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Ver Versão Completa : Toyota Bandeirante 1994 "Estorvão"



rbata
07/10/2011, 18:19
Vou tentar usar esse espaço para contar sobre os upgrades da Band, colocar fotos, vídeos, etc.

Essa era ela agora no início de 2011....


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314676&d=1317991549


Jipe curto branco, ano 1994, motor OM364, 5 marchas.

Um pouco mais de perto....


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314677&d=1317991549


Quando chegou ela tinha:

- quebra mato
- snorkel
- escapamento com saída alta
- alargador de paralamas
- escadinha (meu pé não cabe nos degráus, qual é a utilidade???rs)
- farol de milha
- amortecedores Rancho RS5000 (versão mais antiga...)
- ar-condicionado "gela saco"
- bancos de couro do Hyundai I30
- CD player basicão, com as caixas de som tudo caindo..rs (subestimaram as vibrações da Band)
- pneus Mud General Grabber 35pol porém quase carecas.... raspavam até no pensamento.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314678&d=1317991549

rbata
07/10/2011, 18:30
Logo na primeira semana já colocamos pneus novos.... VJ900 31pol com carcaça Michelin comprado do Maneco Pneus (destaque para o atendimento excelente do Marcelo!)


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314684&d=1317991607


Por outro ângulo....


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314685&d=1317991607

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314686&d=1317991919

rbata
08/10/2011, 15:26
Depois de instalados os pneus fizemos uns testes aqui por perto na cidade numa terraplanagem mesmo, só pra matar a vontade de botar na terra....

TOYOTA BANDEIRANTE - TESTE PNEUS VJ900 31POL - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1-GGPnFfEd8&hd=1)

rbata
08/10/2011, 15:29
Essa foi a trilha de estréia dela.... filmamos só o finalzinho da trilha num atoleiro.... o vídeo é longo e no final ela não atravessa...rs Mas o que vale é sujar de barro.

TOYOTA BANDEIRANTE NÃO CONSEGUE ATRAVESSAR ATOLEIRO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-Ez4YjTGP24&hd=1)

rbata
08/10/2011, 15:35
Nessa trilha eu já tinha retirado os alargadores de paralama pois era certeza que a trilha não iria ter dó deles....

Ainda faltava retirar o escape alto tb....


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314694&d=1317992626


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314693&d=1317992626


O snorkel nesta foto acima ainda era bem alto tb...
Já encurtei, tá um pouco mais baixo que o teto do carro agora.

rbata
08/10/2011, 15:46
Trilha em Capivari, só que dessa vez ela só serviu de rebocador para um Jeep... faz falta uma turbina pra enfrentar as subidas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314688&d=1317991919


Já num outro dia fizemos uma trilha noturna... mais um pouco de lama pra sujar o carro...


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314690&d=1317991919

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314691&d=1317992626


Nesta última foto dá pra ver tb que a trava do capô tinha sido trocada por uma em aço inoxidável. Pois a original estava quase quebrando.

E no final todo mundo reunido pra tirar foto....


http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=314692&d=1317992626

rbata
08/10/2011, 17:06
Agora a Band está tirando uma semaninha de folga....

Está no mecânico instalando freios a disco Vargas na traseira (a famosa frase: "Ninguém pára uma Toyota, nem mesmo os freios" é verdadeira!), espero que melhore a frenagem agora que terá os 4 freios a disco. Sinto que o freio segura pouco quando está parada numa subida por exemplo e ela tenta voltar de ré, tem que apertar demais o pedal pra segurar. Os freios foram comprados do Barba Ruiva, gente fina, manja tudo de band mas é uma pena que teve que abandonar a dele.

Já vou aproveitar e instalar espaçadores de 38mm da AVM... pra ver se com os pneus um pouco pra fora eles protegem melhor a lateral da Band nas trilhas.

Tanque de combustível original não está em boas condições vai ser trocado pelo CLA, juntamente com bocal e tubulações pra garantir que fique 100% e pare de sujar o "copinho de vidro".

Toda parte elétrica está sendo revisada... quando dava seta o ponteiro da bateria "piscava" junto... Está sendo instalado tb o contagiros original vendido pelo nosso amigo Toyoteiro João Lucena Leal de Porto Velho.

Por enquanto é isso....

Dimasi
08/10/2011, 18:26
Beleza:concordo:
Aos poucos a Band vai ficando com a cara do dono. Isso é uma caracteristica marcante nas Bands.
Ficou bem melhor sem os alargadores, davam um ar de rebaixado na band. Ao instalar disco na trazeira, vai ter que colocar valv. equalizadora, talvez mais de uma, senão as rodas trazeiras travam antes. Tem tópico com receita, mas no fim é tentativa. Na minha o voltímetro tb oscila junto com a seta huahuahua, mais uma das caracteristicas da Band.
Agora falta o nome...
Abs
Fabiano

Amadeus_band
08/10/2011, 18:40
Parabéns, é uma bela Band, cambio 5m com motor 364 é o sonho de muitos!
Ficou bem mais "clean" sem os alargadores!
Quanto ao voltimetro "piscar" junto com a seta é normal, rsrsrs!
Abraço.

dudu83
08/10/2011, 22:48
esse motor foi trocado? nunca vi band 364 5 marchas sem as janelinha de ventilaçao!!

rbata
09/10/2011, 11:28
Beleza:concordo:
Aos poucos a Band vai ficando com a cara do dono. Isso é uma caracteristica marcante nas Bands.
Ficou bem melhor sem os alargadores, davam um ar de rebaixado na band. Ao instalar disco na trazeira, vai ter que colocar valv. equalizadora, talvez mais de uma, senão as rodas trazeiras travam antes. Tem tópico com receita, mas no fim é tentativa. Na minha o voltímetro tb oscila junto com a seta huahuahua, mais uma das caracteristicas da Band.
Agora falta o nome...
Abs
Fabiano

Kkk.. achava que o problema do voltímetro era só com a minha.....rs Já encontrei o tópico sobre a válv equalizadora, dei uma lida nele. Eu comentei com o mecânico e ele falou pra testar sem válv nenhuma inicialmente e se precisar vai adicionando quantas forem necessário, pois ele disse que ouveram casos de não precisar de nenhuma ou de precisar de até 3 válv.

