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Ver Versão Completa : S10 mwm 2.8l não pega



Booz
27/11/2011, 21:52
Boa noite amigos.

Tenho a minha S10 (motor MWM TD 2.8l) desde 0k (ano 2003), sem que nunca houvesse apresentada falha mecânica.
Para minha decepção, hoje, ao tirá-la de um lugar para o outro e tentar ligá-la novamente a mesma empacou e não pegou. Chegou as vezes a "rolar" um pouco o motor, mas logo em seguida morria.

O que fiz:
- sangria do filtro de diesel
- injeção de diesel diretamente no filtro
- abertura parcial da porca de um ciilindro
- (por fim) fui rebocado e dei algumas voltas no condomínio
Todas as tentativas foram no sentido se tentar a expulsão de eventual entrada de ar. Nenhuma delas obviamente surtiu efeito.

Meu vizinho, dono de picapes há longos anos, aventou hipótese de ser a bomba de combustível (que minha total ignorância mecânica sequer sabia que um carro a diesel possuia).
Procurei na internet por bomba de combustível (ele, meu vizinho, citou uma queima de um suposto solenóide dessa suposta bomba), mas não achei referência à mesma e sim, e somente, à bomba de injeção que é estupidamente cara.
Também testei fusiveis e necas!

Por favor, alguém teria sugestões?
Grato.
Booz

Carlos A. C. Azevedo
27/11/2011, 22:24
Tinha um cara que apareceu exatamente com o mesmo defeito, o carro apaga, gira o arranque, mas não pega de jeito nenhum, nem fumaça faz, foi a solenoide da bomba injetora que queimou e não deixou passar o diesel, é só levar pra alguma autorizada da bosch que os caras consertam rapido..

Walter L. L. Casitta
27/11/2011, 22:31
Essa válvula na S10 tem o chip anti furto. Tem que ver se o problema não relacionado com isso...

Booz
28/11/2011, 02:54
Antes de ir pagar minha$ pena$$ na Bosch será que poderia ser realmente defeito na bomba de alimentação? Vendo o desmontar de um motor MWM na internet,, vi que perto dela da bomba (não a injetora), há uma espécie de alavanca para 'sangrar" ar que possa ser retido pelo sistema.

RoadRunner
28/11/2011, 10:46
Olá Booz,

Da uma olhada no forum picapesgm.com.br, talvez tenha alguma coisa por la.

[]'s

RGamaJr_4x4
28/11/2011, 11:38
Booz,

confere os fusíveis também. Acredito que exista um fusível da solenóide ou até de um sensor do pedal de embreagem (na Ranger tem).

Booz
28/11/2011, 17:57
Pois é! Mas o caso é que ela chega a "virar", e trabalha por uns três segundos e depois apaga. Ou seja, há uma pequena injeção de combustível e depois é descontinuado, Daí, penso eu, creio não ser fusível e tenha a ver com ar ou mau funcionamento de bomba de alimentação.

Walter L. L. Casitta
28/11/2011, 18:03
Pois é! Mas o caso é que ela chega a "virar", e trabalha por uns três segundos e depois apaga. Ou seja, há uma pequena injeção de combustível e depois é descontinuado, Daí, penso eu, creio não ser fusível e tenha a ver com ar ou mau funcionamento de bomba de alimentação.

É o anti-furto mesmo...

Booz
30/11/2011, 02:16
Amigos.
Depois de já estar jogando a toalha e prevendo o pior fui agraciado com o ronco da "mimosa" novamente.
Por insistência do meu amigo e vizinho, usuário de muitos anos de picapes a diesel, tornamos a tentar o que ele supunha ser ar no sitema. Bem, gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor, enquanto - "chupeta" feita na picape dele - eu ligava constantemente o motor e ele abria porca por porca dos cilindros. No terceiro cilindro havia ar suficiente para encher um pneu, rssss. Também premi o pedal algumas vezes (várias vezes), até que efim ela manteve o motor.
Agradeço a todos que tiveram a consideração e deferência em oferecer opiniões, e que esta minha experiência sirva para mais alguém caso o mesmo ocorra.
Grato a todos.
Booz

Booz
02/12/2011, 00:00
Babou!
Depois de andar normalmente ontem, hoje, ela custou a "pegar", andou rateando e moriia o motor. Foi um custo trazê-la para casa sem reboque.
Amanhã, vou trocar o filtro de combustível (por intuição apenas) e mandar checar as mangueiras de alimentação e... rezar!!

dsamaz
02/12/2011, 01:40
"gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor"

Manda mata-mosquito na admissão (detefon é ótimo). Pega que é uma beleza, tanto em motor diesel, quanto em gasolina. É ótimo para não estragar o motor de partida.

