PDA

Ver Versão Completa : 14B TURBO - Informações, Dicas, Impressões

Páginas : 1 2 [3]

mecamaniaco
10/07/2014, 09:43
Pessoal, retirar essa borboleta só vai aumentar o barulho do motor, não vai ganhar nada em potência....

Quanto ao subto aumento de pressão, isso pode ser contornado com uma simples regulagem dos "braços" do acelerador fazendo com q a válvula não se feche por completo ou adicionar uma válvula de prioridade.... Carro a gasolina isso é mais complicado prq essa borboleta se fecha por completo e muito rapidamente....

Quando turbinei minha ex band eu optei por usar a válvula pois em casos de necessidade ela se abre (espirra) permitindo q a turbina continue cheia e pronta para a próxima acelerada, pois não há tranco da contra pressão.....

Caso optem por usar a válvula de prioridade vocês DEVEM usar o modelo "turbo original" de duplo estágio, caso contrário poderá entrar POEIRA e ÁGUA pela válvula quando não estiverem acelerando!

Zanella
16/07/2014, 09:30
Olá,

o motor (14b) está sendo montado e o kit turbo instalado, li em algum post a recomendação de utilizar LDA, é cara? onde encontro? tem alguma marca ou modelo melhor, ou algum que devo evitar?

obrigado.

Walter da Camper
16/07/2014, 10:57
Tempos atrás pesquisei se existia LDA adaptável à BI do 14B e não cheguei a nenhuma conclusão.
Realmente ele faz falta, pois nas saidas de lombadas e outras situações de aceleração rápida produz bastante fumaça preta.
Considerando que a função prática do LDA é limitar o débido, fazendo uma aceleração progressiva enquanto não enche a turbina, eu adotei uma solução curiosa: Virei a ponta do escape para a lateral, de modo a visualizar a fumaça no retrovisor e fiz diversas experiências entre o modo de dirigir e a produção de fumaça. Depois de alguns dias brincando com isso, dá pra se acostumar a acelerar progressivamente acompanhando o giro do motor e o resultado é praticamente zero de fumaça visível (LDA feito no pé... igual freio ABS de jipeiro).

Olá,

o motor (14b) está sendo montado e o kit turbo instalado, li em algum post a recomendação de utilizar LDA, é cara? onde encontro? tem alguma marca ou modelo melhor, ou algum que devo evitar?

obrigado.

T.Azevedo
16/07/2014, 22:48
:curtir::drool:

T.Azevedo
16/07/2014, 22:50
Li o tópico inteiro, ta ficando muito ajeitada a CD, parabéns!!! Baita empreitada

Elmer_Jeep
26/07/2014, 09:30
Pessoal, e sobre a embreagem, alguém tem tido problema ?

Estou em contato com um cara no Facebook que trabalha com kits de embreagem pra carros de arrancada, ele já tem alguns modelos reforçados pra band com motor mercedes e estou cogitando com ele a possibilidade de produzir um kit pro 14B mas como sempre isso depende da quantidade de gente interessada.

A dúvida inicial dele é saber se nos turbinados que tiveram problema na embreagem gastou o revestimento do disco ou as molas.

Valeu.

fabiano r
26/07/2014, 10:54
Pessoal, e sobre a embreagem, alguém tem tido problema ?

Estou em contato com um cara no Facebook que trabalha com kits de embreagem pra carros de arrancada, ele já tem alguns modelos reforçados pra band com motor mercedes e estou cogitando com ele a possibilidade de produzir um kit pro 14B mas como sempre isso depende da quantidade de gente interessada.

A dúvida inicial dele é saber se nos turbinados que tiveram problema na embreagem gastou o revestimento do disco ou as molas.

Valeu.