Acho que ainda falta um pouco de personalidade pra ela ganhar um nome.... minha família chama de Jamanta...rs

rbata
09/10/2011, 11:30
Parabéns, é uma bela Band, cambio 5m com motor 364 é o sonho de muitos!
Ficou bem mais "clean" sem os alargadores!
Quanto ao voltimetro "piscar" junto com a seta é normal, rsrsrs!
Abraço.

Sim, e tb se eu não tirasse os alargadores, a trilha faria o favor de arrancá-los pra mim...rs
Será que o problema do voltímetro piscar é congênito?

rbata
09/10/2011, 11:33
esse motor foi trocado? nunca vi band 364 5 marchas sem as janelinha de ventilaçao!!

Dudu, acho que a janelinha existiu só até o final de 1993, depois disso tiraram.
Ou a minha está escondida, coberta com massa....rs

Bernardo Hoelz
09/10/2011, 14:41
Parabéns pela band Rafael, muito linda mesmo.
Quando eu vejo uma assim bate uma saudade da minha ex band 97.
Saiba que esse carro te proporcionará muitos momentos alegres.
O ideal seria colocar um turbo, sua band vai ficar muito boa em estradas e trilhas.

Abrs.

hercilio.neto
09/10/2011, 21:00
Inteirona a Band.
Parabéns.
Posta algumas fotos do interior do carro.

hercilio.neto
09/10/2011, 21:11
Li em uma revista especializada que a tendência do design automotivo são os carros quadradinhos (em forma de cubo).
E surpresa, a cor da moda é o branco.
Rarará. A minha band é tudo de bom. É a última moda. Très chic.

dudu83
10/10/2011, 21:14
Li em uma revista especializada que a tendência do design automotivo são os carros quadradinhos (em forma de cubo).
E surpresa, a cor da moda é o branco.
Rarará. A minha band é tudo de bom. É a última moda. Très chic.

kakakakak tem um desfile de tendencias de moda aqui na minha garagem srsrrsrssrsrsrs

rbata
10/10/2011, 23:45
Inteirona a Band.
Parabéns.
Posta algumas fotos do interior do carro.

Pode deixar, assim que chegar de volta vou tirar umas fotos....

rbata
10/10/2011, 23:47
kakakakak tem um desfile de tendencias de moda aqui na minha garagem srsrrsrssrsrsrs

Kkk... pior que o branco virou mania mesmo...

Eu estava pensando em envelopar pra ficar parecido com a cor clássica: azul e teto branco. Mas acho que vou deixar ela branca mesmo....rs

hercilio.neto
11/10/2011, 00:21
Rafael,
A minha (ou meu) Band eu comprei ha 1 mes.
Também não tem nome ainda. Por enquanto esta sendo chamada(o) de "Branca".
Mas acho que vai chamar "Ursa Polar" ou "Urso Polar". Estou pensando.

rbata
11/10/2011, 11:33
Rafael,
A minha (ou meu) Band eu comprei ha 1 mes.
Também não tem nome ainda. Por enquanto esta sendo chamada(o) de "Branca".
Mas acho que vai chamar "Ursa Polar" ou "Urso Polar". Estou pensando.


Já me sugeriram Moby Dick... mas nome de baleia cairia melhor numa Band longa, não numa curta. Fica aí a sugestão pra quem tiver uma longa.

rbata
23/10/2011, 17:41
Agora a Band está de volta da oficina depois de aprox. 20 dias. E ela já foi direto pra trilha por isso está suja. Seguem algumas fotos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317163&d=1319396929


Foto bem de frente para ver como ficou com os espaçadores de roda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317170&d=1319396990


De trás...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317169&d=1319396990


Antes a lateral do pneu ficava praticamente faceada com a lateral da band... agora está uns 4cm para fora.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317168&d=1319396990


Estepe e roda novos... tava com pneu da medida errada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317167&d=1319396990


Foto da trava do capö em inox que eu havia citado num post anterior... comprado na FJ40 Parts | Land Cruiser Parts and Restoration Services | http://www.cruisercorps.com/ (http://www.cruisercorps.com/)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317146&d=1319396410

rbata
23/10/2011, 17:45
Freios a disco na traseira... vieram pintados de verde... até que ficou legal, deixei assim mesmo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317166&d=1319396929

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317165&d=1319396929

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317164&d=1319396929


Tanque de plástico da CLA... agora não deve ir mais sujeira para a bomba...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317148&d=1319396410

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317147&d=1319396410

fabioabe
23/10/2011, 17:46
Parabens pela band. Melhor configuracao entre todas as band jah feitas.

rbata
23/10/2011, 18:06
E algumas fotos do interior... foi instalado o contagiros (ainda falta o relógio de horas) e foi removido o ar-condicionado de baixo do porta-luvas para ser instalado na traseira da Band, soprando para frente. A chave de seta foi substituída pois estava falhando. Foi adicionado um botão específico no painel para a buzina a ar.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317162&d=1319396929

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317161&d=1319396758

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317150&d=1319396410

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317149&d=1319396410


As próximas etapas são essas (não necessariamente nesta ordem):

- Turbinar, sem intercooler
- Eixo traseiro flutuante
- Reinstalar som
- Reinstalar ar-condicionado
- Gaiola ou santo antônio
- Cintos de segurança de 4/5 pontos
- Película nova para o vidro
- Consertar chapéu do snorkel e colocar cabo de aço para não enroscar mais galhos

rbata
23/10/2011, 18:11
Parabens pela band. Melhor configuracao entre todas as band jah feitas.

