Ver Versão Completa : S10 mwm 2.8l não pega
Boa noite amigos.
Tenho a minha S10 (motor MWM TD 2.8l) desde 0k (ano 2003), sem que nunca houvesse apresentada falha mecânica.
Para minha decepção, hoje, ao tirá-la de um lugar para o outro e tentar ligá-la novamente a mesma empacou e não pegou. Chegou as vezes a "rolar" um pouco o motor, mas logo em seguida morria.
O que fiz:
- sangria do filtro de diesel
- injeção de diesel diretamente no filtro
- abertura parcial da porca de um ciilindro
- (por fim) fui rebocado e dei algumas voltas no condomínio
Todas as tentativas foram no sentido se tentar a expulsão de eventual entrada de ar. Nenhuma delas obviamente surtiu efeito.
Meu vizinho, dono de picapes há longos anos, aventou hipótese de ser a bomba de combustível (que minha total ignorância mecânica sequer sabia que um carro a diesel possuia).
Procurei na internet por bomba de combustível (ele, meu vizinho, citou uma queima de um suposto solenóide dessa suposta bomba), mas não achei referência à mesma e sim, e somente, à bomba de injeção que é estupidamente cara.
Também testei fusiveis e necas!
Por favor, alguém teria sugestões?
Grato.
Booz
Carlos A. C. Azevedo
27/11/2011, 22:24
Tinha um cara que apareceu exatamente com o mesmo defeito, o carro apaga, gira o arranque, mas não pega de jeito nenhum, nem fumaça faz, foi a solenoide da bomba injetora que queimou e não deixou passar o diesel, é só levar pra alguma autorizada da bosch que os caras consertam rapido..
Walter L. L. Casitta
27/11/2011, 22:31
Essa válvula na S10 tem o chip anti furto. Tem que ver se o problema não relacionado com isso...
Antes de ir pagar minha$ pena$$ na Bosch será que poderia ser realmente defeito na bomba de alimentação? Vendo o desmontar de um motor MWM na internet,, vi que perto dela da bomba (não a injetora), há uma espécie de alavanca para 'sangrar" ar que possa ser retido pelo sistema.
RoadRunner
28/11/2011, 10:46
Olá Booz,
Da uma olhada no forum picapesgm.com.br, talvez tenha alguma coisa por la.
[]'s
RGamaJr_4x4
28/11/2011, 11:38
Booz,
confere os fusíveis também. Acredito que exista um fusível da solenóide ou até de um sensor do pedal de embreagem (na Ranger tem).
Pois é! Mas o caso é que ela chega a "virar", e trabalha por uns três segundos e depois apaga. Ou seja, há uma pequena injeção de combustível e depois é descontinuado, Daí, penso eu, creio não ser fusível e tenha a ver com ar ou mau funcionamento de bomba de alimentação.
Walter L. L. Casitta
28/11/2011, 18:03
Pois é! Mas o caso é que ela chega a "virar", e trabalha por uns três segundos e depois apaga. Ou seja, há uma pequena injeção de combustível e depois é descontinuado, Daí, penso eu, creio não ser fusível e tenha a ver com ar ou mau funcionamento de bomba de alimentação.
É o anti-furto mesmo...
Amigos.
Depois de já estar jogando a toalha e prevendo o pior fui agraciado com o ronco da "mimosa" novamente.
Por insistência do meu amigo e vizinho, usuário de muitos anos de picapes a diesel, tornamos a tentar o que ele supunha ser ar no sitema. Bem, gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor, enquanto - "chupeta" feita na picape dele - eu ligava constantemente o motor e ele abria porca por porca dos cilindros. No terceiro cilindro havia ar suficiente para encher um pneu, rssss. Também premi o pedal algumas vezes (várias vezes), até que efim ela manteve o motor.
Agradeço a todos que tiveram a consideração e deferência em oferecer opiniões, e que esta minha experiência sirva para mais alguém caso o mesmo ocorra.
Grato a todos.
Booz
Babou!
