Conectar

Ver Versão Completa : Como elevar altura da defender?

mistura
22/09/2011, 13:48
Estava querendo levantar a minha defender 90 em uns 10cm mais ou menos,pois estou com pneus 33'' e incomoda um pouco nas erosões quando torce a suspensão pega o pneu na caixa de roda.
Queria saber como, e se isso iria afetar muito a inclinação lateral maxima nas trilhas.
Valeeu.

vwinit
22/09/2011, 14:00
Mistura,
Eu andei pesquisando um pouco sobre isso recentemente até decidir quais molas iria utilizar no meu D90.
Tem umas molas azuis da Bearmach que me foram oferecidas pelo Duncan da Britcar, levantam o carro em 4" ...
São as molas HD. Não são caras ...
Esse kit não foi o que escolhi no final, mas se o carro fosse para trilha ou para pneus 33", seriam com certeza.

Não sei te dizer sobre a estabilidade mas acredito que devem ser duras, pois ou vc prepara o bicho pro mato ou para condições gerais .... Não tem como fazer um setup para tudo. Essa mola HD é coisa pra trilha mesmo.

*Não necessita lift na carroceria. Somente com as molas vc tem esse ganho de 4".
** Essas informações me foram passadas pelo Duncan e não tenho prática para comprová-las, entende? Mas acredito nas informações dele ...

Abraço!

mistura
22/09/2011, 14:06
Mistura,
Eu andei pesquisando um pouco sobre isso recentemente até decidir quais molas iria utilizar no meu D90.
Tem umas molas azuis da Bearmach que me foram oferecidas pelo Duncan da Britcar, levantam o carro em 4" ...
São as molas HD. Não são caras ...
Esse kit não foi o que escolhi no final, mas se o carro fosse para trilha ou para pneus 33", seriam com certeza.

Não sei te dizer sobre a estabilidade mas acredito que devem ser duras, pois ou vc prepara o bicho pro mato ou para condições gerais .... Não tem como fazer um setup para tudo. Essa mola HD é coisa pra trilha mesmo.

*Não necessita lift na carroceria. Somente com as molas vc tem esse ganho de 4".
** Essas informações me foram passadas pelo Duncan e não tenho prática para comprová-las, entende? Mas acredito nas informações dele ...

Abraço!

Nesse caso há necessidade de trocar os amortecedores também?? ou apenas as molas?
Eu uso os originais dela que por sinal depois de duas trilhas estão apresentando folga, porém eu vou trocar por outro jogo de originais, por que um kit lift completo com amortecedor e mola é um G$R$A$N$D$E INVESTIMENTO.
AaH... ela vai pra trilha mesmo então pode ser molas duras mesmo.

vwinit
22/09/2011, 14:32
Bem, eu estava cotando o kit molas + amortecedores...

Dá uma olhada nos preços (sem frete nem impostos ainda).

4 Blue Springs with extra height (4”?) and more 4 shocks Monroe Adventure…
For this kit I will need something else?

Would you like the Lifted springs? And yes that’s correct. You will not need anything else to fit this to your vehicle.
The price for Rear HD blue springs are 73.50. The fronts are 73 pounds aswell.
Front shocks are 30 pounds. Rear shocks are 35 pounds.

*Para quem mora lá fora a realidade é outra, né não? Sem comentários ...

Abraço!

rafaelfernandez
22/09/2011, 23:35
Pessoal,

O maior lift que se consegue com a troca somente de amortecedores e molas sem afetar outras partes da viatura é 2" (+-5cm). Qualquer coisa maior do que isso pode e vai requerer correção do angulo de caster, troca de braços e buchas, etc. Alem de afetar as cruzetas em função do angulo excessivo o que pode gerar vibração no cardã e por ai vai...

