Ver Versão Completa : Sobre a instação dos calços de carroceria 2"...considerações.
vagnercarvalho
03/10/2011, 17:37
Caros,
comprei os calços de carroceria 2" da Eugene 4X4, 314158 com o Giancarlo, bom preço e ótimo atendimento, chegou na boa, mesmo com greve de correios os caras despacharam por transportadora e entregaram a mercadoria no tempo previsto.
Quanto a instalação:
Depois de pesquisar nos fóruns não encontrei muitas dicas sobre essa instalação, mas sempre falavam que era tranquilo, então procurei um mecânico de confiança e decidi arriscar:
- Utilizamos o elevador da oficina;
- Levantamos o carro pela suspenção e identificamos os 8 (oito) calços que seguram a lataria no chassis;
- são eles:
2 (dois) na parte de frente ( calço 1 e 2) é preciso retirar os faróis para ter acesso a eles, nestes serão instalados os calços 2" com o parafuso comprido com arruela de pressão;
2 (dois) na longarina depois da roda dianteira (calço 3 e 4);
2 (dois) na longarina antes da roda traseira (calço 5 e 6);
2 (dois) na parte de trás do carro (Calço 7 e 8 ,precisa retirar os parachoques para melhor acesso);
OBS 1: Todos os calços devem ser instalados com a seguinte configuração:
Borracha de baixo, longarina, borracha de cima e depois o calço 2".
- Depois de identificado os calços eles devem ter as porcas removidas (calços 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8), e os parafusos retirados (calços 1 e 2);
- Depois o carro deve ser baixado e elevado somente pela lataria;
- Os calços originais devem ser retirados e depois colocado o de 2" juntamente com os originais, ver OBS 1;
- O carro deve continuar sempre alinhado nessa fase, pois, a sim que os calços originais forem retirados e recolocados com os calços 2", o carro será baixado e deverá ter o encaixe necessário para que as porcas e parafusos sejam apertados novamente;
OBS 2: Nesta fase tivemos vários problemas. A lataria do carro pareceia estar um pouco fora de esquadro (desalinhada) então quando soltamos os calços originais e levantamos a lataria da suspenção, ela subia desalinhada e deu muito trabalho encaixa-la novamente para apertar os calços.
Minha opinião: NÃO É MOLEZA INSTALAR ESSES CALÇOS!!!!
Sofremos para remontar, não havia alinhamento suficiente para o encaixe, foi na destreza e incistência do mecânico, só assim o trabalho foi finalizado.
Acho que com o tempo a lataria vai dando uma torcida natural pelo uso o que vai ocasionar um desalinho, que não é percebido pq ela esta presa pelos calços originais na suspenção, mas quando se separa um do outro...CARAMBA!!!!
Mais uma consideração: Além desses 8 (oito) calços e Vitarinha ainda tem mais seis ou oito calços que não serão adaptados, estes são aquelas borrachas que servem de batente entre a carroceria e o chassis, mas acho bem interessante colocar nesses locais borrachas de 2" mantendo esses batentes funcionais.
É isso galera, espero ajudar aos que tentarem essa adaptação.
Att,
Vagner.
Vagner, desculpe a pergunta:
Não seria mais aconselhável um lift na suspensão? 04 calços nas molas e dois prolongadores de amortecedor na frente?
Pra usar pneu 31" sem problemas a receita é 2" na suspa e 2" na carroceria!!
Perguntas: vc tbm possui calço de 2" na suspensão?
não precisou aumentar as mangas de freio e suporte do radiador? Pois a ventoinha fica 2" fora do centro do radiador!
E as alavancas, a do 4x4 não ficou muito curta?
Vc corrigiu o suporte dos parachoques? pois fica um vão de 2" entre eles e a carroceria, que particularmente acho horrível!!!!
Varias vezes pensei em fazer isto, mas sempre desisti pela trabalheira de fazer bem feito!
vagnercarvalho
04/10/2011, 10:58
Vagner, desculpe a pergunta:
Não seria mais aconselhável um lift na suspensão? 04 calços nas molas e dois prolongadores de amortecedor na frente?
Já era parceiro....já foi...mas de qualquer forma em todas as oportunidades que li sobre lift sempre vi que o de carroceria era mais aconselhável...não me pergunte o pq!?!?!?
vagnercarvalho
04/10/2011, 11:09
Pra usar pneu 31" sem problemas a receita é 2" na suspa e 2" na carroceria!!
