Ver Versão Completa : Bloco quebrado
sales.ivo
04/12/2011, 13:29
Boa dia a todos,
Senhores, sou dono de um sidekick 1.6 16v, e isso aconteceu com o bloco do meu motor, alguém já viu esse tipo de problema, nunca vi nada parecido acontecer a um bloco de motor...
alguém sabe porque teria acontecido, se tem como reparar, ou se ai já era e só um novo mesmo?
http://img854.imageshack.us/img854/957/img0046az.jpg
http://img713.imageshack.us/img713/7446/img0047au.jpg
http://img51.imageshack.us/img51/1803/img0048ar.jpg
http://img847.imageshack.us/img847/6743/img0049avk.jpg
Sds,
Solda. Fica perfeito. Se vc estivesse no RJ, tava feito. Mas tira umas fotos melhores.
sales.ivo
05/12/2011, 09:49
Vou tirar umas fotos melhores Aryrj, essas foram com um celular fuleiro...
Solda? Eu consultei uma "boa" retifica e eles me disseram que nessa região fica complicado por causa das altas temperaturas que o bloco atinge, que iria ocorrer uma dilatação diferencial que poderia causar o aparecimento de novas trincas na região...
Vou procurar outra retifica aqui para ter uma segunda opinião.
Alguem conhece alguma boa para indicar aqui em Salvador?
Obrigado Novamente.
Caros,
pelo excesso de ferrugem nos veios de água, aparentemente este motor rodou sem o fluído e a proporção correta do liquido de arrefecimento (mínimo de 30% de fluído longa vida). Não sei se no ponto de ruptura havia passagem de água, pois com fluído incorreto existe deterioração do bloco por corrosão e cavitação.
Os depósitos de ferrugem nas passagens de água também diminuem o coeficiente de refrigeração do bloco e do cabeçote.
Apesar de não termos temperaturas congelantes, é fundamental andar com 30 até 50% de fluído misturado a água destilada no sistema de arrefecimento, garantindo a lubrificação da bomba d'agua, longevidade das mangueiras, saúde da tampa do radiador e o mais importante; prevenção contra corrosão.
Em motores com bloco de aço e cabeçote em alumínio é fundamental usar sempre fluído de qualidade, pois existe uma diferença eletrolítica entre os metais, gerando um efeito "bateria" que termina por corroer o bloco.
Ideal neste caso seria bom procurar um bloco novo ou semi.
Abraços
Clemente
sales.ivo
05/12/2011, 11:30
Obrigado pela opinião Clemente, eu ainda estou tentando entender como isso aconteceu, porque o carro estava teoricamente em dia, com água e oléo nos niveis recomendados.
Realmente pode ter havido da minha parte uma falta de cuidado com o liquido de arrefecimento, mas será que apenas isso seria suficiente para a falha?
Estou a procura de outro bloco para o motor, alguem tem ideia de preço?
Obrigado novamente!
Esse motor não é aço e alumínio... é todo em alumínio.
Pode ser soldado, com tranquilidade (mas não é qq um que faz) embora um novo bloco sempre seja mais indicado. O difícil é achar um.
Outro caso é o seu cabeçote. Como ele está? A pergunta é só pra confirmar, pois do jeito que está a junta...
A ajuda que posso lhe dar é colocá-lo em contato com o dono da retífica que faço meus motores. É aqui no RJ, mas ele é um engenheiro mecânico cuja oficina tem "apenas" 54 anos, no mesmo lugar! Com as facilidades de transporte hoje em dia, quem sabe. É de extrema confiança. Se quiser, é só falar.
sales.ivo
05/12/2011, 14:12
O cabeçote sofreu um pequeno dano, mas nada que um preenchimento com solda, uma faceada no local e um polimento não resolvam.
Meu medo em recuperar o bloco é porque eu não sei qual foi a causa do defeito, então tenho medo do bloco também estar fragilizado em outros pontos.
Mas ajudaria bastante se você pudesse me passar o contato dessa retífica para que eu possa conversar com o dono e ver qual a opinião dele.
Vou passar na oficina pra tirar umas fotos melhores.
Abraços
O cabeçote sofreu um pequeno dano, mas nada que um preenchimento com solda, uma faceada no local e um polimento não resolvam.
Meu medo em recuperar o bloco é porque eu não sei qual foi a causa do defeito, então tenho medo do bloco também estar fragilizado em outros pontos.
Mas ajudaria bastante se você pudesse me passar o contato dessa retífica para que eu possa conversar com o dono e ver qual a opinião dele.
Vou passar na oficina pra tirar umas fotos melhores.
Abraços
Pra ter certeza que o cabeçote não sofreu nada além do que tá visto, antes de fazer o serviço de solda e faceamento peça pra fazer um teste de trincas. :concordo:
Tá certo o Elisson. Seria recomendável.
Só não sei como ele é feito, além da inspeção visual, pois se existirem trincas, certamente estão marcadas no bloco.
De qq forma, dá uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92681-bloco-motor-rachado-vitara.html
Lá vc vê fotos de alguns "estragos"...:)
sales.ivo
06/12/2011, 15:06
Vou pedir sim pra fazer uma verificação mais completa no cabeçote, mas pelo meu teste do "olhômetro" parece que o problema foi localizado mesmo.
Consegui uma parte de força completa aqui em Salvador e vou trocar pela minha, desisti de reparar o bloco, eu não ia mais ter segurança na confiabilidade do motor.
@Aryrj - Que trato seu motor recebeu hein? meu sonho era fazer algo assim com o meu, mas por aqui ta dificil!
Só continuo com a duvida do motivo da quebra... mistério!
De qualquer forma obrigado a todos!
Abraços
É sales... meu motor só me faz rir... Mas já me fez chorar muito $$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!;)