PDA

Ver Versão Completa : Turbo x Supercharger - 4cc ??? qual melhor ???

Muthi
24/10/2011, 22:47
Opa... e ai galera preciso de uma ajuda ....

Tenho meu Jeep motor 4cc de opala, estou pensando em dar um veneno para ele...

Gostaria de trocar um ideia em relação aos pontos positivos e negativos do uso da turbina e do

supercharger.

Um abraço e vamos derrete !!!!

Dodger
25/10/2011, 07:42
Supercharger com certeza é muito melhor. Mas o turbo é mais acessivel e conhecido dos mecanicos aqui, vc compra até o kit pronto pro seu motor se quiser.
Supercharger aqui vc só vai achar com facilidade pra motores pequenos 1.0 e 1.6, esses que vinham em Fiesta.

KitiU.
25/10/2011, 09:08
Dae Muthi...

Só complementando o que o Dodger falou...

Motor com turbo, fica ótimo, porém eu concidero muito estúpido, ou seja, quando enche a turbina literalmente da um conice... e fica difícil dosar o pé, numa subida por ex...

Já o supercharger, deixa o motor mais dócil, facil de controlar o incremento de ptência que o charger proporciona, pois essa potência acontece em todas a rotação e de forma progressiva, já o turbo só ganha potência com tubina cheia, antes disso a turbina até atrapalha...

Já vi muitos jeep turbo em trilha e onde eles passam dando pau para ter torque e potência, eu levo de boa com meu aspirado...

chinelao4x4
25/10/2011, 09:32
NEM UM NEM OUTRO,...
deixa ele aspirado, mais põe comando bravo, mexa no cabeçote, carburaçao , escape, parte de igniçao, bonina axel, velas especiais, e trabalha no alcool, embreagem de ceramica se tiver com pneus 31 pra cima,....

Muthi
25/10/2011, 10:57
Opa.... com certeza.... queria algo diferente... como meu jeep mais passeio....

queria algo mais nervoso...

mas valeu mesmo pela dica !!! Christian !!!

Muthi
25/10/2011, 10:58
NEM UM NEM OUTRO,...
deixa ele aspirado, mais põe comando bravo, mexa no cabeçote, carburaçao , escape, parte de igniçao, bonina axel, velas especiais, e trabalha no alcool, embreagem de ceramica se tiver com pneus 31 pra cima,....

Pois é vamos trocar ideia com galera aqui para ver oq vai acontecer !!!

pedro bonadio
25/10/2011, 12:02
Eu iria de turbo, um bem pequeno(.42 .48), com pico de 1.2kg.
Motor forjado, pistões 4", virabrequim do 153, bielas do 6cilindros, comando 268º, tuchos mecânicos, válvulas de escape a admissão 40x29 ou as do Vortec V6, taxar para 10:1(gas) e 13:1(alcool), escape 4x1 2.5", carburador DFV 446, Webber 40, ou injeção programável, bombas de combustível(2). Ia ter 210~240hp e 30~35kgfm de torque, giro máximo perto de 7000rpm e torque máximo à partir de uns 3300rpm.

Ou somente turbinar, com o mesmo turbo e pressão 0.5kg, sem forjar motor, trocando o carburador por um DFV446, bomba de combustível, taxar para 9:1(gas) e 11.5:1(alcool), tuchos mecânicos. Geraria em torno de 140~160hp e uns 28kgfm de torque e girando até uns 6500rpm com torque máximo à partir de uns 2700rpm.

Ou sem turbo, e com as preparações de cima, sendo que a:

1ª - Iria render uns 140hp e uns 24~26kgfm de torque, com as mesma faixas de giro.

2ª - Iria render uns 110hp e uns 20kgfm de torque, com as mesmas faixas de giro.

KitiU.
25/10/2011, 13:53
Motor forjado, pistões 4", virabrequim do 153, bielas do 6cilindros, comando 268º, tuchos mecânicos, válvulas de escape a admissão 40x29 ou as do Vortec V6, taxar para 10:1(gas) e 13:1(alcool), escape 4x1 2.5", carburador DFV 446, Webber 40, ou injeção programável, bombas de combustível(2). Ia ter 210~240hp e 30~35kgfm de torque, giro máximo perto de 7000rpm e torque máximo à partir de uns 3300rpm.

Ou somente turbinar, com o mesmo turbo e pressão 0.5kg, sem forjar motor, trocando o carburador por um DFV446, bomba de combustível, taxar para 9:1(gas) e 11.5:1(alcool), tuchos mecânicos. Geraria em torno de 140~160hp e uns 28kgfm de torque e girando até uns 6500rpm com torque máximo à partir de uns 2700rpm.

1ª - Iria render uns 140hp e uns 24~26kgfm de torque, com as mesma faixas de giro.

2ª - Iria render uns 110hp e uns 20kgfm de torque, com as mesmas faixas de giro.

Pera ai Pedro...

