Ver Versão Completa : Tremedeira do kct na Band
valeriano
31/10/2011, 12:01
Galera,
dia 21/06 eu troquei minha embreagem por um kit novo Sachs (disco e platô novos). Nesta ocasião a Band estava com cerca de 130.000km. Assim que troquei a embreagem, comecei a sentir um cheiro de queimado estranho toda vez que subo ladeira. No entanto depois de um tempo o cheiro parou e deixei pra lá.
De lá pra cá rodei cerca de 10.000km sendo que os últimos 3.000km foram na estrada (4ª marcha praticamente o tempo inteiro).
Quando estava voltando de viagem parei em Cachoeira Paulista pra instalar o eixo flutuante e quase chegando na cidade senti o carro tremendo pra kct. Assim que cheguei no mecânico comentei sobre isso com ele e dando uma volta na Band ele deu o diagnóstico: Cruzeta estourada.
Cruzeta trocada, eixo flutuante instalado, segui viagem para o RJ. Quando cheguei no RJ comecei a sentir o carro tremendo pra kct de novo, mas agora só nas arrancadas de primeira marcha e só se o carro estiver 100% parado.
A princípio achei que a cruzeta tinha estourado de novo, mas depois comecei a sentir o cheiro de queimado em ladeiras mais uma vez e as marchas estavam entrando e soltando com uma certa dificuldade de vez em quando.
Fico me perguntando: Será que meu kit de embreagem acabou por inteiro em 10.000km???? Ou será que isso pode ser apenas um problema menor como cilindro de embreagem?
Meu mecânico havia dito durante a instalação do kit que essa embreagem é fraca. Mas mesmo assim, acabar em 10.000km é muito precoce!
Alguém tem alguma dica? To meio bolado com isso.
feitosac
31/10/2011, 14:59
Valeriano, meus 2 cents,
Que bom que voce colocou o eixo no Eder, sobre a embreagem,no texto voce colocou Kit novo, disco e plato, não trocou o rolamento (colar) ???? o problema talvez esteja ai .....
Segundo ponto para pesquisa, as Bands tem platô de embreagem com macaquinho (+antigas)e com chapéu chines (+novas), dizem que os de chapeu chines dao muito problema, voce reparou se o plato que voce colocou era do mesmo tipo do que voce tirou ?????.
Na minha, sempre que troquei embreagem (2x) , coloquei plato com macaquinhos e precisa dar uma regulada neles.
Espero ter ajudado, liga la pro Eder e conversa com ele.
Abs.
valeriano
31/10/2011, 15:07
Valeriano, meus 2 cents,
Que bom que voce colocou o eixo no Eder, sobre a embreagem,no texto voce colocou Kit novo, disco e plato, não trocou o rolamento (colar) ???? o problema talvez esteja ai .....
Sim, eu troquei o rolamento também.
Segundo ponto para pesquisa, as Bands tem platô de embreagem com macaquinho (+antigas)e com chapéu chines (+novas), dizem que os de chapeu chines dao muito problema, voce reparou se o plato que voce colocou era do mesmo tipo do que voce tirou ?????.
Coloquei esse disco aqui:
DISCO DE EMBREAGEM TOYOTA MOTOR MERCEDES - SACHS (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=508&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=241&pg=0)
Com este platô:
PLATO DE EMBRAGEM TOYOTA MOTOR MERCEDES - SACHS (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=507&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=241&pg=1)
Não sei reconhecer se é macaquinho ou chapéu chinês.
feitosac
31/10/2011, 15:29
Valeriano, esse modelo é de macaquinho, tambem chamado gafanhoto ou de unha, note que tem tres peças com molas no centro do disco, que recebem estes nomes variados, se nao vieram reguladas de fabrica, precisa fazer, senão pode dar trepidação.
Lembrei tambem que um amigo meu apanhou com a embreagem dele e no final descobriu que a base do plato veio empenada de fabrica.
Voce tem que checar antes todo o sistema de acionamento da embreagem, cilindro de cima e de baixo, garfo ...para depois desconfiar das peças novas.
Abs.
Fe_jipeiro
31/10/2011, 18:08
Será q a regulagem do cilindro + pedal + embreagem nova, nao deixou a embreagem um pouco acionada??? Vejo a única hipótese de gastar tão rápido... se tudo foi montado corretamente .... e se a embreagem nao estava com defeito ...
