Conectar

Ver Versão Completa : Freio / engasgada

Fabricio Barbosa
18/11/2011, 15:10
Fala ai pessoal! Mandei fazer uma manutenção geral na minha hilux 2.8D 97/98 4x4
Além de óleo, filtro, e uma manutenção na suspensão aqui, outra correia ali, foi trocada a bomba dágua( abriu uma fissura quando subia a serra). Além disso, mandei trocar pastilha, lona...etc
A questão é que quando peguei o carro apareceram 2 problemas que não tinham antes:

1. É preciso ficar bombeando o pedal do freio. A primeira pisada vai até o fundo e não freia. Da segunda em diante ele vai ficando mais duro, até quando realmente freia(mas não chega a derrapar).

2. Assim que ligo o carro ele está "cuspindo" uma fumaça BRANCA do escapameto e "tossindo" durante 1 ou 2 min, até que volta ao barulho e funcionamento normal.

Passei numa mecânica diferente da qual eu fiz a manutenção e me disseram que tem que abrir roda por roda ( pode ser que tenha coisa empenada, por isso o freio ficar assim) e que a engasgada pode ser bomba injetora.

O fato é que quando mantenho o pé pisado no freio pela primeira vez, independente da posicao da roda(enquanto estou andando) ele responde do mesmo jeito - nao freia.
Na segunda, terceira bombeada, ele já responde normal e nao parece que está empenado, uma vez que ela nao fica freiando aos poucos. O problema esta na intensidade do freio e nao no fato de ele nao estar freiando constantemente.

Outro fato é que em relaçao a engasgada, notei também que ao ligar o carro ele responde como se a bateria estivesse descarregada.

O que vocês acham que pode ser? Qual a urgência dos problemas?

desde ja agradeço

obs: em breve postarei a lista dos itens trocados .

Dimasi
18/11/2011, 17:20
No freio deve ser ar na linha. Tem que sangrar roda por roda, começando da mais distante. Essa história de algo empenado tá parecendo grupo do meca.
A fumaça branca pode ser água, como vc mexeu no sistema de arrefecimento pode ser por aí. O motor superaqueceu? pode ser junta ou cabeçote.
Abs

guilhermeabreu
18/11/2011, 20:36
FABRÍCIO BARBOSA

O DIMASI já deu o toque no freio , que é o mais provável o seu meca não sangrou direito , qto a engasgada , vc falou muito pouco sobre o que ocorreu , vc diz que :" foi trocada a bomba dágua( abriu uma fissura quando subia a serra) " ABRIU UMA FISSURA ONDE ?? na bomba d'água ??? No bloco ???? , Depois que vc subiu a serrra ela ficava engasgando ??? Ou o engasgar foi depois que seu meca mexeu ???? Vc viu se a temperatura chegou no vermelho ???? Ou vc não viu . Esta muito vago para falar alguma coisa , mas o mais provável é que se levou esquente vc terá que fazerr o motor , vai uma grana arrumada dependendo do que estragou .

Fiz o motor da minha recente , pq levou VÁRIOS PEQUENOS ESQUENTES por causa do radiador furado, derreteu um pistão , troquei apenas os 4 pistões anéis e casquilhos gastei R$4.000,00 . Este motor meu foi feito pela 1ªvez com 217.000 km rodados por causa da troca da correia dentada que não trocaram o esticador da correia e agora com 315.000 km rodados , ou seja após ter rodado apenas 98.000 km de ter sido feito , mas por bobeira minha . Por ísto troquei menos peças agora .

Fabricio Barbosa
18/11/2011, 22:44
Dimasi e Guilherme, agradeço pela atençao.
O lance do freio é isso mesmo: precisa pisar 2, 3 vezes pro pedal ficar alto e realmente freiar. O segundo mecanico disse realmente que tinha que ver roda por roda, mas também disse que pode estar empenado( o que vcs e eu tambem acho que deve ser papo, uma vez que tudo que foi trocado é novo).

