Ver Versão Completa : Novo Grand Vitara III - Preparação para trilhas
paulocordeiro
09/05/2015, 13:38
Jeanilson, eu utilizo o kit ironman, não tenho o q reclamar mas se fosse hoje iria de offshock.
abraços.
Por qual motivo você mudaria ? Este da ofdshock já da ganho de altura sem calços ? De quanto ?
guilhermejcp
09/05/2015, 19:49
Olá Galera Boa tarde !
Também tenho feito algumas trilhas por aí e concordo com todos quanto a altura, vejo sempre o pessoal comentando em lift e tal, mas questão é a seguinte: Para o pessoal que já fez o lift e troca de pneus, como fica o consumo ? aumenta ?
e quanto a estabilidade do carro ? ainda consigo andar nos 150km, 160km nas viagens mais longas pelas rodovias ?
Quanto ao pneu resolvi fácil meu problema, comprei um kit de correntes e carrego elas na mala, claro que isso somente para aqueles que não estão preocupados em deixar o carro mais bonito com pneus mais robustos né, mas a funcionalidade das correntes... Arrasto qualquer um de qualquer atoleiro e subo qualquer barranco !
Agora o lift gostaria muito de fazer, mas se caso aumentar meu consumo e perder a estabilidade, já não sei se vale a pena o lift ou troca de amortecedores e molas, por favor o pessoal que tem ajuda-nos please !!!
Outra coisa, alguém já encontrou outros tipos de para-choque ? Metal ou algo assim ?
Depois que coloquei o lift de 30mm senti bastante diferença nos primeiros 200km mas depois acostumei e já quase ando do mesmo jeito quando sem lift. Sinto mais diferença em curvas de alta. Precisava andar de novo com GV3 sem lift pra ver se realmente tem diferença.
Pra mim o que deu diferença mesmo foram os pneus AT dunlop que coloquei no lugar dos yokohama HT. Com os yoko andava a 180km/h de boa. Só começava a balançar depois dos 200km/h. Agora com os AT sinto a mesma coisa mas a 160km/h. O limite passou pra 180. Ainda não tive coragem de por mais de 200km/h de novo.
guilhermejcp
09/05/2015, 19:56
Depois que coloquei o lift de 30mm senti bastante diferença nos primeiros 200km mas depois acostumei e já quase ando do mesmo jeito quando sem lift. Sinto mais diferença em curvas de alta. Precisava andar de novo com GV3 sem lift pra ver se realmente tem diferença.
Pra mim o que deu diferença mesmo foram os pneus AT dunlop que coloquei no lugar dos yokohama HT. Com os yoko andava a 180km/h de boa. Só começava a balançar depois dos 200km/h. Agora com os AT sinto a mesma coisa mas a 160km/h. O limite passou pra 180. Ainda não tive coragem de por mais de 200km/h de novo.
Só completando, depois do aumento da Dilmolina, não passou do 130km/h. Ando de pé leve. Correr causa outra estabilidade agora. A financeira.rsrs
EvandroES
09/05/2015, 21:26
No site da OffLimits não consta o kit para o Gran Vitara. http://www.offlimits.com.br/amortecedores/kitlift2pol.html
Talvez sob encomenda?
Abraço,
Miranda
Acho que se ligar lá devem fazer.
Abraços.
EvandroES
09/05/2015, 21:33
Por qual motivo você mudaria ? Este da ofdshock já da ganho de altura sem calços ? De quanto ?
Na última expedição para a Chapada Diamantina o amortecedor dianteiro direito estourou, tive que mandar retificar em um terceiro. Se fosse da Offshock mandaria direto para eles. E eles tem um modelo com reservatório extra que me agradou muito. Sem falar que alguns conhecidos me relataram que os offshocks são melhores, mas é só o q me falaram nunca testei para ver.
Dá ganho de altura sim. Tentaria colocar de 50mm(caso façam por encomenda) o que acredito que façam.
abraços.
EvandroES
09/05/2015, 21:34
Só completando, depois do aumento da Dilmolina, não passou do 130km/h. Ando de pé leve. Correr causa outra estabilidade agora. A financeira.rsrs
É verdade Guilherme tá foda...
Jeanilson
09/05/2015, 22:13
Jeanilson, eu utilizo o kit ironman, não tenho o q reclamar mas se fosse hoje iria de offshock.
abraços.
Evandro
Um dos problemas de um kit importado é justamente o que aconteceu contigo, a falta de uma assistência rápida e fácil em caso de problemas. Mas você acha os amortecedores Offshock melhores do que os da Ironman?
No site da OffLimits não consta o kit para o Gran Vitara. http://www.offlimits.com.br/amortecedores/kitlift2pol.html
Talvez sob encomenda?
Abraço,
Miranda
Miranda,
Também tinha entrado no site da OffLimits e não achei nada pronto para o GVIII. Já vi relatos de pessoas que tiveram problemas com os amortecedores OffShocks feitos sob encomenda, principalmente vários problemas de vazamentos com apenas alguns meses de uso moderado :shock:.
Mesmo assim já entrei em contato com eles e assim que tiver uma resposta posto aqui.
[]'s
guilhermejcp
09/05/2015, 22:33
Evandro
Um dos problemas de um kit importado é justamente o que aconteceu contigo, a falta de uma assistência rápida e fácil em caso de problemas. Mas você acha os amortecedores Offshock melhores do que os da Ironman?
Miranda,
Também tinha entrado no site da OffLimits e não achei nada pronto para o GVIII. Já vi relatos de pessoas que tiveram problemas com os amortecedores OffShocks feitos sob encomenda, principalmente vários problemas de vazamentos com apenas alguns meses de uso moderado :shock:.
Mesmo assim já entrei em contato com eles e assim que tiver uma resposta posto aqui.
[]'s
Pessoal,
esqueceram dos amortecedores da Kombi? Pelo menos quem colocou disse que gostou. Mas só dá pra usar com lift pois, pelo curso mais longo, a mola poderia soltar se abrisse todo.
Miranda_MG
10/05/2015, 07:41
...
Miranda,
[]'s
Jeanilson,
Esperemos a resposta. Em tempo, uso os Offshox na Ranger e zero problema até agora. Inclusive, vencida a garantia da Tiguan (~1 ano mais) e se precisar fazer a troca, os Offshox estão como primeiros da lista (sem desconsiderar qualquer outra possibilidade que existirá no momento, claro).
Abraço,
Miranda
Jeanilson
10/05/2015, 09:32
Pessoal,
esqueceram dos amortecedores da Kombi? Pelo menos quem colocou disse que gostou. Mas só dá pra usar com lift pois, pelo curso mais longo, a mola poderia soltar se abrisse todo.
Guilherme,
A questão é que eu estou vendo uma solução de lift também para os amortecedores dianteiros, que até onde eu sei, só existe as opções da Ironman ou os originais com o calço.
[]'s
paulocordeiro
10/05/2015, 09:34
É galera, também vou ligar lá pra saber, os kits da offlimits vem com molas também, iguais aos ironman ? Quanto aos da kombi, o q vejo o pessoal falar (que fizeram em outros carros, não grad Vitara) e que colocar calços sempre da perca de estabilidade, e muita, por esta razão prefiro trocar completo.
Jeanilson
10/05/2015, 09:39
Jeanilson,
Esperemos a resposta. Em tempo, uso os Offshox na Ranger e zero problema até agora. Inclusive, vencida a garantia da Tiguan (~1 ano mais) e se precisar fazer a troca, os Offshox estão como primeiros da lista (sem desconsiderar qualquer outra possibilidade que existirá no momento, claro).
Abraço,
Miranda
Miranda,
É bom saber do seu relato. As críticas que eu tinha visto eram um pouco antigas, de repente os problemas eram falhas de início de produção que foram corrigidas com o tempo.
Vou aguardar a resposta deles. Se eles oferecerem uma solução completa (molas e amortecedores) e se o preço for bom eu estou disposto a servir de cobaia.
[]'s
Miranda_MG
10/05/2015, 09:46
É galera, também vou ligar lá pra saber, os kits da offlimits vem com molas também, iguais aos ironman ? Quanto aos da kombi, o q vejo o pessoal falar (que fizeram em outros carros, não grad Vitara) e que colocar calços sempre da perca de estabilidade, e muita, por esta razão prefiro trocar completo.
Paulo,
Perda de estabilidade acontecerá de qualquer forma, já que o centro de gravidade vai ser deslocado para cima. O problema dos calços, concordando com você, é que não há compensação alguma nessa alteração de altura. Que, a princípio, é o mesmo problema do chamado body lift ou de se colocar apenas calços na suspensão.
Lifts vão acabar exigindo uma base maior para o veículo (que exigiria mexer na largura dos pneus para fora) conjugada a alterações na dureza da suspensão para diminuir a chamada rolagem da carroceria em curvas. Enfim, também sou a favor da solução completa.
:curtir:
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
10/05/2015, 09:58
Miranda,
É bom saber do seu relato. As críticas que eu tinha visto eram um pouco antigas, de repente os problemas eram falhas de início de produção que foram corrigidas com o tempo.
Vou aguardar a resposta deles. Se eles oferecerem uma solução completa (molas e amortecedores) e se o preço for bom eu estou disposto a servir de cobaia.
[]'s
Jeanilson,
Quando troquei os da Ranger, os dianteiros vieram, em relação aos amortecedores originais, com a base da mola deslocada 9 mm para cima. Conversei com o chefe da oficina da CSS e com o pessoal da Offlimmits e ficou acordado que se houvesse qualquer diferença de comportamento na suspensão do veículo, eles refariam o projeto e me enviaram os novos. Não foi preciso a troca e a impressão que tive de atendimento foi excepcional. No final, ja estava conversando direto com um dos engenheiros de lá.
Enfim, espero que você tenha a mesma sorte que eu se comprar a solução deles. :concordo:
Abraço,
Miranda
paulocordeiro
10/05/2015, 13:51
Paulo,
Perda de estabilidade acontecerá de qualquer forma, já que o centro de gravidade vai ser deslocado para cima. O problema dos calços, concordando com você, é que não há compensação alguma nessa alteração de altura. Que, a princípio, é o mesmo problema do chamado body lift ou de se colocar apenas calços na suspensão.
Lifts vão acabar exigindo uma base maior para o veículo (que exigiria mexer na largura dos pneus para fora) conjugada a alterações na dureza da suspensão para diminuir a chamada rolagem da carroceria em curvas. Enfim, também sou a favor da solução completa.
:curtir:
Abraço,
Miranda
Miranda, então terei mexer em outras peças ? Ou somente trocar os pneus já resolve ?
Acha que vale a pena fazer essas mudanças ? No meu caso q rodo 60% asfalto?
Trilhas só de vez enquando.
Qual sua opinião ?
Na verdade quero um carro que anda bem no asfalto, com segurança e estabilidade, mas que não me deixe na mão em passeios a algumas trilhas pelo Brasil.
Miranda_MG
10/05/2015, 23:48
Miranda, então terei mexer em outras peças ? Ou somente trocar os pneus já resolve ?
Acha que vale a pena fazer essas mudanças ? No meu caso q rodo 60% asfalto?
Trilhas só de vez enquando.
Qual sua opinião ?
Na verdade quero um carro que anda bem no asfalto, com segurança e estabilidade, mas que não me deixe na mão em passeios a algumas trilhas pelo Brasil.
Paulo,
Suas perguntas não têm uma resposta objetiva, porque o número de variáveis é muito grande ao meu ver. Acho que você precisa definir alguns critérios (que podem até ser flexíveis após a primeira solução) para te ajudar. Restrições como o quanto pode/quer gastar são essenciais. Mas tentando:
- Não terá que mexer em outras peças. No entanto, ainda acho prudente tentar compensar a maior altura do centro de gravidade. Então, não é obrigatório, mas é minha sugestão.
- Para compensar com rodas/pneus, você teria que aumentar a área de contato com o solo e, mais, aumentar a largura da base. O que significa rodas mais largas e mais "para fora" em relação às originais (http://www.tuningparts.com.br/blog/offset-da-roda-o-que-e-como-identificar-quais-as-diferencas/). Acho que isso é um problema adicional para o GV dada a dificuldade de alguns aqui em encontrar rodas que se ajustem perfeitamente ao diâmetro do furo das originais. E, particularmente, não sou muito fã de espaçadores e/ou anéis centralizadores por motivos de segurança.
- Se vale ou não à pena, não consigo dizer. Há diferentes motivos para isso sendo que os dois mais comuns são o aumento da altura do veículo para transposição de obstáculos e a troca por pneus maiores que não caberiam no projeto inicial do GV.
Lifts de suspensão são mais caros e melhores, no geral, que os de carroceria; e vão até a troca de toda a suspensão. Acho que você deveria escutar quem fez no GV aqui no fórum e procurar em sites gringos também.
Sinto não poder ajudar.
