Ver Versão Completa : 14B TURBO - Informações, Dicas, Impressões
Elmer_Jeep
26/11/2012, 19:35
O que é EGT?
rsrsrs (sou meio ingui, ainda...)
Google is your friend
rodrigo,
começo a achar que este coletor da foto é a melhor opção,tendo em vista que nao existe nada pronto no momento disponivel no mercado.
quem tem um 14b turbinado,meus parabens,ta mais raro do que a bandeirante serie sport.
ainda a procura do coletor.
engraçao que quando ligo nas casas de peças,especializadas em toyota da regiao,ninguem sabe nada sobre este bendito coletor,
a procura continua quem sabe apareçe alguma novidade efetiva esta semana.
caso contrario vamos ter que pedir pro rodrigo o fornecedor daquele coletor monstrinho.
mecamaniaco
27/11/2012, 09:37
rodrigo,
começo a achar que este coletor da foto é a melhor opção,tendo em vista que nao existe nada pronto no momento disponivel no mercado.
quem tem um 14b turbinado,meus parabens,ta mais raro do que a bandeirante serie sport.
ainda a procura do coletor.
engraçao que quando ligo nas casas de peças,especializadas em toyota da regiao,ninguem sabe nada sobre este bendito coletor,
a procura continua quem sabe apareçe alguma novidade efetiva esta semana.
caso contrario vamos ter que pedir pro rodrigo o fornecedor daquele coletor monstrinho.
Vai a uma loja de escapamento q tenha dobrador de canos e mande fazer do zero se for o caso, ou tenta importar da Austrália ou algo assim....Compatibility v. Availability 13 BT v. 14 BT or 15 BT - Page 3 (http://forum.ih8mud.com/diesel-tech-24-volts-systems/229753-compatibility-v-availability-13-bt-v-14-bt-15-bt-3.html) esse link tem fotos bem bacanas do 15 BT
mecamaniaco
27/11/2012, 09:41
O que é EGT?
É basicamente um termômetro q vai na saída dos gases do motor, serve para vc monitorar a temperatura de queima do combustível, e assim evitar superaquecimento e/ou quebra do motor!
Se vc buscar no Youtube por "mecamaniaco" verá alguns vídeos da minha band com esse tal termômetro, vale a pena colocar em veículos diesel!
jipeirodesdepequeno
28/11/2012, 18:36
Pessoal
Alguem sabe ou trabalha numa empresa de fundição ou que faça moldes?
tenho um coletor do 14b pra turbo, gostaria de fazer mais inclusive pro pessoal aqui do forum, pq pelo que vi ta dificil de encontrar, pelo que andei pesquisando teria que achar uma empresa que fizesse o molde, pra depois fundir quantas peças quiser em ferro fundido... o problema é que em um orçamento que fiz, o preço ficou absurdo pra fazer o molde, da quase pra comprar um willys.....
[]'s
jeperirodesde pequeno,to tentando negociar com a maxxcooler de goiania,eles tem 1 kit para turbinar,
mas por enquanto a referencia que tenho nao é boa,mas as fotos que recebi deles estao lindas,quase igual a sua.
estao me pedindo para pagar a adiantado,para eles me enviarem o kit,
entao preciso d uma referencia da maxcooler,alguem de goiania poderia dar aval.?????
pessoal,sem referencia da maxcooler,e sem opçao de compra de kit ou coletor.
a solução:
comprei hoje kit via mxcooler por 1.350,00 que sera entregue daqui uns dias,e vem faltando 01 mangueira do filtro,nao sei qual é,mas segundo eles esta em falta no momento.
quando chegar informo a relaçã das peças que veio.ok
falta agora a turbina????????e agora qual turbina ideal.?????
João Eduardo
30/11/2012, 16:07
Felix,
A minha Band tem o intercooler da Maxcooler. Quando eu comprei a "Bandida", já veio com o Turbo instalado, portanto, não sei se o dono comprou o Kit completo ou em partes. Imagino que ele tenha comprado o Kit completo pois ele residia perto de Goiânia.
Outro dia resolvi mexer na instalação do Intercooler pois uma mangueira atrapalhava tirar o elemento filtrante da Caixa de Ar.
Percebi que o Interccoler foi instalado de cabeça para baixo, apesar disto, a meu ver, não afetar o desempenho. Estudando o caso, verifiquei que o Intercooler vem com o diâmetro da "boca" da entrada menor que o da saída, no entanto, para coincidir as medidas da saída do turbo com a entrada do Interccoler, o mecânico o instalou(intercooler) de cabeça para baixo.
Refiz toda a instalação, utilizando joelhos e tubos de alumínio, luvas de silicone a ficou muito boa a instalação. Com isso, posso limpar o filtro de ar sem muito trabalho.
Bem, minha próxima intervenção será para aumentar a pressão da turbina, que não passa de 0,6Kg nem a pau.
Outro detalhe, vi que está faltando uma porca de aperto no coletor, ainda não tentei mas acho dificil conseguir colocá-la. Acredito que seja uma falha de projeto, naturalmente de quem fabricou o coletor, que mais uma vez não posso afirma se foi a Maxcooler.
Abç
pessoal,sem referencia da maxcooler,e sem opçao de compra de kit ou coletor.
a solução:
comprei hoje kit via mxcooler por 1.350,00 que sera entregue daqui uns dias,e vem faltando 01 mangueira do filtro,nao sei qual é,mas segundo eles esta em falta no momento.
quando chegar informo a relaçã das peças que veio.ok
falta agora a turbina????????e agora qual turbina ideal.?????
Elmer_Jeep
30/11/2012, 16:23
Outro detalhe, vi que está faltando uma porca de aperto no coletor, ainda não tentei mas acho dificil conseguir colocá-la. Acredito que seja uma falha de projeto, naturalmente de quem fabricou o coletor, que mais uma vez não posso afirma se foi a Maxcooler.
Abç
Deve ser o mesmo problema que detectei aqui num kit maxcooler q montei, ou seja, falha de projeto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=107223&d=1200492378
[]'s
jipeirodesdepequeno
30/11/2012, 17:18
jeperirodesde pequeno,to tentando negociar com a maxxcooler de goiania,eles tem 1 kit para turbinar,
mas por enquanto a referencia que tenho nao é boa,mas as fotos que recebi deles estao lindas,quase igual a sua.
estao me pedindo para pagar a adiantado,para eles me enviarem o kit,
entao preciso d uma referencia da maxcooler,alguem de goiania poderia dar aval.?????
Olha amigo nao sei dizer pois nunca vi um pessoalmente, aqui no forum o pessoal nao falou bem dele, principalemente pelo coletor ter as curvas "mau feita", impossibilitando de colocar a ultima porca, nao sei se esse problema continua
a turbina tem varios que servem, a mais usada é a apl240, apl 388, mas tem outras como a garret t2 que é menor, (enche mais rapido) e é valvulada....
joao eduardo,vleu pela informação,enviei esta foto a maxcooler,vamos aguardar a resposta,
jipeirodesdepqueno,vamos descobrir em breve se o defeito continua ou nao,quando chegar o kit.
posto informação aqui.
elmer,apesar de nao conseguir colocar esta porca,foi possivel a montagem.?ou necessario algum macete.?
quantoa turbina,gostei da garret t2 pela sugestao do amigo jepeirdesdepequeno alguma outra sugestao.?
esperando chegar o kit.
Elmer_Jeep
03/12/2012, 19:19
elmer,apesar de nao conseguir colocar esta porca,foi possivel a montagem.?ou necessario algum macete.?
Tá montado desde 2008 e funcionando ate hj sem problemas
[]'s
João Eduardo
03/12/2012, 20:55
Fotos das instalações do turbo e intercooler, motor 14b.
Antes:383774 Depois: 383775
O que é EGT?
opa essa band do teu avatar é uma 4 portas encurtada? me mande fotos estou com um projeto parecido
eduardotrol@hotmail.com
um abraço
caio fonseca
05/12/2012, 10:48
boas noticias a turbo anhanguera ta com kits a pronta entrega!!! acabei de ligar la, é alguma coisa em torno de 1900 reais.
Wanderson Braga Neves
05/12/2012, 17:02
boas noticias a turbo anhanguera ta com kits a pronta entrega!!! acabei de ligar la, é alguma coisa em torno de 1900 reais.
Caio liguei agora, neste momento para agendar para Janeiro a instalação para minha Band. Disseram que não instalam turbo, o telefone que liguei 011-34887000 estranho isto. telefone direto do site turboanhaguera.com.br (http://www.turboanhaguera.com.br)
terias maiores informações.
att
Wanderson
Walter da Camper
05/12/2012, 18:20
Que eu saiba eles só vendem o kit e não fazem instalação. E esse preço de 1.900 está bom (se incluir a turbina).
A instalação qualquer mecânico de boa vontade é capaz de fazer sem problemas.
a turbo anhanguera ficou de me ligar quando o kit turbo para 14b estiver disponivel,ate o momento nao recebi ligação deles.
mas de qualquer forma ja comprei o da maxcooler,e enviei a foto que esta neste topico para avaliação e possivel correção,ficaram de dar um retorno para esta semana.
amanha vou entrar em contato com eles
pelo jeito estamos na mao de 02 fornecedores,e pior nao enchergam os donos de bandeirante como clientes,
me sinto como se estivesse pedindo favor a turbo anhanguera e a max cooler para me venderem um kit turbo,
pelo preço do produto deveriam tratar a gente bem melhor,
fico pensando se algum dia eu precisar de 01 parafuso destas duas empresas,ai vao pisar no meu pescoço.
dalmo cruz torres
06/12/2012, 10:41
Será que alguma das duas empresas tem os canos de óleo da turbina pronto?
Elmer_Jeep
06/12/2012, 10:59
Será que alguma das duas empresas tem os canos de óleo da turbina pronto?
Não sei se vendem separado mas nos kits só vem com a tubulação de entrada(pressão de óleo), o da MaxCooler é tubo rígido e vem com um adaptador pra montar junto com o bulbo de óleo(bem mal projetado) , o da anhanguera é flexível em aeroquip pra ser montado na galeria de lubrificação bem próximo da frente do motor.
[]'s
dalmo cruz torres
06/12/2012, 11:29
Elmer, deixa eu aproveitar um pouco do seu conhecimento. Minha questão é a seguinte, eu fui comprando aos poucos as peças da turbina do meu jipe. Já tenho o coletor, a turbina(uma K16 que sai nos motores mercedes).
Falta o intercooler, as mangueiras de óleo e a tubulação.
Eu uso o jipe diariamente, é meu único carro. Então, tenho que juntar o máximo possível de peças para que a parada dele na oficina seja a menor possível.
Eu ainda não sei de onde tirar o óleo para lubrificar a turbina. Não sei se preciso colocar um silencioso(nem qual). Aqui em Poços tem uma oficuna de preparação que dobra tubos para escape. Então já tenho onde fazer isso(apesar de muito caro). Mas não consegui fazer o flexível de óleo da turbina, e também não sei como fazer o retorno do óleo para o motor. Vc poderia me dar mais informações sobre isso?
dalmo cruz torres
06/12/2012, 11:30
Ia esquecendo, não estou conseguindo falar na Vito radiadores, onde tem o intercooler com preço melhor, alguém tem o tel de lá?
Elmer_Jeep
06/12/2012, 12:16
...
Eu ainda não sei de onde tirar o óleo para lubrificar a turbina. Não sei se preciso colocar um silencioso(nem qual). Aqui em Poços tem uma oficuna de preparação que dobra tubos para escape. Então já tenho onde fazer isso(apesar de muito caro). Mas não consegui fazer o flexível de óleo da turbina, e também não sei como fazer o retorno do óleo para o motor. Vc poderia me dar mais informações sobre isso?
Cara, estou meio ocupado no momento mas vou tentar te explicar sem fotos.
A pressão de óleo como falei acima tem que vir da galeria de lubrificação, um duto onde fica localizado o bulbo de óleo, logo após o bulbo(em direção a frente do motor) tem um pequeno bujão e ali pode ser conectado ao aeroquip(ou tubulação)de pressão que é montada na parte superior do centro da turbina.
Já pro retorno tem duas opções, começando pela turbina pois dependendo do modelo vai ter que fazer a conexão de saída ou apenas enroscar um nipple caso tenha rosca na parte inferior do centro da turbina.
Outro detalhe é na parte do motor, o método convencional é retirar o carter, furar a lateral e soldar um cano em forma de L e conectar uma mangueira com 1/2" de diametro.
Esqueci de comentar acima que no kit da anhanguera vem um tampão em aluminio pra ser instalado na lateral do bloco e este tem um nipple recebe a mangueira que vem do corpo da turbina. Sem necessidade de desmontar nada no motor, apenas retirar um dos selos do bloco pra encaixar esse tampão.
[]'s
dalmo cruz torres
06/12/2012, 13:38
Elmer, eu ví mesmo esse sistema onde o retorno é no selo do bloco. Qual dos dois sistemas vc acha melhor? E o aeroquip, para qual pressão tem que ser?
Elmer_Jeep
06/12/2012, 16:49
Elmer, eu ví mesmo esse sistema onde o retorno é no selo do bloco. Qual dos dois sistemas vc acha melhor? E o aeroquip, para qual pressão tem que ser?
Com o tampão no lugar do selo ficou melhor, mais limpo o visual e mais facil de instalar.
Sobre o aeroquip não sei te responder se tem níveis de resistência da pressão como nas mangueiras emborrachadas.
[]'s
Tenho um manômetro instalado na tomada de óleo e a pressão com o motor frio chega a 5Kg, então um aeroquip que aguenta até 10kg, tá de bom tamanho.
Dalmo teu motor é 14B ? Se for posto as fotos da instalação. Vendo fica facim. Dá para fazer em casa. aí e só regular a BI e fazer um escapamento de 2,5" só com um abafador turbão. Depois disso, vc vai arrumar desculpa para pegar a estrada toda hora hehehehe. a band fica o bixo. Não tem ( nem poderia ) a final de um carro de passeio mas nas retomadas e subidas empurra os carros de plástico sem necessidade de ficar reduzindo.
Abs
Fabiano
mecamaniaco
07/12/2012, 11:55
Tenho um manômetro instalado na tomada de óleo e a pressão com o motor frio chega a 5Kg, então um aeroquip que aguenta até 10kg, tá de bom tamanho.
Dalmo teu motor é 14B ? Se for posto as fotos da instalação. Vendo fica facim. Dá para fazer em casa. aí e só regular a BI e fazer um escapamento de 2,5" só com um abafador turbão. Depois disso, vc vai arrumar desculpa para pegar a estrada toda hora hehehehe. a band fica o bixo. Não tem ( nem poderia ) a final de um carro de passeio mas nas retomadas e subidas empurra os carros de plástico sem necessidade de ficar reduzindo.
Abs
Fabiano
De fato, eu montei o meu usando como base as fotos da instalação do Dimasi !!!
dalmo cruz torres
07/12/2012, 12:57
Dimasi, manda as fotos pra mim então. O Meu jipe é com motor 14b.
Eu estou fazendo uma lista das peças que preciso para colocar o turbo, pois isso estou esmiuçando tanto a questão. Se eu começar a instalar o turbo e ter que parar por falta de alguma pecinha eu vou ficar a pé por alguns dias, pois muitas vezes não tem peça aqui em Poços.
As fotos. Na tomada de óleo tem um T que envia tb para o manômetro. No retorno tá merejando óleo e vou ter que abrir para trocar o O ring que tem lá.
384425384426384427384428384429
dimasi,
estes 02 tubos que estao conectados a turbina,onde encontro.?
para que serve esta manta que esta envolvendo a turbina,onde compro.?
dalmo,to na mesma situação sua,alias se vc for comprar o escapamento,poderia pedir para fazer 02,quem sabe conseguimos um desconto,eu retiro ai na cidade,to em sao paulo/pertinho.ok
recebi hoje o kit da maxxcooler,mas ach que esta faltando alguma coisa alem da turbina,
segue foto para analize dos graduados em 14b turbo,por favor fiquem a vontade para informar o que esta faltando.
caramba,nao to conseguindo anexar a foto,
dimasi,como faço para anexa foto...qual caminho,???
384935,consegui anexar a foto,dimasi,que turbina é esta que vc usa.?
Eu utilizo uma APL 240 .36/ .42. É uma turbina pequena, geralmente utilizada nas hilux 2.8. Tem a vantagem de encher rápido, sem lag. Vai rapidinho para 1,2Kg Por outro lado, segura em alta. Normalmente a configuração utilizada é .42 / .48 ou .50 Essa capa e a fita termotape, vende no ML ou lojas de tunnig e tem a finalidade de diminuir o calor no cofre do motor e manter o gase de escape quente ( - denso )facilitando a exaustão. Esse Kit é um pouco diferente do da Anhanguera. O flange do coletor fica p/ o lado e acho que o retorno do óleo é para o carter, já que não ví a peça que encaixa no selo.
Abs
marcvale
11/12/2012, 21:05
Olá, Felix.
Olhando a foto postada, não dá prá ter uma visão clara sobre aqueles ajustes no coletor, que vc solicitou ao pessoal da Maxxcooler. E então, tais ajustes foram efetuados?
dimasi,
os tubos que estao conectados na turbina,onde acho para comprar.?
qual relogio utilizou/onde instalou,digo qual local na parte interna ficou bom.?
procurando a turbina.
marcvale,a band esta no salao de beleza,to juntando os pedacos para quando ela sair montar o quebra-cabeça,
ai te falo se o coletor da max cooler é bom ou nao.acho que monto em janeiro.
tem band que vai para a funilaria outras para o salao de beleza,rsrs
Os tubos de metal vc manda fazer em local que trabalha com isso. Se quiser uma coisa chic faz de inox hehehehe. Os flexíveis vc encontra em lojas de tuning que trabalham com turbo. Na parte da descarga da turbina é bom utilizar mangueiras de silicone e abraçadeira de tucho em inox. Os relógio são da Cronomac e foram instalados em cima do sobrepainel.
mecamaniaco
28/12/2012, 14:28
Pessoal, olhem esse link de um anúncio do 14BT.... Nunca tinha visto fotos tão boas desse motor!
TOYOTA DYNA 14B-T ENGINE - Slacks Creek - QLD - $ 5,500 (http://www.tradingpost.com.au/Automotive/Wheels-Tyres-Parts-Accessories/Engines-Transmissions/AdNumber=AD004747955)
387182 387183
Legal. Seria bom conseguir importar esse Kit. Esse motor mesmo lá é carinho !
Walter da Camper
28/12/2012, 21:31
Interessante é observar que ele não tem intercooler.
junior888
29/12/2012, 00:30
alguem sabe qual a turbina original desse motor? ou as medidas dos caracóis...
A turbina é a CT26, tb usada em automóveis da Toyota como o Supra. As medidas eu n sei.
jipeirodesdepequeno
29/12/2012, 10:23
alguem sabe qual a turbina original desse motor? ou as medidas dos caracóis...
A turbina é a CT26, tb usada em automóveis da Toyota como o Supra. As medidas eu n sei.
Kinugawa Turbocharger TOYOTA DYNA 13BT 3.4L / 14BT 3.7L CT26 Diesel 17201-58020 (http://shopping.kinugawaturbo.com/kinugawaturbochargertoyotadyna13bt34l14bt37lct26di esel17201-58020upgrade60-1wheel-1.aspx)
ser que não é essa?
[]'s
mecamaniaco
29/12/2012, 18:54
Kinugawa Turbocharger TOYOTA DYNA 13BT 3.4L / 14BT 3.7L CT26 Diesel 17201-58020 (http://shopping.kinugawaturbo.com/kinugawaturbochargertoyotadyna13bt34l14bt37lct26di esel17201-58020upgrade60-1wheel-1.aspx)
ser que não é essa?
[]'s
A turbina parece ser essa mesma, o legal é ver que a pressão mínima de configuração da válvula é de 1Kg e máxima de 1,5Kg... Assim ao menos eu sei que o 1.6Kg que uso na minha não é nenhum exagero! :twisted:
Como de costume, fora do Brasil o pessoal usa as medidas úteis na hora de falar sobre as configurações da turbina, por isso não colocaram nada sobre as medidas do caracol, e sim dos rotores!!!
mecamaniaco
29/12/2012, 19:00
Legal. Seria bom conseguir importar esse Kit. Esse motor mesmo lá é carinho !
Pois eh, com certeza isso é "apenas" um kit, veja que o bloco é exatamente o mesmo que o do 14B (sem turbo) vendido aqui.... Em fóruns gringos o pessoal diz que a parte interna é exatamente a mesma, muda só os acessórios externos da turbina!
Esse motor é realmente muito bom, não há oq reclamar dele, mesmo aspirado ele tem muita força. Quando turbinado o único medo de quebra é da caixa de câmbio! :euforico:
Nelson Calderari Sobrinho
10/01/2013, 16:29
Essa turbina dá blz no 14b?
Turbina Holset Hx35 Usada Mais Barata Do Ml - R$ 50,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457764693-turbina-holset-hx35-usada-mais-barata-do-ml-_JM)
Fe_jipeiro
10/01/2013, 16:34
Nelson,
De acordo com o vendedor, as medidas sao: rotor 54, eixo 60 ou 64, caixa fria 70 caixa quente 58.
Eu acho q vai ficar muito grande no 14B na preparação básica ... teria que mudar injetor e msm assim, ficaria com pegada mais em alta.