Outra coisa, para os pneus 33" tenho praticamente certeza que as 2" extras seriam mais do que suficientes. E ao contrario do que nosso amigo Hailton entendeu, molas HD NÃO SÃO PARA TRILHA! São na verdade para carregar peso EXTRA alem da capacidade maxima da viatura e CONSTANTEMENTE, seja como carga do veiculo ou rebocando algo pesado. Essas molas, por sua maior rigidez, acabam por reduzir a flexibilidade da suspensão o que não é desejavel no off road.
Para trilhas em que a flexibilidade da suspensão seja um fator importante a ser considerado, como em erosões e RC, molas mais macias conferem ao veiculo maior capacidade de tração.

[]´s
Rafael

Marco Aurélio R Guimarães
23/09/2011, 01:19
Pessoal,

O maior lift que se consegue com a troca somente de amortecedores e molas sem afetar outras partes da viatura é 2" (+-5cm). Qualquer coisa maior do que isso pode e vai requerer correção do angulo de caster, troca de braços e buchas, etc. Alem de afetar as cruzetas em função do angulo excessivo o que pode gerar vibração no cardã e por ai vai...

Outra coisa, para os pneus 33" tenho praticamente certeza que as 2" extras seriam mais do que suficientes. E ao contrario do que nosso amigo Hailton entendeu, molas HD NÃO SÃO PARA TRILHA! São na verdade para carregar peso EXTRA alem da capacidade maxima da viatura e CONSTANTEMENTE, seja como carga do veiculo ou rebocando algo pesado. Essas molas, por sua maior rigidez, acabam por reduzir a flexibilidade da suspensão o que não é desejavel no off road.
Para trilhas em que a flexibilidade da suspensão seja um fator importante a ser considerado, como em erosões e RC, molas mais macias conferem ao veiculo maior capacidade de tração.

[]´s
Rafael

X2!!!!
Não tem mágica gente! quanto mais mexe, mais tem que mexer... Se me fiz claro....
O Defender tem uma capacidade off-road das melhores em sua configuração original. Eu não promoveria alterações mais radicais somente para algumas trilhas. Dêem uma pesquisada nos vídeos do Camel Trophy e vejam o que os caras faziam...
Um pequeno lift como tem o Rafael, ou mesmo eu, no meu 110, é suficiente para poder calçar pneus um pouco maiores e aumentar o vão livre. Uso os 285 no 110 e salvo engano, a altura é praticamente a mesma do 33 pol. embora este seja um pouco mais largo.
Deixar o Defender duro, somente vai tirar curso de suspensão, acabando com uma característica fantástica que tem nossos 4x4.
Abraços!

Henrique Josino
23/09/2011, 09:14
4" nas defender tem que se alterar o cardã dianteiro, ultilizar as juntas CV.

Eu levantei 4" a minha. Em um topico eu coloquei os cod. das molas que ultilizei.

abraço

Henrique Josino

vwinit
23/09/2011, 13:17
Pessoal,

[]´s
Rafael

Não sei por que cargas d'água eu estava comparando a altura com as trilhas ...
Realmente me confundi nisso aqui hein Rafael... Bem observado!
Queria falar apenas no ganho da altura e nem pensei na questão de flexibilidade das molas e suspensão toda.
Foi mal ...

Quanto ao ganho na altura, não sei o ano da 90 do Mistura, mas vejo que só de trocar molas velhas por molas novas o veículo já fica um pouco mais alto, pois a deformação plástica na mola velha em ralação com o tempo de uso da mesma vai diminuir seu tamanho.

Uma mola nova, e ainda 2" maior já deve dar o resultado na altura que ele quer, ou algo entre 5 e 10cm. Não deve chegar a 10cm, mas será mais que 5cm com certeza, não??

Marco, hoje uso os pneus 265. Com as novas molas OME cabem os 285 numa boa mesmo??
:pensativo:

23/09/2011, 13:30
Marco, hoje uso os pneus 265. Com as novas molas OME cabem os 285 numa boa mesmo??