Daniel



Amigos.
Depois de já estar jogando a toalha e prevendo o pior fui agraciado com o ronco da "mimosa" novamente.
Por insistência do meu amigo e vizinho, usuário de muitos anos de picapes a diesel, tornamos a tentar o que ele supunha ser ar no sitema. Bem, gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor, enquanto - "chupeta" feita na picape dele - eu ligava constantemente o motor e ele abria porca por porca dos cilindros. No terceiro cilindro havia ar suficiente para encher um pneu, rssss. Também premi o pedal algumas vezes (várias vezes), até que efim ela manteve o motor.
Agradeço a todos que tiveram a consideração e deferência em oferecer opiniões, e que esta minha experiência sirva para mais alguém caso o mesmo ocorra.
Grato a todos.
Booz

Walter L. L. Casitta
02/12/2011, 07:55
Amigos.
Depois de já estar jogando a toalha e prevendo o pior fui agraciado com o ronco da "mimosa" novamente.
Por insistência do meu amigo e vizinho, usuário de muitos anos de picapes a diesel, tornamos a tentar o que ele supunha ser ar no sitema. Bem, gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor, enquanto - "chupeta" feita na picape dele - eu ligava constantemente o motor e ele abria porca por porca dos cilindros. No terceiro cilindro havia ar suficiente para encher um pneu, rssss. Também premi o pedal algumas vezes (várias vezes), até que efim ela manteve o motor.
Agradeço a todos que tiveram a consideração e deferência em oferecer opiniões, e que esta minha experiência sirva para mais alguém caso o mesmo ocorra.
Grato a todos.
Booz

Que coisa sinistra. Jogar diesel direto no motor não adianta nada. Deu sorte de não ter causado um calço hidráulico. Aproveita que a picape tá andando e leva num bombista.

Não deixa o seu vizinho por a mão de novo, o sujeito pode ser determinado, mas é muito lambão.

E troca óleo urgente, se essa injeção de diesel tiver chagado ao carter o motor fica com a lubrificação prejudicada.

Esses problemas a gente tem que botar na mão de profissionais pra não arrepender depois.

Walter L. L. Casitta
02/12/2011, 07:57
"gastamos uns 4L de diesel injetados diretamente no motor"

Manda mata-mosquito na admissão (detefon é ótimo). Pega que é uma beleza, tanto em motor diesel, quanto em gasolina. É ótimo para não estragar o motor de partida.

Daniel

Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.

Pedro-GO
02/12/2011, 22:55
Tinha um cara que apareceu exatamente com o mesmo defeito, o carro apaga, gira o arranque, mas não pega de jeito nenhum, nem fumaça faz, foi a solenoide da bomba injetora que queimou e não deixou passar o diesel, é só levar pra alguma autorizada da bosch que os caras consertam rapido..


Já tive duas que deram este problema!!
Pode trocar o solenoide!
Costuma dar entre 100 a 130mil km..
A ultima milha deu na garajem, chequei a noite e de manha não pegou, puxando pegava e apagava e dava ar nos bicos!!

ulianderson
03/12/2011, 08:03
Amigo, sofri a um tempo atras com uma F250, apresentando o mesmo sintoma.
Verifica o pescador do tanque (acredito que tenha um pre filtro).
Na injetora, vc consegue retirar a chapa que protege o modulo dds (anti furto). Retirando ele, vc deve ligar a chave(sem dar partida) e medir com voltimetro 12V no cabo que sai dele para solenoide.
Se nao tiver 12v, e, nao tiver piscando a luz do imobilizador no painel, seu modulo dds foi pro pau. Se tiver, aproveita e testa a solenoide, ela dá um click quando sua bobina é alimentada.
Bom, ja dá pra eliminar muita coisa.
Pra frente aí pode ser bico travado aberto...e por ai vai....