O engasgar e a bomba d´agua, a princípio( e sob meu ponto de vista ignorante) são 2 coisas "distintas". Vou passar mais ou menos o historico do carro pra voces entenderem.
Essa minha caminhonete é ano 97/98, nunca foi feito motor e muito menos revisões. Pro meu pai era sentar no carro e ir de casa pro trabalho(5km) todos os dias. Enquanto não explodisse o motor ele não esquentava a cabeça.
No começo deste ano, minha mãe resolver subir a serra com ela e ir até um sítio que nós temos no alto da serra. No meio do caminho, segundo ela, começou a sair fumaça e a temperatura do motor subiu muito! Meu tio e ela, no desespero, resolveram colocar água no radiador quando ainda não estava totalmente esfriado. Daí, assim foram e voltaram - com o carro vazando água.
Chegando em casa, encostaram o carro por 3 meses.
Depois de todo esse tempo eu cheguei de viagem do exterior e resovi arruma-la. Coloquei agua no radiador e percebi nitidamente que enquanto o carro andava perdia pouca água, mas que quando parado havia quase que uma cachoeira saindo exatamente da bomba d-agua. Levei a um mecanico e ele confirmou: é bomba dágua. Daí, aproveitei o embalo e pedi pra ele fazer uma lista com itens que precisassem ser trocados( sem abrir o motor propriamente dito).
Foi uma revisao de oleo, filtros, buchas, bandeijas, lonas, pastilhas, bomba dauga, correias, etc...

Dai vem o segundo lado da historia, separado da bomba dágua.
Depois de pegar o carro revisado e com as peças novas, ele estava "tossindo" e com o freio do jeito que ja comentamos.
Além disso, a cada dia que passa parece que está mais dificil p ela pegar(ignição), como se a bateria estivesse cada vez mais descarregada, e assim que pega sai uma fumaça BRANCA com cheiro de queimado por uns 15 seg, até que o motor volta a rotação normal e aquele barulho caracteristico de diesel sem mais ficar tremendo alem do normal.
Esse tremor e fumaça branca pode ser por rompimento da junta ou cabeçote??( o mecanico que fez toda a revisao disse que nao tinha necessidade de mexer com isso e pedir uma junta nova de inicio. Disse que trocaria a bomba dágua e veria oq acontecia).
Eu troquei a tampa do radiador(a antiga nao vedava direito) e o carro parou de perder agua. Mas a fumaça continua.

Amanhã levo a um mecanico pra ter uma terceira opnião.

guilhermeabreu
19/11/2011, 11:40
Dimasi e Guilherme, agradeço pela atençao.
O lance do freio é isso mesmo: precisa pisar 2, 3 vezes pro pedal ficar alto e realmente freiar. O segundo mecanico disse realmente que tinha que ver roda por roda, mas também disse que pode estar empenado( o que vcs e eu tambem acho que deve ser papo, uma vez que tudo que foi trocado é novo).

O engasgar e a bomba d´agua, a princípio( e sob meu ponto de vista ignorante) são 2 coisas "distintas". Vou passar mais ou menos o historico do carro pra voces entenderem.
Essa minha caminhonete é ano 97/98, nunca foi feito motor e muito menos revisões. Pro meu pai era sentar no carro e ir de casa pro trabalho(5km) todos os dias. Enquanto não explodisse o motor ele não esquentava a cabeça.
No começo deste ano, minha mãe resolver subir a serra com ela e ir até um sítio que nós temos no alto da serra. No meio do caminho, segundo ela, começou a sair fumaça e a temperatura do motor subiu muito! Meu tio e ela, no desespero, resolveram colocar água no radiador quando ainda não estava totalmente esfriado. Daí, assim foram e voltaram - com o carro vazando água.
Chegando em casa, encostaram o carro por 3 meses.
Depois de todo esse tempo eu cheguei de viagem do exterior e resovi arruma-la. Coloquei agua no radiador e percebi nitidamente que enquanto o carro andava perdia pouca água, mas que quando parado havia quase que uma cachoeira saindo exatamente da bomba d-agua. Levei a um mecanico e ele confirmou: é bomba dágua. Daí, aproveitei o embalo e pedi pra ele fazer uma lista com itens que precisassem ser trocados( sem abrir o motor propriamente dito).
Foi uma revisao de oleo, filtros, buchas, bandeijas, lonas, pastilhas, bomba dauga, correias, etc...

