Ver Versão Completa : Amperímetro
Meu jeep possui Amperimetro . É claro ele mede a amperagem da bateria ....
Mas e ai ????
Qual é a vantagem e utilização dele ???
No que ele pode me ajudar ?
( desculpem se for uma pergunta basica demais ... estou aprendendo por aqui . E aprendendo MUITO ! )
Ronaldo B.
21/06/2005, 16:56
Valmor,
Que eu saiba, o amperimetro informa se a carga que está sendo gerada pelo alternador é maior ou menor que a carga que está sendo consumida pelo sistema elétrico do veículo. Caso a carga consumida seja maior que a carga gerada, isso descarregará a bateria gradativamente.
[]´s
FrommarS
21/06/2005, 19:10
Ronald...
O meu tem voltimetro... só o utilizo em emergência... mais para saber se tá tudo normal... ou se tem carga antes da partida...
Na prática ele poderia indicar alguma coisa a mais?? Qual a diferênça entre os dois???
[]'s comprando um curso universal para eletricistas
Augusto Braga
21/06/2005, 19:56
Frommars... O voltimetro mostra a condição da bateria, com o Jeep funcionando ele deve marcar entre 13 e 14 volts, se Vc tem guincho eletrico, ele mostra se o consumo esta demais , mostrando a hora de dar uma parada no guincho para recarregar a bateria. Abraço.
Valmor,
Que eu saiba, o amperimetro informa se a carga que está sendo gerada pelo alternador é maior ou menor que a carga que está sendo consumida pelo sistema elétrico do veículo. Caso a carga consumida seja maior que a carga gerada, isso descarregará a bateria gradativamente.
[]´s
Isso mesmo Ronaldo,
Lembrando que, a grosso modo, o normal dele é saldo positivo de dia e negativo de noite (uso de farol por exemplo) ou com chuva de dia (ventilador, faróis, etc..).
Porém se a indicação for sempre negativa (via de regra o lado esquedo do marcador) é sinal de que o gerador não dá dando conta de recarregar a bateria ou que esta não está dando conta de receber carga (placas coladas, etc).
valeu
Com o carro ligado, o Voltímetro acima de 12V indica que a bateria está recebendo carga do gerador (não podendo ultrapassar 15V pois neste caso a bateria passa a perder água/secar, o que é ligado a defeito no regulador de valtagem do gerador), abaixo disso indica que a bateria não está recebendo carga do gerador e portanto está fornecendo carga para o funcionamento do carro (neste caso procure em auto-elétrico).
Com o carro desligado o voltímetro só indica a carga da bateria que deve ser sempre de 12v.
valeu
MUITO obrigado p/ informaçoes !
pelas dicas agora considero um voltimetro mais util e seguro !
FrommarS
22/06/2005, 12:01
Valeu Galera...
O problema é que o meu é original... e só marca + ou - ... uma escala...
Qdo o carro tá ligado e com pouca aceleração... ele fica quase no máximo... qdo ando ou acelero ele vai pra mais que máximo.... parado ele fica quase no meio...
ou seja... informçaõ não muito precisa... o jeito é trocar por um decente... o meu é VDO...
Hasta Luego
Beto Lacerda
22/06/2005, 12:35
... o jeito é trocar por um decente...
vc ta se referindo ao carro como um todo né ??
se não seus problemas não se solucionarão ... :twisted: :twisted: :twisted:
[]'s
nem vem com o papinho de que o meu pelo menos anda que nem adianta ... andar e quebrar a cada esquina prefiro parado p/ qdo andar num quebrar no 1º aborto sempre :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
FrommarS
22/06/2005, 12:58
vc ta se referindo ao carro como um todo né ??
Não estou falando do que não presta, ou seja ... O RELÓGIO
se não seus problemas não se solucionarão
Quais problemas... eu não tenho problemas ... não tenho stress... nada disso!
EU TENHO UM JIPE !!! :mrgreen:
Faço umas trilhas ... é o suficiente para não se ter dor de cabeça....