Booz
05/12/2011, 00:20
Passei o sábado todo com ela sem que o problema tornasse a ocorrer. Aí, meu filho saiu com ela e de madrugada teve de deixá-la em um canto de rua. Segundo ele, ela demorou a ligar e depois andou alguns metros rateando até apagar e não pegar mais. Hoje, pela manhã, fui pegá-la com meu vizinho. Fizemos uma "chupeta" de bateria, pois meu filho fez cair a carga, e ela pegou de estalo.
Chegando em casa troquei o filtro e ela funcionou normalmente. Desliguei e ele, meu filho, quis sair novamente. Cadê que ela pegava? Depois de muito tentar ela pegou mas com o motor balançando como se estivesse trabalhando com somente três cilindros. Desliguei-a e mais tarde, só de pinima, fui testar e a danada ligou e trabalhou normalmente. Deixei-a ligada trabalhando um pouco. Passado um tempo a desliguei. Aí, tentei fazê-la pegar... NADA!

Booz
05/12/2011, 00:22
A propósito: o marcador de combustível está irregular (o que já meio normal na S10). Ora marca "reserva" ora tanque cheio, esta última marcação seria a correta.

ulianderson
06/12/2011, 13:45
Amigo, ainda acredito que pode haver algo na pescador do tanque. Desmonte e faça uma limpeza.

ulianderson
06/12/2011, 13:47
A proposito, quando disse que ela parecia funcionar somente com tres cilindros, ela tava com a Rpm normal na lenta ??
Se sim, reforça mais ainda a falta de fluxo de oleo diesel vindo do tanque.

ulianderson
06/12/2011, 13:48
digitei errado, a Rpm deveria estar menor no caso de falta de fluxo.

Daniel.Shimomoto
06/12/2011, 13:59
Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.

Mata mosquito (especialmente aqueles de lata preta) é querosene puro!!!!

Quanto ao WD40...outro dia um mecanico funcionou o Vitara da minha mãe com WD40....Nao precisa ser só carro diesel não!

Walter L. L. Casitta
06/12/2011, 14:06
Mata mosquito (especialmente aqueles de lata preta) é querosene puro!!!!

Quanto ao WD40...outro dia um mecanico funcionou o Vitara da minha mãe com WD40....Nao precisa ser só carro diesel não!

Se for o mata mosquitos ecológico não servem, são a base de água...

Em motores de moto e barco a gente joga WD40 pra saber se o problema é elétrico ou falta de combustível...

dsamaz
06/12/2011, 18:59
Tudo bem Walter?

Detefon (spray) é uma maravilha. Lembrando que não se pode abusar deste método, pois com certeza gera-se pré-ignição (batida de pino) no ciclo diesel.

Mas pega que é uma beleza. E muito bem. Dá para segurar o motor em baixa rpm só com ele.

Aqueles a base de água, nem sonhando pode-se usar.

Daniel



Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.

dsamaz
06/12/2011, 19:15
Walter, semana passada presenciamos uma situação interessante. he he

Um senhor de certa idade, dono sucata, sucateiro, estava recolhendo um material num pátio do Governo do Estado - ele havia comprado em leilões.

Estava com um caminhão diesel antigo, acho que da década de 30 ou 40, bem antigo, grandão e quadradão. O motor, parecia velho, mas velho! Deveria ser o original ainda. Era cheio de coisas de antigamente... Filtro de ar banhado a óleo (estava dentro da cabine), velas aquecedoras, bomba injetora gigante, todinho, todinho mesmo de ferro! O motor de partida tinha uma vareta de uns 70cm de comprimento.

Ele tinha uma técnica toda especial para fazê-lo pegar fácil: mandava detefon na admissão ha ha... É tiro e queda.
(deve substituir as velas aquecedoras ...)

Daniel



Mata mosquito? Eu já vi usarem WD40.

