Depois da chuva de ontem em São Paulo o Homero deve esta tirando a água da garagem dele. kracas ... vi na televisão a rua da minha prima e sinceramente so Onibus ou Caminhão com Snorkel para passar(exagero). rs!
Versão Imprimível
Aqui no BR eh **** esta questao do combustivel.
Aqui no norte os combust. sao de precos acentuados. E tem cartel de donos de postos. O alcool por exemplo, quando cai ai pro sul, aqui continua na mesma. Nao temos como comprar nas usinas, como eu fazia qd morava em SP ha 5 anos atras (nao tem cana aqui no NO). Para terem ideia, o alcool aqui ainda estah por volta de 1,90 a 2,00 o litro, agora no final de novembro.
A gasolina eh entre 2,45 a 2,60. Assim nao dah. O diesel agente encontra entre 1,87 a 2,05 e o motor roda + q o alcool em km/l.
Para me dar mais raiva ainda, a turma daqui sempre vai na venezuela. E o comb. lah CAIU de um ano para cah. Antes era bsv 90 (diesel) e 140 (gasosa). Caiu para bsv 40/100 diesel/gas. Como 1100 bsv = 1 real, temos q o preco do oleo lah eh, pasmem, +/- 0,04 centavos o litro!
A minha ideia era colocar motor diesel e revender a a20, depois de um tempo comigo.
Hoje eu ia no detran, mas nao deu tempo...
Amanha posto informaçoes sobre o detran daqui.
T+
Daniel
Pessoal,
Telefonei para o detran daqui e me encaminharam para um tal de Insprev.
Telefonando lah o cara manjava do assunto na hora. Pediu logo o numero do chassis e disse que poderia sim mudar para diesel. De todas as A20 feitas tem apenas 3 chassis que nao podem ser alterados. Todas as outras podem, inclusive a que eu quero comprar.
Perguntei e ele disse que tem uma lista de chassis que NÃO podem ser transformado, de todos os fabricantes brasileiros.
Sobre a origem da lista, estava relacionado ao detran de goias (tinha no cabecalho) perguntei se era resolucao/portaria ou algo assim de conatran/denatran, mas ele nao soube diser.
Amanha vou lah e ele me dara uma copia da referida lista a qual escanearei e passarei para quem quiser.
T+
Daniel
Daniel, aqui é muito dificil emplacar cabine dupla com diesel, assim direto, sei de gente, que comprou uma cabine simples, adaptou diesel, documentou e depois trocou de carroceria com uma dupla e documentou de novo para ficar cabine dupla com diesel.
http://www.picapesgm.com.br/
Eu fiz uma pesquisa na parte de comparativos de 1986.
Estava pensando...
Aqui no AM, custa entre 15-20 mil uma d20 dupla dos anos 85 a 87 jah a diesel... parece q comprando uma a alcool e mudar eh barato, mas nao eh nao:
- carro: 5 mil (com suposto desconto)
- motor diesel bom: 8 mil
- servico + flange p/ marcha: 2 mil
- molas reforcadas susp. dianteira + instalacao: 1 mil
- pintura + estofamento: 2 mil
- pneus: 600 reais (3 usados bons, pois 2 da a20 estao no aco)
- rodas: 500 (a a20 tem 3 rodas iguais e 1 diferente da outras)
- molas trazeiras: 500 (trocar buchas )
- freios, direcao (revisao, pastilhas): 250 (se nada estiver quebrado)
- ar-condicionado: 1250 (usado)
- Detran (taxas, tarifas): 500
- Gastos extras (oleos, graxas, coisas pequenas): 300
- Gastos pessoais (combustivel, refrigerante, sanduiches, roupa suja de graxa q vai p/ lixo, gastos decorrentes de saidas): 700
- Total: 22.500 mil !!!
Ainda estou supondo q aquela esta boa das marchas, embreagem, diferencial, cubos de rodas, eletrica, ...
.... Nao compensa trocar motor!!!!!
Outro dia no encontro de 4x4 aqui em SBC, um jipeiro que é despachante estava comentando que o pessoal do ciretran está dificultando a documentação, criando uma série de obstáculos para a troca de motores alc/gas para diesel.
