Com base nesse sistema simples, imagino que seja possível incrementar bastante o projeto, adicionando casos onde o sistema deva atuar e promover segurança do veículo nos mais diversos cenários. Por exemplo, enquanto o veículo estiver ligado e for acionada a boteira de segurança, atuar no desligamento da solenoide depois de 30 minutos. Ou, quando perde-se o sinal de referência (polo positivo da bateria solto) enquanto o carro estiver desligado, também acionar o sistema e impedir passagem pela solenoide.
Consigo imaginar outras possibilidade de integralização desse meu protótipo à outros sistemas já instalados, como alarme automotivo e rastreador gps/gms.
Para liberar o sistema pós travamento, eu havia pensado em adicionar um numpad (tecladinho numérico) ao porta luvas do veículo ou em algum outro lugar escondido, aonde foste necessário a introdução de uma senha (escolhida pelo usuário e gravada na memória física do PIC) para que ele passe a atuar na solenoide novamente. Como essas solenoides são normalmente abertas, a implementação é bastante simples e aprova de falhas.
Para se evitar ruídos e demais problemas de interferência nos cabos, gerando falto positivo de informação, pensei em explorar a implementação em protocolo CAM de comunicação.
Como já falei anteriormente, eu havia pensado na referência da bateria pois é uma das primeiras coisas que o ladrão solta na intensão de que o alarme pare de tocar.