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Ver Versão Completa : Bloco quebrado



sales.ivo
04/12/2011, 13:29
Boa dia a todos,

Senhores, sou dono de um sidekick 1.6 16v, e isso aconteceu com o bloco do meu motor, alguém já viu esse tipo de problema, nunca vi nada parecido acontecer a um bloco de motor...
alguém sabe porque teria acontecido, se tem como reparar, ou se ai já era e só um novo mesmo?

http://img854.imageshack.us/img854/957/img0046az.jpg

http://img713.imageshack.us/img713/7446/img0047au.jpg

http://img51.imageshack.us/img51/1803/img0048ar.jpg

http://img847.imageshack.us/img847/6743/img0049avk.jpg

Sds,

aryrj
04/12/2011, 14:42
Solda. Fica perfeito. Se vc estivesse no RJ, tava feito. Mas tira umas fotos melhores.

sales.ivo
05/12/2011, 09:49
Vou tirar umas fotos melhores Aryrj, essas foram com um celular fuleiro...

Solda? Eu consultei uma "boa" retifica e eles me disseram que nessa região fica complicado por causa das altas temperaturas que o bloco atinge, que iria ocorrer uma dilatação diferencial que poderia causar o aparecimento de novas trincas na região...

Vou procurar outra retifica aqui para ter uma segunda opinião.

Alguem conhece alguma boa para indicar aqui em Salvador?

Obrigado Novamente.

CGAUER
05/12/2011, 10:52
Caros,

pelo excesso de ferrugem nos veios de água, aparentemente este motor rodou sem o fluído e a proporção correta do liquido de arrefecimento (mínimo de 30% de fluído longa vida). Não sei se no ponto de ruptura havia passagem de água, pois com fluído incorreto existe deterioração do bloco por corrosão e cavitação.

Os depósitos de ferrugem nas passagens de água também diminuem o coeficiente de refrigeração do bloco e do cabeçote.

Apesar de não termos temperaturas congelantes, é fundamental andar com 30 até 50% de fluído misturado a água destilada no sistema de arrefecimento, garantindo a lubrificação da bomba d'agua, longevidade das mangueiras, saúde da tampa do radiador e o mais importante; prevenção contra corrosão.

Em motores com bloco de aço e cabeçote em alumínio é fundamental usar sempre fluído de qualidade, pois existe uma diferença eletrolítica entre os metais, gerando um efeito "bateria" que termina por corroer o bloco.

Ideal neste caso seria bom procurar um bloco novo ou semi.

Abraços

Clemente

sales.ivo
05/12/2011, 11:30
Obrigado pela opinião Clemente, eu ainda estou tentando entender como isso aconteceu, porque o carro estava teoricamente em dia, com água e oléo nos niveis recomendados.

Realmente pode ter havido da minha parte uma falta de cuidado com o liquido de arrefecimento, mas será que apenas isso seria suficiente para a falha?

Estou a procura de outro bloco para o motor, alguem tem ideia de preço?

Obrigado novamente!

aryrj
05/12/2011, 12:52
Esse motor não é aço e alumínio... é todo em alumínio.
Pode ser soldado, com tranquilidade (mas não é qq um que faz) embora um novo bloco sempre seja mais indicado. O difícil é achar um.
Outro caso é o seu cabeçote. Como ele está? A pergunta é só pra confirmar, pois do jeito que está a junta...

A ajuda que posso lhe dar é colocá-lo em contato com o dono da retífica que faço meus motores. É aqui no RJ, mas ele é um engenheiro mecânico cuja oficina tem "apenas" 54 anos, no mesmo lugar! Com as facilidades de transporte hoje em dia, quem sabe. É de extrema confiança. Se quiser, é só falar.

sales.ivo
05/12/2011, 14:12
O cabeçote sofreu um pequeno dano, mas nada que um preenchimento com solda, uma faceada no local e um polimento não resolvam.

Meu medo em recuperar o bloco é porque eu não sei qual foi a causa do defeito, então tenho medo do bloco também estar fragilizado em outros pontos.

Mas ajudaria bastante se você pudesse me passar o contato dessa retífica para que eu possa conversar com o dono e ver qual a opinião dele.
Vou passar na oficina pra tirar umas fotos melhores.

Abraços

Elisson
05/12/2011, 16:34
O cabeçote sofreu um pequeno dano, mas nada que um preenchimento com solda, uma faceada no local e um polimento não resolvam.

Meu medo em recuperar o bloco é porque eu não sei qual foi a causa do defeito, então tenho medo do bloco também estar fragilizado em outros pontos.

Mas ajudaria bastante se você pudesse me passar o contato dessa retífica para que eu possa conversar com o dono e ver qual a opinião dele.
Vou passar na oficina pra tirar umas fotos melhores.

Abraços

Pra ter certeza que o cabeçote não sofreu nada além do que tá visto, antes de fazer o serviço de solda e faceamento peça pra fazer um teste de trincas. :concordo:

aryrj
05/12/2011, 20:04
Tá certo o Elisson. Seria recomendável.
Só não sei como ele é feito, além da inspeção visual, pois se existirem trincas, certamente estão marcadas no bloco.

De qq forma, dá uma olhada nesse tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92681-bloco-motor-rachado-vitara.html

Lá vc vê fotos de alguns "estragos"...:)

sales.ivo
06/12/2011, 15:06
Vou pedir sim pra fazer uma verificação mais completa no cabeçote, mas pelo meu teste do "olhômetro" parece que o problema foi localizado mesmo.

Consegui uma parte de força completa aqui em Salvador e vou trocar pela minha, desisti de reparar o bloco, eu não ia mais ter segurança na confiabilidade do motor.

@Aryrj - Que trato seu motor recebeu hein? meu sonho era fazer algo assim com o meu, mas por aqui ta dificil!

Só continuo com a duvida do motivo da quebra... mistério!

De qualquer forma obrigado a todos!

Abraços

aryrj
06/12/2011, 17:30
É sales... meu motor só me faz rir... Mas já me fez chorar muito $$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!;)