x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14

Picape em trilha - lastro na caçamba ajuda?

Lastro na caçamba na trilha, ajuda ou atrapalha?
    Alguem ja usou? Qtos kg?
    Alguma combinação com calibragem?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

Usuário Avatar de Paulista VM
    Entrada
    23/09/2011
    Local
    Dourados/MS
    Agradecimento: 1
    Sim, pois mantém a traseira mais no chão... Melhora a tração. Ajuda a limpar a lama superficial e tracionar o pneu na argila compactada e firme que esta por baixo, com pneu Mud melhor ainda.
    Peso depende de onde for colocada... Encostado na cabine ou na tampa traseira...
    Na tampa 100kg ta bom demais, porém dependendo do tipo de lastro, tem que ser bem amarrado pra não pular.
    Encostado na cabine, entre 100 e 200kg, dependendo da caminhonete, pra não ficar muito pesado.
    A calibragem do pneu se mantém a mesma, com excessao de uso em areia fofa, que você vai ter que baixar a pressão.
    Neste ultimo caso eu aconselho a não usar lastro, ou um de no máximo 100kg pra num enterrar a traseira.
    F-1000 94 3.9 CE S. Série - Mud KM2 - cab lights
    Ex-Triton 11/12 HPE 3.2 MT (230cv) s/ EGR
    Caminhonete em asfalto é que nem submarino conversível

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Agradecimentos: 0
    Se a picape for 4x2 o lastro na caçamba vai ajudar muito.

Certamente se a picape for uma 4x2, mais peso na caçamba sempre ajuda num atoleiro. Cansei de subir em caçamba de D20 junto com uma galera pra desatolar e funciona. Agora se for uma picape 4x4 que chegou ao ponto de atolar o peso na caçamba só atrapalha.

Se for na areia então só guincho.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Trilha normal, pneu cravudo, 4x4, reduzido e bloqueio 100%.
    Será que ajuda?
    Sei que dá mais tração no firme, mas e no mole não vai enterrar mais? Alem disso, depois que atolar, esses 100kg vira 500 no guincho...ou nada a ver?

Usuário
    Entrada
    18/05/2011
    Local
    Interior/SP
    Agradecimentos: 2
    Em solos normais, que possuam tanto coesão (argiloso) quanto atrito interno (arenoso) a tração melhora com o aumento da area de contato e com o aumento do peso. Há uma equação empirica que relaciona estas 3 variáveis:

Força de tração = Area x Coeficiente de coesão + Peso x tangente(coeficiente de atrito interno)

Esta equação mostra como os veiculos 4x4 melhoram a tração: a área de contato dobra e o peso também aumenta resultando em maior força de tração.

Para um solo que não disponha de força coesiva, como a areia, é claro qua a tração não pode ser aumentada pelo acrescimo nas dimensões das rodas, supondo que seja despresível a penetração no solo.

Por outro lado, se o solo não possuir atrito interno como por exemplo a argila muito umida o acrescimo de peso não aumentará a tração. Sobre um solo sem atrito a força de tração só pode ser aumentada pelo acréscimo da area de contato com a superficie.

Espero ter ajudado.
    Neto

Entrada
    23/09/2011
    Local
    Dourados/MS
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Trilha normal, pneu cravudo, 4x4, reduzido e bloqueio 100%.
    Será que ajuda?
    Sei que dá mais tração no firme, mas e no mole não vai enterrar mais? Alem disso, depois que atolar, esses 100kg vira 500 no guincho...ou nada a ver?
    Nada a ver... Apenas na areia que vai afundar mais....
    Em qqr outra situação ajuda, inclusive depois que vc atolou.
    O problema eh que se vc atolou, traçado, reduzido e fez tudo e não saiu... Não vai ser o lastro que vai te tirar dali.
    Outra vantagem de não utilizar mais de 100kg eh que eh fácil tirar, caso seu funcho não agüente, se bem que se a diferença entre puxar e num puxar for por causa de 100kg, ele não vai te tirar de buraco nenhum...

Eu uso 5 galões de 20L ammarrados na tampa traseira, cheios de água eqüivalem a 100kg, e cabem certinho...
    Ateh minha mulher consegue por e tirar eles... Eh soh questão de saber amarrar pra não pularem...

Entrada
    23/09/2011
    Local
    Dourados/MS
    Citação Postado originalmente por Neto1 Ver Post
    Em solos normais, que possuam tanto coesão (argiloso) quanto atrito interno (arenoso) a tração melhora com o aumento da area de contato e com o aumento do peso. Há uma equação empirica que relaciona estas 3 variáveis:

Força de tração = Area x Coeficiente de coesão + Peso x tangente(coeficiente de atrito interno)

Esta equação mostra como os veiculos 4x4 melhoram a tração: a área de contato dobra e o peso também aumenta resultando em maior força de tração.

Para um solo que não disponha de força coesiva, como a areia, é claro qua a tração não pode ser aumentada pelo acrescimo nas dimensões das rodas, supondo que seja despresível a penetração no solo.

Por outro lado, se o solo não possuir atrito interno como por exemplo a argila muito umida o acrescimo de peso não aumentará a tração. Sobre um solo sem atrito a força de tração só pode ser aumentada pelo acréscimo da area de contato com a superficie.

Espero ter ajudado.
    Neto

Terra gradeada, com uma grade pesada de 32, vai ter no máximo uns 20 cm de espessura, significa que se vc afundar o suficiente, mesmo com ela enxarcada, vai chegar na argila compactada pelas próprias máquinas que fizeram a descompactacao da camada superficial, entre outras causas, ou seja: você raramente vai encontrar situação pior que ainda seja trafegavel por um veiculo com rodas (em arrozais, por ex são esteiras e não rodas) portanto ao menos que você entre em um lugar que não devia, o cidadão, com 4x4, pneu Mud, que não encavalou a caminhonete, atola por 2 motivos:
    Eh navalha, ou esta no lugar errado...

Obrigado. vou testar mas acho que nao vai resolver nada mesmo. Agora eu to falando de trilha e nao de estrada ou roça.

Nava,

Acho que mais eficiente que carregar peso morto é murchar os pneus (entre 5-10 lbs dependendo do pneu e da pressão de dia a dia).
    Lastro na caçamba pode ter o efeito contrário e ajudar a afundar mais, e em picapes, tendo onde segurar sempre dá pra subir uns 2-3 amigos e ai são uns 140-210 kg instantâneos apenas para aquele momento.

My 2 cents

[]s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Eu não gosto de murchar pneu...acho que a perda de altura é pior que a perda de tração, mas concordo com sua opinião.

Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Eu não gosto de murchar pneu...acho que a perda de altura é pior que a perda de tração, mas concordo com sua opinião.
    Curiosidade, que pressão você costuma usar em que pneus?
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Rural F-75 1974 picape caçamba de ferro reformada (RJ)
      Por flaviovs no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/08/2011, 12:51
    2. Ranger sport - lastro na caçamba??
      Por jpos no fórum Ford
      Respostas: 11
      Última resposta: 13/07/2010, 13:54
    3. Ajuda!!! Picape em leilão!!!
      Por Gersin no fórum Picapes
      Respostas: 5
      Última resposta: 15/08/2009, 19:59
    4. Lastro de areia na caçamba...