Abraço,
Miranda
Jeanilson
13/05/2015, 20:30
Povo,
Conforme prometido, segue o orçamento recebido da Offlimits:
P R O D U T O S
Codigo
Referencia
UN
Descricao
Local
Qtd
Unit
Total
FX5-1052
FX5-1052
UN
AMORTECEDOR FX5 DIANTEIRO GRAND VITARA 2010...
2
875,00
1.750,00
FX5-1034
FX5-1034
UN
AMORTECEDOR TRASEIRO GRAND VITARA 2010...
2
575,00
1.150,00
Total Produtos R$ 2.900,00
Total Frete 95,00
Taxa ICMS % 0,00
Total ICMS 0,00
Total Orcamento 2.995,00
Observacao:
SEGUE ABAIXO CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, NÃO POSSUO O KIT LIFT PARA ESSE VEICULO SOMENTE OS AMORTECEDORES MAIRES.
Prazo Entreg: 15 DIAS VIA JAMEF
Validade: 30 DIAS
A má notícia é que eles não possuem as molas, somente os amortecedores. :(
Alguém saberia se é possível comprar por aqui somente as molas da Ironman, ou molas maiores de algum outro fabricante nacional para que esse "meio kit" da Offlimits possa valer a pena?
Pois se não, o kit da Ironman parece ser mais vantajoso como lift inicial, deixando os OffShocks como uma eventual reposição.
[]'s
Miranda_MG
13/05/2015, 22:05
Povo,
Conforme prometido, segue o orçamento recebido da Offlimits:
A má notícia é que eles não possuem as molas, somente os amortecedores. :(
Alguém saberia se é possível comprar por aqui somente as molas da Ironman, ou molas maiores de algum outro fabricante nacional para que esse "meio kit" da Offlimits possa valer a pena?
Pois se não, o kit da Ironman parece ser mais vantajoso como lift inicial, deixando os OffShocks como uma eventual reposição.
[]'s
Jeanilson,
Amortecedores mais caros que os da Ranger que também são FX5. Talvez pelo curso maior. Mesmo assim, caros...
Tem um pessoal aqui do fórum que tem feito molas. Só que para a SW4. Se não me engano, o sujeito precisa das medidas para fazer: tamanho, bitola diâmetro da mola. Se conseguir isso, fica bem mais em conta. Minha sugestão? Pegar a mola do GV, medir a bitola do aço, o diâmetro do furo e adicionar o tamanho do lift (2"?).
Abraço,
Miranda
Miranda_MG
13/05/2015, 22:07
Número de elos e distância entre eles também...
Jeanilson
14/05/2015, 07:15
Jeanilson,
Amortecedores mais caros que os da Ranger que também são FX5. Talvez pelo curso maior. Mesmo assim, caros...
Tem um pessoal aqui do fórum que tem feito molas. Só que para a SW4. Se não me engano, o sujeito precisa das medidas para fazer: tamanho, bitola diâmetro da mola. Se conseguir isso, fica bem mais em conta. Minha sugestão? Pegar a mola do GV, medir a bitola do aço, o diâmetro do furo e adicionar o tamanho do lift (2"?).
Abraço,
Miranda
Miranda,
Tem ideia de quanto custaria encomendar um jogo de molas personalizadas?
[]'s
Miranda_MG
14/05/2015, 07:42
Miranda,
Tem ideia de quanto custaria encomendar um jogo de molas personalizadas?
[]'s
Meu caro,
Estou te indicando o tópico porque aqui você vai encontrar tudo que precisa. Inclusive as experiências de outros usuários.
O forista guilhermeabreu é o responsável pela customização. Ele sabe tudo: preço, prazo, contato com quem faz... Pode ir direto na ultima página do tópico, pois há mensagens dele lá. Boa sorte!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/97005-molas-traseiras-sw4-125
Abraço,
Miranda
EvandroES
14/05/2015, 20:36
Pessoal alguém aí do Maranhão, preciso de umas dicas sobre os lençóis...
Abraços.
Jeanilson
14/05/2015, 21:31
Meu caro,
Estou te indicando o tópico porque aqui você vai encontrar tudo que precisa. Inclusive as experiências de outros usuários.
O forista guilhermeabreu é o responsável pela customização. Ele sabe tudo: preço, prazo, contato com quem faz... Pode ir direto na ultima página do tópico, pois há mensagens dele lá. Boa sorte!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/97005-molas-traseiras-sw4-125.html
Abraço,
Miranda
Miranda,
Obrigado pelo link! Não cheguei a ler o tópico todo mas acredito que consegui pegar as informações mais importantes.
Um par de molas personalizadas sai por R$ 410,00. Então as quatro molas ficariam por R$ 820,00, e com os amortecedores Offshocks sairia o total de R$ 3.815,00, ou aproximadamente 60% do valor do kit da Ironman. :pensativo:
O porém que eu li naquele tópico foi que o método utilizado por eles é do tipo "tentativa e erro", além de problemas como batidas de fim de curso com a viatura carregada e perda de altura após pouco tempo de uso. Eles já chegaram à uma "receita" para a SW4, mas para o GV eu teria que começar do zero.
Como deve demorar um pouco antes de mexer na suspensão, vou pesquisar melhor antes de tomar uma decisão. Se duvidar coloco por agora um jogo de calços, para "liberar" a viatura para as trilhas, enquanto vou juntando as moedinhas para o kit da Ironman.
[]'s
EvandroES
15/05/2015, 10:29
Miranda,
Obrigado pelo link! Não cheguei a ler o tópico todo mas acredito que consegui pegar as informações mais importantes.
Um par de molas personalizadas sai por R$ 410,00. Então as quatro molas ficariam por R$ 820,00, e com os amortecedores Offshocks sairia o total de R$ 3.815,00, ou aproximadamente 60% do valor do kit da Ironman. :pensativo:
O porém que eu li naquele tópico foi que o método utilizado por eles é do tipo "tentativa e erro", além de problemas como batidas de fim de curso com a viatura carregada e perda de altura após pouco tempo de uso. Eles já chegaram à uma "receita" para a SW4, mas para o GV eu teria que começar do zero.
Como deve demorar um pouco antes de mexer na suspensão, vou pesquisar melhor antes de tomar uma decisão. Se duvidar coloco por agora um jogo de calços, para "liberar" a viatura para as trilhas, enquanto vou juntando as moedinhas para o kit da Ironman.
[]'s
Realmente, neste caso eu também iria de ironman, pois já foi testado por outros e funcionou.
Abraços.
conradogf
15/05/2015, 12:22
Prezados:
Alguém já instalou os calços 35 mm da Tecnotrilha no GV 2013 em diante?
Houve problemas com bieletas?
Perdeu muita estabilidade?
Cabem pneus 255/55 r18, na roda original, sem problema?
Obrigado.
EvandroES
16/05/2015, 11:11
Caros amigos, gostaria de convidá-los para nossa próxima aventura:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/149583-expedicao-jeri-camocim-delta-lencois-mesas-veadeiros-jul-ago-2015-a.html
Abraços.
guilhermejcp
17/05/2015, 00:39
Prezados:
Alguém já instalou os calços 35 mm da Tecnotrilha no GV 2013 em diante?
Houve problemas com bieletas?
Perdeu muita estabilidade?
Cabem pneus 255/55 r18, na roda original, sem problema?
Obrigado.
Instalei no 2010. Acho que não muda muita coisa no carro. Eu uso 245/65 e fica a milímetros de esbarrar. Acho que 255 pegaria, mas só testando pra saber.
255 com roda 18" vai ficar pesado pro carro não?
conradogf
17/05/2015, 10:55
Obrigado Guilherme. O pneu 255/55 será só uns 10 mm maior no radio externo do que o original 225/60. Como assim "pesado"? Por causa da perda de par de força na roda? Abraço.
EvandroES
17/05/2015, 11:57
Obrigado Guilherme. O pneu 255/55 será só uns 10 mm maior no radio externo do que o original 225/60. Como assim "pesado"? Por causa da perda de par de força na roda? Abraço.
O carro vai ficar mais lerdo, o meu ficou. Mas como não quero para correr faria de novo. rsrsrs
Roda maior = maior peso pra tracionar, exige mais do motor...
Abraços.
Bueno... Suporte encomendado, recebido e instalado.
A diferença é que, ao invés do GPS Garmin, fixei um Motorola Atrix. Prefiro o navegador Waze do Android. O Atrix está aguardando peças de reposição (vidro e display) - ignorem o péssimo aspecto...
A idéia é utilizar algum tablet ou smartphone com tela de 5" ou 6" no lugar (a do Atrix é 4")...
Felippetti, nessa instalação, como fica a parte elétrica, é só plugar ou tem de adaptar?
Qual é a referência dos amortecedores da kombi? Ano, modelo? Dianteiro, traseiro?
Pessoal,
Marcio Nogueira
10/06/2015, 08:50
Qual é a referência dos amortecedores da kombi? Ano, modelo? Dianteiro, traseiro?
Cofap L.12363. Medidas olhal-olhal: 36,5 cm (fechado) e 59,5 cm (aberto).
Sobre o assunto, recomendo a leitura deste tópico a partir da página 13.
Jeanilson
13/06/2015, 10:56
Pessoal,
Sei que não é exatamente uma preparação para trilha, mas gostaria de compartilhar a instalação do suporte de GPS Garmin que fiz na minha viatura.
504361 504362
Decidi não mexer no suporte e adquiri junto o GPS Garmin Nüvi 1690, que encaixa perfeitamente no suporte. As únicas diferenças em relação ao GPS original da Suzuki são que não aparece o logo da montadora ao ligar e que o som do GPS não sai pelos autofalantes do rádio. O resto é igual ao de fábrica.
Achei que a tela do GPS fosse ficar um pouco escondida pelo suporte mas a visibilidade ficou excelente, bem na linha de visão do trânsito, evitando desviar o olhar para consultar o mapa.
[]'s
Pessoal,
Sei que não é exatamente uma preparação para trilha, mas gostaria de compartilhar a instalação do suporte de GPS Garmin que fiz na minha viatura.
504361 504362
Decidi não mexer no suporte e adquiri junto o GPS Garmin Nüvi 1690, que encaixa perfeitamente no suporte. As únicas diferenças em relação ao GPS original da Suzuki são que não aparece o logo da montadora ao ligar e que o som do GPS não sai pelos autofalantes do rádio. O resto é igual ao de fábrica.
Achei que a tela do GPS fosse ficar um pouco escondida pelo suporte mas a visibilidade ficou excelente, bem na linha de visão do trânsito, evitando desviar o olhar para consultar o mapa.
[]'s
Oi Jeanilson!
Tenho um nüvi 50, e fiquei interessado em instalar um suporte como esse. Tem onde plugar a parte elétrica, ou vc teve de adaptar? E o corte do painel? Ele liga/desliga quando vc abre/fecha o suporte?
[][] curiosos,
Jeanilson
14/06/2015, 18:18
Oi Jeanilson!
Tenho um nüvi 50, e fiquei interessado em instalar um suporte como esse. Tem onde plugar a parte elétrica, ou vc teve de adaptar? E o corte do painel? Ele liga/desliga quando vc abre/fecha o suporte?
[][] curiosos,
Eran,
O suporte foi feito para um tipo específico de GPS, sendo o que eu comprei era para o Nüvi 1690. para o Nüvi 50 será necessário modificar a parte que segura o aparelho, provavelmente adquirindo um encaixe extra do Nüvi 50 e de alguma forma fixá-lo no lugar do encaixe original.
O suporte vem com um chicote elétrico para encaixar em um conector próprio do rádio original, porém se não utilizar o GPS específico da Suzuki, o rádio fica "travado", sem som e mostrando NAVI no painel, até retirar o GPS do suporte. Resolvi isso cortando todos os fios do chicote menos o vermelho e preto da alimentação, e com isso o rádio funciona normalmente e continua alimentando o GPS. Caso você não prefira utilizar o rádio, terá que comprar um transformador de 12 V para 5 V para conectar o GPS.
Como disse no outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149362-cabo-auxiliar-de-audio-para-grand-vitara-e-sx4-2.html#post2286039), o corte do painel foi a parte mais trabalhosa, pois exige ferramenta própria para isso e medição exata do furo, já que o suporte de GPS quase não possui nenhuma aba para esconder um eventual erro. Para se ter uma idéia da dimensão do furo necessário, abaixo tem uma foto do acabamento do painel que é vendido nas concessionárias japonesas para a instalação do suporte:
504458
O GPS fica ligado o tempo todo em que a chave da ignição estiver ligada, independente da posição da tampa do suporte. No próprio suporte tem um aviso colado pedindo para remover o GPS se não for usá-lo por um longo período ou se for deixar o veículo no sol, pois o calor pode estragar a bateria interna do aparelho. Atualmente quando eu guardo a viatura ou não pretendo utilizar o GPS, eu o retiro do suporte e deixo guardado no porta luvas.