Valeu Fábio! Estou gostando bastante mesmo, o motor vai muito bem na trilha, não pára de jeito nenhum mesmo em baixíssimas velocidades.

Só na estrada que falta um pouco de motor mas já tem uma turbina nos planos... nada muito forte, só o suficiente pra conseguir manter velocidades mais constantes na estrada sem precisar ficar reduzindo marcha toda hora.

Adriano Band
25/10/2011, 01:40
A viatura esta ageitada d+!!!!!!!!!! Parabéns!!!
E continue mandando fotos/videos pa nóis te acompanha.
Abç

maikpenner
01/11/2011, 22:01
Fala Rafael, blz?
Estou vendo um jogo de bancos do i-30 para minha Band e vi que você tem na sua.
O que me diz dos bancos? Como ficam? Foi fácil instalar? Valeu a pena?
O conforto deles é bom? Eles não são muito altos?
Qual é a sua altura? Eu tenho 1,83m, então tenho receio de colocar bancos com o assento muito alto. Por isso quero pesquisar bem antes de instalar.
Valeu, abraços
Maik

dudu83
02/11/2011, 14:36
Fala Rafael, blz?
Estou vendo um jogo de bancos do i-30 para minha Band e vi que você tem na sua.
O que me diz dos bancos? Como ficam? Foi fácil instalar? Valeu a pena?
O conforto deles é bom? Eles não são muito altos?
Qual é a sua altura? Eu tenho 1,83m, então tenho receio de colocar bancos com o assento muito alto. Por isso quero pesquisar bem antes de instalar.
Valeu, abraços
Maik


eu uso bancos do tucson que sao praticamente iguais do i30 , com sua altura tenho quase certeza que o banco vai ficar alto se utilizar o trilho do i30, comprei outra band e vou colocar capota de lona, comprei os bancos do corsa mas ia ficar alto ranquei os trilhos e vou utilizar o trilho original da band depois vou postar fotos detalhadas ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67782-band-jipe-2000-reforma-e-up-grades.html

maikpenner
02/11/2011, 21:34
Olá Rafael.
Sobre os seus bancos do i-30.
Usou os trilhos originais da Band, os do i-30 ou teve que fazer alguma adaptação?
Abraço
Maik

rbata
04/11/2011, 16:40
Fala Rafael, blz?
Estou vendo um jogo de bancos do i-30 para minha Band e vi que você tem na sua.
O que me diz dos bancos? Como ficam? Foi fácil instalar? Valeu a pena?
O conforto deles é bom? Eles não são muito altos?
Qual é a sua altura? Eu tenho 1,83m, então tenho receio de colocar bancos com o assento muito alto. Por isso quero pesquisar bem antes de instalar.
Valeu, abraços
Maik

Blz Maik! Não estava acompanhando meu próprio tópico, aí não sabia que vc tinha escrito aqui...rs
Acabamos nos falando por MSN mesmo... mas de qq forma vou colocar as respostas aqui pra caso alguém mais tenha as mesmas dúvidas.

Quando comprei a Band, ela já veio com esses bancos. Tem a logomarca da Hyundai e estava escrito com caneta "piloto" i30... mas eu nunca vi um i30 de perto para comparar. Já me disseram que pode ser da Tucson tb.

O conforto deles é bom sim! Todos que andam na band elogiam mesmo nas trilhas mais esburacadas vc chega inteiro ao final do dia....rs E já peguei trânsito em SP capital tb... então pra mim está mais que aprovado.

Eu tenho 1,93cm de altura e acho perfeito o tamanho do banco do motorista... coloco ele na regulagem mais baixa possível. E ainda sobra um espaço acima da cabeça.... e eu uso o encosto BEM na vertical. A visibilidade é boa também. Já no banco do co-piloto (que não tem regulagem de altura), o banco fica alto demais então a visibilidade é um pouco pior, vc fica enxergando o quebra-sol, não tem condições de colocar um console de teto por exemplo. Mas eu tenho um amigo que anda junto as vezes, ele tem 2 metros e pouco de altura, e com o banco um pouco mais reclinado que o meu, ele não bate a cabeça no teto.

Os trilhos me parecem ser adaptados, acho que não são originais da Band.... devem ser do próprio i30 mas com um suporte dos trilhos adaptado. Vou colocar umas fotos mais detalhadas depois.

Falou!

4X4GARAGE
10/11/2011, 11:41
ola rbata,mandei uma mp sobre guincho pra vc1
grande []
edison

rbata
02/12/2011, 12:30
Olá atodos novamente.

Mais umagrande etapa nas melhorias da Band, ela ganhou uma turbina (sem intercooler),continua com relação original e pneus 31pol.

Segui asdicas do pessoal aqui do fórum, principalmente do Felippe (fe_jipeiro) quetambém deu um bom auxílio por email. Obrigado!
Ainstalação ficou por conta do Joãozinho da Sollo 4WD como recomendado pormuitos. Deu um certo trabalho e demora mas no final tudo se encaixou.Joãozinho, filho e demais mecânicos são gente fina.
A turbinaeu comprei por fora (loja Control Parts de Campinas), foi a K-16 da Borgwarnerque equipa os caminhões Ford Cargo com motor Cummins. Depois coloco o código daturbina aqui.

Oresultado até agora parece excelente. Na estrada, que pra mim era o ponto fracoda Band, ela se transformou em outro carro. Na Fernão Dias, rodei desde acapital sentido interior subindo serra apenas em quinta marcha, éimpressionante. Na subida da “serra” (posto Graal) logo após o pedágio deMairiporã sentido Atibaia eu experimentei deixar a velocidade cair para até65/70 km/h e ela segurou bem em quinta acho que pouco abaixo dos 1.500rpm, daípisei e ela conseguiu ganhar velocidade novamente até uns 90km/h com a pressãochegando perto de 1bar, acho que por volta de uns 2.500rpm.