Dai vem o segundo lado da historia, separado da bomba dágua.
Depois de pegar o carro revisado e com as peças novas, ele estava "tossindo" e com o freio do jeito que ja comentamos.
Além disso, a cada dia que passa parece que está mais dificil p ela pegar(ignição), como se a bateria estivesse cada vez mais descarregada, e assim que pega sai uma fumaça BRANCA com cheiro de queimado por uns 15 seg, até que o motor volta a rotação normal e aquele barulho caracteristico de diesel sem mais ficar tremendo alem do normal.
Esse tremor e fumaça branca pode ser por rompimento da junta ou cabeçote??( o mecanico que fez toda a revisao disse que nao tinha necessidade de mexer com isso e pedir uma junta nova de inicio. Disse que trocaria a bomba dágua e veria oq acontecia).
Eu troquei a tampa do radiador(a antiga nao vedava direito) e o carro parou de perder agua. Mas a fumaça continua.

Amanhã levo a um mecanico pra ter uma terceira opnião.

FABRÍCIO BARBOSA

O engasgar e a bomba d'água realmente não tem nada a haver uma coisa com outra , ou melhor tem sim da seguinte forma : por causa da BOMBA D'ÁGUA ter tido problema e vazou água , consequentemente a água foi embora e DEU ESQUENTE NO MOTOR e provocou este defeito de engasgar , ou seja a BOMBA D'ÁGUA foi o causador responsável para que o motor ficasse desta forma engasgando .

Com certeza este sintoma é decorrente do esquente que levou , como foi sanado o problema da BOMBA D'ÁGUA , agora o mais provável é que tenha queimado a junta do cabeçote , na melhor das hipóteses , seria só trocar a junta e pronto , mas se trocar e continuar com este mal funcionamento , aí sim teria que abrir o motor para ver as consequencias deste esquente que levou .

Este motor é um dos mais resistentes a superaquecimentos , mas nenhum motor resiste em andar sem água no radiador por mjuito tempo , dependendo do tempo que andou sem água ou com pouca água e o tempo que levou com a temperatura muito elevada é que vai dizer qual o tamanho do estrago . Como ele continuou andando , pode ser que tenha sido só a junta , mas tem gente que não vê a temperatura e anda até derreter tudo e trancar o motor e o carro parar que não foi este o seu caso , MAS QUE FOI TEMPO SUFICIENTE PARA CAUSAR ALGUM ESTRAGO COM CERTEZA FOI .

AlexandreStudart
19/11/2011, 12:35
Olá Fabrício.
Com relação ao freio foi trocado também o flúido? Caso tenha sido, será que o seu mecânico fez direito a sandria do cilindro mestre? Não vai adiantar sangrar os freios das rodas sem sangar antes o cilindro.
Quanto ao motor também penso o mesmo do pessoal acima.
Abraço.

Fabricio Barbosa
19/11/2011, 13:03
Eai pessoal. Segunda-feira estou levando o carro no mecanico. Ele vai verificar inicialmente se esse mal funcionamento tem alguma coisa a ver com mal funcionamento da válvula de temperatura(a meu pedido) e vai sangrar os freios. Depois volto a dar uma resposta aqui no forum.
Abraço

guilhermeabreu
19/11/2011, 14:06
Caso tenha sangrado o freio direito da forma correta e continuar a ficar baixo na primeira pisada e frear bem na 2ª e 3ª pisada é sinal de cilindro mestre ruim , pode trocar o reparo , mas eu prefiro colocar cilindro mestre novo , menos aporrinhação e o cilindro mestre não é tão caro assim .

Ezahn
20/11/2011, 09:18
O sistema de freio da hilux é meio difícil de sangrar. Temte sangrar melhor, o ideal seria ir em um local onde eles tem a máquina de trocar o fluido. Agora se não for isto pode ser o cilindro mestre mesmo.

jorge.duarte
20/11/2011, 12:23
O sistema de freio da hilux é meio difícil de sangrar. Temte sangrar melhor, o ideal seria ir em um local onde eles tem a máquina de trocar o fluido. Agora se não for isto pode ser o cilindro mestre mesmo.

Concordo com o Ezahn. Sangrar o sistema, geralmente o cilindro mestre vai pro "saco", isso porque quando sangramos o pistão interno vai até o fundo, onde tem sujeira e oxidação, com isso danifica os o-rings. O ideal seria na máquina mesmo.

Abs

Ezahn
20/11/2011, 21:11
Concordo com o Ezahn. Sangrar o sistema, geralmente o cilindro mestre vai pro "saco", isso porque quando sangramos o pistão interno vai até o fundo, onde tem sujeira e oxidação, com isso danifica os o-rings. O ideal seria na máquina mesmo.

