Boa tarde pessoal, gostaria de pedir uma ajuda/orientação ou tirar minhas dúvidas, se alguém puder ficarei bastante agradecido.
A situação é a seguinte: “há uns dias venho tentando entender a possibilidade de se colocar um câmbio automático numa D-10 Chevrolet Diesel 1984, trocando o câmbio original de 4 marchas manual, diante da situação física/motora que tenho, em que preciso dirigir carros automáticos”. Então pesquisei na internet e achei esses comentários de alguém desconhecido, que teve a mesma dúvida minha: “Pergunta: Como é possível colocar um câmbio automático em uma camionete D-10 chevrolet? Resposta: Felipe, é possível e é fácil. Basta vc utilizar o padrão GM de capa seca e escolher o câmbio. Existem várias possibilidades, no entanto a melhor opção levando em conta o custo benefício seria as transmissões TH350 ou TH400, são relativamente fáceis de se achar, tem um preço bom, são robustas, sem muita eletrônica e encaixam direitinho no túnel da D10”. Site: Como e possivel colocar um cambio automatico em uma camionete D-10 chevrolet? | Yahoo Respostas
Diante da resposta vi que seria possível. Então, meu interesse é em manter o motor original da D10 - Perkins 3.9l – Diesel. No caso a minha primeira preocupação seria saber se realmente esta adaptação é possível??? ... não sou mecânico, mas penso que pelo fato de ser motor diesel e motor gasolina do câmbio a ser adaptado, poderia haver diferença que impediria a adaptação. Sendo possível, quais as peças que necessitarei modificar para tudo funcionar??? Diferencial??? Cortar assoalho??? Etc...
Segunda dúvida: existe uma transmissão TH180 da GM que era usado nos antigos Opalas e Caravan, queria saber se este também poderia ser utilizado para adaptação.
Terceira dúvida: caso a adaptação seja possível, saberiam me alertar sobre algum problema que possa ter com esta substituição, tipo, haver perda de potência do motor, o câmbio ficar “patinando”, ocorrer vazamentos etc.
Quarta dúvida: saber se alguém já fez esse tipo de adaptação ou se sabe informar algum mecânico ou oficina que possa fazer?
Agradeço a ajuda.