Ocomportamente parece de um carro turbo original de fábrica. A aceleração élinear, o compressor vai dando pressão gradualmente sem dar o famoso coice. Embaixas rpm, até 1.500rpm não dá pra perceber diferença, então ela deve semanter bem econômica se andar com pé leve. Acho que o conjunto todo será menosexigido pois agora não necessita de tantas mudanças de marcha e nem de subirgiro pra vencer algumas subidas.

Agorapreciso rever o snorkel e o escapamento pois pedi ao João que mantivesseoriginal. Ela está silenciosa, porém dá pra escutar a turbina ao fundo, ficoubem legal. Mas já vi gente falando que tanto a entrada de ar quanto a saída degases devem ser bem livres para dar mais durabilidade a turbina, menorrestrição significa menor temperatura, sem falar que ainda ganha algunscavalos.

Será que osilencioso dos caminhões MB 710 ou 914 cabem na Band ou são muito grandes???

rbata
02/12/2011, 18:17
Vixi, deu algum problema, várias palavras ficaram coladas sem espaço... estranho...

Seguem algumas fotos...

Modelo da turbina.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323390&d=1322856063


Detalhe para o coletor de admissão, se não me engano é do caminhão 914 porém o bocal redondo ali da frente onde iria para o intercooler foi fechado. E o bocal que liga com a turbina também foi adaptado uma curva (conectada com aquela mangueira azul).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323391&d=1322856063


Vista lateral. Na parte de baixo da foto dá pra ver a mangueira do snorkel (preta) entrando no filtro, e depois saindo com a mangueira transparente/dourado e entrando no compressor por aquela curva flexivel preta.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323392&d=1322856063


Aqui dá pra ver que a caixa do filtro de ar foi colocada mais pra frente, perto do farol, porém ela está encostando na lateral da lataria tb. Vou afastar ela um pouco mais para dentro, só preciso alargar um furo oblongo e já fica certinho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323393&d=1322856063


O escapamento está saindo pra frente.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323394&d=1322856063


Foi conectado por abraçadeira na turbina e com flange no escapamento original mais abaixo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323395&d=1322856095


Ao fundo dá pra ver onde foi conectada a tomada de pressão do manômetro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=323397&d=1322856095

hercilio.neto
02/12/2011, 20:25
Bata,
Beleza?

Ficou muito legal a instalação da turbina. No meu jipe foi instalada um pouco mais para baixo com saída do escapamento para trás. Também ficou bem encaixadinha, mas dificulta o acesso à caixa da direção. Não consegui nem fotografar a caixa.
Vi que seu jipe tem Ar condicionado e 02 baterias. Pretendo colocar o ar no meu jipe, mas caramba, é tudo tão apertado dentro do cofre do motor, quero ver instalar o compressor.
Outro dia precisei sangrar a bomba injetora e já deu o que fazer pra soltar o parafuso da mangueira.
Nesse final de semana vou trocar a bombinha manual, os filtros Bosch e o reparo do copinho. Estão realmente muito sujos e a bombinha vaza quando acionada.
Parabéns pelo up-grade, seu jipe já está do jeito que eu quero o meu. Ou pensando bem, quase, talvez um Bizelli... (!sonhando!)
Abraço

Dimasi
04/12/2011, 12:47
Muito bom :palmas:
Decidi turbinar a minha. A unica dúvida é colocar ou não o intercooler. A minha tb tem ar e enfiar ali + um radiador vai ficar difícil. Em algum momento sentiu falta do intercooler ?
Acho que vou fazer o serviço com o joãozinho. Aqui no Rio ainda não senti segurança em nenhum meca p fazer o serviço. As vezes querendo economizar um cascalho, se arruma uma dor de cabeça. Vou colocar o escape de 2,5" e a tal da marmita turbão. O seu escape tá com o flexível ? Sem ele, acho que força muito a carcaça da turbina.
No mais parabéns.
Abs
Fabiano

rbata
05/12/2011, 13:35
Bata,
Beleza?

Ficou muito legal a instalação da turbina. No meu jipe foi instalada um pouco mais para baixo com saída do escapamento para trás. Também ficou bem encaixadinha, mas dificulta o acesso à caixa da direção. Não consegui nem fotografar a caixa.
Vi que seu jipe tem Ar condicionado e 02 baterias. Pretendo colocar o ar no meu jipe, mas caramba, é tudo tão apertado dentro do cofre do motor, quero ver instalar o compressor.
Outro dia precisei sangrar a bomba injetora e já deu o que fazer pra soltar o parafuso da mangueira.
Nesse final de semana vou trocar a bombinha manual, os filtros Bosch e o reparo do copinho. Estão realmente muito sujos e a bombinha vaza quando acionada.
Parabéns pelo up-grade, seu jipe já está do jeito que eu quero o meu. Ou pensando bem, quase, talvez um Bizelli... (!sonhando!)
Abraço


É, na minha o compressor do A/C está do lado oposto ao da turbina, porém mais pra frente. Como se fosse oposto ao alternador... ali até que cabe tranquilo sim... o condensador vai junto do radiador. O problema do meu compressor é que a correia dele estava passando muito próximo de uma das mangueiras do radiador e acabou furando... aí arranquei fora a correia... vou ter que fazer um pequeno ajuste no suporte do compressor e talvez colocar uma proteção entre a correia e a mangueira.

Como é que faz pra sangrar a BI ??? Achava que só precisava tirar o copinho de vidro, limpar, voltar ele no lugar e bombear a bombinha até "transbordar" o copinho... não é só isso?

É... um guincho mecânico é o sonho mesmo... mas penso num Ekron pois dizem que tem um sistema de embreagem, tem uns controles diferente que permitem o acionamento com mais segurança. Tem a explicação no tópico Ekron vs Ensimec aqui no fórum geral. O problema é que um guincho mecânico custa quase o dobro de um guincho elétrico de boa qualidade.

