PDA

Ver Versão Completa : problemas com alternador no cj3

felipe kowalski
21/06/2005, 14:43
ola,
estou com uns problemas,
quando eu ligo meu cj3, ele fica funcionando na lenta(normal) mas quando eu acendo os farois, a rotação do motor diminui e se nao acelerar um pouco ele morre... isso tb acontece quando estou numa "decida", descendo em segunda(ou em qualquer outra) e acendo os farois, eu sinto uma diminuida como se tivesse dando uma freiada de leve. meu alternador eu acho que o original(que o regulador de voltagem nao é junto dele) e a bateria é da chevrolet de 42 ah.
se alguem puder ajudar aagradeço...

carrera_sp
24/06/2005, 04:16
Fala ae Felipe;
Bom eu possuo um CJ-5 1973 e tive esse problema também, que ao ligar o carro sem os farois,milhas, px e o som desligados a viatura se comportava normalmente, mas quando eu ligava qualquer um desses equipamentos ao mesmo tempo.....uhhhhmm .....dai vinha a dor de cabeça de fazer o Jeep pegar no tranco mas mesmo quando andava por muito tempo com o carro e ao ligar os farois por exemplo, o carro morria e não pegava mas nem por decreto.........

Após eu ter levado em um autoelétrico, foi analizada a carga da bateria que é uma de 72 A/h e estava tudo Ok, dai verificamos que o problema era do alternadorque era muito fraco e não dava conta do recado,pois bem.
Troquei o alternador original por um do vectra de 120A/h, e agora eu tenho carga até sobra para recarregar bateria e ao mesmo tempo ligar todos os acessórios.

Preço do Serviço

Alternador Novo 120A/H - R$390,00
Cabo do Alternador - R$30,00
Mão de Obra - R$50,00
Total - R$470,00

Olha o preço e o serviço feito nele valeram a pena pq fora isso eles fizeram a colocação de todos os cabos emconduites(antes estavam todos soltos), e troca de mais uma lampada H-3 na faixa..... 8)

Não sei se essa oficina é proximo de sua residencia mas caso você queira fazer um orçamento tai o telefone e endereço da Oficina

AUTOMOTOR
Rua Antonio Gil 1067 - Vila São Paulo (Travessa da cupêce sentido Jd. miriam)
Telefone: 5562-8838 - Falar com Marcelo ou Luiz Carlos

felipe kowalski
24/06/2005, 13:06
valeu pelas dicas!!
eu tenho alguns alternadores aqui em casa e vou experimentar colocar um mais forte.

Patton
27/06/2005, 13:12
Felipe,

No meu estou colocando essa semana o do gol com ar condicionado, saiu por 180 mangos o alternador + mao de obra q vai sair uns 70 mangos por causada adaptação. Deve ficar pronto amanha ae falo como ficou o bichano

felipe kowalski
27/06/2005, 13:48
Felipe,

No meu estou colocando essa semana o do gol com ar condicionado, saiu por 180 mangos o alternador + mao de obra q vai sair uns 70 mangos por causada adaptação. Deve ficar pronto amanha ae falo como ficou o bichano

vc comprou o alternador usado? eu vi uns novos por 300 a 450 "mangos"...

Daniel Santos
30/06/2005, 13:49
Comprei um Jeep 73, como ainda sou neófito estou tomando as primeiras pancadas. Quando peguei o "bodosão" a bateria já veio futricada. Resultado, vai uma bateria nova. Pensei de colocar uma de 70A, mas não coube no lugar, e acabou ficando com uma de 55A. O eletricista falou que o alternador estava fraco para tanta parafernalha que o JEEP tinha. Daí penso em colocar um novo, mas não queria gastar esta grana toda. Dá para colocar um de segunda mão e ficar bom mesmo? Ou tem que ser um de primeira? Alguém colocou som na criança?? Como fez a instalação?

Abraços fraternais, Daniel.

felipe kowalski
30/06/2005, 14:22
Comprei um Jeep 73, como ainda sou neófito estou tomando as primeiras pancadas. Quando peguei o "bodosão" a bateria já veio futricada. Resultado, vai uma bateria nova. Pensei de colocar uma de 70A, mas não coube no lugar, e acabou ficando com uma de 55A. O eletricista falou que o alternador estava fraco para tanta parafernalha que o JEEP tinha. Daí penso em colocar um novo, mas não queria gastar esta grana toda. Dá para colocar um de segunda mão e ficar bom mesmo? Ou tem que ser um de primeira? Alguém colocou som na criança?? Como fez a instalação?

Abraços fraternais, Daniel.

