Ver Versão Completa : Molas para SW4.
Páginas :
1
2
[
3]
4
5
6
7
8
Muito obrigado HERICK , já estou muito satisfeito com ela , ou melhor estou DESLUMBRADO .
Já fiz pequena viagem de 100km ida e volta , é um AVIÃO .
Pra quem nunca teve carro automático , é brincadeira , achava que não acostumaria , mas quem não acostuma com conforto ?????????????? JÁ ME ADAPTEI POR COMPLETO , só as vezes lé que levo ainda a mão na alavanca para mudar marcha , mas tem pouco tempo ainda , mas esta cacoete vai acabar logo logo .
Abração
Realizar um sonho não tem preço! Com certeza será minha próxima conquista! Dr. Guilherme você merece! Um forte abraço do seu amigo forista :cool:
Bom dia Dr Guilherme !
Que noticia boa, parabéns pela nova vtr!
Um abraço,
Edu
Parabéns, Dr. Guilherme! Agora tá na elite automotiva!
Embora eu preferisse uma Prado, fico feliz demais da conta tb com uma SW4 2008!
fabiopinheiro
05/11/2013, 21:29
Dr Guilherme , parabéns pela nova SW4. Que seja mais feliz que foi com a as anteriores .
Acho que vou poder ajudar o pessoal com relação as medidas das molas.
Na ordem :
Molas trazeiras feitas na SRC, molas trazeiras originais e molas dianteiras originais
438201
438202
438203
438204
Abraço.
fabiopinheiro
05/11/2013, 21:37
Pergunto, geralmente quando a caixa da direção começa a vazar é só fazer uma simples troca de Kit ?
Pequenos batidinhos quando se faz movimentos pequenos de um lado para outro parada com o motor ligado normalmente se soluciona com os kits?
Geralmente qual o serviço que os especializados fazem nas caixas, só troca de peças ou alguma retífica até ?
É que vejo o valor de kits bem acessíveis e os mecânicos que consultei achei um pouco salgado o valor do concerto da mesma ?
O que vocês dizem ?
guilhermeabreu
05/11/2013, 22:49
Realizar um sonho não tem preço! Com certeza será minha próxima conquista! Dr. Guilherme você merece! Um forte abraço do seu amigo forista :cool:
Caro amigo HERICK
Muito obrigado pelos parabens , com certeza vc tb chegará lá , vc é muito novo e com trabalho e determinação a gente chega onde planeja .
Qdo eu for por ai vamos encontrar com o pessoal do forum , um bom lugar é no VQQ , estou pensando nesta possibilidade .
Abração
guilhermeabreu
05/11/2013, 22:50
Bom dia Dr Guilherme !
Que noticia boa, parabéns pela nova vtr!
Um abraço,
Edu
EDU
Muito obrigado , valeu a torcida , estou realmente muito feliz .
Abração
guilhermeabreu
05/11/2013, 22:55
Parabéns, Dr. Guilherme! Agora tá na elite automotiva!
Embora eu preferisse uma Prado, fico feliz demais da conta tb com uma SW4 2008!
DORDERF
Não fala este nome não que estou longe disto , sou pé no chão caipira mesmo .
É que a PRADO acho ela com aspecto de carro velho e a nível de custo/benefício acho que a SW4 seria melhor pois se daqui a uns 4 anos quiser trocar a PRADO seria mais difícil de negociar e a SW4 não esquenta lugar , só pra vc ter uma idéia , num lojista aqui da cidade tinha 2 lá pretas 2008 em menos de um mês eles venderam as duas e olha que foi por preço acima da FIPE , uma por 105.000 paus e outra por 110.000 .
Mas muito obrigado pelos parabens .
Abração .
guilhermeabreu
05/11/2013, 23:01
Dr Guilherme , parabéns pela nova SW4. Que seja mais feliz que foi com a as anteriores .
Acho que vou poder ajudar o pessoal com relação as medidas das molas.
Na ordem :
Molas trazeiras feitas na SRC, molas trazeiras originais e molas dianteiras originais
438201
438202
438203
438204
Abraço.
FABIOPINHEIRO
Muito obrigado pelo apoio e torcida .
Qto a MOLA DIANTEIRA na realidade eu , ou melhor nós precisamos das medidas completas desta mola DIANTEIRA ORIGINAL , como :
1- Comprimento que esta na foto
2- Número de espiras que esta na foto
3- Espessura do fio , QUE NÃO ESTA
4- Diâmetro externo , QUE NÃO ESTA
5- Diâmetro interno do último elo , QUE NÃO ESTA
Só com estes dados completos que poderemos mandar fazer na SRC MOLAS , vaso vc já tenha colocado elas no lugar já não vai dar para tirar estas medidas , será uma pena se isto já aconteceu .
Mesmo assim muito obrigado pela ajuda , pelo menos o comprimento dela já temos com ela fora do lugar .
Abraço
guilhermeabreu
05/11/2013, 23:15
Pergunto, geralmente quando a caixa da direção começa a vazar é só fazer uma simples troca de Kit ?
Pequenos batidinhos quando se faz movimentos pequenos de um lado para outro parada com o motor ligado normalmente se soluciona com os kits?
Geralmente qual o serviço que os especializados fazem nas caixas, só troca de peças ou alguma retífica até ?
É que vejo o valor de kits bem acessíveis e os mecânicos que consultei achei um pouco salgado o valor do concerto da mesma ?
O que vocês dizem ?
FABIOPINHEIRO
Caixa de direção é uma merda pq ficamos a mercê dos mecânicos especializados , pois não entendemos nada de defeito nesta peça e o que eles falarem temos que acreditar , logo , vc terá que procurar uma oficima de renome indicada por algum amigo , pq na realidade esta pequena folga e pequeno vazamento é só trocar os reparos o que não fica muito caro , mas se o cara vier com historinha vai te ferrar , na maioria dos casos eles falam que só pode dar o orçamento depois que abrir para ver o que esta o defeito , AÍ AMIGO , TEM QUE IR NUM CARA DE CONFIANÇA E QUE NÃO TENHA FAMA DE LADRÃO . É a mesma coisa com BOMBISTA , AR CONDICIONADO e outros bichos mais , é uma MÁFIA .
Abraço
Caro amigo HERICK
Muito obrigado pelos parabens , com certeza vc tb chegará lá , vc é muito novo e com trabalho e determinação a gente chega onde planeja .
Qdo eu for por ai vamos encontrar com o pessoal do forum , um bom lugar é no VQQ , estou pensando nesta possibilidade .
Abração
Será uma imensa Honra a sua presença no Grupo VQQ! Um forte abraço.:curtir:
fabiopinheiro
06/11/2013, 06:54
Dr Guilherme, até sábado no máximo, irei lá no local onde estou dando uma geral na minha viatura ai já repasso as medidas que faltaram.
Abraço.
fabiopinheiro
11/11/2013, 22:47
Vamos lá então amigos, o relatório completo demorou, mas saiu.
Medidas das molas dianteiras de minha SW4 3.0 4x4 Ano 1999/2000.
01 - Comprimento ou altura como queiram ( 360 mm )
438912
02 - Número de espiras, 09 espiras, foto abaixo
438911
03 - Espessura do fio ( 16mm )
438921
04 - Diametro externo ( 110mm )
438924
05 - Diametro interno último elo ( 67mm )
438922
Aproveitando , passo para o pessoal que com relação ao setor, caixa de direção, comprei esse Kit de reparo abaixo
Reparo Caixa Direção Hidráulica Toyota Hillux Sw-4 96/04 - R$ 99,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-518741326-reparo-caixa-direco-hidraulica-toyota-hillux-sw-4-9604-_JM)
438925
Como as buchas de fixação também não estão boas comprei esse outro abaixo:
Kit De Fixação Da Caixa De Direção Hilux Sw4 - R$ 120,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511483043-kit-de-fixaco-da-caixa-de-direco-hilux-sw4-_JM)
438926
Agora vou levar os dois kits, um Sr que trabalha com direção hidraulica e foi incicado pelo meu mecânico de confiança
Até o momento minha conta, com relação a caixa de direção está em aproximadamente R$ 280,00.
Se interessar a alguém mais vou passando mais informações no decorrer do serviço.
Abraço a todos.
Jonnhy Bravo
12/11/2013, 09:27
Sensacional as medidas, fabiopinheiro! :aplausos:
Valeu mesmo!
Guilherme,
Seguindo-se a linha de raciocínio das traseiras, então seria o caso de fazermos as dianteiras com 10 elos e não 9, como original, correto? Pois se aumentou 1 na traseira para ela ficar arrebitadinha, para nivelar seria o caso de aumentar 1 elo. Procede?
fabiopinheiro
13/11/2013, 08:35
Jonnhy, sabe que eu estou pensando se vou alterar a dianteira pois achei bem interessante como a minha ficou.
Depois vou postar uma foto.
Ai vai do gosto de cada um, eu estou bem satisfeito.
Na realidade a minha já tem um pequeno calço de tecnil para corrigir a tradicional caída para o lado do motorista que a grande maioria delas apresenta. E veja bem que as molas depois desse tempo ( 1999/2000) tem o mesmo tamanho, já teve mecânico que trabalhou anos em uma autorizada da Toyota e disse que é um erro de projeto, que só aparece com o decorrer do tempo.
Se pensarmos o tanque de combustível, motorista, cardan dianteiro da tração, bateria tudo é do lado esquerdo. Com o decorrer do tempo estes KG no mesmo lado fariam que a estrutura desalinhasse tendendo alguns milímetros para um lado?
De qualquer maneira , acho que não é perdido se vc primeiro colocar as molas feitas na SRC na trazeira de sua SW4 e ver como fica.
Newton Guerra
13/11/2013, 09:09
Jonnhy, sabe que eu estou pensando se vou alterar a dianteira pois achei bem interessante como a minha ficou.
Depois vou postar uma foto.
Ai vai do gosto de cada um, eu estou bem satisfeito.
Na realidade a minha já tem um pequeno calço de tecnil para corrigir a tradicional caída para o lado do motorista que a grande maioria delas apresenta. E veja bem que as molas depois desse tempo ( 1999/2000) tem o mesmo tamanho, já teve mecânico que trabalhou anos em uma autorizada da Toyota e disse que é um erro de projeto, que só aparece com o decorrer do tempo.
Se pensarmos o tanque de combustível, motorista, cardan dianteiro da tração, bateria tudo é do lado esquerdo. Com o decorrer do tempo estes KG no mesmo lado fariam que a estrutura desalinhasse tendendo alguns milímetros para um lado?
De qualquer maneira , acho que não é perdido se vc primeiro colocar as molas feitas na SRC na trazeira de sua SW4 e ver como fica.
E tem que pensar também em outra coisa: normalmente, as molas dianteiras esquerda e direita são diferentes justamente para compensar o peso maior do lado esquerdo. Deem uma olhada se não existem marcações com cores diferentes. Se fizerem novas iguais pode ser que o lado esquerdo abaixe mais um pouco.
Jonnhy, na dianteira, por causa da geometria da suspensão, cada cm a mais na mola sobe o carro quase 2 cm. Tem que estudar bem na hora de fazer a nova mola. E se medir a sua instalada e comparar com a do Fábio, que está solta? Será que não da para ter uma idéia de quanto vai comprimir e assim prever o quanto aumentar?
Tio Eddie
13/11/2013, 09:15
Embora ainda não esteja rodando de SW4, tenho alguma experiência com Lift adquirida com a Milona.
Uma possibilidade para a dianteira, seria ao invés de aumentar a espessura do arame E a altura, apenas mexer na espessura do arame, o que deixará a mola mais firme e consequentemente mais alta.
Acertar a geometria da suspensão dianteira, alinhamento, cambagem e no caso das toy, o ângulo das homocinéticas, dependendo de quanto se ergue, pode ser uma tarefa um tanto árdua.
Lembro que o comportamento de calços sobre (ou sob) as molas originais tem um comportamento diferente de molas maiores/mais grossas, embora em termos de lift o resultado possa ser o mesmo.
Apenas para pensar.
[]s
EvandroSTM
13/11/2013, 14:51
Amigos, já verifiquei no toyodiy, no site da OME e existem referencias diferentes para cada mola dianteira, portanto que existe diferença entre as molas dianteiras, existe , qual a consequência de se montar invertido? Não sei. Mas a minha balançava muito, e depois que troquei de lado as molas e amortecedores melhorou, não estou dizendo que exista ligação, mas diminuiu o balanço de canoa.
guilhermeabreu
13/11/2013, 20:27
GRANDE FABIO
Beleza , nota 1000 pra vc , até que enfim temos as medidas das molas ORIGINAIS VELHAS .
Agora vamos trocar idéias e teorias ???? Pra ver se acertamos da primeira vez .
Vamos lá então pela experiência que tive com as traseiras :
JONNHY , as molas traseiras que mandei fazer com 9 elos foi pq as minhas originais tinham 9 elos , no caso as diantyeiras se tem 9 elos , tem que mandar fazer com 9 elos mesmo .
O problema que vejo é que aqui no Brasil só fio de 15,87mm ( 5/8 " ) , não existe fio de 16mm , raciocinando de como foi feito as traseiras ??? Eu apenas engrossei o fio que era de 13,8mm para 15mm , acredito que se fizermos a mesma coisa na dianteira dara certo , MAS O PROBLEMA É QUE ACIMA DE 15,87MM SÓ TEM O FIO DE 17MM o que cho que ficará dura demais .
Vou ligar para o Inacio e perguntar novamente se ele tem fio entre o 5/8" ( 15,87mm ) e o 17mm , caso tenha seria a medida a ser feita , mas se não tiver , teria que tentar acertar ou co uma mola mais comprida de fio 15,8 , ou uma de fio 17mm co a medida original , aí terá que correr o risco de gastar e não ficar bom , mas não vejo outra alternativa a não ser estas duas citadas .
Nas molas traseiras fiz como o raciocínio do TIO EDDIE , ou seja engrossei o fio da mola e deu muito certo .
Qto a molas do lado direto ser diferente do lado esquerdo , AÍ É DEMAIS , NÃO TEM JEITO , mandar fazer molas só tem um jeito que é fazer duas iguais , aí esta querendo demais , não que vcs não estejam corretos , é pq não tem jeito mesmo , esta solução BARAITNHA que temos é bem grotesca mesmo a solução , não tem como sofisticar estas molas dianteiras diferenciadas de um lado para outro .
Até na espessura do fio da mola temos dificuldade ?? Ou é 15,87mm ou 17mm .
Sugestão minha :
1- Fazer molas com fio 15,87mm com 400mm , pois com o fio ligeiramente mais fino irá cedar mais rápido .
2- Fazer molas com fio 17mm com 350mm , pois como já foi falado pelo TIO EDDIE e eu já fiz as trasiras assim , se engrossar o fio ela vai ceder menos e se fizer com os 360mm o carro deverá ficar com a frente muito alta .
Agora vamos trocar ideías , pois este é meu conceito/raciocínio em relação as molas para SW4 .
guilhermeabreu
13/11/2013, 21:34
OBS :
Caso opte em fazer com fio de 17mm além de fazer com 10mm mais curta poderia tb fazer com um a dois elos a mais para tentar amaciar um pouco a mola pois qto maior o número de elos , mais macia fica a mola considerando molas do mesmo tamanho e mesma espessura de fio .
Tio Eddie
14/11/2013, 00:16
OBS :
Caso opte em fazer com fio de 17mm além de fazer com 10mm mais curta poderia tb fazer com um a dois elos a mais para tentar amaciar um pouco a mola pois qto maior o número de elos , mais macia fica a mola considerando molas do mesmo tamanho e mesma espessura de fio .
Grande Doc,
Muito bem observado. Mais elos, mais macia para mesmo fio e altura.
[]s
EvandroSTM
14/11/2013, 15:52
Olá, boa tarde, guilherme eu olhei a traseira e realmente o lado direito esta um centimetro e meio mais alto, ai com o macaco levantei o lado esquerdo traseiro ate nivelar a traseira, mas a dianteira continou desnivelada, com esse procedimento, creio eu que a dianteira deveria nivelar? Só a titulo de comparaçao tenho as medidas da mola dianteira da minha sw4 3.0 TD 98, que são:09 elos, 35 cm de comprimento, 78mm de diametro no lado maior, 67mm de diametro no lado menor, fio de 16mm e retificada no lado maior.
Essas medidas eu passei em março.
guilhermeabreu
15/11/2013, 18:08
Essas medidas eu passei em março.
EVANDROSTM
Me desculpe amigo , é que este tópico já esta com tantas páginas que as vezes a gente se perde ou não acha o que procura , fico te devendo esta .
Bom fim de semana .
Abraço
OBS:
Só para tirar minha dúvida fui dar uma conferida nas medidas do FABIO da SW4 99/2000 dele e ví que estas medidas da sua SW4 98 são direfentes das SW4 2000/2002 .
MOLAS DIANTEIRAS ORIGINAIS USADAS/CANSADAS DA SW4 98 :
1- Comprimento .................................................. ..........................350mm
2- Número de elos .................................................. .........................09
3- Espessura do fio .................................................. ........................16mm
4- Diâmetro externo .................................................. .......................78mm
5- Diâmetro interno do último elo .................................................. ....67mm
MOLAS DIANTEIRAS ORIGINAIS USADAS/CANSADAS DAS SW4 2000/2002
1- Comprimento .................................................. .............................360mm
2- Número de eles .................................................. ............................09
3- Espessura do fio .................................................. ...........................16mm
4- Diâmetro externo .................................................. ........................110mm
5- Diâmetro interno do último elo .................................................. ......67mm
EvandroSTM
15/11/2013, 23:07
Boa noite patrão, creio q devo ter medido o diâmetro internodo elo maior e o nosso amigo o externo, 78+16+16=110E a minha por ser mais velha tenha cansada mais ou sejajustamente a mola menor tão comentada.
guilhermeabreu
18/11/2013, 21:07
Boa noite patrão, creio q devo ter medido o diâmetro internodo elo maior e o nosso amigo o externo, 78+16+16=110E a minha por ser mais velha tenha cansada mais ou sejajustamente a mola menor tão comentada.
EVANDRO
Com certeza deve ter acontecido isto na sua medida , pois esta soma não seria apenas coicidência e o comprimento a mesma coisa ou seja a sua deveria estar mais cansada/menor pelo uso de mais tempo ou de situações diferentes .
Agora sim temos as medidas para projetarmos MOLAS DIANTEIRAS para as SW4 de 96 a 2003 .
Mais uma vez muito obrigado pelas correções .
Abraço
marcio lellis de souza
23/11/2013, 17:16
Senhores esse assunto muito me interessa.
Eu troquei recentemente as molas da minha sw. na viagem seguinte eu coloquei mais peso e puxei um reboque e senti que ela assentou e também ficou bem mais mole.
Como eu faço para comprar esse kit?
Há molas mais firmes e altas?
Obrigado
marcio lellis de souza
23/11/2013, 17:43
Fabio
Peguei seu contato no forum 4x4.
Vi que vc trocou a suspensão traseira da sua sw4.
Eu também preciso fazer isso com a minha.
vc mandou fazer as molas na SRC
Quais medidas utilizou?
Ela ficou mais firme, e mais alta?
Obrigado
Marcio
EvandroSTM
23/11/2013, 19:28
Dr Guilherme o senhor me surpreende, demonstra
interesse e ajuda mesmo sem lhe ser mais necessário
tais medidas, parabéns.
Marcio Lelis, as medidas foram passadas , verifique suas
necessidades e manda confecionar as suas, não convêm
fazer muito mais compridas pois se for usar amortecedores
no tamanho original dará batente aberto. Eu acho isso
chato, mas se for usar amortecedores maiores pode aumentar
o valor que os novos forem maiores. Só para exemplificar
os amortecedores rancho vendidos no Brasil são os mesmos
pra todas as sw4 de todos os anos, e eles são um pouco
maiores que os originais, na minha ccoloquei os amortecedores
Cofap turbo gás da 2005, são cerca de quatro cm maiores,
ficou bom, parou de dar batente aberto, pois uso calço
nas molas de 3 cm, diminuiu o balanço de canoa, mas deve
ser dada atenção aos batentes da suspensão que devem ser do
modelo grande.
guilhermeabreu
25/11/2013, 18:32
Dr Guilherme o senhor me surpreende, demonstra
interesse e ajuda mesmo sem lhe ser mais necessário
tais medidas, parabéns.
Marcio Lelis, as medidas foram passadas , verifique suas
necessidades e manda confecionar as suas, não convêm
fazer muito mais compridas pois se for usar amortecedores
no tamanho original dará batente aberto. Eu acho isso
chato, mas se for usar amortecedores maiores pode aumentar
o valor que os novos forem maiores. Só para exemplificar
os amortecedores rancho vendidos no Brasil são os mesmos
pra todas as sw4 de todos os anos, e eles são um pouco
maiores que os originais, na minha ccoloquei os amortecedores
Cofap turbo gás da 2005, são cerca de quatro cm maiores,
ficou bom, parou de dar batente aberto, pois uso calço
nas molas de 3 cm, diminuiu o balanço de canoa, mas deve
ser dada atenção aos batentes da suspensão que devem ser do
modelo grande.
CARO AMIGO EVANDROSTM
Nasci assim e vou morrer assim , me sinto muito bem qdo posso ajudar a alguem mesmo naquilo que não me é mais nescessário , como as molas dianteiras das SW4 96 a 2002 , pois já as tive e não mais as tenho , mas existe um mundão de amigos aqui que tem estes maravilhosos carros e teem dúvidas a respeito destas molas e na 2002 se demorasse mais uns 3 meses com ela , teria trocado as molas dianteiras tb , mas já falei com o novo dono o WALTER JÚNIOR para mandar fazer .
Qto ao seu comentário com relação ao comprimento das molas novas X2 as suas palavras .
A medida das molas traseiras que a maioria mandou fazer foi com comprimento de 400m e todos gostaram eu mandei fazer as minhas com 410mm e tb ficou muito bom e não deu fim de curso aberto como vc citou que é ruim e é mesmo .
Logo amigos : com relação as MOLAS TRASEIRAS podem fazer com 400mm ou 410mm que não bate fim de curso com os amortecedores originais , e se quiserem ver como ficou a que foi minha com molas de 410mm é só olhar nos classificados , se tiver lá ainda as fotos ou pedir para o novo dono o W.JÚNIOR ( Walter ) para colocar fotos no FROTA 4X4 .
Abração
CARO AMIGO EVANDROSTM
Nasci assim e vou morrer assim , me sinto muito bem qdo posso ajudar a alguem mesmo naquilo que não me é mais nescessário , como as molas dianteiras das SW4 96 a 2002 , pois já as tive e não mais as tenho , mas existe um mundão de amigos aqui que tem estes maravilhosos carros e teem dúvidas a respeito destas molas e na 2002 se demorasse mais uns 3 meses com ela , teria trocado as molas dianteiras tb , mas já falei com o novo dono o WALTER JÚNIOR para mandar fazer .
Qto ao seu comentário com relação ao comprimento das molas novas X2 as suas palavras .
A medida das molas traseiras que a maioria mandou fazer foi com comprimento de 400m e todos gostaram eu mandei fazer as minhas com 410mm e tb ficou muito bom e não deu fim de curso aberto como vc citou que é ruim e é mesmo .
Logo amigos : com relação as MOLAS TRASEIRAS podem fazer com 400mm ou 410mm que não bate fim de curso com os amortecedores originais , e se quiserem ver como ficou a que foi minha com molas de 410mm é só olhar nos classificados , se tiver lá ainda as fotos ou pedir para o novo dono o W.JÚNIOR ( Walter ) para colocar fotos no FROTA 4X4 .
Abração
Olá Dr. Guilherme!
Primeiramente e sem puxar o saco, acho você O CARA!!! Pra você ter ideia, estou aqui na frente do computador há mais de 4 horas acompanhando esse tópico, pesquisando e você simplesmente é muito gente boa! Ajuda, corre atrás, desmonta e monta, pequisa!! PARABÉNS!!! vejo que faz tudo isso pq realmente gosta de ajudar as pessoas! Li inacreditavelmente esse tópico todo pois estou precisando levantar a bunda caída da minha sw4 95, já anotei o endereço e o tl do Inácio e amanhã estarei ligando pra ele pra encomendar minhas molas, farei conforme você fez, apenas farei com 380 ou 390 mm de comprimento. Quero imensamente agradecer por todos os toques e dicas, foram de muita ajuda e aprendizagem! Tenho pouco tempo de fórum mas já aconteceram grandes experiências com minha viatura, algumas já descritas por mim em outros tópicos.
Um grande abraço e espero poder ajudar todos por aqui com minhas novas experiências.
Anderson Cipó
guilhermeabreu
25/11/2013, 22:45
Olá Dr. Guilherme!
Primeiramente e sem puxar o saco, acho você O CARA!!! Pra você ter ideia, estou aqui na frente do computador há mais de 4 horas acompanhando esse tópico, pesquisando e você simplesmente é muito gente boa! Ajuda, corre atrás, desmonta e monta, pequisa!! PARABÉNS!!! vejo que faz tudo isso pq realmente gosta de ajudar as pessoas! Li inacreditavelmente esse tópico todo pois estou precisando levantar a bunda caída da minha sw4 95, já anotei o endereço e o tl do Inácio e amanhã estarei ligando pra ele pra encomendar minhas molas, farei conforme você fez, apenas farei com 380 ou 390 mm de comprimento. Quero imensamente agradecer por todos os toques e dicas, foram de muita ajuda e aprendizagem! Tenho pouco tempo de fórum mas já aconteceram grandes experiências com minha viatura, algumas já descritas por mim em outros tópicos.