Guiga Tostes
05/12/2011, 13:54
Parabéns ficou muito show! O Joãozinho sempre caprichoso nos trabalhos!

Assim que puder mande fazer o escape todo em 2,5pol para um melhor rendimento, o próprio Joãozinho te indica o escapamenteiro que faz para ele.

Abração e felicidades com a Band agora mais vitaminada!

rbata
05/12/2011, 13:59
Muito bom :palmas:
Decidi turbinar a minha. A unica dúvida é colocar ou não o intercooler. A minha tb tem ar e enfiar ali + um radiador vai ficar difícil. Em algum momento sentiu falta do intercooler ?
Acho que vou fazer o serviço com o joãozinho. Aqui no Rio ainda não senti segurança em nenhum meca p fazer o serviço. As vezes querendo economizar um cascalho, se arruma uma dor de cabeça. Vou colocar o escape de 2,5" e a tal da marmita turbão. O seu escape tá com o flexível ? Sem ele, acho que força muito a carcaça da turbina.
No mais parabéns.
Abs
Fabiano

Olha, não posso dizer se fez falta ou não o intercooler pq nunca dirigi uma com intercooler, acredito que faria falta se fosse andar com a Band rebocando muita carga, pegando muita subida de serra, etc, situações em que se exige bastante do motor em regime de temperatura mais alto.

Mas no meu uso acho que raramente o motor é exigido ao seu limite. Faço apenas curtas viagens carregando pessoas e bastante trilha. Posso dizer que fiquei totalmente satisfeito com o resultado e ainda nem fiz escapamento e snorkel com maior diâmetro, então acho que o intercooler vai ser desnecessário.

Também testei o carro muito pouco. No dia seguinte que fui buscar a Band no João, tive que fazer uma cirurgia (cisto pilonidal = Jeep's rider disease) e agora estou de recuperação, até Janeiro sem poder pilotar a Band! Então deixei para o meu pai e uns amigos darem uma volta de vez em quando pra ela não ficar parada...rs

Pelo que o Joãozinho falou, se usar o kit da Anhanguera e a turbina Master Power vc consegue instalar em qq lugar, o kit é bem "maceteado". Custa perto de 2.000 reais, aí vc gastaria com a MO de instalação num lugar que entende de turbos e gastaria com serviço de escapamento, em torno de 500 reais.

O teu motor é 364 ou 14B??? Tem só um segredo no 364 que é a adaptação da tubulação de óleo na parte mais baixa do motor. Algumas Bands já tem a conexão pronta, é só rosquear. Outras é necessário abrir o furo e fazer rosca, é um trabalho que exige remover o cárter. Vou tirar uma foto do local.

O meu escape está sem o flexível, foi bom você ter lembrado. Principalmente nas trilhas ele deve ser bem importante. Eu sempre tive vontade de fazer uma bifurcação na tubulação do escape e instalar uma válvula (solenóide ou manual mesmo) para abrir e fechar uma saída direta do escape quando quisesse, como se fosse um bypass dos silenciadores.

Dimasi
05/12/2011, 19:12
Pô que azar. A Band em ponto de bala e vc de molho. Se eu morasse perto ia fazer o sacrifício de dar umas vortinhas com ela hehehehe.
O meu motor e 14b e pelo que sei ele já tem os pontos de saída e retorno do óleo pq esse motor tem uma versão original turbinada.
O MNR 4x4 vende um kit parcial para turbinar o 14b. Vem coletor, mangotes e adaptadores. Parece ser p&p. Vou para o sul da Bahia no final de Janeiro e já quero estar com isso resolvido pq ficar 30/40 minutos atras de um caminhão é froidis. Achei muito interessante a ideia do solenoide no escape.
Abs
Fabiano

hercilio.neto
05/12/2011, 22:55
Como é que faz pra sangrar a BI ??? Achava que só precisava tirar o copinho de vidro, limpar, voltar ele no lugar e bombear a bombinha até "transbordar" o copinho... não é só isso?

Para limpar o copinho é só tirar, limpar, recolocar e bombar. Mas no meu caso tinha entrado ar na bomba injetora. Aí não tem jeito, tem que sangrar a bomba. Precisa afrouxar o parafuso do duto lá embaixo (chave 19) e bombar a bombinha manual até sair todo o ar e vazar diesel. O problema é que com a bateria junto do motor sobra pouco espaço pra enxergar o raio do parafuso e para enfiar o braço.

rbata
06/12/2011, 09:29
Para limpar o copinho é só tirar, limpar, recolocar e bombar. Mas no meu caso tinha entrado ar na bomba injetora. Aí não tem jeito, tem que sangrar a bomba. Precisa afrouxar o parafuso do duto lá embaixo (chave 19) e bombar a bombinha manual até sair todo o ar e vazar diesel. O problema é que com a bateria junto do motor sobra pouco espaço pra enxergar o raio do parafuso e para enfiar o braço.

Ah, bom saber desse procedimento.

pauloalberto
06/12/2011, 21:27
Meus parabéns pelo novo UP. Só agora estou vendo que voce turbinou a Band e fico feliz em saber que ficou bom.
Estou cheio de dúvidas se troco a relação para a 11x35 ou coloco turbina na minha. acho que trocar a relação fica mais facil do que turbinar(aqui no RJ tudo é mais dificil..) Só agora consegui um profissional em condições para mexer nas caixas e ficou bom o serviço. verdadeiro milagre....
abs e feliz recuperação...

rbata
06/12/2011, 22:39
Meus parabéns pelo novo UP. Só agora estou vendo que voce turbinou a Band e fico feliz em saber que ficou bom.
Estou cheio de dúvidas se troco a relação para a 11x35 ou coloco turbina na minha. acho que trocar a relação fica mais facil do que turbinar(aqui no RJ tudo é mais dificil..) Só agora consegui um profissional em condições para mexer nas caixas e ficou bom o serviço. verdadeiro milagre....
abs e feliz recuperação...

