Conectar

Ver Versão Completa : VITARA - tanque amassado

aryrj
16/12/2011, 13:25
Pessoal, já procurei no forum, mas não achei o que preciso...

Preparando a viatura, notei que meu tanque está um pouco amassado, nada que perturbe muito.
Mas o que me chamou a atenção é que o ex dono, na porrada que deu, acho que não foi por baixo e sim por trás! Aconteceu que a travessa em que o tanque se apoia (vide foto) parece que torceu e, já enfraquecida pela ferrugem, quebrou um pouco. Minha idéia seria substituir essa travessa por outro tubo novo. Mas aí vem minhas dúvidas:

1- Essa caixa retangular parece uma caixa de passagem para o chicote. Ou não?
2- Se fôr, deve poder ser desaparafusada e recolocada depois...
3- Será que posso colocar um tubo direto sem curvas? Ou dois tubos curvados, um antes e outro depois dessa caixa?

Agradeço a ajuda...:-?:-?:-?

aryrj
16/12/2011, 19:06
Será que ninguém aqui passou por isso???

aryrj
17/12/2011, 12:17
Impressionante... nenhuma ajuda.

Andrei Hasse
17/12/2011, 14:02
Impressionante... nenhuma ajuda.

Fala Aryrj,

Pelo que sei não passa nenhum chicote por ali, a fiação passa por dentro da lata logo a baixo da tampa trazeira, de uma lanterna a outra. este quadrado é o suporte do alma do parachoque e tb para absorver impacto, oq parece que não acontece eheheh.

Abrss

aryrj
17/12/2011, 14:54
Cara, então vou cortar o meio do tudo com as duas curvas, esquecer a cx e passar outro tubo por dentro, soldando nas pontas. Feito.

Obrigado, André! ;)

aryrj
17/12/2011, 15:05
Tem razão. O tubo é direto mesmo. Como vou mudar os para-choques, vou fazer o q disse mesmo.

Andrei Hasse
18/12/2011, 11:34
Tem razão. O tubo é direto mesmo. Como vou mudar os para-choques, vou fazer o q disse mesmo.

Posta fotos depois para nós ver o resultado da empreitada, vai pintar o chassi?

TFelipe
18/12/2011, 16:42
caraca, tu arrancou toda carroceria fora pra fazer isso? isso deve dar uma mão de obra do caramba, se não for pedir de mais, te cobraram quanto pelo serviço?

aproveita que já tirou tudo de cima e bota uns calços de 1" na carroceria

aryrj
18/12/2011, 19:57
Felipe!!!! Claro que não!!! Estava procurando uma foto do tubo por trás pra entender como funciona! Esse nem é meu carro!
Fui desmontar pra desamassar o tanque e me deparei com o tubo ferrado. Vou fazer o que disse: cortar o tubo, umas 2" antes e depois da tal caixa, embutir um tubo de aço, direto e soldar nas pontas. Só isso!:):):)

aryrj
19/12/2011, 12:58
caraca, tu arrancou toda carroceria fora pra fazer isso? isso deve dar uma mão de obra do caramba, se não for pedir de mais, te cobraram quanto pelo serviço?

aproveita que já tirou tudo de cima e bota uns calços de 1" na carroceria

Vc viu em algum lugar um kit de 1" pra carroceria? Muito me interessa. Até hoje só vi de 2"...

TFelipe
19/12/2011, 13:07
se o rodrigo ou o fabil não tiverem em linha eles devem fazer para você, mas de qualquer forma é basicamente só um calço de nylon, corta ele no meio e pronto... tem uns parafusos também, se eles tiverem rosca o suficiente é só cortar 1" mais curto... mas devido ao alto preço de montagem não sei se vale a pena colocar só 1"

aryrj
19/12/2011, 15:11
Os originais, de que são feitos? Parecem de borracha de pneu...
Perguntei de curiosidade
Mas meu problema é que os parafusos da carroceria estão fora de prumo! Mas não me dão nenhum contratempo... inclinados, vc olhando por cima, cerca de 0,3cm, o que faz com que meu eixo traseiro pareça estar 10mm mais para direita. Eu queria mexer nisso.