Um grande abraço e espero poder ajudar todos por aqui com minhas novas experiências.
Anderson Cipó
CARO AMIGO ANDERSON CIPÓ
Obrigado pelos elogios , estamos todos nós aqui para isto mesmo , MAS NÃO FAÇA AS SUAS MOLAS MENORES DO QUE OS 400MM pq vc não vai ver a sua SW4 empinadinha , lembre-se que eu mandei fazer para a minha então sw4 2002 com 410mm e a maioria pra não dizer todos os outros fizeram com 400mm e ficaram todos 100% satisfeitos , se vc fizer com 380mm ou 390mm vai se arrepender .
Como vc falou que leu todo este tópico , viu que custei muito até chegar no 100% de acerto e nas molas da 2002 acabei errando por excesso de zelo e tive que mandar fazer outras , pois as de fio 14,3mm não ficaram boas .
Abração , pode mandar fazer com 400mm e usar os seus amortecedores originais que não vai bater fim de curso aberto .
OBS IMPORTATÍSSIMA :
Lembrei que eu tive a SW4 93 e a SW4 2002
OBS 1 :
Na SW4 93 mandei fazer as molas com 400mm e ficou dando fim de curso aberto e COMENTEI QUE SE FOSSE FAZER NOVAMENTE FARIA COM 380MM ( VC ESTA CORRETO )
OBS 2 -
Na SW4 2002 mandei fazer com 410mm e ficou 100% .
CONCLUSÃO :
VC ESTA CERTO EM MANDAR FAZER AS MOLAS PARA A SUA "SW4 95 COM 380MM COMPRIMENTO" , DAÍ NÃO TERÁ O PROBLEMA DE DAR FIM DE CURSO DE AMORTECEDOR ABERTO .
Estou já meio gagá e tinha me esquecido deste detalhe do comprimento das molas da SW4 93 que ficou comprida demais com 400mm na minha BONEQUINHA .
CARO AMIGO ANDERSON CIPÓ
Obrigado pelos elogios , estamos todos nós aqui para isto mesmo , MAS NÃO FAÇA AS SUAS MOLAS MENORES DO QUE OS 400MM pq vc não vai ver a sua SW4 empinadinha , lembre-se que eu mandei fazer para a minha então sw4 2002 com 410mm e a maioria pra não dizer todos os outros fizeram com 400mm e ficaram todos 100% satisfeitos , se vc fizer com 380mm ou 390mm vai se arrepender .
Abração , pode mandar fazer com 400mm e usar os seus amortecedores originais que não vai bater fim de curso aberto .
Boa noite Dr.
A minha é japonesa 95 como aquela sua anterior e vi nos posts que voce faria menor pelo fato do limite do amortecedor.. Essa que voce citou é a mais nova e muda as dimensões! Confere?
guilhermeabreu
25/11/2013, 23:00
Boa noite Dr.
A minha é japonesa 95 como aquela sua anterior e vi nos posts que voce faria menor pelo fato do limite do amortecedor.. Essa que voce citou é a mais nova e muda as dimensões! Confere?
CIPOZZY
Boa noite amigo ,
CORRETÍSSIMO
Vc viu que tive que editar a OBS depois que havia escrito ERRADO , mas felizmente deu tempo de fazer a correção no mesmo post .
CIPOZZY
Boa noite amigo ,
CORRETÍSSIMO
Vc viu que tive que editar a OBS depois que havia escrito ERRADO , mas felizmente deu tempo de fazer a correção no mesmo post .
Dr. Gulherme, Gagá nada!!!
Moro aqui em São Paulo, amanhã estarei entrando em contato com o Inácio, vou fazer com 390mm assim com o tempo deve abaixar um pouquinho, quero mante-la alta..
Um grande abraço e sou seu fã. Quando vir pros lados de cá avisa, tenho o maior prazer de recebe-lo por aqui! Conhece minha cidade Piracaia?
Um abraço e boa noite!
guilhermeabreu
25/11/2013, 23:13
Dr. Gulherme, Gagá nada!!!
Moro aqui em São Paulo, amanhã estarei entrando em contato com o Inácio, vou fazer com 390mm assim com o tempo deve abaixar um pouquinho, quero mante-la alta..
Um grande abraço e sou seu fã. Quando vir pros lados de cá avisa, tenho o maior prazer de recebe-lo por aqui! Conhece minha cidade Piracaia?
Um abraço e boa noite!
COM CERTEZA CIPOZZY
Tenho uma familia de 7 irmãos 5 homens e 2 mulheres e um falecido aos 44 anos de infarto , e todos estão por estas bandas daí , um na Capital , outro em Sorocaba , outro em Jundiaí , outra em Salto e outra em São José do Rio Preto e vira e mexe estou visitando eles , pode deixar que qdo for por estes lados dou um toque pra vc .
E mais uma vez obrigado pelos elogios .
Forte abraço e boa noite .
calhiandro
06/12/2013, 12:01
Boa-tarde pessoal, alguém já trocou já as molas dianteiras encomendadas pela SRC? Eu estou pretendendo trocar as molas dianteiras. O lado esquerdo dianteiro quando se pressiona faz um ringido o que será? tem hora que range mais, tem hora que range menos?
Grande abraço
guilhermeabreu
06/12/2013, 13:04
Boa-tarde pessoal, alguém já trocou já as molas dianteiras encomendadas pela SRC? Eu estou pretendendo trocar as molas dianteiras. O lado esquerdo dianteiro quando se pressiona faz um ringido o que será? tem hora que range mais, tem hora que range menos?
Grande abraço
CALHIANDRO
Dê uma olhada nas buchas dos amortecedsores que se estiverem gastas fica ferro no ferro .
guilhermeabreu
06/12/2013, 13:11
MOLAS PARA SW4 2002
Acabei de ligar oara o Inacio da MOLAS SRC e troquei uma ideia com ele para asaber das espessuras do fio que deveríamos mandar fazer e ele tem o fio de 16,5mm logo :
Eu calculei uma mola com as seguintes medidas :
Comprimento ........................... 370mm
Diâmetro externo .......................110mm
Diâmetro Interno do último elo ..........67mm
Número de elos ..........................09
Fio ....................................16,5mm
O Walter que comprou a minha SW4 2002 já pegou estas medidas comigo e vai ligar para o Inacio ( MOLAS SRC ( 22 ) 2412-4363 para fazer o orçamento e mandar fazer , acredito que será o 1º a mandar fazer MOLAS NOVAS para a DIANTEIRA das SW4 .
Vamos aguardar o resultado do WALTER . Ou mandar fazer logo tb , estas medidas eu tirei de minha cabeça baseando nas mdedias originais e com a experiência que tive em mandar fazer as traseiras , calculei de maneira empírica e grosseira , mas acredito que ficará boa com esta medidas .
calhiandro
06/12/2013, 13:32
Dr. Guilherme as buchas dos amortecedores eu troquei. Mas fiz sob medida não são originais.
Fico no aguardo do resultado das molas Walter. Mais uma vez obrigado.
Grande abraço Dr. Guilherme.
guilhermeabreu
06/12/2013, 17:08
Dr. Guilherme as buchas dos amortecedores eu troquei. Mas fiz sob medida não são originais.
Fico no aguardo do resultado das molas Walter. Mais uma vez obrigado.
Grande abraço Dr. Guilherme.
Mesmo com as buchas novas mesmo não sendo originais continua o rangido ??? Se sim é bem provável que seja as ponteiras da direção ou buchas da balança estas peças qdo estão desgastadas fazem ranger a suspensão .
calhiandro
06/12/2013, 20:02
Mesmo com as buchas novas mesmo não sendo originais continua o rangido ??? Se sim é bem provável que seja as ponteiras da direção ou buchas da balança estas peças qdo estão desgastadas fazem ranger a suspensão .
Sim continua o rangido mesmo após a trocas das buchas dos amortecedores. Fui dar uma olhada agora da a entender que seja na balança mesmo, que são as buchas da balança. Teria alguma forma desse rangido parar, colocando white lub ou graxa?
Grande abraço
guilhermeabreu
06/12/2013, 23:47
Sim continua o rangido mesmo após a trocas das buchas dos amortecedores. Fui dar uma olhada agora da a entender que seja na balança mesmo, que são as buchas da balança. Teria alguma forma desse rangido parar, colocando white lub ou graxa?
Grande abraço
Se lubrificar vai funcionar por 10 minutos e volta o rangido novamente além de ficar comendo ferro com ferro e folgando a sede das buchas , o correto é trocar as buchas POR ORIGINAIS TOYOTA .
pietrfist
10/12/2013, 13:34
Caros, eu mandei fazer as molas na SRC pra minha SW4, mas fiquei devendo as fotos. Usei as medidas sugeridas pelo Dr. Guilherme (Obrigado!).
442754
442755
guilhermeabreu
10/12/2013, 23:50
Caros, eu mandei fazer as molas na SRC pra minha SW4, mas fiquei devendo as fotos. Usei as medidas sugeridas pelo Dr. Guilherme (Obrigado!).
442754
442755
Ficou linda , bem empinadinha e a grande vantagem que vejo é que qdo vc passa por depressões mesmo com 3 pessoas no banco de tras não vai socar mais , fica bem firme mas sem ficar dura .
Leandrot
14/01/2014, 13:49
Caros, acompanho o Fórum há dois anos, tenho uma SW4 00-01 (comprei em Out/2013), já encomendei as molas traseiras (ainda não chegaram) e gostaria de saber se alguém já instalou as molas dianteiras.
Abraço
Leandrot
14/01/2014, 14:02
Segue foto! No Topo do Mundo (em Brumadinho, próximo a BH)!446915
Segue foto! No Topo do Mundo (em Brumadinho, próximo a BH)!446915
Bonita a cor da sua VTR, ficou Top a foto!
Leandrot
14/01/2014, 21:31
Bonita a cor da sua VTR, ficou Top a foto!
Valeu, HERICK
Por sinal tava de olho numa XTERRA Ecotrip antes de encontrar a SW4, mas o proprietário não aceitava troca...
guilhermeabreu
15/01/2014, 19:17
Caros, acompanho o Fórum há dois anos, tenho uma SW4 00-01 (comprei em Out/2013), já encomendei as molas traseiras (ainda não chegaram) e gostaria de saber se alguém já instalou as molas dianteiras.
Abraço
LEANDROT
O WALTER JR. que comprou a minha SW4 2002 , já mandou fazer na SRC molas dianteiras , como estou de fpérias não tenho notícias dele , se já cehgou ou não . Manda uma MP para ele .
Mas a sua por esta foto não parece que esta com a frente areada , acho que a sua não precisa de trocar as molas dianteiras , epsera primeiro as traseiras chegarem pra vc ter uma idéia de como vai ficar . Não gaste dinheiro sem ser preciso .
Leandrot
15/01/2014, 22:42
LEANDROT
O WALTER JR. que comprou a minha SW4 2002 , já mandou fazer na SRC molas dianteiras , como estou de fpérias não tenho notícias dele , se já cehgou ou não . Manda uma MP para ele .
Mas a sua por esta foto não parece que esta com a frente areada , acho que a sua não precisa de trocar as molas dianteiras , epsera primeiro as traseiras chegarem pra vc ter uma idéia de como vai ficar . Não gaste dinheiro sem ser preciso .
Vou seguir seu conselho sim, Guilherme. Vou colocar as molas traseiras e ver como fica. Ainda mais que na concessionária (levei lá pra darem uma geral, não tive que fazer muita coisa) já me orientaram a trocar os amortecedores dianteiros, mas estou pensando nos Rancho.
Abraço
Comprei recentemente uma SW4 2012 e estou odiando a suspensão dela...
Qualquer coisa ela cepa...
Quando viajo é com 5 pessoas e mala cheia...
Qual medidas vocês me recomendam para trocar as molas traseiras...
guilhermeabreu
22/01/2014, 23:59
CARO ALANCP
Seja muito bem vindo a este forum .
Como vc deve saber estou na 3ª SW4 , uma 93 outra 2002 e agora uma 2008 que praticamente a sua é a mesma da minha , e nas 93 e 2002 troquei as molas traseiras e ficaram ÓTIMAS , e nesta 2008 tb percebo que as molas traseiras são SUBDIMENSIONADAS , pois qdo tb estou carregado e passo numa depresssão a traseira CEPA como vc falou , como esta 2008 estou a pouco tempo , o que tenho feito é em primeiro lugar retirar a mola traseira para fazer as medições , principalmente a ESPESSURA DO FIO DA MOLA que na 93 era com fio de 14,5mm , na 2002 era com fio de 13,8mm , incrível isto a mais nova tinha fio mais fino e nas duas mandei fazer com fio de 15mm e ficaram ótimas .
Qdo terminar minhas férias vou retirar uma mola para verificar as medidas , mas acho que deve ser com fio menor do que 15mm , e assim que tirar a medida , vou mandar fazer com fio mais grosso para a minha e falo aqui para que todos fiquem sabendo se ficou bom ou não , mas com certeza vai melhorar , pois usei esta receita por duas vezes e ficou 1000%
GALEGUITO
09/02/2014, 16:42
Dr. Guilherme, bom encontrá-lo por aqui.
Estou com uma sw4/11 e gostaria de colocar lift na suspensão com calços de mola.
Aguardo suas impressões sobre a nova mola que quer instalar na sua 2008.
Abraço.
guilhermeabreu
10/02/2014, 20:59
Dr. Guilherme, bom encontrá-lo por aqui.
Estou com uma sw4/11 e gostaria de colocar lift na suspensão com calços de mola.
Aguardo suas impressões sobre a nova mola que quer instalar na sua 2008.
Abraço.
CARO AMIGO GALEGUITO
Vc esta sumidão cara , mas com relação ao que vc quer fazer eu sou MUITO CONSERVADOR nesta ora , pois tenho um ENGESA e fiz um monte de mudanças em LIFT de suspensão e BODY LIFT ( levantamento da carroceria ).
Minhas impressões :
NUNCA FAÇA LIFT DE SUSPENSÃO pq vc vai mudar a geometria da suspensão do carro e nunca mais vc terá um guiar bom , vai gastar pneus de forma irregular sem falar no desgaste maior das peças originais .
Se quer levantar seu carro sugiro em fazer um BODY LIFT , ou seja vc levanta a carroceria e não mexe em nada na suspensão, o carro fica bonito e vc mexe em muito pouca coisa .
Qto as molas da SW4 2008 , vou ver se neste sábado retiro a mola traseira para fazer as devidas medições , pois aqui em minha cidade tem um local onde faço o teste de suspensão que é numa ponte na qual na decida de uma cabeceira tem um desnível para baixo no asfalto e ao passar alí com duas pessoas atras a traseira CEPA como o amigo aqui citou e depois que mandei fazer molas mais grossas para as minhas SW4 anteriores , uma 93 e outra 2002 o problema acabou mesmo com 3 pessoas atras e bagagem no porta malas não cepou mais e estando vazia não ficou dura .
E esta SW4 2008 esta cepando um pouco qdo deço esta ponte , um pouco mais esta e isto me incomoda muito , É UM ERRO DE PROJETO DA TOYOTA nestas molas traseiras e hoje fui na CCS TOYOTA daqui perguntar se as molas das SW4 de 5 lugares eram diferentes das SW4 de 7 lugares e o carinha da seção se peças me falou que as molas são iguais , O QUE ACHO POUCO PROVÁVEL . Mas já tenho minha receita e assim que retirar a mola traseira vou medir e mandar fazer outras de fio mais grosso e qdo tiver o resultado final falo com vc , ou melhor posto aqui para todos .
Abração e prazer em falar com vc novamente .
calhiandro
10/02/2014, 22:24
Gostaria de saber se alguém já encomendou as molas dianteiras e como ficou o resultado?
guilhermeabreu
10/02/2014, 22:44
Gostaria de saber se alguém já encomendou as molas dianteiras e como ficou o resultado?
Estive o WALTER JR semana passada , o que comprou minha SW4 2002 e ele me falou que suspendeu a compra das molas dianteirs por enquanto $$$$$$$ , outras prioridades . Logo : acho que ninguem ainda se aventurou em fazer as molas dianteiras .
calhiandro
11/02/2014, 11:00
Obrigado pelo retorno Dr. Guilherme.
Leandrot
16/02/2014, 18:22
Enfim, as molas. Demoraram muito, encomendei dia 17-12-2013. Elas chegaram 13-02-2014. Vou instalar terça-feira. Postarei minhas impressões. Também gostaria de informações das molas dianteiras, Calhiandro.
Notei que o lado do motorista da minha SW4 é cerca de 1 cm mais baixo que o do carona, imagino que seja devido ao maior peso neste lado, que é onde o tanque de combustível se encontra (acho que as molas vão corrigir essa diferença na traseira).
451351
Leandrot
18/02/2014, 22:09
Está aí o resultado. Levantou bem a traseira, ficou bem mais firme. Andei pouco nela porque a peguei no início da noite. Tenho a impressão de que o lado do carona continua mais alto que o do motorista. Acho que as molas ainda devem se acomodar (conforme já li aqui no fórum).
451868
guilhermeabreu
18/02/2014, 23:38
LEANDROT
Só por curiosidade , vc mandou fazer as molas com qtos cm de comprimento ?
EvandroSTM
19/02/2014, 12:55
Caro Amigo Leandrot, a minha sw4 98 padecia do mal da traseira arriada e do lado do passageiro mais alto que o do motorista, como estou em Santarém no Pará, longe de tudo, resolvia questão da traseira arriada com espaçadores de tecnil nas molas e amortecedores da sw4 2006, mas tem que estar com os batentes da suspensão em ordem, todos os quatro, inclusive o em formato de cone, pois o amortecedor da sw4 2006 é mais comprido e pode dar batente fechado se não tiver tudo em ordem com os batentes, já a questão do desnível lado do passageiro/motorista, na minha eram os parafusos da cambagem frouxos.
Eu em seu lugar verificaria os calços da carroceria, os parafusos da cambagem e a própria cambagem e trocaria de posição os amortecedores com as molas dianteiras, tiraria o direito e colocava na esquerda e vice-versa. Pois existe lado das molas originalmente, pode ter sido montado em alguma manutenção anterior invertido, a mola esquerda deve ser cerca de meia polegada maior que a direita.
Fica aqui minha contribuição, se gostar de ver sofrimento e espírito MacGyver, visite o tópico Sw4 98 dura de consertar.
calhiandro
19/02/2014, 21:41
EvandroSTM, onde fica localizado esses parafusos da cambagem?
EvandroSTM
20/02/2014, 11:23
Bom dia, são dois em cada bandeja inferior, possuem uma arruela exentrica com graduação para regulagem.452069
calhiandro
20/02/2014, 14:45
EvandroSTM, muito obrigado pela informação, grande abraço.
Leandrot
20/02/2014, 19:16
LEANDROT
Só por curiosidade , vc mandou fazer as molas com qtos cm de comprimento ?
Caro Guilherme,
Mandei fazer com 410 mm (igual a que você mandou fazer pra sua SW4 2002, certo?).
abraço
Leandrot
20/02/2014, 19:44
Caro Amigo Leandrot, a minha sw4 98 padecia do mal da traseira arriada e do lado do passageiro mais alto que o do motorista, como estou em Santarém no Pará, longe de tudo, resolvia questão da traseira arriada com espaçadores de tecnil nas molas e amortecedores da sw4 2006, mas tem que estar com os batentes da suspensão em ordem, todos os quatro, inclusive o em formato de cone, pois o amortecedor da sw4 2006 é mais comprido e pode dar batente fechado se não tiver tudo em ordem com os batentes, já a questão do desnível lado do passageiro/motorista, na minha eram os parafusos da cambagem frouxos.
Eu em seu lugar verificaria os calços da carroceria, os parafusos da cambagem e a própria cambagem e trocaria de posição os amortecedores com as molas dianteiras, tiraria o direito e colocava na esquerda e vice-versa. Pois existe lado das molas originalmente, pode ter sido montado em alguma manutenção anterior invertido, a mola esquerda deve ser cerca de meia polegada maior que a direita.
Fica aqui minha contribuição, se gostar de ver sofrimento e espírito MacGyver, visite o tópico Sw4 98 dura de consertar.
Caro EvandroSTM,
Vou seguir suas orientações (por sinal muito interessantes). Ainda não tenho as novas medidas, mas realmente há diferença. Gostei de sua observação sobre o tamanho das molas. As molas traseiras eu mandei fazer na SRC (SP) de acordo com as medidas do colega Guilherme, e são iguais em comprimento. Talvez fazê-las com essa diferença de meia polegada entre a direita e a esquerda seja uma opção interessante. Vou pedir ao Guilherme que se manifeste também sobre essas medidas, pois estou pensando em mandar fazer as molas dianteiras.
Abraço e obrigado pelas informações
EvandroSTM
21/02/2014, 10:17
Eu, só faria as molas dianteiras se elas estivessem dando batente como as traseiras, caso contrario, apenas inverteria os lados das molas na dianteira e analisaria os parafusos da cambagem e calços de carroceria, concertesa corrigirá odesalinhamento.
guilhermeabreu
21/02/2014, 10:22
LEANDROT
Observando as fotos de seu carro antes e depois com molas novas vi que com as molas novas a frente ficou um pouco embicada , na minha SW4 2002 que vendi ela estava com a frente embicada antes dfa troca das molas traseiras e depois ficou mais embicada do que a sua , conclusão acho que a medida do comprimento para que não fique com esta aparencia seria com o comprimento de 400mm e não 410mm , mas com certeza daqui a uns 6 meses ela ira ceder no comprimento .
Na minha ex 2002 fiz com o mesmo tamanho as duas traseiras e ela ficou nivelada , não estou entendendo o pq que as de vcs estão com o lado esquerdo mais baixo , peço que confiram a frente se esta nivelada , pois se na frente o lado direitoestiver mais alto do que o esquerdo fará com que a traseira esquerda fique mais baixa e o problema não seja na traseira e sim na frente .
Peço que vc tire fotos da sua SW4 de dia e no sol , pois a foto dela antes da troca das molas foi nesta situação e a foto dentro da garagem não deu para ver direito o efeito com as molas novas , mas achei que poderia ter ficado um pouco mais baixa , na minha ex 2002 ficou como a sua mas mesmo mais altinha assim NÃO BATEU FIM DE CURSO ABERTO ficou muito boa a minha ex 2002 com as molas nesta medida , mas se tivesse de fazer de novo faria com 400mm .
Qualquer dúvida estou aqui .
OBS :
Eu falei com vc que achava que não precisava de trocar as molas dianteirs pq vi que a sua não estava muito embicada a frente antes da troca , mas por esta foto dentro da garegem , da a impressão que precisa de levantar um pouco a frente sim , o visual pede para levantar um pouco a frente para ficar com um visual mais harmônico .
Abraço
Leandrot
21/02/2014, 12:26
EvandroSTM, vou fazer essas verificações sim. Mas o problema é o que o Guilherme falou, ela está embicada. Não alterou em nada na estrada, aliás melhorou por ficar mais firme e não está dando final de curso aberto, nem na traseira e nem na dianteira. Nesse final de semana vou botar peso e rodar por umas estradas aqui. Vou medir antes e depois. Guilherme, farei as fotos de dia e postarei aqui.
Abraço
Leandrot
24/02/2014, 00:24
Bom, testei as molas com cinco pessoas na viatura. As molas realmente melhoraram a condução e não arriaram com a caminhonete cheia. Medi do chão até o alargador do paralama. As medidas antes e depois foram feitas no mesmo local. A traseira do lado do motorista ficou com 93 cm (antes das molas era 88 cm); traseira do carona 94,3 cm (antes 89 cm); dianteira do motorista continuou com 87 cm e dianteira do carona com 89 cm. Confirmando o que o Guilherme falou ("o problema pode estar na frente"). Vou fazer essas observações com meu mecânico. Obrigado EvandroSTM e Guilherme. Vou informando dos resultados. Seguem fotos:
452562452563
Engels Kbça
24/02/2014, 08:48
Bom, testei as molas com cinco pessoas na viatura. As molas realmente melhoraram a condução e não arriaram com a caminhonete cheia. Medi do chão até o alargador do paralama. As medidas antes e depois foram feitas no mesmo local. A traseira do lado do motorista ficou com 93 cm (antes das molas era 88 cm); traseira do carona 94,3 cm (antes 89 cm); dianteira do motorista continuou com 87 cm e dianteira do carona com 89 cm. Confirmando o que o Guilherme falou ("o problema pode estar na frente"). Vou fazer essas observações com meu mecânico. Obrigado EvandroSTM e Guilherme. Vou informando dos resultados. Seguem fotos:
452562452563
O problema é na traseira mesmo, essas SW4 tem o lado do motorista um pouco mais baixo mesmo, de fábrica. Faz um teste assim: coloca um macaco no chassi lado traseiro esquerdo (lado do motorista) e levantando devagar até nivelar, e vai notar que o carro fica certinho. Então pra ficar certinho tem que colocar um pequeno calço no lado esquerdo.