Perguntas: vc tbm possui calço de 2" na suspensão?
não precisou aumentar as mangas de freio e suporte do radiador? Pois a ventoinha fica 2" fora do centro do radiador!
E as alavancas, a do 4x4 não ficou muito curta?
Vc corrigiu o suporte dos parachoques? pois fica um vão de 2" entre eles e a carroceria, que particularmente acho horrível!!!!
Varias vezes pensei em fazer isto, mas sempre desisti pela trabalheira de fazer bem feito!
Não coloquei calço de suspensão, apenas o de carroceria.
As alavancas ficaram multo curtas a da 4x4 então quase sumiu, mas o problema maior foi o seguinte: as alavancas estão sendo precionadas pelo acabamento de plástico (carengem) envolta delas, para se ter uma idéia as marchas para baixo, 2 e 4 estão praticamente impossíveis e a 4x4, pelo contrário, não consigo deixar na 4x2 estou tendo que andar de 1 e 3 e sempre tracionado.
Porém o carro está no lanterneiro dando uma geral, inclusive nos parachoques, então quando terminei o lift percebi esse problema das alavancas mas somente pilotei o suficiente para tirar a viatura do mecânico e levar pro lanterneiro e quando esse terminar, volta pra corrigir o problema das alavancas.
Quanto ao vão dos parachoques, como já falei, a viatura está na lanternagem e eu achei melhor colocar o lift agora, justamente pro cara tirar o espaço que vai aparecer entre a grade e o parachoque, ele me falou que vai alargar o acabamento para esconder esse espaço que surgiu.
É normal esse problema com as alavancas, alguém sabe a melhor solução???
Vlw.
Quanto aos parachoques: não deixa ele preencher o lugar não, pede para ele aumentar ou corrigir os suportes dos mesmos (é o que todo munda faz), subindo em 2" para equiparar com o lift!
O problema das alavancas: é só soldar um pedaço de 2" ou mais em cada alavanca!!!!
Tudo que encurtar com o lift, vc aumenta proporcionalmente, inclusive rebaixar o radiador que é o mais importante, para a ventoinha ter o mesmo desempenho, corre o risco de aquecimento!!!
Particularmente acho o lift de suspensão muito mais fácil além do melhor aproveitamento!
So tem um probelma com o lift de susp, nao sei no caso do vitara o quanto pode mexer sem prejudicar a posiçao de caster nos samurais dizem que pode colocar os calços de 2" na susp que o caster nao muda tanto a ponto de prejudicar na dirigibilidade, porem ainda mais simples acho que é o calço na susp, porem a receita usada que o povo posto bastante no topico de preparando vitara para trilha pesada sempre foi 2+2 (2"na susp + 2" na carroceria) pneus 31" e kit de reduçao par melhorar o desempenho devido ao aumento do diametro do pneu....
vagnercarvalho
04/10/2011, 14:16
Quanto aos parachoques: não deixa ele preencher o lugar não, pede para ele aumentar ou corrigir os suportes dos mesmos (é o que todo munda faz), subindo em 2" para equiparar com o lift!
O problema das alavancas: é só soldar um pedaço de 2" ou mais em cada alavanca!!!!
Tudo que encurtar com o lift, vc aumenta proporcionalmente, inclusive rebaixar o radiador que é o mais importante, para a ventoinha ter o mesmo desempenho, corre o risco de aquecimento!!!
Particularmente acho o lift de suspensão muito mais fácil além do melhor aproveitamento!
Vou ligar para o lanterneiro agora mesmo pra avisar dessa possibilidade de levantar o parachoque.
Quanto as alavacas, o Mecânico havia falado que a solução poderia ser essa, soldar um pedaço para aumenta-las proporcioanlmente ao lift.
Vou verificar a qustão do radiador...eu nem havia percebido essa mudança...e ajusta-lo ao local original.
Vlw pelas dicas.
So tem um probelma com o lift de susp, nao sei no caso do vitara o quanto pode mexer sem prejudicar a posiçao de caster nos samurais dizem que pode colocar os calços de 2" na susp que o caster nao muda tanto a ponto de prejudicar na dirigibilidade, porem ainda mais simples acho que é o calço na susp, porem a receita usada que o povo posto bastante no topico de preparando vitara para trilha pesada sempre foi 2+2 (2"na susp + 2" na carroceria) pneus 31" e kit de reduçao par melhorar o desempenho devido ao aumento do diametro do pneu....