Abs...
elmestizo
31/10/2011, 19:04
Meu chute: Garfo da embreagem empenado.
Guiga Tostes
01/11/2011, 02:55
Fala Valeriano!
Estranho mesmo isso tudo, mas conforme os amigos colocaram acima, pode ser a regulagem ou entao o garfo que se nao for o original costuma dar problemas mesmo. E ja que pode chutar, eu sugiro que de uma olhada no seu freio de mao(se ainda o tiver) pois as sapatas ou algo podem estar soltos dentro do tambor e isso vibra e faz um barulho do kct...aconteceu comigo uma vez e parecia que o carro ia desmontar...saquei o freio de mao fora(e nao coloquei devolta...) problema resolvido para sempre rsrsrs,...mas como ai no RJ tem a tal vistoria vc tem q ter freio de mao....
Abraco
cristiano
01/11/2011, 11:48
Eu tenho o platô chapéu chinês no motor Mercedes sem problemas, não é esse o problema. Normalmente o platô estilo gafanhoto vem regulado de fábrica, então não deve ser isso também.
Eu iria na regulagem do pedal que pode não estar acoplando corretamente, garfo empenado ou as peças do tambor de freio de mão soltas.
Sergioporto
01/11/2011, 15:09
Galera,
dia 21/06 eu troquei minha embreagem por um kit novo Sachs (disco e platô novos). Nesta ocasião a Band estava com cerca de 130.000km. Assim que troquei a embreagem, comecei a sentir um cheiro de queimado estranho toda vez que subo ladeira. No entanto depois de um tempo o cheiro parou e deixei pra lá.
De lá pra cá rodei cerca de 10.000km sendo que os últimos 3.000km foram na estrada (4ª marcha praticamente o tempo inteiro).
Quando estava voltando de viagem parei em Cachoeira Paulista pra instalar o eixo flutuante e quase chegando na cidade senti o carro tremendo pra kct. Assim que cheguei no mecânico comentei sobre isso com ele e dando uma volta na Band ele deu o diagnóstico: Cruzeta estourada.
Cruzeta trocada, eixo flutuante instalado, segui viagem para o RJ. Quando cheguei no RJ comecei a sentir o carro tremendo pra kct de novo, mas agora só nas arrancadas de primeira marcha e só se o carro estiver 100% parado.
A princípio achei que a cruzeta tinha estourado de novo, mas depois comecei a sentir o cheiro de queimado em ladeiras mais uma vez e as marchas estavam entrando e soltando com uma certa dificuldade de vez em quando.
Fico me perguntando: Será que meu kit de embreagem acabou por inteiro em 10.000km???? Ou será que isso pode ser apenas um problema menor como cilindro de embreagem?
Meu mecânico havia dito durante a instalação do kit que essa embreagem é fraca. Mas mesmo assim, acabar em 10.000km é muito precoce!
Alguém tem alguma dica? To meio bolado com isso.
Dando meu pitaco.Cheiro de queimado talvez embreagem tenha ficado "enforcada"Ai pode empenar plato devido ao aquecimento sofrido,causando engates duros.
Quando turbinei,embreagem igual à sua foi pro espaço tres vezes,chapas que prendem plato ao suporte das molas ou melhor aquela que prende no volante eram fracas,levei em firma que trabalha c/ embreagem de onibus e reforçaram aquele ponto e reforçaram as molas tambem.Troquei tres discos mas plato nao!Mandei balancear volante em balanceamento dinamico e depos volante e plato juntos,foi colocado tres pinos guias para que plato fosse montado sempre na mesma posiçao no volante.Se embreagem ficar muito pesada quebra o garfo ou empena,meu disco é especial,com lonas trançadas,nao tem perigo de ficar sem embreagem dentro dágua.Plato da branquela é c/ cachorrinhos e nao me incomoda.Regulagem de altura tem que ser precisa entre os tres senao trepida ao arrancar.
Boa sorte
pauloalberto
01/11/2011, 23:19
Valeriano, Você que eu considero um dos meus mestres em Band(estou aprendendo muito com todos voces)com esse problema...imagine eu, reles mortal...como ficarei???
