Conectar

Ver Versão Completa : turbo intercooler em 14B

fabricio barra andrade
16/06/2005, 20:04
Oi pessoal, sou novato no fórum, tenho um BJ50LV 2001 com 105000 KM e estou pensando em colocar turbo e intercooler. Alguem tem idéia de como ficará a potência e torque ??? Venho rodando com Pneus BF MT 245/75/16 e relação de difencial padrão. Alguem já falou neste que tevo tirar o elemento interno do filtro de ar, isto procede :? ???

Eriksom Teixeira Lima
01/07/2005, 17:11
Fabricio,

Eu uso o motor 14B em uma Camper (que já-já sai perfeita da última reforma :P ). Note que eu uso filtro K&N, o que elimina qualquer possibilidade de restrição de fluxo.

Bem, já rodei com ele cerca de 40 mil km. O que posso te dizer é que ele é excelente e eu ainda não me convenci que preciso turbiná-lo.

De qualquer forma, por dois amigos que tem Camper também e usam o mesmo motor turbinado, eu daria uma chute calibrado de que com umas 600g de pressão no turbo, o motor iria para uns 35kgfm de torque e uns 130 CV (chute calibrado, óbvio). Claro que é possível meter mais pressão nele (essa reforma incluiu retífica geral do 14B), chegando numa boa a 1kg no turbo. Mas para que você quer uma viatura com mais de 40kgfm de torque e cerca de 150cv de força? :?:

Se o Hugo Morais que anda aqui no Fórum ler essa msg, ele pode te dar o parecer dele sobre 14B turbinado e com intercooler. Mas ele precisa ter cabeça para ler as msg, pois faz 3 dias qe ele não pensa em outra coisa do que no novo brinquedo que acabou de comprar 8)

Outro que pode te falar muito desse motor é o Elmer, o famoso Jipeiro RR, que tem um CJ lá nas pradarias de Roraima equipado com o mesmo 14B.

Agora, uma coisa que ninguém me convenceu até agora: é necessário o intercooler? De todas as opiniões que li (e foram muitas :mrgreen: ) fiquei com a impressão de que "ele" só é necessário quando a operação do turbo é da ordem de 1kg ou pouco menos. Em pressões inferiores, ele traz praticamente ZERO de benfício. Há conferir :!:

Eriksom

Elmer_Jeep
01/07/2005, 18:03
OW, alguém tranca isso aqui por favor.

Grande Eriksom, esse assunto já rolou aqui ó:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10830

[]'s