Abs ...
rcandiago
10/01/2013, 19:04
Pessoal
Uma curiosidade: pesquisando no alibaba (vende peças chinesas), vi que existem duas opções de pistões para o 14b: para o aspirado e para o turbo. Assim como nos motores mercedez, o pistão turbo tem algumas diferenças em relação ao original. Gostaria muito tambem de saber se o comendo é o mesmo, por teoria não faria sentido, mas sigo pesquisando. Mas fico com a impressão que é o mesmo com o 364 mercedez: é o mesmo motor, mas internamente existem diferenças sim entre o aspirado e o turbo. São meus 10 centavos...
Abs, Rafael
Walter da Camper
10/01/2013, 20:56
Há uns tempos quando estava fazendo um pesquisa na net sobre o 14B descobri que, alem do caminhão Toyota Dyna, ele também foi utilizado no caminhão Dahiatsu Delta e em ambos existiram diversas versões aspirado e turbo. Portanto, pode ser que realmente existam configurações específicas quanto aos compontes internos.
RODRIGO VAZ
10/01/2013, 23:48
pessoal, minha bandeirante quando comprei ja tinha sido turbinada e intercoolada. O kit foi usado do turbo anhanguera, com intercooler grande feito sob medida. Acontece que não estou tendo o rendimento esperado pra um 14b turbo (ja tive outro), o carro em subidas acho muito fraco..... Subida muito longa só em segunda marcha, levei numa oficina especializada aqui em porto alegre, foi feito recondicionamento da turbina apl 388 42x48, ai fui informado que o rotor tava detonado, como se tivesse entrado algo duro pelo snorkel.... Agora com o turbo novo sem folga tudo ok o relógio não passa de 300g, na verdade ele só bate os 300g quando tira o pé do acelerador de repente (fecha borboleta da admissao e da pressão), na outra bandeirante que tinhamos subiamos a serra em quinta marcha, uma acelerada qualquer ja tava batendo 1kg.... Hoje experimentei dar 1/2 no débito da bomba injetora... Melhorou um pouco mas parece que continua sem força....mesmo sendo carcaça 42x48 to achando muito grande... Onde vocês acham que pode estar o problema?
Na foto abaixo é o teste que fiz ligando sem o intercooler...
[]'s
vc não usa filtro de ar?
Instalei o kit turbo + intercooler e to me batento para colocar o filtro de ar e o snorkel.
Fe_jipeiro
11/01/2013, 08:47
Pessoal, minha bandeirante quando comprei ja tinha sido turbinada e intercoolada. O kit foi usado do turbo anhanguera, com intercooler grande feito sob medida. Acontece que não estou tendo o rendimento esperado pra um 14b turbo (ja tive outro), o carro em subidas acho muito fraco..... subida muito longa só em segunda marcha, levei numa oficina especializada aqui em porto alegre, foi feito recondicionamento da turbina APL 388 42x48, ai fui informado que o rotor tava detonado, como se tivesse entrado algo duro pelo snorkel.... agora com o turbo novo sem folga tudo ok o relógio não passa de 300g, na verdade ele só bate os 300g quando tira o pé do acelerador de repente (fecha borboleta da admissao e da pressão), na outra bandeirante que tinhamos subiamos a serra em quinta marcha, uma acelerada qualquer ja tava batendo 1kg.... hoje experimentei dar 1/2 no débito da bomba injetora... melhorou um pouco mas parece que continua sem força....mesmo sendo carcaça 42x48 to achando muito grande... onde vocês acham que pode estar o problema?
na foto abaixo é o teste que fiz ligando sem o intercooler...
[]'s
Jipeiro,
Resolveu seu problema?!
Vc sabe qual configuração de eixo e rotor da turbina?! Pois na realidade, é isso que importa...
Absss
João Eduardo
11/01/2013, 13:49
vc não usa filtro de ar?
Instalei o kit turbo + intercooler e to me batento para colocar o filtro de ar e o snorkel.
Rodrigo,
Como ajuda, em 03/12 coloquei duas fotos neste mesmo post, onde mostro a instalação anterior e a atual, do sistema do Intercooler.
O motivo deu fazer esta modificação foi para facilitar a retirada do elemento filtrante, pois este só saía se retirasse o filtro por completo.
Minha Band tem motor 14B, interccoler, ar condicionado, DH, turvo, Snorkel e está ganhando ar comprimido. Instalei o compressor(do Landau) junto ao motor e foi a conta. Na verdade, quando abro o capô dá tristeza, não tenho lugar para mais nada.
Abç
joao eduardo,
esta ligação da turbina para o filtro de ar,voce teria como me fornecer quem fez,to precisando de algo identico.
o kit da max cooler=comprei o kit para instalar a turbina e esta peça que esta em cima do motor,escrito maxcooler nao foi enviada em contato com o fabricante o mesmo me falou que faz parte do kit do intercooler,que nao pretendo instalar.
o que quero mesmo sao estas ligaçoes da turbina para o filtro de ar,entendeu.
ate mais.
João Eduardo
12/01/2013, 04:41
joao eduardo,
esta ligação da turbina para o filtro de ar,voce teria como me fornecer quem fez,to precisando de algo identico.
o kit da max cooler=comprei o kit para instalar a turbina e esta peça que esta em cima do motor,escrito maxcooler nao foi enviada em contato com o fabricante o mesmo me falou que faz parte do kit do intercooler,que nao pretendo instalar.
o que quero mesmo sao estas ligaçoes da turbina para o filtro de ar,entendeu.
ate mais.
Esta peça mandei fazê-la. Comprei um tubo com 1m de alumínio, diâmetro 21/2" e as seguintes peças na SPA TURBO(São Paulo):
Tubo de pressurização (TP5004) - R$ 33.00
Tubo de pressurização (TP5203) - R$ 38.00
Depois mandei soldá-las. As mangueiras de pressurização também comprei lá.
Detalhe: Se reparar, aquele primeiro cotovelo 90° que sai do filtro de Ar foi fabricado, com o tubo de 21/2", pois, foi com ele que posicionei a caixa do filtro.
Também deu trabalho achar aqueles ângulos entre as conexões, ao soldá-las.
Abç
joao eduardo,
o tubo de 21/2,qual tamanho dele,vou ver se acho de inox ou aluminio.
vou visitar a spa turbo.
ja ajudou bastante,valeu
poderia me enviar uma foto do relogio de pressao do turbo,
alguem sabe se no painel teria ligar discreto para furar e encaixar o relogio.?
alguem de sao paulo teria indicação de onde fazer o escapamento,sem levar a band,tipo quero comprar o escapamento pronto e trazer para montar quando da montagem da turbina.
quero juntar o maximo de peças/componentes possiveis antes de levar para montar
a montagem deve ocorrer numa rede autorizada bosh ai ja monta regula a bomba/bico/ajusta o que tiver fazer.
tudo se possivel em 01 dia.
RODRIGO VAZ
28/01/2013, 23:13
Rodrigo,
Como ajuda, em 03/12 coloquei duas fotos neste mesmo post, onde mostro a instalação anterior e a atual, do sistema do Intercooler.
O motivo deu fazer esta modificação foi para facilitar a retirada do elemento filtrante, pois este só saía se retirasse o filtro por completo.
Minha Band tem motor 14B, interccoler, ar condicionado, DH, turvo, Snorkel e está ganhando ar comprimido. Instalei o compressor(do Landau) junto ao motor e foi a conta. Na verdade, quando abro o capô dá tristeza, não tenho lugar para mais nada.
Abç
valeu pela dica, desculpe a demora para agradecer, é que estava participando no transparaná, a unica band a competir.
fiz um suporte meio improvisado pq precisava viajar, mas vou ter que arrumar melhor. valeu.
band saiu do salao de beleza,
indo pra mecanica instalar o turbo.
quanto ao kit da max cooler,é um lixo segundo o mecanico,o coletor veio sujo com restos de solda por dentro,tipo uns pingos/respingos de solda.
solução enviar a peça para limpeza com jato de areia.
o cano que mandaram para ligar a turbina ao escapamento a furação nao bate,veio com 04 furos fora de centro,nao da encaixe.
solução tentar refazer a furação e encher os 04 furos que foram feitos indevidamente,
ou fazer outro cano onde vao mandar fazer o escapamento.
falei com o pessoal da max cooler e falaram que mandam para todo o brasil este kit e que nao existe reclamaçao de ninguem ate o momento iriam verificar logo estou deduzindo que nao podem fazer nada.
opniao pessoal,
esta bem complicado turbinar o 14b,parece que to montando uma coisa de outro mundo,ficar ajstando peças,limpando/furando nao estava nos planos.
espero valer a pena todo este trabalho.
espero que apareça no mercado algum kit de boa qualidade para animar o pessoal a turbinar o 14b,porque com os 02 fornecedores disponivei no mercado,estamos numa roubada danada.
daqui uns dias novas noticias,e espero que sejam boas.
jipeirodesdepequeno
08/03/2013, 22:46
Jipeiro,
Resolveu seu problema?!
Vc sabe qual configuração de eixo e rotor da turbina?! Pois na realidade, é isso que importa...
Absss
Agora que vi sua mensagem
Levei numa oficina que prepara caminhão de arrancada (chegam a usar 2.8kg nos MB), foi feita limpeza de bico, calibragem, mais uns etalhes na bomba e ela ficou mais esperta, mas nada muito surpreendente, ja tive um 14b com turbo e intercooler da s10 (acho que era T2), dizem que fica estrangulada mas digo, nunca vi uma caminhonete diesel igual, enchia 0,8 só na ré, andando na rua dava uma leve acelerada e era um coice de tão forte.... então essa APL 388 (internamente igual a APL 240, o que muda é a carcaça externa) não é a ideal pro 14b, é grande de mais...
Fe_jipeiro
09/03/2013, 07:53
Jipeiro...
com certeza os MBs sao valentes, pois ja rodei com essa pressao na minha.
Sobre a config de turbina a apl 240 eh diferente da 388 na questao de rotor e compressor. 49,5mm x 42mm contra 49,5mm x 47 da apl 388. A medida da caixa fria eh a mesma (.42) e a quente, pode se .48 / .63. Sendo o ideal para a band .48. De qq maneira era para passar de 0,8kg.
Sobre turbina T2, ela eh muito pequena, trabalhando sempre com pressao mais elevada, gerando falsa impressao de desempenho, pois o volume de ar nao eh suficiente. Tenho essa turbina na minha SW4 e assim q ela for pro saco, vou usar uma maior, tipo a K16.
Abs
pessoal,
na instalaçao da turbina uma mangueira que liga turbina ao reservatorio de oleo,escapou????
a abraçadeira nao foi bem apertada pelo mecanico,durante a primeira viagem quando estava na casa dos 100km/h,
houvi um barrulho tipo pneu estourando notei a pressao de oleo indo a zero e parei a viatura de imediato no acostamento.
vazou todo o oleo....
apos conectar a manguera,completar o oleo,liguei a viatura,fcou trepidando um pouco,tipo falhando,apos uns 2 minutos assim,dei uma pequena acelerada e surgiu um barulho igual a quando se esta estourando pipoca,no inicio do processo,desliguei e viatura e voltei no guincho.
agora esta no mecanico.
o que pode ter acontecido/danificado,neste intervalo que ficou sem oleo lubrificante.?????????
alguem ja passou por experiencia semelhante???
Fe_jipeiro
01/04/2013, 20:04
Felix,
ja aconteceu isso comigo,mas devido mangueira cortada.
Rodei bastante com meu 364 e nada aconteceu, gracas a deus. Nao tinha meio litro no mptor, mas essa qtde foi suficiente para ficar com um pouco de pressao, por isso q nao percebi na hora.
abs e tomara q nao seja nada grave.
mecamaniaco
02/04/2013, 08:03
Felix, pode ter acontecido uma infinidade de coisas, oq não ficou claro para mim foi quanto a qual mangueira estourou.... Isso prq a mangueira de pressão de óleo, que leva óleo para a turbina, não deve em hipótese alguma ser presa com abraçadeiras!
Funcionar o motor sem óleo causa inúmeros prejuízos ao motor, todos irreversíveis e acumulativos... Não quero ser trágico ou desanimador, mas na melhor das hipóteses vc terá q trocar as bronzinas, anéis e brunir!!! Qualquer coisa diferente, em minha opinião, é fazer serviço pela metade!
mecamaniaco,
a mangueira que escapou/soltou a abraçadeira é aquela que liga a turbina ao carter,pelo que entendi a mesma funciona como um retorno do oleo,mas como folgou a abraçadeira,jogou todo o oleo para baixo da viatura,parece que foi lavada com oleo de motor,ta tudo melado por baixo,tem oleo ate por cima do tanque de combustivel.
a mangueira que liga a turbina a bomba de oleo esta em ordem,
acabei de chegar da oficina,vao mecher depois do almoço.
ainda nao tenho ideia das avarias,ligaram e foi a mesma coisa,em marcha lenta,nada de barulho,mas o motor esta falhando/trepidando parece um MB fora de ponto,depois quando acelera um pouco da uns estouros,??????
grato pela atenção,
se alguem tiver mais alguma sugestao manda ai,
ate mais
Walter da Camper
02/04/2013, 13:05
Felix, acho melhor verificar se não aconteceu algum outro problema além de escapar a mangueira do retorno, pois há algumas coisas estranhas em seu relato.
A pressão não é tão grande nessa mangueira, por isso o óleo não deveria vazar tão rápido e nem fazer barulho de estouro (coisa que normalmente acontece quando escapa a mangueira de ar da admissão).
Também não deveria haver queda imediata na pressão do óleo, já que se trata de retorno para o carter e a pressão da bomba fica retida antes do mancal da turbina.
Considerando que os kits turbo do 14B ligam o retorno a um selo em parte relativamente alta do bloco, não era para vazar rapidamente o óleo do carter, a menos que o instalador tenha ligado o retorno soldando um caninho na parte baixa do carter, como se fazia antigamente para turbinar caminhonetes antigas.
Para haver danos no motor por falta de óleo, é possível que o óleo já tenha vazado bem antes do tal estouro.
Faça uma boa investigação antes de aceitar o diagnóstico do mecânico.
mecamaniaco
02/04/2013, 13:21
Felix, é exatamente isso que o Walter falou, essa mangueira não deveria ter pressão nenhuma, só conduzir o óleo que passou pela turbina de volta ao cárter!
É provável que você tenha rodado sem óleo por algum tempo, um jeito fácil de saber é olhar o eixo traseiro em busca de óleo espirrado, se você parou a viatura pouco depois de ouvir o "estouro da mangueira" o eixo deverá estar seco, se estiver cheio de óleo é prq vc andou com ela jorrando óleo até ficar sem!
O barulho de pipoca estourando pode ser o da biela quebrada se debatendo pelo bloco do motor, oq pode ter ocorrido por N motivos, entre eles excesso de pressão, falta de óleo, fadiga do material e qualidade do material caso o motor já tenha sido mexido antes! Se foi mesmo a biela, oq é bastante provável pelo barulho, dificilmente seu cárter estará íntegro, é bastante provável que o óleo escorrido tenha saído por uma trinca ou até mesmo uma quebra do bloco!
Enfim, nenhuma das opções citadas é boa, mas poderão te ajudar na hora de arrumar a viatura!
Fe_jipeiro
02/04/2013, 14:17
Walter / Bruno,
O Retorno da turbina, tb tem pressão ... Como disse, já passei por isso, porém 2 vezes ... as duas vezes, mangueira cortada, agora dei a solução para o meu caso.
A primeira vez, só percebi qdo parei o carro, conforme relatei. Já na segunda, estava andando com o braço meio pra fora e respingou, oleo na minha camisa ... em primeiro momento, meio q xinguei, mas ai na hora ja encostei e lembrei da primeira vez q estourou a mangueira... batata ... o oleo era do retorno da turbina... rsrs
Como a sorte de nao acontecer nada nao bate 3 vezes na msm porta.. ahuhauha... resolvi o problema, colocando uma mangueira mega ultra mais reforçada... q já dura mais de 2 anos, sem problemas.
O correto, é instalar uma cebolinha de óleo, pode ser da f1000 ... assim vai avisar qdo houver falta de óleo, pois nesse caso de mangueira rompida, o oleo vai embora muito rapido e so acusa no manometro, qdo nao há mais uma gota de óleo... rsrs... pois enquanto tiver, a bomba vai gerar pressão nessa gota, marcando no relógio.
Ahh e detalhe ... o corte da mangueira era mais para furo .. rsrsrs .. e vazou muito rápido ... para comprovar, como há pressão.
Abs
Walter da Camper
02/04/2013, 18:21
Fê_jipeiro, não querendo discordar, permita-me dar uma filosofada sobre a questão da pressão na mangueira de retorno:
O lado que vem da turbina recebe o fluxo de óleo que passou pelo mancal, mas o outro lado comunica-se livremente com o carter, que está (ou deveria estar) sob pressão atmosférica, já que tem um respiro que ou está ligado no filtro de ar, ou no snorkel, ou desconectado.
No meu entender, para haver pressão deve haver algum tipo de restrição na extremidade da mangueira. Um fluxo elevado, mesmo sem restrição, pode até gerar alguma pressão, suficiente para vazar uma boa quantidade de óleo, mas nunca para dar um estouro e vazar 8 litros em alguns segundos.
Elmer_Jeep
02/04/2013, 18:34
Um fluxo elevado, mesmo sem restrição, pode até gerar alguma pressão, suficiente para vazar uma boa quantidade de óleo, mas nunca para dar um estouro e vazar 8 litros em alguns segundos.
Se o óleo não retornar pro carter vai derramar tudo pois a conexão de lubrificação da turbina vem direto do duto central onde temos a pressão máxima do sistema.
O barulho e os "estouros" são consequência da falta de lubrificação, é uma sequencia: motor quente, componentes dilatados, atrito e desgaste prematuro de componentes.
Espero que não seja grande o prejuízo mas infelizmente pelo relato só nos leva a crer que danificou bastante coisa.
[]'s
Fe_jipeiro
02/04/2013, 22:30
Walter,
O Elmer escreveu o que eu quis dizer ... O cartér está sem pressão, porém logo após o mancal da turbina, ainda temos pressão e esta, suficiente para vazar óleo quando a mangueira está rompida.
Detalhe, a mangueira não estourou devido pressão, sisplemente cortou/furou !A
Na torcida para não ter sido grande o preju do nosso amigo.
Abs
elmer/valter,como o fe jipeiro falou é iso mesmo que aconteceu,a mangueira de retorno pro carter,
o funcionario que instalou a turbina nao apertou suficientemente a abraçadeira e com a trepidação da estrada foi soltando aos poucos,e justamente no momento de uma ultrapassagem quando estava na casa de uns 110km,ocorreu o incidente.
o serviço de instalação da turbina foi realizado numa autorizada bosh/turbo garret/turbo biaggio,
eles so trabalham com turbina/bomba instalação/manutenção.
voltei de la a pouco o que foi feito ate agora:
abriram a tampa de valvula,na esperança de ter alguma vareta quebrada ou mola,enfim alguma avaria mais simples.
nada foi constatado.
o veiculo esta sendo levado agora para uma oficina mecanica,para abrir o carter e o motor.
final do dia talvez tenho informação precisa do que aconteceu.
um comentario infeliz do tecnico da turbo garret que estava acompanhando a avaliação:
se fosse problemas de falta de oleo o primeiro componente que ia estourar seria a turbina,pois a mesma nao pode trabalhar sem lubrificação,logo se a turbina nao estourou o problema nao foi a falta de oleo causada pela mangueira que soltou,ou seja,o motor ja devia ter algum problema.???????:
sugeri esgotar o oleo do carro dele e dar uma volta a 100km/por hora,adivinha se ele aceitou,saiu andando.
mas fiquei preocupado com este comentario,totalmente desnecessario,
sera que a autorizada vai tentar me repassar o prejuizo.???
final do dia volto com mais novidades.
se tiverem mais sugestoes por favor fiquem a vontade.
grato pela atenção de todos.
Fe_jipeiro
03/04/2013, 10:28
Felix, blza?
Cara, fica esperto, pois esses caras são pilantras ... e com certeza, vão tentar empurrar o preju para vc.
A turbina só danificaria, se rodasse muito sem óleo e em alto giro, pois em baixo giro, o mancal estaria melecado de óleo e não ia prejudicar tanto assim.
Abs,
Elmer_Jeep
03/04/2013, 18:52
Cara, mês passado concluí meu curso técnico em manutenção automotiva e me formo esse ano, estou decepcionado com os comentários desse "técnico", pqp. Veja bem, a turbina recebia óleo e jogava pra fora, então a lubrificação dos mancais estava ok apenas era interrompida APÓS a turbina(não retornando pro carter) portanto o turbo era a última peça do sistema que recebia óleo com pressão e jamais seria a primeira a sofrer desgaste pois todo óleo do motor iria passar por ela até se esgotar.
[]'s
mecamaniaco
04/04/2013, 17:38
Cara, mês passado concluí meu curso técnico em manutenção automotiva e me formo esse ano, estou decepcionado com os comentários desse "técnico", pqp. Veja bem, a turbina recebia óleo e jogava pra fora, então a lubrificação dos mancais estava ok apenas era interrompida APÓS a turbina(não retornando pro carter) portanto o turbo era a última peça do sistema que recebia óleo com pressão e jamais seria a primeira a sofrer desgaste pois todo óleo do motor iria passar por ela até se esgotar.
[]'s
Pois é Elmer, pior que isso está mais comum a cada dia, eu também gosto e entendo de mecânica, mas geralmente me finjo de leigo só para ver qual será a postura do "profissional" a me atender.....