Segundo ele a pressão vem de cima, do governo federal e estadual.
Qualquer alteração não compensa quando se coloca no papel o custo final e o preço de venda.
Na verdade esta alternativa vale a pena somente se o proprietário disposto a realizar a transformação tiver intuito de ficar com o veículo a longo prazo, pois estará desta forma usufruindo de um carro praticamente "zero" guardando as devidas proporções é claro.
Nestes casos o proprietário estará na verdade "refazendo" o projeto adequando por vezes um motor mais potente e em molhores condições de conservação (se comparado a um veículo original porém usado) podendo aproveitar inclusive para melhorá-lo com instalação de intercooler, reescalonamento de marchas e alongamento do diferencial.
Digo isto porque comprar caminhonete cabine simples (pelo menos aqui na região) tipo F-1000 ou D-20 em boas condições de uso não é uma tarefa fácil. Quem está disposto a vender (sem generalizar é claro) na maioria das vezes está buscando um meio de livrar-se do veículo, pois o mesmo já entrou naquela fase crítica de manutenções constantes, tudo por desleixo e falta de cuidados básicos de manutenção preventiva, portanto vender (livrar-se) é muito mais fácil e menos dispendioso que consertar um veículo nestas condições :evil: :evil: ETA PICARETAGEM!!! e gente assim é o que não falta por aqui :evil:
Hoje por exemplo, eu não tenho interesse (de imediato) em negociar as F-1000, pois sei muito bem que não encontrarei outra caminhonete compatível que tenha um custo/benefício razoável em bom estado, caso encontre alguma com certeza estarão pedindo valores absurdos.
Esse negócio de transformar para vender logo em seguida há alguns anos atrás tornou-se "modismo" por aqui, tinha até um garagista de Londrina que comprava todas as caminhonetes gasolina que encontrava em SP trazia para cá transformava (serviço bem "meia-boca") para logo em seguida trocá-las por toras de madeira lá pelas redondezas do Pará.
Lembro bem que ele me contava que era um "esquemão" que estava dando muito lucro, pois lá ele repassava pelo preço de original e o melhor é que pegava tudo em madeira, trazia para cá revendia esta madeira e lucrava uns 300% em cima do valor original.:shock:
Pessoal, desisti de vez de comprar a A20.
Eh uma boa se fosse para transforma-la para GNV, mas não o temos aqui no AM.
Para diesel eh inviável, com manutencao maior, de acordo com relatos dos colegas daqui.
Mas que o carro eh lindo, isto eh:
http://www.leiloesfreitas.com/detalh...=138&leilao=17
Entregando as cartas, esta a20 que falo vai a leilao da prefeitura aqui em Mao. Lance minimo 3.000 (eh perigoso ainda que ninguém compre).
http://www.leiloesfreitas.com/catalo...prod&leilao=17
Eh o item 101. (Se alguém quiser ajuda para comprar, estou a disposição com honestidade e seriedade).
Também consegui a tal lista usada pela Insprev/Detran daqui. Ela começa assim (apenas os carros gm):
Estado de Goias
Secretaria de Estado de Segurança Pública
DETRAN-GO
Departamento Estadual de Transito de Goias
---------------------------------------------------
Coordenadori de Veiculos
Divisao de Vistoria
- Codificações de chassi de veículos que não poderá transformar seu (Motor) combustível para Diesel.
GM
Prefixo
C144FBR -------- B = C10, A10
C146FBR -------- B = GM VERANEIO
C148FBR -------- B = C10, A10 CAB DUPLA
BC144 = C10, A10
BC146 = VERANEIO
BC147 = AMBULANCIA
BC148 = A10, C10=CAB DUPLA
9BG5144 = C10, A10, S10
9BG5146 = VERANEIO
9BG5147 = AMBULANCIA
9BG5148 = C10, A10=CAB DUPLA
9BG136 = S10 CAB DUPLA OU BLAZER - NO 8 DIGITO A LETRA W É COMBUSTIVEL A GASOLINA
9BG138 = S10 CAB DUPLA
9BG144 = C10, A10
9BG146 = VERANEIO
9BG147 = AMBULANCIA
9BG148 = C10, A-10 CAB DUPLA
9BG124 = S10