Ver Versão Completa : F-75 esquentando muito
Marcelo Lopes
29/06/2005, 09:41
Galera,
De dêem uma luz...
Estou com uma F-75, com motor GM 4.1 / gasolina com um radiador até superdimensionado para ele. Porém, como tivemos que "abrir" o cofre para a colocação do motor / flange / cambio, a hélice ficou um pouco longe do radiador, o que acredito deve ser o meu problema de supraquecimento.
Em movimento não tenho nenhum problema, ela mantêm a temperatura normal, mas quando o transito pára ( coisa rara em São Paulo ), ela começa a subir vagarosamente, mas se deixar ferve.
Minha pergunta é a seguinte :
O que é melhor ?
1) Recuar o radiador para "encostar" na Hélice.
2) Colocar uma coifa para canalisar o ar para a Hélice. Qual coifa colocar ? Alguém sabe onde posso encontrar uma ?
3) Colocar uma ventoinha elétrica ( mas se encher de barro... :?
Aguardo sugestões...
Ricardo Bambhoo
29/06/2005, 19:31
Marcelo, voce presisa fazer o seguinte:
1- Recuar o radiador é uma boa e é fácil, é so colocar uns espaçadores (pedaços de tudos ou caninhos cortados) entre o radiador e onde vão as porcas.
2 - Colocar a coifa provavelmente resolve seu problema. Como não sei qual radiador voce colocou fica díficil dizer qual a coifa certa. Se for um modelo de radiador que originalmente não tem coifa, vai ter que adaptar.
3 - Na minha coloquei uma ventoinha elétrica e tive os seguintes benefícios: baixou o consumo de combustível, parou de fazer o barulho infernal, melhorou a aceleração, pois o motor ficou mais solto.
Observação extra:
Varetar o radiador: um especialista vai "abrir a tampa" do radiador e limpar os dutos (isto se ele estiver sujo, o que não é difícil). Fiz isto na minha e melhorou muiiiiiito.
beleza !
Marcelo Lopes
29/06/2005, 21:20
Ricardo,
1) O radiador e' novo. Troquei a agua faz 5 dias pensando em sujeira.
2) Qual ventoinha vc colocou ?
cristiano
30/06/2005, 08:32
Eu colocaria uma defletor como esse http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?iid=1&codigo_produto=BD5B8146A&pid=222E33CE601F44059A03A9E440D7905F17066357
Eu adicionaria mais um item no check list do Ricardo:
- Dimensionamento do Escapamento: Se estiver mal dimensionado para o motor a tendência é o aquecimento gradual do motor, leve a um especialista em escapamentos para verificar se não está restringindo o escape.
Um abraço,
Marcelo Lopes
02/07/2005, 20:26
Porque não me aconselham a ventoinha elétrica ?? Qual modelo poderia adaptar ?
Marcelo Lopes
04/07/2005, 09:34
Ricardo,
Aonde vc mandou fazer a adaptação da ventoinha ? Estou procurando como louco as oficinas de radiadores e ar condicionado, mas os caras só sabem trocar peça. Adaptações ninguém quer fazer...
Sou de Sampa tb !
Ricardo Bambhoo
07/07/2005, 14:53
Aonde vc mandou fazer a adaptação da ventoinha ? Estou procurando como louco as oficinas de radiadores e ar condicionado, mas os caras só sabem trocar peça. Adaptações ninguém quer fazer...
Marcelo, quem fez a adaptação foi um eletricista amigo meu. Foi um serviço meia boca (a ventoinha AINDA está presa com arames no radiador :mrgreen: ) mas ficou funcionando perfeitamente. É ventoinha de Vectra.
No seu caso, pelo que vi, tem espaço de sobra entre radiador e motor, então encontrar a ventoinha "certa" não será difícil. Basta encontrar uma com helices grandes e coisa e tal.
Você precisa levar o radiador em um especialista que vai "instalar" o cebolão do radiador (acho que é um termostato). Neste caso voce precisa saber a temperatura de trabalho de seu motor pra saber qual cebolão (em qual temperatura ele "arma") vai instalar. Neste caso, o eletricista vai dizer qual o cebolão correto.
Adaptação é aquela coisa: nem sempre tem receita certa.
OBS: também troquei o escapamento completo, coloquei um dimensionado da Truck Race.
Marcelo Lopes
07/07/2005, 15:19
Ricardo,
Valeu a dica. O que fiz foi o seguinte :
1) Mantive a hélice original, pois apesar de pequena e insuficiente para o transito pesado ou trilhas, se comporta bem quando com o carro em movimento e principalmente não é sujeita a panes elétricas.