Depois de andar normalmente ontem, hoje, ela custou a "pegar", andou rateando e moriia o motor. Foi um custo trazê-la para casa sem reboque.
Amanhã, vou trocar o filtro de combustível (por intuição apenas) e mandar checar as mangueiras de alimentação e... rezar!!
"gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor"
Manda mata-mosquito na admissão (detefon é ótimo). Pega que é uma beleza, tanto em motor diesel, quanto em gasolina. É ótimo para não estragar o motor de partida.
Daniel
Amigos.
Depois de já estar jogando a toalha e prevendo o pior fui agraciado com o ronco da "mimosa" novamente.
Por insistência do meu amigo e vizinho, usuário de muitos anos de picapes a diesel, tornamos a tentar o que ele supunha ser ar no sitema. Bem, gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor, enquanto - "chupeta" feita na picape dele - eu ligava constantemente o motor e ele abria porca por porca dos cilindros. No terceiro cilindro havia ar suficiente para encher um pneu, rssss. Também premi o pedal algumas vezes (várias vezes), até que efim ela manteve o motor.
Agradeço a todos que tiveram a consideração e deferência em oferecer opiniões, e que esta minha experiência sirva para mais alguém caso o mesmo ocorra.
Grato a todos.
Booz
Walter L. L. Casitta
02/12/2011, 07:55
Amigos.
Depois de já estar jogando a toalha e prevendo o pior fui agraciado com o ronco da "mimosa" novamente.
Por insistência do meu amigo e vizinho, usuário de muitos anos de picapes a diesel, tornamos a tentar o que ele supunha ser ar no sitema. Bem, gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor, enquanto - "chupeta" feita na picape dele - eu ligava constantemente o motor e ele abria porca por porca dos cilindros. No terceiro cilindro havia ar suficiente para encher um pneu, rssss. Também premi o pedal algumas vezes (várias vezes), até que efim ela manteve o motor.
Agradeço a todos que tiveram a consideração e deferência em oferecer opiniões, e que esta minha experiência sirva para mais alguém caso o mesmo ocorra.
Grato a todos.
Booz
Que coisa sinistra. Jogar diesel direto no motor não adianta nada. Deu sorte de não ter causado um calço hidráulico. Aproveita que a picape tá andando e leva num bombista.
Não deixa o seu vizinho por a mão de novo, o sujeito pode ser determinado, mas é muito lambão.
E troca óleo urgente, se essa injeção de diesel tiver chagado ao carter o motor fica com a lubrificação prejudicada.
Esses problemas a gente tem que botar na mão de profissionais pra não arrepender depois.
Walter L. L. Casitta
02/12/2011, 07:57
"gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor"
Manda mata-mosquito na admissão (detefon é ótimo). Pega que é uma beleza, tanto em motor diesel, quanto em gasolina. É ótimo para não estragar o motor de partida.
Daniel
Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.
Pedro-GO
02/12/2011, 22:55
Tinha um cara que apareceu exatamente com o mesmo defeito, o carro apaga, gira o arranque, mas não pega de jeito nenhum, nem fumaça faz, foi a solenoide da bomba injetora que queimou e não deixou passar o diesel, é só levar pra alguma autorizada da bosch que os caras consertam rapido..
Já tive duas que deram este problema!!
Pode trocar o solenoide!
Costuma dar entre 100 a 130mil km..
A ultima milha deu na garajem, chequei a noite e de manha não pegou, puxando pegava e apagava e dava ar nos bicos!!
ulianderson
03/12/2011, 08:03
Amigo, sofri a um tempo atras com uma F250, apresentando o mesmo sintoma.
Verifica o pescador do tanque (acredito que tenha um pre filtro).
Na injetora, vc consegue retirar a chapa que protege o modulo dds (anti furto). Retirando ele, vc deve ligar a chave(sem dar partida) e medir com voltimetro 12V no cabo que sai dele para solenoide.
Se nao tiver 12v, e, nao tiver piscando a luz do imobilizador no painel, seu modulo dds foi pro pau. Se tiver, aproveita e testa a solenoide, ela dá um click quando sua bobina é alimentada.