No Vitara o lift de suspensão não prejudica o caster, e sim, o camber. É facilmente corrigido trocando o parafuso do amortecedor ou aumentando o buraco da regulagem.
Vou ligar para o lanterneiro agora mesmo pra avisar dessa possibilidade de levantar o parachoque.
Quanto as alavacas, o Mecânico havia falado que a solução poderia ser essa, soldar um pedaço para aumenta-las proporcioanlmente ao lift.
Vou verificar a qustão do radiador...eu nem havia percebido essa mudança...e ajusta-lo ao local original.
Vlw pelas dicas.
Eu também sou outro que prefere o lift na suspensão. Penso que estes calços de carroceria vendidos em kits são mais duros que o calço original, podendo provocar danos na carroceria dependendo do tempo e o tipo de uso, fora essas gambiarras que se tem que fazer pra alongar alavanca de câmbio e 4x4, rebaixar radiador, etc e tal.
Mas cada um faz a preparação que lhe serve melhor!
Grande abraço!
No Vitara o lift de suspensão não prejudica o caster, e sim, o camber. É facilmente corrigido trocando o parafuso do amortecedor ou aumentando o buraco da regulagem.
Foi como eu disse comparado com o samurai teria esse problema agora fica a dica pra mim com relaçao ao Vitara...
Vagner, realmente, instalar o kit 2" na carroceria não é moleza não, tem bastante detalhes para serem vistos.
Quanto as alavancas da 4x4 e da marcha, tem solução melhor do que soldar, eu fiz um prologandor no torno, rosca numa ponta e rosca na outra, ou seja, tudo reversível. Na alavanca da marcha, se você tirar a coifa de acabamento e deixar ela solta dentro do acabamento em plástico ele já vai engatar a 2a e 4a, mas para ficar 100% você tira a alavanca e leve numa prensa para mudar um pouco a curvatura da alavanca, assim ela engatar a 2a e 4a sem problemas.
Um detalhe, dá uma conferida no calço da bandeja traseira se não está trabalhando forçada e veja como está o cardã traseiro, é aconselhável colocar o espaçador.
Boa sorte.
Show este prolongador para alavanca, seguido to na volta de torneiros, como nunca pensei nisto!!!!!
vagnercarvalho
05/10/2011, 11:23
Eu também sou outro que prefere o lift na suspensão. Penso que estes calços de carroceria vendidos em kits são mais duros que o calço original, podendo provocar danos na carroceria dependendo do tempo e o tipo de uso, fora essas gambiarras que se tem que fazer pra alongar alavanca de câmbio e 4x4, rebaixar radiador, etc e tal.
Mas cada um faz a preparação que lhe serve melhor!
Grande abraço!
É Nanito...cara eu procurei informações mas infelismente não encontrei, talvez não tenha feito uma busca mais objetiva...bem... sei lá...mas por isso que resolvi abrir o tópico, se eu soubesse dessas informações antes, talvez teria optado pelo lift de suspensão, mais sem problema, vou tentar resolver os pequenos detalhes com a ajuda dos amigos, e que sirva de experiência para os que forem tentar essa adaptação.
Vlw!!
vagnercarvalho
05/10/2011, 11:26
Vagner, realmente, instalar o kit 2" na carroceria não é moleza não, tem bastante detalhes para serem vistos.
Quanto as alavancas da 4x4 e da marcha, tem solução melhor do que soldar, eu fiz um prologandor no torno, rosca numa ponta e rosca na outra, ou seja, tudo reversível. Na alavanca da marcha, se você tirar a coifa de acabamento e deixar ela solta dentro do acabamento em plástico ele já vai engatar a 2a e 4a, mas para ficar 100% você tira a alavanca e leve numa prensa para mudar um pouco a curvatura da alavanca, assim ela engatar a 2a e 4a sem problemas.
Um detalhe, dá uma conferida no calço da bandeja traseira se não está trabalhando forçada e veja como está o cardã traseiro, é aconselhável colocar o espaçador.
Boa sorte.
Excelentes dicas, vou procurar um torneiro para providenciar esse prolongador e tbm vou pedir para o mecânico para fazer as verificações e ajustes que vc indicou.
Vlw!!!
Opa!
Segue uma foto do prolongador da alavanca 4x4, foto da coifa cx marcha e to calço bandeja traseria com o espaçador do cardã.
314403 314404 314405
[]s
vagnercarvalho
05/10/2011, 12:06
Já copiei as fotos e mandei pro meu email pessoal.
Vlw mesmo!!!