2) Instalei uma ventoinha menor na frente do radiador, soprando o ar para dentro do cofre. A adaptação ficou perfeita e quase não pode ser vista de fora.
3) Coloquei um cebolão no radiador e liguei a ventoinha nela.
Assim, estou com os dois sistemas. Se der pau na elétrica pelo menos ainda tenho a mecânica.
O problema já está resolvido. Não esquenta mais, mesmo no transito pesado.
Próximos passos, para melhorar ainda mais : Trocar a hélice pela da C10/C20, que é maior, pois pretendo colocar um ar condicionado na "Jabiraca".
Valeu as dicas !!
Ricardo Bambhoo
07/07/2005, 16:48
Marcelo, me diz uma coisa, a sua hélice faz muito barulho ?
A minha eu troquei pq o barulho era totalmente infernal, não tinha a menor condição de se ouvir qq coisa dentro da cabina, acho que a adaptação do motor X radiador deu algo mais ou menos errado, pois não tinha a coifa, sei lá. Sei que o barulho era a pior coisa do mundo :evil: !
OBS: ventoinha na frente facilita o acumulo de lama na trilha, "fica esperto" !
Marcelo Lopes
07/07/2005, 17:49
Ricardo,
Minha hélice não faz barulho não... talvez porque ela seja a pequena, de plástico. Quando eu trocar pela grande te conto.
Quanto a lama, eu sei que a ventoinha na frente pode acumular, mas eu preferí não dispensar a mecânica pela segurança de sempre ter alguma refrigeração mesmo que a elétrica vá pro vinagre...
também tenho problemas de aquecimento, o motor 6cil do opala parece uma panela de pressÃo na trilha, qndo na estrada tudo bem...
O radiador é o original ainda, da Willys overland, e quero colocar o do opala mesmo, ou maior, mas não sei como fazer a fixação, alguém tem fotos de um "radiadorzão" em f 75?
André-4WD
02/01/2006, 22:24
Gente:
Na Fiona eu tenho um 250s e o radiador era de maverick 4cc original. Nunca tive problemas na cidade ou estrada. como tava com alguns vazamentos mandei reformar e por recomendação do mecanico acabei botando uma terceira colmeia ( q segundo ele nao teria problema nenhum!) :discordo:
Bom, em duas trilhas, a tampa do vaso de expansão ( de corcel II) soltou pelo excesso de pressao e o liquido ( agua + etilenoglicol) fervia.
No relogio de temperatura nem mexe o ponteiro. Detalhe: relogio original aferindo temperatura de motor opala 6cc e o cebolão de opala 6cc.
Pergunto:
- Devo instalar um outro relogio de temperatura? existe especifico para opala 6cc?
- Penso em instalar uma ventoinha eletrica na frente do radiador, ligada na chave no painel. Ligaria a dita cuja em situações de trilha e depois desligaria. O que acham? Ja ouvi dizer que a ventoinha do ar condicionado do vectra ou omega sao as melhores!
abraços,
andre
EU COLOQUEI UMA VENTUINHA ELETRICA P/ AJUDAR NA REFRIGERAÇÃO
O ROTOR DA BOMBA DÁGUA QUE MOVIMENTA A AGUA DENTRO DO MOTOR E RADIADOR, ACOSTUMA IR DIMINUINDO (CORROENDO) POR CAUSA DA FERRUGEM, SE NADA ADIANTAR VALE A PENA DESMANCHAR A BOMBA E VERIFICA-LA.
André-4WD
11/03/2006, 21:14
Grande Edwint!!
Faz 3 meses que mexi no radiador todo e na ocasiao foi verificado mangueiras e bomba da agua. eu coloquei uma terceira colmeia no radiador do maveco 4cil (que foi o que estava instalado na Fiona).
O vaso de expansao que botei do corcel II ja desativei e agora vou botar o sistema que tinha nos opalas, C10-C20 1985-1996 e nos caminhoes chevrolet D60, D70 dessa epoca tb. É o mesmo principio do esquema do Corcel, mas o recipiente é maior e a tampa não é tao vedada qto a do corcel, permitindo saida do ar quandoa pressao aumentar demais.
Alem de tudo isso, comprei uma ventoinha do Gol Geração III que cabe bem direitinho na frente do radiador da rural. Ainda nao coloquei mas pretendo fazer em breve, ate pq tem trilha a vista :concordo: :concordo:
Depois conto o que deu, valeu!!!
