Alessandro,
03/01/2012, 23:07
Cheguei a conclusão que o consumo do meu carro não está normal. Faz 5,3 - 5,4 seja em que situação for! Na cidade, na estrada, com ou sem AC ou mesmo trabalhando carregado ou não. Deve mudar se pisar bem na estrada - pra pior, claro. :(
Foram trocados as velas (Iridium), cabos, sondas lambidas próximas ao coletor, verificação e limpeza do sistema de vácuo e outras coisas que não vem ao caso. O carro eliminou alguns sintomas antes da revisão, mas ficaram duas alterações no scanner que não consigo resolver.
Acusa erro de leitura da segunda sonda Lambida e valor de avanço fora do padrão. Não consegui algum manual referente as Explorer trazidas ao Brasil. Tenho uma versão em espanhol que faz referência apenas as duas sondas, as quais troquei por novas (Tokson). Observando foruns americanos e hoje com um mecânico, um software para manutenção de diversas montadoras, existe lá 3 sondas, sendo que as duas sondas próximas aos coletores são identificadas como sonda 1 e a terceira, após o catalizador, citada como 2ª sonda.
Ocorre que meu carro só está com duas sondas. No lugar da terceira, existe um parafuso e o terminal do chicote possui um plug jampeado. De início imaginei que fosse alguma gambiarra de mexânico, mas em dois mecânicos que passei hoje, estranharam que tanto o parafuso quanto o plug, são de materiais aparentemente provenientes da montadora, devido a aparência incomum no mercado.
O segundo mecânico me disse que há Explorer que utiliza apenas duas sondas. Com a minha indagação, foi me mostrar pelo seu software (citado acima) e ficou sem argumentos ao constatar que até o programa dele só cita manutenção considerando as 3 sondas.
Além do consumo, meu carro as vezes perde força, quando em marcha, perdendo a velocidade se em aclive, mas volta ao normal em poucos segundos. Me resta testar a bomba de combustível, o que providenciarei amanhã.
Alguém chuta uma dica sobre a causa do problema?
Há realmente no Brasil, Explorer ajustadas originalmente para trabalhar com apenas 2 sondas lambdas?
Foram trocados as velas (Iridium), cabos, sondas lambidas próximas ao coletor, verificação e limpeza do sistema de vácuo e outras coisas que não vem ao caso. O carro eliminou alguns sintomas antes da revisão, mas ficaram duas alterações no scanner que não consigo resolver.
Acusa erro de leitura da segunda sonda Lambida e valor de avanço fora do padrão. Não consegui algum manual referente as Explorer trazidas ao Brasil. Tenho uma versão em espanhol que faz referência apenas as duas sondas, as quais troquei por novas (Tokson). Observando foruns americanos e hoje com um mecânico, um software para manutenção de diversas montadoras, existe lá 3 sondas, sendo que as duas sondas próximas aos coletores são identificadas como sonda 1 e a terceira, após o catalizador, citada como 2ª sonda.
Ocorre que meu carro só está com duas sondas. No lugar da terceira, existe um parafuso e o terminal do chicote possui um plug jampeado. De início imaginei que fosse alguma gambiarra de mexânico, mas em dois mecânicos que passei hoje, estranharam que tanto o parafuso quanto o plug, são de materiais aparentemente provenientes da montadora, devido a aparência incomum no mercado.
O segundo mecânico me disse que há Explorer que utiliza apenas duas sondas. Com a minha indagação, foi me mostrar pelo seu software (citado acima) e ficou sem argumentos ao constatar que até o programa dele só cita manutenção considerando as 3 sondas.
Além do consumo, meu carro as vezes perde força, quando em marcha, perdendo a velocidade se em aclive, mas volta ao normal em poucos segundos. Me resta testar a bomba de combustível, o que providenciarei amanhã.
Alguém chuta uma dica sobre a causa do problema?
Há realmente no Brasil, Explorer ajustadas originalmente para trabalhar com apenas 2 sondas lambdas?