Moçada,
Talvez ajude.
Não é do Vitara... mas é um body lift instalado em casa numa SW4.
Tem fotos detalhadas do sistema de prolongamento da alavanca e de como elevar o parachoques.
Instalação Body Lift 2″ Performance Accessories Toyota Hilux SW4 1995 [Tutorial] | Clube da Graxa (http://blog.clubedagraxa.com.br/2011/12/instalacao-body-lift-2-performance-accessories-toyota-hilux-sw4-1995-tutorial/)
Talvez ajude!
Abraços,
cuidado quando forem fazer esse lift, meu mecanico já deve ter feito esse lift um milhão de vezes e ainda esqueceu de algumas coisas....
1:desalinhamento. não seria perceptivel se não fosse o parachoque de ferro da RC4x4: no lado do motorista a lata está parelha com o parachoque, e no lado do caroneiro a lata fica uns 6 ou 8mm do parachoque (para dentro)...
2: engate das marchas: a 1ª e a 5ª até que são tranquilas, agora a 3ª... acho que ela não vai bem pra frente e as vezes estou andando e quando o motor não faz força o a 3ª desengata e simplismente volta para o neutro, não preciso nem nem pisar na embreagem! rsrs meu vitara ta quase semi-automatico!
Para resolver o problema das marchas saindo (inclusive o engate da reduzida fica comprometido com o BL) eu acabei abrindo um pouco mais o trilho de engate, permitindo que a alavanca voltasse a ficar na mesma posição do original, sem BL. Isso deixou um engate um pouco mais longo, mas imperceptível.
cuidado quando forem fazer esse lift, meu mecanico já deve ter feito esse lift um milhão de vezes e ainda esqueceu de algumas coisas....
1:desalinhamento. não seria perceptivel se não fosse o parachoque de ferro da RC4x4: no lado do motorista a lata está parelha com o parachoque, e no lado do caroneiro a lata fica uns 6 ou 8mm do parachoque (para dentro)...
2: engate das marchas: a 1ª e a 5ª até que são tranquilas, agora a 3ª... acho que ela não vai bem pra frente e as vezes estou andando e quando o motor não faz força o a 3ª desengata e simplismente volta para o neutro, não preciso nem nem pisar na embreagem! rsrs meu vitara ta quase semi-automatico!
TFelipe, me explica isso: a tua carroceria tava desalinhada antes do kit? Ou o mecanico desalinhou quando colocou o kit? Qual foi o jeito de alinhar tudo?
Ary, não sei te dizer se o carro já estava assim antes, a diferença é tão sutil (se jogasse a carroceria 3mm para o lado já ficaria perfeito) que a pessoa só nota mesmo se comparar a ponta esquerda do parachoque com a ponta direita.
meu mecanico fica a 40km daqui, ainda não tirei tempo pra arrumar esses 2 problemas....
Meu carro tb tem um pequeno desalinhamento. A roda do lado direito fica mais pra dentro que o esquerdo. O chassis tá legal. Isso não deve ser difícil de arrumar e não dá nem pra notar dirigindo.
pessoal, vou partir agora para calços de carroceria, pois quero instalar pneus maiores, ai fazendo o check list:
- além dos 8 calços;
- reposicionar o radiador;
- reposicionar as alavancas;
- reposicionar os parachoques;
- espaçador de cardãn.
É necessário substituir as mangas de freio por maiores para usar com calços de 2" + 2"?
Esqueci de algo?
No samurai, o pessoal diz que alem desses calços que vem no kit são necessários mais outros. No site da SOB tem um grafico sobre isso.
Deve precisar de flexíveis de freio maiores sim.
Pô, eu não tenho saco pra isso tudo...:(
mairo, você vai fabricar o kit ou comprar ele? eu comprei o meu na RC4x4, e junto veio um manual (umas 5 folhas de oficio) com imagens e passo a passo. falava sobre esses detalhes aí, pena que eu perdi esse troço... mas quem sabe se você pedir pro rodrigo ele te envia por email....
pelo que eu sei o espaçador de cardan é necessário quando se faz o lift de suspensão, e não lift de carroceria, pois este último não altera em nada a relação caixa-eixo, ou estou errado?
Tá certo.
O AlemãoRS fez um lift de suspensão soldado que me pareceu muito interessante... Acho que o mauricioalan (monstrim) também. Tenta ver com eles.
AlemãoRS
25/01/2012, 21:48
Você quer dizer os calços do body lift? São os de 3" da RC 4x4.