Agora só estou curioso para saber oq constataram na mecânica.......
pessoal,situação é a seguinte:
carter foi aberto,encontrado 01 pedaço de bronzina de uns 5cm.
motor retirado e em fase de desmontagem,segundo informação da oficina,sera necessario enviar o virabrequim,
para retifica e o bloco do motor tambem,
causa do problema:
falta de lubrificação,mesmo parando a viatura de imediato,o tempo entre ir para o acostameno e desligar,foi suficiente para causar o estrago prematuro da bronzina,pois no momento eu estava a uns 100km/h.
localizado uma pequena avaria no coxim do motor,vou aproveitar para trocar,e verificar a embreagem.
alguma coisa mais posso verificar ja que ta tudo desmontado.????????
tirei algumas fotos com o celular mas nao to conseguino descarregar via wireless/not,
a sensaçao de ver o motor sendo desmontado é horrivel,pra falar a verdade quando abriram o carter e vi o pedaço da bronzina e começaram a desmontar o virabrequim,vim embora,coisa muito triste........
semana que vem volto para ver os orçamentos,se alguem tiver ideia dos custos,por favor manda ai pra ver se nao vou ser muito explorado.ou sera que tem algum topico sobre retificando o motor 14b.?ainda nao achei
um bom final de semana a todos.
Fe_jipeiro
05/04/2013, 16:43
felix,
Dá uma conversada com o Edson Ferian ... Ele está retificando o 14B dele ... No grupo toyoteiros do google, ele criou um topico...
Se quiser o fone dele, me avisa em PVT...
Abs
Elmer_Jeep
05/04/2013, 17:06
pessoal,situação é a seguinte:
carter foi aberto,encontrado 01 pedaço de bronzina de uns 5cm.
motor retirado e em fase de desmontagem,segundo informação da oficina,sera necessario enviar o virabrequim,
para retifica e o bloco do motor tambem,
causa do problema:
falta de lubrificação,mesmo parando a viatura de imediato,o tempo entre ir para o acostameno e desligar,foi suficiente para causar o estrago prematuro da bronzina,pois no momento eu estava a uns 100km/h.
localizado uma pequena avaria no coxim do motor,vou aproveitar para trocar,e verificar a embreagem.
alguma coisa mais posso verificar ja que ta tudo desmontado.????????
tirei algumas fotos com o celular mas nao to conseguino descarregar via wireless/not,
a sensaçao de ver o motor sendo desmontado é horrivel,pra falar a verdade quando abriram o carter e vi o pedaço da bronzina e começaram a desmontar o virabrequim,vim embora,coisa muito triste........
semana que vem volto para ver os orçamentos,se alguem tiver ideia dos custos,por favor manda ai pra ver se nao vou ser muito explorado.ou sera que tem algum topico sobre retificando o motor 14b.?ainda nao achei
um bom final de semana a todos.
Meu amigo não fique triste, eu vejo motor abrindo todo dia e fico feliz, heheh.
14B é muito resistente e pode ser reformado/recondicionado numa boa, já fiz vários aqui e meu pai tem um na F75 que já roda desde 2003 e nunca apresentou problemas, ja turbinei alguns também e estão rodando por ai numa boa.
Talvez o desgaste da bronzina não tenha afetado os moentes do virabrequim, depois que verificarem o diametro e se tiver dentro da tolerância apenas um polimento resolve sem necessidade de usinagem.
Peça pra verificar as buchas do eixo comando de válvulas pois é um item importante pra manter a pressão de óleo do sistema, mande verificar se não riscou nenhuma e se o diametro interno está com as medidas corretas.
Espero que a retífica não seja conivente com aquele cara que se diz "técnico", se os caras forem bons vão diagnosticar qualquer problema que tenha sido causado pela falta de lubrificação.
[]'s
pessoal a situaçao é a seguinte:
virabrequim necessitou de polimento/usinagem,do jeito que o elmer falou,voce é bom nisso cara parabens.bloco do motor nao foi necessario,
trocado:aneis,bronzina,pistao,pedi uma relação completa das peças deve sair junto com a viatura semana que vem,pois faltou alguma junta para acabar de fechar o motor,e so foi encontrada na tarde de hoje,na segunda devem fazer alguns testes e liberar o carro ate quarta.
embreagem nao precisou trocar,o mecanico falou que esta acima de meia vida.
a viatura tinha acabado de sair da pintura,la se foi 2 digitos na conta,agora ja tem um paralama riscado,pelo jeito vai sair da oficina e voltar para a pintura de novo,pelo menos uns 500,00 reais para pintura do paralama,vai dar confusao na retirada da oficina.
todo este problema gracas a uma abraçadeira mal apertada.....verifiquem as de voces,espero que ninguem passe por todo este transtorno em turbinar o 14b,ate agora so tive problemas.
a conta da oficina a autorizada bosch/garret vai pagar tudo
semana que vem tem mais novidade......ate mais
retirada a band da oficina,meu custo ficou em 320,00 relativo a troca do coxim do motor,oleo do motor/filtro,oleo do cambio,aditivo do radiador,filtro de ar.
o restante ficou por conta da loja superturbo que instalou a turbina.
garantia de 100milkm ou 6 meses,deve ser o padrao do mercado.
segunda vai pra pintura do paralama que riscaram.
como so peguei transito no trajeto de volta,nem consegui engatar a 4 marcha,ainda nao posso falar como ficou.
final de semana pretendo ir ate a terra da fenajeep para testar a viatura.coisa basica de uns 800km.
duvida:
no trajeto o relogio de pressao de oleo marcava 10 o ponteiro nao se movia,tipo nao ficava oscilando como acontecia antes,antigamente ele ficava oscilando ente 3 e 6.
isso ja é um indicativo de problema ou situação normal,devido ao transito,sem conseguir atingir velocidade,nao consegui passar de 50km.
Ainda bem que tudo se resolveu da melhor maneira. Essa pressão do óleo tá errada, provavelmente alguma fuga na instalação do indicador. Manda ver isso rápido. O normal é ficar entre 6 ( motor frio acelerado ) e 2 ( motor quente em marcha lenta ). Vc pode instalar um manômetro auxiliar mecânico para te dar mais segurança.
Abs
Elmer_Jeep
24/04/2013, 18:43
retirada a band da oficina,meu custo ficou em 320,00 relativo a troca do coxim do motor,oleo do motor/filtro,oleo do cambio,aditivo do radiador,filtro de ar.
o restante ficou por conta da loja superturbo que instalou a turbina.
garantia de 100milkm ou 6 meses,deve ser o padrao do mercado.
segunda vai pra pintura do paralama que riscaram.
como so peguei transito no trajeto de volta,nem consegui engatar a 4 marcha,ainda nao posso falar como ficou.
final de semana pretendo ir ate a terra da fenajeep para testar a viatura.coisa basica de uns 800km.
duvida:
no trajeto o relogio de pressao de oleo marcava 10 o ponteiro nao se movia,tipo nao ficava oscilando como acontecia antes,antigamente ele ficava oscilando ente 3 e 6.
isso ja é um indicativo de problema ou situação normal,devido ao transito,sem conseguir atingir velocidade,nao consegui passar de 50km.
O correto, seria medir a pressão de óleo com um manômetro de teste e depois comparar com o do seu carro.
Um conselho, dê uma lida nessas dicas de amaciamento antes de colocar a viatura na estrada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/7329-como-amaciar-um-motor-4.html#post928152
[]'s
Amadeus_band
25/04/2013, 00:37
Felix isso é simples, montaram o motor e deixaram o fio da "cebolinha" do óleo desligada!
Elmer_Jeep
25/04/2013, 09:40
Felix isso é simples, montaram o motor e deixaram o fio da "cebolinha" do óleo desligada!
Bem lembrado, o fio está "fechando" circuito em alguma parte do motor.
[]'s
amadeus/elmer.
por incrivel que pareça o mecanico que montou o motor,resolveu trocar a cebolinha do oleo,
e colocou um modelo paralelo,novo mas paralelo,resumindo,depois de trocar os relogios do painel,
pois alegaram que a peça era nova e portanto o problema era do relogio/painel.
levei a band num especialista em velocimetro/relogios,constatou que o problema era na cebolinha do oleo,
preço de uma nova aqui na regiao 189,00 original VDO=band agora ta resolvido.
obrigado pela ajuda.
Felix
Espalha uns ramos de arruda na Band. Hehehe.
jipeirodesdepequeno
26/04/2013, 22:48
amadeus/elmer.
por incrivel que pareça o mecanico que montou o motor,resolveu trocar a cebolinha do oleo,
e colocou um modelo paralelo,novo mas paralelo,resumindo,depois de trocar os relogios do painel,
pois alegaram que a peça era nova e portanto o problema era do relogio/painel.
levei a band num especialista em velocimetro/relogios,constatou que o problema era na cebolinha do oleo,
preço de uma nova aqui na regiao 189,00 original VDO=band agora ta resolvido.
obrigado pela ajuda.
Essas cebolinhas são fracas mesmo, estragam facil facil, elas entram em curto e ai nao marca mais... tenho umas 5 estragadas dessas aqui em casa
Elmer_Jeep
27/04/2013, 00:55
Na F75 do meu pai o sensor é da VDO com painel da Band moderna, esse sensor tb é usado na F1000 MWM.
O 14B da F75 ja roda desde 2003 e sempre marcou corretamente a pressão, a picape é de uso diário, ja passou de 300mil rodados.
Também tivemos uma Band 96 comprada 0km e vendemos em 2003 com 400mil KM rodados e nunca tive problema com este tipo de sensor.
Meu primeiro Jeep(com motor 14B) foi montado em 2001 e turbinado em 2007 e roda até hoje com o mesmo sensor marcando pressão perfeitamente.
[]'s
pessoal,
depois de varios imprevistos,band na estrada...elmer li o topico sobre amaciamento e segui a risca,depois fui pra estrada.
na cidade nao notei muita diferença,que a versao anterior mas de fato so utilizava mesmo na estrada.
agora na estrada,ficou muito esperta,facilidade nas ultrapassagens,media de 10km/litro,
consegui desenvolver a velocidade de 110km/h numa boa com o acelerador pela metade e rotaçao entre 2,3..e 2,5rpm
isso na reta.foi a velocidade maxima que desenvolvi fiquei com medo de forçar o motor..
nao tenho intercooler,e nao senti falta,pediram 2mil para instalar,qual grande vantagem deste investimento.?
pergunto:
posso manter uma velocidade de cruzeiro na faixa de 120km/h sem comprometer algum sistema.?
em caso de ultrapassagem/necessidade a band vai ate quanto.?130..140..?
obs:
rodei 1.300km nao baixou oleo/agua no radiador,nada de vazamento aparente.
acho que o serviço ficou bom.
ate mais,
Elmer_Jeep
29/04/2013, 12:21
Eu recomendo andar abaixo de 100km/h nesses primeiros 5mil km se possível sem engatar a 5a pra favorecer o processo de amaciamento.
Outra coisa, qual o intervalo de trocas de óleo q recomendaram ?
[]'s
Felix,
Acho 120 uma velocidade alta para cruzeiro numa Band. Claro que numa pista lisa, sem movimento vc consegue manter 120, 130 tranquilamente. A final vai depender da config da turbina e dos pneus. Com pneus AT altos e não muito largos, vc consegue uns 150 se tocar direitinho.
Obs. Não recomendo andar nessa velocidade hehehehe.
elmer,
andei na casa de 100km/h por cerca de 2hrs,com a 5marcha engatada,nao sabia deste detalhe,
vou tentar nao me empolgar ate os 5milkm.
a instrucao foi trocar oleo e filtro com 5milkm,utilizar oleo turbo br ou similar mas turbo,
voltar na mecanica com 10milkm para verificação de vazamento/troca de oleo/filtros e possiveis ajustes.
dimasi,
a ideia de 120km/h seria num trecho de reta,aqui pela regiao temos pista que permite esta velocidade,
dentro da legislação,
utilizo pneus 215/80r16 ou seja os originais da band curta,
andar a 150km/h nao pretendo muita velocidade para a viatura,so perguntei da velocidade final por curiosidade,
porque parece que tem uma folga grande ainda no pedal de acelerador,ai a curiosidade aperta,rsrs.
ate mais,
Elmer_Jeep
29/04/2013, 18:11
faz essa primeira troca de óleo e filtro logo com 3mil e depois a cada 5mil.
é pro bem do seu motor.
[]'s
Rjblopes
01/05/2013, 15:38
409030409029409028409027 Pessoal sou novo no site, tenho lido muito os comentarios de todos e com esta ajuda vou montando minha Bandeirantes 1995, 14B, freio a disco, ar quente e frio, bloqueio dianteiro 100%, flutuante traseiro etc... como sabemos a lista e interminavel... Gostaria de dividir com os colegas a instalacao do turbo, APL240 com intercooler, mudei o filtro e a bateria de lado como podem ver nas fotos, estou usando pouca pressao 0.8 e o carro e totalmente outro muito alinhado aos comentarios dos colegas. Gastei uns R$4.000 contabilizando tudo, inclusive revisao completa de cabecote e BI, estou muito feliz com o resultado. Rodrigo.
Nunca tinha visto esse arranjo, invertendo bateria e filtro de posição. Interessante e serviço muito bem feito. O vaso expansor do radiador me parece ser da VW. Esse sistema é pressurizado, ao contrario do original. Isso não pode trazer problemas ?
Abs
Rjblopes
01/05/2013, 21:44
Obrigado Dimasi, e verdade e do VW, estamos testando, ate o momento 3 semanas, nao deu problema, temperatura normal, mesmo assim valeu a dica vou ficar mais atento.
QQ coisa faz um furinho na tampa que ele fica como o original. O maior problema é pressurizar um sistema que não é projetado para isso. A tampa do radiador do 14b é para 13 lbs. Se a pressão desse vaso de expansão for maior que isso pode dar problema.
jipeirodesdepequeno
01/05/2013, 23:11
Nunca tinha visto esse arranjo, invertendo bateria e filtro de posição. Interessante e serviço muito bem feito. O vaso expansor do radiador me parece ser da VW. Esse sistema é pressurizado, ao contrario do original. Isso não pode trazer problemas ?
Abs
Eu tinha uma band com esse sistema, funciona muito bem, veja na foto o 14b tdi com o vaso expansor, a turbina se não me engano era uma T2, intercooler da s10 2.8, dava 0,8 em ré, na serra era 5m direto rsrs
409076
rjblopes,
ficou muito bom a sua configuração,e pelo preço que vc esta falando nem se fala.
eu gastei um pouco mais que voce e ainda tenho duvida se valeu a pena.
tinha um motor tranquilo com 375milkm inventei de turbinar e so dor de cabeça ate o momento,
esta semana esta na funilaria/pintura para fazer o paralama que riscaram quando foram montar o motor,
o risco nao foi grande mas vai pintar inteiro para nao ficar com retoque valor 500 conto.
daqui uns dias rumo a fenajeep pra testar como ficou.
Rjblopes
06/05/2013, 22:42
Origado Felix, sinto muito pela sua experiencia, serve para todos nos como chamada de atencao e aprendizagem.
409030409029409028409027 Pessoal sou novo no site, tenho lido muito os comentarios de todos e com esta ajuda vou montando minha Bandeirantes 1995, 14B, freio a disco, ar quente e frio, bloqueio dianteiro 100%, flutuante traseiro etc... como sabemos a lista e interminavel... Gostaria de dividir com os colegas a instalacao do turbo, APL240 com intercooler, mudei o filtro e a bateria de lado como podem ver nas fotos, estou usando pouca pressao 0.8 e o carro e totalmente outro muito alinhado aos comentarios dos colegas. Gastei uns R$4.000 contabilizando tudo, inclusive revisao completa de cabecote e BI, estou muito feliz com o resultado. Rodrigo.
Clap clap clap clap
Que serviço caprichado!!! Percebemos a preocupação com qualidade em cada mínimo detalhe.
Parabéns, ficou excelente!!!
Um abraço,
dalmo cruz torres
12/05/2013, 21:14
RJBLopes, tudo bem?
Me diga uma coisa, porque exatamente vc achou melhor trocar o lado do suporte da bateria.
NA verdade me parece muito mais lógico que o suporte da bateria ficasse ao lado esquerdo do jipe, como vc fez, inclusive eu já pensei muito em fazer esta adaptação, mas sempre achei que o trabalho não valeria o resultado. Então vc poderia nos explicar como fez, se foi trabalhoso e outros?
dalmo cruz torres
12/05/2013, 21:23
Elmer, deixe eu aproveitar um pouco do seu conhecimento dos 14b:
O motor do meu jipe me parece estar excelente, mas já é um motor rodado. O que eu percebo nele é que ele faz mais barulho que outros jipes menos rodados que conheço. Então, como faço para ter uma visão real do estado do motor?
O motor do meu jipe baixa mais ou menos 1 l a cada 5mil Km, por isso eu nunca completo o óleo, quando chega perto dos 5 mil eu troco. Sempre troco o filtro de óleo, e o filtro de combustível à cada duas trocas de óleo.
Eu sempre uso óleo Rimula para motores turbo. O motor mal altera a temperatura dele, apenas quando em subidas fortes e muito longas, mas nunca chegou na metade do marcador( que infelizmente não fala quantos graus o motor está).
Uma vez o mecânico trocou o óleo e colocou Lubrax, notei claramente que o motor começou a trabalhar mais quente, andei apenas um dia e troquei o óleo pelo Rimula.
Minha cidade é muito fria, agora mesmo deve estar uns 12 °C. De manhã, quando vou dar a partida, está perto dos 3°C, e o motor faz bastante fumaça. Isso é normal?
Vc acha que vale á pena fazer alguma troca preventiva de peças no motor, tipo bronzinas do comando de válvulas ou coisa assim?
Rjblopes
12/05/2013, 21:39
Dalmo, boa noite, quando comecamos a avaliar a instalacao, ja decidimos instalar com o intercooler, e como tenho tambem o ar condicionado, ficaria bem complicado dar a volta da entrada de ar pelo filtro, que no modelo original esta no lado esquerdo junto a entrada de ar do motor, como o turbo fica do outro lado, junto a saida de escapamento, pensamos em algo mais "limpo" com a mudanca de lado do filtro e da bateria, como pode observar o ar entra pelo filtro passa pelo turbo e depois pelo intercooler e vai direto ao motor, sem muitas voltas. Tivemos um pouco de trabalho sim pois o suporte da bateria tem que ser bem reforcado, usamos o mesmo original e adaptamos no outro lado do chassi aonde este suporte vai fixado, e o filtro um pouco mais facil tambem tentando ao maximo o posicionamento original do lado contrario. Um bom mecanico e um bom eletrecista dao conta do recado traquilo. Abraco, Rodrigo.
dalmo cruz torres
13/05/2013, 13:06
Rodrigo, eu também vou colocar ar condicionado no meu jipe. Vc instalou o compressor do lado esquerdo do motor?
Rjblopes
14/05/2013, 16:13
Dalmo esta do lado do passageiro, lado esquerdo.
Dalmo esta do lado do passageiro, lado esquerdo.
O lado do passageiro não seria o direito ?!? kkkkkkk
:screwy:
Rjblopes
14/05/2013, 20:06
Perdao, e verdade esquerdo, pensei uma coisa e respondi outra, desculpem!
dalmo cruz torres
15/05/2013, 09:14
Rodrigo, ficou muito boa sua adaptação. Parabéns pela máquina.
Isso é verdade. Meu motor passou a fumacear depois da regulagem.
Falando em LDA, existe algum que possa ser instalado no 14B?
Existe sim, no geral é o mesmo LDA usado nos demais veículos q usam bomba VE.... E por falar em LDA, eu estou com um projetinho de uma LDA caseira simplificada, pretendo monta-lo até o fim do ano, a ideia é q ele sirva em qlqr motor mecânico...
Vale lembrar q a LDA serve APENAS para minimizar a fumaça antes da turbina dar pressão..... Ela não interfere em absolutamente nada com relação a performance do motor!
Resgatando uma resposta BEM antiga, e esperando quem sabe uma replica do mecamaniaco..
Eu essa semana passada levei minha band 14b curta para Curitiba na Lacombe trocar minha turbina antigo (possivelmente uma APL, pois não tem marcação alguma nela), que enchia apenas com bastante custo, para uma Mitshubishi TD04, que espero dar uma melhor resposta junto com um intercooler que vai entrar no pacote...
Entretanto, como minha ideia era mexer de uma vez só na Band, ainda mais por eu morar a 4 horas de distância de Curitiba, eu gostaria de incluir também no jogo uma adaptação LDA da minha bomba, por motivos de economia em baixa (pois ando muito em cidade) e torque em alta consequentemente. Infelizmente, tentei arranjar isto com a Lacombe, entretanto fui informado que a adaptação da bomba não iria valer a pena (não chegaram a me informar valores, apenas de que seria necessário a importação de peças).
Dando uma pesquisada no Google, encontrei então o post antigo do Mecamaniaco e fiquei com a pulga atrás da orelha... Onde eu posso achar alguém que me faça essa adaptação, e quanto custaria ela?
Aproveitando o embalo, li bastante a respeito, como também conversei com mecânicos e técnicos na área, os quais confirmaram os meus raciocínios... entretanto leio bastante que a LDA serve apenas para acabar com a queima excessiva de diesel. Acredito que a explicação correta seja a seguinte (por favor, me corrigam se eu estiver errado):
Um motor turbinado, tem a bomba ajustada para uma pressão média do sistema, isto é, se a turbina alcança 1kg, a bomba é ajustada para atender uma pressão talvez de 0,6~0,7kg, assim, não haverá tanta queima excessiva de óleo diesel em baixa pressão e um aproveitamento "bom" da turbina.