[]'s
Eran,
O suporte foi feito para um tipo específico de GPS, sendo o que eu comprei era para o Nüvi 1690. para o Nüvi 50 será necessário modificar a parte que segura o aparelho, provavelmente adquirindo um encaixe extra do Nüvi 50 e de alguma forma fixá-lo no lugar do encaixe original.
O suporte vem com um chicote elétrico para encaixar em um conector próprio do rádio original, porém se não utilizar o GPS específico da Suzuki, o rádio fica "travado", sem som e mostrando NAVI no painel, até retirar o GPS do suporte. Resolvi isso cortando todos os fios do chicote menos o vermelho e preto da alimentação, e com isso o rádio funciona normalmente e continua alimentando o GPS. Caso você não prefira utilizar o rádio, terá que comprar um transformador de 12 V para 5 V para conectar o GPS.
Como disse no outro tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149362-cabo-auxiliar-de-audio-para-grand-vitara-e-sx4-2.html#post2286039), o corte do painel foi a parte mais trabalhosa, pois exige ferramenta própria para isso e medição exata do furo, já que o suporte de GPS quase não possui nenhuma aba para esconder um eventual erro. Para se ter uma idéia da dimensão do furo necessário, abaixo tem uma foto do acabamento do painel que é vendido nas concessionárias japonesas para a instalação do suporte:
504458
O GPS fica ligado o tempo todo em que a chave da ignição estiver ligada, independente da posição da tampa do suporte. No próprio suporte tem um aviso colado pedindo para remover o GPS se não for usá-lo por um longo período ou se for deixar o veículo no sol, pois o calor pode estragar a bateria interna do aparelho. Atualmente quando eu guardo a viatura ou não pretendo utilizar o GPS, eu o retiro do suporte e deixo guardado no porta luvas.
[]'s
Legal!
Vi que vc já instalou várias melhorias no teu GV! Esse suporte vc comprou via ebay? Será que com a referência não achamos também o painel já com o recorte? Então no rádio original tem uma conexão pro gps e outra pra disqueteira? Ah, vc usa o filtro de ar original ou o k&s?
Estou pensando em acrescentar esses "confortos" juntamente com as proteções da newtrack pra fazer algumas trilhas leves com a família!
[][],
Jeanilson
15/06/2015, 21:14
Legal!
Vi que vc já instalou várias melhorias no teu GV! Esse suporte vc comprou via ebay? Será que com a referência não achamos também o painel já com o recorte? Então no rádio original tem uma conexão pro gps e outra pra disqueteira? Ah, vc usa o filtro de ar original ou o k&s?
Estou pensando em acrescentar esses "confortos" juntamente com as proteções da newtrack pra fazer algumas trilhas leves com a família!
[][],
Eran,
Comprei o suporte no ebay e o GPS no Mercado Livre. Procurei por esse acabamento do painel já com o furo pronto de todo jeito na internet e não achei de jeito nenhum. Inclusive essa foto que eu postei foi a única que encontrei, tirada de um fórum japonês onde um novo proprietário estava mostrando o "banho de loja" que estava dando no Grand Vitara novo dele. O Part Number desse acabamento é 99000-99079-ECA (preto) e 99000-99079-ES1 (bege).
O rádio original possui uma entrada auxiliar extra, que é usada pelo GPS, e uma entrada para disqueteira, onde pode ser usada como entrada de MP3/iPod/Bluetooth com o acessório certo. Achei no início que era um aparelho meio que ultrapassado (e de certo modo, ainda é), mas até me surpreendeu pelos seus recursos.
O filtro de ar é o original, e não pretendo usar o K&N. Esse filtro reutilizável não funciona bem no off-road, pois não filtra bem as poeiras mais finas. Essa poeira com o tempo acaba reduzindo a vida útil do motor.
[]'s
Eran,
Comprei o suporte no ebay e o GPS no Mercado Livre. Procurei por esse acabamento do painel já com o furo pronto de todo jeito na internet e não achei de jeito nenhum. Inclusive essa foto que eu postei foi a única que encontrei, tirada de um fórum japonês onde um novo proprietário estava mostrando o "banho de loja" que estava dando no Grand Vitara novo dele. O Part Number desse acabamento é 99000-99079-ECA (preto) e 99000-99079-ES1 (bege).
O rádio original possui uma entrada auxiliar extra, que é usada pelo GPS, e uma entrada para disqueteira, onde pode ser usada como entrada de MP3/iPod/Bluetooth com o acessório certo. Achei no início que era um aparelho meio que ultrapassado (e de certo modo, ainda é), mas até me surpreendeu pelos seus recursos.
O filtro de ar é o original, e não pretendo usar o K&N. Esse filtro reutilizável não funciona bem no off-road, pois não filtra bem as poeiras mais finas. Essa poeira com o tempo acaba reduzindo a vida útil do motor.
[]'s
Oi Jeanilson,
Interessante que no www.suzukicarparts.com ele reconhece a peça preta, mas está com estoque zerado, e a bege diz que foi descontinuada... Tem uns sites alemães que vendem peças Suzuki, outra hora vou pesquisar.
Você é o primeiro que me dá uma explicação lógica pelo não uso dos filtros reutilizáveis. Realmente, pro ar passar com mais facilidade e dar mais "potência" ao veículo, o preço tinha de ser uma porosidade maior, deixando passar partículas mais finas...
[][],
Pessoal, uma ideia doida que me ocorreu agora:
Já que o V6 foi descontinuado, alguém já foi atrás de algum tipo de preparação para aumentar a potência do motor 2.0?
Sei lá, desde uma mexida na eletrônica da injeção, usinagem do motor em alguma retifica, ou outras soluções que eu como leigo em mecânica nem sequer imagine, ou mesmo a troca completa do motor?
[][] curiosos,
conradogf
16/06/2015, 07:53
Minha GV 2014 tem preparação eletrônica Losacco, filtro K&N e velas NGK Laser Iridium, além de reprogramação do escalonamento do câmbio AT. Ficou muito experta e mais econômica na estrada. Não tenho números de dinamômetro. Losacco informa ~+20% de torque e ~+10% de potência. A grande diferença está no câmbio que responde muito mais ágil.
Minha GV 2014 tem preparação eletrônica Losacco, filtro K&N e velas NGK Laser Iridium, além de reprogramação do escalonamento do câmbio AT. Ficou muito experta e mais econômica na estrada. Não tenho números de dinamômetro. Losacco informa ~+20% de torque e ~+10% de potência. A grande diferença está no câmbio que responde muito mais ágil.
E o consumo na cidade, Conrado?
conradogf
17/06/2015, 08:43
E o consumo na cidade, Conrado?
Everton. Se vc dirige leve na cidade, apenas encostando o pé no acelerador e deixando o AT trabalhar, o consumo urbano ficou igual para melhor, ~ 7,00 km/L. Se vc fica se divertindo com o novo torque e resposta rápida do câmbio, pisando fundo, cai para ~5,00 km/L ou até menos. Na estrada aberta, tipo Bandeirantes, está fazendo entre 10,5 e 11,00. Índice que nunca tinha alcançado antes em nenhuma situação de viagem. Na melhor das hipóteses tinha conseguido pontualmente 10,00 km/L. Ainda não testei em estrada de serra sinuosa nem em trilha. Faz só 2 semanas da preparação completa. Abraço.
conradogf
25/06/2015, 11:53
Evandro:
Bom dia.
Vi em algum post da 4x4 Brasil que você colocou pneus AT 255 no seu GV.
Para meu GV 2014 com rodas r18 não tem pneu AT na medida original 225/60 e estou olhando uns pneus Maxxis AT 771 255/55 r 18. Na altura muda muito pouco, só 5 mm mais alto, o que não vai ser problema. Minha dúvida é a largura com mais 30 mm totais, 15 mm a mais para cada lado.
No seu carro o pneu roda safo? Não raspa nas curvas ou nos amortecedores lateralmente?
Agradeço comentários.
Abraço.
guilhermejcp
28/06/2015, 13:34
Evandro:
Bom dia.
Vi em algum post da 4x4 Brasil que você colocou pneus AT 255 no seu GV.
Para meu GV 2014 com rodas r18 não tem pneu AT na medida original 225/60 e estou olhando uns pneus Maxxis AT 771 255/55 r 18. Na altura muda muito pouco, só 5 mm mais alto, o que não vai ser problema. Minha dúvida é a largura com mais 30 mm totais, 15 mm a mais para cada lado.
No seu carro o pneu roda safo? Não raspa nas curvas ou nos amortecedores lateralmente?
Agradeço comentários.
Abraço.
Conrado,
essa foto sua foi tirada no Jalapão?
conradogf
29/06/2015, 07:07
Conrado,
essa foto sua foi tirada no Jalapão?
A do meu Avatar? Sim! Outubro 2014.
Em setembro vamos para o Pantanal e Bonito.
Abraço.
guilhermejcp
29/06/2015, 22:46
A do meu Avatar? Sim! Outubro 2014.
Em setembro vamos para o Pantanal e Bonito.
Abraço.
Pantanal e Bonito estão em 2º na lista de viagens. Quero ir pra Chapada da Diamantina primeiro. Talvez esse ano ainda saia uma delas.
Problema que estou gostando tanto do Jimny já que to me imaginando viajando nele.rsrs
conradogf
30/06/2015, 11:55
Alguém lembra de cabeça a capacidade em Watts da tomada do porta mala do Grand Vitara? Estou comprando uma geladeirinha 12V e queria ter certeza de que o fusível vai aguentar...
Obrigado.
Alguém lembra de cabeça a capacidade em Watts da tomada do porta mala do Grand Vitara? Estou comprando uma geladeirinha 12V e queria ter certeza de que o fusível vai aguentar...
Obrigado.
As tomadas juntas tem capacidade para 120w.
Marcio Nogueira
01/07/2015, 09:03
Aproveitando os comentários sobre passeios, estão todos convidados para a Expedição Litoral do Nordeste Off Road, de 15 a 30/08/2015.
Reserve uma ou duas semanas de suas férias!
De 15 a 30 de agosto teremos a EXPEDIÇÃO ROTA DA AVENTURA - LITORAL DO NORDESTE OFF ROAD.
Muita água, areia, praia, beleza, diversão, aventura e off road!
Para maiores informações acesse http://www.foradacidade.com/turismo/expedicao-rota-da-aventura-litoral-do-nordeste-off-road/
Oi Conrado, achei muito bacana a preparação que vc fez, mas agora fiquei triste - teria que levar meu carro aqui de Manaus até São Paulo pra fazer também, né?
[][],
506327
E aí, povo?!!
Vou começar a preparar um GV para passeios com tranquilidade.
As proteções da Tecnotrilha já estão instaladas. :concordo:
Agora vou para os pneus e um lift.
Já li bastante os dois tópicos do GVIII e conto com a ajuda de vcs!
Abrs,
506328
Essa é a roda do Civic para colocar pneu BF AT?
GV3-2014
02/07/2015, 21:36
Ronan,
Estou vendendo 5 rodas aro 17 originais da GV III 2012 mais 5 pneus Dunlop Grandtrek AT3 225/65r17 (medida original do carro). Rodei somente uns 2500km com os pneus. Os pneus estão nas rodas, esta tudo balanceado, pronto pra rodar. Estou pedindo R$ 3500,00 por tudo. Moro em Campinas.
abs
Ricardo
GV3-2014
02/07/2015, 21:41
506328
Essa é a roda do Civic para colocar pneu BF AT?
Os pneus e as rodas são estes:
O pneu é estehttp://img.webmotors.com.br/_fotos//anuncioUsados/grande/2015/201505/20150530/SUZUKI-GRAND-VITARA-2.0-4X4-16V-GASOLINA-4P-AUTOMATICO-137403412015053012150679.jpg
Obrigado GV3, mas quero ir para o aro 16 no intuito de colocar o BF AT que tem um desenho um pouco mais agressivo.
Abrs,
GV3-2014
02/07/2015, 22:04
Obrigado GV3, mas quero ir para o aro 16 no intuito de colocar o BF AT que tem um desenho um pouco mais agressivo.
Abrs,
Ok Ronan, neste caso a única roda que realmente serve no GV é a da RAV4 da geração anterior à atual, pois tem a mesma medida do furo central, além é clar a mesma furação dos parafusos.
abs
Ricardo
Ok Ronan, neste caso a única roda que realmente serve no GV é a da RAV4 da geração anterior à atual, pois tem a mesma medida do furo central, além é clar a mesma furação dos parafusos.
abs
Ricardo
Mas está complicado de achar da RAV4 :parede:. As de Civic tem muitas para vender. A questão do furo central vou ter que acertar com um torneiro mesmo, eu acho. :D
GV3-2014
02/07/2015, 22:24
Ronan,
se for fazer isto creio que é melhor pegar uma da Tucson, pois os pesos e as propostas (+/-) dos carros são mais próximas, e dela também tem muitas pra vender,
abs
Ricardo
Jeanilson
03/07/2015, 07:26
Ronan,
se for fazer isto creio que é melhor pegar uma da Tucson, pois os pesos e as propostas (+/-) dos carros são mais próximas, e dela também tem muitas pra vender,
abs
Ricardo
As rodas da TR4 não servem também no GV III?