Elmer na minha 314 tive problemas começou a "patinar" o disco dai tentei um kit recondicionado e ficou pior ainda dai na oficina o meca tinha um plato o tal de "chapéu chines" se não me engano ele disse que era de uma camionete f4000 se não me engano que quebrou o disco e dai o cara trocou td e deixou o plato lá dai fizemos a experiência deixamos o mesmo disco q eu tinha (aparentemente o disco estava bom e o meu plato velho pifado com 2 braços quebrados) o resultado já tem 2 anos que uso sem problema nenhum, esse plato chapéu chines é muito bom vale a pena usar.

junior4x4
24/09/2014, 20:40
Alguem já usou a turbina da ramger 2.8 TGV na band 14b? To pensando em turbinar a minha e estou em duvida entre a k16 e a TGV da ranger

felix
03/03/2015, 22:12
pessoal estava indo tudo muito bem,band passou por uma serie de problemas(relatos anteriores),ja estva mais confiante com a viatura,velocidade de cruzeiro na casa dos 100km,nas ultrapassagens 115km,e quando esquecia do velocimetro chegava a 120km.
ai....trincou o coletor de admissao....alguem ja teve problema semelhante apos turbinar a band.
nao encontrei outro coletor ainda,entao mandei soldar o danado,nao sei o que aconteceu mas tudo indica que voltou empenado ou foi empenado,de fato agora tenho uma folga na junta do coletor,onde gera uma perda de potencia e a turbina nao aciona qual solução:
1-colocar 02 juntas,
2-junta com cola/veda junta,
3-tem como retificar o coletor,para eliminar alguma diferença no acoplamento com o bloco do motor.?
4-sugestoes sao bem vindas fiquem a vontade.

MarcioNatal
03/03/2015, 22:51
pessoal estava indo tudo muito bem,band passou por uma serie de problemas(relatos anteriores),ja estva mais confiante com a viatura,velocidade de cruzeiro na casa dos 100km,nas ultrapassagens 115km,e quando esquecia do velocimetro chegava a 120km.
ai....trincou o coletor de admissao....alguem ja teve problema semelhante apos turbinar a band.
nao encontrei outro coletor ainda,entao mandei soldar o danado,nao sei o que aconteceu mas tudo indica que voltou empenado ou foi empenado,de fato agora tenho uma folga na junta do coletor,onde gera uma perda de potencia e a turbina nao aciona qual solução:
1-colocar 02 juntas,
3-tem como retificar o coletor,para eliminar alguma diferença no acoplamento com o bloco do motor.?

Oi Feliz.
Pelo o que entendi, foi no coletor do lado do bloco do motor. Eu mandaria aplainar, independente de onde esteja o empeno, quer seja na face do lado do bloco do motor ou onde pega o corpo da turbina. Só vejo essa solução definitiva. E dependendo do nível do empeno, talvez seja necessário depositar material para aplainar depois. Com a palavra os universitários.

Um abraço.

Márcio Humberto

Zanella
03/03/2015, 23:04
1-colocar 02 juntas,

Felix,

parece que nós dois não tivemos muita sorte com nossos motores 14b e mecânicos. Agora estou envolvido em acertar o gás e a fumaça, mas de resto aparentemente solucionado.

felix
12/03/2015, 20:11
pessoal.
coletor soldado,junta trocada,estrada para teste tudo ia bem,ate que...rotação caindo..,100km,caindo para 80km,caindo para 60km,parei,aceleração nao passava de 1.500rpm,voltando pra casa de guincho com medo de comprometer alguma coisa,casa--mecanico,troca de filtros/suporte do filtro,revisar mangueiras,e nada.
sobrou a temivel bomba...mecanico-bombista,era mesmo a bomba la se foi 1.8dilmas.
trocou:reparo,bomba de pressao,encheu a carcaça,falou que tava com folga na carcaça.e revisao nos bicos.
600km pra testar e...ficou muito bom,velocidade de cruzeiro 100km,pista reta pressao de turbina em 0,5 com 2.400rpm chegou a 120km no gps,ai parei de acelerar,mas tinha folga no acelerador.
ate mais,

Sergio c
12/03/2015, 23:28
pessoal.
coletor soldado,junta trocada,estrada para teste tudo ia bem,ate que...rotação caindo..,100km,caindo para 80km,caindo para 60km,parei,aceleração nao passava de 1.500rpm,voltando pra casa de guincho com medo de comprometer alguma coisa,casa--mecanico,troca de filtros/suporte do filtro,revisar mangueiras,e nada.
sobrou a temivel bomba...mecanico-bombista,era mesmo a bomba la se foi 1.8dilmas.
trocou:reparo,bomba de pressao,encheu a carcaça,falou que tava com folga na carcaça.e revisao nos bicos.
600km pra testar e...ficou muito bom,velocidade de cruzeiro 100km,pista reta pressao de turbina em 0,5 com 2.400rpm chegou a 120km no gps,ai parei de acelerar,mas tinha folga no acelerador.
ate mais,
Que salgado esse conserto, 1.800 Dilmas só na BI??????