Com uma adaptação do sistema LDA, a bomba injeta o óleo adequadamente de acordo com a pressão gerada pela turbina, resultando assim:
- na eliminação do problema de queima excessiva de óleo diesel em baixa pressão (devido a menor injeção de óleo)
- maior economia em baixa pressão (devido a menor injeção de óleo)
- maior torque em alta pressão (devido a maior injeção de óleo)
- torque e economia equivalente em pressão media (0,6~0,7kg) (devido a injeção equivalente para o sistema sem LDA)
- maior vida útil do sistema (visto que a mistura ideal de ar/combustível faz muito bem para o motor)
Resgatando uma resposta BEM antiga, e esperando quem sabe uma replica do mecamaniaco..
Eu essa semana passada levei minha band 14b curta para Curitiba na Lacombe trocar minha turbina antigo (possivelmente uma APL, pois não tem marcação alguma nela), que enchia apenas com bastante custo, para uma Mitshubishi TD04, que espero dar uma melhor resposta junto com um intercooler que vai entrar no pacote...
Entretanto, como minha ideia era mexer de uma vez só na Band, ainda mais por eu morar a 4 horas de distância de Curitiba, eu gostaria de incluir também no jogo uma adaptação LDA da minha bomba, por motivos de economia em baixa (pois ando muito em cidade) e torque em alta consequentemente. Infelizmente, tentei arranjar isto com a Lacombe, entretanto fui informado que a adaptação da bomba não iria valer a pena (não chegaram a me informar valores, apenas de que seria necessário a importação de peças).
Dando uma pesquisada no Google, encontrei então o post antigo do Mecamaniaco e fiquei com a pulga atrás da orelha... Onde eu posso achar alguém que me faça essa adaptação, e quanto custaria ela?
Aproveitando o embalo, li bastante a respeito, como também conversei com mecânicos e técnicos na área, os quais confirmaram os meus raciocínios... entretanto leio bastante que a LDA serve apenas para acabar com a queima excessiva de diesel. Acredito que a explicação correta seja a seguinte (por favor, me corrigam se eu estiver errado):
Um motor turbinado, tem a bomba ajustada para uma pressão média do sistema, isto é, se a turbina alcança 1kg, a bomba é ajustada para atender uma pressão talvez de 0,6~0,7kg, assim, não haverá tanta queima excessiva de óleo diesel em baixa pressão e um aproveitamento "bom" da turbina.
Com uma adaptação do sistema LDA, a bomba injeta o óleo adequadamente de acordo com a pressão gerada pela turbina, resultando assim na eliminação do problema de queima excessiva de óleo diesel em baixas pressões, maior economia em baixas pressões, maior torque em altas pressões, torque e economia equivalente em pressão media (0,6~0,7kg), consecutivamente uma maior vida útil do sistema (visto que a mistura ideal de ar/combustível faz muito bem para o motor).
Acompanhando!!! Esse tema muito me interessa, pois tenho planos de trocar minha APL por uma k16 e modificar os bicos. Então, chama aí o FE_jipeiro (felippe) para opinar!! É o mestre no assunto hehehe.
Abçs
Walter da Camper
06/08/2013, 19:01
Holetz, o que pretende fazer com a turbina velha? Meu 14B com uma pequena 42x36 tem um comportamento contrário ao seu, enche muito rápido, mas restringe o escape em rotações mais altas. Gostaria de fazer umas experiências com turbinas de tamanhos maiores.
Holetz, o que pretende fazer com a turbina velha? Meu 14B com uma pequena 42x36 tem um comportamento contrário ao seu, enche muito rápido, mas restringe o escape em rotações mais altas. Gostaria de fazer umas experiências com turbinas de tamanhos maiores.
A princípio eu queria colocar na Band do meu velho, mas ele ta se fazendo porque acha que não vale a pena, que vai danificar o motor.. etc etc.. :parede:
Se ele instalar, nunca mais vai querer uma aspirada hehehe. A LDA para o 14b, segundo me informaram é da SW 3.0 com BI mecânica
Walter
Tive um 14b com essa turbina e agora tenho um com .50 na caixa fria.
A turbina menor, funciona praticamente desde a marcha lenta. A viatura fica arisca no trânsito respondendo prontamente e sem lag, mas realmente segura em alta. Já a turbina maior, demora mais a entrar, mas quando entra, puxa com força. Vai do gosto e uso. Turbina pequena melhor para cidade e trilha. Maior, boa para estrada. Ideal seria uma TGV ou duas turbinas como a Amarok.
Abs
Se ele instalar, nunca mais vai querer uma aspirada hehehe
Pois é, meu mecânico dizia a mesma coisa que ele, até colocar uma turbina no motor mercedes dele também... hoje em dia só fala bem, inclusive desembolso acho que um pouco menos que 2mil latinhas pra por LDA também, e diz que melhorou o torque em alta.
A LDA para o 14b, segundo me informaram é da SW 3.0 com BI mecânica
Dimasi, obrigado pela resposta.. vou ver se com essa informação consigo fazer a Lacombe instalar o LDA pra mim, se não, provavelmente a representante Bosch da minha cidade deve resolver!
Walter da Camper
07/08/2013, 22:28
Dimasi, É exatamente isso. Quando usava o carro só em trilhas o desempenho era excelente com a turbina pequena. Agora que o uso virou estradeiro, estou sentindo o motor preso em alta. Custa a passar de 3000 RPM.
Acho que quem limita o rendimento em alta é o tamanho da caixa quente (restrição para o escape), principalmente nas turbinas sem waste-gate. Vou pesquisar para ver se é possível trocar a caixa quente utilizando o mesmo conjunto rotativo.
Qual o tamanho da sua caixa quente?
Walter
A turbina menor, funciona praticamente desde a marcha lenta. A viatura fica arisca no trânsito respondendo prontamente e sem lag, mas realmente segura em alta. Já a turbina maior, demora mais a entrar, mas quando entra, puxa com força. Vai do gosto e uso. Turbina pequena melhor para cidade e trilha. Maior, boa para estrada. Ideal seria uma TGV ou duas turbinas como a Amarok.
Abs
Dimasi, É exatamente isso. Quando usava o carro só em trilhas o desempenho era excelente com a turbina pequena. Agora que o uso virou estradeiro, estou sentindo o motor preso em alta. Custa a passar de 3000 RPM.
Acho que quem limita o rendimento em alta é o tamanho da caixa quente (restrição para o escape), principalmente nas turbinas sem waste-gate. Vou pesquisar para ver se é possível trocar a caixa quente utilizando o mesmo conjunto rotativo.
Walter, você está me dizendo que sua turbina pequena não tem waste-gate?
Uma turbina pequena sem waste-gate compromete horrores o motor ao meu ver, você vai colocar uma pressão indevida pra dentro do motor justo no momento errado, em alta, onde ocorre a maior tensão dentro do motor. E, ainda se tiver uma válvula de escape após a parte fria do turbo, o turbo em si vai sofrer com a rotação acima do devido, podendo quebrar o miolo e ir pedaços do turbo para dentro do motor, e já viu o estrago....
Walter da Camper
08/08/2013, 21:52
Essa "válvula de escape após a parte fria do turbo" seria a válvula de prioridade?
Meu sistema também não possui válvula de prioridade.
A instalação foi feita à moda antiga, como se fazia com caminhões e pickups com motor diesel Low Speed. Simplesmente coloca-se a turbina e os mangotes e depois dá um tapa no débito da BI e o controle da pressão do sistema fica a cargo da pressão exercida do pé sobre o chinelo. (Redneck rulezzzz :euforico:)
Brincadeiras à parte, de fato a pressão máxima fica dependendo do débito da BI. Certa vez instalei uns bicos ching-ling que dava baixa vazão e a pressão não passava de 0,3 Kg. Trocados pelos originais, voltou a dar 1,2 Kg de pico, mas em uso normal eu não deixo passar de 0,6, justamente para não ocorrer overspeed.
Walter, você está me dizendo que sua turbina pequena não tem waste-gate?
Uma turbina pequena sem waste-gate compromete horrores o motor ao meu ver, você vai colocar uma pressão indevida pra dentro do motor justo no momento errado, em alta, onde ocorre a maior tensão dentro do motor. E, ainda se tiver uma válvula de escape após a parte fria do turbo, o turbo em si vai sofrer com a rotação acima do devido, podendo quebrar o miolo e ir pedaços do turbo para dentro do motor, e já viu o estrago....
Essa "válvula de escape após a parte fria do turbo" seria a válvula de prioridade?
Meu sistema também não possui válvula de prioridade.
A instalação foi feita à moda antiga, como se fazia com caminhões e pickups com motor diesel Low Speed. Simplesmente coloca-se a turbina e os mangotes e depois dá um tapa no débito da BI e o controle da pressão do sistema fica a cargo da pressão exercida do pé sobre o chinelo. (Redneck rulezzzz :euforico:)
Brincadeiras à parte, de fato a pressão máxima fica dependendo do débito da BI. Certa vez instalei uns bicos ching-ling que dava baixa vazão e a pressão não passava de 0,3 Kg. Trocados pelos originais, voltou a dar 1,2 Kg de pico, mas em uso normal eu não deixo passar de 0,6, justamente para não ocorrer overspeed.
Não, na realidade estou um tanto confuso, porque para mim não funcionaria uma turbina pequena em um motor 3.8 sem válvula waste-gate, quem sabe com uma valvula de alivio enjambrada na parte fria, mas dai teria aquele problema que eu citei..
Eu acho estranho apenas você dizer que é uma turbina pequena e dar a mesma pressão que a minha turbina grande dava em pico... agora não sei mais nada..
Walter da Camper
09/08/2013, 17:47
A turbina pequena consegue gerar altas pressões devido à rotação elevada (da turbina) causada pelo máximo aproveitamento dos gases do escape, que obrigatóriamente têm que passar pelo diminuto espaço entre a carcaça quente e seu rotor. Ocorre que essa situação não é desejável, pois além de expor a turbina a elevado desgaste (overspeed), causa limitação ao rendimento do motor em alta rotação devido à restrição imposta pelo próprio caracol quente ao fluxo dos gases no escape.
No meu caso a turbina 36x42 praticamente não deixa o motor girar acima de 3.000 RPM (o limite de giro do 14B sem carga é 4250 RPM). Contudo para quem o conduz como se fosse um LSD não há problema, mas para uso rodoviário fica amarrado acima de 100 Km/h (dependendo da relação).
A caixa quente é .48
jipeirodesdepequeno
10/08/2013, 22:19
Se ele instalar, nunca mais vai querer uma aspirada hehehe. A LDA para o 14b, segundo me informaram é da SW 3.0 com BI mecânica
Walter
Abs
Como ja disse aqui no forum uma vez eu tinha uma APL 388 no 14b.. se nao me egano era 42x48, mas o desempenho nao era legal...inclusive foi retificada e colocada um rotor menor pra girar + rápido ainda e tb foi dado um grauzinho na bomba mas custava enxer, parecia que a turbina era mto grande e ficava aquele lag enorme, custava pra dar aquela embalada legal
Ja tive uma band 14b com uma Garret T2, ESSA SIM era A turbina!!!! qualquer toque no acelerador era uma patada violenta!! podia estar em quinta marcha que bastava um toque no acelerador e a band dava o soco pra traz... o mais divertido era na serra ingrime: as L200, hilux, triton etc tinham que sair pro lado pq la vinha a toyota bandeirante em quinta marcha subindo e colando em td mundo!!! kkkk e o mais legal era ver a cara do dono dessas outras caminhonetes: "ué mas que porr@ é essa?!?!" kkkkk sei que vai muito de gosto de cada mas agora em diante eu só uso turbina pequena!!
Obs: A turbina e o intercooler eram da s10 2.8
[]'s
Peguei ontem minha Band em Curitiba, com uma nova turbina menor e com Intercooler. Devido ao alto custo, e o baixo retorno, não instalei uma LDA.
A diferença em relação a APL antiga (.48) foi realmente a velocidade que ela enche, alcançando tranquilo 1kg já na segunda marcha, algo que a APL só fazia na quarta marcha.
Quanto ao torque, não digo que foi da água pro vinho, até porque ainda não peguei um morro ingrime o suficiente para testar ela na lenta, já que no plano até o motor aspirado tem força sobrando. Mas, a waste-gate já fez toda a diferença no carro, pois agora não preciso controlar tanto o pé para não encher de mais a turbina, ficando a Band facilmente na 5a marcha independente das subidas. E não, não senti o motor amarrado, na realidade parece até estar mais macio (provavelmente por causa da regulagem da bomba que estava adiantada).
A ultima, porém a mais notável, é o som que a nova turbina faz... assovia muito, principalmente parada >.<
Resultado... A minha intenção na troca da turbina, era dar mais força na lenta para compensar o meu diferencial 11x37 e minhas rodas 33", entretanto, mesmo notando uma melhora, a troca da 3a marcha para a 4a marcha continua complicada, o motor ainda se treme todo até chegar a pelo menos 80km/h, sendo que passo para a 4a apenas a 70km/h.
Com isso, acredito que para as Band 14b, a relação adequada seria 10x37 com pneus 33", ou 11x37 com pneus 31". E sim, turbina pequena!
mecamaniaco
14/08/2013, 12:32
Peguei ontem minha Band em Curitiba, com uma nova turbina menor e com Intercooler. Devido ao alto custo, e o baixo retorno, não instalei uma LDA.
A diferença em relação a APL antiga (.48) foi realmente a velocidade que ela enche, alcançando tranquilo 1kg já na segunda marcha, algo que a APL só fazia na quarta marcha.
Quanto ao torque, não digo que foi da água pro vinho, até porque ainda não peguei um morro ingrime o suficiente para testar ela na lenta, já que no plano até o motor aspirado tem força sobrando. Mas, a waste-gate já fez toda a diferença no carro, pois agora não preciso controlar tanto o pé para não encher de mais a turbina, ficando a Band facilmente na 5a marcha independente das subidas. E não, não senti o motor amarrado, na realidade parece até estar mais macio (provavelmente por causa da regulagem da bomba que estava adiantada).
A ultima, porém a mais notável, é o som que a nova turbina faz... assovia muito, principalmente parada >.<
Resultado... A minha intenção na troca da turbina, era dar mais força na lenta para compensar o meu diferencial 11x37 e minhas rodas 33", entretanto, mesmo notando uma melhora, a troca da 3a marcha para a 4a marcha continua complicada, o motor ainda se treme todo até chegar a pelo menos 80km/h, sendo que passo para a 4a apenas a 70km/h.
Com isso, acredito que para as Band 14b, a relação adequada seria 10x37 com pneus 33", ou 11x37 com pneus 31". E sim, turbina pequena!
Holetz,
A turbina APL é quase o fusquinha das turbinas, ou seja, funciona, mas não tem performance alguma.... Compará-la a qualquer outra turbina é injusto, inclusive prq a pressão máxima de trabalho é de 1KG, acima disso vc força não só o rotor como também a vedação da carcaça....
Dar 1kg de pressão "já na segunda" ainda é pouco, para vc ter ideia a Band do Dimasi dá 0,5KG parada... Chega aos 1,6KG em primeira, bem como no restante das marchas.....
Turbina grande ou pequena não depende da só da configuração da carcaça quente ou fria, e sim do rotor, eixo e número de pás etc.... É exatamente a mesma coisa que comparar um motor 3.0 6 canecos antigo com válvulas no bloco com outro também 3.0 6 canecos mas com duplo comando no cabeçote, tempo de abertura variável etc etc....
Outra coisa que eu vejo com muita frequencia é neguinho falando que 1KG de pressão de uma turbina pequena é menos q 1KG de pressão de uma turbina grande, MEU JESUS, 1Kg é 1Kg em qualquer mundo..... Oq muda de uma configuração para a outra é a temperatura dos gases, menor nas turbinas maiores, e a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor!!! O pior de tudo é que vai ter neguinho falando que o fluxo é maior, bobagem, a pressão da admissão é SEMPRE condicionada ao fluxo de ar que o motor "respira" em cada faixa de rotação, oq NÃO muda de uma turbina para a outra, senão pelos fatos já citados acima.....
Não quero ser agressivo, muito menos com vc, só quero desabafar pois estou cansado de ler besteira neste fórum e ficar calado.....
Holetz,
A turbina APL é quase o fusquinha das turbinas, ou seja, funciona, mas não tem performance alguma.... Compará-la a qualquer outra turbina é injusto, inclusive prq a pressão máxima de trabalho é de 1KG, acima disso vc força não só o rotor como também a vedação da carcaça....
Dar 1kg de pressão "já na segunda" ainda é pouco, para vc ter ideia a Band do Dimasi dá 0,5KG parada... Chega aos 1,6KG em primeira, bem como no restante das marchas.....
Turbina grande ou pequena não depende da só da configuração da carcaça quente ou fria, e sim do rotor, eixo e número de pás etc.... É exatamente a mesma coisa que comparar um motor 3.0 6 canecos antigo com válvulas no bloco com outro também 3.0 6 canecos mas com duplo comando no cabeçote, tempo de abertura variável etc etc....
Outra coisa que eu vejo com muita frequencia é neguinho falando que 1KG de pressão de uma turbina pequena é menos q 1KG de pressão de uma turbina grande, MEU JESUS, 1Kg é 1Kg em qualquer mundo..... Oq muda de uma configuração para a outra é a temperatura dos gases, menor nas turbinas maiores, e a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor!!! O pior de tudo é que vai ter neguinho falando que o fluxo é maior, bobagem, a pressão da admissão é SEMPRE condicionada ao fluxo de ar que o motor "respira" em cada faixa de rotação, oq NÃO muda de uma turbina para a outra, senão pelos fatos já citados acima.....
Não quero ser agressivo, muito menos com vc, só quero desabafar pois estou cansado de ler besteira neste fórum e ficar calado.....
Dar 0,5kg parada na lenta? Oque muda tanto da minha turbina para esta que de tanta diferença assim? E não digo que não de 1kg na primeira, mas andando normal chega a 1kg na segunda.
Quanto ao tamanho das turbina, me desculpe se me equivoquei, foi apenas como entendi lendo as informações tanto no fórum quanto por fora, inclusive com o mecânico que instalou ela para mim. Por mais que para mim dois motores 3.0 tem tamanhos idênticos, apenas uma técnologia melhor em um.
Enfim, se falei besteira me desculpe...
Apenas para complementar, o modelo correto da turbina na minha é este: Turbo Mitsubishi MWM 4 07 TCA TF035HM 12T 6 49135 06500 | eBay (http://www.ebay.com/itm/Turbo-Mitsubishi-MWM-4-07-TCA-TF035HM-12T-6-49135-06500-/120625413300)
Walter da Camper
14/08/2013, 15:44
Essa discussão me fez perceber uma coisa que pode ser um problema para quem turbina o 14B.
A borboleta na admissão.
Quando se estica uma marcha, ao tirar o pé do acelerador na hora da mudança, a borboleta fecha repentinamente, bem no momento em que a turbina está embalada e mandando pressão. Isso é facilmente visível quando o manômetro está instalado após a borboleta (ao meu ver é o lugar certo) o ponteiro dá uma paulada no início da escala.
É fácil imaginar que nesse momento o rotor da turbina é freado violentamente pelo bloquio da pressão.
Nos últimos dias fiz alguns testes, mudando de marcha sem fechar totalmente o acelerador e percebí que mesmo ficando o motor momentaneamente sem carga, a pressão se mantém durante a troca, melhorando inclusive o torque inicial na marcha seguinte.
Nos motores a gasolina exista a vávula de prioridade, justamente para reduzir a sobrepressão quando fecha a borboleta do carburador ou TBI.
Considerando que nos motores diesel mais antigos não existe essa borboleta, nunca ouví falar em vávula de prioridade em instalação de turbo no diesel. E nos mais novos desconheço se existe borboleta na admissão.
O que acham?
Elmer_Jeep
14/08/2013, 15:57
Dar 0,5kg parada na lenta? Oque muda tanto da minha turbina para esta que de tanta diferença assim? E não digo que não de 1kg na primeira, mas andando normal chega a 1kg na segunda.
Na lenta é impossível, pode até marcar 0,5 sem carga no motor(acelerando com o carro parado). Outro detalhe, o pico máximo de pressão se dá em determinada faixa de rotação do motor, independente da marcha utilizada.
[]'s
Fe_jipeiro
14/08/2013, 19:40
Bruno,
Discordo de vc neste ponto ...
O fato não é 1kg de uma turbina pequena ser diferente de 1Kg de uma turbina grande ... O fato é que uma turbina grande a 1 kg de pressao, envia muito mais volume de ar para a admissão do que uma turbina pequena na mesma pressão. É por isso que geralmente falamos que "1kg de uma turbina pequena é diferente de 1Kg de uma turbina grande" ...
Uma turbina grande bem dimensionada, precisa de menos pressão para atingir a mesma potencia que uma turbina pequena gera com pressão alta, devido enviar + volume de ar para a queima, ou seja, neste caso a pressão no reloginho, é puro enfeite !!!
Exemplificando: Se pegarmos uma mangueira convencional a uma pressão de agua "x" e uma outra mangueira, tipo de incêncio, na mesma pressão, a segunda encherá o recipiente muito mais rápido, devido ao volume de água ser maior ! A grosso modo falando, a segunda mangueira é mais potente. O mesmo principio vale para o envio de ar comprimido ao motor ...
Com relação a lag para encher, se bem dimensionada, junto com o sistema de alimentação, uma grande pode encher tanto qto rapido qto uma pequena, depende somente de qual o objetivo de uso e configuração da caixa quente. Minha band com .70 enche tão rápido qto uma k16 e a patada é muito mais violenta e olha q está comportada ... 1 kilinho só e na k16 usava 2kg... mas posso dobrar com 3 voltinhas na BI ... rsrs ... e a turbina nessa config atual pega forte a 1300 rpm ... sendo q a 2100 rpm já está com pressão máxima ...