Desculpe, acho que me enganei.
AlemãoRS
25/01/2012, 22:44
Hehe... normal Ary, é tanto upgrade que as vezes confunde mesmo.
Agora vc falou tudo... o pior é que eu vi... só não sei onde.
alguem tem o manual de instalaçao do body lift pra me mandar por email? agradeço muito! to com o carro no mecanico instalando finalmente os calços! o mecanico ta preocupado com os pedais (freio, embreagem, acelerador) e com a coluna da direção, nunca ouvi falar que precisa fazer alguma modificação nestas partes, alguem sabe? abraço.
Nos pedais nunca ouvi falar... na coluna, tem a venda lá fora.
vagnercarvalho
28/04/2012, 12:17
Se vc tem facilidade de ir no Centro, procure o Paulo na oficina que fica na rua do Lavradio - não sei o número - (entrando pela rua Men de Sá é logo no início após um estacionamento do lado direito).
Ele acabou de instalar um kit de calços de suspenção em um Vitara e me disse que no kit faltavam os parafusus para regulagem, e que entrou em contato com o fabricante que informou que eles não fabricam esses parafusos e a orientação é abrir novos buracos para o ajuste....o Paulo saberá te explicar com maiores detalhes, e como o problema foi resolvido, além de ser um execelênte profissional é muito boa pessoa.
Boa Sorte.
pessoal, não entendi direito, mas qual é a alteraçao especifica que tem q fazer na coluna de direção ao instalar o body lift? ninguem tem o manual q vem com os calços? abraço
Mairo, no mesmo site que te mandei a correção das molas tem os prolongadores da direção.
http://www.bits4vits.co.uk/store/vitara-/-x90/steering-spacers/prod_32.html
mauricioalan32
30/04/2012, 20:24
Mairo, li meio atrasado esse post, mas além dos 8 calços vc vai precisar de 4 calços extras que servem como pontos de apoio da carroceria, afim de impedir que ela trabalhe muito e evitando futuros rangidos e atritos, eu tive que fazer isso no meu. O radiador foi mantido no local original, as alavancas foram alongadas e reposicionadas em angulo de acordo com o lift. Qnto a coluna de direçao, no meu como uso lift de 3" foi necessario abrir a abraçadeira que prende a haste ao setor e regular ela mais aberta para corrigir a angulação. Flexiveis de freio mantiveram-se os originais, o que foi modificado tbm foi a mangueira do bocal de gasolina que foi colocada uma maior!
Abs
pessoal, vou partir agora para calços de carroceria, pois quero instalar pneus maiores, ai fazendo o check list:
- além dos 8 calços;
- reposicionar o radiador;
- reposicionar as alavancas;
- reposicionar os parachoques;
- espaçador de cardãn.
É necessário substituir as mangas de freio por maiores para usar com calços de 2" + 2"?
Esqueci de algo?
valeu mauricio, hj a viatura ja vai estar andando, vamos corrigir estes detalhes! abraço.
calços com 6cm instalados na carroceria mais calços de 3" na suspensão, entrou os pneus 750 recape frontiero de boa, ele tem 7cm a mais que o 235/75 vj900, ficou o bicho com estes pneus! ainda falta reposicionar o parachoque e aumentar a alavanca do 4x4!
E como os eixos estão se portando? Vai modificar os berços das molas dianteiras daquele jeito? E como estão os vj900, quer vender? Manda fotos de frente da viatura! Ficou linda, parabéns!
AlemãoRS
15/05/2012, 11:01
calços com 6cm instalados na carroceria mais calços de 3" na suspensão, entrou os pneus 750 recape frontiero de boa, ele tem 7cm a mais que o 235/75 vj900, ficou o bicho com estes pneus! ainda falta reposicionar o parachoque e aumentar a alavanca do 4x4!
Muito bom Mairo!
ainda não andei em 4x4, pois estou com a carcaça dianteira quebrada, andei numas barrancas em 4x2, ja quebrei duas vezes com os vj900, uma o focinho (coloquei do samurai), agora a carcaça mesmo) desta vez quebrou dando um laço de ré, pois as buchas daquele 3º suporte do diferencial (q fica no focinho) estouraram, o diferencial trabalhou (cedeu) e quebrou uma orelha que prende ele no chassis! os VJ900 estão a venda nos classificados do fórum, vou tirar uma foto da dianteira tbm! nunca quebrei homocinetica, com drop kit ficou quase reto, mesmo com kit de 3"