Ver Versão Completa : Picape em trilha - lastro na caçamba ajuda?
Lastro na caçamba na trilha, ajuda ou atrapalha?
Alguem ja usou? Qtos kg?
Alguma combinação com calibragem?
Paulista VM
23/11/2011, 01:02
Sim, pois mantém a traseira mais no chão... Melhora a tração. Ajuda a limpar a lama superficial e tracionar o pneu na argila compactada e firme que esta por baixo, com pneu Mud melhor ainda.
Peso depende de onde for colocada... Encostado na cabine ou na tampa traseira...
Na tampa 100kg ta bom demais, porém dependendo do tipo de lastro, tem que ser bem amarrado pra não pular.
Encostado na cabine, entre 100 e 200kg, dependendo da caminhonete, pra não ficar muito pesado.
A calibragem do pneu se mantém a mesma, com excessao de uso em areia fofa, que você vai ter que baixar a pressão.
Neste ultimo caso eu aconselho a não usar lastro, ou um de no máximo 100kg pra num enterrar a traseira.
RGamaJr_4x4
23/11/2011, 08:42
Se a picape for 4x2 o lastro na caçamba vai ajudar muito.
Walter L. L. Casitta
23/11/2011, 08:48
Certamente se a picape for uma 4x2, mais peso na caçamba sempre ajuda num atoleiro. Cansei de subir em caçamba de D20 junto com uma galera pra desatolar e funciona. Agora se for uma picape 4x4 que chegou ao ponto de atolar o peso na caçamba só atrapalha.
Se for na areia então só guincho.
Trilha normal, pneu cravudo, 4x4, reduzido e bloqueio 100%.
Será que ajuda?
Sei que dá mais tração no firme, mas e no mole não vai enterrar mais? Alem disso, depois que atolar, esses 100kg vira 500 no guincho...ou nada a ver?
Em solos normais, que possuam tanto coesão (argiloso) quanto atrito interno (arenoso) a tração melhora com o aumento da area de contato e com o aumento do peso. Há uma equação empirica que relaciona estas 3 variáveis:
Força de tração = Area x Coeficiente de coesão + Peso x tangente(coeficiente de atrito interno)
Esta equação mostra como os veiculos 4x4 melhoram a tração: a área de contato dobra e o peso também aumenta resultando em maior força de tração.
Para um solo que não disponha de força coesiva, como a areia, é claro qua a tração não pode ser aumentada pelo acrescimo nas dimensões das rodas, supondo que seja despresível a penetração no solo.
Por outro lado, se o solo não possuir atrito interno como por exemplo a argila muito umida o acrescimo de peso não aumentará a tração. Sobre um solo sem atrito a força de tração só pode ser aumentada pelo acréscimo da area de contato com a superficie.
Espero ter ajudado.
Neto
Paulista VM
23/11/2011, 17:37
Trilha normal, pneu cravudo, 4x4, reduzido e bloqueio 100%.
Será que ajuda?
Sei que dá mais tração no firme, mas e no mole não vai enterrar mais? Alem disso, depois que atolar, esses 100kg vira 500 no guincho...ou nada a ver?
Nada a ver... Apenas na areia que vai afundar mais....
Em qqr outra situação ajuda, inclusive depois que vc atolou.
O problema eh que se vc atolou, traçado, reduzido e fez tudo e não saiu... Não vai ser o lastro que vai te tirar dali.
Outra vantagem de não utilizar mais de 100kg eh que eh fácil tirar, caso seu funcho não agüente, se bem que se a diferença entre puxar e num puxar for por causa de 100kg, ele não vai te tirar de buraco nenhum...
Eu uso 5 galões de 20L ammarrados na tampa traseira, cheios de água eqüivalem a 100kg, e cabem certinho...
Ateh minha mulher consegue por e tirar eles... Eh soh questão de saber amarrar pra não pularem...
Paulista VM
23/11/2011, 17:44
Em solos normais, que possuam tanto coesão (argiloso) quanto atrito interno (arenoso) a tração melhora com o aumento da area de contato e com o aumento do peso. Há uma equação empirica que relaciona estas 3 variáveis:
Força de tração = Area x Coeficiente de coesão + Peso x tangente(coeficiente de atrito interno)
Esta equação mostra como os veiculos 4x4 melhoram a tração: a área de contato dobra e o peso também aumenta resultando em maior força de tração.