O fato é que não adianta ter pressão de 2kg numa turbina se não tem volume de ar e combustível para a queima. Por isso que uma turbina T2 da S10 não rola num motor de 3.7 ou 3.9 litros. A turbina estará sempre cheia, mas impossibilitada de enviar volume de ar suficiente para passar de uma certa potência.
Com relação a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor, o que faz restringir ou é rotor muito pequeno ou caixa quente muito pequena acima de uma determinada rotação.
:pipoca:
João Eduardo
14/08/2013, 22:11
Walter
Abs
Caro Dimasi,
Aproveitando que o tópico está "quente":
Se não estou enganado, a sua Band tem uma turbina .50x.48 mono com eixo 53,5mm e rotor 52mm da Biagio, é isto mesmo? Ela tem válvula de alívio ou somente as caixas quente e fria.
Você acha que a minha Band, com mesmo motor(14B), porém relação 12x35, pneu(barulhento) Savero Mud 31,5 x 10,5x15 terá a mesma performance?
Hoje ela tem uma turbina da Biagio mas das pequenas, ainda não consegui identificar a especificação, no entanto não passa de 0,5Kg/cm2.
Vi o vídeo do dono anterior de sua Band e achei interessante a configuração. Minha intensão é trilhas leves, passeios(acampamentos) e viagens, minha dificuldade é nas ultrapassagens. Estou querendo pressão acima de igual ou maior que 1Kg/cm2.
A Itaturbos.com.br está vendendo esta turbina por R$ 899,00, achei o preço muito interessante.
Minha única dúvida é se ela irá caber pois o espaço está apertado.
jipeirodesdepequeno
14/08/2013, 23:00
Bruno,
O fato não é 1kg de uma turbina pequena ser diferente de 1Kg de uma turbina grande ... O fato é que uma turbina grande a 1 kg de pressao, envia muito mais volume de ar para a admissão do que uma turbina pequena na mesma pressão. É por isso que geralmente falamos que "1kg de uma turbina pequena é diferente de 1Kg de uma turbina grande" ...
Uma turbina grande bem dimensionada, precisa de menos pressão para atingir a mesma potencia que uma turbina pequena gera com pressão alta, devido enviar + volume de ar para a queima, ou seja, neste caso a pressão no reloginho, é puro enfeite !!!
Exemplificando: Se pegarmos uma mangueira convencional a uma pressão de agua "x" e uma outra mangueira, tipo de incêncio, na mesma pressão, a segunda encherá o recipiente muito mais rápido, devido ao volume de água ser maior ! A grosso modo falando, a segunda mangueira é mais potente. O mesmo principio vale para o envio de ar comprimido ao motor ...
Com relação a lag para encher, se bem dimensionada, junto com o sistema de alimentação, uma grande pode encher tanto qto rapido qto uma pequena, depende somente de qual o objetivo de uso e configuração da caixa quente. Minha band com .70 enche tão rápido qto uma k16 e a patada é muito mais violenta e olha q está comportada ... 1 kilinho só e na k16 usava 2kg... mas posso dobrar com 3 voltinhas na BI ... rsrs ... e a turbina nessa config atual pega forte a 1300 rpm ... sendo q a 2100 rpm já está com pressão máxima ...
O fato é que não adianta ter pressão de 2kg numa turbina se não tem volume de ar e combustível para a queima. Por isso que uma turbina T2 da S10 não rola num motor de 3.7 ou 3.9 litros. A turbina estará sempre cheia, mas impossibilitada de enviar volume de ar suficiente para passar de uma certa potência.
Com relação a restrição gerada pela turbina quanto a saída dos gases do motor, o que faz restringir ou é rotor muito pequeno ou caixa quente muito pequena acima de uma determinada rotação.
Qual é essa turbina que vc ta usando que enxe rápido? usa os bicos injetores originais?
[]'s
jipeirodesdepequeno
14/08/2013, 23:03
Fe, mecamaniaco e demais colegas daria pra identificar qual turbina esta sendo usada nesse 14b?
Walter da Camper
15/08/2013, 00:00
A turbina não dá pra ver o modelo, mas tem waste-gate e parece ser pequena, tipo do MWM 2.8.
Interessante a gambiarra no coletor de adm, que eliminou a borboleta.
mecamaniaco
15/08/2013, 09:38
Bruno,
Felippe,
Todos falam que você é o "guru das turbinas", mas lamento, se vc não entende que a restrição final é o próprio motor, não tem como eu dar esse título a você.... O fato de vc ter uma mangueira de bombeiros ou uma mangueira de jardim não muda nada se a ponta de saída tiver a mesma bitola!!!!! Imagine, isso é mecânica de fluídos, coisa básica de qualquer engenharia!
Mais uma vez eu afirmo, NÃO HÁ DIFERENÇA, 1KG É 1KG.... Só mudaria se o motor estivesse respirando mais, mas NÃO ESTÁ, a configuração dele é exatamente a mesma e raramente muda-se a configuração da "parte quente", ou seja, BALELA pra boi dormir! A CONFIGURAÇÃO DA TURBINA DEPENDE DOS FATORES CITADOS NO MEU POST ANTERIOR !!!!
Outra coisa que o pessoal não está entendendo.... Motor diesel precisa de DIESEL para andar!!!! Parece ser simples né, mas a maioria não entende isso, incrível... Turbinas menores e com menor inércia tendem a dar pressão com mais facilidade, mas isso NÃO TRADUZ POTÊNCIA!!!! Lembrem-se do ditado, cavalo anda, cavalo bebe!
Enfim, o negócio não é tão simples, mas fazendo direito fica fácil entender o funcionamento.....
Caro Dimasi,
Aproveitando que o tópico está "quente":
Se não estou enganado, a sua Band tem uma turbina .50x.48 mono com eixo 53,5mm e rotor 52mm da Biagio, é isto mesmo? Ela tem válvula de alívio ou somente as caixas quente e fria.
Você acha que a minha Band, com mesmo motor(14B), porém relação 12x35, pneu(barulhento) Savero Mud 31,5 x 10,5x15 terá a mesma performance?
Hoje ela tem uma turbina da Biagio mas das pequenas, ainda não consegui identificar a especificação, no entanto não passa de 0,5Kg/cm2.
Vi o vídeo do dono anterior de sua Band e achei interessante a configuração. Minha intensão é trilhas leves, passeios(acampamentos) e viagens, minha dificuldade é nas ultrapassagens. Estou querendo pressão acima de igual ou maior que 1Kg/cm2.
A Itaturbos.com.br está vendendo esta turbina por R$ 899,00, achei o preço muito interessante.
Minha única dúvida é se ela irá caber pois o espaço está apertado.
Fala João !
O tópico tá quente mesmo hehehe. Eu não sou especialista, muito pelo contrário.
Acho que a turbina é essa mesmo, o mecamaniaco pode confirmar. Ela está com vávula de prioridade instalada, mas nunca houvi atuar. Nesse motor tem quem tire a borboleta, outros deixam ela, mesmo sem válvula. Sua relação final está bem mais longa que a minha. Acredito que deve ficar boa. É só questão de cambiar certo. Vc só vai usar a 5a depois de 100. Alem da turbina tem outros ajustes. A minha tá com a admissão da turbina em 3", descarga e, 2,5" e escape em 2,5" direto e um grau na bomba, chega a 1,5kg fácil. Minha anterior com turbina pequena tb dava 1,5kg, só que ela chegava antes e amarrava o motor após as 3000 rpm. Uma comparação, por ex com a turbina pequena andando em 5a mantendo 100 km/h com a turbina pequena, a pressão ficava em 0,8 bar, com a maior 0,3 bar. A vantagem da menor é que fica muito arisca, mas em compemnsação o motor trabalha com pressões maiores quando não é necessário. O espaço realmente fica pequeno, tem que calcular muito bem. Na minha a travessa do capô foi cortada para poder passar a tubulação de saída da turbina.
Abs
Fabiano
João Eduardo
15/08/2013, 19:41
Fala João !
Acho que a turbina é essa mesmo, o mecamaniaco pode confirmar. Ela está com vávula de prioridade instalada, mas nunca houvi atuar. Nesse motor tem quem tire a borboleta, outros deixam ela, mesmo sem válvula. Sua relação final está bem mais longa que a minha. Acredito que deve ficar boa. É só questão de cambiar certo. Vc só vai usar a 5a depois de 100. Alem da turbina tem outros ajustes. A minha tá com a admissão da turbina em 3", descarga e, 2,5" e escape em 2,5" direto e um grau na bomba, chega a 1,5kg fácil. Minha anterior com turbina pequena tb dava 1,5kg, só que ela chegava antes e amarrava o motor após as 3000 rpm. Uma comparação, por ex com a turbina pequena andando em 5a mantendo 100 km/h com a turbina pequena, a pressão ficava em 0,8 bar, com a maior 0,3 bar. A vantagem da menor é que fica muito arisca, mas em compemnsação o motor trabalha com pressões maiores quando não é necessário. O espaço realmente fica pequeno, tem que calcular muito bem. Na minha a travessa do capô foi cortada para poder passar a tubulação de saída da turbina.
Abs
Fabiano
Valeu Dimasi!
mecamaniaco
15/08/2013, 20:36
Fala João !
Abs
Fabiano
Fabiano, ela náo esta "espirrando" prq foi tirada uma das molas de retorno do acelerador, para aliviar o peso do pedal... Se VC quiser ver ela espirrar é só VC acelerar com a mao e voltar o acelerador com a mao bem rapido... Se VC fizer andando é só soltar o pé de uma vez só....
A ideia dessa válvula é evitar q a turbina perca velocidade, mas essa em especial só espirra quando precisa mesmo, do contrario a segunda mola deixa ela fechada p evitar entrada de agua e poeira, diferente das usadas normalmente!!!
jipeirodesdepequeno
15/08/2013, 23:35
Mecamaniaco, na sua opinião pra quem quer um bom rendimento principalmente turbina enxendo desde cedo mas que nao limite muito a rotação do motor o que vc recomenda? apl240 é a basicona, acima dela tem a k16... tem outra que ficaria melhor ainda?
E sobre o intercooler, eu usava o da s10 2.8, tem gente que diz que é pequeno (na minha band funcionava muito bem) e restringe a entrada de ar, tem gente que diz que um grande tipo o do VW 8-150 é grande demais e da lag :???:
Turbinar e ter uma boa performance com o 14b é um problema, tem muitas opções e opiniões diferentes
[]'s
Dendrobates
16/08/2013, 08:19
Penso eu que qualquer intercooler perde um pouco da pressão, e que só fosse necessário em preparações em que se quer otimizar o rendimento do motor em alto giro.
Pra quem não tem a DH adaptada ao lado do radiador, penso eu que o intercooler do 8-150 seja a melhor opção.
Walter da Camper
23/08/2013, 16:51
A discussão nesse tópico estava indo muito bem, com informações técnicas muito valiosas para aqueles que gostam de acertar seus motores por conta própria, mas acabou dando uma esfriada por causa de divergência de opiniões. Divergência que no final das contas é apenas conceitual, porque, na minha opinião, ambos estão certos, porém sob ângulos diferentes.
Mecamaníaco está certo quando diz que, em se tratando de dutos do mesmo diâmetro (no caso o coletor de admissão, onde medimos a pressão) 1Kg é sempre 1Kg independente de quem, ou o que, esteja bombeando essa pressão, já que se houvesse falta de fluxo em razão da turbina ser pequena, a conseqüência imediata seria a queda da pressão justamente pela ausência de capacidade de fluxo. Daí conclui-se que as pressões são iguais, sendo irrelevante a existência de maior ou menor capacidade de fluxo, isso porque o motor não é capaz de engolir todo o fluxo gerado.
Fê Jipeiro está certo ao afirmar que 1Kg numa turbina pequena faz andar menos do que 1Kg numa turbina grande (informação confirmada pelo Dimasi no post nº 381). A conclusão está correta quanto à conseqüência de usar turbina pequena, porém a causa não está na pressão de admissão, mas sim na restrição imposta no escape pela turbina pequena. É por isso que anda menos, mesmo tendo a mesma pressão produzida no caracol frio.
A diferença é que o primeiro analisa o problema do ponto de vista teórico (causa) e o segundo o faz do ponto de vista prático (resultado final). E nós, buscadores da verdade mecânica, necessitamos das duas coisas. Considerar apenas a teoria de que 1Kg é igual a 1Kg pode levar à errônea conclusão de que ambas deveriam ter o mesmo rendimento e, por outro lado, considerar apenas a prática de que turbina pequena anda menos, retira a oportunidade de escolher uma turbina pequena com waste-gate, que dá ótimos resultados em determinados perfis de utilização.
Todos que se interessam por esse tópico têm um pouco de “maníaco por mecânica” e de “jipeiro”. Logo, a soma do conhecimento técnico com a experiência prática é o que nos levará ao prazer de poder fazer as coisas com as próprias mãos, sem ter que dar dinheiro aos especialistas de esquina.
Se essas informações estivessem disponíveis aqui a 2 anos atrás, eu não teria que gastar novamente para trocar uma turbina que foi escolhida através da indicação do especialista (em vendas). Fora o risco de perder o motor caso houvesse quebra do rotor por overspeed.
Como diz o Joãozinho Andador: KEEP WALKING
titanium
23/08/2013, 17:22
A discussão nesse tópico estava indo muito bem, com informações técnicas muito valiosas para aqueles que gostam de acertar seus motores por conta própria, mas acabou dando uma esfriada por causa de divergência de opiniões. Divergência que no final das contas é apenas conceitual, porque, na minha opinião, ambos estão certos, porém sob ângulos diferentes.
Mecamaníaco está certo quando diz que, em se tratando de dutos do mesmo diâmetro (no caso o coletor de admissão, onde medimos a pressão) 1Kg é sempre 1Kg independente de quem, ou o que, esteja bombeando essa pressão, já que se houvesse falta de fluxo em razão da turbina ser pequena, a conseqüência imediata seria a queda da pressão justamente pela ausência de capacidade de fluxo. Daí conclui-se que as pressões são iguais, sendo irrelevante a existência de maior ou menor capacidade de fluxo, isso porque o motor não é capaz de engolir todo o fluxo gerado.
Fê Jipeiro está certo ao afirmar que 1Kg numa turbina pequena faz andar menos do que 1Kg numa turbina grande (informação confirmada pelo Dimasi no post nº 381). A conclusão está correta quanto à conseqüência de usar turbina pequena, porém a causa não está na pressão de admissão, mas sim na restrição imposta no escape pela turbina pequena. É por isso que anda menos, mesmo tendo a mesma pressão produzida no caracol frio.
A diferença é que o primeiro analisa o problema do ponto de vista teórico (causa) e o segundo o faz do ponto de vista prático (resultado final). E nós, buscadores da verdade mecânica, necessitamos das duas coisas. Considerar apenas a teoria de que 1Kg é igual a 1Kg pode levar à errônea conclusão de que ambas deveriam ter o mesmo rendimento e, por outro lado, considerar apenas a prática de que turbina pequena anda menos, retira a oportunidade de escolher uma turbina pequena com waste-gate, que dá ótimos resultados em determinados perfis de utilização.
Todos que se interessam por esse tópico têm um pouco de “maníaco por mecânica” e de “jipeiro”. Logo, a soma do conhecimento técnico com a experiência prática é o que nos levará ao prazer de poder fazer as coisas com as próprias mãos, sem ter que dar dinheiro aos especialistas de esquina.
Se essas informações estivessem disponíveis aqui a 2 anos atrás, eu não teria que gastar novamente para trocar uma turbina que foi escolhida através da indicação do especialista (em vendas). Fora o risco de perder o motor caso houvesse quebra do rotor por overspeed.
Como diz o Joãozinho Andador: KEEP WALKING
Belissima colocação Walter!
hercilio.neto
23/08/2013, 17:51
Acompanhando...
Fe_jipeiro
23/08/2013, 19:19
Opa... desculpem a demora ... mas a semana está corrida ...
Walter,
Sábias palavras e disse tudo... obrigado pois devido sua resposta, meu post será breve.
Bruno,
Vou ser bem breve na resposta para não poluir o tópico ... Pouco me importa se sou ou não considerado aqui o "Guru" de turbinas, como vc colocou, principalmente por vc ...
A teoria, eu tb sei, porém o resultado na prática que é o que queremos ter e fica muito mais visível, qdo testamos diversas formas e exemplificamos de várias maneiras, com diversas palavras ou jeitos de explicar, ou seja, qdo falei da diferente do tamanho das turbinas que 1kg é diferente de 1kg... rsrs
Não sei de vc, mas pelo menos já testei para saber se a teoria batia com a realidade, umas 6 configurações de turbinas na minha band e alem disso, não só de turbina, mas tb de injetores e regulagem de débito de bomba ...
A turbina tem que ser dimensionada para uma estimada potência e após isso, achar a razão de Volume de ar Versus Pressão de admissão Versus Qtde de combustivel injetado, pois a potência é o resultado das 3 combinações ...
Só deixo a mensagem, tente pegar um motor grande, tipo um 366LA, manter o msm eixo/caixa quente de turbina e colocar um rotor pequeno e manter a mesma pressão ... ai depois vc me fala se 1kg de uma turbina pequena é diferente de 1kg de uma turbina grande ...
Abs a todos !!
pessoal,
depois que instalei a turbina so estou tendo dor de cabeça.
agora a situação é a seguinte:
o radiador esta cheio de oleo de motor.
o que pode ser:
radiador de oleo furado,nao é ja foi testado.
anel de vedação/junta do radiador de oleo tambem nao,
carcaça que cobre o radiador de oleo tambem nao.
pode ser:
junta de cabeçote...? o mecanico ia desmontar e verificar.
o que mais..??
motor esta com 10milkm depois da retifica.
sugestoes sao bem vindas.
Elmer_Jeep
20/09/2013, 09:17
pessoal,
depois que instalei a turbina so estou tendo dor de cabeça.
agora a situação é a seguinte:
o radiador esta cheio de oleo de motor.
o que pode ser:
radiador de oleo furado,nao é ja foi testado.
anel de vedação/junta do radiador de oleo tambem nao,
carcaça que cobre o radiador de oleo tambem nao.
pode ser:
junta de cabeçote...? o mecanico ia desmontar e verificar.
o que mais..??
motor esta com 10milkm depois da retifica.
sugestoes sao bem vindas.
Os casos que já vi óleo na água eram cabeçote trincado, o motor sofreu algum superaquecimento?
Pode acontecer sim de a junta ter queimado mas em 99% dos casos vai água pro óleo e não o contrário, portanto só abrindo mesmo pra verificar se tem alguma imperfeição na face do bloco, face do cabeçote e na própria junta.
[]'s
elmer,
o motor nao teve problemas de aquecimento.
quando deu o problema anterior,de escapar a mangueira de retorno da turbina,parei imediatamente,ai veio de guincho pra casa e de casa pro mecanico,guincho de novo.
o motor foi aberto e retificado,rodeio 5milkm troquei o oleo e tava indo tudo bem.aqui nao tinha oleo.
quando voltou pra revisao dos 10mil foi numa segunda feira,nao tinha nada de oleo,a oficina estava cheia e pediram para voltar na quinta,o carro parado,e na sexta quando fui sair olhei o oleo/agua/e ai a surpresa do oleo no radiador.
chamei o guincho e foi direto pra oficina,acharam que era o radiador de oleo,quando fizeram o teste,tava ok.ai acharam que podia ser a carcaça que cobre o radiador de oleo por onde passa um encanamento de oleo,tava meio desgastado,foi feito uma solda de aluminio na peça,limparam tudo e mandaram rodar com a viatura pra ver o que acontecia.
rodei 1.200km e baixou 1 litro de oleo e o radiador estava cheio de oleo novamente.
fui pra oficina e vao abrir o motor nos proximos dias.
pra falar a verdade eles tambem nao sabem o que pode ser,estao relutando em aceitar a ideia do bloco trincado ou junta de cabeçote.
se tiver alguma sugestao/orientação,agradeço.
Elmer_Jeep
24/09/2013, 09:45
Conversando aqui com um dos meus funcionários lembramos de um caso que acontece no motor 14B, na lateral acima do radiador de óleo tem 4 selos de vedação de óleo e atrás deles mais quatro que são do sistema de arrefecimento, já tivemos um problema desse que estes selos internos estavam corroídos e aconteceu de passar óleo pro sistema de arrefecimento.
Antes de desmontar o motor mande remover os quatro selos externos(grandes) e verifique o estado dos internos(pequenos). Se estiverem enferrujados basta substituí-los que vai resolver o problema.
Vou fazer umas fotos e mando em seguida
[]'s
Elmer_Jeep
24/09/2013, 10:08
Retirei apenas um dos selos externos pra mostrar o interno:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_1.jpeg
Aqui mais próximo já com o selo INTERNO também removido:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_2.jpeg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_3.jpeg
Nesta os dois alojamentos dos selos em paralelo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/14b_4.jpeg
E aqui os dois selos removidos, o grande retém óleo e o pequeno água.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_5.jpeg
Espero que o problema esteja aí, depois fala pros caras da Retífica mandarem a minha comi$$ão, huahuahaua.
[]'s
dalmo cruz torres
24/09/2013, 17:55
Elmer, vejo que vc tem muita prática com o 14b. fugindo um pouco do tópico, eu percebo que o motor do meu jipe não funciona tão redondo como motores menos rodados. Ainda assim, ele baixa 1 l de óleo a cada 5mil k, não baixa água e não esquenta. O que vc acha que pode ser? Seria apenas regulagem de BI?