Ficou muito bom mesmo... recomendo!

Respondi as suas dúvidas direto no seu tópico pra concentrar as informações.

E obrigado, a recuperação está indo bem.... mas é lenta, não tem oq fazer pra ir mais rápido, não tem como turbinar...rs

rbata
19/01/2012, 15:39
Bom pessoal... fazia tempo que não colocava novidades aqui...

Foi a vez do escapamento que estava ainda original mesmo após turbinamento... agora está 100% direto com tubulação de 2,5polegadas.

Removi o primeiro silenciador e foi colocado um tubo direto:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=328963&d=1326993435

E na saída foram adicionados dois silenciadores "semi-esportivos" de 2,5pol da marca Tuper, este abafador, olhando por dentro ele é totalmente vazado... não tem nenhuma restrição... o menor diâmetro interno dele é 2,5pol. Como eu queria a Band o mais silenciosa possível eu pedi para o cara do escapamento fazer com dois silenciosos de maneira a dividir o fluxo e talvez reduzir mais ainda o nível de ruído. O resultado pra mim ficou muito bom..... só dá pra escutar o barulho da turbina mesmo e o ruído normal do motor Mercedes (tec tec tec), o barulho do escape está igual ao original.

Em termos de performance não senti nenhuma mudança pois ainda falta melhorar a entrada de ar colocando um snorkel de maior diâmetro (3 polegadas).

Serviço feito pelo Vitor (proprietário loja Seis Cilindros) em Atibaia, oficina pequena mas o cara atende muito bem. Ele tem feito umas preparações de carros turbo de rua e de arrancada. Quando ele me disse que faria o serviço todo no mesmo dia eu não acreditei. Entreguei as 8 da manhã e as 16h já estava pronto. Total foi de R$400,00 (peças + MO). Ele fez o suporte flexível ali no final, e no meio da tubulação fez conexão desmontável caso precise substituir apenas uma parte do escapamento. Seguem fotos:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=328959&d=1326993435

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=328960&d=1326993435

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=328961&d=1326993435

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=328962&d=1326993435

hercilio.neto
19/01/2012, 20:15
Bata,
Beleza?

Ficaram bem acomodados os dois silenciosos. Eles estão presos por um suporte flexível? Não encostam em nada da lata ou do chassi?
Cara, ficou bacana mesmo.

rbata
19/01/2012, 23:27
Hercílio, ficaram bem acomodados sim, com suporte flexível (dá pra ver na segunda e terceira fotos, fixado na "ponteira" do escape) e sem encostar em nada.... inclusive o mecânico que montou o escape tomou o cuidado de não deixar os silenciosos no caminho da bola do diferencial. Ele está bem protegido ali sob o assoalho traseiro.

Inclusive fui pro Pinheirinho em Mairiporã, enrosquei bastante no barro e os silenciosos continuam ali firmes e fortes.... pois oq mais raspa no barro mesmo são os diferenciais e aquela travessa central... o restante fica bem protegido.

valeriano
22/01/2012, 23:46
Está no mecânico instalando freios a disco Vargas na traseira
Já vou aproveitar e instalar espaçadores de 38mm da AVM... pra ver se com os pneus um pouco pra fora eles protegem melhor a lateral da Band nas trilhas.


Cara, os espaçadores AVM são tudo de bom. Instalei na minha na semana passada e faz uma puta diferença nas curvas.
Mas eu acho que instalar esses espaçadores mais um freio a disco em um eixo traseiro semi-flutuante é contar com a sorte. Ambos forçam o eixo e vc pode acabar tendo uma quebra de bobeira. Ainda mais pra vc que tem turbo.
Eu se fosse você procurava um flutuante antes de pensar em outro upgrade.
Abrir o diferencial traseiro pra dar uma olhada é bom também. Quando instalei o meu flutuante, o meu diferencial já tava meio comido. E olha que eu só tinha o freio a disco e mais nada.



Toda parte elétrica está sendo revisada... quando dava seta o ponteiro da bateria "piscava" junto...


Isso é normal. Minha Band faz isso também. Pra falar a verdade, muita band faz isso.
O meu ponteiro do combustível é que bate record. huahuauhahuauha
O da Band antiga era doido doido:

100% confiável - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=myf3fBCFXVQ)


O da Maria não faz isso, mas fica balançando o tempo todo. Só para quando o carro para mesmo.

valeriano
22/01/2012, 23:48
Estepe e roda novos... tava com pneu da medida errada.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317167&d=1319396990


Tenso botar esse pneuzão aí na lata heim.
Cuidado com as trincas...
O pessoal geralmente coloca um reforço pra não trincar.

valeriano
22/01/2012, 23:50
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=317165&d=1319396929


Kct!
Quanta mola!
Essa Band deve kikar mais que doido escutando música eletrônica!
Ela já veio assim?

rbata
23/01/2012, 23:21
Cara, os espaçadores AVM são tudo de bom. Instalei na minha na semana passada e faz uma puta diferença nas curvas.
Mas eu acho que instalar esses espaçadores mais um freio a disco em um eixo traseiro semi-flutuante é contar com a sorte. Ambos forçam o eixo e vc pode acabar tendo uma quebra de bobeira. Ainda mais pra vc que tem turbo.
Eu se fosse você procurava um flutuante antes de pensar em outro upgrade.
Abrir o diferencial traseiro pra dar uma olhada é bom também. Quando instalei o meu flutuante, o meu diferencial já tava meio comido. E olha que eu só tinha o freio a disco e mais nada.

Pra falar a verdade eu tb senti uma pequena melhora nas curvas.