Pedro-GO
08/12/2011, 00:06
Passei o sábado todo com ela sem que o problema tornasse a ocorrer. Aí, meu filho saiu com ela e de madrugada teve de deixá-la em um canto de rua. Segundo ele, ela demorou a ligar e depois andou alguns metros rateando até apagar e não pegar mais. Hoje, pela manhã, fui pegá-la com meu vizinho. Fizemos uma "chupeta" de bateria, pois meu filho fez cair a carga, e ela pegou de estalo.
Chegando em casa troquei o filtro e ela funcionou normalmente. Desliguei e ele, meu filho, quis sair novamente. Cadê que ela pegava? Depois de muito tentar ela pegou mas com o motor balançando como se estivesse trabalhando com somente três cilindros. Desliguei-a e mais tarde, só de pinima, fui testar e a danada ligou e trabalhou normalmente. Deixei-a ligada trabalhando um pouco. Passado um tempo a desliguei. Aí, tentei fazê-la pegar... NADA!

Solenoide travando!
Todos os sintomas conferem.
Na minha gastei 530,00 já com uma raisão na bomba, so que ficou sem o code da chave ai tirei o fuzivel do code zero.
Selenoide codificada na autorizada 2.800.00!! putz

Booz
11/12/2011, 00:46
Obrigado Pedro pela sugestão.
Veja, ela está em um eletricista e ele diz que teve de chamar um "especialista" em S10. Até agora, passado três dias...NADA!
O solenóide foi testado, se havia corrente, e nada pesou contra ele. Inclusive eu dei esta mesma sugestão.
Segundo o mecânico, não há passagem de combustível da bomba ao motor. Daí, conclue-se que seria a bomba (o carro não tem 88.000Km ainda), mas ele ainda (nem eu, rss) se deu por vencido.
O mais estranho é que, se for mesmo a bomba injetora, fixa-se no fato de o carro as vezes andar normalmente e sem nenhum engasgo ou sinal de defeito, e outras vezes nem pega. Para mim, se fosse a bomba ela pararia de vez.

Booz
11/12/2011, 00:48
Amigo, ainda acredito que pode haver algo na pescador do tanque. Desmonte e faça uma limpeza.

Salve Anderson.
O mecânico ia tirar o tanque para examiná-lo, ainda não obtive retorno pois era no final da sexta.

Booz
11/12/2011, 00:52
A proposito, quando disse que ela parecia funcionar somente com tres cilindros, ela tava com a Rpm normal na lenta ??
Se sim, reforça mais ainda a falta de fluxo de oleo diesel vindo do tanque.

Quando ela trabalha assim o contagiros flutua o ponteiro para cima e para baixo.

meufuscagaiola
11/12/2011, 11:00
ja vi caminhao de um amigo com o mesmo poblema trocamos o filtro tiramos todo oleo do tamque [ mais agua q oleo ] trocamos de posto poblema resolvido

ulianderson
11/12/2011, 17:45
Solenoide travando!
Todos os sintomas conferem.
Na minha gastei 530,00 já com uma raisão na bomba, so que ficou sem o code da chave ai tirei o fuzivel do code zero.
Selenoide codificada na autorizada 2.800.00!! putz


Oi Pedro, blz.
Minha caminhonete está na mesma condicao da tua, sem o modulo DDS (anti furto).
Bom, aprecei esse modulo na concessionaria ford e custa em torno de 600,00.
Pesquisei muito a respeito dessa unidade DDS, e ate agora pelo que descobri, se tiver danificado somente ela, a programacao da mesma é automatica, ou seja, virou a chave alimentou a mesma, ela recebe o primeiro codigo e tá programada.
Sabe algo mais a respeito ??
Acredito que todas as bombas Ve da bosch usam a mesma DDS.

Booz
13/12/2011, 01:52
O mecãnico jogou a toalha e chamou um bombista que levou a bomba. A princípio ele achou que é um entupimento em uma espécie de rede filtro interna à bomba. Tomara que seja isto, pois o custo do reparo é bem menor.
Todas as manobras foram tentadas em vão. Caso seja realmente a bomba, e apontado o defeito, a solução eu posto aqui.