[]'s
GV3-2014
03/07/2015, 08:46
As rodas da TR4 não servem também no GV III?
[]'s
O problema é o mesmo das outras rodas, a furação dos parafusos bate mas o furo central é maior, cerca de 69mm. Se quiser usar com segurança tem que colocar um anel de metal para tirar o espaço vazio.
Sobre a questão da função do furo central segue mais um link:
http://www.pneusfacil.com.br/rodas.php
abs
Ricardo
Jeanilson
03/07/2015, 09:31
O problema é o mesmo das outras rodas, a furação dos parafusos bate mas o furo central é maior, cerca de 69mm. Se quiser usar com segurança tem que colocar um anel de metal para tirar o espaço vazio.
Sobre a questão da função do furo central segue mais um link:
http://www.pneusfacil.com.br/rodas.php
abs
Ricardo
Ricardo,
Se a questão for somente o furo central, não vejo problemas em utilizar um anel centralizador.
A questão que vi foi a largura das rodas. As da Tucson possuem tala 6,5" e as da TR4, pelo que eu vi, possuem tala 7", melhor para quem quer usar pneu 245.
Quais as medidas dessas rodas do Civic? elas possuem o mesmo furo central do GV III? Saberiam dizer qual o fabricante dessas rodas?
[]'s
GV3-2014
03/07/2015, 10:21
Jeanilson,
o furo central do civic é de 64 mm, maior que o da gv, que é de 60mm. as rodas 16 tem tala 6,5 e as 17 tala 7.
abs
Ricardo
Leonardo Dic
03/07/2015, 21:13
Essa da RAV de aço eu ja vi aqui na oficina, é mt forte.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-661618515-roda-toyota-rav-4-aro-16-de-ferro-crvtucsonix35azera-_JM
506553
Então, pessoal. Achei essa da Tucson, que terá que colocar o anel centralizador, que ficará R$50 por roda.
O valor do anel é esse mesmo?
No aspecto de tala e offset vai ficar tranquilo?
Obrigado,
conradogf
13/07/2015, 17:16
Encontrei Isto na Internet:
11-02-2013, 09:58 PM
#1 (http://www.suzuki-forums.com/570009-post1.html) (permalink (http://www.suzuki-forums.com/2g-2006-grand-vitara/91321-will-255-55-r18-tyres-oem.html#post570009))
BD09RYN (http://www.suzuki-forums.com/members/105785.html)
Newbie
Gallery: 0
http://www.suzuki-forums.com/images/reputation/reputation_pos.gif
http://www.suzuki-forums.com/images/icons/icon1.gif Will 255/55/r18 tyres on OEM 18" wheels fit?
Will 255/55/r18 tyres (http://www.amazon.com/gp/search?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&index=automotive&keywords=tyres&linkCode=ur2) on OEM 18" wheels fit without rubbing, speedometer changes etc?
http://www.suzuki-forums.com/images/statusicon/user_offline.gif
http://www.suzuki-forums.com/images/buttons/quote.gif (http://www.suzuki-forums.com/newreply.php?do=newreply&p=570009) http://www.suzuki-forums.com/images/buttons/quickreply.gif (http://www.suzuki-forums.com/newreply.php?do=newreply&p=570009)
Remove Advertisements (http://www.suzuki-forums.com/register.php)
http://www.suzuki-forums.com/images/statusicon/post_old.gif 11-02-2013, 10:07 PM
#2 (http://www.suzuki-forums.com/570025-post2.html) (permalink (http://www.suzuki-forums.com/2g-2006-grand-vitara/91321-will-255-55-r18-tyres-oem.html#post570025))
BD09RYN (http://www.suzuki-forums.com/members/105785.html)
Newbie
Gallery: 0
http://www.suzuki-forums.com/images/reputation/reputation_pos.gif
http://www.suzuki-forums.com/images/icons/icon1.gif Will 255/55/r18 tyres on OEM 18" wheels fit?
Because I could not find this ANYWHERE on the internet I decided to post. The answer is YES!
255/55/r18 tyres (http://www.amazon.com/gp/search?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&index=automotive&keywords=tyres&linkCode=ur2) on OEM 18" wheels fit, no clearance issues, OEM wheel (http://www.amazon.com/gp/search?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&index=automotive&keywords=oem%2Bwheel&linkCode=ur2) in size 18" diameter x 7" wide. Speedometer compared to GPS speed (http://www.amazon.com/dp/B00T9LX0R6) is about the same as before, just about 0.5 MPH more accurate if anything.
It now looks like a proper 4x4 truck instead of a a girly car with the OEM Dunlop SP Sport 01 225/60r18.
These lasted 4 years/42'000 miles, good wet and dry traction and low noise so were good tyres (http://www.amazon.com/gp/search?ie=UTF8&camp=1789&creative=9325&index=automotive&keywords=tyres&linkCode=ur2), just not wide or chunky enough as befitting a truck with a low range gearbox.
Hope this info helps anybody else thinking of changing tyre sizes.
A turma aí acha que então posso arriscar em comprar 5 pneus 255/55 r18 Marshal AT771 para minha GV 2014 com originais 225/60 r18?
Alguma opinião definida?
Obrigado e abraço.
Rodrigo Bethonico
13/07/2015, 19:21
507085ola, tudo bem!Com a dica de vs tb coloquei os BFs
Jeanilson
13/07/2015, 19:33
507085ola, tudo bem!Com a dica de vs tb coloquei os BFs
Rodrigo,
Qual a medida dos BFs?
[]'s
Rodrigo Bethonico
13/07/2015, 20:13
Rodrigo,
Qual a medida dos BFs?
[]'s
os BFs sao 245/70R17
Nabolino
14/07/2015, 18:24
os BFs sao 245/70R17
Qual o lift que você está usando?
Não está raspando?
Ficou silencioso ou os pneus estão roncando?
Grato,
Nabolino,
a foto desse GV do seu perfil é o seu carro?
Parece estar envelopada igual a "futura" GV 4Sport, teria como me mandar uma foto da sua? Estou querendo fazer o mesmo na minha meu e-mail é dantancredi84@gmail.com
Grande abraço
Não conheço a pessoa que postou, mas pode contribuir para o assunto da troca de roda.
jessen beraldo
15/07/2015, 14:21
Não conheço a pessoa que postou, mas pode contribuir para o assunto da troca de roda.
PQP..que merda!
Hoje em dia temos que tomar cuidado com tudo!
GV3-2014
15/07/2015, 14:30
PQP..que merda!
Hoje em dia temos que tomar cuidado com tudo!
Pessoal,
já bati bastante nesta tecla aqui no forum da necessidade do encaixe perfeito do furo central da roda no cubo/eixo pois é ele que sustenta o peso do carro, e não os parafusos!!!!
Existe uma "cultura" nestas lojas de rodas brasileiras de que o anel centralizador de plástico (acreditam nisto?!!!) resolve o problema, é um absurdo!!!
Seu post é muito bem vindo a serve de alerta para todos.
No caso da GVIII 2.0 ou 3.2 a única roda 16 que serve perfeitamente é a da RAV4.
No link abaixo é possível conferir o furo central, a furação, a tala e o offset das rodas originais de vários modelos.
http://pt.wheel-size.com/
abs
Ricardo
conradogf
31/07/2015, 16:31
Tenho uma boa noticia.
Perguntei aqui varias vezes se alguém tinha instalado pneus AT 255/55 r18 na GV sem que rasparam em nenhum lugar. Até agora não tive nenhuma resposta concreta porque parece que ninguém tinha feito a experiência.
A resposta é SIM! Instalei 4 pneus Maxxis AT771 Bravo 255/55 r18 e não raspam em nenhum lugar, nem na caixa quando eterçados, nem nos amortecedores.
O diâmetro é somente 10,5 mm maior, ou seja apenas 5,25 mm mais alto, o que é totalmente desprezível.
A dúvida era na largura que é 30 mm maior, ou seja 15 mm para cada lado. Sem nenhum problema.
Finalmente consegui resolver a instalação de pneus AT sem ter que trocar as bonitas rodas r18 pintadas de grafite... :euforico:
Bons pneus, bem AT, borrachudos, com lateral reforçada.
Agora terei que ver o que acontece com o consumo... Já contarei quando tenha novidades.
Abraços.
Jeanilson
31/07/2015, 17:42
Tenho uma boa noticia.
Perguntei aqui varias vezes se alguém tinha instalado pneus AT 255/55 r18 na GV sem que rasparam em nenhum lugar. Até agora não tive nenhuma resposta concreta porque parece que ninguém tinha feito a experiência.
A resposta é SIM! Instalei 4 pneus Maxxis AT771 Bravo 255/55 r18 e não raspam em nenhum lugar, nem na caixa quando eterçados, nem nos amortecedores.
O diâmetro é somente 10,5 mm maior, ou seja apenas 5,25 mm mais alto, o que é totalmente desprezível.
A dúvida era na largura que é 30 mm maior, ou seja 15 mm para cada lado. Sem nenhum problema.
Finalmente consegui resolver a instalação de pneus AT sem ter que trocar as bonitas rodas r18 pintadas de grafite... :euforico:
Agora terei que ver o que acontece com o consumo... Já contarei quando tenha novidades.
Abraços.
Conradogf,
Esse setup muito me interessa! Tem como postar fotos dos pneus montados e da viatura com os sapatos novos?
[]'s
conradogf
31/07/2015, 18:11
Jeanilson:
No fim de semana tiro fotos e posto aqui.
Abraço.
Tenho uma boa noticia.
Abraços.
Ótima notícia para galera do R18, posta foto pra gente ver como ficou, o carro deve ter ficado bem legal!
No fim de semana tiro fotos e posto aqui.
Abraço.
De preferência umas fotos antes e outras depois da trilha, hehehe
conradogf
02/08/2015, 21:07
As fotos depois da trilha só em setembro ao voltar do Pantanal... :rally:
508630
508631508632
conradogf
02/08/2015, 21:36
Porque será que ficaram deitadas se no tablet aparecem em pé?
Porque será que ficaram deitadas se no tablet aparecem em pé?
se não for pedir muito, consegue tirar uma foto da lateral toda do carro pra gente ver como fica o visual do carro?
jcrromeiro
04/08/2015, 06:43
Amigo, me tire uma dúvida comprei um GV agora e queria preparar para trilha. Esse pneu não fica mais baixo que o original que é 225X60X18? Numa situação de fora de estrada onde a suspensão é mais exigida será que não bate? Será que o 255x60x18 também cabe? Finalmente, com essa medida o pneu fica para fora do paralama? Desculpas pelo monte de pergunta, mas sou novo em off road. Abraços.
508630
508631508632[/QUOTE]
conradogf
04/08/2015, 07:56
Romeiro. Como relatado no meu post acima o pneu 255/55 é 5,25 mm mais alto que o original 225/60. Portanto é um pouco melhor para off, além do desenho AT agressivo do Maxxis Bravo AT771. Essa diferença está dentro do limite de +3% recomendada para não influenciar demais na potência na roda e consumo. Mesmo assim estou percebendo um aumento de consumo em volta de 10% e uma queda na arrancada. Como meu chip esta mexido e a programação do câmbio melhorada, ainda está melhor que o original. Porém perdeu a agressividade que tinha com os pneus Dunlop 225/60. Acredito que com pneus 255/60 que são bem mais altos, o carro deva ficar muito chocho, se estes pneus couberem, o que não acredito já que os 255/55 já estão bem justos. Por último, o pneu 255 não sai para fora do paralama. Abraço.
jcrromeiro
04/08/2015, 08:06
Amigo Conradogf, entendo muito pouco disso e na verdade o que mais me preocupa não é nem tanto a largura do pneu e sim o desenho do que veio no meu carro. Também tinha pensado em fazer a reprogramação do cambio, voce acha que vale o preço?
conradogf
04/08/2015, 11:48
JC:
O tema é que NÃO existe pneu AT (todo terreno) na medida original do GV 225/60 r18.
Antes de trocar pelos Maxxis Bravo AT771 255/55 r18, procurei por todo o Brasil e inclusive no Uruguay aonde viajo normalmente por ser uruguaio. Definitivamente não existe pneu AT nessa medida original para o r18.
A opção foi trocar a largura e a medida pelos 255/55 r18.
Não que eu seja fã de pneus mais largos do que os de fábrica. Todo o contrário. Porém não achei outra opção para instalar pneus AT que me permitam enfrentar minhas expedições off-road. Em setembro vou para o Pantanal.
A mexida no chip e na programação do câmbio feita na Losacco em SP foi sensacional. Ficou outro carro, ágil e divertido, inclusive mais econômico.
Porém perdeu um pouco desta agilidade e economia ao trocar os pneus por outros ligeiramente mais altos (5,25 mm) e bastante mais largos (30 mm). Ainda assim está mais ágil que na configuração original.
