PDA

Ver Versão Completa : GC ZJ 5.2 v8 - Morre após engatar?

Jean Batistelli
24/11/2011, 20:39
Olá companheiros, estou com problemas com a minha GC 96, hoje sai para dar uma vol e entrando na garagem ela morreu do nada, dei na partida novamente e funcionou normal, quando coloquei e D apagou e assim está agora, ela funciona normalmente só que quando tira do P para engatar qualquer marcha que seja (R,D, 1 ou 2) ela morre na hora, fizo o teste da chave e está constando o cod 24 (sensor TPS), como eu tenho outra cherokee que comprei só para servir de doadora de peças, retirei o sensor TPS dela e fui fazer o teste só que me deparei com um impasse, a cherokee que tenho para doar peças o ano é 98 e muda o encaixe do sensor, retirei o encaixe com o sensor da 98 e testei na 96 ligando os fios seguindo a mesma coloração e não deu certo. Será que o da 98 é diferente da 96 só o encaixe ou o sensor tb é? ou pode ser outro sensor que esteja dando esse problema? Desde já, agradeço a atenção de todos !!!

Jean Batistelli
24/11/2011, 20:44
Outro detalhe que me esqueci de mencionar, é normal ela da partida em N?, pois a minha pega em N sem problemas, pois estava pensando em algum problema com o sensor Park/neutral.

andretomasi
25/11/2011, 01:21
É normal ela dar partida em N sim.

Tua luz de ré liga quando tu engata o ré? Se tu liga ela em N, ela fica funcionando normal?

O TPS tem três fios, dá pra testar com um multímetro. Se não me engano:

Preto / azul claro -> neutro
Laranja / azul escuro (é o do meio) -> sinal de saída do sensor, varia de 0 a 5v com a posição da borboleta
Preto / branco -> 5v constante

O sinal é o mesmo tanto na 96 como na 98, muda o conector, o da 96 acho que é o de pinos redondos e o da 98 tem pino chato, e não sei se muda a ordem dos fios, mas são os mesmos três, neutro-sinal-5v.

[ ]'s

Jean Batistelli
25/11/2011, 09:03
Oi André, a luz de Ré ascende normal quando engata a ré, realmente no sensor de TPS da 96 não pinos redondos e da 98 são pinos chatos, os fios seguem a mesma cor, fiz o teste com o da 98 e ficou do mesmo jeito, da na partida funciona direitinho, não falha, a marcha lenta normal, só que quando engata qualquer marcha morre na hora, dá uma estancada. Vol tentar arrumar um voltimetro e fazer os teste como vc falou. Por enquanto ainda estou meio perdido. Qualquer idéia será bem vindo !!!

Wilsonaa
25/11/2011, 14:42
Já tentou mover ela na posição N mesmo com o motor desligado?

T+

Wilson

Jean Batistelli
25/11/2011, 17:34
Olá wilsonaa, não tentei ainda, mais a questão do sensor tps já foi descartado, está funcionando testamos com multimetro e está trabalhando normalmente, o que me encuca que no teste da chave ainda persiste o código de erro nº 24, vou partir para os outros sensores, de Rotação, park/neutro. Vou tentar colocar e N com o motor desligado. e se ela não for para o N? é um problema?

andretomasi
25/11/2011, 18:04
Jean, acho que o Wilson quis dizer pra empurrar ela com o câmbio em N pra ver se não tem nada "emperrado" nos diferenciais, caixa, etc.
Outra hipótese é que o conversor de torque tenha ficado travado, aí quando engata a marcha o motor apaga pelo "peso" do conversor.. por acaso a luz do OD não tá acesa? Esse câmbio é aquele que foi reformado há pouco?

[ ]'s

Jean Batistelli
25/11/2011, 18:18
Olá André, é isso mesmo, fiz o cambio recentemente, pois eu até fiz om tópico para ver a possibilidade de coloca-lo manual, ainda não verifiquei a questão do OD, a impressão que se tem é essa mesma, como se o conversor estivesse travado e ao engatar pesa e o motor morre, a uns 10 dias fiz uma trilha com ela, e apresentou o mesmo problema, depois de andar 500 mts com ela em 1º reduzida quando parei ela apagou, dei na chave novamente e quando engatava apagava, esperei um pouco até o motor esfriar e tenteinovamente ai segurou e fui embora, voltei para casa sem nenhum problema (uns 200 kms). ontem levei para arrumar o escapamento estava funcionando direitinho, quando cheguei na garagem que tem uma subidinha um pouco ingrime ela apagou, dei na partida novamente e de lá para cá assim está.

andretomasi
25/11/2011, 19:03
Eu lembro que tu estavas com problema no câmbio. Testa se com o OD desativado o problema continua. Torço pra que seja "somente" algum curto no circuito que trava o conversor de torque, e não um problema mecânico.

