção ficou "nervosa", nota-se perfeitamente o volante dando pequenas viradas para direita/esquerda. Sente-se, também, mais as imperfeições do piso pelas vibrações e movimentos do volante. Isto, antes, não ocorria.
Para piorar, começou um barulho seco quando em certas freadas ou quando ela passa por lombadas.
Detalhes: Quando fiz o reaperto das barras (para ganhar um pouco mais de firmeza na suspensão dianteira), troquei todos os terminais e os pivôs. Eles não precisavam ser trocados, mas ainda assim resolvi pela troca por garantia e em face da quilometragem. Ela também não apresentava folgas ou qualquer outro problema na suspensão.
todavia, agora, é barulho, mais a folga acentuada. Para somar, ao ser esterçada tem-se uma sensação de não chegar ao fim do curso e os pneus dianteiros "cantam" com facilidade até em manobras.
Aqui ficam minhas dúvidas:
Será que pode ter sido a regulagem (cambagem, cáster, alinhamento) mau feitos?
Dias desses, ao passar por uma parte de piso molhado, com uma pequena depressão, e encontrando-me segurando o volante apenas com uma das mãos, levei um baita susto. Pois ela deu um pequeno pulo (face ao aperto das barras ela ficou mais rígida), e quando as rodas foram empurradas para baixo pelos amortecedores quase perdi seu controle, devido ao volante ter "dançado" em minhas mãos.
Com eu não tinha problema de folga em caixa, problemas de suspensão etc, quais seriam as causas destes problemas?
1) Imperfeição no alinhamento/cáster/cambagem?
2) regulagem incorreta do braço Pitmann quando da troca do seu terminal?
3) O mesmo para o braço auxiliar?
Agradeço opiniões.
Abraços a todos.
JP