Conectar

Ver Versão Completa : Revisão caixa de marcha R380

gustavogr
31/10/2011, 20:00
Boa noite,
Adquiri recentemente minha tão sonha 90tinha. Como não pretendo desfazer dela, resolvi fazer uma revisão na caixa de marcha que esta agarrando/arranhando a 2ª e 3ª. Após pedir orçamento fui informado que devo trocar da 1ª até 3ª, será realmente necessário? Inclusive no site Quality Land Rover Parts Spares and Accessories Online (http://www.land-rover-parts-shop.com) também indica 3 peças. Qual motivo? Como não existe oficina especializada em minha cidade, estou fazendo o reparo em uma Concessionária Merceds (caminhão).
Também esotu em dúvida quanto a marca, pois a diferença de preço das peças genuínas para demais e grande.

Grato,

rafaelfernandez
31/10/2011, 21:01
Gustavo,

Já desmontou a caixa!?

Pergunto porque a R380 é uma caixa "manhosa". Explico: se as marchas forem trocadas fora do tempo, ela tende a entrar arranhando mesmo. Especialmente a 2a e 3a marchas.

Experimente trocar as marchas com aproximadamente 2500 rpm. Caso não tenha contagiros na viatura, da uma boa esticada na 1a antes de passar a 2a e ve se assim a marcha não entra mais suave.

[]´s
Rafael

gustavogr
31/10/2011, 21:32
Terminamos de desmontar hoje.
Existe uma folga nos anéis da 3ª. As demais parecem perfeita, vamos fazer a medição amanhã. O restante das marchas entra igual faca na manteiga. Apenas quando mudo de 1ª para 2ª e de 2ª para 3ª que arranha.
Minha dúvida é se realmente devo trocar da 1ª até a 3ª e qual marca? Existem também um kit para 1ª e 2ª e para 3ª e 4ª.
Qual prazo médio para importação? Comprei o o Kit EMS1 da LandyOnline e demorou 37 dias.

rafaelfernandez
31/10/2011, 21:51
O sintoma de troca fora do tempo dessa caixa é exatamente esse que você descreveu. Agora se existe folga nos anéis a coisa muda de figura.

Não sei lhe informar quais peças devem ser trocadas, mas normalmente leva entre 2 a 4 semanas para meus pedidos chegarem.

[]´s
Rafael

gustavogr
31/10/2011, 22:21
Vou fazer a medição amanhã com mais "carinho" e informo. De qualquer modo agradeço atenção.

Leonardi
31/10/2011, 22:32
Esses anéis são os tal de anéis de bronze? Serão esses anéis os responsáveis pelos trancos na caixa?

gustavogr
31/10/2011, 22:45
Sim. São eles mesmo. Segundo o manual a folga é 0,5mm. Eles são os responsáveis por frear a engrenagem. Tem também os retens (também conhecido por burrinho) que podem ter desgate.

CGAUER
01/11/2011, 00:45
Gustavo, dê uma consultada no pessoal da Ashcroft Transmissions (http://www.ashcroft-transmissions.co.uk)

O R380 tem fama de ser "notchy", chatinha de engatar. De outro lado sua reputação é das melhores. As caixas com número de série com sufixo K e L são tidas como indestrutíveis até mesmo para uso em carros esportivos, como é o caso no MG (que utiliza a mesma caixa). Infelizmente os sincronizadores são itens de desgaste natural e sua vida varia muito de acordo com estilo de direção, manutenção e lubrificante utilizado.

As dicas do Rafael são excelentes. Garantir longo intervalo entre as trocas é o segredo para a longa vida da caixa. Eu costumo dirigir como se estivesse dirigindo um câmbio seco, sincronizando ao máximo a rotação do motor com a próxima marcha, de modo a garantir um engate sem a necessidade de sincronizar as rotações dos pesados componentes.

Nesta caixa o ideal é usar o óleo de câmbio da Honda MTF 06, que oferece a mesa especificação do Texaco MTF 94 utilizado originalmente na saída da fábrica. Somente da ausência, deste parta para o Dextron II.

Se tiver pressa, utilize a DHL. Acabei de importar um cardan dianteiro Bailey Morris para meu 110 (sofria com vibração no cardan original, defeito de fabricação, seu tubo foi soldado errado... tsc ). Em resumo chegou de Cambridge até SP em 3 dias. Sim, me custou um RIM, mas ainda assim foi mais barato que comprar um novo original ou genérico por aqui.