Elmer_Jeep
24/09/2013, 19:01
Elmer, vejo que vc tem muita prática com o 14b. fugindo um pouco do tópico, eu percebo que o motor do meu jipe não funciona tão redondo como motores menos rodados. Ainda assim, ele baixa 1 l de óleo a cada 5mil k, não baixa água e não esquenta. O que vc acha que pode ser? Seria apenas regulagem de BI?
Cara, aqui gente mexe com 14B desde que foi lançado no Brasil, tivemos uma picape band 1996 que foi tirada zero km, rodamos 400 mil e vendemos daí depois de mais 200mil o cara trouxe pra retificar o motor comigo, foi aí que resolvemos utilizar essa mecânica em nossas viaturas.
Montei um 14B pro meu ex CJ5 no ano 2000, montamos um 14B pra F75 do meu pai em 2003, a camper do Loras também retificamos e adaptamos o 14B, fora os vários que passaram por aqui pra fazer manutenção ou upgrade(turbo).
Mas voltando ao assunto, é normal consumir um pouco de óleo mas to achando que está alto esse consumo.
A F75 do meu pai era sem força logo que montamos daí foi feito regulagem de bomba várias vezes e por último trocamos a bomba dai resolveu. Pode mandar verificar também a calibragem de válvulas e em último caso o cincronismo(ponto) mas daí tem que remover a tampa frontal.
[]'s
ALVARO ANGELO
24/09/2013, 20:22
Retirei apenas um dos selos externos pra mostrar o interno:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_1.jpeg
Aqui mais próximo já com o selo INTERNO também removido:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_2.jpeg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_3.jpeg
Nesta os dois alojamentos dos selos em paralelo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/14b_4.jpeg
E aqui os dois selos removidos, o grande retém óleo e o pequeno água.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/14b_5.jpeg
Espero que o problema esteja aí, depois fala pros caras da Retífica mandarem a minha comi$$ão, huahuahaua.
[]'s
Boa noite, Elmer
Esses selos podem ser feitos com material que não sofra ferrugem por um bom torneiro ?
Obrigado
Alvaro Angelo
Elmer_Jeep
25/09/2013, 09:19
Boa noite, Elmer
Esses selos podem ser feitos com material que não sofra ferrugem por um bom torneiro ?
Obrigado
Alvaro Angelo
Perfeitamente, esqueci de comentar que os internos recomendo fazer de bronze ou alumínio.
[]'s
dalmo cruz torres
25/09/2013, 11:15
Cara, aqui gente mexe com 14B desde que foi lançado no Brasil, tivemos uma picape band 1996 que foi tirada zero km, rodamos 400 mil e vendemos daí depois de mais 200mil o cara trouxe pra retificar o motor comigo, foi aí que resolvemos utilizar essa mecânica em nossas viaturas.
Montei um 14B pro meu ex CJ5 no ano 2000, montamos um 14B pra F75 do meu pai em 2003, a camper do Loras também retificamos e adaptamos o 14B, fora os vários que passaram por aqui pra fazer manutenção ou upgrade(turbo).
Mas voltando ao assunto, é normal consumir um pouco de óleo mas to achando que está alto esse consumo.
A F75 do meu pai era sem força logo que montamos daí foi feito regulagem de bomba várias vezes e por último trocamos a bomba dai resolveu. Pode mandar verificar também a calibragem de válvulas e em último caso o cincronismo(ponto) mas daí tem que remover a tampa frontal.
[]'s
Elmer, confesso que esse motor tem me surpreendido muito bem desde que comecei a rodar com o meu jipe. Não tenho o que reclamar desse motor, mas sempre planejo a troca das peças antes que as mesmas quebrem, e estou tentando me adiantar ás quebras do motor. Melhor dizendo, não quero deixar o motor quebrar.
Então, queria ter uma idéia do que seria mais aconselhável fazer, já ir comprando as peças para uma retífica com troca de peças que sofrem desgaste ou se é melhor ir trocando as peças aos poucos. Por exemplo; já trocar as engrenagens da distribuição, ou já trocar a bomba de óleo, ou outra peça que já esteja na hora de trocar, ainda que o desgaste dela não esteja aparecendo.
O que vc acha?
Elmer_Jeep
25/09/2013, 11:31
Elmer, confesso que esse motor tem me surpreendido muito bem desde que comecei a rodar com o meu jipe. Não tenho o que reclamar desse motor, mas sempre planejo a troca das peças antes que as mesmas quebrem, e estou tentando me adiantar ás quebras do motor. Melhor dizendo, não quero deixar o motor quebrar.
Então, queria ter uma idéia do que seria mais aconselhável fazer, já ir comprando as peças para uma retífica com troca de peças que sofrem desgaste ou se é melhor ir trocando as peças aos poucos. Por exemplo; já trocar as engrenagens da distribuição, ou já trocar a bomba de óleo, ou outra peça que já esteja na hora de trocar, ainda que o desgaste dela não esteja aparecendo.
O que vc acha?
Dalmo, se a manutenção estiver em dia, usando óleo correto, aditivo no radiador, trocando filtro de ar e combustível no prazo certo não tem com que se preocupar. Basta conferir a calibragem das válvulas na kilometragem certa.
As engrenagens da distribuição nunca vi pra reposição mas não desgastam facilmente pois nunca precisei trocar, pode ficar tranquilo.
No dia que precisar retificar vai ser apenas o trivial, substituir pistões, anéis, bronzinas(biela e mancal), jg de juntas, válvula termostática, bomba dágua.
A bomba de óleo também não se encontra pra vender, geralmente troca-se as engrenagens internas que fazem o bombeamento e a válvula de pressão.
Se teu motor não faz barulho, não baixa óleo, não tem variação constante de temperatura não precisa se preocupar.
A única coisa que vc pode se prevenir seria o problema que pode ocorrer nos selos de vedação que falei na página anterior pois podem causar uma surpresa desagradável em durante alguma viagem.
[]'s
dalmo cruz torres
25/09/2013, 13:50
Elmer, obrigado mais uma vez. Vou ver se consigo fazer a troca desses selos. Agora já sei onde estão eles.
ALVARO ANGELO
26/09/2013, 20:38
Perfeitamente, esqueci de comentar que os internos recomendo fazer de bronze ou alumínio.
[]'s
Muito obrigado, Elmer.
elmer,
o problema foi no cabeçote,existe 02 canaletas onde passa agua por uma e oleo pela outra,houve corrosao na mesma e devido a pressao do oleo ser maior que a da agua,mandava oleo pra agua.
solucao:
encher a canaleta e trocar a junta do cabeçote.
voce acha isso normal/possivel,digo apos uma retifica,este problema da parede fina nao deveria ser identificado na retifica.?
opniao pessoal:
acho que nao mandaram o cabeçote pra retifica e trocaram apenas a junta ate passar o prazo da garantia.
nao pretendo voltar mais na oficina.
valor do serviço=1.300,00........paguei 800,00 pois riscaram o paralama da band,ficou em 500,00 a pintura/desmontagem em uma autorizada da regiao.
abraço,grato pela atençao.
Elmer_Jeep
06/10/2013, 19:52
Desculpe a demora, tirei o fds pra trabalhar no meu Jeep pois está na hora de retificar o motor.
Bom, sobre o problema que vc falou não tem como ser diagnosticado pois dentro do cabeçote tem várias galerias onde circulam água e óleo paralelamente e qualquer falha na própria fundição(fabricação) da peça pode deixar uma parede frágil e daí essa corrosão pode surgir por falta de aditivo no sistema de arrefecimento, dependendo da corrosão as vezes nem solda resolve dai só trocando o cabeçote mesmo.
Bom, espero q tenha resolvido definitivamente e que esteja usando aditivo no radiador.
Em breve estaremos montando um 14B Turbo pra F75 do meu pai e vou tentar inspecionar melhor o cabeçote pra ver se é possível detectar alguma falha nas galerias de água.
[]'s
dalmo cruz torres
06/10/2013, 23:46
Elmer, não esquece de fazer uma descrição detalhada, com muitas fotos, sobre a reforma do motor e o processo de turbinar o mesmo!!
Elmer_Jeep
07/10/2013, 00:49
Elmer, não esquece de fazer uma descrição detalhada, com muitas fotos, sobre a reforma do motor e o processo de turbinar o mesmo!!
Blz, ainda vou cotar as peças de reposição depois vou fazer um detalhamento do serviço sim.
[]'s
dalmo cruz torres
07/10/2013, 10:33
Elmer, uma outra dúvida: Quando vc vai retificar os motores 14B o que vc acha mais vantajoso fazer com relação aos pistões, colocar standart, com anéis standart, e camisas novas ou apenas retificar as camisas e colocar anéis e pistões sobremedida?
Elmer_Jeep
07/10/2013, 11:36
Elmer, uma outra dúvida: Quando vc vai retificar os motores 14B o que vc acha mais vantajoso fazer com relação aos pistões, colocar standart, com anéis standart, e camisas novas ou apenas retificar as camisas e colocar anéis e pistões sobremedida?
Isso vale pra qualquer motor que tenha a opção de pistões sob medida, sem dúvida a melhor escolha é retificar os cilindros. Depois eu explico melhor pois agora to na correria aqui abirindo o MWM do Crocodillo.
[]'s
estou com algumas duvidas, a saida fria da turbina tem uma bitola pequena em relacao a entrada de ar (nao vou usar intercooler) essa "tubulacao " tem algum segredo?
como faco pra girar o caracol? e manter a valvula reta tem algum segredo?
Walter da Camper
18/12/2013, 10:34
A tubulação não tem segredo quanto à bitola, basta que as conexões esteja bem vedadas e mecanicamente firmes (sob pena de ejetar alguma conexão com a pressão). E se tiver que usar mangote flexível, esse tem que ser próprio pra turbo, devido à alta pressão.
Quanto a girar a turbina, se for do tipo sem waste-gate (APL), é só afrouxar os parafusos e escolher a melhor posição. Mas como falastes em válvula, então deve ter WG e nesse caso eu não sei se pode ser girada.
estou com algumas duvidas, a saida fria da turbina tem uma bitola pequena em relacao a entrada de ar (nao vou usar intercooler) essa "tubulacao " tem algum segredo?
como faco pra girar o caracol? e manter a valvula reta tem algum segredo?
Dudu,
Na descarga da turbina, use mangueiras de silicone e abraçadeiras de tucho.
Abs
Elmer_Jeep
18/12/2013, 11:13
A tubulação não tem segredo quanto à bitola, basta que as conexões esteja bem vedadas e mecanicamente firmes (sob pena de ejetar alguma conexão com a pressão). E se tiver que usar mangote flexível, esse tem que ser próprio pra turbo, devido à alta pressão.
Quanto a girar a turbina, se for do tipo sem waste-gate (APL), é só afrouxar os parafusos e escolher a melhor posição. Mas como falastes em válvula, então deve ter WG e nesse caso eu não sei se pode ser girada.
algumas podem ser giradas sim também afrouxando os parafusos centrais e depois basta procurar que provavelmente vem alguns pontos de rosca sobrando pra permitir uma nova posição de fixação da wg.
elmer,
depois que coloquei a turbina....so dor de cabeça....tinha uma viatura confiavel tanto para ir a padaria da esquina quanto para ir ate a argentina adorava o 14b ai fui inventar de turbinar,pior coisa que fiz.
hoje tenho medo de tirar ela da garagem,mas como nao tenho como voltar atras.
vamos aos fatos;
fiz o procedimento anterior,depois de algum tempo parada na garagem
fui ate santa catarina e na volta estorou a mangueira superior do radiador,parei de imediato,troquei
a mangueira,e comecou a esquentar,chegou a uns 90graus,ai parei e tirei a valvula termostatica para aliviar o sistema e notei uma pressao no sistema,queimou a junta do cabeçote.
esta trocando a junta e verificando outras possiveis causas,em outro mecanico.
agora,o sr.jose ferreira de sao caetano do sul foi a pior experiencia que tive como mecanico de bandeirante e olha que o cara tem a oficina a mais de 20 anos e so mexe com diesel.
nao indico a ninguem é uma oficina grande que fica perto do carrefor da av.do estado em sao caetano do sul/sao paulo corram de la,o cara so fez pilantragem comigo.
dudu,
todo este problema que venho passando foi por causa da mangueira de descarga da turbina que escapou,gracas a abraçadeira que nao foi apertada pelo instalador da turbina.motor foi pro saco e do dor de cabeça ate agora,custo total==$$$ perdi a conta,se fosse pelo lado racional ja tinha vendido a band,mas o emocional e a patroa ainda nao deixa.
titanium
19/12/2013, 12:59
Felix,
DIZEM que Turbinar motor que não está 100% é problema.
Posso estar enganado, mas pressão na tubulação de água do radiador, é cabeçote trincado.
Ou seja, a pressão da combustão do diesel vai para o sistema de arrefecimento.
Aí a questão: foi o turbo que provocou isso? Não, mas ele acelerou o processo de desgaste de algo que não estava 100% dentro do motor.
..
A minha Band eu turbinei tem 1 mês, mas ainda não rodei com ela.
Abri o motor pra dar uma conferida e ver se estava tudo certinho.
antes de abrir eu sabia que ela baixava óleo e estava tudo dentro das especificações do manual...
Mas achei prudente abrir e verificar...
quando abri, as camisas estavam comidas na lateral...
Aí fiz TODO o motor.
A culpa foi do turbo??....
Não... mas pra eu colocar turbo, tinha que fazer o motor.
Poderia não ter instalado o turbo e ter rodado mais uns 2 anos com o motor desse jeito, tranquilo!!
Elmer_Jeep
19/12/2013, 13:52
Concordo com tudo.
Felix,
DIZEM que Turbinar motor que não está 100% é problema.
Já turbinei um 14B que tinha mais de 60mil rodados e até hoje roda sem problema, mas o motor estava em perfeitas condições de funcionamento e foi necessário apenas revisar bomba e bicos, o que não pode acontecer é turbinar um motor que já esteja apresentando algum vazamento, consumindo óleo na combustão e/ou tenha baixa compressão, nesse caso com certeza a turbina vai acelerar o processo de desgaste de outros componentes.
Posso estar enganado, mas pressão na tubulação de água do radiador, é cabeçote trincado.
Ou seja, a pressão da combustão do diesel vai para o sistema de arrefecimento.
Já aconteceu comigo num 14B aspirado, achei que fosse problema no cabeçote mas após desmontar encontrei um ponto da junta queimada próximo da galeria de água, então parte da compressão era direcionada pro sistema de arrefecimento e acabava superaquecendo o motor. Bastou plainar a face do cabeçote e substituir a junta que resolveu o problema definitivamente.
Aí a questão: foi o turbo que provocou isso? Não, mas ele acelerou o processo de desgaste de algo que não estava 100% dentro do motor.
exatamente, conforme falei acima.
A minha Band eu turbinei tem 1 mês, mas ainda não rodei com ela.
Abri o motor pra dar uma conferida e ver se estava tudo certinho.
antes de abrir eu sabia que ela baixava óleo e estava tudo dentro das especificações do manual...
Mas achei prudente abrir e verificar...
quando abri, as camisas estavam comidas na lateral...
Aí fiz TODO o motor.
A culpa foi do turbo??....
Não... mas pra eu colocar turbo, tinha que fazer o motor.
Poderia não ter instalado o turbo e ter rodado mais uns 2 anos com o motor desse jeito, tranquilo!!
Isso aí, esse é o procedimento correto, avaliar e revisar o que for necessário pra não ter surpresas a longo prazo.
[]'s
Walter da Camper
20/12/2013, 16:12
Também tive problema de vazamento de compressão do cilindro para o circuito de água depois de algum tempo rodando com a turbina. A junta de cabeçote que estava no motor era xing-ling (nem a espessura batia com os padrões) e não aguentou a pressão da turbina (e daqueles abusos que fazemos do carro recém turbinado). Foi trocar a junta e resolver o problema.
O cabeçote do 14B tem uma galeria de água que passa bem próxima de um dos cilindros e se a junta não for de boa qualidade pode facilmente dar vazamento por ali.
O sintoma é a "pressurização" do radiador, que joga água para fora e faz a temperatura ficar bastante instável.
Rjblopes
23/12/2013, 11:10
Walter, acho que teno um problema similar, vc lembra a marca da junta e o lugar que vc comprou para resolver o seu caso? Obrigado, Rodrigo.
Walter da Camper
27/12/2013, 14:00
Rodrigo,
Foi usada uma junta Sabó, mas não sei onde o mecânico a encomendou. Não deve ser difícil de encontrar em lojas que vendam peças para Toyota.
Mas antes é preciso ver qual a espessura, pois existem 3 medidas, de acordo com as marcas (um a 3 piques) no canto da junta.
Walter, acho que teno um problema similar, vc lembra a marca da junta e o lugar que vc comprou para resolver o seu caso? Obrigado, Rodrigo.
mecamaniaco
01/01/2014, 13:16
Ao desmontar o cabeçote vocês devem fazer a verificação das galerias de agua, a fim de encontrar e corrigir possíveis corrosões q possam deixar a parede muito fina, pois isso trará problemas ao correto acentamento da junta do cabeçote.
elmer e pessoal.parece que esta tudo bem,depois de retificar o cabecote (digo realmente retificar pois a retifica onde foi enviado o cabeçote falou que ele nunca foi mexido) ou seja paguei por um trabalho que efetivamente nao foi feito,isso na mecanica do sr.jose ferreira de sao caetano do sul,casa com mais de 30 anos no mercado se alguem pretende levar a viatura la,fujam agora devo entrar na briga com ele para cobrar o que me foi cobrado indevidamente.
bem,depois de rodar uns 2.400km com a viatura sem passar dos 100km/h com medo de dar algum problema.
me senti mais seguro,agua nao baixou,oleo tambem nao,resolvi esticar 10% a mais e estabeleci velocidade de cruzeiro a 110km/h,foi muito bom ter a viatura em condiçoes satisfatorias novamente.
comportamento a 110km/h=pedal do acelerador estava com bastante folga,acho que estava pela metade da aceleracao.
rpm na reta na casa de 2.500
pressao da turbina na reta 0,2 o relogio marca ate 05kg faixa amarela,depois de 05 a 1kg faixa verde e depois vai ate 2kg com faixa vermelha.
temperatura na faixa normal.
numa subida longa a pressao da turbina chegou a 0,3 e a 0,4 com giro na casa de 2.800rpm e a velocidade foi a 120km/h,tirei o pe e voltei a velocidade de cruzeiro de 100km/h.
perguntas:
esta normal o andamento das coisas.
a sensacao que tenho é que a velocidade final deve ser bem digamos....interessante,pois existe folga no rpm/acelerador/turbina e pelo jeito muita folga ainda.
alguem ja encostou o acelerador no assoalho pra ver o que acontece.?
lembrando que a band nao é um carro de corrida,mais a curiosidade é grande.
Walter da Camper
07/02/2014, 10:37
Na Camper, cujo peso é similar a uma Band Longa, já atingi 140 e não tive coragem de prosseguir com o teste.
Com tudo alinhado e sem folgas, dá pra manter velocidade de cruzeiro de 120 na estrada, com leve aquecimento nas subidas, coisa de 5°C, somente perceptivel com termômetro mecânico com boa escala (Cronomac). A temperatura fica em 80°C, chegando a 85 na subida e com o ar cond. ligado.
Na minha já botei 150, com pneus MUD 33 X 12,5. Com pneus AT mais estreitos, deve passar disso. Mas foi só uma vez em condições favoráveis pq acima de 120 a Band fica extremamente insegura.
mecamaniaco
07/02/2014, 12:33
elmer e pessoal.parece que esta tudo bem,depois de retificar o cabecote (digo realmente retificar pois a retifica onde foi enviado o cabeçote falou que ele nunca foi mexido) ou seja paguei por um trabalho que efetivamente nao foi feito,isso na mecanica do sr.jose ferreira de sao caetano do sul,casa com mais de 30 anos no mercado se alguem pretende levar a viatura la,fujam agora devo entrar na briga com ele para cobrar o que me foi cobrado indevidamente.
bem,depois de rodar uns 2.400km com a viatura sem passar dos 100km/h com medo de dar algum problema.
me senti mais seguro,agua nao baixou,oleo tambem nao,resolvi esticar 10% a mais e estabeleci velocidade de cruzeiro a 110km/h,foi muito bom ter a viatura em condiçoes satisfatorias novamente.
comportamento a 110km/h=pedal do acelerador estava com bastante folga,acho que estava pela metade da aceleracao.
rpm na reta na casa de 2.500
pressao da turbina na reta 0,2 o relogio marca ate 05kg faixa amarela,depois de 05 a 1kg faixa verde e depois vai ate 2kg com faixa vermelha.
temperatura na faixa normal.
numa subida longa a pressao da turbina chegou a 0,3 e a 0,4 com giro na casa de 2.800rpm e a velocidade foi a 120km/h,tirei o pe e voltei a velocidade de cruzeiro de 100km/h.
perguntas:
esta normal o andamento das coisas.
a sensacao que tenho é que a velocidade final deve ser bem digamos....interessante,pois existe folga no rpm/acelerador/turbina e pelo jeito muita folga ainda.
alguem ja encostou o acelerador no assoalho pra ver o que acontece.?
lembrando que a band nao é um carro de corrida,mais a curiosidade é grande.
Ola amigo, a band com 14b e cambio de 5m dá km (Chegar ao fim do velocímetro) se vc quiser!!!
Quanto ao pedal do acelerador, não esqueça q não é como em carro carburado, onde a aceleração é sinônimo direto de potência. No 14b o acelerador controla "apenas" a rotação desejada, tanto é q acelerar parado ou andando dá na mesma, pode testar...