A embreagem da minha andando em estrada, quando pega uma subidinha, começa a patinar e a feder queimado..e os meus mecânicos dizem que ela está nova e está tudo certo....
Sei que é dificil, mas vce teria coragem de me indicar um Mecanico que mexa e goste de band?
abs paulo
valeriano
01/11/2011, 23:52
Valeriano, Você que eu considero um dos meus mestres em Band(estou aprendendo muito com todos voces)com esse problema...imagine eu, reles mortal...como ficarei???
Mestre em Band?
Não não. Eu sou mestre só em informática.
A embreagem da minha andando em estrada, quando pega uma subidinha, começa a patinar e a feder queimado..e os meus mecânicos dizem que ela está nova e está tudo certo....
Sei que é dificil, mas vce teria coragem de me indicar um Mecanico que mexa e goste de band?
abs paulo
Eu ouvi falar bem da Toyomundi (TOYOMUNDI - Peças e Serviços Especializados (http://www.toyomundi.com.br/)), mas não conheço o serviço deles. To querendo passar lá pra ver qual é.
De resto, a maioria dos mecânicos do RJ é picareta.
Conheço dois mecânicos bons, mas são fora do RJ. Um deles fica em Nova Friburgo e o outro em Cachoeira Paulista.
pauloalberto
02/11/2011, 19:03
Valeriano, voce e outros aqui realmente sabem tudo de band....entao eu considero "Mestres". tem um de vces, o Estevão é um mestre chines pela paciencia dele...
O Inner me indicou a Toyomundi em São Gonçalo, apesar de morar em campo grande-RJ, longe de tudo e de todos, vou lá conferir...já não aguento mais perder dinheiro com os "mexanicos" aqui de perto...paulo
Glauco mendes
02/11/2011, 19:29
Valeriano conseguiu resolver o problema? para mim tem cara de platô empenado...
valeriano
02/11/2011, 19:31
Valeriano conseguiu resolver o problema? para mim tem cara de platô empenado...
Ainda não tive tempo de levar no mecânico.
maikpenner
05/03/2013, 14:55
Continua na tremedeira Valeriano???
valeriano
06/03/2013, 10:40
Continua na tremedeira Valeriano???
Não. O problema era vazamento na caixa de marchas, que caia na embreagem.
Resolvi o vazamento, troquei o disco e resolveu.
maikpenner
11/03/2013, 09:02
Ha 2 semanas eu revisei caixa/reduzida e diferenciais.
Troquei rolamentos, engrenagens, buchas, luvas de cardã, cruzetas, etc., está tudo novo.
Peguei o carro em perfeito estado, rodando liso e solto. Testei na estrada em velocidade baixa e alta, tudo perfeito.
No final de semana passado acabei rodando em situação offroad e utilizei as marchas em 4x4 e reduzida normalmente.
Depois de utilizar o 4x4 em estradas de chão, desliguei as roda-livres e desengatei o 4x4 para voltar ao asfalto.
Voltei a alavanca ao modo 4x2 e segui viagem até em casa. Notei a Band um pouco presa, mas como vinha andando com mais gente em comboio não dei muita importância. No dia seguinte fui ao trabalho e achei a Band amarrada e começava a trepidar acima de 90km/h. Parei, verifiquei cardãs, cruzetas, roda livre, parecia tudo OK. Continuei rodando assim durante 2 dias, achando a situação muito estranha. Ao chegar no mecânico, ele logo falou: "seu cardã dianteiro está rodando". Eu questionei, mas como assim? Veja aqui a alavanca está em 4x2. A alavanca realmente estava em 4x2, mas não havia desacionado o cardã dianteiro. Mexemos na alavanca um pouco e o cardã parou. Ou seja, o fato do carro estar mais amarrado e trepidando, era por causa do cardã dianteiro que estava rodando em alta velocidade (acima de 90km/h). Assim que saí da mecânica já notei a Band mais solta. Pensei comigo mesmo, ufa, voltou ao normal, era só a alavanca do 4x4 acionado.