Abs

É isto mesmo. Vai sangrar do modo convencional o pistão vai até o fim. Se o fluido não foi trocado a cada 1 ou 2 anos, não me lembro o correto, então a parte mais baixa do cilindro esta enferrujada. Ai estraga as borrachas. Para isto não acontecer, de duas uma: ou a troca do fluido foi feita regularmente, ou tem que fazer na máquina. A minha quando comprei troquei o fluido, ai tive que trocar o cilindro meste.

Fabricio Barbosa
21/11/2011, 20:32
Levei o carro hoje na mecanica. Vou aguardar o diagnóstico e assim que sair posto aqui. E mais: pedi pra abrir o motor e ver como está(é a primeira vez que é aberto propriamente dito). Além desse problema de fumaça branca e engasgada à motor frio, que pode ser vela aquecedora ou bico injetor, o que mais tenho que levar em consideração?
Apesar do carro ter sido neglienciado, ele andava 4km por dia. Mal via estrada de chão. Espero que essa brincadeira não saia caro.Abço

Fabricio Barbosa
22/11/2011, 12:57
Pessoal. Esta lista que abaixo é da PRIMEIRA manutenção feita na caminhonete , com o PRIMEIRO mecânico, que por sinal, fez um serviço mal feito com o freio e depois que o carro voltou de lá começou com essas engasgadas.
Agora o carro está em outro mecânico consertando os erros do primeiro.
Depois posto os itens que terão que ser trocados nesta segunda análise pra vocês darem opniões.
Abraço

24 prisioneiros c/porca da roda => 180,00
01 correia dentada => 90,00
01 rolamento esticador =>130,00
01 bomba d'água =>140,00
01 junta de tampa da válvula =>20,00
02 correias altenardor =>60,00
01 correia da direção hidráulica =>25,00
02 aditivos radiador =>36,00
01 tampa do radiador =>15,00
01 jogo de pastilhas =>35,00
02 bieletas =>30,00
02 buchas de estabilizador =>20,00
01 braço auxiliar de direção =>130,00
02 coifas homocinéticas =>40,00
02 pivos superior =>90,00
02 pivos inferiores =>100,00
01 filtro de ar =>32,00
01 filtro de combustível =>30,00
01 filtro de óleo do motor =>25,00
06 litros de óleo do motor =>72,00
01 jogo de lonas =>80,00
02 tambores de freio =>250,00
Total: 1.450,00

As peças ficaram em: R$1.450,00
Os parafusos da roda R$ 180,00
Conserto do AR Cond.R$ 380,00
M. de Obra mecânica: R$ 400,00
TOTAL GERAL:............R$2.410,00
M.O => Serviço de reparo da suspensão dianteira, freio troca da
bomba d'água e coreias.

Fabricio Barbosa
22/11/2011, 15:09
Pessoal, o meca acabou de me ligar dizendo que o problema do freio está no rolamento das 2 rodas da frente. E que a engasgada é por causa das velas aquecedoras! Pedi tudo original. Ainda bem que não era bico injetor, cabeçote, junta, ...
Mas ainda sim, dentro de alguns meses vou encostar o carro de novo na mecânica e pedir pra dar uma olhada cuidadosa no motor!
Abraço

Ezahn
22/11/2011, 22:10
Pessoal, o meca acabou de me ligar dizendo que o problema do freio está no rolamento das 2 rodas da frente. E que a engasgada é por causa das velas aquecedoras! Pedi tudo original. Ainda bem que não era bico injetor, cabeçote, junta, ...
Mas ainda sim, dentro de alguns meses vou encostar o carro de novo na mecânica e pedir pra dar uma olhada cuidadosa no motor!
Abraço

ótimo. Me diga uma coisa, esta correia dentada e esticador que vc pagou este preço são originais? Paguei bem mais!!
Uma dica. Se o ponteiro da temperatura abaixar do meio quando vc pegar uma boa chuva é porque a válvula termostática não esta fechando bem.
Sorte!! E bons passeios!

guilhermeabreu
23/11/2011, 10:56
Pessoal. Esta lista que abaixo é da PRIMEIRA manutenção feita na caminhonete , com o PRIMEIRO mecânico, que por sinal, fez um serviço mal feito com o freio e depois que o carro voltou de lá começou com essas engasgadas.
Agora o carro está em outro mecânico consertando os erros do primeiro.
Depois posto os itens que terão que ser trocados nesta segunda análise pra vocês darem opniões.
Abraço