Experimenta .... M.P.F.I. que um dia ... que vc verá... :twisted:
[]s
primeiro ... CHEGUE AO ABORTO!!! e não vale de Zeca no jipe da patroa :twisted:
Ronaldo B.
22/06/2005, 13:17
EU TENHO UM JIPE !!! :mrgreen:
Olha o cara !!!! Comprou um CJ e não contou nada prá ninguém ?? :twisted: :twisted: :twisted:
Faço umas trilhas ... é o suficiente para não se ter dor de cabeça....
Experimenta .... M.P.F.I. que um dia ... que vc verá... :twisted:
Tá falando do 2.8 TDi ????? :lol: :lol: :lol:
[]´s
FrommarS
22/06/2005, 14:39
Olha o cara !!!! Comprou um CJ e não contou nada prá ninguém ??
EU TENHO UM JIPE !!!
Deu para entender agora...... eu não falei em Ford/Jeep falei de um Veiculo de Aplicação Rural (V.A.R.) produzido na década de 90 pela Cia Brasileira de Tratores, que recebeu o nome comercial de Javali.
Qto ao motor o 2.8tdi só utilizo em casos extremos.... :twisted:
[]'s
Alessandro Henrique
22/06/2005, 14:55
So lembrando que este assunto ja foi abordado em outros topicos.
Verifique o link para obter mais informacoes.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3403
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4358
Sds.
Ronaldo B.
22/06/2005, 15:25
................................
Shopping Jeeper is your ass !!!! :twisted: :twisted: :twisted:
EU TENHO UM JIPE !!!
Deu para entender agora...... eu não falei em Ford/Jeep falei de um Veiculo de Aplicação Rural (V.A.R.) produzido na década de 90 pela Cia Brasileira de Tratores, que recebeu o nome comercial de Javali.
Quando nós dois conversamos, só existe UM proprietário de Jeep na conversa, ou seja , EU !!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
E prá mim esse papo de Veículo de Aplicação Rural ou é conversa prá Boi dormir ou é nome utensílio agrícola utilizado para espalhar esterco na roça...... (vulgo espalha merd@#) :twisted: :twisted: :twisted:
E tem mais, a CBT pode ter colocado o nome de Javali, mas aqui é conhecido como "Carreta" mesmo..... :lol: :lol: :lol:
Qto ao motor o 2.8tdi só utilizo em casos extremos.... :twisted:
[]'s
Explica aí então porque o nick "Carreta" do seu "veículo" !!!! :lol: :lol: :lol:
[]´s Esperando que um dia o amigo compre um jeep... de verdade !!!! :lol: :lol: :lol:
Eriksom Teixeira Lima
22/06/2005, 15:33
[...]
O problema é que o meu é original... e só marca + ou - ... uma escala...
Qdo o carro tá ligado e com pouca aceleração... ele fica quase no máximo... qdo ando ou acelero ele vai pra mais que máximo.... parado ele fica quase no meio... ou seja... informçaõ não muito precisa... o jeito é trocar por um decente... o meu é VDO...
O VDO é de excelente qualidade, mas alguns modelos não trazem a escala. Mas se você olhar no catálogo, :idea: você descobrirá quais são os limites. Se o seu for da linha pesada (caminhões), mande o número que eu tenho o catálogo em casa.
A diferença fundamental entre os dois é que um mede a "largura" do fluxo (amperes) e outro a "tensão" (volts).
:arrow: 1) Seu alternador pode estar gerando pouca carga, mas na tensão ideal (entre 13 e 14V) = sua bateria descarregará
:!: Motivos: gerador subdimensionado; componentes do gerador estragados ....
:arrow: 2) Seu alternador pode estar gerando carga suficiente, mas na tensão errada: acima 14V = sua bateria pifará e levará junto todo o sistema elétrico; abaixo 11V = nada funcionará perfeitamente, se funcionar
:!: Motivos: regulador defeituoso ou mesmo bateria com defeito.
Posição ideal para amperimetro = no cabo principal de alimentação do sistema, ou seja, ANTES da caixa de fusíveis. Nada, exceto o motor de arranque, deve ser ligado antes do amperimetro, nem mesmo o guincho, se houver, caso contrário, ele não apresentará a realidade do consumo.