Daniel,
eu nao conheco muito sobre alternadores mas o que eu sei é que o alternador tem que ser da mesma amperagem da bateria ou ate um pouco mais forte. Ex: bateria de 55 A tem que ter no minimo um alternador de 55 A
se o alternador for de menos amperagem que a bateria o alternador carrega a bateria somente ate a sua amperagem Ex.: Alternador 35A com bateria 75A = bateria meio carregada com 35A.
quanto ao som, eu nao tenho muito mais que um toca fitas, e fiz instalação simples (1 fio 12volts pro radio, um terra(negativo) e só) depois o alto falante tem a propria saida atras do radio.)
Espero ter ajudado.
se eu estiver errado me corrijam.

Daniel Santos
30/06/2005, 14:42
Mas aonde você colocou o alto falante?? O negativo você ligou aonde? Desculpe as perguntas, mas eu sou uma besta tanto em mecânica como em elétrica :oops: :oops: ! Quanto custa um alternador bacana, alguém sabe trocar??

felipe kowalski
30/06/2005, 15:05
Mas aonde você colocou o alto falante?? O negativo você ligou aonde? Desculpe as perguntas, mas eu sou uma besta tanto em mecânica como em elétrica :oops: :oops: ! Quanto custa um alternador bacana, alguém sabe trocar??

Daniel,
o alto falante pode ser colocado em qualquer lugar no caso do meu jipe eu coloquei um embaixo do painel(eu tenho so 1 alto falante) mas o som nao fica muito bom quando o jipe esta ligado, mas outras opções seria embaixo do banco, atras do banco(em uma caixinha de madeira mesmo). o fio negativo vc faz um furo com a furadeira e parafusa com aqueles terminais de contato que compra-se em qualquer loja de materiais eletricos.
sobre o alternador, teria que ver o seu(tamanho etc.) para dizer qual seria mais facil de colocar sem ter que fazer muitas adaptações.
um alternador de 70ah novo deve estar na faixa de 300 a 400 reais... é meio caro... no meu o original de 35 ah ta funcionando beleza, eu tenho toca fita, px, e 5 farois auxiliares, mas nao da pra deixar muito tempo aceso com o jipe desligado.

Alessandro Henrique
30/06/2005, 15:18
Ex.: Alternador 35A com bateria 75A = bateria meio carregada com 35A.

Esta analogia esta errada!
A corrente especificada no alternador e a maxima que o mesmo pode fornecer a carga. Entenda por carga os equipamentos eletricos instalados bem como a bateria (quando descarregada).
Ja a especificacao na bateria indica a autonomia da mesma, sendo representada em Ah (Ampere.hora).
Seguindo o seu exemplo, a bateria de 75 Ah sera plenamente carregada pelo alternador de 35A, so que levara mais tempo do que se houvesse um alternador de maior capacidade. Veja bem que essa comparacao e valida se a bateria estiver completamente sem carga. Se compararmos duas baterias identicas com 90% de sua carga sendo carregada por alternadores de diferentes capacidades, o tempo necessario para o reestabelecimento da carga nominal e aproximadamente o mesmo!
Isso deve-se ao fato de que a propria bateria limita a corrente de carga a medida em que for sendo carregada. O alternador embora tenha condicoes de fornecer correntes mais elevadas, acaba neste caso, sujeito a necessidade da bateria.
Sds.

Alessandro Henrique
30/06/2005, 15:39
sobre o alternador, teria que ver o seu(tamanho etc.) para dizer qual seria mais facil de colocar sem ter que fazer muitas adaptações.
um alternador de 70ah novo deve estar na faixa de 300 a 400 reais... é meio caro... no meu o original de 35 ah ta funcionando beleza, eu tenho toca fita, px, e 5 farois auxiliares, mas nao da pra deixar muito tempo aceso com o jipe desligado.
Quanto aos alternadores, voce pode encontrar um usado em boas condicoes ou ate um recondicionado (pela Bosch) a base de troca. Acredito que se possa achar por um preco menor que estes.
Felipe, se o gerador ainda e o original que voce menciona, deve ser um dinamo e nao alternador.

Sds.

felipe kowalski
30/06/2005, 15:55
Ex.: Alternador 35A com bateria 75A = bateria meio carregada com 35A.

Esta analogia esta errada!
A corrente especificada no alternador e a maxima que o mesmo pode fornecer a carga. Entenda por carga os equipamentos eletricos instalados bem como a bateria (quando descarregada).
Ja a especificacao na bateria indica a autonomia da mesma, sendo representada em Ah (Ampere.hora).
Seguindo o seu exemplo, a bateria de 75 Ah sera plenamente carregada pelo alternador de 35A, so que levara mais tempo do que se houvesse um alternador de maior capacidade. Veja bem que essa comparacao e valida se a bateria estiver completamente sem carga. Se compararmos duas baterias identicas com 90% de sua carga sendo carregada por alternadores de diferentes capacidades, o tempo necessario para o reestabelecimento da carga nominal e aproximadamente o mesmo!
Isso deve-se ao fato de que a propria bateria limita a corrente de carga a medida em que for sendo carregada. O alternador embora tenha condicoes de fornecer correntes mais elevadas, acaba neste caso, sujeito a necessidade da bateria.
Sds.