Kbça
guilhermeabreu
24/02/2014, 12:28
452562452563
LEANDROT
Olhando estas fotos de dia e com sol , não esta parecendo estar embicada a frente , eu sugiro a vc não fazer molas dianteiras APENAS corrigir o desnível como o ENGELS falou , colocando um calço em baixo da mola traseira esquerda , MAS ANTES CORRIGIRIA A FRENTE , POIS SE A FRENTE ESTA DESNIVELADA , COMO FALEI PODE ESTAR FAZENDO A TRASEIRA FICAR TB DESNIVELADA . Na minha ex 2002 qdo mandei fazer as molas traseiras ela ficou 100% nivelada , por insisto em dizer para que vc corrija primeiro a frente , ou com calço ou testando só para verificação como o ENGELS falou em colocar um macaco no chassi na frentedo lado do motorista que esta mais baixo e deixar nivelado e verificar o nível da traseira com a frente nivelada , para daí então colocar os calços nos locais que forem nescessários , ou só na frente ou só atras ou na frente e traseira . É simples de verificar e fazer este acerto , não preicsando de mandar fazer olas para a frente , pois acho que depois que vc colocou 5 pessoas as molas traaeiras se acomodaram , pois na foto de dentro da garagem deu a impressão que estva bem mais alto do que nestas fotos acima .
LEMBRANDO QUE TODO CARRO QUE SAI DE FÁBRICA TEM A FRENTE LIGEIRAMENTE MAIS BAIXA DO QUE A TRASEIRA .
Pessoal aproveitando o assunto sobre molas, e em relação a amortecedores: Alguem usa ou sabe de um modelo pro comp ou similar, compatível p 4runner 93?
Leandrot
24/02/2014, 22:02
Engels vou fazer esse teste sim, se nivelar tá resolvido. Aí peço ao meca pra verificar a cambagem (orientação do EvandroSTM) e já coloco os calços.
Guilherme, ela estava sim embicada. As molas se acomodaram depois de andar com cinco pessoas.
Vou informando os resultados aqui...
Obrigado
Leandrot
24/02/2014, 22:49
Pessoal aproveitando o assunto sobre molas, e em relação a amortecedores: Alguem usa ou sabe de um modelo pro comp ou similar, compatível p 4runner 93?
Caro sgrul1,
Tem alguma coisa sobre amortecedores nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/54613-sw4-1997-2002-kit-ironman-ou-amortecedores-rancho.html
Espero que ajude.
fabyo bastos
28/02/2014, 19:58
boa noite amigo tive lendo e vir que vc comprou o kit para sw4, ficou bom?
eu tenho uma ano 98 3,0, eu mandei fazer uns calços de 3cm para frente e 6 para tras, ficou bom, agora estou precisando comprar umas molas traseiras pois as originais estao fracas, vc tem alguem quie vende ou faz essas molas?
GALEGUITO
01/03/2014, 23:52
Enfim, as molas. Demoraram muito, encomendei dia 17-12-2013. Elas chegaram 13-02-2014. Vou instalar terça-feira. Postarei minhas impressões. Também gostaria de informações das molas dianteiras, Calhiandro.
Notei que o lado do motorista da minha SW4 é cerca de 1 cm mais baixo que o do carona, imagino que seja devido ao maior peso neste lado, que é onde o tanque de combustível se encontra (acho que as molas vão corrigir essa diferença na traseira).
451351
Quanto custou o par? Fazem para sw4 modelo novo?
guilhermeabreu
08/03/2014, 21:55
GALEGUITO
O par das últimas que mandei fazer ficou em R$385,00 , como sabe , estou com uma SW4 2008 e esta precisando de trocar as molas traseiras , como cheguei de vez da praia hoje , nos próximos dias vou retirar uma mola traseira para tirar as medidas para mandar fazer molas novas , uma coisa é certa a espessura do fio vou mandar fazer mais grosso como mandei fazer para as outras SW4 que tive e ficaram ótimas , com maior firmeza sem bater fim de curso e sem tirar o conforto .
Abração
GALEGUITO
09/03/2014, 19:13
GALEGUITO
O par das últimas que mandei fazer ficou em R$385,00 , como sabe , estou com uma SW4 2008 e esta precisando de trocar as molas traseiras , como cheguei de vez da praia hoje , nos próximos dias vou retirar uma mola traseira para tirar as medidas para mandar fazer molas novas , uma coisa é certa a espessura do fio vou mandar fazer mais grosso como mandei fazer para as outras SW4 que tive e ficaram ótimas , com maior firmeza sem bater fim de curso e sem tirar o conforto .
Abração
Dr., esse valor se refere ao par de molas traseiras para as sw4 2006 em diante?
jorge.duarte
09/03/2014, 21:48
GALEGUITO
Abração
Guilherme te mandei uma MP sobre isso mesmo...se for mandar fazer me avise que de repente fazemos 2 jogos. Nesse feriado com o carro cheio senti batendo final de curso.
Abs
guilhermeabreu
10/03/2014, 13:03
Dr., esse valor se refere ao par de molas traseiras para as sw4 2006 em diante?
GALEGUITO
Este preço foram das molas da SW4 2002 , o valor não é pela marca ou ano do carro , é apenas pelo material gasto e acho que as molas dos modelos 2006 em diante não deve ser muito diferente dos modelos anteriores .
O JORGE.DUARTE mandou uma MP para mim e repondi lá , acho que iremos fazer molas para nossos carros , daí qdo eu ligar para o INACIO da MOLAS SRC vou chorar no preço para que possamos economizar alguma coisa .
O Inacio havia me falado para que eu comprasse jogos molas com ele e revendesse para todos aqui pois ele disse que tem feito muitas molas por indicações minha , MAS NÃO ACEITEI , pois não me sentiria bem em ganhar dinheiro com amigos daqui do forum e meu negócio é medicina , vivo de meu salário de funcionário público e aqui fazemos amizades e ajudamos uns aos outros a economizar o nosso dinheiro ganho com sacrifício .
Logo acho que serão 6 molas traseiras para nossos carros : 2 para mim , 2 para o JORGE.DUARTE e 2 pra vc . Vou chorar preço com o INACIO da MOLAS SRC .
Abração
guilhermeabreu
10/03/2014, 13:05
Guilherme te mandei uma MP sobre isso mesmo...se for mandar fazer me avise que de repente fazemos 2 jogos. Nesse feriado com o carro cheio senti batendo final de curso.
Abs
GRANDE JORGE.DUARTE
Respondi a sua MP agora , pois só hoje voltei a rotina normal de trabalho , pois acabou de vez as festas e não vou mais para a casa de praia , só ano que vem agora .
Abração
GALEGUITO
10/03/2014, 13:55
GALEGUITO
Este preço foram das molas da SW4 2002 , o valor não é pela marca ou ano do carro , é apenas pelo material gasto e acho que as molas dos modelos 2006 em diante não deve ser muito diferente dos modelos anteriores .
O JORGE.DUARTE mandou uma MP para mim e repondi lá , acho que iremos fazer molas para nossos carros , daí qdo eu ligar para o INACIO da MOLAS SRC vou chorar no preço para que possamos economizar alguma coisa .
O Inacio havia me falado para que eu comprasse jogos molas com ele e revendesse para todos aqui pois ele disse que tem feito muitas molas por indicações minha , MAS NÃO ACEITEI , pois não me sentiria bem em ganhar dinheiro com amigos daqui do forum e meu negócio é medicina , vivo de meu salário de funcionário público e aqui fazemos amizades e ajudamos uns aos outros a economizar o nosso dinheiro ganho com sacrifício .
Logo acho que serão 6 molas traseiras para nossos carros : 2 para mim , 2 para o JORGE.DUARTE e 2 pra vc . Vou chorar preço com o INACIO da MOLAS SRC .
Abração
Dr. Gulherme, só tenho a lhe agradecer por tamanha ajuda.
A garantia do carro vence em junho/14, por isso e por cautela, em razão do que já me ocorreu com o outro veículo, vou aguardar esse período para fazer as alterações que pretendo.
Como dito anteriormente, estudo fazer um pequeno lift nela, então, provavelmente precisarei de molas pouca coisa maiores que as originais.
De toda forma, faça a cotação dos 03 pares de mola para ver quanto cai o preço.
Grande e fraterno abraço.
guilhermeabreu
10/03/2014, 14:03
Dr. Gulherme, só tenho a lhe agradecer por tamanha ajuda.
A garantia do carro vence em junho/14, por isso e por cautela, em razão do que já me ocorreu com o outro veículo, vou aguardar esse período para fazer as alterações que pretendo.
Como dito anteriormente, estudo fazer um pequeno lift nela, então, provavelmente precisarei de molas pouca coisa maiores que as originais.
De toda forma, faça a cotação dos 03 pares de mola para ver quanto cai o preço.
Grande e fraterno abraço.
GALEGUITO
Beleza , te mantenho informado . E não tem que me agradecer de nada amigo .
Forte abraço
Leandrot
10/03/2014, 19:18
boa noite amigo tive lendo e vir que vc comprou o kit para sw4, ficou bom?
eu tenho uma ano 98 3,0, eu mandei fazer uns calços de 3cm para frente e 6 para tras, ficou bom, agora estou precisando comprar umas molas traseiras pois as originais estao fracas, vc tem alguem quie vende ou faz essas molas?
Fala Fabyo, desculpe a demora, estava "sofrendo" férias.
Ficou muito bom sim. Ela não tem mais aquele efeito sanfona após passar num quebra-molas, por exemplo. E, melhor, não arria quando coloco 3 pessoas atrás.
Paguei R$ 320,00 pelo par + R$ 40,00 pelo frete (PAC).
Ainda falta corrigir um desnivelamento na minha SW4, mas ele NÃO ocorreu após as molas, já estava antes delas.
Mandei fazer na SRC Molas (11) 2412-4336, fale com Sr Inácio (esse contato, as medidas das molas, etc, etc foi obra do colega Guilherme, fale com o Sr Inácio em nome dele que fica mais fácil).
Vale a pena.
uma pergunta: Você pôs os calços nas molas, certo? Qual material usou?
Abraço
Leandrot
10/03/2014, 19:24
Galeguito,
Paguei R$ 320,00 pelo par + R$ 40,00 pelo frete (PAC).
Agora que vi, ficou mais em conta que as do Guilherme. E mandei fazer com as mesmas medidas.
Leandrot
10/03/2014, 19:32
GALEGUITO
Abração
Valeu, Guilherme. Pode ter certeza de que você ajudou muita gente a melhorar a viatura a um bom preço!
Grande abraço
jorge.duarte
10/03/2014, 21:32
GRANDE JORGE.DUARTE
Respondi a sua MP agora , pois só hoje voltei a rotina normal de trabalho , pois acabou de vez as festas e não vou mais para a casa de praia , só ano que vem agora .
Abração
Guilherme,
Estou em um projeto grande...reforma de um Buggy...mas vou tentar tirar para medir e te passo os valores. Ficamos assim, quem tirar primeiro avisa ao outro.
Abs
Leandrot
14/03/2014, 13:33
EvandroSTM, Guilherme, Engels
A bucha do amortecedor dianteiro lado do motorista está estourada, o que pode estar causando o desnivelamento. Vou trocar o amortecedor (talvez coloque os Rancho, o problema é que o Leão tá vindo!).
Obrigado pela ajuda.
guilhermeabreu
14/03/2014, 13:35
A bucha do amortecedor dianteiro lado do motorista está estourada, o que pode estar causando o desnivelamento. Vou trocar o amortecedor (talvez coloque os Rancho, o problema é que o Leão tá vindo!).
Obrigado pela ajuda.
LEANDROT
Beleza , qdo trocar coloca aqui pra gente se nivelou ou não .
Abraço
guilhermeabreu
14/03/2014, 18:14
Finalmente consegui tirar as medidas das molas traseiras originais e cansadas da minha SW4 2008 .
1- Comprimento............430mm
2- Espesura do fio .......15mm
3- Diametro externo ......120mm
4- Número de elos ........10
5- Uma extremidade com fio retificado
Logo a mola desta SW4 2005/6 em diante é uma mola paralela na qual todos os elos tem o mesmo diâmetro .
Obs 1 :
Em uma extremidade o fio tem acabamento retificado , ou seja o fio é cortado ao meio dando um acamento reto na extremidade .
OBS 2 :
Eu vou mandar fazer a minha com mais um elo ( 11 elos ) e com fio de 15,8mm = 5/8" .
Vou fazer isto por experiência própria nas molas que já mandei fazer para as outras SW4 e para meu ENGESA , qdo vc faz uma mola com fio mais grosso ela fica mais firme , e como vou passar de 15mm para 15,8mm a tendencia é que ela fique bem mais firme , com isto colocando mais um elo vai fazer com que ela fique menos dura , ou seja mais macia do que fosse com os 10 elos , pq qto maior o número de elos numa mola de mesmo comprimento e mesma espessura de fio esta mola fica cada vez mais macia , se diminuisse o núero de elos ela ficaria mais dura .
Conclusão :
Serei cobaia mais uma vez e acho , digo ACHO que vou acertar na mosca com esta mola que vou mandar fazer .
As medidas das novas molas que vou fazer serão :
1- Comprimento....................430mm
2- Espessura de fio ..............15,8mm ou 5/8"
3- Diâmetro externo...............120mm
4- Número de elos ................11
5- Um extremidade com fio retificado
Abraço a todos
j454813
A minha só viaja carregada! Conforto = 0
jorge.duarte
15/03/2014, 01:02
Finalmente consegui tirar as medidas das molas traseiras originais e cansadas da minha SW4 2008 .
1- Comprimento............430mm
2- Espesura do fio .......15mm
3- Diametro externo ......120mm
4- Número de elos ........10
5- Uma extremidade com fio retificado
Logo a mola desta SW4 2005/6 em diante é uma mola paralela na qual todos os elos tem o mesmo diâmetro .
Obs 1 :
Em uma extremidade o fio tem acabamento retificado , ou seja o fio é cortado ao meio dando um acamento reto na extremidade .
OBS 2 :
Eu vou mandar fazer a minha com mais um elo ( 11 elos ) e com fio de 15,8mm = 5/8" .
Vou fazer isto por experiência própria nas molas que já mandei fazer para as outras SW4 e para meu ENGESA , qdo vc faz uma mola com fio mais grosso ela fica mais firme , e como vou passar de 15mm para 15,8mm a tendencia é que ela fique bem mais firme , com isto colocando mais um elo vai fazer com que ela fique menos dura , ou seja mais macia do que fosse com os 10 elos , pq qto maior o número de elos numa mola de mesmo comprimento e mesma espessura de fio esta mola fica cada vez mais macia , se diminuisse o núero de elos ela ficaria mais dura .
Conclusão :
Serei cobaia mais uma vez e acho , digo ACHO que vou acertar na mosca com esta mola que vou mandar fazer .
As medidas das novas molas que vou fazer serão :
1- Comprimento....................430mm
2- Espessura de fio ..............15,8mm ou 5/8"
3- Diâmetro externo...............120mm
4- Número de elos ................11
5- Um extremidade com fio retificado
Abraço a todos
Guilherme,
Será que colocando mais 1 elo no mesmo comprimento não corre o risco de bater elo com elo? Será que só aumentando a espessura não é suficiente?
Abs
guilhermeabreu
15/03/2014, 12:52
Guilherme,
Será que colocando mais 1 elo no mesmo comprimento não corre o risco de bater elo com elo? Será que só aumentando a espessura não é suficiente?
Abs
AMIGO JORGE
Creio que não baterá elo no elo , pois sendo com fio mais grosso aumentará a resistencia e como falei , vou fazer assim por experiência própria como jpa disse , pq no meu ENGESA mandei fazer molas com estas medidas de comprimento e espessura de fio e número de elos ( 11 ) , a única diferença foi no diâmentro que no ENGESA é de 145mm e na SW4 é de 120mm e no ENGESA não bate elo com elo .
Acredito que se fizer com o mesmo número de elos deve ficar bom tb , eu estou apenas inventando moda , pois sei que se colocar mais um elo ela vai ficar DISCRETAMENTE mais macia do que se fizer com os 10 elos . Se vc quiser esperar eu mandar fazer as minhas e postar o resultado tudo bem mas se quiser mandar fazer logo com 10 elos , não vai errar , é que sou meio chato e procuro manter a maciez original o mais próximo possível e sei que se fizer com fio de 5/8 e 10 elos ela vai ficar BEM MAIS FIRME , mas sei que não ficará dura demais pq meu ENGESA é bem macio e tem +- o mesmo peso da SW4 em torno de 1950kg .
Abraço
jorge.duarte
15/03/2014, 23:48
AMIGO JORGE
Creio que não baterá elo no elo , pois sendo com fio mais grosso aumentará a resistencia e como falei , vou fazer assim por experiência própria como jpa disse , pq no meu ENGESA mandei fazer molas com estas medidas de comprimento e espessura de fio e número de elos ( 11 ) , a única diferença foi no diâmentro que no ENGESA é de 145mm e na SW4 é de 120mm e no ENGESA não bate elo com elo .
Acredito que se fizer com o mesmo número de elos deve ficar bom tb , eu estou apenas inventando moda , pois sei que se colocar mais um elo ela vai ficar DISCRETAMENTE mais macia do que se fizer com os 10 elos . Se vc quiser esperar eu mandar fazer as minhas e postar o resultado tudo bem mas se quiser mandar fazer logo com 10 elos , não vai errar , é que sou meio chato e procuro manter a maciez original o mais próximo possível e sei que se fizer com fio de 5/8 e 10 elos ela vai ficar BEM MAIS FIRME , mas sei que não ficará dura demais pq meu ENGESA é bem macio e tem +- o mesmo peso da SW4 em torno de 1950kg .
Abraço
Blz, Ghilherme!!1
Vou esperar seu parecer ai mando fazer as minhas!!
abs
calhiandro
16/03/2014, 04:47
Obrigado pela ajuda.
Com certeza influencia, o meu estava dando uma difrença de 1cm por causa disso troquei e ficcatam na mrsma altura
guilhermeabreu
17/03/2014, 14:15
Finalmente acabei de falar com o Inacio e mandei fazer minhas molas para a SW4 2008 .
Ele ficou de mandar um email para mim falando do valor com frete pelo PAC .
Comentei com ele sobre os 11 elos e ele me confirmou o que eu achava , ele confirmou que não ficará batendo elo com elo e que ela vai ficar ligeiramente mais macia do que se fizesse com 10 elos e com certeza ficará um pouco mais firme do que as originais .
Vamos aguardar , normalmente ele fala em 15 dias para enviar as molas .
Abraço
marcio lellis de souza
17/03/2014, 14:59
Olá Guilherme
Eu tentei te enviar uma MP mas não tenho tal privilégio. Pois então. Eu também tenho problemas com minha SW 1997 2.7 gasolina.
Eu achei a traseira bem baixa, batendo fim de curso nos fundos de vales, quando eu levava meu motor de popa no porta malas. Aí troquei amortecedor e molas originais. Mas foi só botar peso novamente que a traseira arriou.
Eu carrego toda a família e reboco um barquinho. Preciso ter mais confiança nessa traseira. O que vc me recomenda?
Eu liguei na SRC, falei com o Inácio e ele me falou que vc é o cara.
Vc teria algumas medidas para me indicar?
eu abro mão do conforto totalmente. Eu andei com a família de bandeirante e de SR5 vários anos. só feixe de mola. Então não me preocupo com a dureza. Quero mesmo é botar peso e fazê-la aguentar.
Outra questão: eu preciso trocar os amortecedores? Se sim, vc indica algum? algum lugar?
Eu agradeceria muito essas medidas.
Muito obrigado
Marcio
guilhermeabreu
17/03/2014, 19:10
Olá Guilherme
Eu tentei te enviar uma MP mas não tenho tal privilégio. Pois então. Eu também tenho problemas com minha SW 1997 2.7 gasolina.
Eu achei a traseira bem baixa, batendo fim de curso nos fundos de vales, quando eu levava meu motor de popa no porta malas. Aí troquei amortecedor e molas originais. Mas foi só botar peso novamente que a traseira arriou.
Eu carrego toda a família e reboco um barquinho. Preciso ter mais confiança nessa traseira. O que vc me recomenda?
Eu liguei na SRC, falei com o Inácio e ele me falou que vc é o cara.
Vc teria algumas medidas para me indicar?
eu abro mão do conforto totalmente. Eu andei com a família de bandeirante e de SR5 vários anos. só feixe de mola. Então não me preocupo com a dureza. Quero mesmo é botar peso e fazê-la aguentar.
Outra questão: eu preciso trocar os amortecedores? Se sim, vc indica algum? algum lugar?
Eu agradeceria muito essas medidas.
Muito obrigado
Marcio
Caro MARCIO LELLIS DE SOUZA
Em primeiro lugar vc não precisa de trocar os amortecedores .
Em segundo lugar se vc leu os meus posts sobre molas traseiras , falei que a TOYOTA ERROU no dimensionamento das molas traseiras da SW4 , o que para mim é o único problema neste carro , só para vc ter uma idéia a minha ex 93 tinha molas traseiras originais com fio de 14,5mm e ficava arreada a traseira , fiquei com ela 9 anos e meio para enfim criar coragem e arriscar no meu projeto de molas compatíveis com o carro e o peso a carregar , ficou muito boa com as molas de fio de 15mm , só errei no comprimento que mandei fazer com 40mm mais comprida , já na 2002 errei na primeira que mandei fazer pq o fio original era de 13,8mm , MAIS FINO do que as molas da 93 , daí mandei fazer com fio de 14,3mm e ainda ficou mole demais ainda , daí fiz com 15mm e ficou ÓTIMA , e agora com a 2008 , o fio original já é de 15mm , olha só como a TOYOTA não esta acertando , pois mudou de 14,5mm na 93 para 13,8mm na 2002 e agora 15mm na 2008 e meso assim ela bate fim de curso , lógico pois a 2008 é mais pesada do que as anteriores , SÓ OS JAPAS QUE NÃO VEEM ISTO .
Eles ainda estão perdidos no dimensionamento destas molas , será que eles não tem engenheiros capazes lá , precisa de eu médico que sou fazer o ajuste na dimensão da mola ????? Isto é o fim da picada .
Mas vamos ao que te interessa , fico feliz de vc tb gostar de pescar , eu tb pesco e tenho um barco e motor de popa tb , usei por 34 anos motor de 15hp hoje tenho um TOHATSU de 18hp que estou gostando muito , pois tenho 116kg e meu barco tem 5,16 metros e o motor de 15hp já não estava suportando empurrar tanto peso , mas sai do seu assunto de novo .
Peço a vc para me dar algumas informações para que eu não erre na sugestão de suas molas , tenho que saber as medidas da sua mola , como :
1- Comprimento em mm
2- Número de elos
3- Diâmetro externo da mola em mm
4- Diâmetro INTERNO do último elo em mm , caso sua mola tenha o último elo menor do que os demais
5- Espessura do fio em mm .
Te garanto que a mola que vai resolver o seu problema , a sua SW4 não ficará dura como a BAND e nem como a picape , ela vai ficar um pouco mais durinha do que é , o conforto manterá o mesmo TE GARANTO , e não vai mais bater fim de curso qdo colocar peso na traseira e a família .
Para vc ter estas medidas vc tem que retirar uma mola para fazer estas medições .
Abraço e aguardando as medidas .
Leandrot
17/03/2014, 22:45
Estão aí as fotos do amortecedor (comparei com o direito) e apesar do amortecedor não sustentar o peso (li isso aqui no tópico, não entendo nada de mecânica), estou achando que pode ser ele mesmo que desalinhou a viatura.
455197 Lado "desabado"
455183 Lado normal
Márcio Lellis, as molas que fiz, seguindo as orientações do Guilherme, corrigiram a traseira da minha SW4 (que é 00-01), sem perder conforto algum. Já andei com três pessoas atrás e ela não arriou nada. Só para constar...
calhiandro
17/03/2014, 22:57
Estão aí as fotos do amortecedor (comparei com o direito) e apesar do amortecedor não sustentar o peso (li isso aqui no tópico, não entendo nada de mecânica), estou achando que pode ser ele mesmo que desalinhou a viatura.
455197 Lado "desabado"
455183 Lado normal
Márcio Lellis, as molas que fiz, seguindo as orientações do Guilherme, corrigiram a traseira da minha SW4 (que é 00-01), sem perder conforto algum. Já andei com três pessoas atrás e ela não arriou nada. Só para constar...
recentemente troquei os amortecedores dianteiros e o lado esquerdo estava do jeito que estava o seu, quer dizer estava um pouco pior. E quando coloquei os novos ficaram a mesma altura lado direito e esquerdo.
Segue a foto de como estavam:
Leandrot
20/03/2014, 12:18
recentemente troquei os amortecedores dianteiros e o lado esquerdo estava do jeito que estava o seu, quer dizer estava um pouco pior. E quando coloquei os novos ficaram a mesma altura lado direito e esquerdo.
Segue a foto de como estavam:
Calhiandro,
Os dois amortecedores estavam ruins? Estou perguntando porque só fui orientado a trocar um.