Sds,
Andre
Arnaldo Tomazetti
12/03/2006, 00:29
Comece checando primeiro o que é mais fácil de resolver:
1º Se a ignição está no ponto, se estiver atrasada esquenta
2º Vê se o diafragma do avanço da mesa não está furado, confira o vácuo da mangueirinha também
3º Confira se a válvula termostática está abrindo, faça o teste colocando água pra ferver (no fogão) deixe a válvula termostática dentro d'agua enquanto esquenta, sem deixar encostar no fundo da vasilha, e coloque um termômetro dentro também (sem encostar no fundo da vasilha), a temperatura vai subir gradativamente, quando a válvula abrir, confira no termômetro com quantos graus ela abriu, normalmente uns 80° é o ideal, se for uma de 90°, troque por uma de 80°, mesmo quando novas, tiradas da caixa, as vezes vem com defeito.
4º Faça uma limpeza no sistema de arrefecimento e coloque etileno glicol
Via de regra, essas providências devem resolver o problema. :D
Milton Bley Junior
16/05/2007, 19:39
Tenho uma pick up willys (f-75) com motor 4.1 tambem, e luto já há uns 2 anos com o problema do aquecimento!!
Passeando com ela não tenho problema, porém, quando entre na trilha pesada, a temperatura vai a 100 graus, com a ventoinha elétrica trebalhando sem parar, até que eu de uma aliviada!
Uso o radiador do opala 4.1 com a ventoinha elétrica e mesmo assim a pickup esquenta!
Todos que tem motor 6 de opala (que eu conheço) reclamam da alta temperatura!
Vou tentat um radiador da ranger v6 com mais uma ventoinha de ar condicionado na frente para ver o que dá!
Mas independente da temperatura alta, não existe motor melhor para patinas nas trilhas pesadas!!
Ps: fot sem o snorkel!
No meu engesa que é 4.1S, coloque a hélice do jeep com 6 pás, pois tenho ar condicionado, tive que refurar a mesma pois existe uma diferença na furação.
É só levar a polia num torneiro que ele faz a furação na hélice.
acabou a esquentação.
Abraços.
Kim.
Milton Bley Junior
18/05/2007, 12:32
Meu problema é na trilha!!lá esquenta!
Em passeios a ventoinha não chega a nem ligar!!
Fala meu povo!!!!!
Bom... domingo, dia 30/09 fui dar umas voltas com o pessoal do Ctba4x4 em Campo Magro, região metropolitana de Curitiba. Lá fomos fazer a trilha da Igrejinha que tá com umas erosões bem divertidas. O único problema é que acabei dando um solavanco no eixo dianteiro da Rural e a ventoinha, que é de metal e ligada direto no eixo da bomba d'água entrou no radiador sem pedir licença. Resumindo: uma ventoinha de metal com duas pás bem tortas e um radiador de 5 colméias com 3 delas bem danificadas. Levei num cara aqui em Ctba mesmo e ele arrumou o radiador deixando-o com apenas 3 colméias.
Já decidi que vou colocar ventoinha elétrica do véctra. Minhas dúvidas são:
1- esta ventuinha dá conta do recado pra um radiador de Rural com 3 colméias e motor Bf-161 à gasolina?
2- é fácil de adaptação?
3- se for pra trocar o radiador. Qual devo colocar (com ventoinha elétrica)?
4- Alguém tem fotos de adaptação de ventoinha de vectra em Bf-161?
Abraços.
Seguinte.
Fim de ano esta ai e com ele vem aquele que surgiu para salvar a todos. Sim, é ele: O 13° salário!!!!!!
Bom... 13° no bolso + bonificações = dinheiro sobrando pra gastar com a Aleluia.
Fui em uma auto-peças, mais conhecida como ferro-velho, e o cara que me atendeu tinha uma ventoinha de Vectra que tava toda fudssss. Ai ele me mostrou uma ventoinha do Palio Fire que estava no plástico (zeradinha da Silva). O diâmetro de hélice é o mesmo e as rotações são iguais (estas ventoinhas do radiador tem duas velocidades). Estava pensando em colocar esta mesmo (do Palio) e deixar ela acionando na maior velocidade pelo cebolão e na menor velocidade pelo painel.
Minha única dúvida é se preciso do suporte original para fazer a instalação (mais fácil) ou é melhor eu comprar só a hélice com o motor e adaptar um suporte, feito em serralheiro.
Abraços.
Ronaldo Petri
10/12/2007, 22:52
Ricardo,
Valeu a dica. O que fiz foi o seguinte :
1) Mantive a hélice original, pois apesar de pequena e insuficiente para o transito pesado ou trilhas, se comporta bem quando com o carro em movimento e principalmente não é sujeita a panes elétricas.
