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Convex Datacenter
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  • #1
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    28/03/2005
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    S10 boa ou ruim???




    Amigos, gostaria de saber informações sobre S10, percebo que aqui no fórum muitos são contra, e poucas dicas, principalmente sobre a "tal" suspensão dianteira.
    Tenho uma S10 2000 CD 2.5 4x4 pneus BF 235 KO, e gostria de obter informações sobre até onde ela guenta um trecho fora de estrada, e outras dicas.

    Valeu

  • #2
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Charles, a experiência que tenho com Blazer 4x4 acredito que se aplica ao seu caso.

    Passeio e trilhas leves, Ok!

    O maior problema é o entre eixos longo combinado com o baixo nível do chassi, qualquer "king" deixa a caminhonete erroscada.

    Apesar dos aspectos negativos, muitas vezes chegamos onde muitos duvidaram e ela se sai muito bem desde que calçada com pneus adequados.

    Não é uma caminhonete para velocidade em estradas de terra pois a suspensão traseira pula muito.

  • #3
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    14/03/2005
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    Pois é de feixe de mola na traseira!
    em 1997, eu viajei para o sítio de Blazer 4.3 V6, o motor é bom... Mas na estrada de terra... Nem se fala... Pula muito.... e a dianteira mt macia e traseira que quica... Nem dá certo...! E 2 semanas depois chegou XJ 97!
    Lembrando que a Blazer era da Gastal (Chrysler)...!
    Cada 1 tem a sua opinião!
    Abssssssssssssssssssssssss

  • #4

    S10

    Bom já tive S10 4x4 e agora tenho Blazer 4x4 sempre com MWM 2.8.
    As CD tem problemas com transposição de obstáculos, pois o entre-eixos longo facilita o encalhe. Mas a S10 ainda tem vantagem neste ponto sobre a Ranger, pois o chassis mais largo possibilita uma posição mais elevada da caixa de transferencia. Observe embaixo das duas bem no meio quem tem mais altura livre. Vrerifique este artigo sobre protetor de fundo, http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2148
    Pneus maiores 31x10,5 na S10 não cabe sem raspar, ou voce usa o 235/75R15 ou o 245/70R16 no meu caso ou sai rebatendo paralama.
    As suspensões não são exemplos de durabilidade , mas o sistema de direção da S10 parece leite gloria desmancha sem bater, os amortecedores dianteiros quando passa num buraco parece o lula, não vi, não sei, nem estava lá, só trocando por um Rancho mesmo.
    A frente merece atenção pois o intercooler fica bem baixo, peguei uma duna de frente e quase foi tudo pro brejo. Na Blazer coloquei um parchoque de impulsão com uma barra em baixo unindo as duas partes e protegendo o intercooler.
    Recomendo dar um aperto na barra de torção para levantar a frente.
    Na traseira se voçe não transporta carga retire a lamina de carga do feixe de molas, vai ficar mais macia.
    Sds

  • #5

    Talking

    Tenho uma S10, modelo Executive, 4x4, 2.8l,2003.
    Para o uso que faço ela satisfaz... em parte.
    Indubitavelmente, sua suspensão dianteira não corresponde ao uso médio de uma pik-up no Brasil. E já nem me refiro ao uso off-road, até porque quase todas vias de trânsito em Pindorama já são quase "fora-de-estrada", rss.
    Mas, debalde seu projeto antigo e um designer "americanão" sofrendo com os anos (projeto com mais de 17 anos), ela ainda faz bonito.
    Quanto a suspenção traseira aqui fica um dado interessante. Tive uma Blazer, 4.3l, e realmente era uma disintonia total entre a suspensão traseira e dianteira. Uma pulava como um canguru e a outra parecia a cadeira da vovó. No entanto, acho a pik-up muito mais acertada, ao menos o modelo e ano da minha.
    O Bianor está certíssimo, mesmo que você não a use em incursões mais radicais, trate de por amortecedores de melhor performance (às novas já vem com eles).
    Para finalizar.
    A suspensão dianteira requer mais cuidados do que às outras picapes, não suporta couro mesmo e até no dia-a-dia requer alinhamentos, cáster etc etc. e não se pode descuidar da lubbrificação do Pitman (a do seu pode haver mais pontos de lubrificação).
    Todavia, trocam-se às buchas sem a necessidade de se perder a balança (caso da Ranger), e peças são relativamente mais baratas. Além disto, dá menos problemas elkétricos e de acionamento da "tração" do que às outras que usam o mesmo sistema (basta olhar as reclamações no fórum) O motor, tanto quanto o da Ranger e o da Frontier é excelente ao que se destina.
    Estou aguardando a S11 para ver se melhora e troco.