Resumindo, se vc acelerar ela vai até os 160km sem dificuldades, eu já dei 150km/h em rodovia com curvas, se tivesse uma reta sem muitos veículos ao redor eu teria chegado a ate mais q isso. Vale lembrar q esta velocidade foi no velocímetro usando pneus 33", a real devia ter passados de 165km/h
Walter da Camper
07/02/2014, 16:59
Mecamaniaco, Seu post falendo em "dar KM" me lembrou uma curiosidade engraçada. Aquí em SP nos anos 80 a molecada dizia "...dei VDO no Passat do meu pai..." significando atingir o final da escala do velocímetro, quando passava dos 160 e o ponteiro apontava para baixo.
Ola amigo, a band com 14b e cambio de 5m dá km (Chegar ao fim do velocímetro) se vc quiser!!!
Vinicius_bandeirantes
14/02/2014, 15:08
Ola pessoal, estava vendo os comentarios e entao fui no site casa das transmissões e vi que tem um kit bem bacana por sinal lá pra vender. Oque vocês acham dele? Pois estou muito afim de colocar na minha.
pessoal meu sistema de pneu esta todo original com roda aro 16,ainda nao passei de 120km/h,
a velocidade que queria para cruzeiro era de 110,e com folga para fazer alguma ultrapassagem,
facilidade para subir as serras,curitiba/cafezal/imigrantes/anchieta/rio do rastro/dona francisca,campos do jordao,tem outras serras que esqueci o nome agora.
com as modificações e ajustem consegui o intuito com boa facilidade,sobe sem estrangular o motor sem o giro passar da cada dos 3milrpm.muito bom.
na reta,quando cheguei a 120km/h deu medo,se alguma coisa entrar na frente....game over.
a viatura a 120km/h trepidou um pouco,acho que o carda tem uma pequena folga na cruzeta ou esta desbalanciado,vou tirar daqui uns dias,falta tempo.
vinicius,
se vc esta falando do kit para turbinar a band,note que eles nao tem mais o kit,isso foi dificil de achar,
eu nao indico o da master cooler,onde comprei o meu,pois o acabamento é muito ruim,tive que mandar jatear com areia a parte interna do coletor,tanta impureza que havia no sistema,e mandaram umas coisas que nao servirao pra nada,ou seja acabei comprando coisas que nao precisava,e o que que precisava veio com uma qualidade muito inferior,e nem pense em reclamar,pediram pra enviar email e ate hoje nada de resposta.
mas se decidir turbinar,prepare o bolso,porque o gasto vai bem alem do que o planejado.
ALVARO ANGELO
25/02/2014, 06:51
Ola pessoal, estava vendo os comentarios e entao fui no site casa das transmissões e vi que tem um kit bem bacana por sinal lá pra vender. Oque vocês acham dele? Pois estou muito afim de colocar na minha.
Kit Anhanguera ?
Alvaro Angelo
Elmer_Jeep
25/02/2014, 09:28
eu nao indico o da master cooler,onde comprei o meu,pois o acabamento é muito ruim,tive que mandar jatear com areia a parte interna do coletor,tanta impureza que havia no sistema,e mandaram umas coisas que nao servirao pra nada,ou seja acabei comprando coisas que nao precisava,e o que que precisava veio com uma qualidade muito inferior,e nem pense em reclamar,pediram pra enviar email e ate hoje nada de resposta.
mas se decidir turbinar,prepare o bolso,porque o gasto vai bem alem do que o planejado.
Eu também não recomendo MAXCOOLER pois instalei um kit pra 14B em 2008 e tive os mesmos problemas listados por vc.
Até comentei na mensagem abaixo postada em 2008:
O kit da maxcooler é o pior que tem no mercado, tive a infeliz experiencia de instalar um no 14B e NÃO recomendo.
[]'s
caio fonseca
25/02/2014, 10:18
452714 turbão, 37", 4:88 ela da 150
Se tá marcando 150, a real tá mais de 160 :shock:. Os 37 alongam bem a relação.
Eduardo Gonçalves
26/02/2014, 22:52
Boa noite a todos,
Tenho uma band 14B com pneus 33" e pretendo instalar turbo e intercooler nela no meio do ano, tenho lido muitos tópicos sobre o assunto mas não encontrei resposta para minha dúvida.
Queria saber de quem anda, andou, tem ou teve uma band turbo, qual era a característica do turbocompressor (exemplo: .42/.48) e em qual faixa de rotação ele começa a entrar.
Obrigado
LEONELO FORTINI
26/02/2014, 23:32
Boa noite a todos,
Tenho uma band 14B com pneus 33" e pretendo instalar turbo e intercooler nela no meio do ano, tenho lido muitos tópicos sobre o assunto mas não encontrei resposta para minha dúvida.
Queria saber de quem anda, andou, tem ou teve uma band turbo, qual era a característica do turbocompressor (exemplo: .42/.48) e em qual faixa de rotação ele começa a entrar.
Obrigado
Boa noite Eduardo,
Tenho também uma Band com motor 14b e pretendo turbinar. Em novembro do ano passado andei pesquisando sobre turbos para Band 14b e as opiniões pelo que percebi são as mais diversas. Cheguei a conversar com uma pessoa que não me lembro agora de seu nome, onde me passou detalhes técnicos e são fabricantes de turbos. Trata-se da empresa TURBO ANHENGUERA em Goiânia, onde vende o Kit com ou sem Intercooler. Fiquei tendencioso em adquirir um Kit deles. Também ainda estou pesquisando.
Abraços- Leonelo
Walter da Camper
27/02/2014, 09:57
36/42 = muito torque em baixa, assopra praticamente a partir da marcha lenta, limita a rotação em 3.000 RPM. Ruim para estrada e excelente para trilha.
42/48 = entra a partir de 2000 RPM, não limita em alta, melhor desempenho na estrada com menor pressão (0,6 Kg).
Obs. turbina modelo APL, sem waste gate e sem intercooler.
Boa noite a todos,
Obrigado
caio fonseca
27/02/2014, 12:34
o meu kit é da turbo anhanguera com intercooler e turbina feita por eles mesmo 42/48, ficou o bicho, abri a bomba até o ultimo que deu to rodando com 1,5kg de pressão all time saaaai de baixo pq o brinquedo ficou forte demais a turbina pega a partir de 1500/1800 rpm e o pico de torque se da aos 2000/2400rpm
Eduardo Gonçalves
27/02/2014, 23:23
Walter e Caio obrigado pelas informações!
Caio, poderia enviar fotos do kit instalado? Pretendo instalar o mesmo kit, o seu já é com os dutos de alumínio? Só vi fotos do kit de quando era com dutos de aço.
Eduardo Gonçalves
06/03/2014, 23:15
Alguém experimentou outras configurações?
Walter da Camper
06/03/2014, 23:21
Os melhores resultados em performance têm sido obtidos utilizando turbina com waste-gate, como a K16.
Acho que nesse mesmo tópico tem relatos nos posts anteriores.
Em relação aos kits, recomendo, se possível, comprar apenas o coletor de escape, que é o único componente crítico da instalação, pois como foi dito os kits vem com itens que não servem e outros que necessitam adaptação, como é o caso da flange do escape dimensionada para turbina APL e que não serve em turbina com WG.
Alguém experimentou outras configurações?
pra quem for usar a k16 pro 14b com intercooler recomendo comprar a turbina do onibus volare com motor mwm x10, a do carguinho tem que girar e da um trabalhinho pra adaptar a valvula...
Eduardo,
Minha Band anterior tinha a turbina pequena ( 36/42 ) e é o que Walter falou. Enche rápido, fica muito esperta no transito mas limita em alta. Trabalhava com 1,5 Kg. Com os pneus pequenos a final ficava em torno dos 135km/h. Chegava muito rápido mas parava aí, mesmo com o motor ainda tendo RPM disponível. A minha atual já veio com uma .50 na caixa fria. Demora mais para entrar mas é o bixo. Com 1,6 Kg não toma conhecimento de subidas. Agora limitei a pressão em 1,2 Kg e mesmo assim fica muito boa. Voltei agora da Bahia e nas ultrapassagens atrás dos 1.0 e 1.4 da vida, dá vontade de passar por cima hahaha. Quando abria a 3a faixa eles ficavam desesperados vendo a Band colar na traseira e passando sem tomar conhecimento.
Abs
Eduardo Gonçalves
09/03/2014, 22:25
Obrigado pelas informações!
Eduardo Gonçalves
09/03/2014, 22:27
pra quem for usar a k16 pro 14b com intercooler recomendo comprar a turbina do onibus volare com motor mwm x10, a do carguinho tem que girar e da um trabalhinho pra adaptar a valvula...
dudu83, poderia postar fotos da sua instalação com a k16 e intercooler?
A k16 era uma das que tinha em mente.
Valew!
GuilhermeAdolf
19/03/2014, 23:29
Boa noite galera, comprei uma band curta 94 com motor 14b há um mês e já percebi a dificuldade em subidas longas como em serras. Li o tópico desde o início e consegui absorver muita coisa, mas ainda tenho dúvidas.
Pretendo fazer grandes viagens com a band, isso inclui atravessar os Andes. No caso de uma viatura para expedições, o que significaria o conjunto turbo+intercooler? Mais folga nas subidas e ultrapassagens ou itens a mais para poder dar problema durante a viagem?
A altitude influencia muito o carro? O turbo poderia suprir essa falta de oxigênio?
O que pesa mais na balança?
E se o turbo, na opinião de vocês, for de grande valia, qual configuração? Uma turbina maior para entrar em altas rotações?
Agradeço a todos.
Walter da Camper
20/03/2014, 08:29
Eu sou adepto daquela máxima que diz "A única peça que jamais vai quebrar é aquela que o carro não tem.", mas nesse caso as vantagens da instalação do turbo (segurança nas ultrapassagens) superam em muito o risco pela adição de novos componentes.
O motor diesel aspirado é muito afetado pela baixa pressão atmosférica e nas grandes altitudes a turbina ajuda bastante a minimizar esse efeito.
Se você prefere que a turbina entre apenas nas altas rotações e quando solicitada, recomendo uma APL 48 x 48 (ou 42x48), pois esse tipo de turbina (APL) não possui Waste Gate e o controle da pressão é feito exclusivamente pelo debito de diesel, ou seja pelo seu pé.
Nessa configuração, mesmo que você esteja em velocidade de cruzeiro 90~100 basta uma aliviada no pé e a pressão cai praticamente a zero, ou seja, roda como se não tivesse turbina.
Por outro lado, se você quiser melhor rendimento a partir de baixas RPM, melhor usar uma K16 ou outra com WG, mas nesse caso não sei se o controle no pé é tão eficiente como na APL. Os colegas podem dizer.
Quanto ao risco de quebra, a turbina não é um componente crítico que vai te deixar na mão, pois se ela apresentar desgaste no conjunto rotativo devido a, por exemplo, problema no filtro de ar, mangote furado, ou falta de lubrificação, ela poderá ser retirada e você segue viagem normalmente.
Tempos atrás eu queria ver o comportamento do 14B sem turbina e fiz a seguinte gambiarra: Retirei o conjunto rotativo juntamente com o caracol frio, deixando só o caracol quente vazio apenas para servir de acoplamento entre o coletor e o escape. Bastou cortar uma pequena chapa e fazer 6 furos para tampar o buraco do caracol e pude andar normalmente, na condição original de aspirado.
Outra vantagem de turbinar uma Band expedicionária é a possibilidade de alongar os diferenciais e baixar a rotação do motor em velocidade de cruzeiro, economizando combustível e ruído na cabine.
Há um tempo atrás, numa subida longa a mangueira na descarga da turbina soltou ( abraçadeira frouxa ), parecia que tinha pisado no freio. no pequeno trecho que rodei sem a turbina lembrei como o motor é manco aspirado. Se não quer nada especifico, vai na receita consagrada. .42/.48. Vale a pena.
Abs
caio fonseca
21/03/2014, 12:06
explodi a 42/48 não aguenta andar com mais de 1,3kg, agora to esperando chegar a k16 e ver no que vai dar
fabiano r
21/03/2014, 13:50
Walter tudo bem amigo! No meu OM-314 tenho uma K16 que substituiu essa 42/48 que te vendi, tive que usar sem a valvula pois pegava na barra de direção então soldei um parafuso para deixar a valvula sempre fechada em controlo no pé a bomba não está tão aberta e dai dá para rodar de boa, a diferença entre a APL e a K16 é q a K16 dificilmente anda no zero mesmo com pouca aceleração ela está dando pressão, consegui uma pequena melhora no consumo e como anda sempre mandando pressão um pouco mais de "pegada". Não vejo nenhum problema para quem quer usar a k16 sem valvula só tem q cuidar pq se a bomba estiver muito aberta essa turbina gera uma potência enorme e pode comprometer o motor.
455708455709455710
Walter da Camper
21/03/2014, 15:06
Fabiano, a turbina com WG normalmente tem o caracol quente pequeno, e a restrição do escape é compensada pela abertura da válvula a partir de determinada pressão/rotação.
No seu caso, com a WG fechada, deve estar se comportando como a minha antiga 36x42, ou seja, soprado praticamente desde a marcha lenta. Por outro lado, o rendimento em alta rotação deve estar bem inferior a uma K-16 com a WG operando.
Considerando que o OM314 dificilmente trabalha acima de 3000 RPM, você não deve estar notando o estrangulamento do escape, como ocorre com o 14B quando gira acima disso.
Provavelmente seu motor está andando como mais pressão para obter um mesmo rendimento, por isso eu, no seu lugar, daria um jeito de virar a o corpo da turbina e ativar a WG para aliviar o excesso de pressão.
Abçs.
fabiano r
21/03/2014, 16:31
Fabiano, a turbina com WG normalmente tem o caracol quente pequeno, e a restrição do escape é compensada pela abertura da válvula a partir de determinada pressão/rotação.
No seu caso, com a WG fechada, deve estar se comportando como a minha antiga 36x42, ou seja, soprado praticamente desde a marcha lenta. Por outro lado, o rendimento em alta rotação deve estar bem inferior a uma K-16 com a WG operando.
Considerando que o OM314 dificilmente trabalha acima de 3000 RPM, você não deve estar notando o estrangulamento do escape, como ocorre com o 14B quando gira acima disso.
Provavelmente seu motor está andando como mais pressão para obter um mesmo rendimento, por isso eu, no seu lugar, daria um jeito de virar a o corpo da turbina e ativar a WG para aliviar o excesso de pressão.
Abçs.
Walter já tentei girar mas não teve jeito sempre pega em alguma coisa. Tive que fazer uma flange no escape conforme consta na foto agora não tenho como girar a caixa quente somente a fria e dai não tem angulo. Meu manometro marca 1k apenas e para colar no final tem q acelerar muito, então acredito que não esteja estrangulando, mas vou dar uma conferida. Já fiz muita coisa no jeep agora qro andar um pouco rsrs para girar a caixa quente eu teria que tirar a flange passar o bico de corte girar a caixa até uma posição q não pegue em nada e dai soldar novamente, por hora vai ficar assim quem sabe daqui mais um tempo eu arrumo isso. Amanhã tiro umas fotos mais detalhadas e te mostro quem sabe vc me dá uma dica para instalar a WG.
vlw
danielbiju
14/04/2014, 12:49
oi Joaquim ajude o cara que ta nua duvidada estalei o kit da turboanhanguera com intercooler o motor ficou bom mas a temperatura fica quando pego uma areia fofa fica passa do segundo ponto do marcador ate que ponto o motor aguenta no marcador sem esquenta 14b
O segundo ponto do marcador a que vc se refere é o meio? Se for, é normal passar um pouco em condições extremas como essa. Mas se começar a chegar perto do vermelho, tem algo errado. te aconselho a instalar um segundo marcador mais confiável, de preferencia daqueles que medem a temperatura da parede do motor ao invés da água, com alarme.
Abs
Elmer_Jeep
14/04/2014, 17:50
Pessoal precisa acabar com essa mania de que "motor tem que trabalhar frio", a temperatura ideal de qualquer motor é 90 graus, salvo alguns modelos que trabalham com 85, 87, etc. Existem alguns que a temperatura de trabalho é 100, 105, portanto isso não é coisa pra se preocupar.
A dica do termometro mecânico é boa, mas ele mede a temperatura do líquido.
[]'s
mecamaniaco
22/04/2014, 10:27
Segue um vídeo bem legal para aqueles que ainda insistem em dizer q turbina maior é igual a mais potência....
https://www.youtube.com/watch?v=pwsCoGKNz4Y
Elmer_Jeep
10/05/2014, 11:15
Pessoal, comprei o intercooler pra minha.
Tem espaço atras da grade pro intercooler + condensador + eletroventilador ?
[]'s
João Eduardo
11/05/2014, 11:23
Pessoal, comprei o intercooler pra minha.
Tem espaço atras da grade pro intercooler + condensador + eletroventilador ?
[]'s
Elmer,
Está aí um problema da minha Band.
Na minha coube: intercooler da Maxcooler + condensadora e eletroventilador do Ar Condicionado, tudo isto na frente do radiador do motor e atrás da grade, como falou.
Resultado prático: Na cidade: mesmo em "engarrafamento", o relógio de temperatura do painel trabalha entre 1/3 e dificilmente chega no 1/2.
Na estrada/rodovia: em retas, velocidade de cruzeiro de 90Km/h, relógio de temperatura marcando no meio. Agora, em subidas médias/longas, vai para 2/3, tendendo a subir. Aí, tenho que "manerar" e controlar a temperatura.
Se achar a solução, não deixa de repassá-la pois pretendo aumentar a pressão do turbo e certamente este problema acentuará.
Abç
462355
Elmer_Jeep
11/05/2014, 12:12
João obrigado pela resposta, aproveitando, vc poderia mandar umas fotos mostrando a posição da tubulação entre filtro turbina?
Comprei somente o coletor da turbo anhanguera(mais barato que nas lojas virtuais) e vou projetar toda a tubulação em inox.
Sobre a variação de temperatura do seu motor, eu não consegui visualizar o tamanho deste intercooler mas me pareceu pequeno e se for mesmo acaba restringindo a pressão de ar na admissão. Esses milhas também me pareceram estar ocupando bastante espaço na frente da grade impedindo parte da ventilação.
Eu estou mudando a frente da minha pro modelo antigo de farol redondo, comprei no mercado livre e quando chegar vou saber como vai ficar o espaço disponível mas pra não ficar parado já quero fixar o intercooler, reposicionar o condensador e projetar a tubulação de pressurização.
Eu participo deste tópico desde o início e esses dias li ele por completo novamente mas ainda estou em dúvida sobre qual turbina utilizar...
[]'s
Glauco mendes
11/05/2014, 12:49
João obrigado pela resposta, aproveitando, vc poderia mandar umas fotos mostrando a posição da tubulação entre filtro turbina?
Comprei somente o coletor da turbo anhanguera(mais barato que nas lojas virtuais) e vou projetar toda a tubulação em inox.
Sobre a variação de temperatura do seu motor, eu não consegui visualizar o tamanho deste intercooler mas me pareceu pequeno e se for mesmo acaba restringindo a pressão de ar na admissão. Esses milhas também me pareceram estar ocupando bastante espaço na frente da grade impedindo parte da ventilação.
Eu estou mudando a frente da minha pro modelo antigo de farol redondo, comprei no mercado livre e quando chegar vou saber como vai ficar o espaço disponível mas pra não ficar parado já quero fixar o intercooler, reposicionar o condensador e projetar a tubulação de pressurização.
Eu participo deste tópico desde o início e esses dias li ele por completo novamente mas ainda estou em dúvida sobre qual turbina utilizar...
[]'s
Ja pensou na Master power 494 .50x.48 ela com refluxo e pulsativa, vou usar uma no meu 364.
Elmer,
Está aí um problema da minha Band.
Na minha coube: intercooler da Maxcooler + condensadora e eletroventilador do Ar Condicionado, tudo isto na frente do radiador do motor e atrás da grade, como falou.
Resultado prático: Na cidade: mesmo em "engarrafamento", o relógio de temperatura do painel trabalha entre 1/3 e dificilmente chega no 1/2.
Na estrada/rodovia: em retas, velocidade de cruzeiro de 90Km/h, relógio de temperatura marcando no meio. Agora, em subidas médias/longas, vai para 2/3, tendendo a subir. Aí, tenho que "manerar" e controlar a temperatura.
Se achar a solução, não deixa de repassá-la pois pretendo aumentar a pressão do turbo e certamente este problema acentuará.
Abç
o marcador de temperatura não deveria ficar constante? ta sem valvula termostatica?
[]'s
o espaço vai continuar o mesmo depois que mudar a grade, o que poderia ser feito seria colocar o radiador de agua mais pra tras eliminando o acoplamento viscoso...eu particularmente tenho vontade de eliminar o acoplamento porem ainda nao tenho uma opiniao totalmente formada sobre a eliminaçao desse sistema...
João Eduardo
11/05/2014, 17:18
[]'s
Valeu pela dica, realmente as minhas restringem a entrada de ar, vou colocá-las em outro local.
Seguem fotos, as linhas do sistema de pressurização estão com muita perda/resistência. Pensei em trocar os lados da bateria com o filtro de ar para melhorar, mas a empreitada é grande e ainda tem o compressor do Ar Comprimido para atrapalhar.
Área útil da colmeia do intercooler: 57x14cm
462378462379
Walter da Camper
12/05/2014, 09:39
Uma Banda turbinada merece um termômetro mecânico. É barato, confiável e muito preciso (dá pra ver a variação de grau em grau, se for aqueles de escala grande, tipo o Cronomac).