Imagino que como as rodas livres estavam desligadas, não deveria haver nenhuma consequência, já que o cardã estava rodando solto e as rodas livres não estavam acionadas. Mas, para a minha surpresa, chegando aos 90km/h a trepidação voltou, não tão forte como antes, por que agora o cardã dianteiro estava realmente desacionado, mas voltou. Agora a Band não está mais rodando lisinha como antes do problema. Levei ao mecânico que averiguou a caixa, cardãs, cruzetas e parece tudo OK, justo e novo. A principio não deveria estar trepidando, mas está.
O que pode ter acontecido?
- Desbalanceamento dos cardãs?
- Desbalanceamento de alguma roda?
- Alguma outra sugestão para verificar?
- Não vejo outra coisa para verificar...
cristiano
11/03/2013, 09:08
Como você revisou quase tudo, eu desmontaria a roda livre para limpar e lubrificar.
maikpenner
11/03/2013, 09:18
Roda livre também foi revisada... foram desmontadas, foram trocados os retentores do eixo e tudo mais.
O eixo dianteiro foi revisado por completo ha 2 semanas e trocado tudo que era necessário.
O eixo traseiro foi revisado por completo ha 6 meses e também foi trocado tudo que era necessário, até coroa e pinhão.
Fe_jipeiro
11/03/2013, 10:07
Como tudo foi revisado, eu votaria no reaperto dos parafusos do cardan, ou mesmo, na posição correta do mesmo. Se a posição das luvas não tiverem casadas, vai dar trepidação.
Abs
maikpenner
11/03/2013, 20:28
Acabei de descobrir o motivo da trepidação...Depois da revisão do cambio e reduzida, a 4x4 está acionando sozinho...
Preciso mandar ver isso, deve ser alguma regulagem...
Mesmo com a alavanca em 4x2, a minima trepidação da alavanca aciona o cardã dianteiro...
E como o cardã dianteiro é maior e menos utilizado, deve estar desbalanceado, provocando a trepidação...
Alguém ja teve problema semelhante? Do 4x4 engatar sozinho?
Att
Maik
fabiano soriano
11/03/2013, 21:30
Maik, fala aê meu,
para ter certeza que realmente o desbalanceamento é no cardã dianteiro, retire-o e ande com a band, somente com o cardã traseiro, se o problema sumir, realmente é isso.
Mas se não, pode ser desbalanceamento no cardã traseiro, como te falei, já aconteceu com minha antiga band longa, reparei o desbalanceamento do cardã e ficou tudo bem.
Ou, também pode ser um problema mais sério, na caixa de trasmissão, devido a estes engates indesejádos, que vc teve.
Mas, faça o teste antes de tudo.
Abrass
Fabiano
maikpenner
11/03/2013, 21:42
A trepidação é do cardã dianteiro. Preciso regular os engates da reduzida, já que ela está caindo sempre em 4x4.
Quando estou em 4x2 nao trepida, mas o 4x4 aciona sozinho e ai passa a trepidar por causa do cardã dianteiro acionado.
maikpenner
12/03/2013, 09:12
Levei hoje no mecânico para darmos uma olhada rápida.
O 4x2 e o 4x4 estão engatando perfeitamente e bem ao final do curso da alavanca como deve ser.Foi confirmado que não está engatando o 4x4 sozinho como se suspeitava antes.
A dúvida é exatamente porque o cardã diantiero está girando junto.
Ainda não se sabe ao certo o que acontece.
As vezes o cardã gira livre, leve e solto, e as vezes ele fica mais justo e acaba girando junto.
Quinta-feira vai pra desmontar e verificar
Abraços
Maik
Dendrobates
12/03/2013, 09:40
Maikpenner,
Conseguiu resolver o problema?
Li esse tópico algumas vezes, e vi que vc já conferiu praticamente tudo...
As rodas livres por falta de manutenção as vezes não engatam, ou escapam quando se força. Penso eu que com as RL desengatadas a alavanca desengatada e com um toque na ré, fica tudo desengatado. Mas tá girando todo o conjunto cara?
maikpenner
12/03/2013, 10:59
Como eu mencionei no post anterior.
O carro foi ha 2 semanas totalmente revisado.
Diferenciais, eixos, caixa, reduzida, cardãs, cruzetas, luvas, etc.
O problema surgiu depois da revisão.
Parece que o cardã as vezes fica preso e acaba girando junto.
Quinta-feira vamos desmontar a reduzida pra descobrir o porque dele estar girando junto.
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