  • #6
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por João Pedro Ver Post
    Além disto, dá menos problemas elkétricos e de acionamento da "tração" do que às outras que usam o mesmo sistema (basta olhar as reclamações no fórum)

    Sera Mesmo ????

  • #7
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Agora nas eleições, ficamos aqui em casa com uma Blazer 2005/2006 e posso fazer os seguintes comentários.

    - Como os amigos disseram, o calcanhar de aquiles da S-10 é a sua suspensão dianteira. Acho que investindo em novos amortecedores ou vendo o que é feito no veículo para participação em rallys, seria interessante copiar a mesma receita.

    - Peças, acho que é a camionete que mais tem peças baratas, mas tbm não são todas as peças. Algumas chegam a ser um pouco mais caras.

    - O joão Pedro diz que não dão tantos problemas de transmissão e tração, eu ja discordo. Em pouco tempo que usamos o carro nas eleições, so que foi pauleira, o carro terminou com algumas marchas desengatando sozinha, arranhando ao trocar as marchas (sincronizado) e vários outros problemas.

    []'s e boa sorte, acho q vc pode fazer do seu carro aquilo q vc quer.

  • #8

    S10 de Raly

    Prezados na S-10 dos Sertões as modificações na suspensão dianteira são muito extensivas, improprias para os nossos carros. Susbrituem os braços superiores, modificam os inferiores, adicionam mais um amortecedor e os stops hidraulicos Bilstein, coisa impropria para os nossos bolsos.


  • #9

    Viavel para nós

    Acredito que para não mexer muito para a suspensão dianteira seria dar um apert na barra de torsão, colocar um par de Rancho RS9000X, e eu estou pretendendo adaptar os batentes da D20 que custão só R$20 o par no lugar dos originais de enfeite.


  • #10
    Pequeno Júnior.
    Quando me referi às S10, por elas apresentarem menos problemas elétricos, e de acionamento da tração, me embasei no número de reclamações aqui no fórum. Contudo, creio que as picapes que usam o sistema de acionamento elétrico/vácuo sempre estarão mais dispostas em apresentar panes.
    O que sei é que a bomba de vácuo da S10 (para tracionar) costuma fazer a gente falar uns bons #@!!* Rsss

    Bianor.
    Eu fiz contato com a Off limmits e me disseram sobre uma barra de torção mais reforçada, que eles mesmo instalavam. Porém, ela era importada e eles não mais faziam a importação. Diziam desconhecer o fabrico de uma similar aqui em Pindorama. Sempre achei o levantamento, puro e simples, da barra de torção, algo meio sujeito a efeitos colaterais, como diminuir a vida útil dessa barra/mole da S10. Eu instalei os Ranchos na minha, melhorou mas não muito. Os custo/benefício de um batente hidráulico só compesaria para aqueles que, efetivamente, usássem-na em off-road, senão é matar uma rola trocal com um tiro de canhão. Contudo, "mexer" nos braços parece ser uma idéia mais viável.
    Me diz uma coisa aí. Na foto que postou, aquele batente é o da D20? Você acha muito complicado a adaptação?

  • #11
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    João, na verdade o sistema que a S-10 usa para o engate da tração, está mais sujeito à quebras de componentes do que problemas elétricos. O sistema da Ranger utiliza um sistema de sem fim na ponta do induzido do motor, e quando pára é porque o próprio motor engripou, bastando limpar e lubrificar as buchas, já o sistema da S-10 utiliza um sistma por alavanca acoplado ao motor elétrico através de uma roda dentada ligada ao motor. Como o motor elétrico fica mais protegido na S-10 do que na Ranger, é mais difícil de entrar água e causar o engripamento, porém se quebrar algum componente do sistema interno não tem nem o que ser feito para arrumar.
    O número de reclamações aqui no fórum se explica pelo tipo de uso destinado às caminhonetes, tendo um número maior de proprietários de Ranger do que S-10 e na mesma proporção aos que utilizam a Ranger em trilhas leves ou médias e as S-10 que são submetidas às mesmas condições de uso.
    A S-10 é muito boa sim, cabendo apenas não abusar nos buracos por motivos já descritos em relação às suspensões dianteira e traseira.
    Eu particularmente compraria uma S-10 e não compraria uma L200, visto que custo de manutenção, consumo e tipos de defeitos apresentados na S-10 necessitam bem menos $$$ para manter a caminhonete sempre 100%.

  • #12
    nos ja tivemos uma s10 cab.dupla 2.8 4x4. nos colocamos bf 31" levantamos de leve a dianteira, rebatemos os paralamas, colocamos junto ao quebra mato um protetor para o interculer feito de chão de onibus e mandamos trocar os batentes por uns maiores. com isso agente rampava sem problemas. fizemos bastante trilhas e so uma fez deu problemas na tração. ela não engatava a 4x4hi, so a engatava a reduzida.

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