Cabem sim Hailton. Fique tranquilo quanto a isso. Só vai perder um pouco no giro do defender (vai ter que mexer no limitador do esterçamento, coisa simples, um parafuso) por causa da altura do pneu.
Abraço!

rafaelfernandez
23/09/2011, 14:24
Beleza Hailton, é muita informação ao mesmo tempo, mais cedo ou mais tarde acabamos por fazer confusão mesmo. :parede:

Outra coisa que temos que lembrar é que Body Lift não altera o vão livre do carro em absolutamente nada, o que se consegue é melhorar os angulos de ataque e saida e tambem o de transposição e em alguns casos, é requisito para pneus maiores.
O que determina o vão livre é a distancia entre o chão e a parte mais baixa do veiculo em relação ao solo(normalmente a bola do diferencial) e nesse quesito, somente pneus maiores podem ajudar.

Em relação ao ganho de altura que se consegue com a troca de molas e amortecedores, é complicado se ater em um numero e esperar que ele se repita na pratica. São muitos fatores que vão influenciar a altura final do veiculo. No caso de minha 110 que ainda contava com as molas e amortecedores originais após mais de 10 anos e 180000km, o ganho total de altura foi proximo dos 7cm se me lembro direito. :shock:

Quanto aos 285, já vi mais de uma viatura usando esses pneus com a suspensão original, portanto, acredito que com o lift o unico ajuste necessario será o que o Marco falou, sendo que são 2 parafusos (um para cada lado) ao invez de um. :odedo:

[]´s
Rafael

Não sei por que cargas d'água eu estava comparando a altura com as trilhas ...
Realmente me confundi nisso aqui hein Rafael... Bem observado!
Queria falar apenas no ganho da altura e nem pensei na questão de flexibilidade das molas e suspensão toda.
Foi mal ...

Quanto ao ganho na altura, não sei o ano da 90 do Mistura, mas vejo que só de trocar molas velhas por molas novas o veículo já fica um pouco mais alto, pois a deformação plástica na mola velha em ralação com o tempo de uso da mesma vai diminuir seu tamanho.

Uma mola nova, e ainda 2" maior já deve dar o resultado na altura que ele quer, ou algo entre 5 e 10cm. Não deve chegar a 10cm, mas será mais que 5cm com certeza, não??

Eduardo Tescarollo
23/09/2011, 17:23
Ola a todos, entrei recentemente para o mundo da L.R's. A minha é uma 90 ano 2002, e veio com estas molas azuis que são vendidas pela Bearmach. Já tinha ligado para eles para saber o quanto esta mola era maior que a original, mas quem me atendeu não tinha esta informação. Bom estou com problema nos amortecedores traseiros, com esta mola eles ficam totalmente abertos, inclusive um abriu o bico, bate em qualquer lombada.
Vou colocar dois Ranchos RS999350 com uma adaptação para pino na parte de baixo e ver com fica. A principio achei ela muito seca de suspensão, não andei em outra para comparar, meu parâmetro era meu ex JPX que era um Landau. Se não melhorar coloca as molas originais.
Abs

mistura
23/09/2011, 18:08
Eu estava pensando num kit lift da ironn man, pois não estou a fim de importar o kit.
O kit da iron man levanta em 2'' o que já será suficiente para os pneus 33.
No exterior fica muito mais em conta,mas tenho receio quanto a garantia e etc...
A suspensão original da defender é ótima, talves eu mude de idéia e bote as originais novamente.
Eu havia visto um troller com calços de tecnil nas molas o que le conferiu mais 2'' de altura,alguem sabe se tem como fazer na defender ??
A nossa é uma 2001,td5.
Valeu abs

CGAUER
23/09/2011, 18:17
Edu,

os Rancho não tem uma reputação boa no mundo LR. Aparentemente o ponto de fixação não é lá grande coisa...

Um LR com tudo original é Landau. Eu prefiro mais firme, razão pela qual independente da idade dos amortecedores, sempre troquei pelos Old Man Emu (OME) HD.