24 prisioneiros c/porca da roda => 180,00
01 correia dentada => 90,00
01 rolamento esticador =>130,00
01 bomba d'água =>140,00
01 junta de tampa da válvula =>20,00
02 correias altenardor =>60,00
01 correia da direção hidráulica =>25,00
02 aditivos radiador =>36,00
01 tampa do radiador =>15,00
01 jogo de pastilhas =>35,00
02 bieletas =>30,00
02 buchas de estabilizador =>20,00
01 braço auxiliar de direção =>130,00
02 coifas homocinéticas =>40,00
02 pivos superior =>90,00
02 pivos inferiores =>100,00
01 filtro de ar =>32,00
01 filtro de combustível =>30,00
01 filtro de óleo do motor =>25,00
06 litros de óleo do motor =>72,00
01 jogo de lonas =>80,00
02 tambores de freio =>250,00
Total: 1.450,00

As peças ficaram em: R$1.450,00
Os parafusos da roda R$ 180,00
Conserto do AR Cond.R$ 380,00
M. de Obra mecânica: R$ 400,00
TOTAL GERAL:............R$2.410,00
M.O => Serviço de reparo da suspensão dianteira, freio troca da
bomba d'água e coreias.

CARO FABRICIO BARBOSA

Acho que vc esta mal de mecanico , O CARA FALAR PRA VC QUE QDO VC PISA NO FREIO NA 1ªVEZ E ELE VAI LÁ EMBAIXO E QDO PISA MAIS DE UMA VEZ FICA FREANDO BEM É SINAL DE QUE O ROALMENTO DA RODA ESTA RUIM , " SAI FORA DESTE MECANICO " .

Outra coisa o ESTICADOR DA CORREIA COM O ROLAMENTO + A CORREIA TEM QUE SEREM ORIGINAIS TOYOTA .

PRISIONEIROS DE RODAS , TROCAR TODOS , SAI FORA DELE .

PIVÔS DA SUSPENSÃO TEM QUE SEREM ORIGINAIS , SAI FORA DELE .

BRAÇO AUXILIAR DE DIREÇÃO " NORMALMENTE É UMA BUCHA PLÁSTICA QUE ACABA , A ORIGINAL CUSTA R$12,00 , NÃO PRECISA DE TROCAR O BRAÇO AUXILIAR , SAI FORA DELE .

ABRAÇO

Fabricio Barbosa
23/11/2011, 14:17
ótimo. Me diga uma coisa, esta correia dentada e esticador que vc pagou este preço são originais? Paguei bem mais!!
Uma dica. Se o ponteiro da temperatura abaixar do meio quando vc pegar uma boa chuva é porque a válvula termostática não esta fechando bem.
Sorte!! E bons passeios!

Ezahn, ainda não. Essa caminhonete precisava de uma revisão urgente há um bom tempo. Tínhamos idéia de vendê-la, por isso foram trocadas peças ímpares(em vez de pares ou o conjunto todo) e por isso também que não só as correais como outras peças não são originais toyota.
Ainda essa semana vendi meu carro e agora fico com a caminhonete de vez! Assim que o freio ficar bom(rolamentos ORIGINAIS) e as velas trocadas(também orginais) eu rodo com ela mais 6 meses( + ou - 10.000 km ) no máximo e faço uma nova revisão:
essa sim com peças TODAS orginais.

obs.: a hilux ficou muito tempo sem revisão. Pedi filtros, peças, correias paralelas sabendo também em breve faria outra revisão, como se dessa vez fosse pra tirar o grosso da sujeira e depois deixa-la fina!
Valeu pela dica!
abço

Fabricio Barbosa
23/11/2011, 14:32
CARO FABRICIO BARBOSA

Acho que vc esta mal de mecanico , O CARA FALAR PRA VC QUE QDO VC PISA NO FREIO NA 1ªVEZ E ELE VAI LÁ EMBAIXO E QDO PISA MAIS DE UMA VEZ FICA FREANDO BEM É SINAL DE QUE O ROALMENTO DA RODA ESTA RUIM , " SAI FORA DESTE MECANICO " .

Outra coisa o ESTICADOR DA CORREIA COM O ROLAMENTO + A CORREIA TEM QUE SEREM ORIGINAIS TOYOTA .

