[S10 Exec. 2002/03 MWM Sprint 2.8 TD]

Pessoal:

O óleo do cárter vem baixando demais (fazia 230mL/100L diesel, agora supera os 500mL) e o consumo caiu de 13 para 10-11km/L na estrada.

Hoje notei que está soprando pela tampa de óleo do cabeçote. Em lenta só sai ar. Acima de 1900rpm espirra óleo.

Na vareta (com a tampa fechada) não sai nada, nada.

Testei o suspiro com tudo fechado. Está desobstruído e só sai leve e fina fumaça branca (nada de óleo líquido).

Com o suspiro aberto, sopra óleo na tampa igual.

Ela puxa bem até 3000rpm. Na estrada, se forço, ela dá uma arriada (perde força) lá pelos 3000-3200rpm.

No escapamento se nota bem pouca fumaça clara (não sei a diferença entre branca e azul, mas é transparente). É mais intensa com motor frio. Fica quase imperceptível com motro quente, mas tem cheiro de óleo de cárter queimado (predomina sobre o cheiro do diesel queimado).

Antes de notar o sopro, levei nesta semana para regular válvulas. Não notaram nada errado e falaram que "baixar óleo é normal". Eu conheço meu motor...

PERGUNTAS:

1) Serão os anéis?
2) Pode ser outra coisa, já que não sopra na vareta?
3) Retentores de válvulas teria a ver? Se afirmativo, ao regularem, não notariam?

Estou usando o Top Turbo da Petrobrás (15W40 CI-4). Será que devo usar um outro, mais grosso? Se afirm., qual?

O motor tem, oficialmente, 312.000km (40.000 comigo), mas desconfio que tenha mais.

Agradeço toda e qualquer luz que os amigos puderem oferecer.

Abç,

Beskow