:(
E não precisa ser um cabo monstruoso, se eu não estiver errado, um cabo de 10 mm aguenta pelo menos 100A a 12V (desde que a distância não seja superior a 1,5m no total (informação sujeita a confirmação)
Eriksom
tanto o amperimetro quanto o voltimetro são excelentes instrumentos para se avaliar o sistema de carga. são diferentes, e o motorista precisa saber interpretar o que o ponteiro ta dizendo. tanto que hoje em dia quase nenhum veiculo de passeio tem qualquer um dos dois. só tem uma lampada...
Quem vai instalar deve instalar um Voltimetro.
Um Amperimetro pode até ser perigoso pois normalmente toda a energia tem que passar pelo aparelho no painel.
Para usar o Voltimetro que que saber dois valores.
O valor da voltagem da bateria com o veiculo desligado.
O valor maximo de voltagem. Com o veiculo ligado e tudo que é eletrico e qualquer acessorio como ar e direção sem funcionar. Ver o valor maximo depois do veiculo ligado por 5 minutos ou mais. Ai vai ter o valor maximo de voltagem que o alternador fornecer.
Qualquer valor acima disto é sinal de problema.
Quanto tem este valor é sinal que a bateria esta caregada e que o alternador tem mais para forncer.
Se marcar entre os dois valores é sinal a bateria não esta com carga completa.
Ai o alternador deve estar até dando conta e , podendo até estar carregando a bateria.
Se marcar menos que a voltagem da bateria é que ou o alternador não esta funcionado corretamente e a bateria esta sendo descaregada, ou o consumo é tão alto (como o uso do guincho) que o alternador não dá conta sozinho e a bateria esta ajudando.
Normalmente a tudo na parte eletrica de veiculos é feito para trabalha bem com até 10,5 volts (acho que é isso).
Quando atingir este valor desligue tudo o que for eletrico para o alternador carregar a bateria ou nem ligar o veiculo pode conseguir.
O Amperimetro depende muito de onde é instalado.
De cada forma vai medir uma coisa diferente.
Mas de toda forma não recomendo o seu uso.
Eriksom Teixeira Lima
23/06/2005, 09:37
Wallace,
Deixe de ser terrorista. Como eu disse, o amperímetro deve ser ligado no cabo força ANTES da caixa de fusíveis, e fora do circuito do cabo para o motor de arranque.
Outra coisa, o que define a voltagem "servida" é o regulador do alternador. A voltagem recebida pelo carro é definida pela bateria (confesso que nunca entendi isso direito, é coisa de físico, mas aceitei a explicação :wink: )
Nos carros sem amperímetro, a lâmpada do painel informa que o alternador pifou :!:
Assim, concordo com você em partes, amperímetro não é essencial, mas é para quem gosta de ter mais um relojinho para controlar, sem se preocupar se a maldita lâmpada continua sem queimar :lol: :lol:
Como no painel de minha Puta Velha que está sendo montado, além das lâmpadas tradicionais (farol alto, faróis auxiliares, ligação de ventoninhas), tenho relógios aos montes (velocimetro, conta-giros, amperimetro, voltimetro, pressão do óleo, temperatura da água/com éter, marcador de combustível, pressão do sistema de ar), pode-se dizer que eu gosto de ponteirinhos, mesmo sem olhar para nenhum :twisted:
Ah, sim! não tem relógio do turbo, por que não tenho turbo .... ainda. Se tiver, terei de inventar mais um relógio para manter o número par
Para ela ficar boa, só falta acabar a reforma para voltar a rodar e eu aprender a pilotar :twisted:
[]s achando que boa informação nunca é demais
Eriksom
Erikson,
Para vc que gosta de estar informado pelos reloginhos e pelas lâmpadas do painel, uma boa dica é adicionar sinal sonoro nas lâmpadas mais importantes.