Outra coisa, seria demais perguntar quanto você pagou? Paguei 410,00 aqui na CSS.
Abraço
calhiandro
20/03/2014, 12:42
Leandro, paguei 460 no par kayhaba. Você pagou 410 no par original? Amoryecedor na minha opinião tem se trocar o par. Olha eu troquei os meu por que o cara queria 200 reais nas duas buchas dianteiras originais, então resolvi trocar logo os amortecedores. O frete ficou em 55 reais pra chegar até aqui em garanhuns-pe. Comprei na america autopeças.
Com certeza você pode somente trocar as buchas.
Leandro,
a bucha parece estar rebentada. Esperimente substituir apenas as buchas, antes dos amortecedores.
Coloque buchas novas nos dois lados.
Um abraço,
Edu
Leandrot
20/03/2014, 17:34
Calhiandro, paguei 410,00 no original lado do motorista. Fui orientado a trocar só um. Vou questionar sobre a troca dos dois. Na America estava 520,00 esse amortecedor.
Leandrot
20/03/2014, 17:37
EduQxQ, segundo a CSS e meu mecânico, não compensa trocar as buchas porque elas são fixas no amortecedor. Esse meca já tentou fazê-las com vários materiais, mas não deu certo. Você já as trocou? Ficou bom?
Abraço
Leandro,
As buchas são montadas nos amortecedores, mas não presas a eles de forma que não possam ser substituídas.
Se os amortecedores já estão em final de vida, me parece que compensa substituir todo o conjunto. Mas se estiverem em condições, compensa substituir apenas as buchas. Não concorda? É só comparar o custo de cada ítem. Se não encontrar no mercado as buchas adequadas ao amortecedor, então não tem jeito.
Eu já substituí os amortecedores da vtr, precisei trocar tudo e ficou bom.
Um abraço,
Edu
Leandrot
26/03/2014, 22:10
Leandro,
As buchas são montadas nos amortecedores, mas não presas a eles de forma que não possam ser substituídas.
Se os amortecedores já estão em final de vida, me parece que compensa substituir todo o conjunto. Mas se estiverem em condições, compensa substituir apenas as buchas. Não concorda? É só comparar o custo de cada ítem. Se não encontrar no mercado as buchas adequadas ao amortecedor, então não tem jeito.
Eu já substituí os amortecedores da vtr, precisei trocar tudo e ficou bom.
Um abraço,
Edu
Edu,
É isso mesmo. Não existem buchas para esses amortecedores no mercado. Conversei com o mecânico da CSS e com um outro meca aqui que é toyoteiro. Esse último inclusive já tentou fabricar as buchas, mas não deu certo. Comprei o outro amortecedor dianteiro hoje. Segue foto (dianteiro esquerdo, original):
456564
calhiandro
27/03/2014, 13:51
Leandrot, depois da um retorno pra a gente dizendo se corrigiu a diferença de altura entre os lados.
Grande abraço.
GALEGUITO
27/03/2014, 14:31
Dr. Guilherme, essa é em sua merecida homenagem: matéria sul-africana que trata especificamente dos amortecedores da SW4, lá conhecida como Fortuner. É só colocar no google para traduzir. Muito bem elaborada e explicativa, inclusive com números e cálculos de carga das molas.
https://www.driveout.co.za/gear/workshop-fiddling-fortuners-suspension/
Leandrot
28/03/2014, 08:33
Leandrot, depois da um retorno pra a gente dizendo se corrigiu a diferença de altura entre os lados.
Grande abraço.
Vou retornar sim. Verificarei também a questão da cambagem, como me foi sugerido aqui.
Abço
guilhermeabreu
28/03/2014, 13:24
Dr. Guilherme, essa é em sua merecida homenagem: matéria sul-africana que trata especificamente dos amortecedores da SW4, lá conhecida como Fortuner. É só colocar no google para traduzir. Muito bem elaborada e explicativa, inclusive com números e cálculos de carga das molas.
https://www.driveout.co.za/gear/workshop-fiddling-fortuners-suspension/
ÉHHHHH GALEGUITO
Eu aqui sem estudo algum , mandei fazer minhas molas com 11 elos e fio de 5/8=15,8mm , quase os mesmos dados da mola vermelha que é progressiva .
Acho que vou ficar muito satisfeito com minhas novas molas .
Abraço
guilhermeabreu
28/03/2014, 16:11
ÉHHHHH GALEGUITO
Eu aqui sem estudo algum , mandei fazer minhas molas com 11 elos e fio de 5/8=15,8mm , quase os mesmos dados da mola vermelha que é progressiva .
Acho que vou ficar muito satisfeito com minhas novas molas .
Abraço
GRANDE GALEGUITO
Esqueci do principal cara : Muito obrigado pela homenagem a minha pessoa , mas foi de grande valia para todos esta informação .
Abração
jorge.duarte
03/04/2014, 00:53
Guilherme,
E aí chegaram as molas?
Abs
guilhermeabreu
04/04/2014, 00:20
Guilherme,
E aí chegaram as molas?
Abs
JORGE.DUARTE
Ainda não
Luciano Almeida Silva
20/04/2014, 13:25
Guilherme,
Quanto voce pagou para fazer estas molas?
Uma solução que encontrei aqui foi duplas as molas que estavam cansados, ou seja colocar uma mola dentro da outra, funcionou mais a viatura ficou com a bunda alta.
guilhermeabreu
20/04/2014, 21:49
Guilherme,
Uma solução que encontrei aqui foi duplas as molas que estavam cansados, ou seja colocar uma mola dentro da outra, funcionou mais a viatura ficou com a bunda alta.
Luciano Almeida
Paguei R$368,00 no par posto em casa , mas ainda não chegaram .
Eu particularemente não confio nesta solução , acho meio que arriscado .
Abração
marcio lellis de souza
21/04/2014, 09:27
Olá Guilherme
Muito obrigado pelas informações.
como eu devo proceder?
Vou até um mecânico e tirou uma das molas para fazer a medição? Como eu meço o diametro do fio? Com um paquímetro?
Farei isso em Breve, mas as minhas molas são as originais. Devo mesmo assim fazer essas medições?
obrigado
Marcio
calhiandro
21/04/2014, 09:49
Márcio, se sua hilux for igual a do Dr. Guilherme é so pegar as medidas aqui neste tópico.
guilhermeabreu
21/04/2014, 11:09
CARO MARCIO
Como o CALHIANDRO falou acima , eu já fiz molas para as minhas SW4 93 2.8 , para a 2002 3.0 e agora para a 2008 , logo : se vc tem SW4 com certeza estará incluida em algumas destas aí e aqui mesmo tem as medidas de todas estas molas , não precisa de vc tirar as medidas das suas , sofri muito para descobrir quais as medidas que ficariam boas , mas hoje tenho as medidas que deu resultado 100% comigo e com outros amigos daqui do forum que seguiram esta receita .
Qualquer dúvida é só falar .
Qdo vc for ligar para a SRC MOLAS pede para falar com o INACIO pois ele já term estas medidas catalogadas lá , MAS DE QUALQUER FORMA É BOM VC PASSAR AS MEDIDAS PARA ELE , pois ele me falou que tem outras medidas que outras pessoas que não são daqui do forum pediu para ele fazer e tem outra , acho que ele não estará fazendo mais molas sob medidas que sejam fora destas medidas padrão que eu mendei ele fazer , pois tem um amigo daqui do forum das BANDs que me mandoiu uma MP pedindo o fone da SRC molas e falaram com ele que não estão mais fazendo molas sob medida , com isto ligeui para o INACIO e ele me disse que realmente eles não estão fazendo mais A NÃO ESTAS MEDIDAS QUE EU PASSEI PARA ELE DAS SW4 93 , 2002 e 2008 , que estão no catálogo deles .
Abraço
Engels Kbça
21/04/2014, 11:50
Guilherme,
O problema de colocar uma mola dentro da outra é que elas podem prender uma na outra. Em válvulas de cabeçote de motos, usa-se duas molas, mas elas tem sentidos diferentes de fabricação, ou seja, uma mola é direita a outra esquerda.
Kbça
Leandrot
22/04/2014, 12:16
Bom pessoal,
Depois de alguns dias consegui trocar os amortecedores dianteiros (originais). Verifiquei também os parafusos da cambagem. Alinhamento e balanceamento OK. Como troquei na quarta-feira passada e viajei quinta, retornando ontem, ainda não fiz as medidas. Mas visualmente o desnível foi corrigido (antes era perceptível). Assim que medir postarei aqui.
Testei as molas traseiras em Ilhabela-SP nesse feriado. Impressão: durante a viagem balançou um pouco, arriou um pouco também (mas nao deu "bunda caída"), mas foram dois adultos pesados atrás + bagageiro cheio. Lá na ilha foi só alegria!
Estou pensando em colocar calços de molas dianteiras, ela ficou um pouco embicada sim, como o Guilherme já havia observado pelas fotos. Alguém tem medidas dos calços?
Abraço
marcio lellis de souza
12/05/2014, 12:06
Olá Guilherme e todos
Eu demorei a ver o email-resposta e lá fui até a oficina para tirar, fotografar e medir as molas.
Mas eu tenho algumas dúvidas:
A minha é uma SW4, 1997, a gasolina com motor 2.7 4 cil. Será que esse modelo traz uma mola diferente?
eu tirei as medidas e a espessura do fio foi bem menor do que as aqui postadas, apenas 13 mm.
Seguem as medidas:
Comprimento em mm – 40,3
2- Número de elos - 8
3- Diâmetro externo da mola em mm – 14,5 mm
4- Diâmetro INTERNO do último elo em mm , caso sua mola tenha o último elo menor do que os demais – 7,4 mm
5- Espessura do fio em mm - 13 mm
Essas medidas foram feitas por mim. Segue as fotos.
462482 462483 462484 462485
462486
Eu gosto da altura dela. Na verdade gostaria até de usar 410 mm (não creio que 1cm a tornará embicada). Ressalto que eu ando carregado. Levo 7 pessoas e carrego um bote a reboque. Ainda tenho um bagageiro no teto para mais 100 kg.
Com base nas medidas que eu te passei, quais medidas você me sugere?
Eu devo fazer na SRC.
Muito obrigado por toda atenção.
Marcio
Rubens Linhalis
12/05/2014, 13:20
..
Ressalto que eu ando carregado. Levo 7 pessoas e carrego um bote a reboque. Ainda tenho um bagageiro no teto para mais 100 kg.
Marcio,
Um off topic. Qual o consumo do seu carro com essa carga toda? Li que na cidade é de 7km/l e estrada 10km/l , a sua, com toda essa carga faz quanto por litro?
abraços
guilhermeabreu
12/05/2014, 13:45
Olá Guilherme e todos
Eu demorei a ver o email-resposta e lá fui até a oficina para tirar, fotografar e medir as molas.
Mas eu tenho algumas dúvidas:
A minha é uma SW4, 1997, a gasolina com motor 2.7 4 cil. Será que esse modelo traz uma mola diferente?
eu tirei as medidas e a espessura do fio foi bem menor do que as aqui postadas, apenas 13 mm.
Seguem as medidas:
Comprimento em mm – 40,3
2- Número de elos - 8
3- Diâmetro externo da mola em mm – 14,5 mm
4- Diâmetro INTERNO do último elo em mm , caso sua mola tenha o último elo menor do que os demais – 7,4 mm
5- Espessura do fio em mm - 13 mm
Essas medidas foram feitas por mim. Segue as fotos.
462482 462483 462484 462485
462486
Eu gosto da altura dela. Na verdade gostaria até de usar 410 mm (não creio que 1cm a tornará embicada). Ressalto que eu ando carregado. Levo 7 pessoas e carrego um bote a reboque. Ainda tenho um bagageiro no teto para mais 100 kg.
Com base nas medidas que eu te passei, quais medidas você me sugere?
Eu devo fazer na SRC.
Muito obrigado por toda atenção.
Marcio
CAR MARCIO
Vc pode mandar fazer com todas as medidas da sua MENOS O DIÂMETRO DO FIO QUE SERÁ DE 15mm .
Vc pensou em fazer com 410mm , não faça , pois vc fazendo com fio de 15mm no mesmo comprimento da sua ela vai ficar mais alta pq a mola cederá menos do que a sua que tem fio de 13mm .
Abraço
Fabriccioluiz
12/05/2014, 17:15
Alguém sabe me dizer se o air lift 1000 60743 serve na mola traseira da SW4 2009?
Amigo,
desculpe, mas não entendi para quer serve e como funciona esse kit, poderia me explicar?
valeu,
Renato
guilhermeabreu
12/05/2014, 19:41
Alguém sabe me dizer se o air lift 1000 60743 serve na mola traseira da SW4 2009?
FABIO
Meu irmão comprou um jipe ENGESA que tinha air lift , é uma parafernália de coisas para o troço funcionar , não aconselho a vc colocar em seu carro . Fura a bolsa da defeito e vc fica com uma gambiarra no meio das molas sem função nenhuma .
marcio lellis de souza
12/05/2014, 20:47
Marcio,
Um off topic. Qual o consumo do seu carro com essa carga toda? Li que na cidade é de 7km/l e estrada 10km/l , a sua, com toda essa carga faz quanto por litro?
abraços
Rubens
Eu nunca consegui 10 na estrada. Já fiz 8,8 km/l com o carro pesado mas quase sem ar.
Na cidade, com o ar ligado o tempo todo, ela faz entre 6,0 e 6,6. Mas eu moro em perdizes e é só ladeira. Primeira e segunda.
Pesada, no talo, com 5 e puxando um reboque (só o barco pesa 220 kg e o motor 130 kg + a carreta e as tralhas), com o ar ligado e em trecho sinuoso e com serra, a SW fez 6,5 na estrada.
abraço
Marcio
marcio lellis de souza
12/05/2014, 20:53
Guilherme, muito obrigado.
Uma última pergunta. as medidas da minha se aproxima de alguma que a SRC tenham lá no seu cadastro? Se eles não tiverem, e não estiverem fazendo novas medidas eu estarei num mato sem cachorro.
Eu medi o diâmetro interno, e o externo, sem o uso do paquímetro. Meio grosseiramente.
Será que corro o risco da mola não entrar, ou ficar folgada? Seria esse um risco?
obrigado mais uma vez.
Marcio
guilhermeabreu
12/05/2014, 21:19
Guilherme, muito obrigado.
Uma última pergunta. as medidas da minha se aproxima de alguma que a SRC tenham lá no seu cadastro? Se eles não tiverem, e não estiverem fazendo novas medidas eu estarei num mato sem cachorro.
Eu medi o diâmetro interno, e o externo, sem o uso do paquímetro. Meio grosseiramente.
Será que corro o risco da mola não entrar, ou ficar folgada? Seria esse um risco?
obrigado mais uma vez.
Marcio
CARO MARCIO
Tenho vontade de te dar umas porradas cara , PQP , vc retirou a mola e mediu meio que na galega ????
Sugiro a vc retirar a mola novamente o que é muito fácil demora no máximo 15 minutos e medir com paquímetro para que vc não se arrependa depois , qto a SRC molas , não sei se eles terão no catáloço deles as molas com as medidas da sua , pois as que fizemos foram para as SW4 93 ,98 e 2002 a díesel , não sei se nas a gasolina tem medidas diferentes , por isto insisto para que vc tire as medidas exatas , as medidas da 98 e 2002 a díesel são estas aqui :
1- Comprimento : 400mm
2- Diâmetro externo da mola : 148mm
3- Diâmetro interno do último elo : 82mm
4- Espessura do fio : 15mm
5- Número de elos : 09
As suas medidas que vc tirou mais ou menos esta próxima destas aí , mas eu não mandaria fazer sem ter a certeza das medidas exatas da sua mola , e se por um acaso o INACIO da MOLAS SRC falar que não vai fazer eu ligo para ele para pressioná-lo em fazer pq tem muitos outros aqui que tem este carro e precisam tb destas molas , e vc mesmo já pode dizer que eu pedi para que ele fizesse .
Hoje liguei para ele pq as minhas molas não vieram até hoje e vai fazer 2 meses dia 22/05 que encomendei e paguei , ele me respondeu que não estava entendendo o pq que ainda não enviaram e ele me mandou um email agora mostrando a nota fiscal da minha compra , acredito que agora ele deve mandar .
Eu e aqueles que fizeram estão muito satisfeitos .
Abraço
Rubens Linhalis
13/05/2014, 08:47
Rubens
Eu nunca consegui 10 na estrada. Já fiz 8,8 km/l com o carro pesado mas quase sem ar.
Na cidade, com o ar ligado o tempo todo, ela faz entre 6,0 e 6,6. Mas eu moro em perdizes e é só ladeira. Primeira e segunda.
Pesada, no talo, com 5 e puxando um reboque (só o barco pesa 220 kg e o motor 130 kg + a carreta e as tralhas), com o ar ligado e em trecho sinuoso e com serra, a SW fez 6,5 na estrada.
abraço
Marcio
OK Marcio, valeu!
Cavendra
14/05/2014, 07:40
Bom dia!
parabens a todos pela empreitada e gostaria de contar com a ajuda dos foristas.
1. a suspensao, incluido cargas de peso e força nas molas é diferente da 2.7, v6 e da diesel no anos de 96-02?
pergunto isso pois os kits de suspensão, na fazem distinção a motorização?
2. partindo da concepçao de fazer a mola, ajustar a altura, para fazer lift de suspensão em 2", e por tabela aumentar/melhorar a capacidade de carga copiando as medidas da ironman ou ome?
3- os amortecedores aparenta ser tranquilo um mais longo quem o original para acompanhar o aumento do curso.
o objetivo é dar maior curso de suspensão , elevar o veiculo e aumentar capacidade de carga
desde ja agradeço
Augusto_360
14/05/2014, 13:23
462790
Breve vou tentar usar as molas que falaram aqui, os meu pneus tao respando muito no paralama, acho que e porque e aro 16.
Cavendra
14/05/2014, 14:25
462790
Breve vou tentar usar as molas que falaram aqui, os meu pneus tao respando muito no paralama, acho que e porque e aro 16.
ola,
qual a medida do seu pneu? o fato de ser aro 15 ou 16 é pouco importante, ja que o que vale é o diametro final do conjunto.
estou pensando em executar em duas etapas para por pneus maiores. primeiro erguer aa suspensao, se ainda assim nao fica legal vou arriscar bo body lift, o problema que como vou usar em trilhas, muito alto fica com o centro de gravidade ruim.
abraço
guilhermeabreu
14/05/2014, 20:40
AMIGOS
Vcs que querem colocar pneus maiores a minha sugestão é o BODY LIFT pois assim vc não mexe na geometria da suspensão , tenho experiência com meu ENGESA que fiz várias modificações e qdo vc eleva demais a suspensão ( com molas maiores ) o CÁSTER muda de grau e aí FUD@#$%¨&*EU , o carro fica uma bosta pra guiar além de judiar dos componentes da suspensão .
Espero ter ajudado . E pelo que vejo , nestes carros os pneus maiores eles raspam na frente e atras , ou seja a caixa de rodas é curta para pneus com diâmtros maiores do que os originais .
sendthelima
17/05/2014, 10:39
AMIGOS
Vcs que querem colocar pneus maiores a minha sugestão é o BODY LIFT pois assim vc não mexe na geometria da suspensão , tenho experiência com meu ENGESA que fiz várias modificações e qdo vc eleva demais a suspensão ( com molas maiores ) o CÁSTER muda de grau e aí FUD@#$%¨&*EU , o carro fica uma bosta pra guiar além de judiar dos componentes da suspensão .
Espero ter ajudado . E pelo que vejo , nestes carros os pneus maiores eles raspam na frente e atras , ou seja a caixa de rodas é curta para pneus com diâmtros maiores do que os originais .
GUILHERME, VOCÊ É O CARA!!
GANHASTES MAIS UM FÃ!
Ontem a tarde e hoje pela manhã li as 54 páginas deste tópico com muito prazer! Aprendi muito com o teu histórico de persistência e sagacidade!
Comprei há uns 4 meses uma SW4 TD 2001. E assim como a maioria desta época apresenta os dois (d)efeitos de balanço.
1 - Horizontalmente, passariando, saindo de traseira = como aprendi aqui irei verificar as buchas dos tirantes grandes e pequenos. ALGUÉM SABE SE VENDEM APENAS AS BUCHAS DESTES DOIS TIRANTES OU SE TEMOS OUTRAS OPÇÃO QUE SEJA EFICIENTE? Pois meu mecânico falou que teria que comprar o conjunto completo (com braços e tudo) apenas para aproveitar as buchas... achei isto MUITO estranho, mas enfim, sou leigo neste quesito. Recorro aos universitários!
2 - Verticalmente. Molas estão cansadas com a bundinha caída. Os amortecedores não dão fim de curso, mas é muito desconfortável para quem vai atrás. Os amortecedores NAKATA (NÃO COMPREM ESSA ZORRA!) não valem nada. Em 3 meses de uso ja não atuam mais como deveriam. Mole Mole. E pra piorar foram mais caros que os originais em concessionária!!!! Irei trocar amortecedores também pelos originais e fabricar junto a SRC molas novas com 400mm (queria 410, mas por garantia vou na de 400).
3 - Assim como várias outros relatos o meu carro tem o lado do motora 1 cm menor. Vocês acham necessário colocar calço para compensar?
4 - O meu carro tbm está apresentando rangido na dianteira do lado do motoristas. Meu meca falou que eram as buchas do estabilizador dianteiro. Vou trocar o par.
OBS: É SEMPRE MUITO BOM ENTRAR NESTE FÓRUM. SEMPRE APRENDO MUITO COM VOCÊS! MUITO OBRIGADO A TODOS!
Abraços! CAIO LIMA
calhiandro
17/05/2014, 11:59
GANHASTES MAIS UM FÃ!
Ontem a tarde e hoje pela manhã li as 54 páginas deste tópico com muito prazer! Aprendi muito com o teu histórico de persistência e sagacidade!
Comprei há uns 4 meses uma SW4 TD 2001. E assim como a maioria desta época apresenta os dois (d)efeitos de balanço.
1 - Horizontalmente, passariando, saindo de traseira = como aprendi aqui irei verificar as buchas dos tirantes grandes e pequenos. ALGUÉM SABE SE VENDEM APENAS AS BUCHAS DESTES DOIS TIRANTES OU SE TEMOS OUTRAS OPÇÃO QUE SEJA EFICIENTE? Pois meu mecânico falou que teria que comprar o conjunto completo (com braços e tudo) apenas para aproveitar as buchas... achei isto MUITO estranho, mas enfim, sou leigo neste quesito. Recorro aos universitários!
2 - Verticalmente. Molas estão cansadas com a bundinha caída. Os amortecedores não dão fim de curso, mas é muito desconfortável para quem vai atrás. Os amortecedores NAKATA (NÃO COMPREM ESSA ZORRA!) não valem nada. Em 3 meses de uso ja não atuam mais como deveriam. Mole Mole. E pra piorar foram mais caros que os originais em concessionária!!!! Irei trocar amortecedores também pelos originais e fabricar junto a SRC molas novas com 400mm (queria 410, mas por garantia vou na de 400).
3 - Assim como várias outros relatos o meu carro tem o lado do motora 1 cm menor. Vocês acham necessário colocar calço para compensar?
4 - O meu carro tbm está apresentando rangido na dianteira do lado do motoristas. Meu meca falou que eram as buchas do estabilizador dianteiro. Vou trocar o par.
OBS: É SEMPRE MUITO BOM ENTRAR NESTE FÓRUM. SEMPRE APRENDO MUITO COM VOCÊS! MUITO OBRIGADO A TODOS!
Abraços! CAIO LIMA
sendthelima (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/72436.html)
aposto que o rangido são as buchas do amortecedor dianteiro, quando troquei parou na hora, Outra coisa que faz supor ser as buchas do amortecedor é o carro estar 1cm mais baixo que o lado direito. A bucha do amorteceodor lado esquerdo deve estar toda estourada.
Abraços e boa sorte
GANHASTES MAIS UM FÃ!
Abraços! CAIO LIMA
1-R: no caso dos tirantes grandes vem só as buchas R$ 380 as 4, os tirantes pequenos li em algum lugar que a bucha do amortecedor de algum caminhão serve, nunca tentei, caso não achares só os tirantes completos, entra em contato com o pessoal da ferraço ou da América (contatos no tópico de peças)
o resto vou ficar devendo
T+
jorge.duarte
17/05/2014, 17:25
Guilherme,
E aí chegaram as benditas molas?!? kkkk
Postei sobre os amortecedores COFAP lá no outro tópico, só derrota!
Abs
guilhermeabreu
17/05/2014, 23:01
Guilherme,
E aí chegaram as benditas molas?!? kkkk
Postei sobre os amortecedores COFAP lá no outro tópico, só derrota!
Abs
Amigo JORGE
UUUUUUUUFA , até que enfim as molas chegaram hoje a tarde , nem retirei da embalagem , esta semana eu troco e coloco aqui as fotos de como esta e depois com as molas novas incluindo as medidas de antes e depois .
Qto a vc ter comentado em outro lugar sobre os amortecedores COFAP , só derrota ? Como assim só derrota , em qual tópico que vc comentou . Será que entrei numa furada ???
