Sei que vc já resolveu o problema ... é que só agora achei o manual desse cambio hehehe
Pelo menos fica aqui para eventuais pesquisas
Esses trechos tirei do manual do cambio ... não publiquei pq tem 20 e poucos MB
F S O - 1 3 0 5 A
A - Conjunto de relações de transmissão
05 - Número de marchas a frente
3 - Nível de projeto
1 - X 100 = torque nominal em Lb.ft
0 - Overdrive
S - Sincronizada
F - Fuller
O procedimento adequado de lubrificação é a chave para um bom e completo
programa de manutenção. Se o óleo não cumpre sua função ou se o nível de
óleo é ignorado, todos os procedimentos de manutenção possíveis não serão
suficientes para manter a transmissão funcionando ou para assegurar uma
vida longa a ela.
As transmissões Eaton são projetadas de tal forma que as peças internas
trabalhem circundadas por um banho de óleo, que é circulado pelo movimento
das engrenagens e eixos. Assim, todas as peças serão adequadamente
lubrificadas se os procedimentos abaixo forem cuidadosamente seguidos:
1. Manter o nível de óleo, inspecionando-o regularmente;
2. Trocar o óleo regularmente;
3. Utilizar o óleo recomendado para a faixa de temperatura ambiente de
trabalho;
Troca de óleo e Inspeção do nível
A troca periódica de óleo da transmissão elimina possíveis falhas de
rolamentos, desgaste de anéis e grimpamentos, uma vez que produtos
normais de desgaste em serviço (minúsculas partículas de metal), que
circulam no óleo da transmissão são prejudiciais para estes componentes.
Além disso, o óleo se altera quimicamente devido aos repetidos ciclos de
aquecimento e resfriamento que ocorrem na transmissão em serviço. A tabela
a seguir mostra os períodos recomendados para inspeção do nível e da troca
de óleo.
Óleo
Em lugares quentes A:MILL-L-2105 C (SAE 80 W 90 )
Em lugares frio - B:MILL-L-2105 C (SAE 75 W 90 )
Uso em estrada
A cada 10.000 km rodados Verificar o nível e eliminar
possíveis vazamentos
A cada 40.000 km rodados Trocar o óleo
Uso fora de estrada
A cada 7.500 km rodados Verificar o nível e eliminar
possíveis vazamentos
A cada 15.000 km rodados Trocar o óleo
Ruído em ponto neutro
- Ajuste incorreto da rotação em marcha lenta;
- Desalinhamento;
- Parafusos de montagem soltos;
- Falta de lubrificante ou nível baixo;
- Engrenagens danificadas ou excessivamente gastas;
- Rolamentos danificados ou excessivamente gastos;
- Lubrificante contaminado.
Ruído com as marchas engatadas
- Desalinhamento entre motor e câmbio;
- Engrenagens danificadas ou excessivamente gastas;
- Rolamentos danificados ou excessivamente gastos;
- Falta de lubrificante ou nível baixo;
- Eixo carretel ou principal empenados;
- Lubrificante contaminado;
- Lubrificante inadequado.
Ruído externo (em relação à transmissão)
- Ventilador desbalanceado;
- Amortecedor de vibrações defeituoso (inoperante);
- Volante desbalanceado;
- Embreagem desbalanceada;
- Suportes do motor (coxins) soltos ou inoperantes;
- Junta universal (cruzeta) gasta, danificada ou instalada incorretamente (fora de fase);
- Cardan desbalanceado ou empenado.
Dificuldade no engate das marchas
- Embreagem com mau funcionamento (não libera totalmente);
- Lubrificante não especificado ou com nível baixo;
- Componentes do conjunto da torre de controle emperrados ou danificados;
- Ajuste seletivo da capa e cubo de engate irregular (duro);
- Componentes da tampa de controle (varões, seletores, garfos) gastos ou emperrados;
- Ajuste incorreto do curso do pedal da embreagem.
Raspa ao engatar
- Ajuste incorreto do curso do pedal da embreagem;
- Ajuste incorreto da rotação em marcha lenta;
- Engrenagens e/ou sincronizadores com dentes de engates danificados;
- Anéis sincronizadores gastos ou danificados;
- Carga das molas dos sincronizadores fraca;
- Patins dos garfos gastos ou danificados.
Dificuldade para o desengate das marchas
- Ajuste incorreto do curso do pedal da embreagem;
- Ajuste seletivo da capa e do cubo de engate irregular (duro);
- Eixo principal desalinhado ou empenado;
- Componentes da tampa de controle (varões, seletores, garfos) gastos ou emperrados;
- Carga na mola do êmbolo (balinha) muito alta.
- Prolongamento em alumínio gasto aonde trabalha o êmbolo (balinha).
Escape de marchas
- Desalinhamento entre motor e câmbio;
- Engrenagens e/ou sincronizadores com dentes de engates danificados;
- Engate incompleto (falso engate);
- Vibração excessiva na alavanca de mudanças;
- Folga axial excessiva;
- Interferência do protetor de pó da alavanca forçando o desengate;
- Carga na mola do êmbolo (balinha) muito alta.
Vazamento de óleo
- Nível de óleo acima do especificado;
- Vedadores danificados;
- Carcaça da transmissão, tampas ou retentores trincados ou com porosidade;
- Faces de junção empenadas;
- Respiro entupido;
- Parafusos com torque baixo ou sem adesivo vedador.
Falhas dos rolamentos de agulhas
- Falta de lubrificação inicial na montagem;
- Lubrificante contaminado;
- Falta de lubrificante ou lubrificante inadequado;
- Montagem inadequado (batidas fortes).
Engate de duas marchas simultaneamente
- Falta do pino trava das buchas seletoras.
Bom dia, minha s10 de 2011 está barulhando como se fosse rolamento no cambio a partir da segunda marcha conforme vai aumentando a velocidade, quando desengreno a marcha ela para o barulho. O que pode ser ?