PDA

Ver Versão Completa : Explorer XLT 1994 - Sally



Marcio Vargas
31/10/2011, 20:19
Pessoal

O pessoal dos primórdios do 4x4 Brasil talvez lembrem vagamente de mim.
Sempre tive jeep, meu primeiro foi com 14 anos de idade, um pedaço de jeep que meu avô usava com GLP embaixo dos parreirais.
O meu jeep mais duradouro e marcante foi o Porcão (CJ 5 1967 BF161), com ele eu passei a frequentar a Jeep Net em 2000 e o 4x4 Brasil em 2003.
Eis:
https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/189770_199568903399254_100000384377063_611465_6144 338_n.jpg

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=283055618383915&set=a.199568676732610.45337.100000384377063&type=3

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=283055651717245&set=a.199568676732610.45337.100000384377063&type=3

Em 2004 fui obrigado a me desfazer dele, desde então estava na expectativa do momento de comprar outro 4x4.

Eis que o momento chegou, porem agora com família (dois filhos pequenos) as prioridades mudaram, no lugar de trilhas, de ir ao trabalho e viagens de CJ eu precisava de algo mais "família" e que ainda assim fosse 4x4 e me permitisse umas brincadeiras de leve fora do asfalto.

Apos uns 3 meses de procura e muita pesquisa aqui no fórum, finalmente fechei o negocio, já estou com ela na garagem.

Os Critérios eram:

- 4x4
- Cambio auto
- Espaço interno
- Ar condicionado
- Ter uma certa vocação off road (nem todo 4x4 tem né :evil:)
- Teto de R$ 25.000,00 (valor para entrada, em dois anos pulo para uma mais nova e assim por diante)

A opção inicial era uma Grand Cherokee, e então voltei para o Forum que tanto me ajudou e tanto ajudei lá em 2003 e 2004. Aqui a ideia evoluiu e abri o leque para Cherokee Sport, Explorer, e as japas, Mitsubiches e Nissans.

A escolha foi mais por oportunidade, a oportunidade de negocio apareceu e não pensei duas vezes.

Eis a ficha da moleca (se faltar algo vão perguntando que edito incluindo):

Ford Explorer
Ano: 1994
Modelo: XLT 4x4
Cambio: Auto
Motor: 6v alemão
Opcionais (ate agora achei esses): Piloto Automático, bancos elétricos, vidros elétricos, travas elétricas, direção hidráulica, ar condicionado, teto solar manual, 4x4, Low Range.

Ela está beeeeem usada. Os painéis das portas estão com rachaduras (já estou providenciando a troca) os bancos e retrovisores elétricos não estão funcionando (já marquei eletricista para ver), o carpete está com muitas marcas de uso e para choque dianteiro batido de leve...

Enfim, nada de estranho para um auto de quase 20 anos. Vou arrumando aos poucos, o preço que paguei aqui no interior do RS valeu muito a pena, alem de que é por apenas dois anos. Levei em uma oficina especializada em caminhonetes desse tipo antes de comprar, a parte mecânica dela (power train) está perfeitinho, redondo.

Fotos deste final de semana de "inauguração".
https://lh6.googleusercontent.com/-v5A6EQD3A_o/Tq8YpW9RerI/AAAAAAAAImM/gHTKZ2008z8/s640/DSC03816.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-yLWm-f8wX7Y/Tq8Zwrgi2UI/AAAAAAAAImY/0DHdtC9jwIQ/s640/DSC03877.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-jRdOnK-rch8/Tq8ZxLfcXuI/AAAAAAAAImg/8oq_uZJBfpE/s640/DSC03878.JPG

https://lh3.googleusercontent.com/-Ytg--yam13I/Tq8Z0s0ZJhI/AAAAAAAAImo/T2G1vGpR_ww/s640/DSC03880.JPG

https://lh4.googleusercontent.com/-LiBsm5hJ_CQ/Tq8ajyHJxOI/AAAAAAAAIm0/wV6oZ_Qlm9E/s640/DSC03896.JPG

Impressões:

Nunca dirigi um auto tão bom, na estrada foi um conforto fora de serie, o espaço interno é impressionante, o motor tem uma baita pegada, o combio é afinadinho e responde rápido, quando ligado a 4x4 (no campo molhado) ela se comportou de forma firme. Fiz 350 quilômetros entre serra forte e campo e ela fez 8Km/l, detalhe que não passei de 3.000 RPMs nessa primeira viagem (esperando "pegar" o veiculo para pisar mais).

Bueno, era isso por hora. Agora vou atraz de dicas, peças e principalmente, troca de ideias com outros proprietários.

Abs a todos

Marcio Vargas
10/11/2011, 14:15
Bueno...

Após a empolgação inicial, comecei a cuidar dela.

O puxador da porta está bem feio:
https://lh3.googleusercontent.com/-dcxFaR6ODdQ/TrBfQaTB07I/AAAAAAAAIvA/mcnboPchcpg/s800/DSC03910.JPG

Com a ajuda do amigo Orleans, encomendei no e-bay.

Foi para o estaleiro e o ar condicionado voltou a funcionar, nessa parada também efetuei a troca dos seguintes itens:

- Óleo Motor
- Óleo Cambio
- Óleo Diferencial
- Filtro Ar
- Filtro Lubrificante
- Filtro Comb.
- Filtro Cambio

Durante estes serviços o pessoal identificou que uma bucha de um braço de suspensão estava "estourada". Eles substituíram dos dois lados para ficar parelho.

O filtro do cambio e a junta eu comprei na Rodaksul aqui em POA (RodakSul (http://www.rodaksul.com.br/)). Na proxima parada vou fazer limpeza de bicos, troca de velas e verificação dos cabos, alem de uma tal descarbonização.

O espelho elétrico que não funcionava eu arrumei em casa mesmo. Tirei o forro da porta para colocar um novo auto falante e notei que a conexão estava solta. Só pluguei novamente o soquete e voltou a funcionar.

O vidro dianteiro do passageiro algumas vezes precisa de ajuda para subir, é bem lento e as vezes para. O eletricista que irá ver dos bancos falou que ele coloca uma especie de modulo que corrige isso.

Eu não encontrava o local do extintor, o meu estava solto, e também o local do triangulo e da haste do estepe.

Fui informado aqui no forum (desculpe, mas não lembro por qual colega) que o extintor ficaria preso no banco do motorista.

https://lh4.googleusercontent.com/-JtSWcOkRpvI/TrEqkB9WSWI/AAAAAAAAIyQ/RFB0rSSgR5o/s800/DSC03924.JPG

Não encontrei sinais aqui:
https://lh4.googleusercontent.com/-mBXiHaYPKfQ/TrEqVWshIWI/AAAAAAAAIxg/YOAfc38UCVY/s800/DSC03917.JPG

Hoje ele está solto no porta malas, o triangulo também. A haste eu achei no compartimento do motor, em um suporte próprio.


Agora, um problema que tenho receio que seja mais serio:

Sempre que a temperatura do motor atinge o 1/2 do mostrador o motor começa a apagar quando, estando no D, ela entra na lenta. É o motor esquentar e eu para em um cruzamento, e entrar a lenta, que ela morre. Tal fato não acontece se coloco no N.

Noto também que com o motor quente ela falha, engasga e treme toda. Fui informado que isso pode ser problema na MAF ou na MAP.

Bueno, conforme for fazendo coisas, vou atualizado.

Abs

Marcio Vargas
29/11/2011, 13:06
Buenas,

Hoje peguei pra ela um PX

Um cobra 19 DX IV....

Apos instalado eu coloco umas fotos...

Abs