Existem vários modelos de "campainha" 12v a venda nas lojas de componentes eletrônicos que servem para este fim, assim toda vez que uma lâmpada chave acender aciona junto o sinal sonoro, vc pode tb adicionar um interruptor liga/desliga para qdo for fazer manutençao que precise da chave do carro ligada só na corrente sem o carro estar funcionando (lâmpadas sempre acesas) desligar o sinal sonoro, este sistema é usado em vários maquinários inclusive em aviões, onde se tem muitas lâmpadas e não se pode ficar muito tempo para perceber q uma delas está acesa, assim se escuta o sinal sonoro (bip) primeiro e entao se procura qual foi a lâmpara q acionou-o.
Eu uso um sistema assim no meu carro, uso tb para indicar a porta aberta com farol/laternas ligadas (p/ não esquece-las ligadas qdo sair do carro) e pode-se usar uma campainha de volume mais alto junto a luz de ré, indicativo de q se está dando ré.
valeu
Eriksom Teixeira Lima
23/06/2005, 12:51
Dero,
Eu tenho pensado nisso, mas primeiro preciso superar o trauma da minha Dodge. Como eu não uso cinto, exceto na frente do guarda, ele tem de ficar preso atrás do banco. Cada vez que ele escapa .... béééééééééééé.
No caso do termometro de óleo, eu comprei um com duas saídas (de caminhão VW, aliás, a melhor linha de instrumentos é VDO para caminhões VW). Quando a pressão do óleo cai abaixo de 600g, uma move o ponteiro e aoutra dispara (fecha circuito). Para o alternador é uma das a serem feitas (prefiro duplicidade ao amperimetro), assim como para os faróis, mas para esses não consegui descobrir ainda como fazer. Aceito sugestão :idea: boa, barata, e que funcione bem, sendo de fácil substituição (ou seja, qual é a do seu carro :?: )
Agora é a hora, pois minha Camper parece vítima do Jack Estripador: :cry: chassis prum lado, carroceria para outro, motor totalmente montado no fundo da oficina, caixa e transmissão no chão, longarinas novas ao lado das velhas, travessas sendo montadas, diferenciais em trânsito de uma carcaça para outra. Ah, e o novo painel em chapa sendo cortado. Só uma coisa funciona, o chicote elétrico que há muitos anos é novinho :twisted:
Eriksom
Erikson, primeiro é lamentavel que voce não use cinto de segurança.
Depois pense um pouco... é bem provalvel que os cerca de 100 Amperes do seu amperimetro estejam passando pelo seu painel.
Resultando em perigosa fonte de problemas eletricos.
Veja que isso não sou eu que falo, mas um dos mais conmhecidos e renomeados fabricantes de instrumentos do mundo... a Autometer...
Eriksom Teixeira Lima
23/06/2005, 21:28
Wallace
Fala sério com relação ao cinto de segurança. Dirijo há quase 30 anos e nunca precisei. Não uso nada que venha imposto pela ignorância moralista e castradora da gringalhada. :twisted: Não existem estatísticas que efetivamente comprovem que há correlação entre uso de cinto e segurança no veículo. Existem associações de dados em que se aponta que existe causalidade entre isso. Apontar não [e comprovar. :evil:
Digo mais, existem vários estudos em que se questionam essas estatísticas. Na minha opinião, de anarquista juramentado, minha segurança é minha segurança e não admito que ninguém venha dar pitaco, muito menos um ortopedista que não entende porra nenhuma de estatística :x . Note que no único raid em que naveguei, usei cinto, mas se fosse para dirigir, não usaria, por que aprendi sem ele, sem celular, sem tv a cabo, sem um monte de coisas que não me deixaram frustado :wink:
Quanto ao amperímetro, não entendi. :?: Na minha Camper, o consumo interno na cabine é de cerca de 30A (inclui todo a aparato do ar e do limpador de para brisa, mais consumos extras). Com os faróis normais, os auxiliares, as ventoinhas e outras eletricidades instaladas no motor, sobe para uns 60A, batendo 70A no pico (eu fiz todas as continhas de consumo de cada um). Toda a fiação dos relês desse aparato sai da caixa de fusiveis que fica em cima da pedaleira (o guincho não esta no circuito, nem o cabo pro arranque). Logo essa amperagem já está lá no painel. Qualé o problema de colocar um relojinho no meio do circuito :?:
Eu só não entendi até agora é como o bichinho funciona, pois ele, ligado no cabo-força, aponta se a amperagem é positiva e negativa. Muito complicado para um pobre economista como eu :lol:
Eriksom
Para o alternador é uma das a serem feitas (prefiro duplicidade ao amperimetro), assim como para os faróis, mas para esses não consegui descobrir ainda como fazer. Aceito sugestão :idea: boa, barata, e que funcione bem, sendo de fácil substituição
Vamos por parte:
Alternador
Faça a ligação da campainha 12v (bip) diretamente na fiação da lâmpada do alternador, como a campainha é de baixíssima amperagem não costuma tirar carga da lâmpada, ou seja ela não fica querendo acender. (a noite com o motor ligado e a luz do painel desligada numa instalação sem solda a lâmpada fica acesa bem fraquinha e isso não é desejável), por isso solde os fios para diminuir a resistência do sistema.
