Ver Versão Completa : como sabe se o motor a ar está superaquecendo
joao cj3a
21/11/2011, 15:14
pessoal, tenho uma dúvida e talvez os colegas possam me auxiliar.
estou montando um buguinho para minha filha, o outro que ela tinha estourei o motor rsrsr, bom coloquei um motor de moto, mas como saber se a refrigeração está sendo suficente?
esta sendo montado em uma carroceria de um banheirina portanto o motor é trazeiro, pessei em colocar uma ventoinha, já té comprei umas de ar de carro mas se não precisar melhor o que voces acham?
queria avaliar antes de monatar para a se possível ficar sem mais ets ítem para complicar.
obrigado.
joao
Flávio Cadore
21/11/2011, 19:12
Supondo que o bugue vai andar em baixas velocidades vai precisar de mais vento para refrigerar o motor...o gerador da moto tem +/- 280 W de potência....o motor da ventoinha vai ter que ter menos ou vc vai precisar instalar um alternador de carro...com a vantagem de poder instalar mais coisas depois...rádio, faroletes.
ademirjse
22/11/2011, 02:23
Dois microventiladores desses usados em painel de comando elétrico, de 120x120mm ou de 150x150mm 12V, fixados um de cada lado, devem dar conta.
Estou estudando a possibilidade de instalar uma ventoinha no eixo do motor, furando a tampa do magneto e alongando o eixo, mas precisarei fazer uma carenagem para jogar o ar nas aletas do motor.
joao cj3a
22/11/2011, 09:56
a splução que estou ertudando é justamente colocar uma ventoinha tocada pelo motor, estava pensando e colocar mais uma coroa na saisa da correte para girara a ventoinha.
estava descartanto equipamentos eletricos para não colocar mais coisas que possam falhar.
o problema ainda é como avaliar se é o suficiente a refrigeração, seré que medindo a temperatura do óleo?
ademirjse
22/11/2011, 23:21
Girar a ventoinha pelo eixo de saída acho que não vai funcionar bem, o ideal seria no eixo do motor mesmo, como nas scooters e motores estacionários, pensei em usinar tipo um tubinho com rosca numa das pontas para substituir a porca do magneto, e na outra ponta instalar uma ventoinha de motor elétrico blindado, talvez usar até a capa da ventoinha do motor elétrico também, só abrir na lateral e direcionar o ar para cima do cilindro e cabeçote. Teria que furar a tampa para passar o eixo e o ideal seria alguma vedação nesse furo, acho que um Vring usado no motor elétrico já seria suficiente também.
Para ter uma ideia da temperatura acho que um termômetro colado entre as aletas já teria uma precisão razoável.
joao cj3a
23/11/2011, 08:58
é uma boa idéia esta do magneto, acho que é por ai mesmo, o meu tem caixa de reversão depois do motor por isto achei interessante usar na saida da correte pois não teria de usar o neutro da moto.
aliás como esté seu projeto já colocou o motor? tem um berço para ele?
sebe qual q temperatura de trabalho na aletas?
joao
ademirjse
23/11/2011, 13:19
Eu só desmontei os motores para revisar, um já está montado, ainda não defini o que vou fazer, a princípio faria um quadriciclo, mas outro dia adaptei um motor Yamaha 2 tempos em um mini buggy, andei e gostei, o bichinho virou um corisco, uma pisada na 5ª marcha sai de lado, e é bem mais seguro que um quadriciclo, imagine se fizer um com uma suspensão melhorzinha.
ademirjse
23/11/2011, 13:21
Esse é o que adaptei, não é meu, alonguei 30cm e instalei o motor.
321886
ademirjse
23/11/2011, 13:24
Sobre a temperatura, não sei ao certo, mas acho que o ideal seria algo próximo a que trabalha um motor refrigerado a água, uns 80, 90 °C.
mali9ski
23/11/2011, 17:30
por isso que kart com motor refrigerado a ar, o bom é ser motor lateral......:euforico:
mas eu acho, que ser for um 4 tempos(cg, biz...) o ideal é furar o casco achar a bomba de oleo e usar um radiador de oleo em um lugar estratégico, me desculpem mas as outras ideias são gambiarras, e não sairia tão caro assim e o motor duraria muito mais alem de uma estetica mais bacana.....
minha opinião....
valew.....
ademirjse
23/11/2011, 22:17
Minha primeira ideia foi radiador de óleo, mas fucei e não achei um lugar fácil de adaptar as conexões no motor da CG125.
tenta medir a teperatura de uma moto andando normal e depois do teu motor depois compara da pra melhorar adaptando um radiador de oleo
joao cj3a
24/11/2011, 12:09
pelo que lembro a temperatura de medida SAE é 100 graus celcios, portanto a teperatura de travalho do óleo deve ser esta e uma temperatura superio pode indicar o superaquacimento, mas e da parte das aletas?
o radiador de óleo é uma ótima idéia mas tambá não sei onde dá para furar e encontrar o duto de óleo.
no final vai ser a gambiarra de colocar a ventoinha mesmo rsrsrs.
mali9ski
24/11/2011, 17:46
pelo que lembro a temperatura de medida SAE é 100 graus celcios, portanto a teperatura de travalho do óleo deve ser esta e uma temperatura superio pode indicar o superaquacimento, mas e da parte das aletas?
o radiador de óleo é uma ótima idéia mas tambá não sei onde dá para furar e encontrar o duto de óleo.
no final vai ser a gambiarra de colocar a ventoinha mesmo rsrsrs.
nas cgs de veloterra se não me engano tinha algumas com radiador de oleo, mas não reparei direito não me interessou na época, um amigo em um motor de cbx 150 ele furou o casco e fez uma saida direto na bomba, na cg talvez seja quase a mesma coisa....
valew.....
Flávio Cadore
24/11/2011, 19:07
A saída pode ser feita na tampa do "filtro" que tem em perto das pedaleiras, mas não vai resolver ou quase nada... o mais fácil é colocar dois coolers de 150 ou maior, um de cada lado da frente do motor. Dá para ligar direto no gerador da moto, nem precisa de bateria e só usar o regulador de voltagem...
Se colocar a ventoínha na rosca do virabrequim vai espanar e aí já era...bota 2 coolers que é "quente".
joao cj3a
25/11/2011, 10:58
minha preocupação é a agua nestes coolers, será que aguenta?
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