O 14B tem 3 (isso mesmo três) furos com rosca para instalação de termômetro no corpo da válvula termostática.
Depois que se instala o termômetro mecânico, em conjunto com o original, é que se percebe o quanto o original é impreciso.
o marcador de temperatura não deveria ficar constante? ta sem valvula termostatica?
RODRIGO TOMITÃO
12/05/2014, 10:00
Uma Banda turbinada merece um termômetro mecânico. É barato, confiável e muito preciso (dá pra ver a variação de grau em grau, se for aqueles de escala grande, tipo o Cronomac).
O 14B tem 3 (isso mesmo três) furos com rosca para instalação de termômetro no corpo da válvula termostática.
Depois que se instala o termômetro mecânico, em conjunto com o original, é que se percebe o quanto o original é impreciso.
meu javali to instalando um 14b tambem estou nessa duvida de termometro qual instalar. mostrador vou usar da cronomac o sensor to na duvida mecanico ou eletrico?? ou os dois
Elmer_Jeep
12/05/2014, 10:03
Valeu pela dica, realmente as minhas restringem a entrada de ar, vou colocá-las em outro local.
Seguem fotos, as linhas do sistema de pressurização estão com muita perda/resistência. Pensei em trocar os lados da bateria com o filtro de ar para melhorar, mas a empreitada é grande e ainda tem o compressor do Ar Comprimido para atrapalhar.
Área útil da colmeia do intercooler: 57x14cm
Obrigado mais uma vez.
Também estou pensando seriamente em trocar de lado o filtro e a bateria.
Tem muitas curvas na sua pressurização e isso acaba prejudicando mesmo.
Sobre o intercooler achei estreito pois esse que comprei(recomendado pela maioria aqui) é mais alto e foi projetado pra um motor de 3.9cc
http://radiadoresbandeirantes.com.br/produtos/foto1/grande/2672.jpg
[]'s
Elmer_Jeep
12/05/2014, 10:08
meu javali to instalando um 14b tambem estou nessa duvida de termometro qual instalar. mostrador vou usar da cronomac o sensor to na duvida mecanico ou eletrico?? ou os dois
Uma época a cronomac parou de fazer os termometros mecânicos mas esse ano voltou a produzir.
Todo termometro mecânico já vem montado com sensor:
http://www.wika.com.br/upload/SC15_2499_2499.jpg
[]'s
Sergio c
12/05/2014, 10:14
Esse mecânico seria aquele que falam que é de mercúrio????
Eu tenho o original dela, mas não estou confiando muito. Tenho ventoinha de acoplamento viscoso, hélice de 10 pás, mas cortei 2,5cm da borda delas e tenho intercooler, mas a temperatura não passa de 50 graus, p chegar aos 80, tenho que colocar jornal entre os radiadores.
Um amigo instalou em seu jeep um da marca TUROTEST, que marca desde o início do aquecimento, tipo velocímetro, muito preciso, e disse que o sensor era de mercúrio.
Walter da Camper
12/05/2014, 10:32
Os atuais são de éter de petróleo, se não me engano. O nome termometro de mercúrio ainda hoje é usado como sinônimo de termômetro mecânico, mas acho que só os mais antigos utilizavam mercúrio.
A vantagem dos mecânicos é a amplitude da escala, que é corresponde a 3/4 de uma volta completa, enquanto os elétricos tem uma escala menor que a metade da circunferência. Quanto maior a escala, mais fácil visualizar as pequenas variações.
Esse tipo de termômetro sempre vem com o sensor e não dá pra separar o sensor do relógio, pois o circuito é selado.
Denise Ávila
12/05/2014, 10:49
Uma época a cronomac parou de fazer os termometros mecânicos mas esse ano voltou a produzir.
Todo termometro mecânico já vem montado com sensor:
http://www.wika.com.br/upload/SC15_2499_2499.jpg
[]'s
Olá Helmer!
Acompanhando suas dicas pergunto: Este termômetro só é indicado para os 14B com turbo?
abraços,
Elmer_Jeep
12/05/2014, 10:55
Olá Helmer!
Acompanhando suas dicas pergunto: Este termômetro só é indicado para os 14B com turbo?
abraços,
Bom dia Denise, estes termometros mecanicos são de uso "universal", ou seja, servem pra qualquer motor refrigerado à água.
Peguei a primeira foto que encontrei no google somente pra mostrar ao Rodrigo que este tipo de termometro já vem com sensor montado no instrumento como bem explicado anteriormente pelo amigo Walter.
[]'s
Sergio c
12/05/2014, 11:01
Os atuais são de éter de petróleo, se não me engano. O nome termometro de mercúrio ainda hoje é usado como sinônimo de termômetro mecânico, mas acho que só os mais antigos utilizavam mercúrio.
A vantagem dos mecânicos é a amplitude da escala, que é corresponde a 3/4 de uma volta completa, enquanto os elétricos tem uma escala menor que a metade da circunferência. Quanto maior a escala, mais fácil visualizar as pequenas variações.
Esse tipo de termômetro sempre vem com o sensor e não dá pra separar o sensor do relógio, pois o circuito é selado.
Valeu pela explicação, acho que vou instalar esse da TUROTEST, eu gostei desse 3/4 de volta, pois o original, além de pequeno, é ruim de visualizar.
Denise Ávila
12/05/2014, 11:02
Bom dia Denise, estes termometros mecanicos são de uso "universal", ou seja, servem pra qualquer motor refrigerado à água.
Peguei a primeira foto que encontrei no google somente pra mostrar ao Rodrigo que este tipo de termometro já vem com sensor montado no instrumento como bem explicado anteriomente pelo amigo Walter.
[]'s
Mas um 14B original tem necessidade desse termômetro, ou é apenas para quem tem turbo por conta do aumento de temperatura do motor gerado por ele? E onde ele seria instalado. no painel?
Elmer_Jeep
12/05/2014, 11:20
Mas um 14B original tem necessidade desse termômetro, ou é apenas para quem tem turbo por conta do aumento de temperatura do motor gerado por ele? E onde ele seria instalado. no painel?
Como falaram anteriormente o termometro original não tem a mesma precisão de um termometro mecanico.
E confirmando o que vc disse, vale a pena utilizar em motores turbinados pra acompanhar a temperatura com mais exatidão.
Sim, em algum lugar do painel, no meu Jeep tenho um mas como não queria fazer mais um furo no painel coloquei na aba inferior próximo da coluna de direção.
[]'s
Denise Ávila
12/05/2014, 14:25
Entendido.
Brigadão!
joao/elmer,
eu nao instalei intercooler na minha band,ja andei com uma com intercooler e nao senti diferença em termos de potencial/velocidade.
antes de instalar andei lendo/pesquisando e notei que o ganho de desempenho com o intercooler nao era consideravel para um uso simples do dia a dia,mas para uma grande performace/desempenho em velocidade acima da media sim.
como meu objetivo era ter uma velocidade de cruzeiro na casa dos 110//120km/h optei pela nao utilização deste sistema,consigo esta velocidade com 2500rpm e a turbina nao passa de 0,5.
eu pessoalmente nao sinto falta do sistema intercooler.
quanto ao relogio de temperatura muito boa a ideia.
Elmer_Jeep
12/05/2014, 18:36
joao/elmer,
eu nao instalei intercooler na minha band,ja andei com uma com intercooler e nao senti diferença em termos de potencial/velocidade.
antes de instalar andei lendo/pesquisando e notei que o ganho de desempenho com o intercooler nao era consideravel para um uso simples do dia a dia,mas para uma grande performace/desempenho em velocidade acima da media sim.
como meu objetivo era ter uma velocidade de cruzeiro na casa dos 110//120km/h optei pela nao utilização deste sistema,consigo esta velocidade com 2500rpm e a turbina nao passa de 0,5.
eu pessoalmente nao sinto falta do sistema intercooler.
quanto ao relogio de temperatura muito boa a ideia.
Eu já montei alguns 14B com e sem intercooler mas foram em carros de trilha, a minha band vai ser estradeira e vai rodar bastante em região de serra então dei preferencia na montagem com intercooler pra garantir um folego extra.
[]'s
A minha está sem intercooler. Já rodei mais de 1000 km em um dia. Até agora não senti necessidade dele. Funciona exatamente como a do felix. Em subidas mais longas com 1KG de pressão por uns 5 minutos a temp sobe um pouco mas fica longe da faixa vermelha. Tenho instalado um termômetro que mede a temperatura da parede do motor com alarme para não ter zebra. Em condição normal fica entre 76 e 80 C. Exigido chega à 90, alarme configurado para 92C
Penso em instalar um intercooler mas antes tenho que achar espaço.
João Eduardo
12/05/2014, 19:58
Dudu,
A variação é gradual e o ponteiro não fica oscilando/vibrando. Ela tem a válvula termostática.
Gostei do termômetro mecânico, vou providenciar um.
Abç
João Eduardo
12/05/2014, 21:36
Walter,
Tirei fotos do corpo da válvula, a primeira foto mostra 3 orifícios, a segunda tem um bujão ao lado do sensor de temperatura(cebolão),
qual seria o local para instalação? É claro que tirar o bujão(2ª foto) é mais fácil pois a outra opção(foto1), parece-me que tenho que mandar fazer rosca.
462615
462616
Walter da Camper
13/05/2014, 08:08
O local de instalação é em qualquer desses bujões ao lado do sensor original.
Pode-se deixar o original no lugar e escolher qual dos outros 2 se adapta à rosca do sensor mecânico. Além de manter o painel original funcionando, a vantagem é que pode comparar o funcionamento do original e ver o quanto foi "enganado" por ele nos últimos anos.
O meu painel original é de Opala (painel da Camper é Diplomata 92...um luxo...) por isso tive que instalar um sensor de Opala ao lado do original. O ponteiro, apesar de ter escala ampla, não se mexe com variações inferiores a 5°C e é justamente essa variação que vejo nas subidas, de 80 para 85° com 0,5Kg de pressão na turbina (sem intercooler).
Minha termostática está com 3 sensores (Band, Opala e Mecânico).
Walter,
Tirei fotos do corpo da válvula, a primeira foto mostra 3 orifícios, a segunda tem um bujão ao lado do sensor de temperatura(cebolão),
qual seria o local para instalação? É claro que tirar o bujão(2ª foto) é mais fácil pois a outra opção(foto1), parece-me que tenho que mandar fazer rosca.
462615
462616
Sergio c
13/05/2014, 09:32
Alguém aí acima citou o uso do intercooler. Realmente, na cidade ou em dias chuvosos e frios, o intercooler não ajuda em nada, alías, a turbina pouco ajuda no trânsito urbano, mas, quando se está em uma estrada ou rodovias, com a temperatura lá fora passando dos 20 e poucos graus, subindo uma serra ou rebocando algum reboque mais pesado, aí vê-se que o intercooler faz muita diferença, o motor fica bem mais esperto.
Segundo os caminhoneiros das antigas, 1113, 1313, 1513, 1516 e outros, quando o tempo estava frio ou a noite, o caminhão rendia bem mais do que naqueles dias que o bafo lá fora era insuportável, que o motor parecia ter pouca força.
Elmer_Jeep
13/05/2014, 09:49
Alguém aí acima citou o uso do intercooler. Realmente, na cidade ou em dias chuvosos e frios, o intercooler não ajuda em nada, alías, a turbina pouco ajuda no trânsito urbano, mas, quando se está em uma estrada ou rodovias, com a temperatura lá fora passando dos 20 e poucos graus, subindo uma serra ou rebocando algum reboque mais pesado, aí vê-se que o intercooler faz muita diferença, o motor fica bem mais esperto.
Segundo os caminhoneiros das antigas, 1113, 1313, 1513, 1516 e outros, quando o tempo estava frio ou a noite, o caminhão rendia bem mais do que naqueles dias que o bafo lá fora era insuportável, que o motor parecia ter pouca força.
Por isso optei pelo uso do intercooler na minha adaptação do turbo, a viatura vai pegar estrada, vai andar carregada e vai subir serra. E o detalhe mais agravante é que a temperatura ambiente aqui no norte varia entre 30 e 35 graus. No inverno quando chega em 22 a gente já acha que tá congelando, heheh.
[]'s
Sergio c
15/05/2014, 10:55
É Elmer, os invernos de agora estão meio curtos, mas as vezes cai até uma neve, como a de agosto de 2013, "fotos". No verão o máximo que chega é nos 33, 34 graus aqui na serra, no restante do ano a temperatura oscila entre 12 e 25 graus...
Nessa neve do ano passado, tinha deixado a minha Frontier fora da garagem, a qual amanheceu coberta de neve, mas pegou numa boa, pois é eletronica, mas demora um pouco p ar quente começar a sair da ventilação.
A band, em dias frios, faz uma fumaçeira até esquentar que se o IBAMA passar por perto pode dar problemas kkkkkkkk
463310463311463312 reposicionando a valvula wg
Ardidas///
19/05/2014, 15:15
Walter,
462615
462616
Colegas,
Alguem saberia me dizer se há conexões parecidas com essas no OM314? Quero instalar um termômetro mecânico à parte.
[]´s
Elmer_Jeep
19/05/2014, 15:28
Que turbina é essa Dudu ?
Após muita pesquisa resolvi que vou usar a turbina das D20 Maxion S4T Plus(cod. Biagio 267GT), ela já vem com uma base de fixação da wg que permite ser montada em várias posições mas aqui na cidade nenhuma loja ta tendo...
[]'s
k16 do cargo com motor cummins, essa ai com regulagem facilita o trabalho, a pesar da soluçao no meu caso ter sido simples foram muitas horas pra chegar nela...
Elmer_Jeep
19/05/2014, 22:47
k16 do cargo com motor cummins, essa ai com regulagem facilita o trabalho, a pesar da soluçao no meu caso ter sido simples foram muitas horas pra chegar nela...
Instalei uma turbina dessa com intercooler numa Camper com motor 14B, tubagem da pressurização com 2,5" e escape de 3" sem abafador mas no funcionamento achei que deu um pouco de lag, parece que ficou grande pro motor.
A parte mais chata da instalação foi nas conexões de entrada e saída pois tive que confeccionar duas flanges no torno.
[]'s
Instalei uma turbina dessa com intercooler numa Camper com motor 14B, tubagem da pressurização com 2,5" e escape de 3" sem abafador mas no funcionamento achei que deu um pouco de lag, parece que ficou grande pro motor.
A parte mais chata da instalação foi nas conexões de entrada e saída pois tive que confeccionar duas flanges no torno.
[]'s
e o retorno do oleo? no meu kit veio aquele selo pra substituir, teria outro lugar pra colocar o retorno?
Elmer_Jeep
20/05/2014, 20:27
e o retorno do oleo? no meu kit veio aquele selo pra substituir, teria outro lugar pra colocar o retorno?
O outro local seria "à moda antiga", um cano soldado na lateral do cárter...
Prefiro esse esquema do selo, já instalei aqui e funciona perfeitamente.
[]'s
463862463863 lubrificaçao da turbina instalada
Estou reformando o motor, e para variar... Jaque. Vou instalar o kit turbo (anhanguera) e daí começa o tormento das dúvidas...
estou inclinado a instalar sem o intercooler...
A questão do intercooler....
- instalando-o junto com AC, aquela parafernália na frente do radiador não fará o ar chegar na colmeia muito aquecido diminuindo a eficiência do sistema? aquecendo o motor
- mesmo que em dias muito quentes ocorra uma perda de eficiência do turbo, o rendimento do conjunto será melhor do que sem ele? (imagino que sim)
- o turbo em si sobreaquece o motor? ou é o pé do vivente que acaba forçando mais o motor pq tem mais potência e por consequência aumenta a temperatura do motor?
obrigado
Walter da Camper
03/07/2014, 17:31
O que aquece o motor é a tentação de manter numa subida de serra os mesmos 120 Km/h que vinha andando na reta.
E mesmo assim, o 14B tem bastante margem de folga no sistema de refrigeração e vc só vai ver o ponteiro subir um pouco quando a serra estiver acabando e, a partir daí, o resfriamento é bem rápido.
O turbo só vai aquecer o motor se andar muito tempo em pressões elevadas (acima de 1 Kg).
Quanto à localização do IC, todos os carros atuais tem esse sanduiche IC / AC / radiador, sem qualquer problema.
Se não pretendes exigir muita potencia, esse motor aceita perfeitamente trabalhar sem IC. O meu está assim há 3 anos e estou contente com o desempenho. Velocidade de cruzeiro de 120, com alguma folga para ultrapassagens e subidas.
Estou reformando o motor, e para variar... Jaque. Vou instalar o kit turbo (anhanguera) e daí começa o tormento das dúvidas...
estou inclinado a instalar sem o intercooler...
- instalando-o junto com AC, aquela parafernália na frente do radiador não fará o ar chegar na colmeia muito aquecido diminuindo a eficiência do sistema? aquecendo o motor
- mesmo que em dias muito quentes ocorra uma perda de eficiência do turbo, o rendimento do conjunto será melhor do que sem ele? (imagino que sim)
- o turbo em si sobreaquece o motor? ou é o pé do vivente que acaba forçando mais o motor pq tem mais potência e por consequência aumenta a temperatura do motor?
obrigado
Valeu Walter, acho que vai mesmo só o turbo.
mesma opniao do walter,nao tenho IC e nao sinto falta,pesquise mais sobre IC e decida se o gasto vale a pena.
boa sorte na empreitada.
Elmer_Jeep
04/07/2014, 11:19
obrigado
1 - Estou nessa fase da empreitada, se a parafernália vai aquecer ou não só vou saber depois que colocar pra andar, mas realmente o trambolho é feio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/297.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/298.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/299.JPG
2 - O rendimento com intercooler sempre vai ser melhor devido à compactação das moléculas do ar pressurizado mas isso não quer dizer que o motor vai trabalhar frio, apenas que o incremento de ar/combustível será otimizado comparado com o turbo sem cooler.
3 - Naturalmente uma turbina depende do seu lado "quente" pra funcionar e o ar após ser comprimido na parte "fria" também sofre aquecimento. Porém, se vc tiver snorkel a turbina sempre vai captar ar fresco que já ajuda bastante, andei lendo sobre isso e parece que essa parte da captação que é realmente conhecida como intercooler, já o "radiador do ar" seria um aftercooler pois está localizado após a turbina.
4 - Creio que a questão do aquecimento está relacionada com o que o Walter falou, "o vivente" não quer aliviar o pé e nem "bater alavanca" ai quer que a viatura mantenha o torque em 5ª marcha subindo o morro, nesse caso a tendencia é aquecer mesmo.
[]'s
Voltando de viagem ao MT. Meu motor não tem o I.C. A temperatura só sobe mesmo quando a pressão do turbo está alta. No plano mantendo 120 Km/h a pressão ( no meu caso ), fica em torno de 0,5kg a temp. fica estável, em subidas longas ela sobe até uns 8 graus, retornando logo que se alivia o pé. Num trecho com pouco movimento, asfalto bom e longas retas, me empolguei e mantive velocidade entre 130, 140 + ... pressão do turbo acima de 1kg, a temperatura foi subindo gradativamente e depois de cerca de uma hora tava quase batendo 100 graus, aliviei um poco o pé e ela voltou ao patamar normal. Para esse uso hard, creio que o IC realmente ajude, a própria velocidade cria uma puta ventilação.
dimasi,
mesma situação sua,mesma opniao,qdo chegou a 140 como estava o pedal do acelerador,ainda tinha curso.?
acha que ainda dava mais,qto estava a rpm.?
.( Para esse uso hard, creio que o IC realmente ajude, a própria velocidade cria uma puta ventilação.)
ate mais,
estou pensando em retirar aquela borboleta que fica na admissão.. O que vocês acham???
Elmer_Jeep
08/07/2014, 09:46
estou pensando em retirar aquela borboleta que fica na admissão.. O que vocês acham???
Não sei se muda algo na performance. Até onde sei ela(borboleta) está lá somente para reduzir o barulho da combustão.
Talvez mude o ronco, tipo quando se funciona um motor sem filtro de ar.
[]'s
dimasi,
mesma situação sua,mesma opniao,qdo chegou a 140 como estava o pedal do acelerador,ainda tinha curso.?
acha que ainda dava mais,qto estava a rpm.?
.( Para esse uso hard, creio que o IC realmente ajude, a própria velocidade cria uma puta ventilação.)
ate mais,
Felix,
Ainda tinha um pouco de curso. A rotação tava em cerca de 3200, isso com pneus 32". O máximo que cheguei foi 160 numa baixada.
Para chegar nessas velocidades vc tem que trabalhar o motor. Ir dando acelerador conforme o motor responde. Se vc pegar e simplesmente afundar o pé, como se faz em motores à gasolina, vc só produz fumaça preta.
Abs
Não sei se muda algo na performance. Até onde sei ela(borboleta) está lá somente para reduzir o barulho da combustão.
Talvez mude o ronco, tipo quando se funciona um motor sem filtro de ar.
[]'s
a maior dificuldade esta sendo com o acelerador... mas vou retirar a borboleta sim vou ganhar bastante espaço com isso
Walter da Camper
09/07/2014, 15:16
Eu ainda não retirei a borboleta, mas a desativei deixando totalmente aberta.
No meu entender a borboleta prejudica a turbina, pois impõe um súbito aumento de pressão e desaceleração brusca do rotor cada vez que fecha o acelerador, como numa torca de marcha, por exemplo.
É por isso que os carros a gasolina turbinados utilizam válvula de prioridade (ou blow-off), que alivia a pressão da turbina nas desacelerações.