Farol
Use o positivo do farolete (laternas) e o negativo do interruptor de abertura das portas (akele q acende a lâmpada interna) , assim qdo a porta for aberta com o farol/laternas ligadas o bip aciona (isso considerando logicamente que seu carro nao apague os farois automaticamente qdo se desliga a chave.
material: fio + 1 campainha (12v de baixa amperagem) para cada sistema.
(eu uso este)
Opçao 2 (para os iniciados em eletrônica)
Todas as luzes do painel podem ser ligadas apenas em uma única campainha, neste caso cada fio positivo q for puxado das lâmpadas dever ter um componente eletrônico* (q nao me lembro o nome e custa centavos) que fará com que a corrente somente trafegue em um sentido do fio (da lâmpada para a campainha), caso não tivesse este componente qdo uma lâmpada acendesse acenderiam todas as outras pq estariam todas no mesmo sistema positivo.
material: fio, 1 campainha e tantos componentes qtos forem a qtdade de fios vindos das lâmpadas.
*Aos iniciados em eletrônica solicito help do nome/características do tal componente, pois tinha uma instalação assim no meu outro carro, mas não me lembro o nome. :roll:
Observação: Aplicando a Lei de Murph nao tente fazer a instalação 2 se não entender de eletrônica básica, lembrando que qto mais complexa for a instalação maior a probabilidade de vir a dar problema, neste caso execute a instalação 1 mesmo. hehehe
valeu
Alessandro Henrique
24/06/2005, 03:41
dero,
O componente que voce nao lembra eh o diodo.
Pode-se utilizar o 1N4001 sem problemas sendo barato e facil de encontrar.
Saliento que esta eh uma sugestao, voce pode usar diodos com outras referencias.
Achei estranho o fato de sua lampada indicativa de carga do alternador estar acendendo (fraquinha)...
Posta o esquema eletrico deste arranjo. O problema pode estar na derivacao para a sirene e nao especificamente na conexao.
Sds.
Ronaldo B.
24/06/2005, 08:43
Wallace
Fala sério com relação ao cinto de segurança. Dirijo há quase 30 anos e nunca precisei. Não uso nada que venha imposto pela ignorância moralista e castradora da gringalhada. :twisted: Não existem estatísticas que efetivamente comprovem que há correlação entre uso de cinto e segurança no veículo. Existem associações de dados em que se aponta que existe causalidade entre isso. Apontar não [e comprovar. :evil:
Eriksom,
Eu também não acredito muito em estatísticas, mas contra fatos não há argumentos, então vamos aos fatos... eu também não era adepto de usar cinto de segurança, afinal aprendi a dirigir sem isso e sempre andei sem até que quinze anos atrás eu sofri um acidente e por estar sem cinto de segurança, me choquei contra o painel do carro, tive várias fraturas, clavícula, tíbia, rompi ligamentos do joelho, várias escoriações, etc..etc.. até hoje ainda carrego as marcas desse acidente que só não foi pior porque eu estava em baixa velocidade (aproximadamente 60 km/h). Espero que ninguém mais aprenda porque é necessário usar cinto se seguranças da forma que eu aprendi :( :( :(
[]´s Mesmo não gostando... usando cinto de segurança :wink:
Erikson, mais que estaticas é a fisica.