2) Instalei uma ventoinha menor na frente do radiador, soprando o ar para dentro do cofre. A adaptação ficou perfeita e quase não pode ser vista de fora.
3) Coloquei um cebolão no radiador e liguei a ventoinha nela.
Assim, estou com os dois sistemas. Se der pau na elétrica pelo menos ainda tenho a mecânica.
O problema já está resolvido. Não esquenta mais, mesmo no transito pesado.
Próximos passos, para melhorar ainda mais : Trocar a hélice pela da C10/C20, que é maior, pois pretendo colocar um ar condicionado na "Jabiraca".
Valeu as dicas !!
Olá...qual ventoinha você usou e quanto gastou? Estou querendo fazer algo semelhante no meu ohc que dá uma esquentada em trânsito pesado.
Ronaldo Petri
10/12/2007, 22:59
Seguinte.
Fim de ano esta ai e com ele vem aquele que surgiu para salvar a todos. Sim, é ele: O 13° salário!!!!!!
Bom... 13° no bolso + bonificações = dinheiro sobrando pra gastar com a Aleluia.
Fui em uma auto-peças, mais conhecida como ferro-velho, e o cara que me atendeu tinha uma ventoinha de Vectra que tava toda fudssss. Ai ele me mostrou uma ventoinha do Palio Fire que estava no plástico (zeradinha da Silva). O diâmetro de hélice é o mesmo e as rotações são iguais (estas ventoinhas do radiador tem duas velocidades). Estava pensando em colocar esta mesmo (do Palio) e deixar ela acionando na maior velocidade pelo cebolão e na menor velocidade pelo painel.
Minha única dúvida é se preciso do suporte original para fazer a instalação (mais fácil) ou é melhor eu comprar só a hélice com o motor e adaptar um suporte, feito em serralheiro.
Abraços.
Amigo, esta ventoinha é própria para ficar na frente do radiador (soprando) ou atrás do radiador (chupando)?
Marcelão 1
11/12/2007, 01:17
também tenho problemas de aquecimento, o motor 6cil do opala parece uma panela de pressÃo na trilha, qndo na estrada tudo bem...
O radiador é o original ainda, da Willys overland, e quero colocar o do opala mesmo, ou maior, mas não sei como fazer a fixação, alguém tem fotos de um "radiadorzão" em f 75?
Meu problema é só na estrada, na trilha e no transito não esquenta.
No meu carro o motor é 4.1 c20 coloquei um radiador do santana e deixei a helice original e coloquei uma eletrica do brava com ar.
Vou usar uma dica que vi aqui e mandar olhar o escapamento do rura.
Bom, acho que com o que passei com meu OHC eu posso dar uma contribuida aqui no tópico.
Meu motor fervia só de ficar 15 minutos ligado na garagem. Como é motor que nunca foi aberto(tem 90.000km original), resolvi dar uma checada na bomba d'água. Tava um xuxuzinho(ver foto 1), num sei nem como ela mandava água(acho que um mandava nada mesmo). Coloquei uma nova(peça argentina que custa metade da Urba nacional).
Depois disso já não fervia tão rápido, mas jogava a aguá fora quase toda. Era a tampa do radiador sem pressão. Coloquei uma importada com valvula de alivio e de 13 lbs. Melhorou mas ainda esquentava muito.
Revisão de radiador(Maverick 4 cil) com instalação de cebolinha de 76°/86°
Instalação de ventoinha de Santana e retirada da helice original(usei duas barras chatas e parafusos+porcas pra fixá-la no quadro do radiador)
troca das mangueiras velhas por causa do aumento da pressão de trabalho
valvula termostática original nova
eu mesmo fiz toda a instalação
Resultado:
Não me incomodei mais com este problema. Motor não esquenta mais, não joga mais água pelo ladrão do radiador. Não faz mais o barulho de avião nem a ventania por causa da helice original.
Já fiz o teste e larguei ele funcionando por mais de 1 hora parado aqui na garagem
tem uma fotos do radiador com a tampa nova e a cebolinha instalada no lugar onde vinha um parafusinho de dreno.
Amigo, esta ventoinha é própria para ficar na frente do radiador (soprando) ou atrás do radiador (chupando)?
Ronaldo.
Está ventoinha chupa o ar. É a ventoinha do radiador do Palio Fire. Minha conclusão, depois de ter lido várias mensagens em vários tópicos sobre o assunto, é que ventoinha de ar condicionado (a que empurra o ar), só serve pra dar um apoio, ela sozinha não serve. Vou ver se até o final do mês vou lá no ferro-velho e compro do cara.
Até agora as ventoinhas elétricas que tenho certeza que dão adaptação nos motores BF-161 são: Palio Fire, Vectra, Astra, S-10.
