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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de toyotafoz
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    Smile Maxiom 2.5 e suspensão - revisão




    Amigos, o que é preciso revisar no motor Maxiom da S10 e na suspensão da S10 cabine dupla para obter confiabilidade e segurança? abraços

  • #2
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    complicado

    "o que é preciso revisar no motor Maxiom da S10"
    - troque as correias e principalmente a dentada a cada 50 mkm.
    - troque os rolamentos internos ao menor sinal de desgaste ou ruído ou no máximo a cada 150 mkm (são baratos R$300 todos e podem salvar seu motor).
    - o resto eh igual para todos os motores: trocar óleo, elemento ar, solução do radiador, óleo de freio, ...


    "e na suspensão da S10 cabine dupla para obter confiabilidade e segurança?"
    - A suspensão da s10, ao contrários do que dizem alguns aqui no fórum, por si só eh muito confiável, estável e resistente. Não eh necessário quase nenhuma manutenção, a não ser como em qq outro carro. Só de especial eh bom suspender a torção dianteira dela uma vez a cada 5 anos...

    - como qq outra pkp trocar as borrachas das molas traseiras a cada 150 mkm (uso sem carga) ou 75 mkm (uso com carga) ou quando perceber desgaste (ferro com ferro).

    - na frente só troque os batentes e borrachas quando perceber que os mesmos estragaram-se. São bem baratos. O mesmo é para o amortecedor: qd perceber q ela pula demais (ao passar por quebra-molas ela deve retornar a posição certa imediatamente, sem ficar descendo/subindo, p. ex.), significa q o amortecedor perdeu eficiência...

    - olhe as ligações da bandeja / amortecedor / bieletas. Eh bem simples: o q tem de um lado, tem do outro. Se não tiver alguma borrachinha, não se desespere. Elas são frágeis (relativamente) em qq carro e estragam antes da peça de aço. O que fazer? Não compre outra peça completa, procure somente a borracha, que existe nas casas de borracha. Na minha jah troquei os batentes, uma borracha da bandeja, borrachas das bieletas e todos os pivôs.

    - alguns itens da tua suspensão (pivôs principalmente), se forem originais, devem ter graxeiros q necessitam de graxa nova todo mês. Qd fores trocar (geralmente uma vez a cada 150 mkm), prefira os "isolados", sem graxeiros. Eles duram bem mais e não precisam ficar engraxando. Com certeza vão te dizer q os com graxeiro são melhores, mas eh conversa fiada. Os de graxeiro são mais antigos, com aço mais fraco, graxas mais ruins, ...

    - verifique os pivôs: quando fores alinhar, mande o alinhador suspender a frente do carro pelas bandeijas (eles geralmente têm macaco próprio p/ isto). Aí pegue (abrace) os pneus e force-os para cima e para baixo. Não deve ceder nem um mm nem p/ cima nem p/ baixo. Deste modo eh possível ver se há folga no pivô, item mais importante da suspensão. Qq folguinha mínima, troque o item com folga, mesmo se o animal do alinhador dizer q a folga eh pequena (com um santana q eu tinha, um alinhador disse q a folga no pivô era pequena, q dava para eu andar ainda 20 mkm... resultado: com 200 km o desgraçado quebrou e a roda caiu)

    T+
    Daniel

  • #3
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    A correia dentada no Maxion é 100.000 km.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de toyotafoz
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    Bom dia, obrigado pelas respostas, vcs recomendam trocar a correia dentada na concessionária?

  • #5
    Usuário Avatar de Sasquatch
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    Selo motor

    Tenho que trocar o selo de motor que fica atras do cabeçote da s-10 maxion 2.5, e não vejo outro caminho fora tirar o cabeçote, alguem tem outra opção?

    Ou alguem tem mais informações sobre este motor?

    Planta explodida, relação de aperto de cabeçote?

  • #6
    Usuário Avatar de cbridi
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    Neste post do Shimomoto ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...44&postcount=7) tem um anexo com as especificações técnicas do Maxion 2.5.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

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