Já viu teste de impacto, já viu o que acontece com os bonecos?
Convido a vistar o link abaixo:
http://www.highwaysafety.org/
Depois sugiro visitar um centro de traumatologia na sua cidade.
Se nada bastar, evnetualmente convido um amigo meu neuro cirurgião especializado em atendimento de emergencia e Jipeiro para relatar o dia a dia dele aqui.
Mas mesmo que não disso sirva, faça por seus amigos e familiares.
O que falei sobre o Amperimetro é que normalmente para medir a amperagem, toda a energia tem que passar por ele no painel. Algo desnecessário e arriscado.
Veja o que a Autometer fala, lembrando que são um dos maiores e mais reconhecidos fabricantes de instrumentos do mundo, e fazem amperimetro também:
http://www.autometer.com/tech_faq_answer.aspx?sid=1&qid=5
Tanscrito abaixo:
Which is better for monitoring a vehicle's electrical system - a Voltmeter or an Ammeter?
Short answer:
A voltmeter, by far.
Electrical guru Mark Hamilton of M.A.D. Enterprises points out that amperage is a measure of current flow, so an ammeter is actually a "flow meter" that's intended to measure current flow to the battery (under normal conditions) or discharge from the battery (in the case of alternator system failure). On a typical flow meter, all output must be directed through the device to obtain an accurate reading. In the ammeter's case, that means all the alternator output used to recharge the battery must first be routed through the ammeter under the dash. Which requires a heavy-gauge cable and presents a possible fire hazard. And the ammeter itself must be able to handle all this current flow, so it must have a higher current rating than the alternator's maximum rated output.
All this might be worth the hassle if the ammeter produced reliable information. But the ammeter can only measure the amount of current output to the battery for recharging purposes: When the alternator recharges a "low" battery, the ammeter indicates a high charge rate; with a fully charged battery the voltage regulator reduces alternator output, and the ammeter is supposed to indicate a very low charge rate. But how can you really tell the regulator has reduced alternator output because the battery is fully charged? Maybe a diode in the alternator rectifier failed, or the alternator belt slipped after it warmed up, just as if the battery were fully charged. Or maybe the meter indicates a medium charge rate most of the time-does the battery want this much or could the voltage regulator be overcharging the battery?
On the other hand, a voltmeter works like a fuel pressure gauge-but instead of measuring fluid in psi, the voltmeter measures electrical system pressure in volts. Just like a fuel pressure gauge, a voltmeter only needs to tap into a circuit; all the fuel (or electricity) does not have to detour through the gauge itself. Voltmeter installation is easy, quick, and safe: It hooks up to a fused, ignition-switched "off/on" source and does not require any modification of the circuit used to recharge the battery or any part of the alternator/regulator system. In short, the voltmeter installed at the dash will be a stand-alone circuit.
The voltmeter directly measures the result of charging-system performance. With normal alternator/voltage-regulator function, battery voltage is maintained at 14.0 to 14.5 volts-and this is reported directly by the voltmeter. In the event of alternator-system failure, voltage will be low and continue to drop as the battery discharges. In the event of an "overcharge" condition, the voltmeter will climb above its normal zone. In summary, there is no chance for misinterpreting a voltmeter's readings as can happen with an ammeter.
Voltmeter vs. Ammeter?
Auto Meter offers both, but for most applications a voltmeter yields a safer installation while providing more useful information on charging-system conditions.
Tradução do Babel Fish:
Qual é melhor para monitorar o sistema elétrico de um veículo - um voltímetro ou um amperímetro?
Resposta curta: Um voltímetro, perto distante.