jipeirodesdepequeno
13/03/2015, 06:44
pessoal.
ate mais,

Caríssimo mesmo...
Esse problema ai foi nas palhetas da bomba, ela é rotativa houve um desgaste ou até mesmo borra naquelas palhetas giratórias e parou de puxar combustivel e por consequencia gerar pressão interna, pra ter certeza era só dar umas bombeadas naquela tampa do filtro (injetar diesel manualmente), a rotação teria que voltar ao normal
[]`s

felix
13/03/2015, 12:59
muito caro mesmo,agora a pouco chegou a nota,segue detalhes:
mao de obra=350,00
mao de obra dos bicos=120,00
bujao=81,
valvula reguladora=131,
rolete=114,
jogo de reparo=62,
anel de apoio=71,
eixo alavanca=115,
pino de mancal=82,
bomba alimentadora=336,
junta carcaça=350,
total=1.815,
jipeiro tava acontecendo isso mesmo que vc falou,mas o mecanico achou que era falha naquela tampa do filtro,quando bombava ali,dava presssao no sistema e a rotação subia,ai trocou ela mas nao adiantou,ai mandou procurar o bombista,depois ai.ai.ai.meu bolso,rsrs
vida de toyoteiro,cada dia uma emoção.

Sergioporto
13/03/2015, 23:25
muito caro mesmo,agora a pouco chegou a nota,segue detalhes:
mao de obra=350,00
mao de obra dos bicos=120,00
bujao=81,
valvula reguladora=131,
rolete=114,
jogo de reparo=62,
anel de apoio=71,
eixo alavanca=115,
pino de mancal=82,
bomba alimentadora=336,
junta carcaça=350,
total=1.815,
jipeiro tava acontecendo isso mesmo que vc falou,mas o mecanico achou que era falha naquela tampa do filtro,quando bombava ali,dava presssao no sistema e a rotação subia,ai trocou ela mas nao adiantou,ai mandou procurar o bombista,depois ai.ai.ai.meu bolso,rsrs
vida de toyoteiro,cada dia uma emoção.
Porisso gosto do Mercedao !Sem muitas firulas. Não atirem pedras .

Godoy63
08/04/2015, 18:14
Olá amigos do fórum , sou um recem proprietário de uma Band cabine simples ano 2000 motor 14B, acabei sua restauração, ficou show de bola, porém fazendo um teste final de rua percebi que o marcador de pressão do óleo fica marcando em marcha lenta próximo a "0" e em alta não chega ao meio. Consultando meu mecânico o mesmo ficou de monitorar a pressão através de manômetro porém ele desconhece a pressão de óleo ideal para este motor em marcha lenta motor quente por exemplo, alguém dos amigos possuem esta informação?? Consultando o manual encontrei uma informação muito vaga onde eles dizem que a pressão do óleo deve ficar ao meio, sem maiores detalhes se é com o motor em lenta ou alta. Agradeço desde já a atenção dos amigos. Abç, Godoy

Dimasi
09/04/2015, 01:08
A pressão mínima admissível com óleo quente é 0,3 bar em marcha lenta. A máxima limitada por válvula de alívio é 6 bar. Na prática, medindo com manômetro auxiliar, em marcha lenta, fica em torno de 1 bar e em rotação alta vai a 5 bar. Com óleo frio a pressão fica fica maior mas não deve passar de 6.

Sergioporto
09/04/2015, 11:34
A pressão mínima admissível com óleo quente é 0,3 bar em marcha lenta. A máxima limitada por válvula de alívio é 6 bar. Na prática, medindo com manômetro auxiliar, em marcha lenta, fica em torno de 1 bar e em rotação alta vai a 5 bar. Com óleo frio a pressão fica fica maior mas não deve passar de 6.

Dimase ,não seria kgf/cm² que é a geralmente usada em manômetros mecânicos ? Valores vao ter pouca diferença.

