
Postado originalmente por
RodrigoSoracco
Eu tenho uma 98. A mecânica é a mesma da 4x2 pra 4x4. A minha inclusive é automática. E pra garantir que ela encare a expedição que estou montando, tive que retificar a caixa, o que me custou em torno de 5 mil reais. Não é um carro pra carga, e por isso nem me preocupei com esse aspecto. Oficialmente, leva 800 kg. Dá e sobra pra 4 passageiros, bagagem e cilindro de GNV.
Acredito que o preço dela gire em torno de 20 a 24 mil, dependendo do estado.
Defeitos? A suspensão traseira gosta de pular nas ondulações, nada que o motorista não se acostume depois de um tempo. A chave dos faróis esquenta bastante, pra quem viaja com faróis acesos o tempo inteiro, é melhor colocar logo um relé. O piso do lado do passageiro tende a esquentar também se não estiver com o isolamento inteiro. Tem muita gente que usa estes carros para trabalho, e alguns estão destruídos. E algumas saíram com um erro de projeto que acaba trincando o chassis (o pessoal coloca travessas de reforço, só procurar no forum).
Qualidades? Motor forte, bastante torque, silenciosa (demais pra quem curte o ronco bonito desse V6), e um bom espaço de carga fechado para a bagagem, se não tiver o GNV no porta-malas. Consumo condizente (já fiz 9,5 km/l de gasolina e 12,5 km/m³ de GNV na estrada). E se pegar uma Executive, vem cheia de mimos, como bancos de couro, regulagem elétrica no do motorista, luzes de leitura individuais, acabamento imitando madeira, piloto automático, para-sóis iluminados, termômetro e bússola no teto, travas, vidros e espelhos elétricos. Mas tem que pegar uma de "garagem", ou então, vira uma romaria atrás de peças de acabamento que não são impossíveis de achar, mas dão trabalho.
4x4 ainda não usei. Tem reduzida com seletor elétrico. Não vejo o pessoal fazendo trilha com ela, e acredito que sirva só pra sair de um atoleiro leve ou da areia da praia. É um carro pra passeio, não pra trabalhar.