Para comprar as peças, utilizaria a Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk), eles são os mais flexíveis no trato. Mas a Ashcroft também fornece kits para reforma da caixa.

Abraços e boa sorte.

Clemente

Henrique Josino
01/11/2011, 10:20
Eu trocaria todo os sincronizados, inclusives os internos...
Só mantenho os aneis separadores deles.

abraço

Henrique Josino

gustavogr
01/11/2011, 11:03
Entre as marcas Allmakes e Bearmach qual seria mais indicada? As genuínas são muito caras .....

rafaelfernandez
01/11/2011, 11:32
Entre as marcas Allmakes e Bearmach qual seria mais indicada? As genuínas são muito caras .....

Gustavo,

Se puder, faça um esforço e compre as Genuínas. A mão de obra e o tempo necessário para uma nova intervenção na caixa, na minha opinião, não justificam a economia com peças de qualidade incerta. Colocando genuínas tens certeza de longa durabilidade pro serviço.

[]´s
Rafael

gustavogr
01/11/2011, 21:03
E quanto ao imposto? Esta passando direto .....

rafaelfernandez
01/11/2011, 21:24
E quanto ao imposto? Esta passando direto .....

Honestamente, é loteria. Se der sorte, passa. Senão é pagar se ser feliz com a certeza de mesmo assim estas pagando mais barato que nas concessionarias.

[]´s
Rafael

gustavogr
01/11/2011, 22:10
E quanto a loja existe alguma que tenha menos chance de imposto? Li em algum tópico que na Quality Land Rover Parts Spares and Accessories Online (http://www.land-rover-parts-shop.com) as chance são menores. Será verdade?
De qualquer agradeço a todos o esclarecimento e ajuda. Já optei por antecipar o natal e comprar todos os aneis, molas e placas (retém) genuínos. Falta apenas optar pela melhor loja ... leia-se preço bom e entrega rápida (saudade da 90tinha) ... Acho que vou optar pela Britcar.
Obrigado,

rafaelfernandez
01/11/2011, 22:19
Gustavo,

Eu gosto muito do Duncan e da Brit-car. Você ja deve ter lido os comentários a respeito de dele aqui no fórum e conhece as referencias dele.
Esse papo que essa ou aquela loja passa mais facil é conversa fiada. Alguns fatos:

1)Encomendas abaixo de U$50,00 são isentas de taxação.

2)Eventualmente caixas pequenas e/ou não tão pesadas acabam por passar batido e não são tributadas mas ai voltamos ao que comentei no post anterior, pura loteria.

O prazo de entrega tem mais a ver com os correios e a RF do que necessariamente com a loja. Considerando que tenham as partes em estoque a Brit-car nunca levou mais do de 2 ou 3 dias para despachar meus pedidos.

[]´s
Rafael

Leonardi
01/11/2011, 22:22
Já abri a caixa uma vez e o mecanico disse que estava tudo ok, sem folgas, porém tenho minhas dúvidas por causa dos trancos, que são muitos. Depois de trocar todas as buchas da suspensão verei se os trancos param um pouco. Senão creio que terei de abrir a caixa novamente. Mas estou pensando em levar para um mecanico de Land pois vai saber onde mexer. Conversei com o Juliano de Corupá-SC que faz o transcatarina de Defender 110 HCPU. Ele é revendedor da Bearmach e tem mecanica.
O problema é que fica a uns 600 km da minha casa. Mas pra arrumar a caixa acho que vale a pena ou é exagero meu?
Alguem conhece o serviço dele?

rafaelfernandez
01/11/2011, 22:28
Já abri a caixa uma vez e o mecanico disse que estava tudo ok, sem folgas, porém tenho minhas dúvidas por causa dos trancos, que são muitos. Depois de trocar todas as buchas da suspensão verei se os trancos param um pouco. Senão creio que terei de abrir a caixa novamente. Mas estou pensando em levar para um mecanico de Land pois vai saber onde mexer. Conversei com o Juliano de Corupá-SC que faz o transcatarina de Defender 110 HCPU. Ele é revendedor da Bearmach e tem mecanica.
O problema é que fica a uns 600 km da minha casa. Mas pra arrumar a caixa acho que vale a pena ou é exagero meu?
Alguem conhece o serviço dele?