Abraço.
conradogf
04/08/2015, 12:02
508789
508790
508791
508792
Como pode-se perceber, com os pneus 255/55 r18 Maxxis Bravo AT771, o visual não mudou nada. Porém nem era esse o objetivo.
Abraço.
508789
508790
508791
508792
Como pode-se perceber, com os pneus 255/55 r18 Maxxis Bravo AT771, o visual não mudou nada. Porém nem era esse o objetivo.
Abraço.
Queria ver como ficou o conjunto das rodas grafite + pneu, já me convenceu, ficou otimo!
Como meu carro só tem 5mil KM, é cedo d+ para gastar com pneu agora, mas essa roda grafite ficou d+, vou procurar alguem no RJ pra pintar as minhas!
jcrromeiro
05/08/2015, 04:15
JC:
O tema é que NÃO existe pneu AT (todo terreno) na medida original do GV 225/60 r18.
Antes de trocar pelos Maxxis Bravo AT771 255/55 r18, procurei por todo o Brasil e inclusive no Uruguay aonde viajo normalmente por ser uruguaio. Definitivamente não existe pneu AT nessa medida original para o r18.
A opção foi trocar a largura e a medida pelos 255/55 r18.
Não que eu seja fã de pneus mais largos do que os de fábrica. Todo o contrário. Porém não achei outra opção para instalar pneus AT que me permitam enfrentar minhas expedições off-road. Em setembro vou para o Pantanal.
A mexida no chip e na programação do câmbio feita na Losacco em SP foi sensacional. Ficou outro carro, ágil e divertido, inclusive mais econômico.
Porém perdeu um pouco desta agilidade e economia ao trocar os pneus por outros ligeiramente mais altos (5,25 mm) e bastante mais largos (30 mm). Ainda assim está mais ágil que na configuração original.
Abraço.
Conrado
Obrigado pela explicação, acho que vou copiar você em tudo.
Estou planejando ir ao Jalapão em janeiro com minha mulher. Foi tranquilo ou passou por algum perrengue? Você estava com os pneus dunlop de fábrica? Meu carro carro tá com 700 km e estou com pena de trocar os pneus agora. Você acha que vale a pena trocar antes da viagem?
conradogf
05/08/2015, 10:56
Conrado
Obrigado pela explicação, acho que vou copiar você em tudo.
Estou planejando ir ao Jalapão em janeiro com minha mulher. Foi tranquilo ou passou por algum perrengue? Você estava com os pneus dunlop de fábrica? Meu carro carro tá com 700 km e estou com pena de trocar os pneus agora. Você acha que vale a pena trocar antes da viagem?
JC:
Não tive qualquer problema de tração com os pneus originais Dunlop 225/60 r18 no Jalapão. Porém tivemos muita sorte com o tempo que ficou ensolarado o tempo todo. Somente pegamos alguns trechos com poças de lama no estradão de terra que com a velocidade com que circulava o comboio foram passadas espirrando lama até as nuvens e sem qualquer problema de atolamento. Porém eu acho que se tivéssemos pego chuvas fortes no dias que circulamos pelo Jalapão teríamos tido sim problemas. O estradão tinha marcas, secas, de grandes atoleiros.
Também nos areiões não tive problemas de tração. Tem trilhas de areia para entrar em todos os pontos de visitação, dunas, fervedouros, pedra furada, cachoeiras, etc.
O problema não foram os pneus e sim a altura livre do carro. Com aquela travessa anti-torção que temos atravessada sob a carroçaria da GV fui aplainando corretamente todas as trilhas para o carro que vinha atrás no comboio. Aquela travessa funciona com plaina-colhetadeira, deixando o calombo central da trilha planinho e coletando todo o que é grama, palha, galho, flores, pedriscos, etc., nas fendas e furos entre ela e a carroçaria. Na volta tive que me jogar sob o carro e retirar cuidadosamente toda a colheita, inclusive um enorme besouro encaixado por aí.
Em função disso estou pensando em colocar os calços de 35 mm da Tecnotrilha para a próxima expedição ao Pantanal em Setembro próximo.
No Jalapão, em função do isolamento da região, das grandes distancias vazias, da precariedade da estrada, da baixíssima frequência de trânsito, não acho recomendável entrar sozinho. De Mateiros a Palmas, a cidade estruturada mais cercana, leva um dia para chegar por causa da lentidão do trajeto. Qualquer pane ou atolamento no estradão ou nas entradas de areia para as atrações, pode ser um problema de longa duração se não houver outros carros de apoio acompanhando...
Nós fomos num comboio de 7 carros 4x4 com o grupo "Nomade Expedições" de Curitiba.
Com eles mesmos vamos ao Pantanal.
Abraço.
conradogf
05/08/2015, 11:10
508907
508908
508909
508910
508911
508912
508913
508914
508915
508916
Algumas fotos do Jalapão. Tenho miles!!
Tinha sim um Fiat Mille no meio do caminho desfiando o comboio! :safari-rig:
Abraço!
jcrromeiro
06/08/2015, 06:55
Conrado, obrigado pelas dicas, vou levá-las em consideração no planejamento do Jalapão, eu planejava fazer uma viagem de dois meses pelo tocantins e todo litoral nordestino do delta do parnaiba, ceará, RN, etc até o Rio , misturando turismo e pesca esportiva. Talvez tenha que dividir em duas expedições ou usar os serviços de alguma agencia de Palmas, para fazer o Jalapão. Vamos ver... tenho tempo para planejar melhor, pois planejo ir em janeiro. Gostaria, se possível de saber o seu roteiro e a ordem das cidades/lugares. Vi diferentes relatos e nenhum bate com outro, nem com o que eu tinha imaginado.
Mudando de assunto gostaria de saber sobre sua preparação eletrônica, fora a reprogramação de cambio. É algum chip(speed booster, sprint booster, etc) ou é remapeamento de injeção? Se puder me diga onde fez. Fiz contato com a Lossaco e eles só reprogramão o cambio e trocam filtro de ar e velas. Obrigadão. João Carlos
conradogf
07/08/2015, 11:57
JC:
A preparação toda foi do Losacco. Tenho entendido que ele mexeu também na programaçao de injeção. Vou esclarecer isto com Vinicius... :shock:
O Roteiro que fizemos foi São Paulo, Brasilia, Alto Paraíso, Natividade, Ponte Alta e Mateiros, já no Jalapão. Entre Ponte Alta e Mateiros entramos para ver a Pedra Furada. Desde Mateiros saímos para ver os pontos de interesse da região, Dunas, fervedouros, cachoeira da formiga, povoado de Mumbuca, etc. Voltamos pelas três fronteiras (Piauí, Bahia, Tocantins), Alto Paraíso e fomos para São Jorge a rodar na Chapada dos Veadeiros. De São Jorge voltamos para São Paulo via Brasilia e Goiânia. Foram uns 12 dias de viagem porta a porta.
Locais de Mateiros relatam que durante as chuvas fortes ficam isolados por dias e com problemas de abastecimento de gasolina e alimentos, porque os caminhões não conseguem passar pelos atoleiros do estradão de terra.
Abraço e boa viagem!
conradogf
10/08/2015, 11:56
Comprei o Lift 35 mm da Tecnotrilha, aguardando chegar para instalar. Depois conto as impressões.
Alguém sabe me dizer se é necessário mexer na cambagem após instalação?
Abç.
freitasjr
10/08/2015, 12:46
Comprei o Lift 35 mm da Tecnotrilha, aguardando chegar para instalar. Depois conto as impressões.
Alguém sabe me dizer se é necessário mexer na cambagem após instalação?
Abç.
Sim é. O meu de 30 mm foi preciso, imagina o de 35.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
conradogf
10/08/2015, 18:27
Conrado, obrigado pelas dicas, vou levá-las em consideração no planejamento do Jalapão, eu planejava fazer uma viagem de dois meses pelo tocantins e todo litoral nordestino do delta do parnaiba, ceará, RN, etc até o Rio , misturando turismo e pesca esportiva. Talvez tenha que dividir em duas expedições ou usar os serviços de alguma agencia de Palmas, para fazer o Jalapão. Vamos ver... tenho tempo para planejar melhor, pois planejo ir em janeiro. Gostaria, se possível de saber o seu roteiro e a ordem das cidades/lugares. Vi diferentes relatos e nenhum bate com outro, nem com o que eu tinha imaginado.
Mudando de assunto gostaria de saber sobre sua preparação eletrônica, fora a reprogramação de cambio. É algum chip(speed booster, sprint booster, etc) ou é remapeamento de injeção? Se puder me diga onde fez. Fiz contato com a Lossaco e eles só reprogramão o cambio e trocam filtro de ar e velas. Obrigadão. João Carlos
JC: Falei com Vinicius Losacco e ele me confirmou que reprogramaram sim o chip de potência e injeção obtendo aproximadamente +8% de potência e +15% de torque, além de reprogramar o escalonamento do câmbio. É bem sensível a maior potência e especialmente o torque na nova configuração. Acho que vc entendeu algo errado na conversa com Losacco. Abraço.
guilhermejcp
10/08/2015, 22:15
Sim é. O meu de 30 mm foi preciso, imagina o de 35.
Freitas,
o que você fez na cambagem? O meu é de 30mm e não precisei mexer em nada. Quer dizer, se precisar, não mexi.
freitasjr
11/08/2015, 00:14
Freitas,
o que você fez na cambagem? O meu é de 30mm e não precisei mexer em nada. Quer dizer, se precisar, não mexi.
Olá Guilherme, após a instalação do LIFT, Não percebi alteração no alinhamento do veículo, porém as rodas ficaram um pouco voltadas para dentro, e isso iria ocasionar um desgaste prematuro e irregular dos pneus.
Após o GV ser colocado na máquina de alinhamento o técnico me mostrou os valores encontrados e os recomendados pelo fabricante(e as diferenças do camber eram bem significativas), então se fez necessário o ajuste da cambagem e tb fez o alinhamento de praxe.
Sei que em alguns Kits de 35 e/ou 50 milímetros, vem uns parafusos para o ajuste da cambagem.
fredselva
12/08/2015, 10:45
Olá a todos!
É minha primeira postagem no fórum.
Gostaria de saber se alguém já colocou rack de teto (bagageiro) tubular no GV III. Eu tenho pesquisado mas, só acho travessas. Grato.
Olá a todos!
É minha primeira postagem no fórum.
Gostaria de saber se alguém já colocou rack de teto (bagageiro) tubular no GV III. Eu tenho pesquisado mas, só acho travessas. Grato.
Se não me engano o pessoal da tecnotrilha tem: www.tecnotrilha.com.br
jcrromeiro
12/08/2015, 19:42
JC: Falei com Vinicius Losacco e ele me confirmou que reprogramaram sim o chip de potência e injeção obtendo aproximadamente +8% de potência e +15% de torque, além de reprogramar o escalonamento do câmbio. É bem sensível a maior potência e especialmente o torque na nova configuração. Acho que vc entendeu algo errado na conversa com Losacco. Abraço.
Conrado, obrigado pelas informações. Comprei as proteções e os pneus. Quanto a parte eletrônica vou sondar com uma oficina conceituada aqui do Rio (multiturbo) porque eu acho que a central tem que ser aberta afetando a garantia( não tenho nem 1000 km ainda). Pelo que pesquisei para não abrir a central, temos que comprar o tal Unichip, que é caro paca... O lift acho que não vou fazer por enquanto, também pela garantia e por causa das vistorias anuais que temos aqui no Rio. Alias até a reprogramação é barrada na vistoria. Por isso o tal Unichip é caro, ele pode ser retirado, retornando os valores padrão e depois reconectado voltando com a programação.
conradogf
17/08/2015, 12:39
Testando os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 nas trilhas de Jucutiba, SP. Perfeitos! Boa aderência na terra e na lama e excelentes no asfalto seco. Ainda não peguei chuva com eles...
509832
509833
509834
O carro está hoje na oficina, instalando calços e molas Tecnotrilha +35 mm.
Abraços.
conradogf
17/08/2015, 14:33
Valeu, Seixas! O seu carro está com lift? Se sim, de quantos mm? Pergunto pq estou com um de 54 mm e estou procurando saber se os amortecedores da kombi servirão para o meu caso.
Marcio:
O tema é que no GV não é comparável diretamente o comprimento da mola com o curso do amortecedor, porque a mola está muito mais para adentro no braço oscilante e o comprimento dela é muito menor que o do amortecedor aberto...
Abraço.
jcrromeiro
18/08/2015, 14:09
Testando os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 nas trilhas de Jucutiba, SP. Perfeitos! Boa aderência na terra e na lama e excelentes no asfalto seco. Ainda não peguei chuva com eles...
509832
509833
509834
O carro está hoje na oficina, instalando calços e molas Tecnotrilha +35 mm.
Abraços.