Ainda fiquei sem resposta!!! Será que um radiador de Rural, que original tem 5 colméias, dá conta do recado com apenas 3 colméias?????
Abraços
Marcelão 1
13/12/2007, 22:14
Ronaldo.
Está ventoinha chupa o ar. É a ventoinha do radiador do Palio Fire. Minha conclusão, depois de ter lido várias mensagens em vários tópicos sobre o assunto, é que ventoinha de ar condicionado (a que empurra o ar), só serve pra dar um apoio, ela sozinha não serve. Vou ver se até o final do mês vou lá no ferro-velho e compro do cara.
Até agora as ventoinhas elétricas que tenho certeza que dão adaptação nos motores BF-161 são: Palio Fire, Vectra, Astra, S-10.
Ainda fiquei sem resposta!!! Será que um radiador de Rural, que original tem 5 colméias, dá conta do recado com apenas 3 colméias?????
Abraços
O radiador de rural com todas as colméias já esquenta demais , imagina só com 3.
Agora eu acertei a minha , comprei um cacho p descarga com saida 3x2 e ela realmente parou de esquentar na estrada , na trilha ela já não esquentava , e olha que ela está com radiador de santanna ( com ar e dh, o grande ) ela já tinha uma ventuinha auxiliar de brava que sopra muito , vale a pena vc dar uma olhadinha , e vaso expansor de gol , agora estou super satisfeito.
O radiador de rural com todas as colméias já esquenta demais , imagina só com 3.
Agora eu acertei a minha , comprei um cacho p descarga com saida 3x2 e ela realmente parou de esquentar na estrada , na trilha ela já não esquentava , e olha que ela está com radiador de santanna ( com ar e dh, o grande ) ela já tinha uma ventuinha auxiliar de brava que sopra muito , vale a pena vc dar uma olhadinha , e vaso expansor de gol , agora estou super satisfeito.
Marcelão 1.
O que vc quis dizer com cacho para descarga com saida 3x2????
abraço
Marcelão 1.
O que vc quis dizer com cacho para descarga com saida 3x2????
abraço
O pessoal aqui em Minas chama coletor de escape dimensionado de cacho.
Estranho né? hehe!
e não seria 6X2 não?
O loco!!!!!
Sabe que eu até suspeitei disso no começo. Só achei melhor perguntar que é pra não restar dúvidas. Hehehehehe.
Pois é Dogder!! não seria 6x2? Uma vez que, o motor BF-161 é em linha e as saidas são todas do mesmo lado e uma próxima da outra???
Ah!!! Só a nível de conhecimento, fiz um orçamento pela net de um radiador novo, completo, com 5 colméias. O fabricante é a Radiadores Visconde e é revendido pela Climer, custa a pequena bagatela de R$820,00 (sem o frete).
Abraços.
Ronaldo Petri
27/12/2007, 20:18
Pessoal, acabei de instalar uma ventoinha na frente do radiador (entre a grade e o radiador). Eu deixe a hélice que já estava (do chevete) e coloquei a ventoinha auxiliar elétrica na frente. Eu fui no ferro velho procurar uma própria para trabalhar do outro lado do radiador como não achei comprei a comum mesmo que trabalha atrás, só que a instalei invertida, o único problema é que ela não ficou colada no radiador devido ao motor da ventoinha, mas mesmo assim até o momento o resultado está se mostrando muito positivo. Sobre a instalação elétrica, a deixei ligada no cebolão e uma chavinha no painel caso o cebolão dê algum problema.
JOYROBERTO
07/02/2012, 15:53
gostaria de saber q ar condicionado em consigo adaptar na f75????
alguem tem um dica de qual é mais barato ???
e tbm a minha pick up eskenta demais um mecanico aki da cidade falo pra eu colocar uma elice de 6 apa será q resolve ????
se não resolvesse era pra eu tirar o sensor termostatico que resolveria isso !!! será sou novo no ramo da trilhas
Denilsom
08/02/2012, 12:13
Colega voçe não citou qual motor esta na sua F 75 original ou adaptado? para podermos dar opiniao sobre possiveis soluçoes, agora o mecanico que falou para tirar a valvula termostatica é pé duro, não concordo com isso. abraço
gostaria de saber q ar condicionado em consigo adaptar na f75????
alguem tem um dica de qual é mais barato ???
e tbm a minha pick up eskenta demais um mecanico aki da cidade falo pra eu colocar uma elice de 6 apa será q resolve ????
se não resolvesse era pra eu tirar o sensor termostatico que resolveria isso !!! será sou novo no ramo da trilhas
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