Leonardi,

99.9% de chances de seu problema ser outra coisa. Há varias coisas que se não estiverem 110% num Defender resultam nesse tranco. Uma das mais comuns e a folga no estriado do conjunto semieixo-tulipa. Algumas buchas da suspensão alem do ball-joint da barra A quando com folga tambem acabam produzindo o mesmo sintoma. Entre outras causas...
Enfim, de uma pesquisada aqui na area de Lands que tem um bocado de topicos falando desse problema, inclusive com algumas opções de solução.

[]´s e boa pesquisa!!!
Rafael

gustavogr
02/11/2011, 10:04
Bom dia!
Comprei as peças na Britcar. Já foi fornecido os dados do cartão de crédito, como será cobrado o frete? Como devo proceder.
Grato,

Gustavo

rafaelfernandez
02/11/2011, 12:25
Bom dia Gustavo,

Eles devem entrar em contato contigo através do email para te informar o valor do frete e confirmar se é para colocar tudo no cartão. Depois é só esperar chegar em casa o pedido. Caso a RF tribute, você vai receber a notificação dos correios e terá que ir até lá para pagar o imposto e retirar a entrega.

[]´s
Rafael

gustavogr
02/11/2011, 12:36
A melhor opção seria incluir no cartão? Qual indicação de transportadora? Estou comprando apenas os anéis (completo), retentores. Todas peças pequenas.

[]´s
Gustavo

rafaelfernandez
02/11/2011, 13:29
Pago tudo no cartão e costumo pedir indicação deles sobre qual transportadora usar. Na ultima vez que fiz pedido, o Duncan me recomendou usar o Parcel force, pois ele estava tendo alguns problemas com as entregas feitas pelas empresas de courier.

Como a embalagem vai ser pequena, a chance de chegar sem tributação aumenta, mas não é certeza. Vamos torcer e esperar.

Depois dessa 1a compra, você vai se sentir muito mais a vontade com todo o processo de compra e importação, que na verdade é bem simples. Só tem que se certificar de estar com os part numbers corretos para não descobrir aqui que a peça pedida não é igual a que você precisa.

Tem alguns manuais/programas disponiveis na net para download que são bastante utéis. Particularmente eu gosto muito do Microcat, que é o programa usado pelas concessionarias para identificação de peças. O legal dele é que atraves do chassis do veiculo, ele indica quais são os part numbers corretos.

Outra coisa, não sei se no caso das peças que necessitas há alguma diferença, mas seria bom (se é que já não foi feito) você passar a numeração de sua caixa de marchas para o Duncan antes de fechar o pedido, pois a R380 tem modelos diferentes e algumas peças não são iguais. Seria bom confirmar se o pedido esta correto.

Posta aqui a numeração da tua caixa e os part numbers do teu pedido que logo logo o Clemente ou algum outro usuário com mais conhecimento que eu aparece aqui para redimir essa duvida.

[]´s
Rafael

gustavogr
02/11/2011, 18:34
Minha caixa esta sem o numero de série. A plaqueta foi arrancada ou perdeu. Já tentei a identificação seguindo as o video da Ashcroft. Informei por e-mail o n° do chassi/VIN. Espero que ajude.

rafaelfernandez
02/11/2011, 19:28
Gustavo,

Me passa o numero do teu chassis que vou tentar descobrir qual o modelo da tua caixa. Vou lancar no Microcat e ver o que ele diz. Se achar melhor, manda em PVT.

[]´s
Rafael

CGAUER
02/11/2011, 19:56
Caros,

pelo que me consta, a única diferença entre as caixas, são os rolamentos e o tratamento das engrenagens. O resto deveria ser o mesmo.

Sugiro escolher o frete oficial da Inglaterra, o Royal Mail priority. Manda ver.

Abraços

Clemente

rafaelfernandez
02/11/2011, 22:35
Caros,

pelo que me consta, a única diferença entre as caixas, são os rolamentos e o tratamento das engrenagens. O resto deveria ser o mesmo.

Sugiro escolher o frete oficial da Inglaterra, o Royal Mail priority. Manda ver.

Abraços

Clemente

Pronto, acabaram as duvidas!

Ainda bem que não precisamos descobrir qual o modelo, pois o Microcat não informa como pensei.

Aproveitando, qual o motivo da recomendação ao Royal Mail Clemente?

[]´s
Rafael

Leonardi
02/11/2011, 22:36
Rafael,

esse programa Microcat é pago? Fácil de usar? Voce tem o link para download?