Marca elétrica Hamilton do guru de M.A.D. As empresas indicam que a amperagem é uma medida do fluxo atual, assim que um amperímetro é realmente de "um medidor fluxo" que seja pretendido medir o fluxo atual à bateria (sob circunstâncias normais) ou a descarga da bateria (no exemplo da falha de sistema do alternador). Em um medidor de fluxo típico, toda a saída deve ser dirigida através do dispositivo para obter uma leitura exata. No exemplo do amperímetro, esse os meios toda a saída do alternador usada recarregar a bateria devem primeiramente ser distribuídos através do amperímetro sob o traço. Qual requer pesado-calibre o cabo e os presentes um perigo de fogo possível. E o amperímetro próprio deve poder segurar todo este fluxo atual, assim que deve ter uma avaliação atual mais elevada do que a saída rated máxima do alternador. Todo o isto pôde valer a pena o hassle se o amperímetro produzisse a informação de confiança. Mas o amperímetro pode somente medir a quantidade de saída atual à bateria para finalidades recarregando: Quando o alternador recarrega uma bateria do "ponto baixo", o amperímetro indica uma taxa elevada da carga; com uma bateria inteiramente carregada o regulador de tensão reduz a saída do alternador, e o amperímetro é suposto para indicar uma taxa muito baixa da carga. Mas como pode você realmente dizer o regulador reduziu o alternador output porque a bateria é carregada inteiramente? Talvez um diodo no retificador do alternador falhou, ou a correia do alternador deslizada após ela aqueceu-se acima, apenas como se a bateria foi carregada inteiramente. Ou talvez o medidor indica que uma taxa média da carga mais do tempo- a bateria quer este muito ou poderia o regulador de tensão sobrecarregar a bateria? Na outra mão, um voltímetro trabalha como uma pressão de combustível calibr-mas em vez do líquido de medição na libra por polegada quadrada, o voltímetro mede a pressão de sistema elétrico nos volts. Justo como um calibre de pressão do combustível, um voltímetro necessita somente bater em um circuito; todo o combustível (ou a eletricidade) não têm que detour através do calibre próprio. A instalação do voltímetro é fácil, rápida, e cofre: Engancha até uma fonte fundida, ignição-comutada de "off/on" e não requer nenhuma modificação do circuito usado recarregar a bateria ou qualquer parte do sistema de alternator/regulator. No short, o voltímetro instalado no traço será um circuito autônomo. O voltímetro mede diretamente o resultado do desempenho do carreg-sistema. Com função normal de alternator/voltage-regulator, a tensão da bateria é mantida em 14.0 a 14.5 volt-e esta é relatada diretamente pelo voltímetro. No evento da falha do alternador-sistema, a tensão será baixa e continuará a deixar cair como as descargas da bateria. No evento de uma condição da "sobrecarga", o voltímetro escalará acima de sua zona normal. Em resumo, não há nenhuma possibilidade para misinterpreting leituras de um voltímetro como pode acontecer com um amperímetro.
Voltímetro contra o amperímetro?
O auto medidor oferece ambos, mas para a maioria de aplicações rendimentos de um voltímetro uma instalação mais segura ao fornecer uma informação mais útil no carreg-sistema condiciona.
O que falei sobre o Amperimetro é que normalmente para medir a amperagem, toda a energia tem que passar por ele no painel. Algo desnecessário e arriscado.
Tem muito carro onde na entrada da caixa de fusíveis - que muitas vezes fica sob o painel e próximo a material inflamável - circula 50, 60 ou muito mais Ampéres e nem por isso tal fato é considerado arriscado.
Existe risco em instalação - ou adaptação ou manutenção - mal feita, e isso pode acontecer em centenas de outras possibilidades, desde uma conexão de freio à um suporte de estepe.
Evidente que os riscos devem ser salientados, mesmo porque muitas vezes tal fato não é óbvio, mas se nivelarmos por baixo qualquer instalação ou adaptação, sempre na base da gambiarra, só vai sobrar espaço para troca de chaveiro.
Which is better for monitoring a vehicle's electrical system - a Voltmeter or an Ammeter?