Abraço
guilhermeabreu
17/05/2014, 23:11
GANHASTES MAIS UM FÃ!
Abraços! CAIO LIMA
SEND
Como já responderam pra vc mas vai aí de novo :
1- Como já foi falado existe as buchas do tirante maior pra comprar original e existe como adaptar do paralelo é só medir com as barras na mão e ir num posto de molas que lá eles tem buchas de todas as medidas possíveis para quebtrar um galho serve mas eu particularmente prefiro as originais pq duram muito mais , qto as dos tirantes menores , elas vem chumbadas nos tirantes , da para adaptar , mas tb vai durar pouco tempo , tem pessoas aqui que trocaram por do paralelo e estão usando .
2- Acho que os amortecedores duraram pouco pq as molas estão moles demais , troca as molas que vai arrumar tudo .
3- Normalmente vc corrigindo as buchas da balalança e buchas dos amortecedores , ou melhor trocando os amortecedores pq trocar as buchas do amortecedor não compensa pq dura a penas 3 meses e vc vai gastar mão de obra novamente a cada 3 meses , vc fazendo estas correções das buchas da balança e trocando os amortecedores ela vai ficar nivelada sem ter que colocar calço .
4- Estes rangidos devem ser resolvido qdo vc fazer a revisão e trocas das buchas de balança e amortecedores e confere as buchas da barra estabilizadora e tb das bieletas que fazem barulho de ferro com ferro , a minha ex SW4 2002 estava rangindo a frente e era buchas do amortecedor .
SEND tem coisas que podem ser do paralelo como as COIFAS DA HOMOCINÉTICA que as originais custam mais de R$400,00 cada e do paralelo custa R$45,00 , esta não tem problema de ser do paralelo , mas BUCHAS DA SUSPENSÃO COLOQUE SÓ ORIGINAIS , que não vai se areepender , vai durar aí uns 15 anos sem problema .
Abraço
jorge.duarte
17/05/2014, 23:42
Vc já respondeu sobre os amortecedores...
Vou ficar no teu pé pois que quero encomendar as minhas.:curtir:
Abs
Amigo JORGE
UUUUUUUUFA , até que enfim as molas chegaram hoje a tarde , nem retirei da embalagem , esta semana eu troco e coloco aqui as fotos de como esta e depois com as molas novas incluindo as medidas de antes e depois .
Qto a vc ter comentado em outro lugar sobre os amortecedores COFAP , só derrota ? Como assim só derrota , em qual tópico que vc comentou . Será que entrei numa furada ???
Abraço
Leandrot
18/05/2014, 20:41
Send, tive esse problema do desnivelamento. A bucha do amortecedor dianteiro do lado do motorista estava estourada. Troquei o par dianteiro por originais e corrigiu o problema. Minhas molas traseiras são de 410 mm de comprimento, troquei há uns três meses, e ela ficou um pouco embicada sim (tem foto dela aqui no tópico), mas elas valem cada centavo!
Abraço e valeu galera!
Engels Kbça
19/05/2014, 07:47
Pessoal
Coloquei os amortecedores da PRADO 2008, deu certinho, e mantive as molas da Ironman, ficou mais confortável que estava. Antes usava molas e amortecedores Ironman.
Kbça
Rubens Linhalis
19/05/2014, 09:22
Pessoal
Coloquei os amortecedores da PRADO 2008, deu certinho, e mantive as molas da Ironman, ficou mais confortável que estava. Antes usava molas e amortecedores Ironman.
Kbça
Engels Kbça, amortecedores da Prado são mais "duros" que os da Sw4 originais? Sera que eles cabem na sw4 com molas originais ou precisa ser mola maior?
Estou com uma Sw4 1997 a gasolina. Gostaria de colocar o kit da Ironman, mas o preço nao ajuda. Pedi orçamento para ter ideia do preço certo, mas deve estar beirando os R$ 4.300,00 . Então, pelo pouco que li, pensei em usar amortecedores rancho com molas originais ou essas molas um pouco maiores que estão mandando fazer.
GALEGUITO
20/05/2014, 10:52
Pessoal
Kbça
Engels, sabe dizer se o amortecedor da prado cabe nas sw4 atuais?
Fez teste de compressão/extensão? Como se saíram? Deu batente abrindo ou fechando?
Onde comprou e quanto custaram?
O que houve com os ironman para você ter trocado?
marcio lellis de souza
21/05/2014, 14:50
Olá Guilherme e todos
Cara, eu havia medido com paquímetro o fio, como está nas fotos, mas não diâmetro, que medi com a régua.
Eu mesmo me dei umas porradas na cara. Ocorre que eu não acreditei que eu fosse confiar nas minhas prórpias medidas. Achei que elas serviriam de referência apenas para determinar o modelo da mola a ser instalado.
Bom, continuando a saga.
Voltei até a mecânica, e fiz as medições, desta vez todas com o paquímetro.
Ocorre que é impossível medir o diâmetro interno do último elo.
Ele não é regular.
Na hora eu saquei o celular e liguei para o Inácio, que me atendeu prontamente.
Eu gastei bem uns 15 minutos com ele para me orientar na medição. Para completar o último segmento da mola, volta-se para dentro, e não acompanha a circunferência.
Taí a pergunta:
Seria o encaixe inferior todos do mesmo tamanho nas 3.0 diesel e nas 2.7 gasolina?
As medidas todas foram bem semelhantes as que ele tinha no cadastro. Com exceção da medida interna do último elo.
Mas como todas as outras medidas batiam, eu fiz com 82mm, que é a medida que ele tinha no cadastro.
Será que encaixa????? Tenho sérias dúvidas e muita angústia.
No cadastro do inacio, todas as molas feitas com essa medida tinha 9 elos, mas a minha tem 8. Devo fazer com 8 ou 9? Ressaltando que eu quero firmeza no carro, sobretudo na estrada com o carro carregado. Ando com muito peso e abro m]ao totalmente do conforto. Para mim nada mais confortável em saber que a mola está dando conta do recado.
Tenho uma viagem marcada pro tocantins pra levar os dois filhos, amigos dos filhos, trabalha e um barco à reboque.
A mola que está no carro não tá dando conta nem do carro vazio.
Pretendo mandar fazer assim mesmo. Mas ressalto, o encaixe é completamente irregular. Cada vez que eu medi saí com uma distancia diferente.
alguém com alguma 2.7 já fez molas por aí?
obrigado
Abraço
Marcio
Rubens Linhalis
21/05/2014, 16:13
Olá Guilherme e todos
Cara, eu havia medido com paquímetro o fio, como está nas fotos, mas não diâmetro, que medi com a régua.
Eu mesmo me dei umas porradas na cara. Ocorre que eu não acreditei que eu fosse confiar nas minhas prórpias medidas. Achei que elas serviriam de referência apenas para determinar o modelo da mola a ser instalado.
Bom, continuando a saga.
Voltei até a mecânica, e fiz as medições, desta vez todas com o paquímetro.
Ocorre que é impossível medir o diâmetro interno do último elo.
Ele não é regular.
Na hora eu saquei o celular e liguei para o Inácio, que me atendeu prontamente.
Eu gastei bem uns 15 minutos com ele para me orientar na medição. Para completar o último segmento da mola, volta-se para dentro, e não acompanha a circunferência.
Taí a pergunta:
Seria o encaixe inferior todos do mesmo tamanho nas 3.0 diesel e nas 2.7 gasolina?
As medidas todas foram bem semelhantes as que ele tinha no cadastro. Com exceção da medida interna do último elo.
Mas como todas as outras medidas batiam, eu fiz com 82mm, que é a medida que ele tinha no cadastro.
Será que encaixa????? Tenho sérias dúvidas e muita angústia.
No cadastro do inacio, todas as molas feitas com essa medida tinha 9 elos, mas a minha tem 8. Devo fazer com 8 ou 9? Ressaltando que eu quero firmeza no carro, sobretudo na estrada com o carro carregado. Ando com muito peso e abro m]ao totalmente do conforto. Para mim nada mais confortável em saber que a mola está dando conta do recado.
Tenho uma viagem marcada pro tocantins pra levar os dois filhos, amigos dos filhos, trabalha e um barco à reboque.
A mola que está no carro não tá dando conta nem do carro vazio.
Pretendo mandar fazer assim mesmo. Mas ressalto, o encaixe é completamente irregular. Cada vez que eu medi saí com uma distancia diferente.
alguém com alguma 2.7 já fez molas por aí?
obrigado
Abraço
Marcio
Marcio,
Eu tenho uma 2.7 e quero também fazer essas molas tambem. Sera que nao conseguimos uma mola dessa usada em ferro velho ou com alguem para envia-la ao Inácio? Voce esta planejando fazer as 4 molas ou só as traseiras?
Essa semana e a próxima esta um puxada para eu para o carro e tirar a mola..
Eu quero fazer molas mais firmes e mais altas.. vou andar com o carro carregado com equipamento de camping.
guilhermeabreu
21/05/2014, 19:02
MARCIO E RUBENS
Não precisa de tanta angustia , eu EXAGEREI qdo falei que queria te dar umas porradas pq vc retirou a mola e mediu +- , só que agora vc diz que mediu direito só que o último elo é que não deu para medir direito , rsrsrsrsrsrsrsrs AGORA VC QUER AS MEDIDAS DE UMA FORMA " MICROMPETRICA " rsrsrsrsrs , amigo não tem dificuldade de medir este último elo pq como ele é realmente irregular , vc toma a medida da parte que é mais estreita . A mola não pode ter o diametro interno MENOR do que a menor medida que vc conseguiu medir , É MUITO SIMPLES na parte inferior da mola onde ela é encaixada no suporte , lá no suporte da mola tem um PEITO DE MOÇA no qual este último elo fica encaixado , se este último elo ficar um pouco maior no diametro não tem importancia , o que não pode é le ficar com diametro menor pq não vai entrar no peito de moça . Entendeu ????
Outra coisa : qto ao número de elos , tb é simples de entender , uma mola com mesmo fio e mesmo tamanho a que tem maior número de elos fica mais macia do que uma com menor número de elos . Ex: Duas molas de 40cm de comprimento com fio de 16mm , uma com 6 elos e outra com 12 elos a de 12 elos é bem mais macia do que a de 6 elos , mas no nosso caso molas com 8 elos ( original ) e 9 elos ( as que eu mandei fazer ) a de 9 elos é UM POUQUINHO , MAS MUITO POUCO MAIS MACIA DO QUE A DE 8 ELOS , esta diferença é quase imperceptível , PQ FIZ COM 9 ELOS ????? Pq eu priorizei o conforto , pq eu não carrego muito peso , já no caso de vcs que vão carregar bastante peso e COMO VAI MANDAR FAZER , SUGIRO A VCS MANDAREM FAZER COM 8 ELOS , é simples , é só na hora da encomenda falar com o INACIO que quer a mola com 8 elos e pronto tudo resolvido e sem nenhum stress .
Qualquer dúvida estou aqui . Como vcs sabem já fiz molas para a SW4 93 , SW4 2002 e agora para a SW4 2008 , já chegou , só não coloquei ainda e o resultado é impressionante de tão bom que fica , não fica dura demais e pode colocar 3 adultos atras que não bate fim de curso qdo vc passa numa depresssão , buraco ou elevação ( quebra mola ).
Qto as medidas das molas das SW4 a gasolina tanto a 2.4 , 2.7 , 3.4 , eu não sei as medidas , mas SUGIRO NÃO FAZER PELAS MEDIDAS A DÍESEL pq podem ter medidas diferentes e tb é muito simples a retirada da mola do seu carro medir e pronto , o que vai mudar é apenas o DIAMETRO DO FIO que será co fio de 5/8" ou 16mm de diametro , só isto , pq só em fazer com fio mais grosso o carro vai ficar com a traseira mais alta , MAS SE QUISER FAZER PARA QUE O CARRO FIQUE COM A TRASEIRA BEM MAIS ALTA é só acrescentar 1cm , 2cm ou até 3cm ao tamanho original , tenho como exemplo as molas que mandei fazer para a SW4 93 , as molas que retirei tinha 36cm , mandei fazer com 40cm , ou seja acrescentei mais 4cm , ela ficou com a traseira um pouco alta demais e qdo passava em quebra molas batia fim de curso de amortecedor , ou seja batia fim de curso aberto , para resolver isto eu teria que cortar um elo da mola ou trocar o amortecedor por outro maior , mas vendi o carro e falei com o novo dono , logo : qto ao comprimento da mola fica a seu critério , mandando fazer com o mesmo tamanho como fiz para a SW4 2002 levantou a traseira só por ter engrossado a espessura do fio e não batia fim de curso nem aberto e nem fechado como era antes da troca das molas .
Abraço
marcio lellis de souza
21/05/2014, 21:23
Olá Guilherme
Muito obrigado por suas considerações. Vou dormir mais tranquilo.
Mas você me recomenda fio 15 ou 16 mm? Eu havia entendido fio 15 mas sua última sugestão é o 16mm, é isso?
Mais uma vez, Guilherme, muito obrigado, sua ajuda tem sido fundamental.
Abraço
marcio
jorge.duarte
21/05/2014, 23:48
MARCIO E RUBENS
Não precisa de tanta angustia , eu EXAGEREI qdo falei que queria te dar umas porradas pq vc retirou a mola e mediu +- , só que agora vc diz que mediu direito só que o último elo é que não deu para medir direito , rsrsrsrsrsrsrsrs AGORA VC QUER AS MEDIDAS DE UMA FORMA " MICROMPETRICA " rsrsrsrsrs , amigo não tem dificuldade de medir este último elo pq como ele é realmente irregular , vc toma a medida da parte que é mais estreita . A mola não pode ter o diametro interno MENOR do que a menor medida que vc conseguiu medir , É MUITO SIMPLES na parte inferior da mola onde ela é encaixada no suporte , lá no suporte da mola tem um PEITO DE MOÇA no qual este último elo fica encaixado , se este último elo ficar um pouco maior no diametro não tem importancia , o que não pode é le ficar com diametro menor pq não vai entrar no peito de moça . Entendeu ????
Outra coisa : qto ao número de elos , tb é simples de entender , uma mola com mesmo fio e mesmo tamanho a que tem maior número de elos fica mais macia do que uma com menor número de elos . Ex: Duas molas de 40cm de comprimento com fio de 16mm , uma com 6 elos e outra com 12 elos a de 12 elos é bem mais macia do que a de 6 elos , mas no nosso caso molas com 8 elos ( original ) e 9 elos ( as que eu mandei fazer ) a de 9 elos é UM POUQUINHO , MAS MUITO POUCO MAIS MACIA DO QUE A DE 8 ELOS , esta diferença é quase imperceptível , PQ FIZ COM 9 ELOS ????? Pq eu priorizei o conforto , pq eu não carrego muito peso , já no caso de vcs que vão carregar bastante peso e COMO VAI MANDAR FAZER , SUGIRO A VCS MANDAREM FAZER COM 8 ELOS , é simples , é só na hora da encomenda falar com o INACIO que quer a mola com 8 elos e pronto tudo resolvido e sem nenhum stress .
Qualquer dúvida estou aqui . Como vcs sabem já fiz molas para a SW4 93 , SW4 2002 e agora para a SW4 2008 , já chegou , só não coloquei ainda e o resultado é impressionante de tão bom que fica , não fica dura demais e pode colocar 3 adultos atras que não bate fim de curso qdo vc passa numa depresssão , buraco ou elevação ( quebra mola ).
Qto as medidas das molas das SW4 a gasolina tanto a 2.4 , 2.7 , 3.4 , eu não sei as medidas , mas SUGIRO NÃO FAZER PELAS MEDIDAS A DÍESEL pq podem ter medidas diferentes e tb é muito simples a retirada da mola do seu carro medir e pronto , o que vai mudar é apenas o DIAMETRO DO FIO que será co fio de 5/8" ou 16mm de diametro , só isto , pq só em fazer com fio mais grosso o carro vai ficar com a traseira mais alta , MAS SE QUISER FAZER PARA QUE O CARRO FIQUE COM A TRASEIRA BEM MAIS ALTA é só acrescentar 1cm , 2cm ou até 3cm ao tamanho original , tenho como exemplo as molas que mandei fazer para a SW4 93 , as molas que retirei tinha 36cm , mandei fazer com 40cm , ou seja acrescentei mais 4cm , ela ficou com a traseira um pouco alta demais e qdo passava em quebra molas batia fim de curso de amortecedor , ou seja batia fim de curso aberto , para resolver isto eu teria que cortar um elo da mola ou trocar o amortecedor por outro maior , mas vendi o carro e falei com o novo dono , logo : qto ao comprimento da mola fica a seu critério , mandando fazer com o mesmo tamanho como fiz para a SW4 2002 levantou a traseira só por ter engrossado a espessura do fio e não batia fim de curso nem aberto e nem fechado como era antes da troca das molas .
Abraço
Tá bom!!! blá blá blá e cade o resultado da atual? kkkkk
Melhor mandar aqui pra mim que já testo....kkkkkkkkkkkk
Abs
guilhermeabreu
22/05/2014, 00:10
Olá Guilherme
Muito obrigado por suas considerações. Vou dormir mais tranquilo.
Mas você me recomenda fio 15 ou 16 mm? Eu havia entendido fio 15 mas sua última sugestão é o 16mm, é isso?
Mais uma vez, Guilherme, muito obrigado, sua ajuda tem sido fundamental.
Abraço
marcio
CARO MARCIO
EEEEEEERREI , vejo que agora vc já esta esperto , o fio da sua SW4 , ou seja o fio das SW4 DO MODELO ANTIGO QUE VAI ATÉ 2003 É FIO DE 15MM e não 16mm como coloquei acima , a mola com fio 16mm é para as SW4 de 2005 para cima , como a minha , é que mandei fazer as minhas agora recente e foi fio 16mm e me confundi , me desculpa pelo EERO .
Abração
guilhermeabreu
22/05/2014, 00:13
Tá bom!!! blá blá blá e cade o resultado da atual? kkkkk
Melhor mandar aqui pra mim que já testo....kkkkkkkkkkkk
Abs
GRANDE JORGE
RSRSRSRSRSRSRSRSRS , depois de um parto difícil deste para que as benditas nascessem vou mandar pra vc ?????????? Rsrsrsrsrsrs , brincadeira amigo JORGE , seria o maior prazer se eu não estivesse precisando tanto.
Só vou poder coloca-las na 6ªf pois amanhã como sabe estou de plantão de 24hs em Cardoso Moreira .
Abração
jorge.duarte
22/05/2014, 20:32
GRANDE JORGE
RSRSRSRSRSRSRSRSRS , depois de um parto difícil deste para que as benditas nascessem vou mandar pra vc ?????????? Rsrsrsrsrsrs , brincadeira amigo JORGE , seria o maior prazer se eu não estivesse precisando tanto.
Só vou poder coloca-las na 6ªf pois amanhã como sabe estou de plantão de 24hs em Cardoso Moreira .
Abração
KKKkk estava brincando! Tenta tirar foto antes e depois, aí fica mais fácil de avaliar. Outra coisa...mandei os amortecedores para a garantia, um amigo mecânico de preparações disse para eu fazer a bucha de PU, mas prefiro receber e vender
Abs
guilhermeabreu
22/05/2014, 20:51
KKKkk estava brincando! Tenta tirar foto antes e depois, aí fica mais fácil de avaliar. Outra coisa...mandei os amortecedores para a garantia, um amigo mecânico de preparações disse para eu fazer a bucha de PU, mas prefiro receber e vender
Abs
JORGE
Este negócio de trocar buchas de borracha por PU é fria , se o original é borracha é pq tem que trabalhar cedendo em movimentos , mesmo que seja pequenos movimentos e com PU , não move quase nada e vai acabar quebrando alguma coisa .
Mas amanhã vou medir antes e fotografar e medir depois e fotografar e amanhã mesmo coloco as fotos aqui .
Abração
GALEGUITO
23/05/2014, 11:47
[...]
Mas amanhã vou medir antes e fotografar e medir depois e fotografar e amanhã mesmo coloco as fotos aqui .
Abração
Dr. Guilherme, promessa é dívida.
Vou me aliar ao Jorge para lhe cobrar.
Não esperaremos para outubro. kkkkkkkkk
Grande abraço e no aguardo das novidades.
guilhermeabreu
23/05/2014, 13:01
Finalmente coloquei as molas .
Como vcs sabem sai do plantão hoje cedo em Cardoso Moreira , cheguei e não tempo de ir em casa para tirar as fotos de antes , mas tirei as medidas de como estava e como ficou .
1- Medi do chão a beirada do paralama :
O lado direito estava com 89cm e foi para 90cm
O lado esquerdo estava com 87,5cm e foi para 88,5cm
2- Medi no parachoque traseiro em cada lado do chão a soleira do parachoque :
O lado diretio estava com 71cm e foi pra 73cm
O lado esquerdo estava com 70cm e foi para 72cm
Ou seja o lado esquerdo do carro estava um pouco mais baixo e continuou a ficar mais baixo , vou colcar um calço de 1cm em baixo da mola do lado esquerdo do carro .
IMPRESSÃO :
Ainda não deu pra ter um veredito final ppois saí do mecanico e vim para casa , só daqui a uma semana que terei o veredito final , pois trabalho com ele e passo por lugares que terei a referencia de como ficou , mesmo assim já deu pra ver que valeu a pena , vou tirar fotos de como ficou e coloco aqui ,mas no visual só levantou 1cm não da para perceber muita mudança , mas deu pra perceber que ficou mais firme .
guilhermeabreu
23/05/2014, 14:07
Marcio,
Eu tenho uma 2.7 e quero também fazer essas molas tambem. Sera que nao conseguimos uma mola dessa usada em ferro velho ou com alguem para envia-la ao Inácio? Voce esta planejando fazer as 4 molas ou só as traseiras?
Essa semana e a próxima esta um puxada para eu para o carro e tirar a mola..
Eu quero fazer molas mais firmes e mais altas.. vou andar com o carro carregado com equipamento de camping.
RUBENS E MARCIO
Especificamente mais para o MARCIO que carrega muito peso , lembram que eu falei das medidas e da ESPESSURA DO FIO das molas que mandei fazer para as ex SW4 93 E 2002 e ficaram EXCELENTES ???? Pois é , agora depois que mandei fazer molas para a minha atual SW4 2008 com fio de 16mm , aconselho ao MARCIO que não liga pra conforto , e quer mais firmesa na mola pois carrega muito peso , sugiro que faça com fio de 16mm , pq na minha SW4 2008 ela não ficou dura demais e no meu ENGESA uso as de fio 16mm tb e o ENGESA é bem confortável .
Tenho convicção que se vc fizer as suas molas com fio de 5/8"=16mm vc vai ficar mais satisfeito do que se fizer com fio de 15mm como fiz para as minhas ex SW4 93 e 2002 .
Qto a vc RUBENS , fica a seu gosto , pois com fio de 15mm fica como original e sem bater fim de curso mas se quer mais firmesa vai tb com fio de 5/8"=16mm
GALEGUITO
23/05/2014, 14:15
[...]
Abração
Dr. Guilherme, promessa é dívida.
Vou me aliar ao Jorge para lhe cobrar.
Não esperaremos para outubro. kkkkkkkkk
Grande abraço e no aguardo das novidades.
sendthelima
23/05/2014, 16:13
CARACA!!!
Que *****!
Depois de ler as 54 páginas, e sonhar com a melhora das molas do meu carro com o grande experimento do Dr Guilherme tomo uma porta na cara.
Demorou mas consegui entrar em contato com sr Inácio. Aí ele me informou que não vende mais para o cliente final. Me passou o contato da MC Molas que está distribuindo e que legalmente pode vender pro cliente final.
Fui fazer a cotação com eles e caio pra trás... 600 reais o par das molas traseiras da sw4 2001.
Achei abusivo. Conversei com inácio. Ele disse que ia conversar com a MC MOLAS. Mas não melhoraram o preço. E a este preço não dá, sendo que tem outras empresas fazendo isto em torno dos 300 reais.
Alguém recomenda ou já fez aquela receita de bolo do sucesso com outra empresa? (receita do bolo: fio 15mm, 400mm de comprimento, 148mm de diametro externo, 82mm de diametro interno do ultimo elo e 9 elos).
Abraços!
GALEGUITO
23/05/2014, 16:55
CARACA!!!
Que *****!
Depois de ler as 54 páginas, e sonhar com a melhora das molas do meu carro com o grande experimento do Dr Guilherme tomo uma porta na cara.
Demorou mas consegui entrar em contato com sr Inácio. Aí ele me informou que não vende mais para o cliente final. Me passou o contato da MC Molas que está distribuindo e que legalmente pode vender pro cliente final.
Fui fazer a cotação com eles e caio pra trás... 600 reais o par das molas traseiras da sw4 2001.
Achei abusivo. Conversei com inácio. Ele disse que ia conversar com a MC MOLAS. Mas não melhoraram o preço. E a este preço não dá, sendo que tem outras empresas fazendo isto em torno dos 300 reais.
Alguém recomenda ou já fez aquela receita de bolo do sucesso com outra empresa? (receita do bolo: fio 15mm, 400mm de comprimento, 148mm de diametro externo, 82mm de diametro interno do ultimo elo e 9 elos).
Abraços!
Dessa forma fica complicado.
