Ver Versão Completa : SW4 97 Aquecendo na estrada
Eduardofaaj
24/10/2011, 05:04
Olá pessoal, estou precisando de ajuda.
Tenho uma sw4 97, 3.0 turbo diesel a acabei de fazer serviço de retifica na mesma. O carro está 100%, com mais potencia, consumindo menos e rodando normal na cidade. Andei um mês na cidade, dando umas esticadas quando é possível, e a temperatura sempre normal, o ponteiro no meio do marcador. O problema é quando vou pra estrada. No começo, tudo normal. Após meia hora, o ponteiro da temperatura começa a subir. Quando reduzo a velocidade ele baixa um pouco, mas depois, mesmo em velocidades baixas ele volta a subir. Paro um tempo, espero esfriar, e quando volto, mesmo sem forçar, em baixas velocidades, a temperatura sobe de novo.
Levei no meu mecânico e ele condenou a polia viscosa, Troquei a mesma e o problema continua o mesmo. Se o problema fosse na correia viscosa, depois de esfriar (meia hora parado) e andando em baixas velocidades não deveria esquentar de novo? Estou certo? Por favor, preciso de ajuda.
O radiador é o mesmo de antes da retifica, sempre andou normal, sempre usei aditivo, não esta vazando. Pega uns 8 litros quando vou trocar o aditivo.
:farted:
guilhermeabreu
24/10/2011, 14:10
Amigo , pode ser várias coisas , como vc fez o motor , pode ser a bomba d'água que pode já estar com problema , pois se antes ele não andava bem aquecia menos , mas agora andando melhor aquece mais , pode ser o radiador entupido , teria que limpar o radiador de preferencia varetá-lo , pode ser a válvula termostática que não esta abrindo , é fácil de saber , retira ela vc mesmo em casa e coloca numa panela com água e coloca no fogo , ela terá que abrir antes de chegar aos 100ºC , ou seja antes da água ferver . A bomba injetora fora do ponto tb pode dar aquecimento . Filtro de ar entupido tb pode dar aquecimento , regulagem de válvulas .
Ficar trocando peças como vc fez por orientação do seu mecanico é a forma mais fácil de vc falir , pois mecanicos curiosos que não sabem o que esta fazendo tem este hábito e depois que vc troca a peça e fica a mesma coisa eles SEMPRE RESPONDEM QUE VC AGORA ESTA COM UMA PEÇA NOVA , QUE A OUTRA JÁ ESTAVA QUASE NA HORA DE TROCAR .
LOGO : SUGIRO A VC TOMAR OPINIÃO DE OUTRO MECANICO DE CONFIANÇA INDICADO POR OUTRO AMIGO .
Faça ísto e depois posta pra gente .
Eduardofaaj
24/10/2011, 15:56
Fui atrás do cara da retifica. Ele disse que nao deve ser nada do sistema de arrefecimento (radiador, bomba dágua, valvula) pq o carro nao esquenta na cidade, com transito lento. Realmente, andei um mes e nao esquentou nada. Ele acha que o problema é na turbina, pq quando ele fez o serviço no motor viu que a turbina precisava trocar o reparo. Segundo ele, como foi feito retifica, a taxa de compressão aumentou e a turbina sem o reparo novo faz o carro esquentar? O que acha? Nao entendo disso, portanto, vou procurar outras pessoas para analisarem o problema. Obrigado pela ajuda.
elmestizo
24/10/2011, 19:07
Ops...
Eduardo, não entendi a logica da turbina...
Eu iria no mais barato :-)
Trocaria sem pestanejar:
-bomba d´agua
-termostatica
- limpeza e varetar o radiador
mas ANNNNNNNTES disso tudo.. pq fez o motor da primeira vez?
Eduardo,
Sugiro a leitura dos tópicos a seguir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/6165-sw4-97-x-cabecote-e-radiador.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/29513-valorizando-sw4-3-0-td-anos-97-98-99-motor-1kzt.html
E se o seu radiador pega menos de 10 litros (provavelmente 7 litros), aconselho veementemente a troca por um novo de 10 litros, que vieram equipando às SW4 à partir de 1999. Leia os tópicos sugeridos e entenderás o porque.
Um abraço, Delfim.
Eduardofaaj
26/10/2011, 14:18
Entendo sua sugestão quanto ao radiador. O problema é qantes do serviço de retifica no motor eu rodava com esse mesmo radiador, e nunca esuqentou, sempre rodou bemna cidade e na estrada.
red_camel
30/11/2012, 17:44
olá amigo, passei pelo mesmo problema!!!
você percebe fumaça branca saindo do escape ao ligar o carro? sabe desde quando este radiador está no seu carro? está baixando o nível da agua? informe a kilometragem para nós, asssim fica melhor de contextualizar o problema!
bom, no meu caso ele tambem só esquentava na estrada, isso que ando uns 80-90 km/h, dentro da cidade nunca encomodou.. ai começou a esquentar na estrada, inicialmente trocamos os mais baratos (tampa do radiador, valv. termostática) o radiador foi testado mas não acusou problemas.. troquei juntas de cabeçote, motor voltou a esquentar.. quando abriu de novo descobriram uma trinca no cabeçote, resultado tive que comprar um cabeçote novo, pra prevenir vou trocar o radiador por um novo!
te aconselho a verificar logo isso pois pode danificar outros componentes...
guilhermeabreu
30/11/2012, 18:24
olá amigo, passei pelo mesmo problema!!!
você percebe fumaça branca saindo do escape ao ligar o carro? sabe desde quando este radiador está no seu carro? está baixando o nível da agua? informe a kilometragem para nós, asssim fica melhor de contextualizar o problema!
bom, no meu caso ele tambem só esquentava na estrada, isso que ando uns 80-90 km/h, dentro da cidade nunca encomodou.. ai começou a esquentar na estrada, inicialmente trocamos os mais baratos (tampa do radiador, valv. termostática) o radiador foi testado mas não acusou problemas.. troquei juntas de cabeçote, motor voltou a esquentar.. quando abriu de novo descobriram uma trinca no cabeçote, resultado tive que comprar um cabeçote novo, pra prevenir vou trocar o radiador por um novo!
te aconselho a verificar logo isso pois pode danificar outros componentes...
RED_CAMEL
Olha só a data da postagem dele , ele já deve ter resolvido o problema .
RED_CAMEL
Olha só a data da postagem dele , ele já deve ter resolvido o problema .
É daqueles que resolvem o problema e somem.
Mas, para encerrar o assunto, com certeza era cabeçote trincado.
Mecânico falar de problema na turbina é pra matar!
No mínimo, mal intencionado, querendo tirar mais dinheiro do coitado.
E ia continuar tudo igual.
Depois o negócio seria partir pra troca do rádio CD. "É problema na freqüência do rádio":mrgreen:
F. Oliveira
01/12/2012, 11:47
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Realmente deve ter sido problema de cabeçote. Na minha opinião o meca não entende nada, condenar a hélice viscosa !!!! Se fosse ela iria dar problema na cidade e não na estrada com o vento bombando no radiador!!!! Bomba d´água tb não para de bombear, quando ela estraga começa a vazar!!!! Válvula termostática trancada ia ferver na cidade tb. O que deve ter ocorrido é que quando pegou alto giro e pressão no limite por um tempo o cabeçote abriu o bico por algum motivo, e depois disto passou a esquentar direto.