Conrado, chegaram minhas proteções e os pneus, vou instalar tudo amanhã. Reparei que seu carro está sem a tampa do estepe. É porque não cabe com o pneu 255? Eu estava com esse pressentimento. Você precisou adaptar alguma coisa para prender o estepe?
conradogf
19/08/2015, 08:20
JC: Eu retirei a tampa externa e a bacia interna do estepe apenas comprei o carro. Não gosto dela esteticamente, alem de considerar que é uma fonte de barulhos e peso não necessário. Também é a primeira coisa a estragar em manobras ou batida traseira. Esta cuidadosamente guardada no depósito... :)
Porém, olhando agora com o pneu 255 ela não fecharia de forma alguma. O pneu está a 2 mm da lataria. Não seria possível manter nem a bacia interna preta.
Tirar a tampa e a bacia é coisa super simples. Só dois parafusinhos.
Abraço.
jcrromeiro
20/08/2015, 00:43
JC: Eu retirei a tampa externa e a bacia interna do estepe apenas comprei o carro. Não gosto dela esteticamente, alem de considerar que é uma fonte de barulhos e peso não necessário. Também é a primeira coisa a estragar em manobras ou batida traseira. Esta cuidadosamente guardada no depósito... :)
Porém, olhando agora com o pneu 255 ela não fecharia de forma alguma. O pneu está a 2 mm da lataria. Não seria possível manter nem a bacia interna preta.
Tirar a tampa e a bacia é coisa super simples. Só dois parafusinhos.
Abraço.
Conrado, instalei hoje as proteções de motor/carter, transmissão(New Track) e diferencial traseiro(Tecnotrilha) e os pneus Maxxis Bravo 255/55/18. A tampa e a bacia do estepe, eu retirei conforme suas instruções, de fato ficou justinho. Tô pensando em colocar um calço de borracha para afastar um pouquinho.
Não sei se você reparou, mas dá para se levar o estepe, com uma chave de boca, tirando o suporte do estepe da porta retirando 4 parafusos sextavados. Vou estudar uma forma de corrigir isso.
O carro ficou com cara de "mau" com os pneus novos. No sábado vou procurar umas trilhas em Visconde de Mauá para estrear.
Um abraço
João Carlos
EvandroES
20/08/2015, 15:24
Amigos aí vai a última aventura do pequeno valente.
https://www.youtube.com/watch?v=hWnHIoaPnvA
Abraços.
Marcio Nogueira
21/08/2015, 18:24
Amigos aí vai a última aventura do pequeno valente.
https://www.youtube.com/watch?v=hWnHIoaPnvA
Abraços.
Evandro, só de curiosidade, se o seu carro não tivesse snorkel, daria para ter feito esse mesmo passeio numa boa?
guilhermejcp
23/08/2015, 22:58
Boa noite,
Pra quem está interessado nas V6 tem umas 5 anunciadas no webmotors. Pode se até escolher a cor. Rsrs.
freitasjr
24/08/2015, 01:09
Evandro, só de curiosidade, se o seu carro não tivesse snorkel, daria para ter feito esse mesmo passeio numa boa?
Olá Márcio, não sou o Evandro mas vou dar meu "pitaco/opinião", se a água Não chegar a encobrir o capô por muito tempo, pode atravessar sem problemas; sempre seguindo o critério de câmbio em L ou pri, ar cond desl e reduzido.
Eduardo2A
25/08/2015, 11:42
Aos amigos que colocaram pneus maiores no GV3...
Como vocês fizeram com o pneu step? Mantiveram o original ou colocaram um pneu maior igual aos outros 4?
Marcio Nogueira
25/08/2015, 14:22
Troquei tudo, amigo. Cinco rodas (do aro 18 pro aro 16) e cinco pneus (do 225/60 pro 245/75). :concordo:
freitasjr
25/08/2015, 23:26
Aos amigos que colocaram pneus maiores no GV3...
Como vocês fizeram com o pneu step? Mantiveram o original ou colocaram um pneu maior igual aos outros 4?
Mantive o original, pois como o próprio nome diz, estepe é apenas para uso ocasional, ou seja, transportar o carro até o local onde o outro pneu será consertado. Então, não vi necessidade de gastar dinh 💸 com outro pneu e roda 16".
conradogf
26/08/2015, 08:16
O tema é o quão longe está o borracheiro. Se está a 20 km sem problema. Porém se está a mais de 70 km não é recomendado rodar com pneus de diâmetro diferente. Especialmente na traseira onde o câmbio automático defere 70% da potencia. Rodar por muitos km com rodas diferentes acaba com o diferencial, no mínimo gera um zumbido que nunca mais da para eliminar. Como não dá para saber o que vai ocorrer numa expedição e onde vou achar um borracheiro, optei por trocar os 5 pneus após alguns dias de dúvida depois de ter comprado os 4 que rodam. Abraço.
Marcio Nogueira
26/08/2015, 10:30
Outra vantagem que vejo em trocar os cinco é a possibilidade de incluir o estepe no rodízio - aumentando, assim, a vida útil dos conjuntos.
Para quem possa estar interessado, compartilho o diagrama que sigo na hora da rotação.
510402
Esse esquema é o indicado para veículos com tração TRASEIRA ou 4WD, com estepe IGUAL aos demais conjuntos.
conradogf
26/08/2015, 10:47
Neste fim de semana viajei de SP à Curitiba, ida no sábado, volta no domingo para participar da festa dos 12 anos da "Nomade Expedições Off-Road"
Foi o primeiro teste de viagem longa após colocar os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 e depois de colocar o kit +35 mm da Tecnotrilha.
O consumo, 410 km cada perna, rodando 110 Km/h (máxima da estrada):
Ida, no seco: 9,6 no computador do carro; 9,8 na calculadora.
Volta, na chuva (com 1h de tráfego estacionado na Serra do Cafezal...): 9,5 no computador; 9,4 na calculadora.
Como nos postos nunca dá para saber como foi enchido o tanque, fico com os índices do computador de bordo. A diferença é de centésimos.
Não está nada mal para pneus 5,25 mm mais altos e 30 mm mais largos que os originais 225/60 r18.
O conforto: perfeito, rodas mais borrachudas batem menos no asfalto. A suspensão traseira (novas molas +35 mm) um pouco mais dura que a original.
A estabilidade com +35 mm: perfeita, até melhor que na configuração original. Acredito que seja mais em função dos pneus com +30 mm na largura. O carro dobra como sobre trilhos em qualquer piso, asfalto, terra, molhado.
Não se percebe nenhuma piora na estabilidade em função da altura do carro.
O carro ficou com cara de bravo...
Abraços.
Nota: Após a preparação do motor e reprogramação do câmbio, com os pneus originais 225/60 r18, o carro estava fazendo 10,5 Km/L na estrada. Com pneus maiores perdeu 1 km/L.
Marcio Nogueira
26/08/2015, 11:16
É que sempre disse: com o lift, o carro pode até ficar menos estável (o que é lógico em função do aumento do centro de gravidade), mas não fica instável. Menos estável é muito diferente de instável.
Renanpcruz
26/08/2015, 16:20
Alguém sabe qual o tamanho do furo central da roda 16" do tiggo? As rodas da Rav4 estão complicadas de encontrar =x
Abraço.
EvandroES
01/09/2015, 10:39
Sim teria feito sem problema nenhum.
Abraços
Pessoal que instalou os protetores da Newtrack, é preciso cortar a parte de boracha que cobre os furos dos parafusos e o do oleo? Ou é pra tirar essa borracha toda que vem colada na chapa de aço?
Pessoal que instalou os protetores da Newtrack, é preciso cortar a parte de boracha que cobre os furos dos parafusos e o do oleo? Ou é pra tirar essa borracha toda que vem colada na chapa de aço?
Dan, não tire a borracha pois certamente é para evitar ruídos entre a chapa protetora e a estrutura do carro.
Dan, não tire a borracha pois certamente é para evitar ruídos entre a chapa protetora e a estrutura do carro.
Brigadão, vou fazer apenas os cortes onde tem os furos.
Souzaarh
03/09/2015, 18:34
Aí, pessoal...
Instalei hoje os BFGoodrich All Terrain 245/70 R17... Sem os calços ainda, que é para ver o 'antes e depois' do lift...
Só com os pneus novos, o carro já ficou esteticamente dubaralho!! Dinamicamente, então, ficou uma palhaçada! Maciozão, silencioso... e o V6 nem sentiu a diferença.. Só alegria!
Antes que perguntem... sim, raspa um pouco (MUITO pouco!) em alguns pontos da proteção plástica da caixa de rodas... Por enquanto não vou mexer, pois o lift de 30mm do Rodrigo Portugal chega esta semana... Eu creio que pneus nesta medida com o desenho um pouco menos agressivo talvez não raspem nada...
Até agora, recomendo MUITO esta medida...
Abraço!
Rafael
Amigo, eu fiz os pedidos dos pneus 245/70R17 para meu grand vitara, meu medo é essa "roçada" que vc falou, roça quando vc passa em uma lombada? Ou quando enrola muito o
Volante? E outra dúvida, vc colocou os calcos? Se tiver colocado parou de roçar?
CAIORICK
07/09/2015, 08:04
Pessoa, esse fórum é muito instrutivo, comprei minha GV V6 09/10 devido as várias informações que achei no fórum, e estou muito satisfeito com o carro.
O único porém é a altura. Já coloquei os protetores de carter e case e como ando apenas em trilhas leves, normalmente dunas e praias, gostaria de colocar lift de 35 mm sem alterar os pneus 225/65/17 Maxxis Bravo AT-771 pois são novos. Acham que perderia muita estabilidade? É necessário trocar amortecedores para subir 35mm com kit tecnotrilha?
conradogf
08/09/2015, 07:47
Recentemente coloquei o kit Tecnotrilha 35 mm. Não t precisa trocar amortecedores. Sim precisa ajustar convergência e cambagem. Os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 rodam safos sem raspar em nada,inclusive antes do lift. Por enquanto todo 100 %. Abraço.
Pessoal,
Onde eu encontro o Maxxis Bravo AT-771 R17?
CAIORICK
08/09/2015, 22:11
Pessoal,
Ronan, comprei nas medidas originais no site www.completeocarro.com por 538,00 cada já com frete. Previsão de receber amanhã, postarei fotos quando receber.
Preço muito bom, vi excelentes reviews desde pneu em sites internacionais, ele tem índices de desgaste treadwear UTQG melhores que os do Pirelli Scorpion ATR.
CAIORICK
08/09/2015, 22:26
Recentemente coloquei o kit Tecnotrilha 35 mm. Não t precisa trocar amortecedores. Sim precisa ajustar convergência e cambagem. Os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 rodam safos sem raspar em nada,inclusive antes do lift. Por enquanto todo 100 %. Abraço.
Conrado,
Você comprou o kit lift e mais os parafusos para alterar a cambagem no site da tecnotrilha?
CAIORICK
08/09/2015, 23:37
Qual opinião de vocês em relação aos kits lift dos links abaixo (ambos anunciados no ebay):
Suzuki Grand escudo-vitara 2006 + Lift Kit 45 mm (http://www.ebay.com/itm/Suzuki-Grand-Escudo-Vitara-2006-lift-kit-45-mm-/111732933344?fits=Model%3AGrand+Vitara&hash=item1a03cd42e0&vxp=mtr)
Suzuki Grand Vitara Lift Kit 30mm 2006-2015 (http://www.ebay.com/itm/Suzuki-Grand-Vitara-lift-kit-30mm-2006-2015/111762896347?_trksid=p2047675.c100005.m1851&_trkparms=aid%3D222007%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D1%2 6asc%3D33204%26meid%3Df3b65f5dbd564616b6502aff5384 4bba%26pid%3D100005%26rk%3D1%26rkt%3D6%26sd%3D1117 32933344)
conradogf
09/09/2015, 08:02
Conrado,
Você comprou o kit lift e mais os parafusos para alterar a cambagem no site da tecnotrilha?
Caio: o kit comprei pelo site da Tecnotrilha. Os parafusos de cambagem não foram necessários. Os originais permitiram o pequeno ajuste necessário.
Os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 comprei 4 numa loja na Lapa, São Paulo e 1 pela Internet em uma loja de São Bernardo, SP. Atenção que eu comprei RADIO 18, não RADIO 17... Vejo que você comprou 225/65 r17. Os pneus originais da GV 2014 sao 225/60 r18 e não achei nessa medida em lugar nenhum. Só achei os 255/55, 5,25 mm mais altos e 30 mm mais largos. Abraço.
Abraço.
Marcelo M.
09/09/2015, 08:54
Galera, quem tiver interesse, manda um zap...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/152010-pneus-bridgestone-novos-originais-da-grand-vitara-2015-aro17.html
Muito bom, Caio, obrigado!
Eu queria o 235 ou 245 pois vou colocar lift no carro. No site só tem 225 :parede:
Tá difícil encontrar.