O Inácio ia fazer molas para todos os foristas e, quem sabe não-foristas, e agora dá uma dessas.
Depois reclamam que o movimento diminuiu, que não ganham dinheiro.
Estou aguardando o Dr. Guilherme postar fotos do antes e depois para analisar e tomar minhas providências, mas a esse custo, definitivamente não procuro a SRC Molas, tampouco a MC Molas.
Acompanho o Sendthelima nos pedidos de novas empresas que confeccionem as molas.
Abraços.
guilhermeabreu
23/05/2014, 23:34
CARACA!!!
Que *****!
Abraços!
SEND
Não sei o que esta acontecendo , mas podemos fazer o seguinte , o INACIO já havia me proposto para que eu comprasse as molas com ele e repassasse pra vcs com um lucro , falei com ele que não dava pois vcs aqui são meus amigos e tenho o meu ganha pão de outra forma que é no emprego público que tenho como médico , daí pensei agora aqui na possibilidade de vcs todos fazerem o pedido com as medidas e mandarem para mim estes pedidos e falo para a o INACIO que eu aceito em representá-lo , só que vcs irão pagar apenas o FRETE em cima do valor que ele me vender , não quero ganhar nada de vcs , ele teria que mandar as molas para mim e eu recambiava pra vcs e vcs assumiriam apenas o valor do frete duas vezes o que enviar para mim e o que eu enviar pra vcs , o que acham ???
Abraço
Esse é o Paizão Dr.Guilherme! Um amigo assim não se encontra nos dias de hoje, um forte abraço.
AMIGO Dr Guilherme,
Infelizmente moro muito longe, pois a vontade eh de ir ate ai so pra te dar um abracao amigo. Ainda existe gente assim e essas atitudes fazem a vida valer a pena. Um dia ainda o conhecerei pessoalmente se Deus Quiser.
Vou te enviar uma MP pra ver se tem corum suficiente.
Abraco forte
guilhermeabreu
24/05/2014, 15:08
AMIGOS
Sou uma banana mole , assim vcs me deixam emocionado , para muitos pode parecer difícil mas não custa nada a gente poder ajudar os amigos mesmo sendo estes virtuais , me sinto bem em ajudar as pessoas , faço isto todos os dias em minha profissão , Ruchert com certeza poderemos sim nos conhecer pessoalmente , aqui no forum conheci vários que nunca esperava em conhecer pessoalmente , hoje vc esta bem longe mas amanhã poderemos estar mais perto .
Vamos lá pessoal , vale a pena colocar molas mais reforçadas em nossos carros .
Abração a todos
Mas podem contar comigo
sendthelima
24/05/2014, 18:40
AMIGO Dr Guilherme,
Infelizmente moro muito longe, pois a vontade eh de ir ate ai so pra te dar um abracao amigo. Ainda existe gente assim e essas atitudes fazem a vida valer a pena. Um dia ainda o conhecerei pessoalmente se Deus Quiser.
Vou te enviar uma MP pra ver se tem corum suficiente.
Abraco forte
FAÇO DAS PALAVRAS DO RUCKERT AS MINHAS!
Não tenho como agradecer a sua atitude e pessoa que vc é Guilherme!
Realmente eu tenho interesse, mas só fico preocupado se não dariamos trabalho para o sr!
Eu fiquei com vontade de conversar isto com o inácio. Como sabemos da qualidade do produto, aceitaria até pagar um pouco mais. Mais dobrar o preço apenas para a MC molas intermediar para mim é abusivo. Não se trata nem da quantia, é que achei muita ganância mesmo.
Caso isto dê certo, eu sou um dos que entrariam na lista de compra certa! Tô até sonhando com este par de molas no meu carro já! hahaha
Grande abraço!
jorge.duarte
25/05/2014, 01:31
Guilherme,
Passe como ficaram as molas na viatura e se possível as fotos. Já temos 2 pares
1- Jorge SW4 - 2006
2- Delfim SW4 - 1999
Abs
sendthelima
25/05/2014, 14:37
Guilherme,
Passe como ficaram as molas na viatura e se possível as fotos. Já temos 2 pares
1- Jorge SW4 - 2006
2- Delfim SW4 - 1999
Abs
jorge, isto é lista de quem quer fazer peiddo em grupo?
Vlw
jorge.duarte
25/05/2014, 20:39
jorge, isto é lista de quem quer fazer peiddo em grupo?
Vlw
não sei!
Acredito que se o Guilherme concentrar os pedidos, poderíamos sim fazer lista e estipular uma data limite para tal.
Só sugestão
Abs
sendthelima
26/05/2014, 10:06
não sei!
Acredito que se o Guilherme concentrar os pedidos, poderíamos sim fazer lista e estipular uma data limite para tal.
Só sugestão
Abs
Dr. Guilherme! Depois nos fale se REALMENTE isto é viável. Se isto não irá lhe atrapalhar na sua rotina. Gostaria muito e fiquei extremamente feliz pela sua atitude, mas não queremos lhe ser incoveniente.
Caso seja viável, como pretende organizar os pedidos?
marcio lellis de souza
26/05/2014, 11:22
Continuando a saga...
Eu estou junto com o galeguito. uma sensação de morrer na praia.
Mas como não tenho muito tempo - estou viajando daqui a um mês, eu corri na MC molas. O cara tinha elas prontas, com todas as medidas iguais as que eu queria, com os encaixes entrando e 8 elos, fio 15 (no paquímetro 14,8mm), mas com uma altura muito exagerada de 440 mm.
Como eu estaria que qualquer forma refém da MC molas para fazer as molas juntos à SRC, comprei a mola do cara por 400 o par. Tá no carro.
obviamente o carro ficou muito alto e embicado. ainda não peguei estrada mas já senti a direção puxar para a esquerda, coisa que não fazia antes.
Combinei com o sujeito que, se eu não gostasse das molas eu o procuraria e, das duas uma:
Ou ele saca essas molas e manda fazer outra junto à SRC, com o valor restante dos 200 R$ ou;
ele reduz a mola com um maquinario que ele possui.
Aí vai a questão:
Ele me disse que consegue tirar 3 cm da mola com uma máquina que pressiona ela inteira. Seria isso possível? Será que isso não toira o efeito da mola, tornando-a cansada?
Caraca, e agora?
Abraço
Marcio
GALEGUITO
26/05/2014, 13:28
Dr., coloca a foto assim que puder pois preciso do parâmetro de altura pós-mola para definir o tamanho das que comprarei.
Abraço.
guilhermeabreu
26/05/2014, 18:56
AMIGOS É POR AÍ , VOU TIRAR FOTOS AMANHÃ DA MINHA SW4.
Qto a lista é por ai sim , vamos ver qtos vão querer , coloca o ano do carro para eu saber das medidas das molas e assim que encerrar a lista , ligo pro INACIO vejo o preço , passo pra vcs , vcs depositam para mim com o frete da SRC para mim e depois que eu enviar as molas pra vcs , vcs depositam o frete que eu mandar pra vcs , o valor a ser dopositado é o valor da SRC + o frete a ser enviado para mim e depois vcs depositam apenas o frete que eu mandar pra vcs .
Mas antes converso com o INACIO para ver se ele manda as molas direto pra vcs , aí vcs economizariam 1 frete . Com isto me façam o favor qdo colocar o nome na lista colocar o CEP de vcs para que eu possa mandar para o Inacio e em MP vcs mandam o endereço para mim , ISTO se o Inacio aceitar mandar as molas direto pra vcs .
O que acham ???
Sua ideia eh muito boa e como sempre bem vinda. Soh lembrando que a minha eh 07/07...e o outros dados ja te passei por MP. Se esqueci de alguma coisa eh so dizer que eu respondo.
To na torcida:palmas:
Abracao
gabriel theodoro de souza
26/05/2014, 22:04
3-Gabriel SW4-1991 diesel. Caro Dr. Guilherme, o que acha de faze-la com fio 15, tamanho original e com dez elos? Você disse que com nove ficou mais macia, "quase imperceptível", . Mais um elo , o que acha?
Abração empenhorado por tanta cortesia tua.
guilhermeabreu
26/05/2014, 23:33
Gabriel
Na minha ex SW4 93 , fiz com fio de 15mm e ficou muito boa a mola velha tinha 36cm de comprimento e fiz com 40cm e ficou um pouco alta demais , se tivesse de fazer de novo faria com 38cm e fio de 15mm .
Agora é com vc . Tem fotos da minha 93 aqui neste tópico , ficou muito boa asm molas só que achei um pouco alta demais .
Faria com 9 elos mesmo como fiz na SW4 93 não ficou dura demais , ficou EXCELENTE .
Abraço
Leandrot
26/05/2014, 23:44
Notícia ruim essa das molas! Bom, a idéia do Guilherme de fazer as molas com foi de 16 mm é boa. Ainda mais pra quem não liga pra conforto. Eu, após viajar para Ilhabela com a viatura cheia e com dois adultos no banco traseiro, pensei nessa hipótese.Seguem fotos do antes e depois das molas, fiz com altura de 410 mm (acho que valeu a pena com essa altura).464603(antes)
464604(depois)
Espero ajudar, mesmo com essas fotos de regular qualidade.
guilhermeabreu
26/05/2014, 23:52
Notícia ruim essa das molas! Bom, a idéia do Guilherme de fazer as molas com foi de 16 mm é boa. Ainda mais pra quem não liga pra conforto. Eu, após viajar para Ilhabela com a viatura cheia e com dois adultos no banco traseiro, pensei nessa hipótese.Seguem fotos do antes e depois das molas, fiz com altura de 410 mm (acho que valeu a pena com essa altura).464603(antes)
464604(depois)
Espero ajudar, mesmo com essas fotos de regular qualidade.
LEANDROT
ATENÇÃO PESSOAL MUITA ATENÇÃO :
As molas que fiz para as SW4 93 e 2002 foram com fio de 15mm , pois as originais eram SW4 93 fio de 14,5mm , SW4 2002 fio de 13,8mm , DAÍ ESTAS MOLAS QUE FIZ PARA AS SW4 93 E 2002 FORAM COM FIO DE 15mm .
E a minha atual SW4 2008 tem fio original de 15mm POR ISTO FIZ AS MOLAS COM FIO DE 16MM .
MAS PARA QUEM TEM AS SW4 DE ANOS 91 ATÉ 2003 E QUISER FAZER COM FIO DE 16MM TB PODE , MAS SABENDO QUE ELA VAI FICAR BEM MAIS DURINHA DO QUE AS ORIGINAIS E EU ATÉ SUGIRO ESTA ESPESSURA DE FIO PARA QUEM CARREGA MUITO PESO , como tem um amigo aqui que frisou que NÃO LIGA PRA CONFORTO , POIS ELE QUER FIRMESA QDO PESADAS COM 5 PESSOAS MAIS TRALHAS DE PESCARIA E PUXANDO REBOQUE .
Não sei se me fiz entender .
Leandrot
27/05/2014, 00:13
LEANDROT
ATENÇÃO PESSOAL MUITA ATENÇÃO :
As molas que fiz para as SW4 93 e 2002 foram com fio de 15mm , pois as originais eram SW4 93 fio de 14,5mm , SW4 2002 fio de 13,8mm , DAÍ ESTAS MOLAS QUE FIZ PARA AS SW4 93 E 2002 FORAM COM FIO DE 15mm .
E a minha atual SW4 2008 tem fio original de 15mm POR ISTO FIZ AS MOLAS COM FIO DE 16MM .
MAS PARA QUEM TEM AS SW4 DE ANOS 91 ATÉ 2003 E QUISER FAZER COM FIO DE 16MM TB PODE , MAS SABENDO QUE ELA VAI FICAR BEM MAIS DURINHA DO QUE AS ORIGINAIS E EU ATÉ SUGIRO ESTA ESPESSURA DE FIO PARA QUEM CARREGA MUITO PESO , como tem um amigo aqui que frisou que NÃO LIGA PRA CONFORTO , POIS ELE QUER FIRMESA QDO PESADAS COM 5 PESSOAS MAIS TRALHAS DE PESCARIA E PUXANDO REBOQUE .
Não sei se me fiz entender .
Perfeito, Guilherme
Essas molas são com fio de 15 mm. Pra mim, que normalmente ando com o carro vazio, são excelentes. Até com três adultos no banco traseiro não arriam. Então é isso aí mesmo, é pra quem carrega muito peso (o que normalmente eu faço quando viajo com meus pais, daí pensei na hipótese das molas com fio de 16 mm...). Mas frisando: Estou muito satisfeito com essas molas. Já faz uns quatro meses que as instalei.
Salve Guilherme!!!
sendthelima
27/05/2014, 09:06
AMIGOS É POR AÍ , VOU TIRAR FOTOS AMANHÃ DA MINHA SW4.
Qto a lista é por ai sim , vamos ver qtos vão querer , coloca o ano do carro para eu saber das medidas das molas e assim que encerrar a lista , ligo pro INACIO vejo o preço , passo pra vcs , vcs depositam para mim com o frete da SRC para mim e depois que eu enviar as molas pra vcs , vcs depositam o frete que eu mandar pra vcs , o valor a ser dopositado é o valor da SRC + o frete a ser enviado para mim e depois vcs depositam apenas o frete que eu mandar pra vcs .
Mas antes converso com o INACIO para ver se ele manda as molas direto pra vcs , aí vcs economizariam 1 frete . Com isto me façam o favor qdo colocar o nome na lista colocar o CEP de vcs para que eu possa mandar para o Inacio e em MP vcs mandam o endereço para mim , ISTO se o Inacio aceitar mandar as molas direto pra vcs .
O que acham ???
MUITO OBRIGADO MESTRE GUILHERME!!
Então coloca o meu nome nesta lista.
CAIO LIMA - CEP 41710-045
SW4 2001 TD 3.0
MOLAS:
COMPRIMENTO
400
mm
ELOS
9
DIAMETRO EXTERNO
148
mm
DIAMETRO INTERNO DO ULTIMO ELO
82
mm
FIO
15
mm
Ainda não posso enviar MP. Mas caso queira organizar estes dados de pedidos por email, é só me passar o email que reforço lá.
Abração meu velho!!
Send a partir de 50 mensagens você poderá mandar mp.
já está na 49:violao:
jorge.duarte
27/05/2014, 19:20
Boa Noite Guilherme!
Podemos definir a data 30/05 para enviar o pedido para o Inácio?
Já temos os seguintes
1- Jorge SW4 - 2006
2- Delfim SW4 - 1999
3- Send SW4 - ????
Abs
gabriel theodoro de souza
27/05/2014, 21:59
Aceito a tua sugestao. Obrigadao.Abraco.
guilhermeabreu
27/05/2014, 22:58
Boa Noite Guilherme!
Podemos definir a data 30/05 para enviar o pedido para o Inácio?
Já temos os seguintes
1- Jorge SW4 - 2006
2- Delfim SW4 - 1999
3- Send SW4 - ????
Abs
AMIGOS
Nesta 5ªf 29/05 estarei indo ao VIII ENCONTRO DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 EM ITAMONTE-MG e voltarei só no domingo dia 01/06 , logo vamos marcar a data de 15/06 para finalizar os pedidos com as medidas das molas de cada um .
OBS :
PARA QUEM TEM AS SW4 DE 2005 EM DIANTE
Hoje fiz o teste final das molas com o carro vazio como é o meu costume de usar , o meu teste é em estrada asfaltada mas tem muitos quebra molas de vários tamanhos e altura e antes de trocar as molas até nos quebra molas pequeninos ela batia fim de curso fechado , por isto providenciei o mais rápido que pude molas novas com fio de 16mm , pois como sabem o origianal tem fio de 15mm .
Nas SW4 93 e 2002 , o resultado foi a satisfação de 100% , ou seja a SW4 não batia fim de curso em momento algum , JÁ COM A SW4 2008 , na saída dos quebra molas maiores e mais altos e passando um pouco mais rápido do que o normal ela bateu discretamente fim de curso , MAS ESTE MEU TESTE FOI DE UMA MANEIRA QUE NINGUEM PASSA NOS QUEBRA MOLAS e eu tb não passo foi apenas para fazer o teste como fiz nas SW4 anteriores , mas bateu muito discretamente , conclusão minha satisfação ficou em 90% , mas como estava não poderia ficar , melhorou em 90% do que era . Como falei estou com tempo apertado para ligar para o INACIO para perguntar se tem fio mais grosso do que o 16mm e mais fino do que 17mm , pois tenho certeza que se for com fio de 17mm a SW4 perderá a principal característica dela que é o conforto , se tivesse de fazer novamente faria a mesma mola que estou com ela agora .
Não sei se fui bem claro .
Gostaria de saber da opinião de vcs .
Esta mola inicialmente qdo fiz a encomenda ele me cobrou R$368,00 com o fretre , mas demorou a entregar e qdo liguei pra ele novamente , a secretária me mandou outro boleto no valor de R$320,00 , extranhei e mandei por email o boleto de R$368,00 pago e a mocinha me pediu desculpas e falou que ela poderia devolver os R$48,00 pagos a mais ou ficaria com crédito para a próxima compra , ou seja , o valor que foi cobrado pela 2ª vez foi de R$320,00 no par , logo vcs já ficam sabendo do valor do par da mola .
No dia 15/06 qdo fizer o fechamento do pedido , vou mandar por email para ele e o orçamento que ele enviar para mim colocarei aqui a resposta dele para que todos fiquem vendo a transação minha com ele para ficar claro para todos .
Agora gostaria de saber da opinião e decisão daqueles que tem a SW4 de 2005 em diante , depois deste meu relato do teste que fiz .
Não vejo outra saída a não ser esta aí mesmo , mas tenho que saber de vcs .
Hoje cheguei muito tarde do serviço e AINDA NÃO DEU PRA TIRAR FOTOS DELA , vou ver se amanhã no horario de almoço tiro as fotos e coloco aqui .
Abraço
jorge.duarte
27/05/2014, 23:10
Guilherme
Poderia colocar todas as medidas originais e as que vc mandou fazer?
Como vc mesmo falou que passou como ninguem passaria eu deixaria como está! Ou se quiser me vender essas e encomendar outra, estamos aí....:euforico:
Abs
AMIGOS
Nesta 5ªf 29/05 estarei indo ao VIII ENCONTRO DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 EM ITAMONTE-MG e voltarei só no domingo dia 01/06 , logo vamos marcar a data de 15/06 para finalizar os pedidos com as medidas das molas de cada um .
OBS :
PARA QUEM TEM AS SW4 DE 2005 EM DIANTE
Hoje fiz o teste final das molas com o carro vazio como é o meu costume de usar , o meu teste é em estrada asfaltada mas tem muitos quebra molas de vários tamanhos e altura e antes de trocar as molas até nos quebra molas pequeninos ela batia fim de curso fechado , por isto providenciei o mais rápido que pude molas novas com fio de 16mm , pois como sabem o origianal tem fio de 15mm .
Nas SW4 93 e 2002 , o resultado foi a satisfação de 100% , ou seja a SW4 não batia fim de curso em momento algum , JÁ COM A SW4 2008 , na saída dos quebra molas maiores e mais altos e passando um pouco mais rápido do que o normal ela bateu discretamente fim de curso , MAS ESTE MEU TESTE FOI DE UMA MANEIRA QUE NINGUEM PASSA NOS QUEBRA MOLAS e eu tb não passo foi apenas para fazer o teste como fiz nas SW4 anteriores , mas bateu muito discretamente , conclusão minha satisfação ficou em 90% , mas como estava não poderia ficar , melhorou em 90% do que era . Como falei estou com tempo apertado para ligar para o INACIO para perguntar se tem fio mais grosso do que o 16mm e mais fino do que 17mm , pois tenho certeza que se for com fio de 17mm a SW4 perderá a principal característica dela que é o conforto , se tivesse de fazer novamente faria a mesma mola que estou com ela agora .
Não sei se fui bem claro .
Gostaria de saber da opinião de vcs .
Esta mola inicialmente qdo fiz a encomenda ele me cobrou R$368,00 com o fretre , mas demorou a entregar e qdo liguei pra ele novamente , a secretária me mandou outro boleto no valor de R$320,00 , extranhei e mandei por email o boleto de R$368,00 pago e a mocinha me pediu desculpas e falou que ela poderia devolver os R$48,00 pagos a mais ou ficaria com crédito para a próxima compra , ou seja , o valor que foi cobrado pela 2ª vez foi de R$320,00 no par , logo vcs já ficam sabendo do valor do par da mola .
No dia 15/06 qdo fizer o fechamento do pedido , vou mandar por email para ele e o orçamento que ele enviar para mim colocarei aqui a resposta dele para que todos fiquem vendo a transação minha com ele para ficar claro para todos .
Agora gostaria de saber da opinião e decisão daqueles que tem a SW4 de 2005 em diante , depois deste meu relato do teste que fiz .
Não vejo outra saída a não ser esta aí mesmo , mas tenho que saber de vcs .
Hoje cheguei muito tarde do serviço e AINDA NÃO DEU PRA TIRAR FOTOS DELA , vou ver se amanhã no horario de almoço tiro as fotos e coloco aqui .
Abraço
guilhermeabreu
27/05/2014, 23:20
Guilherme
Poderia colocar todas as medidas originais e as que vc mandou fazer?
Como vc mesmo falou que passou como ninguem passaria eu deixaria como está! Ou se quiser me vender essas e encomendar outra, estamos aí....:euforico:
Abs
AMIGO JORGE.DUARTE
Eu havia colocado aqui as medidas , mas vai lá de novo ;
MOLAS ORIGINAIS CANSADAS QUE RETIREI :
1- Comprimento ................... 430mm
2- Diametro externo ...............120mm
3- Número de elos .................10
4- Espessura do fio ...............15mm
5- Uma extemidade retificada
MOLAS QUE MANDEI FAZER :
1- Comprimento .....................430mm
2- Diametro externo ................120mm
3- Número de elos ..................11
4- Espessura do fio ................16mm = 5/8"
5- Uma extremidade retificada
Neste caso a única modificação que poderia fazer na mola pra vcs é MANDAR FAZER COM OS 10 ELOS QUE TEM NA MOLA ORIGINAL , com isto fará com que a mola fique MUITO DISCRETAMENTE MAIS FIRME do que a que eu fiz pra mim com 11 elos .
O que acha ?
jorge.duarte
27/05/2014, 23:32
O que chama item 5 "extremidade retificada"?
O ideal é colocar mais peso no carro e ver se vai continuar batendo (piorar). Temos que considerar que o uso irá fazer a mola "ceder" e a tendencia é bater um pouco mais. Quando puder tire as fotos e coloca aqui.
Abs
AMIGO JORGE.DUARTE
Eu havia colocado aqui as medidas , mas vai lá de novo ;
MOLAS ORIGINAIS CANSADAS QUE RETIREI :
1- Comprimento ................... 430mm
2- Diametro externo ...............120mm
3- Número de elos .................10
4- Espessura do fio ...............15mm
5- Uma extemidade retificada
MOLAS QUE MANDEI FAZER :
1- Comprimento .....................430mm
2- Diametro externo ................120mm
3- Número de elos ..................11
4- Espessura do fio ................16mm = 5/8"
5- Uma extremidade retificada
Neste caso a única modificação que poderia fazer na mola pra vcs é MANDAR FAZER COM OS 10 ELOS QUE TEM NA MOLA ORIGINAL , com isto fará com que a mola fique MUITO DISCRETAMENTE MAIS FIRME do que a que eu fiz pra mim com 11 elos .
O que acha ?
guilhermeabreu
27/05/2014, 23:43
O que chama item 5 "extremidade retificada"?
O ideal é colocar mais peso no carro e ver se vai continuar batendo (piorar). Temos que considerar que o uso irá fazer a mola "ceder" e a tendencia é bater um pouco mais. Quando puder tire as fotos e coloca aqui.
Abs
Extremidade retificada é qdo a mola tem uma extremidade que fica com acabamento reto , pois eles cortam o fio do último elo pela metade ficando esta extremidade na horizontal , ou seja o último elo fica na horizontal e a outra extremidade tem o fio inteiro e com a espira aberta mantendo o mesmo passo da mola . Neste extremidade retificada eles envergam o último elo aproximando esta ponta da mola do elo abaixo deixando um espaço de 4mm e corta o fio pela metade , não sei se me fiz entender . Na outra extremidade a ponta da mola fica +-uns 4cm do elo abaixo e na extremiddade retificada a ponta da mola fica uns 4mm do elo abaixo .
Se vc colocar a mola com a exteremidade retificada no chão , ela se mantem em pé na vertical e se colocar o outro lado a não fica em pé , ela cai . A lingua Portuguesa é uma merda para a gente explicar as coisas apenas com palavras .
Eu e o LEANDROT colocamos nas nossas 93 e 2002 e usamos com 3 pessoas atras e não cedeu e nem bateu , mas o correto seria eu fazer a mesma coisa na 2008 , mas precisarei de mais tempo para isto .
Amigos,
Nao esquecam de mim nessa relacao para a aquisicao das molas.
Hilux SW4 2007/2007...novinha novinha :smile:.
Dia 14/06 vou ratificar meus dados com nosso amigo Dr Guilherme Abreu.