Para um solo que não disponha de força coesiva, como a areia, é claro qua a tração não pode ser aumentada pelo acrescimo nas dimensões das rodas, supondo que seja despresível a penetração no solo.
Por outro lado, se o solo não possuir atrito interno como por exemplo a argila muito umida o acrescimo de peso não aumentará a tração. Sobre um solo sem atrito a força de tração só pode ser aumentada pelo acréscimo da area de contato com a superficie.
Espero ter ajudado.
Neto
Terra gradeada, com uma grade pesada de 32, vai ter no máximo uns 20 cm de espessura, significa que se vc afundar o suficiente, mesmo com ela enxarcada, vai chegar na argila compactada pelas próprias máquinas que fizeram a descompactacao da camada superficial, entre outras causas, ou seja: você raramente vai encontrar situação pior que ainda seja trafegavel por um veiculo com rodas (em arrozais, por ex são esteiras e não rodas) portanto ao menos que você entre em um lugar que não devia, o cidadão, com 4x4, pneu Mud, que não encavalou a caminhonete, atola por 2 motivos:
Eh navalha, ou esta no lugar errado...
Obrigado. vou testar mas acho que nao vai resolver nada mesmo. Agora eu to falando de trilha e nao de estrada ou roça.
Tio Eddie
26/11/2011, 15:42
Nava,
Acho que mais eficiente que carregar peso morto é murchar os pneus (entre 5-10 lbs dependendo do pneu e da pressão de dia a dia).
Lastro na caçamba pode ter o efeito contrário e ajudar a afundar mais, e em picapes, tendo onde segurar sempre dá pra subir uns 2-3 amigos e ai são uns 140-210 kg instantâneos apenas para aquele momento.
My 2 cents
[]s
Eu não gosto de murchar pneu...acho que a perda de altura é pior que a perda de tração, mas concordo com sua opinião.
Tio Eddie
27/11/2011, 23:37
Eu não gosto de murchar pneu...acho que a perda de altura é pior que a perda de tração, mas concordo com sua opinião.
Curiosidade, que pressão você costuma usar em que pneus?
Paulista VM
30/11/2011, 00:16
Obrigado. vou testar mas acho que nao vai resolver nada mesmo. Agora eu to falando de trilha e nao de estrada ou roça.
Uia....
Qual sua definição de "trilha"? Estrada de terra ruim, ou péssima?
Hmmmm... Tem 80 km dela pra chegar na fazenda, ou "roca"...
O exemplo de terra gradeada, nada mais eh que terra solta, sem coesão, com quase nenhuma tração, e que encavala qqr caminhonete mais baixa... Caso o amigo urbanoide não tenha entendido...
Mas acredito que cada um tenha um tipo de experiência, e de preferencia tb em relação ao lastro...
Na areia, não tenho muita experiência, e com a pouca que tenho, sei que atrapalha...
No barro, jah que um carro não vai "boiar" pela lama, eh melhor que o pneu chegue no firme e tracione...
O problema eh encavalar (encostar os diferenciais no barro, e deixar os pneus rodando em falso), se isso acontecer, eh soh com alguém te puxando, ou você cavando ateh liberar o diferencial, e deixar o pneu tracionar.
OU SEJA: não existe milagre, pneu sem tração = atolado!
Faz um teste aí... E tira suas conclusões...
Tio Eddie, eu uso em trilha de 26 a 28lb geral. Pista 30 a 35lb. Como aqui em curitiba nao tem asfalto só antipó e buracos na calçada esperando a vez de atravessar, uso 26 na dianteira e 30 no eixo traseiro.
Realizei o teste e quanto mais leve o carro estiver melhor o desempenho tanto em lama firme como em atoleiro mole. Uma coisa interessante é o equilibrio entre o peso na dianteira e na traseira. Como eu tenho cabine simples e na frente parachoque tubular e guincho o peso ta um pouco deslocado na frente o que ajuda nas subidas mas é desvantagem em solo mole pq a frente ja vai se enterrando.
Amigo paulista, entendi sua opinião e acho válida sua experiência. Conheço sim a questão da terra gradeada pois tenho sitio e pior que grade só a escarificação...nem o trator passa depois risos.