Abraços

Clemente

Ola a todos, entrei recentemente para o mundo da L.R's. A minha é uma 90 ano 2002, e veio com estas molas azuis que são vendidas pela Bearmach. Já tinha ligado para eles para saber o quanto esta mola era maior que a original, mas quem me atendeu não tinha esta informação. Bom estou com problema nos amortecedores traseiros, com esta mola eles ficam totalmente abertos, inclusive um abriu o bico, bate em qualquer lombada.
Vou colocar dois Ranchos RS999350 com uma adaptação para pino na parte de baixo e ver com fica. A principio achei ela muito seca de suspensão, não andei em outra para comparar, meu parâmetro era meu ex JPX que era um Landau. Se não melhorar coloca as molas originais.
Abs

Eduardo Tescarollo
24/09/2011, 08:57
Eu estava pensando num kit lift da ironn man, pois não estou a fim de importar o kit.
No exterior fica muito mais em conta,mas tenho receio quanto a garantia e etc...
A suspensão original da defender é ótima, talves eu mude de idéia e bote as originais novamente.
Eu havia visto um troller com calços de tecnil nas molas o que le conferiu mais 2'' de altura,alguem sabe se tem como fazer na defender ??
A nossa é uma 2001,td5.
Valeu abs

Na minha se com os novos amortecedores ela não ficar um pouco mais macia vou partir para as molas da 130 na dianteira e original com calço na traseira. Isto me foi sugerido pelo Sr Ronald que tem uma oficina especializada em LR em Cotia.

Abs

Eduardo Tescarollo
24/09/2011, 09:01
Edu,

os Rancho não tem uma reputação boa no mundo LR. Aparentemente o ponto de fixação não é lá grande coisa...

Um LR com tudo original é Landau. Eu prefiro mais firme, razão pela qual independente da idade dos amortecedores, sempre troquei pelos Old Man Emu (OME) HD.

Abraços

Clemente

Valeu pela dica, talvez seja a razão que eles não fabriquem mais.

Abs

vwinit
24/09/2011, 15:55
Abs

Eduardo,
Deve estar achando muito duro devido as molas azuis... Tive a informação que são assim mesmo.
As originais já acho macias até demais e por isso resolvi trocar.

Isso que você quer fazer com os Rancho, vai ficar caro? Pq com ~4mil vc monta um kit de suspensão OME (comprando no Brasil)...

vwinit
24/09/2011, 16:15
A nossa é uma 2001,td5.
Valeu abs

Mistura,
Um kit 2" iron man ou 2" OME ficam praticamente o mesmo preço no Brasil. Entre os dois, os comparativos que li foram quase unânimes pelo OME.

A suspensão original, pelo menos da minha que tem o bagageiro, achei macio até demais. Os amortecedores estão praticamente novos (Britpart) e as molas devem ser ainda as originais de fábrica (1998).
No seu caso, e no meu, molas novas vão conferir um ganho na altura, mesmo se trocadas por originais, vide o exemplo do Rafael que ganhou ~2cm + os 5cm do kit 2" indo para 7cm no total.

Eu penso que se vai ter que mexer, inclua na conta todas as variáveis. No meu caso, que tenho bagageiro (de aço) e ainda quero viajar com ele cheio ... rsrsrsrs, pode ser uma barraca, estepe, galão, etc... sei lá. Agora imagina o bicho pesado e com as molas originais macias e amortecedores Britpart numa curvinha com vento lateral ...
oO

Esse foi o objetivo da mudança para OME, além de ganhar certa altura descarregado e estabilidade, não preciso mexer em mais nada. Se eu decidir pelos pneus 285, como o Marco disse, o ajuste será mínimo. Senão mantenho 265 que li ser uma excelente opção para uso misto de forma geral, como estética do carro, viagens, barro, etc...

Ainda não instalei o kit OME. Vou medir tudo antes e depois e terei dados novos para te passar e com certo tempo até mesmo minhas impressões sobre o comportamento do equipamento.

