
Postado originalmente por
lfschmitz
Provavelmente não é nada muito complexo. Como a plataforma é a mesma da primeira geração do Corsa, provavelmente há várias opções de peças no mercado, o que diminui a necessidade de adaptações (pela má qualidade da maioria dos mecânicos, são inúmeras as gambiarras). E, principalmente, evitaria a opção de calçar a suspensão, algo que muda muito a dirigibilidade e pode ser uma encrenca se for mal feito.
A primeira opção que me ocorre é usar molas dianteiras da pickup Corsa e quando teus amortecedores pedirem arrego, trocá-los pelos da picapinha também. O mesmo se aplicaria à traseira, onde poderias utilizar o conjunto da Corsa Wagon ou molas para o Classic com Gnv e trocar os amortecedores pelos da Wagon quando oportuno. Pelo maior coeficiente de compressão, arrisco dizer que o carro ficaria pelo menos uns 2cm mais alto. E, claro, ficaria bastante duro, comprometendo o conforto mas diminuindo muito a chance de "dar batente", principalmente no caso de troca dos amortecedores.
Para completar, pneus com banda lateral mais alta: no caso do carro ser 1.0 e ter rodas aro 13, passar de 165/70r13 para 175/70 daria 7mm; no caso de ser 1.4 e ter rodas aro 14, passar de 175/65r14 para 175/75 daria uns 8mm.
Somadas todas as alterações, seria um "lift" de 3-4cm. Pode parecer pouca coisa, mas na prática a diferença é substancial.
A dirigibilidade, mesmo com mudanças usando peças equivalentes de outros modelos da linha, mudará bastante. É oportuno lembrar que quanto mais alto o carro mais instável ele fica em alta velocidade, pois o fluxo de ar sob o assoalho é maior e mais turbulento, provocando mais sustentação positiva em velocidades acima de 100km/h. Nada alarmante, desde que se tenha juízo.