446 com turbo??? duvido acerta... pra não da falta em alta, vai andar babando em baixa... ao contrário do que muitos pensam, o gigle de alta no 446 interfere na baixa... o 446 é o carburador mais chato que tem pra acerta...

Se é pra usa turbo ninguém bate o 3E...

Outro detalhe, 10:1 de taxa a gasolina com turbo?? mesmo forjado é arriscado... ainda mais com 1.2kg de pressão como vc falou

Tem que cuidar muito com essas receita de bolo que se ve na net... teoria é uma coisa, na prática muda tudo...não é bem assim...

Muthi, se você quer algo diferente, ainda mais só para passeio, motor completamente original, com kit turbo, com 0,6 máx 0,8 de pressão, já fica bom... vc ganha uns 15 a 20 cv sem abusar do motor e sem gastar muito...

Forte baraço!

M-Beltrame
25/10/2011, 14:23
Estava pesquisando isso essa semana. Mas só pesquisando.:parede:
E cheguei a algumas conclusões:
1º- Esse motor quando preparado é o capeta.
2º- A brincadeira é muito muito cara e ñ tem fim.(igual o resto do jeep:mrgreen:)
3º- O gm 151 da muito trabalho para regular.
Eu tirei essa conclusões dos sites de opalas e algumas matérias de preparações.
sites q eu gostei:
:: Clube Amigos do Opala :: (http://www.amigosdoopala.com.br/site/vernoticia.php?id_noticia=40)
Opala.com • Ver Tópico - quantos km/l faz um opala 4cc turbo? (http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=25327)
Opala.com • Ver Tópico - Turbo no Opala 4cc (http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=216)
A aspirada media é a que eu mais gostei.
Best Cars Web Site - Consultrio de Preparao (http://bestcars.uol.com.br/cp-opala.htm)
Mas eu acho que o torque esta errado.

T+

pedro bonadio
25/10/2011, 14:42
Taxa 10:1 é alta para turbo, Kitiu está certo, mas pra aspirada é boa.

O DFV446 foi citado pelo seu cfm, que é a maior que saiu nos motores de opala, ainda sim ele restringe potência quando turbo.

O 3E tem capacidade menor ainda que o DFV446, é um ótimo carburador, mas pela sua pequena capacidade não deve ser utilizado em grandes preparações que exigem grande injeção de combustível.

O DFV446 é ruim e acertar até no motor original, turbo fica pior ainda, porém é o único que saiu originalmente nos opala e que tem a maior vazão.

RodolphoDMP
25/10/2011, 18:19
Eu não sei a intensão de vocês ao discutir isso. Para mim essa discussão não tem razão de ser a não ser que você queira realmente gastar dinheiro e seja um aficionado por GM151. Caso contrário siga minha dica compre outro motor!!! Eu tenho um GM151. Pensei em fazer tudo isso mas é muito caro. O melhor caso para mim seria comprar um motor de Vectra 2.2 ou de S10 2.4 . Serve direitinho no meu cofre, na minha caixa de chevette. Pense nisso. Não mexa no seu motor ou se for mexer troque! Eu sei que vão me crucificar por esse comentário mas é a verdade.

M-Beltrame
25/10/2011, 18:43
Estava pesquisando isso essa semana. Mas só pesquisando.:parede:

2º- A brincadeira é muito muito cara e ñ tem fim.(igual o resto do jeep:mrgreen:)

Eu sei ate já falei...
Eu exclui a ideia de mexer quando eu comecei a cotar o preço das peças:
comando 270º- milão pra cima
vira do motor volvo (3.0) se achar- 300~400
Parei por aqui mesmo, to fora.hehehehehehe

T+

KitiU.
26/10/2011, 11:37
Dae Rodolpho e M-Beltrame...

Realmente, a bincadeira fica cara...mas...

Se vc já tem o motor, ele esta instalado no jeep, e principamente se tiver cadastrado no documento... experimente então comprar outro motor, fazer a instalação e mexer com detran pra ve a dor de cabeça e dinheiro que vc vai gastar...

A única vantagem que vejo em um motor vectra 2.2 ou S10 2.4... é por ser mais moderno e injetado...

RodolphoDMP
26/10/2011, 18:06
É mais ou menos isso que eu quero dizer. Jeep é Jeep. Se ele atende suas necessidades não mexa com quem tá quieto!

4X4GARAGE
27/10/2011, 17:23
ta ai o que voces estao procurando,depois é só preparar,de cara só 5,5k hahahahahahha pode por mais uns7k
concordo com o Rodolpho e o Kitio
[]s a todos
Motor Volvo 3.0gl 135hp Marinizado - R$ 5.500,00 en MercadoLibre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-190745296-motor-volvo-30gl-135hp-marinizado-_JM)

fabiano caxias
27/10/2011, 17:46
eu jamais vo te um 4cc pra trilha em ipotese alguma

troca por um 6cc e ai sim quando achar q ela ta pouco pensa em trabalhar ele

pelo menos aqui na minha e sua regiao 4cc nao tem vez

entao minha opiniao é tambem nem um nem outro,troca por um 6cc

mas tudo é opiniao heheh

abraço

Muthi
27/10/2011, 18:18

Pedro, na verdade quero apenas dar um veneninho para ele.... 4cc é complicado falta um pouco de torque... e pegada.. mas nada de muito islamico... ahahahah

vamos ver oq vai acontecer !!!