Fband
09/04/2015, 14:26
Dimase ,não seria kgf/cm² que é a geralmente usada em manômetros mecânicos ? Valores vao ter pouca diferença.

1 bar é equivalente a 1kgf/cm², a diferença é de menos de 2%....
Geralmente os catálogos das cebolinhas de pressão de óleo estão em Bar, e os manômetros de medição em kgf/cm²...

A diferença é só na unidade mesmo...

Abs

Abs

RODRIGO TOMITÃO
09/04/2015, 16:09
o meu 14b liguei ele no chão fora do jipe com oleo frio tava dando 2,5 k, quando acelerava passava um pouco dos 5, oléo quente ainda não cheguei nesse ponto,isso medido com manômetro mecânico de marca boa.

Dimasi
09/04/2015, 19:07
o meu 14b liguei ele no chão fora do jipe com oleo frio tava dando 2,5 k, quando acelerava passava um pouco dos 5, oléo quente ainda não cheguei nesse ponto,isso medido com manômetro mecânico de marca boa.

O meu tb funciona assim.
Dados oficiais, consultando o manual do motor.
Em marcha lenta : 0,3 kgf/cm2 ou acima.
À 3.000 RPM de 2,5 à 6,0 Kgf/cm2

Godoy63
09/04/2015, 21:18
O meu tb funciona assim.
Dados oficiais, consultando o manual do motor.
Em marcha lenta : 0,3 kgf/cm2 ou acima.
À 3.000 RPM de 2,5 à 6,0 Kgf/cm2

Amigos obrigado pela dica. Abçs

Gileno Boeira
16/11/2015, 20:31
Boa noite gente. Tenho uma bandeirante curta, motor 14b, o turbo e uma 42 48 da Anhanguera, porém a turbina não carrega nada ali no relógio, nem 0,1, levei em um cara que mexe com turbo ele falou que estava OK, que ela não abria por falta de óleo, que era para abrir a bomba, levei em um bombista, ele retirou a borboleta da entrada da admissão e abriu a bomba, ela está fumaceando e mais esperta. Duas pergunta, uma o bombista falou que a borboleta da admissão não pode existir em carro turbo, outra ele falo que o lugar que o medidor do turbo está, ta errado, que a turbina trabalha só não carrega o relógio. Fiquei encanado com tudo. E verdade que carro turbo não precisa da borboleta da entrada da admissão? E a história do lugar do medidor?
Abraço e agradeço as ajudas

Walter da Camper
16/11/2015, 23:01
Devem ter ligado seu medidor no lugar errado, ou está com mangueira furada, porque tem que acusar pressão quando ligado corretamente no coletor de admissão.
Quanto à borboleta, tem gente que não retira, mas na minha opinião causa desgaste e mau desempenho da turbina pois em cada troca de marcha, quando tira o pé do acelerador ela fecha e causa redução abrupta da rotação da turbina. Em carros a gasolina turbinados existe uma válvula chamada blow-off que abre para aliviar a pressão no momento do fechamento da borboleta. É dela que vem o barulho de espirro.

Boa noite gente. Tenho uma bandeirante curta, motor 14b, o turbo e uma 42 48 da Anhanguera, porém a turbina não carrega nada ali no relógio, nem 0,1, levei em um cara que mexe com turbo ele falou que estava OK, que ela não abria por falta de óleo, que era para abrir a bomba, levei em um bombista, ele retirou a borboleta da entrada da admissão e abriu a bomba, ela está fumaceando e mais esperta. Duas pergunta, uma o bombista falou que a borboleta da admissão não pode existir em carro turbo, outra ele falo que o lugar que o medidor do turbo está, ta errado, que a turbina trabalha só não carrega o relógio. Fiquei encanado com tudo. E verdade que carro turbo não precisa da borboleta da entrada da admissão? E a história do lugar do medidor?
Abraço e agradeço as ajudas

Gileno Boeira
16/11/2015, 23:10
Obrigado Walter, tava c... De medo que o mecânico tinha feito m... Ele abriu 3/4 de volta a bomba, ta fumaceando quando pisa, ta andando bem, só o relógio nada!!! Aonde você ligou o relógio, te agradeço se me explicar, se possível foto. Abraço e obrigado pela ajuda.