Booz

Pedro-GO
14/12/2011, 22:32
Oi Pedro, blz.
Minha caminhonete está na mesma condicao da tua, sem o modulo DDS (anti furto).
Bom, aprecei esse modulo na concessionaria ford e custa em torno de 600,00.
Pesquisei muito a respeito dessa unidade DDS, e ate agora pelo que descobri, se tiver danificado somente ela, a programacao da mesma é automatica, ou seja, virou a chave alimentou a mesma, ela recebe o primeiro codigo e tá programada.
Sabe algo mais a respeito ??
Acredito que todas as bombas Ve da bosch usam a mesma DDS.

blz Ulianderson;
Não sei dizer se é a mesma da Ford, mas se for ta um preço bom, ai vale deixar com CODE!
Na epoca só cotei na GM, era 2.800,00 e me falaram que tinha que levar a chave pra codificar!

Booz
15/12/2011, 04:21
SENHORES, O mecânico suou, percorrendo todo o trajeto possível de um provável entupimento (ele insistiu nisto e não queria crer que fossa falência da bomba).

Procedimentos:

1) tanque tirado e revisto pescador, sujeira visível no combustiível etc
2) perocorrido todo o trajeto de alimentação do combustível, chegando-se a conclusão derradeira que o motor não era alimentado.
3) finalmente, retirada a bomba, e em um pequeno filtro interno na bomba injetora, foi detectado entupimento total. Feito o desuntupimento solucionado o problema.

Custo: R$ 600,00 (incluindo-se que a bomba foi retirada para exame).

Creio, que com tudo isto e inclusive a retiratada da bomba foi uma custo "palatável". E a "mimosa" está outra, trabalhando até mais silenciosa e com menos vibração.

Obrigado a todos que colaboraram com sugestões e estímulo.

PROBLEMA RESOLVIDO

Booz

Nilson2911
07/01/2012, 18:59
Booz,

Estou com está mesma novela com minha s10, ano 2004.
Segunda-feira levarei a mesma ao mecanico de confiança para ver bomba e bicos.

Se for localizado o problema logo postarei o resultado.
Estava quase afim de desistir da caminhonete, já limpei o tanque 2 vezes, troca dos filtros, teste da bomba... Agora vou pro ultimo suspiro.

Desde que adquiri ela nunca trabalhou redondinho, isso acreca de 1 ano atrás já....

Abraço

Alex Gambiara
25/03/2012, 22:31
bom meu amigo. meu pai ja teve s-10 d-20 silverado todas deram esses simtomas as vezes entra asr no sistema de injeçao de diesel e quanto isso acontece nao tem diabo que faz pega entao o jeito é tirar os canos dos bicos e rodar o motor até sai diesel em todos. ao sair diesel em todos pode fechar os caninhos novamente e tente se nao for este o problema fica a dica.

Wesleikobelnik da Rocha
27/07/2016, 18:05
Eu to com um problema na s10 disel 2.8 que não pega na partida so no Chero ai a luz da injeção acendi ai ela Corta a aceleração

Wesleikobelnik da Rocha
27/07/2016, 18:08
Ja foi feito isto

Wesleikobelnik da Rocha
27/07/2016, 18:11
Ja pasei o escania ja torque censor D rotaçao bico bonba flauta dudo novo

cansche
02/12/2017, 19:27
Ola!
Tenho uma s10 2.8 com bomba 2004
Pela manha ela demora a pegar, e quando pega da uma nevoa de fumaça branca
com o motor funcionando um tempo ela para de sair fumaça e pega normalmente o dia todo.
Alguem Tem Ideia do que possa ser ???

Eduardopiri
31/01/2018, 12:04
Tenho uma frontier mwm 2.8 Eletronica,toda vez q vou da a partida pela manha custa pega , obs:depois de dez horas parada q custa pega, depois q pego pode da partida avontade, n -perdeu a força, nao da fumaça pegui 150km/h ela nao corta, testei a volvula do rail de Retorno pro tanque ela ta saindo diesel em marcha lenta, me falaram q n pode sair nd de diesel dela,so qundo a pressão no rail excede , pra fazer ela pega mais rapido na primeira partida solto a conexao de diesel de um bico dou a partida ai sair ar,ai pega mais rapido, coloquei o scanner n deu nd,sabe uq e? Sera q e a valvula de Retorno mesmo?