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  • #1
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    Ventoinha, bomba de injeção e bico




    Prezados,
    Sou novo nesse fórum, desculpem alguma desconformidade...

    São três perguntas:
    Tenho uma S10 com 111.000Km

    para não trocar a ventoinha, que custa 1200, (ela estava aquecendo no fim de serras até o vermelho), o mecânico a "travou". Existe algum inconveniente nisso? Tive que trocar também o eletroventilador e o tensionador.
    2. um mecânico da parte de alimentação viu que o 3o bico nao estava injetando bem (eu tb vi) e disse que tem que trocar os 4. É certo isso?
    3. Ele abriu um pouco a bomba e viu que ela nunca tinha sido mexida até hoje. Tem um post que diz que ela tem que passar por manutenções periódicas para que o carro nao fumace e não perca força. É certo isso, que ela tem que ter essas manutenções?

    mais um ponto - tive que trocar o eixo cardan, já que as (esqueci o nome das peças) são integradas ao eixo. 3 meses antes havia usado a reduzida para ajudar a desatolar um caminhão fossa. Será que uma coisa está ligada à outra, ou a troca foi pelo desgaste mesmo?


    Obrigado desde já pelo retorno.

  • #2
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    21/08/2012
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    complementando, claro

    S10 2.8 cabine dupla turbodiesel, executive, 2004.

  • #3
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por Claudio2012 Ver Post
    Prezados,
    Sou novo nesse fórum, desculpem alguma desconformidade...

    São três perguntas:
    Tenho uma S10 com 111.000Km

    para não trocar a ventoinha, que custa 1200, (ela estava aquecendo no fim de serras até o vermelho), o mecânico a "travou". Existe algum inconveniente nisso? Tive que trocar também o eletroventilador e o tensionador.
    O ideal é a troca, primeiro pq estando travada aumenta o consumo de combustivel, aumenta o ruido e rouba potencia do motor.
    Segundo pq ela não é projetada para receber toda a variação de rotação do motor, já que o acoplamento viscoso acaba funcionando tambem como um "amortecedor", ela pode quebrar e nessa o radiador vai junto e o prejuizo vai ser muito maior.
    Se entrar em alagado então é fatal, entrou quebrou.

    Citação Postado originalmente por Claudio2012 Ver Post
    2. um mecânico da parte de alimentação viu que o 3o bico nao estava injetando bem (eu tb vi) e disse que tem que trocar os 4. É certo isso?
    Todos os bicos trabalharam juntos, mesmo combustivel, mesmo tempo, mesmas condicoes, etc., se um já está om problema, logo mais os outros terão.

    Citação Postado originalmente por Claudio2012 Ver Post
    3. Ele abriu um pouco a bomba e viu que ela nunca tinha sido mexida até hoje. Tem um post que diz que ela tem que passar por manutenções periódicas para que o carro nao fumace e não perca força. É certo isso, que ela tem que ter essas manutenções?
    A bomba injetora é um componente mecânico, sofre desgaste e precisa de reparo, 100.000 km é um bom numero para uma manutenção.

    Citação Postado originalmente por Claudio2012 Ver Post
    mais um ponto - tive que trocar o eixo cardan, já que as (esqueci o nome das peças) são integradas ao eixo. 3 meses antes havia usado a reduzida para ajudar a desatolar um caminhão fossa. Será que uma coisa está ligada à outra, ou a troca foi pelo desgaste mesmo?

    Obrigado desde já pelo retorno.
    Trancos podem danificar sim as cruzetas.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #4
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    Oi Thiago,
    Obrigado pela rápida resposta - vou desfazer e refazer tudo baseado nela, pois foi bem convincente e intuitivamente (com um pouco de lógica tb.) eu achava o mesmo.
    Trocando os bicos, fazendo a manutenção e fechando ao original a bomba, devo ter economia de combustível?
    E em relação à troca de óleo: no manual encontrei informações conflitantes - em um resumo ao fim, fala em 5.000 Km. Já no meio do manual em uma informação mais extensa diz que não havendo uso em situações adversas, pode ser 15.000Km.
    Qual será o mais apropriado, já que uso o veículo em Brasília, vazio, quase tudo plano, e sempre em velocidade controlados.
    Os excessos, só semestralmente em viagens ao Rio (correndo um pouco mais...).
    Claudio

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Claudio2012 Ver Post
    Oi Thiago,
    Obrigado pela rápida resposta - vou desfazer e refazer tudo baseado nela, pois foi bem convincente e intuitivamente (com um pouco de lógica tb.) eu achava o mesmo.
    Trocando os bicos, fazendo a manutenção e fechando ao original a bomba, devo ter economia de combustível?
    E em relação à troca de óleo: no manual encontrei informações conflitantes - em um resumo ao fim, fala em 5.000 Km. Já no meio do manual em uma informação mais extensa diz que não havendo uso em situações adversas, pode ser 15.000Km.
    Qual será o mais apropriado, já que uso o veículo em Brasília, vazio, quase tudo plano, e sempre em velocidade controlados.
    Os excessos, só semestralmente em viagens ao Rio (correndo um pouco mais...).
    Claudio
    Aproveite e verifique todo o sistema de arrefecimento, se o radiador estiver muito sujo o aquecimento pode continuar.
    Faça uma limpeza e coloque aditivo recomendado na proporção correta.

    Sim, terá redução no consumo, porem pode ser que não seja perceptível, vai depender de quanto o sistema está deteriorado, ou desregulado.

    Troque o óleo de 5 em 5 mil km usando a especificação indicada no manual, e evite ao máximo mudanças de marca.
    Os filtros de óleo e diesel troque de 10 em 10 mil, porem muita gente diz que não se deve trocar o óleo sem trocar o filtro (eu não concordo, deste que seja exatamente o mesmo óleo), já o filtro de ar é possível checar e ver se a troca é necessária ou não.
    O uso em estrada normalmente é mais benéfico do que em cidade, mesmo que em velocidades maiores, pois o motor trabalha mais tempo com a temperatura ideal e menor variação de rotação.

    Para vc ter ideia na nova S10 que usa óleo 5w30 sintético a recomendação para quem anda em circuito urbano é de 10 mil km.
    Abraço,
    Thiago
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  • #6
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    Será que encara a Transoceânica??

    Prezados,
    Mudando de assunto: será que essa S10 encara bem uma transoceância, do DF até o Porto de Illo no Peru? Com todas as variações de temperatura e altitude?

  • #7
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    Bico remanufaturado??

    Oi Thiago. Obrigado novamente pela resposta. Vou fazer também a checagem do radiador. Vi em outro tópico aqui a compra de bicos remanufaturados pela rede. Acho que sua opinião vai ser que não vale a pena. Mas pergunto mesmo assim, pois estou estourando minha receita com a fam.. ops! a caminhonete...
    Abraço,
    Claudio

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Claudio2012 Ver Post
    Oi Thiago. Obrigado novamente pela resposta. Vou fazer também a checagem do radiador. Vi em outro tópico aqui a compra de bicos remanufaturados pela rede. Acho que sua opinião vai ser que não vale a pena. Mas pergunto mesmo assim, pois estou estourando minha receita com a fam.. ops! a caminhonete...
    Abraço,
    Claudio
    Hehehe, não gosto de nada remanufaturado mesmo, mas não posso opinar sobre os bicos, pois não sei o que é feito no processo de remanufatura.
    A grande vantagem é que a mão de obra para trocar um bico é pouca, com a grana curta talvez substituir apenas o bico que esta pior por um remanufaturado e em um futuro próximo substituir todos por novos.
    Abraço,
    Thiago
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