Sente o drama...

aryrj
19/12/2011, 20:53
Onde se lê "mais à direita", leia-se "mais à esquerda".

aryrj
01/02/2012, 07:48
Posta fotos depois para nós ver o resultado da empreitada, vai pintar o chassi?

Acho que tá bom assim...:)

mairo
01/02/2012, 09:46
cara, achei que o meu vitara tinha este defeito de desalinhamento da carroceria, mas com o seu relato, é mais um que fala disso, até fiquei mais descansado, é problema de vitara mesmo, no meu tbm os parafusos da carroceria estão inclinados, e a carroceria um pouco desalinhada, mas não é para os lados e sim para frente, noto isto na paralama dianteiro, no lado direito a distancia entre ele e a roda é maior que no lado esquerdo, pensei que poderia ser uma balança torta, mas olhando por baixo vi os parafusos inclinados!

aryrj
01/02/2012, 14:18
Mairo, essa coisa de desalinhamento é f... mas não pode ser normal isso, cara!

Já pensei em desmontar tudo e alinhar... consegui inclusive os projetos originais do chassis, com as distâncias certas em diagonal, entre os pontos de fixação da carroceria, prá poder checar tudo... Mas qdo penso no trabalho que vai dar... desisto. Sem contar no custo de mão de obra!

Fico repetindo pra mim mesmo: qdo resolver colocar um BL, aí faço tudo de uma vez.

Pior é que não tenho a menor vontade de colocar BL nenhum!:)

P.S.: Sabe que isso é característico de carros tombados?

mairo
02/02/2012, 07:35
nao só tombados, mas tbm batidos, estou vendo pra levantar a carroceria bem em seguida e tentar corrigir o defeito! mas então tem bastante vitara acidentado pq varios ja reclamaram da mesma coisa!

suzukao4x4
02/02/2012, 08:10
Meu sidekick é tombadinho pra esquerda... Quando vc olha ele de frente da pra ver claramente, mas nunca me deu problema nao e o meu carro nunca tombou/bateu (forte)

aryrj
02/02/2012, 08:21
Suzukao, "tombado" é diferente de desalinhado.
Como assim, tombado? Quer dizer mais alto de um lado do que do outro? Se for, pode ser calço de carroceria ou suspensão.

O gozado no meu caso é que na frente não tem desalinhamento nenhum ou se tem é tão pouco que não dá pra perceber... conclusão: tô andando de lado, tipo cachorrinho!
Não sinto absolutamente nada na direção, tampouco nos freios, em qualquer velocidade, na estrada ou na rua... tudo retinho.:pensativo:

mas.marco
02/02/2012, 13:28
misterios da meia noite e vc nao sabe nunca, quem vai e quem foi...

meu falecido sidekick 97 tbm tinha isso, pro lado esquerdo e td estava ok.
só se raros casos de carroceria desalinhada de fabrica.... vai saber....

aryrj
02/02/2012, 14:12
Só se desalinhamento for "original de fábrica"!:)

suzukao4x4
02/02/2012, 20:22
ééé ! O lado direito é mais alto que o esquerdo.. mas nunca me causou nenhum problema..

aryrj
03/02/2012, 09:53
As medidas que falei pro alinhamento da viatura. São de um manual em russo da suzuki, o mais completo que já vi. Pena que não dê pra enterder nada, mas as figuras e medidas, dá.

Fabil
05/02/2012, 11:56
passa o link de onde vc baixou esse manual ai..

aryrj
05/02/2012, 12:27
Não baixei...me deram.
Se fosse pra baixar, não baixava; são quase 400 páginas em alta resolução.

aryrj
06/02/2012, 19:00
Acho que tá bom assim...:)

Pronto! Exatamente como me foi sugerido! Ficou muito bom!

aryrj
11/02/2012, 15:58
Quem precisar fazer o mesmo, aproveita e enche o tubo de graxa, fechando o mesmo com um tampão de borracha, colada com veda junta... e nunca mais pense nisso...