PRISIONEIROS DE RODAS , TROCAR TODOS , SAI FORA DELE .

PIVÔS DA SUSPENSÃO TEM QUE SEREM ORIGINAIS , SAI FORA DELE .

BRAÇO AUXILIAR DE DIREÇÃO " NORMALMENTE É UMA BUCHA PLÁSTICA QUE ACABA , A ORIGINAL CUSTA R$12,00 , NÃO PRECISA DE TROCAR O BRAÇO AUXILIAR , SAI FORA DELE .

ABRAÇO

Guilherme,
essa lista acima de peças já foram trocadas na revisão. Como eu disse pro Ezahn, a hilux ficou muito tempo sem revisão. Pedi filtros, peças, correias paralelas sabendo também em breve faria outra revisão, como se dessa vez fosse pra tirar o "grosso" e ter uma idéia de como o carro ia responder para depois(menos de 6 meses) deixa-la fina!Aí sim uma revisão com peças originais.

Quanto ao rolamento eu vou ter melhores respostas hoje, quando pego o carro de volta. Achei que tivesse que sangrar o freio, mas ele tem maquina pra fazer isso e disse que não era esse o problema. Além de ter q bombear o freio, ao fazer curva tava começando a fazer um barulho de alguma coisa "aranhando" nas rodas da frente, e um cheiro de metal raspado parece.
Deixa eu aproveitar pra fazer uma pergunta: cada rolamento, original, custa em torno de quanto?

Desses itens listados acima(da primeira revisão), na próxima revisão, quais itens eu devo trocar? Quais devem ser originais?

Abçoo

guilhermeabreu
23/11/2011, 20:15
Guilherme,
essa lista acima de peças já foram trocadas na revisão. Como eu disse pro Ezahn, a hilux ficou muito tempo sem revisão. Pedi filtros, peças, correias paralelas sabendo também em breve faria outra revisão, como se dessa vez fosse pra tirar o "grosso" e ter uma idéia de como o carro ia responder para depois(menos de 6 meses) deixa-la fina!Aí sim uma revisão com peças originais.

Quanto ao rolamento eu vou ter melhores respostas hoje, quando pego o carro de volta. Achei que tivesse que sangrar o freio, mas ele tem maquina pra fazer isso e disse que não era esse o problema. Além de ter q bombear o freio, ao fazer curva tava começando a fazer um barulho de alguma coisa "aranhando" nas rodas da frente, e um cheiro de metal raspado parece.
Deixa eu aproveitar pra fazer uma pergunta: cada rolamento, original, custa em torno de quanto?

Desses itens listados acima(da primeira revisão), na próxima revisão, quais itens eu devo trocar? Quais devem ser originais?

Abçoo

Sem sombras de dúvidas os PIVÔS , caso ele tenha colocado o TRW que o pessoal esta dizendo que é bom daria para rodar aí uns 30.000 km , mas se for ching ling , com uns 10.000 km eu trocaria , pq se quabrar a roda cai daí é muito perigoso . Um amigo meu trocou agora ha um mês atras o PIVÔ inferior da balança da SW4 98 dele ( pôs um ching ling ) que é diferente do nosso , rodou 3.000 km e quebrou e aroda caiu , sorte dele que estava passando por um quebra molas , daí esta muito devagar .

Em segundo lugar com uns 50.000 rodados eu trocaria a CORREIA DENTADA + ESTICADOR + ROLAMENTO pelos originais TOYOTA , estes ítens vc não corre rísco de acidente a não ser ACIDENTE EM SEU BOLSO caso arrebente a correia , prepara 10 paus pra fazer o motor todo .

Qto as outras peças vc pode esperar até o fim da vida útil delas pq não tem mais nenhuma peça importante de presisão que faça vc ou o motor do seu carro correr rísco de prejuízos maiores .

Qto ao ROLAMENTOS DA RODA , eu não me preocuparia , pq ROLAMENTO a TOYOTA não fabrica , mas tem rolamentos de 1ª linha que são usados pelas montadoras quesão : TINKEN , KOYO , SKF , INNA e FAG ( nesta ordem de qualidade , sendo que os dois primeiros iguais em qualidade ) , e os outros são tudo porcaria , se for ching ling então passa longe , e cuidado pq o rolamento TINKEN já existe imitação ching ling , daí vc teria que comprar em autopeças ou casas especializadas de renome na praça .