Eduardo Tescarollo
24/09/2011, 17:35
Eduardo,
Deve estar achando muito duro devido as molas azuis... Tive a informação que são assim mesmo.
As originais já acho macias até demais e por isso resolvi trocar.

Isso que você quer fazer com os Rancho, vai ficar caro? Pq com ~4mil vc monta um kit de suspensão OME (comprando no Brasil)...

Hailton,

Achei no Meracado Livre um par de amortecedores semi novos, o caro comprou para colocar em uma TR4 e não deu certo, grande demais, paguei R$ 400,00 o par, bem barato.
Se não ficar bom pretendo deixar as molas azuis na frente e mexer só na traseira, minha duvida é quando a altura, não sei o tamanho desta molas comparado com as OME.

Abs

rafaelfernandez
25/09/2011, 00:41
...Se não ficar bom pretendo deixar as molas azuis na frente e mexer só na traseira, minha duvida é quando a altura, não sei o tamanho desta molas comparado com as OME.

Eduardo,

Esse link reune um bocado de informações sobre opções de molas para os LR: Especificações de molas para LR (http://rovers.red90.ca/springinfo.html)

[]´s
Rafael

Eduardo Tescarollo
29/10/2011, 10:54
Coloquei os amortecedores Rancho (Troller) na traseira da 90ventinha. Fiz uma nova bucha no olhar em cima, alem de reforçar a solda, e na parte de baixo um adaptador para pino. Mudou completamente o carro, não será necessário retirar as molas azuis, na cidade estou usando o amortecedor na posição 4, na mais macia só na terra mesmo. Estes amortecedores com regulagem fazer milagre!.

Abs

Oscar Lopez
19/11/2011, 19:53
Boa noite, gaostaria da ajuda de voces pra saber como sao os amortecedores da land rover 110, e que eu estou na bolivia sem o meu LR, so que nao me lembro como sao os amortecedores. minha duvida é se os dianteiros sao com buchas nas duas estremidades ou sao diferentes e tambem nao lembro como sao os trazeiros. desde ja agradeço a ajuda de voces. se poderem colocar fotos eu ficaria muito agradecido.
abraços

19/11/2011, 20:06
Salve Oscar!
Pino/olhal na dianteira
Olhal/olhal na traseira

Abraço!

Oscar Lopez
19/11/2011, 22:26
muito obrigado Marco Aurelio.

AUTOCARIOCA
20/11/2011, 18:09
aonde se consegue o menor preco para amortecedores e molas ?

viatura 110 2006

rafaelfernandez
20/11/2011, 18:20
aonde se consegue o menor preco para amortecedores e molas ?

viatura 110 2006

Cuidado ao levar em consideração somente o preço. Muitos aqui no fórum já tomaram altas caneladas assim.

Procure referencias com o pessoal aqui mesmo e tenho certeza que encontrara gente muito seria com preços justos.

[]´s
Rafael

marcelorfigueiredo
01/07/2012, 21:59
hailton ,boa noite ,
você fez estas alterações ?
tenho uma 110 black suspensão original e pneus265 75 r16 e estou precisando trocar os pneus e desta forma preciso fazer uamaavaliação geral : Só troca de pneu ou troca de pneu e suspensão
você colocou os 285 ? Acha que consigo colocarum mais largo ?
quanto cm você conseguiu efetivamente levantar?
se puder me orientar agradeceria muito
obrigado
marcelo

vwinit
02/07/2012, 19:52
Marcelo, troquei a suspensão (amortecedores + molas) diant e tras pela OME.

Coloquei o pneu 285 75 R16 e ficou bacana!

Dá uma olhada na página de reforma da minha viatura que tem toda a saga!! rsrsrss No link abaixo o post que trata (início) da suspensão.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-3.html#post1532609

O Rafael aqui do fórum (e outros) possuem esta config de suspensão.
Não fica barato ... mas vale o preço.