Bom, ja dá pra eliminar muita coisa.
Pra frente aí pode ser bico travado aberto...e por ai vai....
Passei o sábado todo com ela sem que o problema tornasse a ocorrer. Aí, meu filho saiu com ela e de madrugada teve de deixá-la em um canto de rua. Segundo ele, ela demorou a ligar e depois andou alguns metros rateando até apagar e não pegar mais. Hoje, pela manhã, fui pegá-la com meu vizinho. Fizemos uma "chupeta" de bateria, pois meu filho fez cair a carga, e ela pegou de estalo.
Chegando em casa troquei o filtro e ela funcionou normalmente. Desliguei e ele, meu filho, quis sair novamente. Cadê que ela pegava? Depois de muito tentar ela pegou mas com o motor balançando como se estivesse trabalhando com somente três cilindros. Desliguei-a e mais tarde, só de pinima, fui testar e a danada ligou e trabalhou normalmente. Deixei-a ligada trabalhando um pouco. Passado um tempo a desliguei. Aí, tentei fazê-la pegar... NADA!
A propósito: o marcador de combustível está irregular (o que já meio normal na S10). Ora marca "reserva" ora tanque cheio, esta última marcação seria a correta.
ulianderson
06/12/2011, 13:45
Amigo, ainda acredito que pode haver algo na pescador do tanque. Desmonte e faça uma limpeza.
ulianderson
06/12/2011, 13:47
A proposito, quando disse que ela parecia funcionar somente com tres cilindros, ela tava com a Rpm normal na lenta ??
Se sim, reforça mais ainda a falta de fluxo de oleo diesel vindo do tanque.
ulianderson
06/12/2011, 13:48
digitei errado, a Rpm deveria estar menor no caso de falta de fluxo.
Daniel.Shimomoto
06/12/2011, 13:59
Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.
Mata mosquito (especialmente aqueles de lata preta) é querosene puro!!!!
Quanto ao WD40...outro dia um mecanico funcionou o Vitara da minha mãe com WD40....Nao precisa ser só carro diesel não!
Walter L. L. Casitta
06/12/2011, 14:06
Mata mosquito (especialmente aqueles de lata preta) é querosene puro!!!!
Quanto ao WD40...outro dia um mecanico funcionou o Vitara da minha mãe com WD40....Nao precisa ser só carro diesel não!
Se for o mata mosquitos ecológico não servem, são a base de água...
Em motores de moto e barco a gente joga WD40 pra saber se o problema é elétrico ou falta de combustível...
Tudo bem Walter?
Detefon (spray) é uma maravilha. Lembrando que não se pode abusar deste método, pois com certeza gera-se pré-ignição (batida de pino) no ciclo diesel.
Mas pega que é uma beleza. E muito bem. Dá para segurar o motor em baixa rpm só com ele.
Aqueles a base de água, nem sonhando pode-se usar.
Daniel
Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.
Walter, semana passada presenciamos uma situação interessante. he he
Um senhor de certa idade, dono sucata, sucateiro, estava recolhendo um material num pátio do Governo do Estado - ele havia comprado em leilões.
Estava com um caminhão diesel antigo, acho que da década de 30 ou 40, bem antigo, grandão e quadradão. O motor, parecia velho, mas velho! Deveria ser o original ainda. Era cheio de coisas de antigamente... Filtro de ar banhado a óleo (estava dentro da cabine), velas aquecedoras, bomba injetora gigante, todinho, todinho mesmo de ferro! O motor de partida tinha uma vareta de uns 70cm de comprimento.
Ele tinha uma técnica toda especial para fazê-lo pegar fácil: mandava detefon na admissão ha ha... É tiro e queda.
(deve substituir as velas aquecedoras ...)
Daniel
Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.