Pago tudo no cartão e costumo pedir indicação deles sobre qual transportadora usar. Na ultima vez que fiz pedido, o Duncan me recomendou usar o Parcel force, pois ele estava tendo alguns problemas com as entregas feitas pelas empresas de courier.

Como a embalagem vai ser pequena, a chance de chegar sem tributação aumenta, mas não é certeza. Vamos torcer e esperar.

Depois dessa 1a compra, você vai se sentir muito mais a vontade com todo o processo de compra e importação, que na verdade é bem simples. Só tem que se certificar de estar com os part numbers corretos para não descobrir aqui que a peça pedida não é igual a que você precisa.

Tem alguns manuais/programas disponiveis na net para download que são bastante utéis. Particularmente eu gosto muito do Microcat, que é o programa usado pelas concessionarias para identificação de peças. O legal dele é que atraves do chassis do veiculo, ele indica quais são os part numbers corretos.

Outra coisa, não sei se no caso das peças que necessitas há alguma diferença, mas seria bom (se é que já não foi feito) você passar a numeração de sua caixa de marchas para o Duncan antes de fechar o pedido, pois a R380 tem modelos diferentes e algumas peças não são iguais. Seria bom confirmar se o pedido esta correto.

Posta aqui a numeração da tua caixa e os part numbers do teu pedido que logo logo o Clemente ou algum outro usuário com mais conhecimento que eu aparece aqui para redimir essa duvida.

[]´s
Rafael

rafaelfernandez
02/11/2011, 22:51
Rafael,

esse programa Microcat é pago? Fácil de usar? Voce tem o link para download?

Da uma pesquisada no Oraculo(Google) por LAND ROVER MICROCAT. :concordo:

[]´s
Rafael

CGAUER
03/11/2011, 14:15
Rafael,

apenas para garantir por usar o correio do país, o Royal Mail, não terei que pagar ICMS sobre o valor total (frete + mercadoria), como é comum em frete Expresso.

Aa chances de passar batido pela alfândega são maiores, por geralmente não contar itens de valor neste tipo de remessa.

Abraços

Clemente

Pronto, acabaram as duvidas!

Aproveitando, qual o motivo da recomendação ao Royal Mail Clemente?

[]´s
Rafael

gustavogr
03/11/2011, 22:00
Fui informado hoje que peça (anel de sincronismo externo - FTC3584) que mais preciso e que apresentava desgate só tem 2 genuínas no estoque. Estou aguardando confirmação até amanhã para saber se consegue + 1 genuína.

Quanto ao transporte tenho dúvida entre contratar o Parcelforce, sugestão da Brit-car, ou Royal Mail priority, DHL e TNT. Qual prazo médio de cada? Alguem tem sugestão?
Tenho urgência na peças e não gostaria de pagar imposto. Diante dos fatos, estou com este dilema cruel ....
Pretendo definir até amanhã, quando for informado sobre a solução da peça genuína. Não quero passar o final-de-semana com este problema.

Agradeço a todos a ajuda.

[ ]´s

Gustavo

CGAUER
03/11/2011, 22:53
Gustavo,

segue minha experiência;

Royal: de 15 até 45 dias. Eventualmente (10% de chance) de pagar 60% de impostos.
DHL: 4-5 dias. Garantidamente 100% sobre-taxa (IPI 60%, ICMS, taxas, etc).

Abraços

Clemente

Fui informado hoje que peça (anel de sincronismo externo - FTC3584) que mais preciso e que apresentava desgate só tem 2 genuínas no estoque. Estou aguardando confirmação até amanhã para saber se consegue + 1 genuína.

Quanto ao transporte tenho dúvida entre contratar o Parcelforce, sugestão da Brit-car, ou Royal Mail priority, DHL e TNT. Qual prazo médio de cada? Alguem tem sugestão?
Tenho urgência na peças e não gostaria de pagar imposto. Diante dos fatos, estou com este dilema cruel ....
Pretendo definir até amanhã, quando for informado sobre a solução da peça genuína. Não quero passar o final-de-semana com este problema.

[ ]´s

Gustavo

lipe20
04/11/2011, 11:29
Pela TNT leva geralmente de 4 a 5 dias minhas encomendas.

gustavogr
04/11/2011, 11:34
Pela TNT leva geralmente de 4 a 5 dias minhas encomendas.