Meu diferencial traseiro foi aberto no meio do ano passado.
Foi trocado um rolamento de um dos lados e feito um ajuste no diferencial mas as engrenagens estavam OK.
O flutuante estou correndo atrás dele, com certeza é uma prioridade.

Será que o freio a disco faz tanta diferença assim no eixo traseiro???
Pois na realidade quem freia mais é o eixo dianteiro, o traseiro se freiar de verdade mesmo ele derrapa.
E o meu freio traseiro está bem suave, nunca consegui derrapar com ele.



Isso é normal. Minha Band faz isso também. Pra falar a verdade, muita band faz isso.
O meu ponteiro do combustível é que bate record. huahuauhahuauha
O da Band antiga era doido doido:
100% confiável - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=myf3fBCFXVQ)


O da Maria não faz isso, mas fica balançando o tempo todo. Só para quando o carro para mesmo.

O meu depois de revisar a elétrica ficou quase 100%...
Só dá essa oscilada no voltímetro quando aciono o limpador de para-brisa, o restante não dá mais "interferência" no voltímetro.
Mas o meu marcador de combustível tá quase parecido com esse daí...rs Com tanque cheio até que ele marca corretamente mas da metade pra baixo não dá pra confiar não.



Tenso botar esse pneuzão aí na lata heim.
Cuidado com as trincas...
O pessoal geralmente coloca um reforço pra não trincar.

Então, esse pneu é um 31 polegadas.
Não é tão absurdo assim... o pessoal usa 33 polegadas aos montes... alguns 35... e até 37...
Claro que esses bem maiores já exigem suportes especiais como o do Guiga.
Por enquanto não aconteceu nada de anormal, as fixações estão bem firmes mas com certeza é um ponto que será reforçado no futuro.



Kct!
Quanta mola!
Essa Band deve kikar mais que doido escutando música eletrônica!
Ela já veio assim?

Sim, quando comprei já era assim.

Inclusive questionei o Paulo Toyogreen e ele disse que as molas mudaram diversas vezes de ano pra ano... algumas tem mais, outras tem menos.
Segundo ele, que já deve ter dirigido pelo menos uma centena de bands, disse que a minha está bem confortável e silenciosa em termos de suspensão.

Sabe que seria interessante abrirmos um tópico e cada um informar qual é o ano da Band e quantas molas tem em cada feixe.

Valeu pelas dicas.... vou ficar de olho nesses detalhes.... quando tiver novidades volto a falar por aqui.

rbata
13/02/2012, 16:26
Segue foto de uma das últimas trilhas.... foi feita com a Gopro que trouxeram pra mim dos states... os vídeos não ficaram tão bons, tenho que treinar mais o uso da camerinha...

O problema das fotos com a Gopro é que vc faz a composição da foto no "achomêtro"... não tem zoom, nem ajuste de foco, e nenhum tipo de controle de exposição, etc...rs Mas até que é interessante o fator surpresa.

Não gosto muito de fotos preto e branco.... então deixei uma cor bem de leve...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=331994&d=1329157502

rbata
23/04/2012, 13:30
Bom pessoal, depois de algum tempo enrolado sem conseguir acessar o fórum volto com novidades... o guincho Ekron...

Ainda não usei na trilha.... só fiz uns testes na garagem mas o uso é bem fácil, só exige uma sintonia boa com o zeca pois o controle tem que ser feito de dentro do carro.


O guincho é bem discreto.
342847


Ele fica afundado, escondido atrás do parachoque.
342846



De perto.
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Alavanca que comando entre o modo tração e embreagem.
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Identificação das posições da alavanca.
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Trava do tambor do cabo.
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Furo no para-choque onde se encaixa a manivela do guincho caso a band fique sem motor, ou se quebrar algum item da transmissão.
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Adaptação necessária no suporte do amortecedor de direção.
342840



Preciso lembrar de colocar foto da alavanca interna de acionamento do guincho e da saída do cardã na caixa de transferência tb!

Agora temos que testar na prática, aí volto pra colocar as impressões sobre o guincho.

hercilio.neto
23/04/2012, 13:44
Isso sim é que é uma bela novidade.
Parabéns Bata. Ficamos aqui babando...

Rodrigo Branchini
27/04/2012, 10:39
Cara, eu li todo o tópico, desde o começo!
Muito bom gosto mesmo :D A band tá muito massa! Parabéns
Me diz uma coisa.. como é o sistema de freio de mão da sua band? foi adaptado alguma coisa ou é original?

rbata
27/04/2012, 10:52
Isso sim é que é uma bela novidade.
Parabéns Bata. Ficamos aqui babando...

Pior que ainda não coloquei o guincho em uso na prática... ainda bem que está chovendo, terça feira estamos planejando uma trilha.




Cara, eu li todo o tópico, desde o começo!
Muito bom gosto mesmo :grin: A band tá muito massa! Parabéns
Me diz uma coisa.. como é o sistema de freio de mão da sua band? foi adaptado alguma coisa ou é original?

Valeu Rodrigo!
Então, o freio de mão continua original (tambor no cardã) mas ele não funciona.
Ano passado o meca ajustou, ficou perfeito mas uma ou duas vezes que eu andei com freio de mão puxado ele já perdeu efeito... fora o uso em trilhas que enche de lama e tb desregula mais ainda o freio.
Agora estou sem freio de mão e pretendo deixar assim mesmo.
Mas numa emergência, eu tenho trava carneiro apenas na linha de freio (parte elétrica desligada).... aí é só usar ela como freio de mão. De resto é deixar o carro engatado... e dependendo da inclinação ainda colocar em reduzida pra garantir que o carro não vai rodar. Ou então o boa e velha cunha debaixo do pneu.

Rodrigo Branchini
27/04/2012, 11:08
Tenho o mesmo problema nesse freio de mão! ( acho que todos tem ).
Também possuo a trava carneiro e já da uma segurada legal.. mas é andar duas vezes com ele puxado e já chega pra não fazer nem cócegas.