Ronan, comprei nas medidas originais no site www.completeocarro.com (http://www.completeocarro.com) por 538,00 cada já com frete. Previsão de receber amanhã, postarei fotos quando receber.
Preço muito bom, vi excelentes reviews desde pneu em sites internacionais, ele tem índices de desgaste treadwear UTQG melhores que os do Pirelli Scorpion ATR.
CAIORICK
09/09/2015, 22:48
Muito bom, Caio, obrigado!
Eu queria o 235 ou 245 pois vou colocar lift no carro. No site só tem 225 :parede:
Tá difícil encontrar.
Qual lift você irá colocar? Estou estudando colocar também.
CAIORICK
09/09/2015, 23:26
Acabei comprando os pneus mais altos e largos, comprei 245/65 r17 e vou usar inicialmente sem lift.
Agora terei os 4 Bravo 225/65 r17 AT771 sem uso pra vender aqui em Fortaleza.
Se alguém se interesar me mande um email: caiorick@hotmail.com
CAIORICK
09/09/2015, 23:43
Qual opinião de vocês em relação aos kits lift dos links abaixo (ambos anunciados no ebay):
LINK 1: Suzuki Grand escudo-vitara 2006 + Lift Kit 45 mm (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fitm%2FSuzuki-Grand-Escudo-Vitara-2006-lift-kit-45-mm-%2F111732933344%3Ffits%3DModel%253AGrand%2BVitara% 26hash%3Ditem1a03cd42e0%26vxp%3Dmtr)
LINK 2: Suzuki Grand Vitara Lift Kit 30mm 2006-2015 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fitm%2FSuzuki-Grand-Vitara-lift-kit-30mm-2006-2015%2F111762896347%3F_trksid%3Dp2047675.c100005.m 1851%26_trkparms%3Daid%253D222007%2526algo%253DSIC .MBE%2526ao%253D1%2526asc%253D33204%2526meid%253Df 3b65f5dbd564616b6502aff53844bba%2526pid%253D100005 %2526rk%253D1%2526rkt%253D6%2526sd%253D11173293334 4)
Pessoal,
De onde você é? Aqui em São Carlos/SP o Boni é autorizado da Maxxis e coloquei exatamente esta medida (225/65/r17) na minha RAV4. Eles tem todas as medidas pronta entrega. Paguei há 6 meses atrás 1890,00 nos quatro já com alinhamento, balanceamento.
J.
freitasjr
10/09/2015, 21:08
LINK 1: Suzuki Grand escudo-vitara 2006 + Lift Kit 45 mm (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fitm%2FSuzuki-Grand-Escudo-Vitara-2006-lift-kit-45-mm-%2F111732933344%3Ffits%3DModel%253AGrand%2BVitara% 26hash%3Ditem1a03cd42e0%26vxp%3Dmtr)
LINK 2: Suzuki Grand Vitara Lift Kit 30mm 2006-2015 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fitm%2FSuzuki-Grand-Vitara-lift-kit-30mm-2006-2015%2F111762896347%3F_trksid%3Dp2047675.c100005.m 1851%26_trkparms%3Daid%253D222007%2526algo%253DSIC .MBE%2526ao%253D1%2526asc%253D33204%2526meid%253Df 3b65f5dbd564616b6502aff53844bba%2526pid%253D100005 %2526rk%253D1%2526rkt%253D6%2526sd%253D11173293334 4)
O de 30mm é igual ao da Tecnotrilha vendido aqui no Brasil, sugiro colocar esse.
O de 45mm acho arriscado com apenas calços sem trocar nem amortecedores ou molas.
Caio,
Devo colocar o de 30 ou 35mm da Tecnotrilha. Conheço o Fabiano dono da loja e ele desenvolve bons projetos, com embasamento técnico.
Qual lift você irá colocar? Estou estudando colocar também.
De onde você é? Aqui em São Carlos/SP o Boni é autorizado da Maxxis e coloquei exatamente esta medida (225/65/r17) na minha RAV4. Eles tem todas as medidas pronta entrega. Paguei há 6 meses atrás 1890,00 nos quatro já com alinhamento, balanceamento.
J.
Sou de BHte. Me passe o contato da loja por favor.
Abrs,
CAIORICK
15/09/2015, 19:50
Caro Freitas e Marco, e demais camaradas foreiros(a)
Desculpe a "intromissão" no papo, mas talvez seja útil aos foreiros.
Adquiri o kit da Sr. Customs e mandei instalá-lo na Alternativa4x4, aqui em São Paulo/SP, oportunidade na qual, descobri que a Alternativa4x4 também produz o kit lift, e a critério do cliente (na medida em que for desejado), a um preço equivalente ao da Sr. Customs.
Apesar de o kit da Sr. Customs ser muito bom, confesso, que se soubesse antes, teria instalado o da Alternativa, e por 3 razões:
1. O kit é igualmente eficiente e confiável (os caras entendem bastante de veículos 4x4, em especial, Suzuki);
2. Praticidade, por não ter de aguardar tantos dias, e a mesma que fez o kit, instala;
3. Preço, na medida em que economiza os valores de frete e o da abocanhada tributária.
Espero que ajude a todos.
SEIXAS
Seixas, gostaria de sua opinião quanto ao lift de 50mm. Está gostando? Teve algum problema?
Pedi uma cotação da Alternativa 4x4 para produzirem um pra mim, irei usaria os amortecedores de kombi atrás, conforme sua dica.
Meu propósito é trilhas leves e dunas. Tenho atolado muito facilmente nas dunas, será que os pneus 245/65r17 e o lift de 50 vão ajudar?
guilhermejcp
16/09/2015, 22:08
Seixas, gostaria de sua opinião quanto ao lift de 50mm. Está gostando? Teve algum problema?
Pedi uma cotação da Alternativa 4x4 para produzirem um pra mim, irei usaria os amortecedores de kombi atrás, conforme sua dica.
Meu propósito é trilhas leves e dunas. Tenho atolado muito facilmente nas dunas, será que os pneus 245/65r17 e o lift de 50 vão ajudar?
Caio, você tem andado nas dunas com a reduzida ligada? Infelizmente no v6 só dá pra andar com ESP desligado na reduzida.
No 4Hlock ela religa automaticamente a 30km/h. Aí fica complicado andar no barro e imagino nas dunas também pois corta o motor toda vez que a roda patina.
CAIORICK
17/09/2015, 06:32
Caio, você tem andado nas dunas com a reduzida ligada? Infelizmente no v6 só dá pra andar com ESP desligado na reduzida.
No 4Hlock ela religa automaticamente a 30km/h. Aí fica complicado andar no barro e imagino nas dunas também pois corta o motor toda vez que a roda patina.
Guilherme, obrigado pela resposta, tenho andado na 4H lock e essa é exatamente a a minha sensação, o motor corta quando patina, perco velocidade e atolo. A reduzida é muito bruta, não é possível desligar o ESP e andar na 4H lock?
Oi Caio, acho que posso te ajudar.
Tenho um GV3 V6 e já passei por todos esses questionamentos.
Acabei optando por um lift pequeno de 35mm com mudança dos amortecedores e pneus 245.
Tenho inclusive um kit da tecnotrilha disponível. Usei só por alguns dias e decidi mudar o amortecedor.
Quanto ao sistema de tração te digo que apesar do inconveniente dos ESP só funcionar no 4H lock até 30km/h, ele tem um resultado muito superior ao GV3 2.0. Tinha um antes de comprar o V6 e te digo isso com muita segurança.
Tentando resumir, te recomendo usar o 4h Lock, nos trechos mais leves com beira de praia e etc...
Entrou em dunas, liga a reduzida e deixa no "3" ou no "4". Vc so vai precisar utilizar o "1" em situações bem especiais. Eu gosto de deixar no "3" e se o trecho for de média velocidade ponho no "4".
Como a reduzida vai até a 4a marcha, fica tranquilo. E afinal vc estará andando em dunas com um suv de médio porte. Entendo que essa é a razão dele ter reduzida. No GV3 2.0 a reduzida vai até a 3a marcha e não tem o controle de tração que o V6 possui (que aliás fica funcionando, mesmo com o ESP desligado).
Então acho que o certo é usar, vai poupar a mecânica no carro e evitar os problemas do ESP.
Mais um detalhe, no "3" com o power acionado, o carro vai sair de segunda marcha. Então não sente tanto a reduzida ligada. Por isso saio no "3" e passo pro "4" se o trecho for de média.
Quanto ao lift, como vc mesmo falou, pra trilhas leves e dunas basta 35mm. mais que isso, aumenta muito a chance de problemas no carro. Sem contar a estabilidade no asfalto. Comparando o V6 com o 2.0, o V6 tem a frente bem mais instável em curvas.
Abs,
E vc pode desligar o ESP no 4H lock, mas o carro vai acionar o sistema automaticamente após os 30km/h.
Jorge Luiz Zoehler
17/09/2015, 11:00
Pessoal, estou pensando em comprar uma GV, mas não sei se compro Manual ou posso comprar uma automática (minha preferencia) gostaria de fazer trilhas leves a médias, mas também preciso do carro para o dia a dia.
CAIORICK
17/09/2015, 20:00
Quanto ao lift, como vc mesmo falou, pra trilhas leves e dunas basta 35mm. mais que isso, aumenta muito a chance de problemas no carro. Sem contar a estabilidade no asfalto. Comparando o V6 com o 2.0, o V6 tem a frente bem mais instável em curvas.
Abs,
Caro Dan, muito obrigado pela aula de como conduzir a V6 nas dunas, as dicas foram muito esclarecedoras, vou pratica-las no próximo passeio as dunas.
Quanto ao lift você trocou amortecedores e molas da frente e de trás e retirou os calços da tecnotrilha?
Caro Dan, muito obrigado pela aula de como conduzir a V6 nas dunas, as dicas foram muito esclarecedoras, vou pratica-las no próximo passeio as dunas.
Quanto ao lift você trocou amortecedores e molas da frente e de trás e retirou os calços da tecnotrilha?
Oi Caio,
Comecei colocando os calços. Mas não gostei do resultado.
Achei que o carro ficou muito instável na estrada.
Fiz uma viagem para Jeri e na volta já fui logo tirando.
Resolvi então colocar os amortecedores da offlimits. Como eles sao feitos sob medida, dá pra aproveitar as molas, pois eles reposicionam a bandeja das molas conforme o projeto. O carro ficou com desempenho muito bom, mas tive muitos ruidos na suspensao traseira.
Depois de umas tentativas frustadas de resolver os ruidos, acabei voltando para os calços na suspensao traseira.
Resumindo: tenho amortedores offlimits na dianteira com lift nas bandeijas de 35mm e os amortededores originais na traseira com calços de tecnil.
Ficou muito bom. Não mexo em mais nada.
Quanto às dicas, faltou só dizer que acho melhor não baixar tanto a calibragem na frente do carro. Baixo no máximo para 14 libras. Agora na traseira, vou até 10 libras.
Claro que isso depende do tipo de areia.
Outra dica importante no nosso carro, é ter cuidado com as "asas de urubu" ao mudar pro 245/65. É preciso fixar as bordas internas na carroceria do carro. caso contrário vai raspar e nas trilhas pode facilitar o desprendimento da peça. Digo isso porque perdi duas de uma vez num passeio pro Trairi.
Abs,
Dan, o que seria essas asas de urubu?
CAIORICK
18/09/2015, 07:23
Dan, o novo modelo 4Sport vem de fábrica com o kit ironman de 40 mm. Amortecedores e molas sem calços.
Mas, o dólar está caríssimo.
Talvez pudéssemos configurar um kit alternativo usando o amortecedor dianteiro personalisado da offlimits mantendo as molas originais como você usou, e na traseira as molas da tecnotrilha ou Rc4x4 com amortecedores Cofap da kombi (conforme dica do MVSEIXAS).
O problema é que o amortecedor da kombi possui dimensões para lift de 50 mm, logo o amortecedor dianteiro deveria ser para 50 mme o kit então seria de 50 mm.
Qual sua opinião? (e dos demais amigos que queiram comentar)
Pessoal, estou pensando em comprar uma GV, mas não sei se compro Manual ou posso comprar uma automática (minha preferencia) gostaria de fazer trilhas leves a médias, mas também preciso do carro para o dia a dia.
Compra automática, que na reduzida vc tem como usar em 3, 2, ou mesmo em 1 nos trechos mais exigentes!
Dan, o que seria essas asas de urubu?
Opa, acabei descobrindo, é o paralama interno de plástico.
A minha GV III V6 ta com 245/65R17 e sem lift, mas não sinto raspar em nada, pode ser que de marca pra marca ou em função do "desenho" do pneu mude as dimensões reais do pneu.
Oi Caio,
Ja passei por esses questionamentos e cheguei as seguintes conclusões:
1) O GV3 não deve receber lift com mais de 40mm. Quem fizer isso vai ter problemas com juntas homocineticas, cambagem, alinhamento do caster e desgaste precoce de algumas peças da suspensao. Uma prova disso, é que a Iroman tem kits para lift de 2,5” para vários carros, inclusive para o GV2. E para o GV3 eles resolveram deixar em 35mm.