Pedro-GO
08/12/2011, 00:06
Passei o sábado todo com ela sem que o problema tornasse a ocorrer. Aí, meu filho saiu com ela e de madrugada teve de deixá-la em um canto de rua. Segundo ele, ela demorou a ligar e depois andou alguns metros rateando até apagar e não pegar mais. Hoje, pela manhã, fui pegá-la com meu vizinho. Fizemos uma "chupeta" de bateria, pois meu filho fez cair a carga, e ela pegou de estalo.
Chegando em casa troquei o filtro e ela funcionou normalmente. Desliguei e ele, meu filho, quis sair novamente. Cadê que ela pegava? Depois de muito tentar ela pegou mas com o motor balançando como se estivesse trabalhando com somente três cilindros. Desliguei-a e mais tarde, só de pinima, fui testar e a danada ligou e trabalhou normalmente. Deixei-a ligada trabalhando um pouco. Passado um tempo a desliguei. Aí, tentei fazê-la pegar... NADA!
Solenoide travando!
Todos os sintomas conferem.
Na minha gastei 530,00 já com uma raisão na bomba, so que ficou sem o code da chave ai tirei o fuzivel do code zero.
Selenoide codificada na autorizada 2.800.00!! putz
Obrigado Pedro pela sugestão.
Veja, ela está em um eletricista e ele diz que teve de chamar um "especialista" em S10. Até agora, passado três dias...NADA!
O solenóide foi testado, se havia corrente, e nada pesou contra ele. Inclusive eu dei esta mesma sugestão.
Segundo o mecânico, não há passagem de combustível da bomba ao motor. Daí, conclue-se que seria a bomba (o carro não tem 88.000Km ainda), mas ele ainda (nem eu, rss) se deu por vencido.
O mais estranho é que, se for mesmo a bomba injetora, fixa-se no fato de o carro as vezes andar normalmente e sem nenhum engasgo ou sinal de defeito, e outras vezes nem pega. Para mim, se fosse a bomba ela pararia de vez.
Amigo, ainda acredito que pode haver algo na pescador do tanque. Desmonte e faça uma limpeza.
Salve Anderson.
O mecânico ia tirar o tanque para examiná-lo, ainda não obtive retorno pois era no final da sexta.
A proposito, quando disse que ela parecia funcionar somente com tres cilindros, ela tava com a Rpm normal na lenta ??
Se sim, reforça mais ainda a falta de fluxo de oleo diesel vindo do tanque.
Quando ela trabalha assim o contagiros flutua o ponteiro para cima e para baixo.
meufuscagaiola
11/12/2011, 11:00
ja vi caminhao de um amigo com o mesmo poblema trocamos o filtro tiramos todo oleo do tamque [ mais agua q oleo ] trocamos de posto poblema resolvido
ulianderson
11/12/2011, 17:45
Solenoide travando!
Todos os sintomas conferem.
Na minha gastei 530,00 já com uma raisão na bomba, so que ficou sem o code da chave ai tirei o fuzivel do code zero.
Selenoide codificada na autorizada 2.800.00!! putz
Oi Pedro, blz.
Minha caminhonete está na mesma condicao da tua, sem o modulo DDS (anti furto).
Bom, aprecei esse modulo na concessionaria ford e custa em torno de 600,00.
Pesquisei muito a respeito dessa unidade DDS, e ate agora pelo que descobri, se tiver danificado somente ela, a programacao da mesma é automatica, ou seja, virou a chave alimentou a mesma, ela recebe o primeiro codigo e tá programada.
Sabe algo mais a respeito ??
Acredito que todas as bombas Ve da bosch usam a mesma DDS.
O mecãnico jogou a toalha e chamou um bombista que levou a bomba. A princípio ele achou que é um entupimento em uma espécie de rede filtro interna à bomba. Tomara que seja isto, pois o custo do reparo é bem menor.
Todas as manobras foram tentadas em vão. Caso seja realmente a bomba, e apontado o defeito, a solução eu posto aqui.
Booz
Pedro-GO
14/12/2011, 22:32
Oi Pedro, blz.
Minha caminhonete está na mesma condicao da tua, sem o modulo DDS (anti furto).
Bom, aprecei esse modulo na concessionaria ford e custa em torno de 600,00.