Vê aí como ficou:

356965

Qq coisa, pergunta aí ou nos outros tópicos, blz? No que eu puder ajudar, estarei à disposição.

Abraço!

Fabrício Bastos
02/07/2012, 21:33
hailton ,boa noite ,
você fez estas alterações ?
tenho uma 110 black suspensão original e pneus265 75 r16 e estou precisando trocar os pneus e desta forma preciso fazer uamaavaliação geral : Só troca de pneu ou troca de pneu e suspensão
você colocou os 285 ? Acha que consigo colocarum mais largo ?
quanto cm você conseguiu efetivamente levantar?
se puder me orientar agradeceria muito
obrigado
marcelo

Oia!
Uma irmã!:bye:rsrs
E aí marcelo? Tudo bem!?
Como postei no tópico da Black esse fim de semana colocamos guincho, quebra-mato e etc nela!
Agora o próximo passo são uns pneus maiores! Uns 285!
Converso com o joão schmitz pelo facebook e ele tem uma série especial "60 Years" e ele usa BF 285!
Apenas trocou as molas dianteiras pelas famosas azuis e as traseiras continuam originais!
Vamos fazer um teste essa semana! depois de falar com o clemente na fenajeep e com o deni(Mecanico de LR que levamos a black!) resolvemos colocar as traseiras da 90 na dianteira da 110!
Agora é esperar pra ver se vai alterar a altura!
Na garagem(Que é uma rampa com declive baixo) medi 60 cm antes e 57/58 depois!

Quanto ao pneu mais largo essa era a ideia do marcos("Dono" da black!)
Fica muito bonito um 315 e acho show a land com "pneuzão", mas aí vem os poréns por ele ser mais largo o curso da direção ia ficar mais limitado! Alguns falam que força o conjunto! pq o próximo seria o 305/65R16 que é da mesma "altura" do 285 porém mais largo! para mais altura seria o 315 que equivale há um 35 Pol.!

Abraços!

vwinit
02/07/2012, 23:06
Amigos ...

Eu optei pelo 285 primeiro por gostar da config do Defender com pneu maior e em segundo por ser o maior pneu sem fazer maiores alterações na viatura.

O 285 R16 é praticamente a mesma altura de um pneu 33 pol na R15, mas é mais fino e assim cabe na cx de roda do Defender.
Os 33" ficariam um pouco para fora e aí já começam maiores adaptações.

Maior que isso então, aí vcs já podem começar a mexer nos ângulos da suspensão toda, cruzetas, etc... Aí para ficar bom tem que entender mesmo (estudar) e gastar uns tubinhos ... Claro, ficará um monstrinho bem bruto!!! ;)

Boa sorte na empreitada e postem as fotos das viaturas pra turma aqui.

Abraço!

Fabrício Bastos
02/07/2012, 23:56
Amigos ...

Eu optei pelo 285 primeiro por gostar da config do Defender com pneu maior e em segundo por ser o maior pneu sem fazer maiores alterações na viatura.

O 285 R16 é praticamente a mesma altura de um pneu 33 pol na R15, mas é mais fino e assim cabe na cx de roda do Defender.
Os 33" ficariam um pouco para fora e aí já começam maiores adaptações.

Maior que isso então, aí vcs já podem começar a mexer nos ângulos da suspensão toda, cruzetas, etc... Aí para ficar bom tem que entender mesmo (estudar) e gastar uns tubinhos ... Claro, ficará um monstrinho bem bruto!!! ;)

Boa sorte na empreitada e postem as fotos das viaturas pra turma aqui.

Abraço!

Hailton,
No nosso caso da Black (mineira uai!rsrsrs) já ta decidido e vamos de 285 Maxxis Bighorn(Se acharmos por um preço bom!O que tá difícil!) só achar qualquer um já tá complicado!
Mas se um dia entrar uma 90tinha na família novamente acho que pensamos num maior"zinho"!rsrsr

Abraços!