Muthi
27/10/2011, 18:21
eu jamais vo te um 4cc pra trilha em ipotese alguma

troca por um 6cc e ai sim quando achar q ela ta pouco pensa em trabalhar ele

pelo menos aqui na minha e sua regiao 4cc nao tem vez

entao minha opiniao é tambem nem um nem outro,troca por um 6cc

mas tudo é opiniao heheh

abraço

Fabiano, sou teu vizinho de cidade.... ahahaha.... ja fiz muitas trilhas... fiz trilha vila pistola ano passado.... estava de carona com amigo com jeep 4cc .. voltamos para puxar um troller.... muitas vezes questao de gosto... oq estou querendo é dar um pequeno veneno para ele... se fosse colocar motor 6cc ... colocaria um motor mais moderno tipo GM v6 algo assim.... mas em quanto isso vamos vendo oq vai dar.

abraço

Yuri Trevisol
27/10/2011, 20:12
- Vai de turbo, e mais facil a regulagem mais facil procurar peças/reparos .... e muito mais em conta!
- procure abrir seu motor e checar se o virabrekim e std, senao for procure um, voce podera ficar mais avontade para dar um curso melhor na pressao do turbo, algo em torno de 1.2~1.5 ( se for std.)
eu ando aqui com um AP 2.0 e uso 1.1 de pressao sem problemas, ja fiz mais de 50 trilhas, sem xiar.

pedro bonadio
27/10/2011, 20:14
Então, vai assim, é mais ou menos o que tenho no meu

- Carburador Solex H34 SEIE
- Cabeçote rebaixado 1,5mm
- Escape 2"(melhor ainda um 4x1 de 2" até o fim direto, sem redução de diâmetro
- Ignição eletrônica com bobina plástica, cabos de vela 8.8mm, velas NGK
- Tuchos mecânicos

Vai gerar uns 100hp e vai lhe sair por uns $1000(sem tuchos mecânicos)

Ou se quiser algo mais vai de 2.8L com carbura H34(mais potente e caro)

KitiU.
28/10/2011, 11:43
Prepara um motor é muito singular...

Depende muito de grana, gostos e para que se quer o motor...

Respondendo a questão inical do tópico... entre turbo ou supercharger... eu iria sempre de supercharger...

Motivo da escolha já descrito anteriormente, o motor ganha incremento de potência progressivamente, deixando o motor mais dócil...

No entanto, um motor preparado, já fica tão bom quanto... depende do que se faz nele...

Meu motor (o atual) está com comando 278, tucho mecânico, escape 4x2 direto, bura 446, e DIS na ignição...

Não saiu barato a brincadeira, mas ganhou força e potência o suficiente para se igualar ou ficar melhor que os 6cc original (opala)... sem contar que é muito mais leve...

Mas gostos são gostos...

JP CJ-5
28/10/2011, 13:43
Respondendo a questão do tópico, também acho o supercharger mais adequado.

Mas, o custo para se fazer algo de qualidade é alto, se dinheiro não for problema deve ficar muito bom.

Há alguns anos, levantei o preço em uma oficina especializada e conceituada para a instalação do Supercharger em um GM151. O preço me passado foi entre 10 e 12mil, contando a instalação da IE pois eles não recomendaram usar no motor carburado.
Pensei, esse cara tá louco, não pode ser tudo isso, mas aí comecei a levantar os custos de tudo isso por fora.
Só a instalação da IE (monoponto), de peças gasta-se em torno de 4mil, ta aí o tópico do Recruta Zero (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70031-cj-check-up-jeep-recruta-zero-11.html) que não me deixa mentir. Soma aí mais 1mil para a instação. Se for MPFI pode somar mais 1mil que é o preço do coletor. Ou seja, só a IE MPFI instalada ficaria em 6mil.
Depois levantei o preço de um supercharger usado na época, em média uns 1900 a 2mil, se me lembro bem um M45. Já chegamos a 8mil. Soma aí instalação + cofecção de alguma outra peça que seja necessária e chega fácil aos 10mil.

Ou seja, o orçamento da oficina não estava tão por fora. Claro que existem outras receitas, outros custos, principalmente se você mesmo for por a mão na massa, mas que deve ficar bom um motor desses, deve mesmo.

E principalmente, se você for fazer tudo isso no motor, como em tudo em nossos jipes, nunca contabilize caso contrário você cai morto! :mrgreen:

Abraços