- troque as correias e principalmente a dentada a cada 50 mkm.
- troque os rolamentos internos ao menor sinal de desgaste ou ruído ou no máximo a cada 150 mkm (são baratos R$300 todos e podem salvar seu motor).
- o resto eh igual para todos os motores: trocar óleo, elemento ar, solução do radiador, óleo de freio, ...
"e na suspensão da S10 cabine dupla para obter confiabilidade e segurança?"
- A suspensão da s10, ao contrários do que dizem alguns aqui no fórum, por si só eh muito confiável, estável e resistente. Não eh necessário quase nenhuma manutenção, a não ser como em qq outro carro. Só de especial eh bom suspender a torção dianteira dela uma vez a cada 5 anos...
- como qq outra pkp trocar as borrachas das molas traseiras a cada 150 mkm (uso sem carga) ou 75 mkm (uso com carga) ou quando perceber desgaste (ferro com ferro).
- na frente só troque os batentes e borrachas quando perceber que os mesmos estragaram-se. São bem baratos. O mesmo é para o amortecedor: qd perceber q ela pula demais (ao passar por quebra-molas ela deve retornar a posição certa imediatamente, sem ficar descendo/subindo, p. ex.), significa q o amortecedor perdeu eficiência...
- olhe as ligações da bandeja / amortecedor / bieletas. Eh bem simples: o q tem de um lado, tem do outro. Se não tiver alguma borrachinha, não se desespere. Elas são frágeis (relativamente) em qq carro e estragam antes da peça de aço. O que fazer? Não compre outra peça completa, procure somente a borracha, que existe nas casas de borracha. Na minha jah troquei os batentes, uma borracha da bandeja, borrachas das bieletas e todos os pivôs.
- alguns itens da tua suspensão (pivôs principalmente), se forem originais, devem ter graxeiros q necessitam de graxa nova todo mês. Qd fores trocar (geralmente uma vez a cada 150 mkm), prefira os "isolados", sem graxeiros. Eles duram bem mais e não precisam ficar engraxando. Com certeza vão te dizer q os com graxeiro são melhores, mas eh conversa fiada. Os de graxeiro são mais antigos, com aço mais fraco, graxas mais ruins, ...
- verifique os pivôs: quando fores alinhar, mande o alinhador suspender a frente do carro pelas bandeijas (eles geralmente têm macaco próprio p/ isto). Aí pegue (abrace) os pneus e force-os para cima e para baixo. Não deve ceder nem um mm nem p/ cima nem p/ baixo. Deste modo eh possível ver se há folga no pivô, item mais importante da suspensão. Qq folguinha mínima, troque o item com folga, mesmo se o animal do alinhador dizer q a folga eh pequena (com um santana q eu tinha, um alinhador disse q a folga no pivô era pequena, q dava para eu andar ainda 20 mkm... resultado: com 200 km o desgraçado quebrou e a roda caiu)
T+
Daniel