isso quer dizer que o alternador mesmo que seja o mais fraco vai carregar a bateria de mais amperagem? mesmo que o alternador seja de 35 ah e a bateria seja de 170ah?
eu tenho um exemplo pratico, um onibus tem um alternador de 35 ah para carregar duas baterias 170 ah e ele anda o dia inteiro mas nao carrega mais que 35 ah! as baterias ficam fracas, e por exemplo nao conseguem manter as luzes e todos equipamentos eletricos(TV, DVD, bomba de agua, luzes internas etc...) do onibus ligados por muito tempo. um eletricista deu uma olhada, e disse que o alternador tem que ser da mesma amperagem da bateria e ate um pouco mais. ele estaria errado então?

Alessandro Henrique
30/06/2005, 16:44
isso quer dizer que o alternador mesmo que seja o mais fraco vai carregar a bateria de mais amperagem? mesmo que o alternador seja de 35 ah e a bateria seja de 170ah?

Nao confunda Ampere com Amperehora! O correto e dizer alternador de 35A.
Sim, o alternador ira carregar a bateria, independente da autonomia da mesma, sendo que o tempo necessario para a tarefa sera maior do que o normal.

eu tenho um exemplo pratico, um onibus tem um alternador de 35 ah para carregar duas baterias 170 ah e ele anda o dia inteiro mas nao carrega mais que 35 ah! as baterias ficam fracas, e por exemplo nao conseguem manter as luzes e todos equipamentos eletricos(TV, DVD, bomba de agua, luzes internas etc...) do onibus ligados por muito tempo. um eletricista deu uma olhada, e disse que o alternador tem que ser da mesma amperagem da bateria e ate um pouco mais. ele estaria errado então?
Nao se pode esquecer que o alternador deve carregar a bateria e fornecer corrente para todos os equipamentos instalados, sendo que isso ocorre simultaneamente. Pode ser que neste caso a carga instalada seja grande demais, consumindo grande parte da corrente fornecida pelo alternador, que neste caso e de 35 A. Assim sendo, a corrente de carga da bateria(s), torna-se baixa, necessitando-se mais tempo do que o normal. Tal fato ocorre devido a atuacao do regulador de corrente, que estara operando no limite. O controle da corrente fornecida a carga e realizado atraves da variacao da tensao de excitacao. Estando o alternador operando no limite, sua tensao de saida sofre um pequeno decrescimo.
Neste caso, um alternador de maior capacidade e recomendavel.
O alternador e dimensionado de acordo com a carga a ser alimentada e nao pela capacidade da bateria, embora a mesma seja parte da carga.
Sds.

Sukys
01/07/2005, 01:24
Pessoal,

Para facilitar a compreensão é só fazer analogia com um circuito hidráulico, onde a corrente é relacionada ao fluxo d'água, a bateria a um reservatório (caixa d'água) e o consumo (equipamentos ligados) à torneiras, ficando para o gerador a correspondência com uma bomba d'água.

Como todo mundo sabe, caixa d'água - e bateria de tabela - é um reservatório para uso específico, temporário, que serve para suprir o consumo quando a bomba está parada, e sua capacidade tem que ser de acordo com o consumo nesta condição de ausência de reposição.
Se a caixa tiver uma capacidade de 50 litros e pelas torneiras fluem 50 litros por hora (50A/h) a autonomia da caixa será de 1 hora. Se pelas torneiras fluem 25 litros por hora (25A/h) a autonomia será de 2 horas, e assim por diante, ocorrendo exatamente o mesmo com a bateria, que em condições normais de uso não deve ser exaurida, caso contrário corremos o risco de ficar sem água (energia).

A bomba (gerador) tem uma capacidade máxima de bombeamento, um limite de fluxo (limite de Ampéres) que tem que ser de acordo com o consumo máximo, e por consumo devemos entender não só as torneiras como também a reposição de água no reservatório (bateria).
Caso o consumo seja superior à capacidade de bombeamento a diferença terá que ser suprida pelo reservatório. Débito maior que crédito e com o passar do tempo teremos falta d'água.
Caso o consumo seja inferior à capacidade de bombeamento nenhum problema, mas também nenhum ganho, a não ser maior rapidez na reposição do reservatório, mas aqui fica uma diferença importante em relação a esta analogia, já que a bateria não pode ser recarregada acima de uma determinada corrente - via de regra em torno de 10% da sua capacidade nominal de descarga (em A/h) - sob risco de ter sua vida útil comprometida.

Abraços,

Alessandro Henrique
01/07/2005, 03:43
Sukys,
Boa explicacao, esta e uma analogia que funciona e facilita o entendimento aos colegas que nao conhecem eletricidade. :wink:

Sds.