Soh uma questao: alguns dos amigos aqui disseram que sua SW4 estava com o lado do motorista um pouco mais baixo...tambem eh meu caso. Nao seriam os calcos (superior e inferior) originais das molas, somados aos calcos da carroceria ja viciados para um lado soh? Trocando esse conjunto resolveria, ou falei bobagem?
Abs a todos.
jorge.duarte
28/05/2014, 00:06
Amigos,
Soh uma questao: alguns dos amigos aqui disseram que sua SW4 estava com o lado do motorista um pouco mais baixo...tambem eh meu caso. Nao seriam os calcos (superior e inferior) originais das molas, somados aos calcos da carroceria ja viciados para um lado soh? Trocando esse conjunto resolveria, ou falei bobagem?
Abs a todos.
Ruckert
Como alguns aqui já postaram se for o lado motorista, temos o peso do tanque, peso motorista, e o lado que o carro "torce" quando arranca, acho que é normal um pequena diferença...digo acho.... Nunca medi a minha para não ficar com esse grilo na cabeça...eu olho o carro de frente e traseira e vejo tudo ok, isso pra mim é o bastante, mas se for com a trena vai dar diferença. kkkk
Abs
guilhermeabreu
28/05/2014, 00:06
Amigos,
Abs a todos.
RUCHERT
Não , não falou bobagem , a minha tb estava com a traseira esquerda mais baixa e contiunou com as molas novas , na próxima revisão vou falar com eles e verificar se algo de errado nos calços , caso não tenha nada de errado , vou mandar fazer um calço de 1cm para colocar em baixo da mola do lado esquerdo para corrigir o desnivelamento .
jorge.duarte
28/05/2014, 00:07
kkkk eu entendi sim. Na traseira a mola tem elos menores em baixo ou ela é toda do mesmo diametro?
Abs
Extremidade retificada é qdo a mola tem uma extremidade que fica com acabamento reto , pois eles cortam o fio do último elo pela metade ficando esta extremidade na horizontal , ou seja o último elo fica na horizontal e a outra extremidade tem o fio inteiro e com a espira aberta mantendo o mesmo passo da mola . Neste extremidade retificada eles envergam o último elo aproximando esta ponta da mola do elo abaixo deixando um espaço de 4mm e corta o fio pela metade , não sei se me fiz entender . Na outra extremidade a ponta da mola fica +-uns 4cm do elo abaixo e na extremiddade retificada a ponta da mola fica uns 4mm do elo abaixo .
Se vc colocar a mola com a exteremidade retificada no chão , ela se mantem em pé na vertical e se colocar o outro lado a não fica em pé , ela cai . A lingua Portuguesa é uma merda para a gente explicar as coisas apenas com palavras .
Eu e o LEANDROT colocamos nas nossas 93 e 2002 e usamos com 3 pessoas atras e não cedeu e nem bateu , mas o correto seria eu fazer a mesma coisa na 2008 , mas precisarei de mais tempo para isto .
guilhermeabreu
28/05/2014, 00:22
kkkk eu entendi sim. Na traseira a mola tem elos menores em baixo ou ela é toda do mesmo diametro?
Abs
JORGE
Esta mola da SW4 2008 é PARALELA , ou seja todos os elos são de mesmo diametro .
jorge.duarte
28/05/2014, 00:26
Beleza vamos aguardar. Acha que devo fazer com 10 ou 11 elos?
JORGE
Esta mola da SW4 2008 é PARALELA , ou seja todos os elos são de mesmo diametro .
guilhermeabreu
28/05/2014, 00:28
Beleza vamos aguardar. Acha que devo fazer com 10 ou 11 elos?
Para obter uma melhora em relação a minha eu faria com 10 elos como é a original .
jorge.duarte
28/05/2014, 00:33
Para obter uma melhora em relação a minha eu faria com 10 elos como é a original .
Ok decidido!
Agora é só sentar e esperar dia 15 e depois a "saga" até chegar em mãos!! Não sei nem onde vou trocar, pois acho mais prático com elevador, né? no macaco jacaré vai se foda!
Abs
guilhermeabreu
28/05/2014, 00:41
Ok decidido!
Agora é só sentar e esperar dia 15 e depois a "saga" até chegar em mãos!! Não sei nem onde vou trocar, pois acho mais prático com elevador, né? no macaco jacaré vai se foda!
Abs
Na oficina que troquei eles fizeram no macaco jacaré , eles levantaram colocaram o chassi no cavalete e em 20 minutos as duas estavam trocadas . Ví um dos rapazes subir na roda de um lado para abrir a suspensãoe fazer a troca . Eu estava conversando com os dois mecanicos que estavam montando um motor e não acompanhei de perto . Me cobraram R$50,00 para a troca das duas molas .
guilhermeabreu
28/05/2014, 09:21
AMIGOS
Acabei de falar com o INACIO .
Falei da possibilidade para enviar direto pra vcs e ele me respondeu que este foi o motivo principal de parar de vender para particulares , pois no início qdo eu comecei a mandar fazer as molas para o meu ENGESA e depois para a SW4 , eles tinham tempo para isto , mas a coisa tomou uma proporção que não da mais para ficar enviando um par de molas para aqui e para alí , ou seja : acho que eles fabricavam pouco e agora cresceram a ponto de não precisar mais de vendas no varejo .
Mas ele vai fabricar e mandar tudo para mim , vai me dar mais trabalho , mas fazer o que , vcs tem que ter a opção de ter o carro arrumado por um preço justo , eu dou meu jeito aqui .
E o SACANA ainda deu meu telefone para a MC MOLAS , o distribuidor deles dizendo que a MC falou com ele que um tal de CAIO que é daqui do forum , falou com eles ( MC MOLAS ) que o preço dele estava muito alto e que tinha um tal de Dr Guilherme que vendia as molas por um preço bem menor , e o INCAIO deu meu telefone para eles para que eles me vendessem as molas por um preço melhor pq eu desenvolvi as molas para as SW4 , veja só EU DESENVOLVER MOLAS E VENDER BEM MAIS BARATO DO QUE ELES , ou seja o distribuidor reclamou com o fabricante , mas não estou nem aí pra isto , VAMO QUE VAMO .
Então pessoal , amanhã estarei de partida para ITAMONTE e até o dia 15/06 , vcs vão fazendo a lista . Aqui vs colocam apenas o nome e o ano da SW4 e para meu email ( guilhermeabreu7@hotmail.com ) vcs me mandam o nome e endereço completo ( colocando o nome de GUERRA daqui do forum ) , qdo completar a lista , posto aqui as medidas das molas de cada um e se aprovarem mando um email para o INACIO com as medidas e qdo me enviar o orçamento coloco aqui para que todos vejam , seria bom que todos que estão interessados colocarem o nome na lista para que seja feito o trabalho de uma só vez .
Abraço a todos
josesiri
28/05/2014, 11:28
AMIGOS
Falei da possibilidade para enviar direto pra vcs e ele me respondeu que este foi o motivo principal de parar de vender para particulares , pois no início qdo eu comecei a mandar fazer as molas para o meu ENGESA e depois para a SW4 , eles tinham tempo para isto , mas a coisa tomou uma proporção que não da mais para ficar enviando um par de molas para aqui e para alí , ou seja : acho que eles fabricavam pouco e agora cresceram a ponto de não precisar mais de vendas no varejo .
Mas ele vai fabricar e mandar tudo para mim , vai me dar mais trabalho , mas fazer o que , vcs tem que ter a opção de ter o carro arrumado por um preço justo , eu dou meu jeito aqui .
E o SACANA ainda deu meu telefone para a MC MOLAS , o distribuidor deles dizendo que a MC falou com ele que um tal de CAIO que é daqui do forum , falou com eles ( MC MOLAS ) que o preço dele estava muito alto e que tinha um tal de Dr Guilherme que vendia as molas por um preço bem menor , e o INCAIO deu meu telefone para eles para que eles me vendessem as molas por um preço melhor pq eu desenvolvi as molas para as SW4 , veja só EU DESENVOLVER MOLAS E VENDER BEM MAIS BARATO DO QUE ELES , ou seja o distribuidor reclamou com o fabricante , mas não estou nem aí pra isto , VAMO QUE VAMO .
Então pessoal , amanhã estarei de partida para ITAMONTE e até o dia 15/06 , vcs vão fazendo a lista . Aqui vs colocam apenas o nome e o ano da SW4 e para meu email ( guilhermeabreu7@hotmail.com ) vcs me mandam o nome e endereço completo ( colocando o nome de GUERRA daqui do forum ) , qdo completar a lista , posto aqui as medidas das molas de cada um e se aprovarem mando um email para o INACIO com as medidas e qdo me enviar o orçamento coloco aqui para que todos vejam , seria bom que todos que estão interessados colocarem o nome na lista para que seja feito o trabalho de uma só vez .
Abraço a todos
Seria bom abrir um tópico LISTA PARA CONFECÇÃO DE MOLAS SW4 e todos postares os pedidos lá.
jorge.duarte
28/05/2014, 17:31
Seria bom abrir um tópico LISTA PARA CONFECÇÃO DE MOLAS SW4 e todos postares os pedidos lá.
Acho melhor ir por aqui mesmo, pois vai acabar gente postando aqui e lá e dará mais trabalho para o Guilherme.
Abs
sendthelima
29/05/2014, 12:11
AMIGOS
Abraço a todos
Caraca, que disse me disse danado. Ta que nem aquela brincadeira de criança, telefone sem fio...
Mas mestre Guilherme, segue meus dados. Estou enviando email com endereço.
PEDIDO MOLAS:
SENDTHELIMA - CAIO LIMA
SW4 2001
COMPRIMENTO
400
mm
ELOS
9
DIAMETRO EXTERNO
148
mm
DIAMETRO INTERNO DO ULTIMO ELO
82
mm
FIO
15
mm
Abração!!!!!!!
Amigos Guilherme Abreu e Jorge.Duarte
Obrigado por tirarem minha duvida sobre a lateral mais baixa!!:concordo:
Amigo Guilherme Abreu,
Não liga pro que aconteceu não (com relação a darem seu tel, etc...). Sei que deve ter sido bem chato isso, mas todos aqui sabemos e conhecemos sua idoneidade e a pessoa correta que você eh...e isso eh o mais importante. Como diz meu pai "quem esquenta a cabeca eh palito de fosforo" hehe.
MEU PEDIDO DE MOLAS:
SW4 07/07...bunita dimais rsrs
MEDIDAS: exatamente as mesmas medidas das que voce fez pra voce.
Vou enviar os dados solicitados para seu e-mail.
Forte Abraco
Leandrot
30/05/2014, 00:18
Jorge.duarte, você falou tudo. A princípio achei que tinha corrigido o desnivelamento. Depois fui medir no mesmo local de sempre e deu 0,5 cm de diferença ( mais baixo do lado do motorista, levantando também 0,5 cm na traseira lado do carona). Só que ninguém percebe! Só eu! Parece 1 metro de diferença. Só falta checar os calços de carroceria ( não pedi pro meca fazer isso). O resto que foi falado aqui no fórum eu fiz. Alguém aqui falou que as molas do lado do motorista são 0,5 cm maiores por causa do tanque de combustível, não faço a mínima idéia se isso procede, mas pelo que percebi, nos kits de suspensão, existem as molas para o lado esquerdo e direito. Será por causa disso? Alguém sabe das medidas das molas da Ironman ou OME? Enfim, continuo afirmando, estou 100% satisfeito com as molas "designed by Guilherme Abreu"!!!! O alinhamento, balanceamento, cambagem é normal! O meca da CCS aqui rodou nela e ficou impressionado com as molas.
Boa viagem aí, Guilherme!
Ruckert, vai informando aí das medidas!
Abraço a todos
5mm não é diferença. Isso aí muda com o tanque cheio e vazio. Desencuca disso amigo. Tá ótima a VTR.
Leandrot
30/05/2014, 15:24
5mm não é diferença. Isso aí muda com o tanque cheio e vazio. Desencuca disso amigo. Tá ótima a VTR.
Você tá certo, Clandio. Eu acho que é mais "maluquice" do que diferença!!
guilhermeabreu
02/06/2014, 21:48
AMIGOS
Vou colocar aqui as MEDIDAS DAS MOLAS PARA SW4 A DÍESEL PADRÃO ORIGINAL .
Ou seja : com estas medidas a SW4 ficará como uma original com a bunda em pé e com a mesma altura de uma ORIGINAL , porem sem bater fim de curso fechado qdo se coloca 3 pessoas atras mais malas .
SW4 de 92 a 95
1- Comprimento ............................. 380mm
2- Diametro externo .........................171mm
3- Diametro interno do último elo............101,5mm
4- Espessura do fio .........................15mm
5- Número de elos ...........................06
6- Extremidades fechadas não retificadas
SW4 de 96 a 2003
1- Comprimento ...............................400mm
2- Diametro externo ..........................148mm
3- Diametro interno do último elo ............82mm
4- Espessura do fio ..........................15mm
5- Número de elos .............................9
SW4 de 2005 em diante
1- Comprimento ................................430mm
2- Diametro externo ...........................120mm
3- Espessura do fio ...........................16mm
4- Número de elos .............................10
5- Uma extremidade retificada .
OBS :
1- Na minha SW4 93 fiz com comprimento de 400mm e ficou um pouco alta demais , por isto coloquei aqui com 380mm , TEM FOTOS DELA COM A MOLA DE 400MM e vejam como ficou com a frente embicada . Daí fiz esta correção pra vcs , mas se quiserem que fique como a minha é só falar , ficou batendo fim de curso ABERTO qdo passava nos quebra molas , daí teria que colocar amortecedores maiores do que os originais , dai a medida PADRÃO DE 380mm que coloquei aqui .
2- Para quem tem SW4 de 93 a 2003 e usar muito peso como tem um amigo aqui que não liga pra conforto , sugiro em fazer com fio de 16mm .
3- Nas SW4 de 2005 em diante coloquei com 10 elos , pq a minha mandei fazer com 11 elos , e ficou batendo de leve fim de curso qdo passo apressado num quebra molas e ontem cheguei de viagem com 4 pessoas mais bagagens e bate fim de curso se passar um pouco mais apressado no quebra molas , se passar devagar não bate e antes com as molas originais batia mesmo passando bem devagar nos quebra molas , para tentar fazer esta correção sugiro como coloquei em fazer com 10 elos que é o número de elos da mola ORIGINAL
4- Para aqueles que tem SW4 a gasolina 2.4 , 2.7 , 3.0 e 3.4 as medidas só depois que vcs enviarem as medidas originais para que eu possa fazer as mudanças de medidas nescessárias a não ser que vcs já mandem as medidas que vcs querem .
AMIGOS , como combinado , apenas o :
1- RUCKERT - SW4 2006
2- SENDTHELIMA - SW4 2001
Me enviaram o nome completo e endereço para meu email para que eu possa fazer o pedido e vou aguardar até dia 15/06 para que vcs mandem os dados para meu email , FAVOR COLOCAR O ANO DO CARRO .
O JORGE.DUARTE , DELFIM e GALEGUITO ficaram de fazer o pedido , mas só posso considerar o pedido se mandar os dados para meu email .
Aguardo vcs agora se manifestarem e em caso que queiram fazer com outras medidas favor especificar qual medida que quer mudar .
Abraço a todos
Amigo Guilherme Abreu,
Acho que me confundi agora! Afinal qual voce realmente achou que fica melhor? 11 elos com fio 16,8mm ou 10 elos com fio tambem de 16,8mm?
Me enrolei todo agora hehe.
Forte abraco
PS: a minha eh 07/07...liiiiinda dimais da conta!!!! hehe
guilhermeabreu
02/06/2014, 22:54
Amigo Guilherme Abreu,
Acho que me confundi agora! Afinal qual voce realmente achou que fica melhor? 11 elos com fio 16,8mm ou 10 elos com fio tambem de 16,8mm?
Me enrolei todo agora hehe.
Forte abraco
PS: a minha eh 07/07...liiiiinda dimais da conta!!!! hehe
Amigo RUCKERT
A minha é com fio de 16mm e 11 elos , e tenho certeza que com 10 elos e fio de 16mm ficará melhor do que a minha , ou seja com as medidas que coloquei aqui acima ficará melhor do que a minha .
Mas amanhã se der tempo vou ligar para o INACIO para saber dele se existe fio entre 16mm e 17mm , pois tenho certeza tb que se fizer com fio de 17mm perderá a característica do carro , ficará dura demais , na minha opinião se existisse um fio em torno dos 16,2 a 16,4mm seria o ideal , se existir mando fazer , mas tenho quase certeza que do fio 16mm pula para o 17mm e neste caso fico com as minhas mesmo e fazendo com 10 elos haverá uma melhora em relação a minha , não me importo com isto , pois a bastante tempo tenho sido cobaia nas molas que bolo para melhorar nossos carros e o de vcs ficando melhor do que a minha já fico mais satisfeito .
Tenho que aguardar até dia 15/06 , até lá vou saber com o INACIO se tem outra espessura de fio que poderá nos atender melhor .
Abraço e não fique preocupado , sua SW4 ficará melhor do que esta COM CERTEZA .
GALEGUITO
03/06/2014, 09:11
[...]
O JORGE.DUARTE , DELFIM e GALEGUITO ficaram de fazer o pedido , mas só posso considerar o pedido se mandar os dados para meu email .
Aguardo vcs agora se manifestarem e em caso que queiram fazer com outras medidas favor especificar qual medida que quer mudar .
Abraço a todos
Dr., estou aguardando as fotos para definir o tamanho das molas que pedirei.
Preciso do parâmetro da altura como ficou seu carro para fazer o pedido do meu já que pretendo colocar molas um pouco maiores.
Abraço.
josesiri
03/06/2014, 11:25
AMIGOS
Vou colocar aqui as MEDIDAS DAS MOLAS PARA SW4 A DÍESEL PADRÃO ORIGINAL .
Ou seja : com estas medidas a SW4 ficará como uma original com a bunda em pé e com a mesma altura de uma ORIGINAL , porem sem bater fim de curso fechado qdo se coloca 3 pessoas atras mais malas .
SW4 de 92 a 95
SW4 de 96 a 2003
1- Comprimento ...............................400mm
2- Diametro externo ..........................148mm
3- Diametro interno do último elo ............82mm
4- Espessura do fio ..........................15mm
5- Número de elos .............................9
SW4 de 2005 em diante
3- Espessura do fio ...........................16mm
4- Número de elos .............................10
OBS :
1- Na minha SW4 93 fiz com comprimento de 400mm e ficou um pouco alta demais , por isto coloquei aqui com 380mm , TEM FOTOS DELA COM A MOLA DE 400MM e vejam como ficou com a frente embicada . Daí fiz esta correção pra vcs , mas se quiserem que fique como a minha é só falar , ficou batendo fim de curso ABERTO qdo passava nos quebra molas , daí teria que colocar amortecedores maiores do que os originais , dai a medida PADRÃO DE 380mm que coloquei aqui .
2- Para quem tem SW4 de 93 a 2003 e usar muito peso como tem um amigo aqui que não liga pra conforto , sugiro em fazer com fio de 16mm .
3- Nas SW4 de 2005 em diante coloquei com 10 elos , pq a minha mandei fazer com 11 elos , e ficou batendo de leve fim de curso qdo passo apressado num quebra molas e ontem cheguei de viagem com 4 pessoas mais bagagens e bate fim de curso se passar um pouco mais apressado no quebra molas , se passar devagar não bate e antes com as molas originais batia mesmo passando bem devagar nos quebra molas , para tentar fazer esta correção sugiro como coloquei em fazer com 10 elos que é o número de elos da mola ORIGINAL
4- Para aqueles que tem SW4 a gasolina 2.4 , 2.7 , 3.0 e 3.4 as medidas só depois que vcs enviarem as medidas originais para que eu possa fazer as mudanças de medidas nescessárias a não ser que vcs já mandem as medidas que vcs querem .
AMIGOS , como combinado , apenas o :
1- RUCKERT - SW4 2006
2- SENDTHELIMA - SW4 2001
Me enviaram o nome completo e endereço para meu email para que eu possa fazer o pedido e vou aguardar até dia 15/06 para que vcs mandem os dados para meu email , FAVOR COLOCAR O ANO DO CARRO .
Abraço a todos
Bom dia Dr. Guilherme, eu gostaria de fazer essas molas mas nas medidas originais, troquei os amortecedores mes passado e coloquei originais, então mudar as medidas pode afetar os amortecedores, imagino ??? a minha é uma 2.7 4cc 98/99 , eles tem ou saberia informar onde consigo as medidas ??? saberemos o preço antes de confirmar o pedido ???
Grande abraço,
José
Leonardo Truccolo
03/06/2014, 11:28
Bom dia,
Eu tb me interresso, nas medidas sugeiradas.
SW4 de 92 a 95
Minha SW4 é 93/94
Abraço,
Amigo Guilherme Abreu,
Você que manda!! Vou esperar sua opinião final após o contato que você vai fazer. Ai eh so me dizer qual ficara melhor...e sera essa.
Obs: tenho a ideia de levantar a carroceria uns 4 cm e continuar usando pneus originais. O que voce acha dentro de sua larga experiencia, Continua macia? Mexe na geometria do carro? Bastaria trocar as quarto molas e amortecedores maiores e mais nada? O objetivo seria preparar aos poucos para longas viagens e em lugares inospitos carregando muito peso e puxando carretinha. Qual a sua opiniao sobre isso nessa SW4 2007? Voce acha que seria viavel fazer as quarto molas para ele ficar mais alto sem alterar a geometria do carro? Caso voce ache viavel, quais amortecedores me aconselharia a colocar?
Desculpe tantas perguntas, mas nao eh todo mundo que tem cabedal suficiente para responde-las.:concordo:
Obrigado
abraco forte
guilhermeabreu
03/06/2014, 17:02
Bom dia Dr. Guilherme, eu gostaria de fazer essas molas mas nas medidas originais, troquei os amortecedores mes passado e coloquei originais, então mudar as medidas pode afetar os amortecedores, imagino ??? a minha é uma 2.7 4cc 98/99 , eles tem ou saberia informar onde consigo as medidas ??? saberemos o preço antes de confirmar o pedido ???
Grande abraço,
José
JOSESIRI
Como falei acima , as medidas das molas das SW4 a gasolina , a pesssoa , o dono delas é que tem que me inforamr as medidas delas , ou seja : vc tem que retirar uma mola e medir os itens : 1 - Comprimento , 2- Diametro externo , 3- Diametro interno do último elo , 4- espessura do fio , 5- número de elos . Assim poderei mandar fazer com apenas o fio mais grosso e a mola ficará com as medidas ORIGINAIS .
José , TODOS saberão sim o valor do par das molas + frete do INACIO para mim antes de fechar a compra . E será acrescido o frete da minha casa para vcs , que por fim terá o preço final sem mais nenhum acrescimo .
Para vc retirar uma mola e recoloca-la demora no máximo 30 minutos e vc ira pagar ai uns R$50,00 de mão de obra para o seu mecanico , talvez ele nem te ira cobrar pois vc ira trocar as molas com ele .
guilhermeabreu
03/06/2014, 17:04
Bom dia,
Eu tb me interresso, nas medidas sugeiradas.
SW4 de 92 a 95
Minha SW4 é 93/94
Abraço,
LEONARDO TRUCCOLO
Me faz o favor de enviar seus dados para meu email para que eu possa acrecentar vc na lista de compras .
guilhermeabreu
03/06/2014, 17:15
Amigo Guilherme Abreu,
Você que manda!! Vou esperar sua opinião final após o contato que você vai fazer. Ai eh so me dizer qual ficara melhor...e sera essa.
Obs: tenho a ideia de levantar a carroceria uns 4 cm e continuar usando pneus originais. O que voce acha dentro de sua larga experiencia, Continua macia? Mexe na geometria do carro? Bastaria trocar as quarto molas e amortecedores maiores e mais nada? O objetivo seria preparar aos poucos para longas viagens e em lugares inospitos carregando muito peso e puxando carretinha. Qual a sua opiniao sobre isso nessa SW4 2007? Voce acha que seria viavel fazer as quarto molas para ele ficar mais alto sem alterar a geometria do carro? Caso voce ache viavel, quais amortecedores me aconselharia a colocar?
Desculpe tantas perguntas, mas nao eh todo mundo que tem cabedal suficiente para responde-las.:concordo:
Obrigado
abraco forte
CARO RUCKERT
Na mimha experiencia com molas , na SW4 93 que tive , eu subi 4cm alem do que estava , MAS ELA ESTAVA ARREADA , ela ficou com a trasiera mais alta do que as originais e batia fim de curso aberta , neste caso se colocasse amortecedores maiores resolveria o problema eu usei ela assim mesmo com os amortecedores originais e não observei nada na dirigibilidade , ou seja não vi alteração significativa na geometria do carro , MAS SE VC LEVANTAR A FRENTE TB , COM CERTEZA A GEOMERIA IRA MUDAR E O COMPORTAMENTO DO CARRO MUDARÁ TB , e esta mudança será para pior , como aconteceu com meu ENGESA que é um jipe , eu levantei bastante e a direção ficou uma bosta , vou abaixar novamente .
Sugiro a vc manter a traseira ORIGINAL OU NO MÁXIMO COM 2CM A MAIS que não irá mudar nada em seu carro e talvez nem precise de mudar os amortecedores , mas tenho uma ótima notícia para todos , que vou escrever no próximo post que vou fazer agora e vai ajudar a tirar suas dúvidas .