[ ]'s

andretomasi
25/11/2011, 19:16
PS: O teste acima é porque quando vi uma demonstração do sistema de paddle shifter pras Sports, que vai ligado direto nos fios do câmbio pra controlar as marchas manualmente, eles reforçam o aviso de que não pode esquecer a trava do conversor ligada senão pode fazer o motor apagar. Exatamente como tá acontecendo contigo. Como a tua é 96, ela ainda não mostra os códigos de erro do câmbio, nas mais novas tem um código específico pra isso, quando o TCC fica travado.

[ ]'s

Wilsonaa
25/11/2011, 23:30
Jean, acho que o Wilson quis dizer pra empurrar ela com o câmbio em N pra ver se não tem nada "emperrado" nos diferenciais, caixa, etc.
Outra hipótese é que o conversor de torque tenha ficado travado, aí quando engata a marcha o motor apaga pelo "peso" do conversor.. por acaso a luz do OD não tá acesa? Esse câmbio é aquele que foi reformado há pouco?

[ ]'s

BLZ André , é exatamente este o objetivo deste teste :concordo:

Um outro teste poderia ser feito verificando os fusíveis e reles .

T+

Wilson

Jean Batistelli
26/11/2011, 08:29
Grande andré é isso mesmo, o conversor de torque está travado, meu mecanico levou ela e colocou ela no elevador deu na partida colocou em D e engatou normalmente sem apagar, como não tem o peso do carro nas rodas, não apagou, ainda não tive tempo de ir até lá para ver a questão do OD para ver se está aceso ou não, agora te pergunto, como faço para ver esse defeito no OD? fora o botão do painel tem algum relé ou algo assim que possa está acionando o OD mesmo parada? já que o OD só deveria travar o conversor em 4º?

Jean Batistelli
26/11/2011, 08:34
Blz Wilson, fiz o teste como vc falou e a alavanca desliza normalmente, e empurramos ela em N e sem problemas, mais conforme eu disse agora pouco, é conversor de torque travado, agora só preciso saber como ele funciona para poder corrigir o defeito. desde já agradeço a sua atenção.

Wilsonaa
26/11/2011, 09:58
Voce já deve ter checado todos os fusíveis e reles

Vou dar uns chutes !!

Tenta acelerar ela no cavalete para ver se passa por todas as marchas .
Experimenta desligar a bateria por 15 minutos .

T+

Wilson

Jean Batistelli
26/11/2011, 11:05
Oi Wilson, fusiveis e relés ainda não olhei, funcionar no cavalete já fiz esta passando as marchas normalmente, testei o botão do od tb no cavalete, mais continua travado, pelo que li arrespeito existe uma selenoide que controla o travamento do conversor e funciona com uma certa pressão para o destravamento do conversor, acredito que essa selenoide esteja com algum problema, como fiz o cambio recentemente e ainda está na garantia, vou enviar ela para que se descubra o motivo da falha e fazer o devido reparo. Desde já, agradeço a atenção de todos.

andretomasi
26/11/2011, 13:25
Jean, é melhor levar para quem arrumou o câmbio, pelo seguinte, o conversor de torque na tua caixa é travado por uma solenóide que fica escondida no câmbio. Pra chegar nela pra testar tem que tirar o corpo de válvulas do CA, e se é pra mexer até aí na caixa, é melhor usar a garantia de quem consertou ele. Ela tem um circuito com um relé que controla a trava do conversor, mas não sei onde fica na ZJ, só na Sport. O Wilson aqui já desmontou a dele, provavelmente ele sabe indicar onde fica o circuito.

Que bom que descobriu o problema. Boa sorte e depois conta se resolveram.

[ ]'s

Wilsonaa
26/11/2011, 18:02
segue localização do rele , na duvida compare com a tampa da sua caixa de fusíveis

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=322410&d=1322337566

Você pode trocar ele de lugar com o da buzina para testar .

o diagrama eu baixei daqui ;
1998 Jeep Grand Cherokee wiring diagram, electrical design | Get Manual Free (http://getmanualfree.blogspot.com/2011/06/1998-jeep-grand-cherokee-wiring-diagram.html)

não consigo encontrar nos meus arquivos

T+

Wilson

Jean Batistelli
28/11/2011, 08:25
Wilson, muito obrigado pela informação, mais tarde vou a oficina para providenciar o tranporte para levar ela para a cidade vizinha onde foi feito o cambio e aproveito para fazer os testes no relé, mesmo que seja ele eu vou enviar para lá, pois está na garantia e aproveito para ver como está o funcionamento geral do mesmo, mais já ajuda muito se for só o relé. fica mais facil de transporta-la.

Desde já agradeço a sua atenção.