Ezahn
23/11/2011, 21:32
Trocar todos os prisioneiros das rodas eu nunca vi!!!:eek: Se estavam bons, tirar os originais para colocar uns genáricos não me parece bom negócio!:discordo:

Fabricio Barbosa
24/11/2011, 20:13
Ai galera, fui ate a mecanica hoje e olha o que me disseram:
2 velas aquecedoras estavam ruins( pedi pra trocar as 4 ). Porém, ainda assim o carro está dando uma engasgada(agora menor, mas ainda está). Vou ter que pedir pra ver bomba injetora mesmo, infelizmente.
Quanto ao freio, o diagnóstico foi esse:
problema nos 2 rolamentos dianteiros. Segundo o mecanico, as rodas dianteiras estavam com folga(ao mexer a roda - empurrando -, ela vinha pra frente e pra tras). Segundo ele, era por causa disso que tinha que ficar dando as bombeadas no freio ( nao entendi direito essa relação). Disse que não tinha nada que sangrar.
E por último, ele descobriu um vazamento de óleo nas rodas de trás: problema nos retentores diferenciais. Agora o freio de mão vai ficar melhor, segundo ele.

O que acham? Esse freio prá mim tá cada vez mais confuso.

Fabricio Barbosa
24/11/2011, 20:14
Ai galera, fui ate a mecanica hoje e olha o que me disseram:
2 velas aquecedoras estavam ruins( pedi pra trocar as 4 ). Porém, ainda assim o carro está dando uma engasgada(agora menor, mas ainda está). Vou ter que pedir pra ver bomba injetora mesmo, infelizmente.
Quanto ao freio, o diagnóstico foi esse:
problema nos 2 rolamentos dianteiros. Segundo o mecanico, as rodas dianteiras estavam com folga(ao mexer a roda - empurrando -, ela vinha pra frente e pra tras). Segundo ele, era por causa disso que tinha que ficar dando as bombeadas no freio ( nao entendi direito essa relação). Disse que não tinha nada que sangrar.
E por último, ele descobriu um vazamento de óleo nas rodas de trás: problema nos retentores diferenciais. Agora o freio de mão vai ficar melhor, segundo ele.

O que acham? Esse freio prá mim tá cada vez mais confuso.

obs.: 4 velas, 2 rolamentos, mao de obra, 2 retentor diferencial -----> total de 1.097,00.

AlexandreStudart
24/11/2011, 22:51
Olá Fabrício.
Roda com rolamento estragado ela ronca e quando vc freia sente-se uma folga na direção é parecido com uma folga na caixa de direção. Já tive um carro que fez isso numa das rodas, mas freiava normalmente, só fazia um barulho.
O rolamente ruim aparecem barulhos na roda, ela ronca, e é até fácil de verificar. Levante o carro e balance a roda, se tiver ruim vai sentir a folga, o normal é estar justo. Vide este vídeo Dr CARRO Dica rolamento roda roncando folga - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=MfWHtZQATZY&feature=fvsr) serve para pick up tb. Dá para vc ter uma idéia do que se trata.
O mecânico até pode ter razão em dizer que o rolamente está ruim, mas tb não concordo com a falta de freio ser o rolamento.
Boa sorte.

Fabricio Barbosa
25/11/2011, 11:37
Alexandre, maneiro o video! É bem isso que eu estava imaginando...pelo visto era também o que estava deixando a roda com folga e o que fazia o freio não funcionar direito nas primeiras pisadas..

AlexandreStudart
25/11/2011, 12:32
Fabrício, o rolamento não tem haver com a pisada do freio como vc descreveu. Até agora tudo que vc descreveu dá entender que é algo no sistema de freios, sangria do sistema ou algum problema no cilindro, ou uma simples sangria dele também.
Com a pickup parada o freio faz a mesma coisa, ou seja, precisa pisar mais de uma vez para o freio ficar no ponto ótimo p/ freiar? Ou ela parada funciona perfeitamente? Se ele tb não funciona perfeitamente é o sistema.
Mas pelo que vc comentou acima certamente os rolamentos tb estão ruins e o mecânico não está enganando.
Boa sorte