Antes de mais nada, tensão e corrente são coisas completamente distintas e cada grandeza possui seu instrumento para medição e avaliação. Não é possível saber qual a corrente circulante por um circuito através de um voltimetro da mesma forma que não é possível saber qual a tensão através de um amperímetro, e a resposta correta para a pergunta acima é: os dois.
Só que a questão acima é condicionante, ou seja, o "or an" está determinando qual dos dois instrumentos INDIVIDUALMENTE é mais interessante, e aí, numa instalação elétrica CONVENCIONAL, o voltímetro realmente tem mais valia. Agora, mande uma carta para a Autometer informando sobre qual instrumento é mais indicado para um jipe equipado com guincho elétrico e não fique espandado se a resposta for: "Para maior segurança e confiabilidade, instale amperimetro e voltimetro apropriado".
Como sempre, cada caso é um caso e quando houver algo de crítico passível de monitoração é razoável ter um intrumento para tal.
E falando nisso, quando se instala um guincho elétrico o que se torna mais crítico no circuito elétrico, a tensão ou a corrente circulante?
Se amperímetro não tivesse valia ou seu uso correto fosse arriscado a própria Autometer não fabricava coisa do tipo! :wink: :lol:
Abraços,
dero,
O componente que voce nao lembra eh o diodo.
Pode-se utilizar o 1N4001 sem problemas sendo barato e facil de encontrar.
Saliento que esta eh uma sugestao, voce pode usar diodos com outras referencias.
Achei estranho o fato de sua lampada indicativa de carga do alternador estar acendendo (fraquinha)...
Posta o esquema eletrico deste arranjo. O problema pode estar na derivacao para a sirene e nao especificamente na conexao.
Sds.
Obrigado pela dica Alessandro.
Na verdade minha lâmpada indicativa de carga não está acendendo, mas vi instalações com a campainha - bip que redundaram em perda de carga na instalação e consequente acendimento da lâmpada (bem fraquinho) por isso dei a dica de soldar os contatos e isolá-los adequadamente.
Como assim na derivação? dá umas dica de como evitar este problema, que nem é comum mas pode acontecer caso a instalação seja mal feita.
valeu
Alessandro Henrique
27/06/2005, 05:50
dero,
Eu mencionei a derivacao por que a lampada acende pela diferenca de tensao (potencial) entre a bateria e o dinamo/alternador. A intensidade com que a lampada ira brilhar e proporcional a esta diferenca de tensao.
Dependendo do arranjo com os componentes para alimentar a campainha, pode-se desequilibrar o circuito original da lampada, permitindo com que acenda com pequena intensidade.
Para entender o que foi feito, eu comentei sobre o esquema eletrico da ligacao, ja que existe mais de uma forma para que isso seja feito.
Para sua lampadanao funcionar pode estar queimada ou entao pode haver algum problema na instalacao.
Se antes da intalacao a lampada funcionava adequadamente e agora fraca como voce diz, tem problema na instalacao ou na concepcao do circuito.
Sds.
Alessandro,
Agora sim entendi.
valeu
Eriksom Teixeira Lima
27/06/2005, 08:45
Sukys
Nós da safra dos '50 somos muito mais ponderados e não terroristas, não é? E o melhor, aprendemos que só é bom quando é bem feito :lol: :lol:
Wallace, eu fiz faculdade nos anos 70 e trabalhava como fotógrafo de policia técnica. Já vi desgraça demais para me impressionar, e em todas elas o fator Burr-humano estva presente. De mais a mais, quem proíbe as pessoas de beber na rua, também exagera na dose dos bonequinhos. Ronaldo, como só bati uma vez, e estava atento (faz 28 anos isso), logo ainda estou bem, e adoro me sentir livre. Sou claustrofóbico :twisted:
Alexandre Henrique e Dero,
Obrigado pelas dicas, vou tentar entender e instalar, mas mais provavel, por enquanto, é não fazer nada .... até arranjar alguém que entenda :roll:
Só espero não me distrair olhando tantos instrumentos, ainda mais que já entrei naquela fase de que fica dificl enxergar de perto sem tirar os óculos :shock:
Eriksom