E os impostos? Alguma encomenda passou "batido"? Como é feito o cálculo?

lipe20
04/11/2011, 13:52
A legislação é rigorosa nesse ponto.

Se a transportadora não recolher ela paga e não poderá cobrar do consumidor.

Ou seja, quando é transportadora, TNT e afins SEMPRE terá imposto!!!

Leonardi
06/11/2011, 21:32
Gustavo, quanto voce vai economizar comprando as pecas na Inglaterra?

Ainda sobre a caixa, quando coloco a 90 em ponto morto, escuto o ronco de uma peca que parece que gira solta. Parece ser na entrada da caixa, apos a cruzeta. Sera que sao essas arruelas?

[ ]´s

Gustavo

gustavogr
08/11/2011, 18:16
Gustavo, quanto voce vai economizar comprando as pecas na Inglaterra?

Ainda sobre a caixa, quando coloco a 90 em ponto morto, escuto o ronco de uma peca que parece que gira solta. Parece ser na entrada da caixa, apos a cruzeta. Sera que sao essas arruelas?

Desculpe a demora, estava viajando.
Se não for taxado com imposto uns 40%, lembrando que no Brazil as peças cotadas são paralelas e comprei genuínas.
As peças foram enviadas hoje com ParcelForce. Estou rezando para não ser tributado.
Aviso quando chegar.
Sobre o barulho, pode ser rolamento da embreagem ... não tenho certeza.

gustavogr
20/11/2011, 11:08
Lascou !!!!!!
Mensagem do site do Correio: "Em trânsito para RFB - TRIBUTADO - EMISSÃO NTS".
Tudo indica que serei tributado ........

gustavogr
30/11/2011, 12:54
Boa tarde,
Depois de muita espera consegui retirar as peças que faltavam. Fiz a compra na BritCar e LR Serie, porque não consegui todos os aneis genuínos. Na BritCar o tratamento foi excelente (Nota 10, mesmo com meu pessímo inglês), já na LR Serie não consegui ajuda, mesmo assim chegou. Tive que pagar imposto em ambas, sendo que utilizei RoyalMail na BritCar e Fedex na LR Serie.
Vou começar a montar hoje a caixa. Tô louco para andar no barro .......

CGAUER
30/11/2011, 17:29
Legal,

capriche na montagem: limpeza máxima, Loctite cinza e óleo de primeira.

Abraços

Boa tarde,
Depois de muita espera consegui retirar as peças que faltavam. Fiz a compra na BritCar e LR Serie, porque não consegui todos os aneis genuínos. Na BritCar o tratamento foi excelente (Nota 10, mesmo com meu pessímo inglês), já na LR Serie não consegui ajuda, mesmo assim chegou. Tive que pagar imposto em ambas, sendo que utilizei RoyalMail na BritCar e Fedex na LR Serie.
Vou começar a montar hoje a caixa. Tô louco para andar no barro .......

gustavogr
30/11/2011, 19:27
VOu utilizar na caixa de marcha MTF-06 da Honda. Não estou conseguindo o óleo EP 75W90 GL-5 para caixa de transferência. Posso usar o EP 90 GL-5?

vwinit
30/11/2011, 22:53
VOu utilizar na caixa de marcha MTF-06 da Honda. Não estou conseguindo o óleo EP 75W90 GL-5 para caixa de transferência. Posso usar o EP 90 GL-5?

EP90 é para os diferenciais, não?

Use o óleo correto. O mais difícil de achar é o MTF. Este EP75w90 é mais comum e fácil de encontrar. Pelo menos aqui é assim...

CGAUER
01/12/2011, 11:06
Gustavo, pode sim usar o EP90 GL5 também na transferência, mas se você estiver em uma região que costuma ficar abaixo de 10˚C no inverno, é melhor procurar o 75W90 GL5.

Abraços

Clemente

gustavogr
01/12/2011, 11:45
Terminanos de montar a caixa. Incrível a diferença dela sem óleo (fica muito pesado girar o eixo). Bastou colocar o MTF-06 para amaciar ....

Quanto ao óleo, é o mesmo usado no diferencial?
Vou fazer adaptação do cilindro de embreagem para MB608. Alguma sugestão?

Grato,

CGAUER
01/12/2011, 14:04
Diferenciais e caixa de transferência recomendo 75W90 EP GL5.