Abraço
guilhermeabreu
03/06/2014, 17:31
ÓTIMA NOTÍCIA PARA TODOS OS QUE TEM SW4 2005 EM DIANTE
Como falei ontem , acabei de ligar para o INACIO e perguntei a ele se ele tem um fio entre 16mm e 17mm , que na realidade é 5/8" que é igual a 15,90mm e não 16mm como eu tenho chamado este fio .
Ele me falou que tem o fio 16,5mm , aí eu ri sozinho aqui , pois acho que este é o canal .
Mas falei com ele que as molas que havia pedido para ele fazer para as SW4 93 e a 2002 ficaram 100% , ou seja me atenderam em 100% da minha expectativa e que as molas para a SW4 2008 ficou a desejar pois batia fim de curso qdo passava em quebra molas um pouco mais rápido e o que ele poderia fazer para que estas molas com fio de 16mm ficassem mais firmes E MESMO ANTES DELE RESPONDER , perguntei se eu fizesse estas molas com 10 elos se ficaria mais firmes do que com 11 elos como mandei fazer , pq as originais tem 10 elos , ele me respondeu que : sem fazer cálculo esta mesma mola que eu fiz com 11 elos se fosse com 10 elos AUMENTARIA A RESISTENCIA EM 50KG POR MOLA . Com isto confirma o que eu venho falando que molas do mesmo tamanho e com o mesmo fio , qto maior o número de elos mais macia fica a mola .
MAS VAMOS AO QUE INTERESSA :
Pedi a ele então para ele fazer os cálculos matemáticos da resistencia das molas :
1- Com fio de 16mm e 11 elos que é igual a que mandei fazer .
2- Com fio de 16mm e 10 elos como é a original .
3- Com fio de 16,5mm e 11 elos .
4- Com fio de 16,5mm e 10 elos
Na minha cabeça estou muito atentado a fazer outras para mim com fio de 16,5mm e 11 elos , pois pelo que sentí na minha que fiz , acho que se fizer com 10 elos ela vai ficar muito no limite de tolerancia e com 16,5mm acho digo ACHO que vai me atender melhor .
Mas vamos aguardar os dados que ele ficou de me enviar por email .
GALEGUITO , estou te devendo as fotos , mas ainda vou tirar , mas vejo que estas molas que fiz com fio de 16mm e 11 elos não é a indicada para nossos carros , como falei , sou cobaia e ERREI por pouco nas medidas desta mola , mas tenho certeza que na próxima ficarpa 100% . MAS VOU TIRAR FOTOS DA MINHA COMO ESTA .
Abraço a todos
Leonardo Truccolo
03/06/2014, 20:00
LEONARDO TRUCCOLO
Me faz o favor de enviar seus dados para meu email para que eu possa acrecentar vc na lista de compras .
Já enviei.
Abraço,
Grande Guilherme Abreu,
Meu amigo...você soh vem com soluções, e cada vez melhores. Que noticia boa essa hein!!!! Acho que essa de 11 elos com 16,5mm vai ficar perfeita mesmo.:euforico:
Aguardo ansiosamente os dados complementares!
OBS: obrigado pela explicacao que me deu. Vou seguir seu conselho.
Forte abraco
jorge.duarte
03/06/2014, 22:05
Ghilherme,
Qual o fio original da mola original do nosso carro?
Abs
ÓTIMA NOTÍCIA PARA TODOS OS QUE TEM SW4 2005 EM DIANTE
Como falei ontem , acabei de ligar para o INACIO e perguntei a ele se ele tem um fio entre 16mm e 17mm , que na realidade é 5/8" que é igual a 15,90mm e não 16mm como eu tenho chamado este fio .
Ele me falou que tem o fio 16,5mm , aí eu ri sozinho aqui , pois acho que este é o canal .
Mas falei com ele que as molas que havia pedido para ele fazer para as SW4 93 e a 2002 ficaram 100% , ou seja me atenderam em 100% da minha expectativa e que as molas para a SW4 2008 ficou a desejar pois batia fim de curso qdo passava em quebra molas um pouco mais rápido e o que ele poderia fazer para que estas molas com fio de 16mm ficassem mais firmes E MESMO ANTES DELE RESPONDER , perguntei se eu fizesse estas molas com 10 elos se ficaria mais firmes do que com 11 elos como mandei fazer , pq as originais tem 10 elos , ele me respondeu que : sem fazer cálculo esta mesma mola que eu fiz com 11 elos se fosse com 10 elos AUMENTARIA A RESISTENCIA EM 50KG POR MOLA . Com isto confirma o que eu venho falando que molas do mesmo tamanho e com o mesmo fio , qto maior o número de elos mais macia fica a mola .
MAS VAMOS AO QUE INTERESSA :
Pedi a ele então para ele fazer os cálculos matemáticos da resistencia das molas :
1- Com fio de 16mm e 11 elos que é igual a que mandei fazer .
2- Com fio de 16mm e 10 elos como é a original .
3- Com fio de 16,5mm e 11 elos .
4- Com fio de 16,5mm e 10 elos
Na minha cabeça estou muito atentado a fazer outras para mim com fio de 16,5mm e 11 elos , pois pelo que sentí na minha que fiz , acho que se fizer com 10 elos ela vai ficar muito no limite de tolerancia e com 16,5mm acho digo ACHO que vai me atender melhor .
Mas vamos aguardar os dados que ele ficou de me enviar por email .
GALEGUITO , estou te devendo as fotos , mas ainda vou tirar , mas vejo que estas molas que fiz com fio de 16mm e 11 elos não é a indicada para nossos carros , como falei , sou cobaia e ERREI por pouco nas medidas desta mola , mas tenho certeza que na próxima ficarpa 100% . MAS VOU TIRAR FOTOS DA MINHA COMO ESTA .
Abraço a todos
jorge.duarte
03/06/2014, 23:00
Ghilherme,
Achei uma planilha em Excel para calculo de mola, segue o link para baixar
http://www.jccm.com.br/Documentos/Excel/Calculo_de_molas.xls
É só mudar os valores no campo marcado, como agora é especialista em mola talvez consiga ajudar mais ainda a galera aqui. :curtir:
abs
guilhermeabreu
03/06/2014, 23:15
Ghilherme,
Qual o fio original da mola original do nosso carro?
Abs
JORGE
Como já foi falado , a espessura do fio da mola ORIGINAL é de 15mm .
E esta planilha é bem complicada pq tem coisas alí que não sei informar , vou esperar o INACIO fazer estes cálculos pois ele é fabricante e esta habituado com estas contas .
Abraço
josesiri
04/06/2014, 16:56
Algum colega proprietário de SW4 gasolina tem as medidas das molas originais dos modelos 2.7 4cc 98/99 para informar.
Rubens Linhalis
05/06/2014, 18:07
Algum colega proprietário de SW4 gasolina tem as medidas das molas originais dos modelos 2.7 4cc 98/99 para informar.
josesiri,
Amanha vou retirar as molas da minha sw4 2.7 ano 97/98. No finds eu faço as medições e posto. Lembrando que as minhas molas esta bem cansadas..
abraço
GALEGUITO
05/06/2014, 18:44
josesiri,
Amanha vou retirar as molas da minha sw4 2.7 ano 97/98. No finds eu faço as medições e posto. Lembrando que as minhas molas esta bem cansadas..
abraço
Rubens, coloca as medidas das molas e amortecedores novos para o pessoal.
Medidas dos amortecedores abertos e fechados.
Abraço.
josesiri
05/06/2014, 20:11
josesiri,
abraço
Rubens, eu não entendo patavinas dessa história de fio, elos, mas acho q o importante são o numero de elos, fio e expessura, o restante o fabricante deve ter...??? Acho q as molas da minha são originais ainda, os amort eram, e troquei os 4 mes passado por outros originais, mas as molas são bem caras, e pelos relatos do Dr.Guilherme, essas devem ser boas e mais baratas.
Tem um fabricante nacional de molas, chamado Molas Master, fazem dentro dos padrões originais de cada montadora, tem ISO e INMETRO, usei no corolla sw que tinha e fiquei bem satisfeito, as 4 lá saem $ 990,00 , acho q as do Dr. serão mais em conta ...???
Rubens Linhalis
06/06/2014, 09:27
Rubens, coloca as medidas das molas e amortecedores novos para o pessoal.
Medidas dos amortecedores abertos e fechados.
Abraço.
Entao.. essa eu nao tenho. Estou colocando o kit ironman. O carro esta na oficina neste momento. Medi as molas do kit, vou postar daqui a pouco as medidas.
Rubens Linhalis
06/06/2014, 09:56
Pessoal,
Para contribuir com o tópico vou colocar as medidas das molas do Kit da Ironman que estou colocando.
Molas Dianteiras:
1- Comprimento ................................360mm
2- Espessura do fio ...........................14mm
3- Número de elos .............................10
466159 466162
Molas Traseiras:
1- Comprimento ................................420mm
2- Espessura do fio ...........................13mm
3- Número de elos .............................10
466160 466161
Só agora vi que precisariam de mais medições como "Diametro externo" e "Diametro interno do último elo" , na correria da semana e ansiedade em ver o kit instalado, não me atentei a todos os detalhes. Na hr do almoço passo na loja que esta fazendo o serviço, e nas molas que estiverem fora, refaço as medições.
abraços.
Gostaria de entrar na lista se possível, tenho um uso urbano e viajens.
SW4 de 2005 em diante
3- Espessura do fio ...........................16,5mm
4- Número de elos .............................10 ou 11
guilhermeabreu
06/06/2014, 12:15
JAKKA E AMIGOS QUE TEM SW4 2005 EM DIANTE
Acabei de falar com o INACIO pois ele me enviou a planilha de cálculos das molas com fio 15,9mm com 10 espiras ( que eu chamava de 16mm ) e com fio 16,5mm com 11 espiras .
As minhas que mandei fazer que estou usando são de 15,9 e 11 espiras e ficaram batendo fim de curso e são mais macias do que as de 10 espiras e fio 15,9 do cálculo que ele me mandou .
Vai aí a cópia do que interessa da planilha :
Esta é da mola com fio de 15,9 e 10 espiras
CARACTERÍSTICAS DE TRABALHO
CURSO LIMITE (mm) 183,77
ALTURA LIMITE (mm) 246,23
CARGA LIMITE (Kgf) 1.191,95
Esta é da molas com fio de 16,5mm e 11 elos
CARACTERÍSTICAS DE TRABALHO
CURSO LIMITE (mm) 192,20
ALTURA LIMITE (mm) 237,80
CARGA LIMITE (Kgf) 1.316,16
Ou seja a mola com fio de 16,5mm suporta 1.316,16kg e a de fio 15,9mm suporta 1.191,95 , e se observar o curso da mola de fio 16,5 é tb maior .
Resumindo : MANDEI FAZER UM PAR DESTA DE FIO 16,5 para mim , se vcs quiserem esperar o resultado final do meu comnetário a respeito tudo bem e se quiserem fazer na escura como vou fazer ( POIS SOU AGONIADO , APRESSADO E COBAIA ASSUMIDO ) já posso mandar fazer pra vcs junto com o pessoal das SW4 de anos anteriores que já tenho 2 na lista + o JOSESIRI que vai medir as molas da dele que é a gasolina , como foi falado vou esperar até o dia 15/06 para fazer o pedido geral para o INACIO , sabendo que hoje autorizei a ele fazer esta para mim .
Esta data de 15/06 não é a ferro e fogo , se vcs quiserem esperar o resultado da minha , posso esperar mais tempo tb . Se optarem por esperar o pessoal das SW4 93 a 2003 terão que esperar tb mais um pouco , pois o INACIO não vai querer fazer poucos pares de molas a toda hora , devo esperar juntar um grupo maior e pedir tudo de uma só vez .
E qto a estas medidas das molas da IRONMAN com certeza absoluta o aço e/ou a têmpera destas molas não são as mesmas destas que tenho feito , pois se forem iguais com estas medidas de fio garanto que ficarão moles demais , o ENGELS KBÇA colocou as da IRONMAN e o fio da que ele colocou é de 15mm logo tem alguma coisa de errado nestas medidas aí , mas sei que as que tenho feito ficaram boas para as SW4 de 93 a 2003 , e estas últimas que fiz para a minha 2008 ficou a desejar , mas SOU TEIMOSO e já mandei fazer outras com fio 16,5mm
Aguardo comentários daqueles que tem SW4 2005 em diante , pois os que já me mandaram o nome que tem SW4 de 93 a 2003 já esta anotado e só estou esperando juntar mais gente para fazer o pedido geral .
Só pra lembrar , a SRC MOLAS tem ISO 9001:2008
Abraço a todos .
GALEGUITO
06/06/2014, 13:09
[...]
devo esperar juntar um grupo maior e pedir tudo de uma só vez .
[...]
Aguardo comentários daqueles que tem SW4 2005 em diante , pois os que já me mandaram o nome que tem SW4 de 93 a 2003 já esta anotado e só estou esperando juntar mais gente para fazer o pedido geral .
Só pra lembrar , a SRC MOLAS tem ISO 9001:2008
Abraço a todos .
Dr. Continuo no aguardo das fotos para fazer o pedido.
Se tiver um tempo no final de semana, tira umas e posta.
Abraço.
guilhermeabreu
06/06/2014, 13:28
Abraço.
GALEGUITO
Meu final de semana não é como o de todos , ele começa na 6ªf ( hoje e vai até sábado a noite , ou seja estou aqui a toa e vou tirar as fotos , lembrando que esta com as molas de fio 15,9mm e 11 espiras .
Abraço , HOJE SAI AS FAMIGERADAS FOTOS , rsrsrsrsrsrs .
Abração
Amigo Guilherme Abreu,
Minha preferencia eh esperar o resultado de como vai ficar a sua, mas vai depender da opiniao em conjunto dos amigos daqui que tambem estao querendo.
Eh soh me avisar se nao puder esperar...e neste caso ja compro junto com todos.
Fio 16,5 com 11 elos...eh isso?
Forte abraco
guilhermeabreu
07/06/2014, 00:21
Amigo Guilherme Abreu,
Minha preferencia eh esperar o resultado de como vai ficar a sua, mas vai depender da opiniao em conjunto dos amigos daqui que tambem estao querendo.
Eh soh me avisar se nao puder esperar...e neste caso ja compro junto com todos.
Fio 16,5 com 11 elos...eh isso?
Forte abraco
RUCKERT
É isto sim .
Abraço
guilhermeabreu
07/06/2014, 00:25
Abraço.
Caro amigo GALEGUITO
Não tenho onde colocar a cara de tanta vergonha de vc , como falei hoje é o dia que agilizo as minhas coisas e tinha um montão de coisas pra fazer e amanhã vou acordar as 5hs para pescar uns douradões que esta saindo aqui no rio Muriaé em torno dos 5kg e não quero tirar fotos a noite , mas a maior agonia que estou é que não vai adiantar muito eu tirar fotos desta mola de fio de 15.9 mm que mandei fazer pq ela não me satisfez , o carro subiu apenas 1cm do que era , peço encarecidamente para que vc espere as molas com fio de 16,5mm chegarem aí sim tirarei fotos com a maior satisfação , pois tenho certeza que vai me atender no que preciso e vcs tb .
Abraço
GALEGUITO
08/06/2014, 17:46
Caro amigo GALEGUITO
Não tenho onde colocar a cara de tanta vergonha de vc , como falei hoje é o dia que agilizo as minhas coisas e tinha um montão de coisas pra fazer e amanhã vou acordar as 5hs para pescar uns douradões que esta saindo aqui no rio Muriaé em torno dos 5kg e não quero tirar fotos a noite , mas a maior agonia que estou é que não vai adiantar muito eu tirar fotos desta mola de fio de 15.9 mm que mandei fazer pq ela não me satisfez , o carro subiu apenas 1cm do que era , peço encarecidamente para que vc espere as molas com fio de 16,5mm chegarem aí sim tirarei fotos com a maior satisfação , pois tenho certeza que vai me atender no que preciso e vcs tb .
Abraço
Não tem que ter vergonha de nada.
Fica combinado da forma como o Sr. propôs.
josesiri
09/06/2014, 14:13
JOSESIRI
Como falei acima , as medidas das molas das SW4 a gasolina , a pesssoa , o dono delas é que tem que me inforamr as medidas delas , ou seja : vc tem que retirar uma mola e medir os itens : 1 - Comprimento , 2- Diametro externo , 3- Diametro interno do último elo , 4- espessura do fio , 5- número de elos . Assim poderei mandar fazer com apenas o fio mais grosso e a mola ficará com as medidas ORIGINAIS .
José , TODOS saberão sim o valor do par das molas + frete do INACIO para mim antes de fechar a compra . E será acrescido o frete da minha casa para vcs , que por fim terá o preço final sem mais nenhum acrescimo .
Para vc retirar uma mola e recoloca-la demora no máximo 30 minutos e vc ira pagar ai uns R$50,00 de mão de obra para o seu mecanico , talvez ele nem te ira cobrar pois vc ira trocar as molas com ele .
Dr. Guilherme, estou achando que as molas dos modelos gasolina e diesel são as mesmas, não fiz a medição das minhas por não ter a certeza que são originais, já que comprei o carro usado e as molas não tem como identificar, mas consultei um fabricante aqui de SP, Molas Master, que faz as molas de acordo com as especificações originais de cada marca, tem ISO 9001 e INMETRO, e me passaram as seguintes medidas das molas dianteiras:
comprimento : 360 mm
fio : 16
elos : 9
diametro interno: 77,65
diametro externo: 124,05
disseram que um lado o fio é laminado, e ai as medidas são: diam. interno 79,22 e ext 93,90
Eles tem 20 anos de mercado e segundo informaram, no caso das SW4 não exise diferenciação vendem as mesmas molas para diesel e gasolina, sem problemas... será q o Inácio não tem essa informação ???
guilhermeabreu
09/06/2014, 18:41
Dr. Guilherme, estou achando que as molas dos modelos gasolina e diesel são as mesmas, não fiz a medição das minhas por não ter a certeza que são originais, já que comprei o carro usado e as molas não tem como identificar, mas consultei um fabricante aqui de SP, Molas Master, que faz as molas de acordo com as especificações originais de cada marca, tem ISO 9001 e INMETRO, e me passaram as seguintes medidas das molas dianteiras:
comprimento : 360 mm
fio : 16
elos : 9
diametro interno: 77,65
diametro externo: 124,05
disseram que um lado o fio é laminado, e ai as medidas são: diam. interno 79,22 e ext 93,90
Eles tem 20 anos de mercado e segundo informaram, no caso das SW4 não exise diferenciação vendem as mesmas molas para diesel e gasolina, sem problemas... será q o Inácio não tem essa informação ???
JOSESIRI
Com certeza o INACIO não tem , pois em 2012 ele fazia para os outros que tinham SW4 pelas medidas que eu mandei fazer para mim .
Mas mesmo se vc não retirar a sua para medir , pelo menos no lugar da para vc medir a espessura do fio e o diametro externo , pois a espessura do fio número de elos e comprimento eu sei , mesmo se a sua não for original , com a medida do diamentro externo e a espessura do fio já ajuda bastante , pois pelo diametro externo da para saber se este é o diamentro que cabe lá pois ela esta no lugar .
E estas medidas são das molas dianteiras e nosso problema é das molas traseiras , me faz o favor de consultar lá novamente e pedir se possível para que ele te passe as medidas das molas traseiras que eles tem lá como originais , já ajuda bastante tb .
Abraço
JOSESIRI
Com certeza o INACIO não tem , pois em 2012 ele fazia para os outros que tinham SW4 pelas medidas que eu mandei fazer para mim .
Mas mesmo se vc não retirar a sua para medir , pelo menos no lugar da para vc medir a espessura do fio e o diametro externo , pois a espessura do fio número de elos e comprimento eu sei , mesmo se a sua não for original , com a medida do diamentro externo e a espessura do fio já ajuda bastante , pois pelo diametro externo da para saber se este é o diamentro que cabe lá pois ela esta no lugar .
E estas medidas são das molas dianteiras e nosso problema é das molas traseiras , me faz o favor de consultar lá novamente e pedir se possível para que ele te passe as medidas das molas traseiras que eles tem lá como originais , já ajuda bastante tb .
Abraço
Alguma novidade das novas molas?
guilhermeabreu
20/06/2014, 22:41
Alguma novidade das novas molas?
CARO JAKKA
Ainda não tenho notícias das novas molas com fio de 16,5mm , vamos aguardar .
Na 2ªf próxima vou ligar para o INACIO para saber como esta o andamento .
Abração
Guilhemeabreu,
Tamu na torcida!!!
abs amigo
Cavendra
25/06/2014, 10:34
Como dizia meu vô , morre de velho e não apreende a trabalhar....
Mas como também gosto de testar, fui na recomendação da mc molas que diz que é o que está usando para levantar as sw4.
Como eu não queria manter original, não segui as recomendações do Dr. Guilherme (o que pode ter sido um erro), depois de ler 60 páginas e ainda errar.
segue a cartilha:
Veiculo sw4 V6 2001
Molas MC molas
Fio 15
diametro externo 148mm
diametro externo no elo menor 123mm
altura 440mm
total de elos (incluindo o reduzido) 7,5 elos.
Extermidade do elo maior retificada.
curiosamente similar ao da rough country
instalar as molas e os espaçadores na dianteira para saber se ficou certo ou não.
468046
Cavendra
25/06/2014, 11:30
corrigindo , o fio é 14, espero que não fique uma bosta!
Como dizia meu vô , morre de velho e não apreende a trabalhar....
Mas como também gosto de testar, fui na recomendação da mc molas que diz que é o que está usando para levantar as sw4.
Como eu não queria manter original, não segui as recomendações do Dr. Guilherme (o que pode ter sido um erro), depois de ler 60 páginas e ainda errar.
segue a cartilha:
Veiculo sw4 V6 2001
Molas MC molas
Fio 15
diametro externo 148mm
diametro externo no elo menor 123mm
altura 440mm
total de elos (incluindo o reduzido) 7,5 elos.
Extermidade do elo maior retificada.
curiosamente similar ao da rough country
instalar as molas e os espaçadores na dianteira para saber se ficou certo ou não.
468046
guilhermeabreu
25/06/2014, 12:20
corrigindo , o fio é 14, espero que não fique uma bosta!
CAVENDRA
Infelizmente com fio 14mm vai ficar uma bosta , a não ser que eles usam outro tipo de têmpera no aço .
Só uma pergunta : qual a espessura da mola original que vc tirou ???
guilhermeabreu
25/06/2014, 12:22
AMIGOS
Como falei , liguei para o Inacio e ele vai despachar as molas de fio 16,5mm dia 30/06 .
Vamos aguardar .
GALEGUITO qdo estas molas chegarem vou tirar fotos de como esta com molas de fio 15,9mm e depois com as de fio 16,5mm .
Cavendra
25/06/2014, 13:09
Olá. Dr.
Não medi a original, fui pela cartilha aqui do site e acreditando estar um assunto desenvolvido.
mas...segunda é hora do desmonte. um fato curioso é que ela tem menos elos que as que vi descritas. Quem forneceu foi a MC molas e lá que atendeu e especificou foi o Sr. Clemente. EU vou dar uma ligada agora a tarde para ele e dar uma questionada sobre a espessura do fio e qual foi a lógica.
Cavendra
25/06/2014, 21:18
mola medida, espessura original 13mm....estranho....medida em varios pontos e é isso mesmo. tem 8 voltas e um 1/4. vai entender...
guilhermeabreu
26/06/2014, 00:24
mola medida, espessura original 13mm....estranho....medida em varios pontos e é isso mesmo. tem 8 voltas e um 1/4. vai entender...
Caro CAVENDRA
Como vc falou , vc leu o tópico inteiro e mesmo o seu carro tendo a mola com fio de 13mm e vc fazendo com 14mm vai melhorar alguma coisa , mas vai arrear a traseira com uns 6 meses de uso , posso estar errado , mas venho fazendo molas já a algum tempo e a sua SW4 mesmo sendo a gasolina , ela não deve ser tão mais leve do que a díesel , e como falei : a não ser que este fabricante use uma têmpera do aço diferente do que a MOLAS SRC .
Mas fico na torcida para que a sua mola fique boa .
Abraço
Cavendra
26/06/2014, 07:54
1905kg da diesel, contra 1740kg da v6, porém meu modo de ver é que a maior diferenciaçao seja sobre a carga de peso no eixo dianteiro. Mas apoio na sua experiência e testes e voto na perda prematura de eficiência da mola com 14mm .
AMIGOS
Como falei , liguei para o Inacio e ele vai despachar as molas de fio 16,5mm dia 30/06 .
Vamos aguardar .
GALEGUITO qdo estas molas chegarem vou tirar fotos de como esta com molas de fio 15,9mm e depois com as de fio 16,5mm .
Amigo Guilherme,
E com relação às molas das SW4 1997/2002 (que é a minha), com fio 15mm, 400mm de comprimento, Diâmetro Externo de 148mm, Diâmetro interno do último elo de 82mm e com 9 elos (confere?)... Alguma notícia?
Um abraço, Delfim