Fabricio Barbosa
25/11/2011, 17:36
Alexandre, é exatamente isso que está me confundindo.
Com a pickup parada o freio faz a mesma coisa, precisa pisar mais de uma vez para o freio ficar no ponto ótimo p/ freiar. Só que realmente os rolamentos estavam ruins(fazendo aquele barulho de metal raspando quando fazia curva muito acentuada e em desnivel).
O mecânico disse que o freio agora está 100%, e que era por causa do rolamento. Vai entender. Amanha pego o carro(meca pediu mais um dia p esperar chegar peça: retentor diferencial ).
Abço

guilhermeabreu
25/11/2011, 18:45
CARO FABRÍCIO BARBOSA

Que os rolamentos estejam ruins , não discuto , ROLAMENTOS RUINS FAZ BARULHO AO ANDAR , FAZ TREMER A DIREÇÃO QDO FREIA " NUNCA FICAR COM O PEDAL DO FREIO BAIXO NA 1ª PISADA ".

MAS " O ROLAMENTO RUIM É QUE ESTA FAZENDO O PEDAL DO FREIO FICAR BAIXO NA PRIMEIRA PISADA " , é aí que DISCORDO VEEMENTEMENTE do seu mecanico , se o seu freio ficará bom depois de ele trocar os rolamentos , É SINAL QUE ELE ESTA TE ENGANANDO pq com certeza ele irá fazer alguma outra coisa para o freio melhorar e não quer te dizer , talvez para te causar boa impressão da competencia dele , E ÍSTO NÃO É HONESTO , pode até nem te cobrar a mais por acertar o freio , MAS O ROLAMENTO RUIM CAUSAR ESTE DEFEITO RELATADO POR VC , ÍSTO É UMA FARSA .

Mas vamos aguardar o resultado dos acontecimentos .

Fabricio Barbosa
28/11/2011, 18:41
Ai pessoal, to com a caranga em mãos!
O freio ficou 100% e vale repetir pela última vez: o meca garantiu que foi a troca de rolamento que fez com que o freio voltasse a ter a pisada firme. Segundo ele o rolamento ruim fazia uma folga na roda e o freio quando acionado não pressionava a pinça direito. Lembro aqui que ele disse ter feito a sangria inicialmente e o problema não tinha sido resolvido. Enfim, rolamento novo ( realmente precisava) e freio bom!
Quanto ao engasgar, troquei as 4 velas. Melhorou bastante. Não custa mais pra pegar, só que numa fração de segundo logo quando liga ela solta uma fumaceira branca. Semana que vem vou levar numa especializada diesel pra ver bicos injetores e etc.

Abço

Fabricio Barbosa
28/11/2011, 18:44
Deixa eu postar os preços aqui também:
2 rolamentos de roda dianteiro - 290,72$
4 velas - 221,44$
retentor eixo traseiro - 58,87
troca dos rolamntos(mao de obra)- 220,00$
troca das velas - 45,00$
tampa do radiador - 35,00$ ( nao estava vedando direito e perdia água )

Emerson Höpner
28/11/2011, 20:00
Que bom que chegou o fim da novela! Nada pior que estar com um problema e a cada coisa que troca aparecer outro...
Diz aí que marca de rolamentos foi usada, achei o preço bem em conta.

AlexandreStudart
29/11/2011, 08:47
Fabrício ainda bem que deu tudo certo e ficou tudo esclarecido.
Abraço, Alexandre

Fabricio Barbosa
05/12/2011, 10:12
Eai pessoal! Agora vou pra outra etapa do conserto: a engasgada.
Vocês acham que tem problema em estender por mais uma semana o conserto ou tem urgência pra arrumar, lembrando que o carro demora 2,3 seg pra pegar quando frio, fica numa tremedera por uns 10 seg e enquanto isso solta uma fumaceira branca.
Tenho que fazer uma viagem de 1.300 km, será que ela aguenta?
obs: ja fiz a troca das velas aquecedoras e não melhorou.

Fabricio Barbosa
09/12/2011, 21:25
Lá vai:
Hoje fui ver os bicos. Foram limpos, mas vou ter que trocar. Depois de limpos o meca descobriu uma mangueira que liga no filtro de diesel( parece que tem um sensor pra separar a água do diesel). Enfim, tava ressecada e pelo que me disseram tem que trocar essa mangueira pelo menos 1 vez ao ano! a minha nunca foi trocada. O carro ficou zero! Não tem mais fumaça branca e amanhã to indo trocar os bicos só pra garantir!
Abço