Aproveite e faça estes caprichos:

Reforce o garfo de embreagem soldando uma barra de ferro sobre o lugar onde ele articula junto ao pino bola, pois ali ele costuma furar. Lubrifique muito bem com graxa Molykote antes de montar.

Aproveite e veja se o pino intermediário da caixa de transferência não está vazando óleo. Se quiser aproveite e instale um oring melhor e maior medida BS (AS) 121 = 26.65mm x 2.62mm em viton. Entra bem apertado, logo é bom lixar qualquer rebarba afiada antes de montar. Tenha certeza também de lubrificar o oring antes de montar. No lado oposto vai um BS(ou AS) 119. Não precisa desmontar a caixa, basta inserir um pino qualquer enquanto remove o oficial.

No mais dê uma olhada na embreagem e na bucha onde o eixo piloto apoia no virabrequim.

Abraços

Clemente

Terminanos de montar a caixa. Incrível a diferença dela sem óleo (fica muito pesado girar o eixo). Bastou colocar o MTF-06 para amaciar ....

Quanto ao óleo, é o mesmo usado no diferencial?
Vou fazer adaptação do cilindro de embreagem para MB608. Alguma sugestão?

Grato,

gustavogr
01/12/2011, 19:17
Estou trocando o retentor traseiro da caixa de transferência. Comprei original junto com as demais peças. Quanto ao óleo, faz muita diferença colocar EP90 GL5 na caixa de transferência e diferencial?

CGAUER
01/12/2011, 19:49
Gustavo,

se não fizer muito frio por aí, <10˚C tudo ok.

Abs

Clemente

Estou trocando o retentor traseiro da caixa de transferência. Comprei original junto com as demais peças. Quanto ao óleo, faz muita diferença colocar EP90 GL5 na caixa de transferência e diferencial?

UiRá
02/12/2011, 11:25
Amigos, aproveitando o tópico sobre cx. de marcha e transf. acontece o seguinte com minha 90: após trocar a embreagem que estava com uns 140.000km, instalei o kit da Valeo para a 130 e ficou top (boa dica do doctor Clemente...rs) e no entanto, após a troca começou a pingar óleo dos dois diferenciais (traseiro e dianteiro).

Antes não pingava nada, agora, pinga, muito pouco (algo como 1 gota a cada 48 horas) mas piora após rodar com a viatura.

Terá alguma relação? O fato de ter uma embreagem nova, transmitindo a força de tração com mais "vigor" agora, pode ter sobrecarregado os diferenciais já bastante desgastados e gerado o vazamento?

Ou será apenas o respiro dos mesmos que estará sujo? E neste caso dos respiros, onde exatamente eles se encontram? Na ponta esquerda dos eixos? E como limpar o respiro?

Obrigado e abraços landersons.

gustavogr
11/01/2012, 13:08
Bom dia,
Após uma longa briga na oficina onde foi desmontada a caixa, fui obrigado a guinchar a 90tinha para cidade de Nova Era onde o doutor Givanildo fez a montagem da caixa. Devido a urgência e saudade em ter a 90tinha de volta para viajar, foi esquecido a montagem do suspiro e demais verificações. Conclusão, terei que remover a caixa para trocar a embreagem, que esta "trepidando", colocar os suspiro e verificar o vazamento da caixa de transferência (se esta vazando pela falta de suspiro ou se é o ring).

Apesar dos pequenos problemas, resolvir continuar com o planejado e realizar a minha primeira "expedição" de 3.800km até Curitiba. Quando estava chegando em São Jose dos Campos - SP notei que o vazamento tinha aumentando (que depois descobri que era devido a chuva que lava o óleo), tentei verificar o nivel do óleo das caixas em algumas oficinas comuns sem sucesso (para dosar o tamanho do vazamento e não deixar faltar óleo). Resolvi procurar alguma referência na internet e liguei para o Alexandre do Clube Vale 4x4 que protamente se prontificou em ajudar. Já em Curitiba, tive ajuda do Marcelo e mecânicos da Euro Import, que apesar de estar com a oficina lotada verificaram o vazamento e o nível de óleo

Agora que estou novamente em minha cidade, vou verificar e acompanhar com mais calma a substituição da embreagem e vazamento do óleo.

Agradeço a todos do forum, em especial ao Clemente, ao Alexandre e funcionários da Euro Import em Curitiba, que contribuiram para o sucesso de minha pequena expedição.

[ ]´s