Esses dias tive que estacionar em um morro. Parei e virei as rodas de maneira que ''travasse'' no meio fio. Ela parou legal, mas quando fui arrancar veio o problema.. como tenho os 33' quando debriei ela ''soltou'' e passou por cima do cordão fui parar no meio da rua, sorte que não vinha ninguém.. como ela fica chinchando um pouco até pegar(ligar) e os pedais ''travam'' quando desligada, não teve como segurar. Eis a questão..É normal o freio de pé travar quando desligada ou será que existe algum problema em alguma válvula? Tenho a impressão que um tempo atrás os pedais não ficavam travados

rbata
27/04/2012, 11:15
Tenho o mesmo problema nesse freio de mão! ( acho que todos tem ).
Também possuo a trava carneiro e já da uma segurada legal.. mas é andar duas vezes com ele puxado e já chega pra não fazer nem cócegas.

Esses dias tive que estacionar em um morro. Parei e virei as rodas de maneira que ''travasse'' no meio fio. Ela parou legal, mas quando fui arrancar veio o problema.. como tenho os 33' quando debriei ela ''soltou'' e passou por cima do cordão fui parar no meio da rua, sorte que não vinha ninguém.. como ela fica chinchando um pouco até pegar(ligar) e os pedais ''travam'' quando desligada, não teve como segurar. Eis a questão..É normal o freio de pé travar quando desligada ou será que existe algum problema em alguma válvula? Tenho a impressão que um tempo atrás os pedais não ficavam travados

É... pior que é normal sim... vc perde o vácuo do sistema e o freio pesado. Só depois que o motor funciona é que recupera o vácuo e o pedal desce. É uma operação que pode dar merda mesmo.... o jeito é encontrar locais mais planos pra estacionar.

Tem gente que adapta freio a disco no cardã mas não sei se realmente fica bom.... acho que tem um tópico sobre isso no fórum.

Rodrigo Branchini
27/04/2012, 11:20
É... pior que é normal sim... vc perde o vácuo do sistema e o freio pesado. Só depois que o motor funciona é que recupera o vácuo e o pedal desce. É uma operação que pode dar merda mesmo.... o jeito é encontrar locais mais planos pra estacionar.

Tem gente que adapta freio a disco no cardã mas não sei se realmente fica bom.... acho que tem um tópico sobre isso no fórum.


É, um grande problema ahahaha!
Tem sim, se não me engano colocam pinças do kadett também..

Mas e aí, já instalou o flutuante? Ou por enquanto vai deixar como está?
Li antes que era um up que tu tava querendo fazer..

rbata
27/04/2012, 12:01
Ainda não instalei.... atualmente é dificil encontrar um flutuante original e que esteja em boas condições.

Existem umas adaptações que alguns mecânicos fazem que fica igual ao flutuante.... talvez eu vá por esse caminho.

Por enquanto o jeito é ir andando na boa sem abusar nas trilhas.... eu costumo entrar bem devagar nos obstáculos... forçar somente em último caso. Com o guincho agora vai ser mais tranquilo ainda....

Mas o flutuante continua na lista de prioridades.

rbata
01/08/2012, 10:09
Entrando na subida da Vovozinha na trilha do Pinheirinho.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=362016&d=1343826309

Primeiro trecho da subida da Vovozinha.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=362017&d=1343826310

Band Estorvão fazendo jus ao nome, sendo rebocada pela Band do Adriano, depois do meu gancho ter escapado do cabo de aço.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=362018&d=1343826311

Posando para foto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=362019&d=1343826313

Werner Wollmann
12/03/2014, 15:33
Agora a Band está tirando uma semaninha de folga....

Está no mecânico instalando freios a disco Vargas na traseira (a famosa frase: "Ninguém pára uma Toyota, nem mesmo os freios" é verdadeira!), espero que melhore a frenagem agora que terá os 4 freios a disco. Sinto que o freio segura pouco quando está parada numa subida por exemplo e ela tenta voltar de ré, tem que apertar demais o pedal pra segurar. Os freios foram comprados do Barba Ruiva, gente fina, manja tudo de band mas é uma pena que teve que abandonar a dele.

Já vou aproveitar e instalar espaçadores de 38mm da AVM... pra ver se com os pneus um pouco pra fora eles protegem melhor a lateral da Band nas trilhas.

Tanque de combustível original não está em boas condições vai ser trocado pelo CLA, juntamente com bocal e tubulações pra garantir que fique 100% e pare de sujar o "copinho de vidro".

Toda parte elétrica está sendo revisada... quando dava seta o ponteiro da bateria "piscava" junto... Está sendo instalado tb o contagiros original vendido pelo nosso amigo Toyoteiro João Lucena Leal de Porto Velho.

Por enquanto é isso....

Rafael, a band ta lindona ta com ela ainda???
Vc exige bem da bichona, hein!!!

Quanto a esse contagiros original que mencionou vc tem o contato do João o meu contagiro acho que foi pro saco.... ta oscilando igual a um doido!!
Obrigado!!

Abraços,
Werner

rbata
12/03/2014, 18:11
Opa, tá aqui sim....rs

Agora ela está levando uma vida mais sossegada.... só andando pela cidade, trilhas leves, com pneus BF AT. Mas já estou em busca dos pneus mud 33 novos pra ela.

Contato do João é esse: jipe_jr@hotmail.com

O fato dele estar oscilando pode ser problema no alternador, não necessariamente é problema no contagiros.

Werner Wollmann
13/03/2014, 13:07
Valeu, Rafael!

É, troquei o regulador de tensão por um BOSCH e não resolveu... até pq eu estava usando um UNIGAUS, acho que é esse o nome, pois onde eu estava não tinha em lugar nenhum um BOSCH.

Valeu, vou dar uma olhada no alternador!!
Abraços!