Walter da Camper
16/11/2015, 23:24
Pode ser em qualquer ponto no coletor de admissão. No meu foi feito um furo na parte quadrada, próximo à borboleta e rosqueado um bico para encaixar a mangueirinha que vai ao relógio.

jipeirodesdepequeno
17/11/2015, 19:37
https://www.youtube.com/watch?v=m2X8nywrBLo

Foi colocado uma válvula de prioridade p evitar o "tranco" quando fecha a borboleta, como o Walter falou
O manômetro foi colocado logo a baixo da válvula (caninho transparente)

Gileno Boeira
27/11/2015, 22:23
Boa noite.
Já postei em outro tópico, levei a band em são Paulo, numa oficina indicada pela anhanguera, o João da solo 4wd,eles detectaram um defeito de usinagem, agora colocaram uma nova, na garantia sem custo algum, ta abrindo 1,5 virou um canhão, mas a embreagem estava meia boca e foi pro pau, agora troquei os dois cilindro, e ficou 10.
Abraço

broata
20/03/2016, 17:45
Boa tarde amigos toyoteiros, como um amante deste icone e como morador da bolivia onde existe varios exemplares de pequenos caminhoes e micro onibus equipados com esse tanque de guerra que chama 14b , decidi compartir algumas descobertas
A turbina que equipa os motores 14bt turbinados de fabrica é a mesma turbina que equipou os toyotas supra....
A turbina e a CT26 toyota......
Segue algumas especificaoes da turbina CT26
http://my80isfantastic.fr/dossiers/fichiers/Toyota_CT26.pdf

Abraco a todos do forum
Espero que acrescente alguma coisa

GuilhermeAdolf
07/06/2017, 20:50
Rapazeada, ressuscitando o tópico, venho mostrar o meu projeto concluído.

548693

K16 com todos os canos em inox polido 2,5", escape sem silencioso.

Agradeço aos amigos que foram postando ao longo dos anos, ajudou na montagem aqui em casa. Inclusive, irei fazer um tópico com um 'passo-a-passo' pra quem quiser fazer como eu, em casa. Não tem segredo, porém requer um mínimo conhecimento e confiança no que está fazendo.

Segue também um vídeo da criança assoviando

Instagram (https://www.instagram.com/p/BS4NQ6ljXXh/)

Abraços!

Marcus DT
07/06/2017, 21:02
Putz, ficou muito chique hein Guilherme, belo trabalho. Acompanhei os vídeos pelo facebook, ficou 10!

Se puder, coloque uma foto pegando o motor na longitudinal mesmo. Visto de cima.

hercilio.neto
08/06/2017, 23:04
548693

Ficou ótimo o arranjo.
Como ficou o desempenho?

GuilhermeAdolf
12/06/2017, 22:04
Putz, ficou muito chique hein Guilherme, belo trabalho. Acompanhei os vídeos pelo facebook, ficou 10!
Se puder, coloque uma foto pegando o motor na longitudinal mesmo. Visto de cima.

Opa, vou ficar devendo por enquanto. Viajei e a viatura ficou em casa.. no tópico que eu vou abrir do passo a passo eu coloco outras!

Abraço!

Ficou ótimo o arranjo.
Como ficou o desempenho?

Hercílio, ficou excelente! Do jeito que queria, parecendo original no dia-a-dia e andando forte na estrada.

Não está com muita pressão e a bomba está original.

Na cidade, onde nunca me fez falta potência, ela só enche se eu cutucar o pé, porém na estrada, a 80-100km/h ela fica com 0,4bar e só de desencostar o pé a pressão zera.

Subindo aqui a nossa querida BR-262, um trecho de 30km de serra, onde antes eu penava pra subir de 3ª com giro alto a 55km/h ou 4ª fumaçando preto pra subir a 60km/h, subi de 4ª com pé leve, sem fumaça a 80km/h, enchendo cerca de 0,6 bar. A temperatura saiu dos 80º e chegou aos 88/90º, porém só de pegar um pequeno trecho reto, já abaixa.

Mas tinha muita folga pra pisar... dá pra sentir que o carro tem potência pra despejar ainda.

Não consegui ainda medir consumo, pois minha bóia.. kkk enfim, acredito que esteja igual ou melhor do que antes. Fazia cerca de 9,5 na cidade e até 10,5 viajando.

Abraços!