Pesquisei muito a respeito dessa unidade DDS, e ate agora pelo que descobri, se tiver danificado somente ela, a programacao da mesma é automatica, ou seja, virou a chave alimentou a mesma, ela recebe o primeiro codigo e tá programada.
Sabe algo mais a respeito ??
Acredito que todas as bombas Ve da bosch usam a mesma DDS.
blz Ulianderson;
Não sei dizer se é a mesma da Ford, mas se for ta um preço bom, ai vale deixar com CODE!
Na epoca só cotei na GM, era 2.800,00 e me falaram que tinha que levar a chave pra codificar!
SENHORES, O mecânico suou, percorrendo todo o trajeto possível de um provável entupimento (ele insistiu nisto e não queria crer que fossa falência da bomba).
Procedimentos:
1) tanque tirado e revisto pescador, sujeira visível no combustiível etc
2) perocorrido todo o trajeto de alimentação do combustível, chegando-se a conclusão derradeira que o motor não era alimentado.
3) finalmente, retirada a bomba, e em um pequeno filtro interno na bomba injetora, foi detectado entupimento total. Feito o desuntupimento solucionado o problema.
Custo: R$ 600,00 (incluindo-se que a bomba foi retirada para exame).
Creio, que com tudo isto e inclusive a retiratada da bomba foi uma custo "palatável". E a "mimosa" está outra, trabalhando até mais silenciosa e com menos vibração.
Obrigado a todos que colaboraram com sugestões e estímulo.
PROBLEMA RESOLVIDO
Booz
Nilson2911
07/01/2012, 18:59
Booz,
Estou com está mesma novela com minha s10, ano 2004.
Segunda-feira levarei a mesma ao mecanico de confiança para ver bomba e bicos.
Se for localizado o problema logo postarei o resultado.
Estava quase afim de desistir da caminhonete, já limpei o tanque 2 vezes, troca dos filtros, teste da bomba... Agora vou pro ultimo suspiro.
Desde que adquiri ela nunca trabalhou redondinho, isso acreca de 1 ano atrás já....
Abraço
Alex Gambiara
25/03/2012, 22:31
bom meu amigo. meu pai ja teve s-10 d-20 silverado todas deram esses simtomas as vezes entra asr no sistema de injeçao de diesel e quanto isso acontece nao tem diabo que faz pega entao o jeito é tirar os canos dos bicos e rodar o motor até sai diesel em todos. ao sair diesel em todos pode fechar os caninhos novamente e tente se nao for este o problema fica a dica.
Wesleikobelnik da Rocha
27/07/2016, 18:05
Eu to com um problema na s10 disel 2.8 que não pega na partida so no Chero ai a luz da injeção acendi ai ela Corta a aceleração
Wesleikobelnik da Rocha
27/07/2016, 18:08
Ja foi feito isto
Wesleikobelnik da Rocha
27/07/2016, 18:11
Ja pasei o escania ja torque censor D rotaçao bico bonba flauta dudo novo
Ola!
Tenho uma s10 2.8 com bomba 2004
Pela manha ela demora a pegar, e quando pega da uma nevoa de fumaça branca
com o motor funcionando um tempo ela para de sair fumaça e pega normalmente o dia todo.
Alguem Tem Ideia do que possa ser ???
Eduardopiri
31/01/2018, 12:04
Tenho uma frontier mwm 2.8 Eletronica,toda vez q vou da a partida pela manha custa pega , obs:depois de dez horas parada q custa pega, depois q pego pode da partida avontade, n -perdeu a força, nao da fumaça pegui 150km/h ela nao corta, testei a volvula do rail de Retorno pro tanque ela ta saindo diesel em marcha lenta, me falaram q n pode sair nd de diesel dela,so qundo a pressão no rail excede , pra fazer ela pega mais rapido na primeira partida solto a conexao de diesel de um bico dou a partida ai sair ar,ai pega mais rapido, coloquei o scanner n deu nd,sabe uq e? Sera q e a valvula de Retorno mesmo?
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