2) Apesar se estarmos na terra do Troller, as oficinas aqui não tem experiência com o GV3 e o trabalho e o desgaste para que o serviço usando materiais adptados fique realmente bom, é grande na minha opinião.
3) Seguindo essa linha, acho que ficam 3 opções:
1a calços de 35mm de tecnil na base do amortecedor dianteiro e na base das molas traseiras
2a Amortecedores da offlimits + calço de tecnil na traseira.
3a Kit da Iroman.
OBS:
Se você deseja um carro com vão livre maior, vá para um GV2 ou um jipe, ou então se prepare para viver em oficina resolvendo problema e desenvolvendo soluções para os abacaxis.
Se fosse fazer novamente, colocaria os offlimits, inclusive na traseira, desde que eles já tenham resolvido o problema dos ruídos (Fala com o Luis dono da empresa, ele vai lembrar do meu caso).
Faria o serviço da suspensão na Controller, procura o Léo. Pode falar no meu serviço que ele também vai lembrar, rsrsrsr.
Faria o alinhamento na Suzuki com o Renato. Pode confiar, vale a pena.
Abs,
Quanto à asa de urubu, vc tem razão sobre as diferenças entre pneus. Mas acho que tem haver tb com o calor e a manutenção da peça. Algumas acabam deformando nas bordas internas se aproximando dos pneus.
Vale o aviso, pois quanto estamos no offroad a chance dos pneus encostarem nessas peças aumenta.
Abs,
Dan, já que você tem experiência com o GVIII, aproveito pra tirar uma dúvida: levando em consideração as 3 opções de lift que citou acima, acha que o lift de 35mm da Tecnotrilha, que é composto por calço na dianteira e molas novas na traseira, é uma opção interessante?
Dan, já que você tem experiência com o GVIII, aproveito pra tirar uma dúvida: levando em consideração as 3 opções de lift que citou acima, acha que o lift de 35mm da Tecnotrilha, que é composto por calço na dianteira e molas novas na traseira, é uma opção interessante?
É, de longe, a mais econômica e a mais simples de fazer.
Como falei anteriormente, só não gostei do resultado qdo coloquei o carro na estrada. Mas muitos aqui no forum usam e não reclamam.
Abs,
É, de longe, a mais econômica e a mais simples de fazer.
Como falei anteriormente, só não gostei do resultado qdo coloquei o carro na estrada. Mas muitos aqui no forum usam e não reclamam.
Abs,
Ah você já usou este tipo de lift? Pensei que tinha trocado os amortecedores junto.
E você vendeu o seu ou ainda tem?
CAIORICK
19/09/2015, 10:54
Oi Caio,
Ja passei por esses questionamentos e cheguei as seguintes conclusões:
1) O GV3 não deve receber lift com mais de 40mm. Quem fizer isso vai ter problemas com juntas homocineticas, cambagem, alinhamento do caster e desgaste precoce de algumas peças da suspensao. Uma prova disso, é que a Iroman tem kits para lift de 2,5” para vários carros, inclusive para o GV2. E para o GV3 eles resolveram deixar em 35mm.
2) Apesar se estarmos na terra do Troller, as oficinas aqui não tem experiência com o GV3 e o trabalho e o desgaste para que o serviço usando materiais adptados fique realmente bom, é grande na minha opinião.
3) Seguindo essa linha, acho que ficam 3 opções:
1a calços de 35mm de tecnil na base do amortecedor dianteiro e na base das molas traseiras
2a Amortecedores da offlimits + calço de tecnil na traseira.
3a Kit da Iroman.
OBS:
Se você deseja um carro com vão livre maior, vá para um GV2 ou um jipe, ou então se prepare para viver em oficina resolvendo problema e desenvolvendo soluções para os abacaxis.
Se fosse fazer novamente, colocaria os offlimits, inclusive na traseira, desde que eles já tenham resolvido o problema dos ruídos (Fala com o Luis dono da empresa, ele vai lembrar do meu caso).
Faria o serviço da suspensão na Controller, procura o Léo. Pode falar no meu serviço que ele também vai lembrar, rsrsrsr.
Faria o alinhamento na Suzuki com o Renato. Pode confiar, vale a pena.
Abs,
Dan,
Obrigado pela ajuda, optarei pelo 35 mm da Tecnotrilha mesmo, você disse que tem um disponível num post anterior? Se você tiver me mande um email se tiver interesse em vendê-lo. Como estamos em Fortaleza facilitaria:
caiorick@hotmail.com
Um abraço e bom fim de semana!
Oi Caio, vou te mandar o e-mail. Abs,
Ted Bravo
21/09/2015, 10:19
Bom dia,
Toquei a viatura e por isso estou vendendo:
Kit Lift 44/50 mm, com parafusos de cambagem, e amortecedor Cofap
4 Rodas New Civic
4 Pneus General Grabber AT2, 245/70R16. Nos testes práticos o tipo de pneu com melhores índices.
Kit com 5.000 Km de uso, em estado perfeito. Dou garantia.
Por tudo que estudei e mexi, considero esse conjunto perfeito.
Parcelo.
Tratar comigo, (48) 9945-7707.
Souzaarh
22/09/2015, 08:41
Coloquei os pneus BF 245/70R17 deu outra vida no carro! Muito bom mesmo! Mas para colocar os pneus tive de colocar também um lift de 2" e mesmo assim ainda ficou roçando muito pouco nas proteções da plástico, so fiz cortar um pouco os plásticos e ficou show! Os preço dos pneus que foram meio caros 1400 cada, mas valeu a pena ! Não me arrependo
Marcio Nogueira
22/09/2015, 09:13
Parabéns, ficou show!
512526
CAIORICK
22/09/2015, 12:13
Ficaram ambos show de bola!!!
Tenho medo só da manutenção que o lift de 50 mm pode gerar...
CAIORICK
22/09/2015, 12:14
Oi Caio, vou te mandar o e-mail. Abs,
Dan, não recebi seu email ainda, você já enviou?
freitasjr
22/09/2015, 12:31
Coloquei os pneus BF 245/70R17 deu outra vida no carro! Muito bom mesmo! Mas para colocar os pneus tive de colocar também um lift de 2" e mesmo assim ainda ficou roçando muito pouco nas proteções da plástico, so fiz cortar um pouco os plásticos e ficou show! Os preço dos pneus que foram meio caros 1400 cada, mas valeu a pena ! Não me arrependo
Ficou muito bom,com um belo visual. Agora só falta testar nas trilhas e depois vc posta aqui os resultados.
Marcio Nogueira
22/09/2015, 14:06
Ficaram ambos show de bola!!!
Tenho medo só da manutenção que o lift de 50 mm pode gerar...
Estou com esse lift desde 2009, quando estava com o meu GV anterior.
Até hoje não tive despesa alguma por conta dele
http://www.rocky-road.com/grand-vitara-lift.html
Carro ficou animal!! Não gosto nem de ver essas fotos, da vontade de pintar as rodas e jogar meus pneus originais pela janela hahahaha, mas estão só com 7000km não da pra gastar $$$ agora rs...
CAIORICK
22/09/2015, 23:25
Estou com esse lift desde 2009, quando estava com o meu GV anterior.
Até hoje não tive despesa alguma por conta dele
http://www.rocky-road.com/grand-vitara-lift.html
Marcio,
A vontade de subir 50 mm como você fez é grande pois acredito que ficará muito mais tranquilho para andar na areia aqui em Fortaleza.
Quantos Km você andou com o lift instalado e qual foi seu perfil de uso?
freitasjr
23/09/2015, 01:21
Marcio,
A vontade de subir 50 mm como você fez é grande pois acredito que ficará muito mais tranquilho para andar na areia aqui em Fortaleza.
Quantos Km você andou com o lift instalado e qual foi seu perfil de uso?
Para andar na areia em Dunas, não precisa de carro muito alto, a maior prova disso são os buggys que têm o vão livre baixo.
Antes de fazer o Lift no meu GV(30mm), andei nas Dunas sem problemas, porém é claro, que tem raros trechos que se precisa de uma altura um pouco maior para atravessar pontos de areia muito fofa com sulcos profundos deixados por outros carros maiores, porém não precisa ser nada exagerado. Um lift pequeno e pneus um pouco maiores já resolvem.
Lifts grandes é quase obrigatoriamente necessário para trilhas, no entanto, tem gente que não pratica essa modalidade mas gosta do visual de um carro mais alto... ai vai do gosto de cada um, escolha o que mais lhe convinher e seja feliz.
Marcio Nogueira
23/09/2015, 09:12
Caio,
Rodei uns 55 mil km com o lift instalado no GV anterior (2009/2010) e rodei uns 25 mil km com o mesmo lift instalado no GV atual (2013/2014). Prefiro as expedições do que as trilhas, mas curto um desafio de tempos em tempos também - só que de leve, sem perrengue. Não vou atrás de dor de cabeça, nem de "ficar dando cambalhota" com o carro. Trilhas leves apenas - evito as moderadas e pesadas. Até porque você sempre encontra um trecho mais complicado, mesmo nas trilhas leves.
A colocação do Freitas foi bastante precisa: tudo vai depender do que você pretende fazer com o carro. Para passeios em dunas e expedições, 30 mm resolvem. Se for colocar o carro na trilha, talvez queira considerar um lift maior.
Uma observação que já postei antes: muita gente se preocupa (preocupação válida) com a perda de estabilidade do carro por conta do lift. Sempre digo que "menos estável" não significa "instável". Se você aumentar o centro de gravidade do veículo, é ÓBVIO que ele se tornará menos estável, mas JAMAIS ficará instável. Digo isso para as pessoas não se preocuparem com esse quesito, que é digno de atenção, mas não um ponto crítico por conta da modificação.
conradogf
23/09/2015, 11:36
Voltamos do Pantanal. Foram 3.511,5 km desde São Paulo. Entramos no Matogrosso por Presidente Epitácio e estivemos em Dourados, Ponta Porã, Bonito e Corumbá, na fronteira com Bolivia. Muito calor! Mais de 40º perto de Corumbá.
Terra e areia nas entradas para os passeios na Fazenda Mimosa, Rio Sucuri, Rio Formoso, Gruta Azul e Estrada Parque. A Estrada Parque tem 150 Km, com 80 ponte de madeira!
Os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 mostraram excelente tração na terra e na areia. Rodam safos sem encostar em nada.
Com os pneus maiores e a preparação de motor e câmbio (Losacco) os consumos médios foram:
Asfalto:
Rodando 130-140, 7,5 km/L.
Rodando 120-130, 8,0 km/L.
Rodando 110-120, 8,5 km/L.
Rodando 100-110, 9,5 km/L.
Rodando 80-100, 10,5 km/L.
Terra e areia:
Rodando 40-60, 7,5 km/L.
Algumas fotos da Grande Viajante:
512619 512620
512621 512622
512623 512624
512625 512626
512627 512628
512629 :) :)
Marcio Nogueira
23/09/2015, 13:36
Hello off-roaders!! :mrgreen:
Estou ajudando um amigo a divulgar uma expedição que ele está promovendo.
Caso algum de vocês esteja interessado ou conheça alguém que possa estar, peço que repasse esta mensagem.
Trata-se da ROTA DA AVENTURA - LITORAL DO NORDESTE OFF ROAD, que ocorrerá de 5 a 20 de dezembro.
Ele está tentando conseguir pelo menos mais um carro para fechar o comboio e o passeio sair do papel.
Infelizmente o site http://www.foradacidade.com/ contendo as informações da expedição foi hackeado e invadido – o problema está sendo resolvido e em breve a página estará disponível novamente.
Nesse meio tempo, qualquer esclarecimento pode ser obtido com o Elson pelo e-mail experiencias@foradacidade.com ou pelo telefone (61) 8175-5125 (ligação, SMS ou WhatsApp).
Valeu pela força e qualquer coisa ‘tamo’ aí!
Saudações trilheiras! :concordo:
guilhermejcp
23/09/2015, 21:20
Voltamos do Pantanal. Foram 3.511,5 km desde São Paulo. Entramos no Matogrosso por Presidente Epitácio e estivemos em Dourados, Ponta Porã, Bonito e Corumbá, na fronteira com Bolivia. Muito calor! Mais de 40º perto de Corumbá.
Terra e areia nas entradas para os passeios na Fazenda Mimosa, Rio Sucuri, Rio Formoso, Gruta Azul e Estrada Parque. A Estrada Parque tem 150 Km, com 80 ponte de madeira!
Os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18 mostraram excelente tração na terra e na areia. Rodam safos sem encostar em nada.
Com os pneus maiores e a preparação de motor e câmbio (Losacco) os consumos médios foram:
Asfalto:
Rodando 130-140, 7,5 km/L.
Rodando 120-130, 8,0 km/L.
Rodando 110-120, 8,5 km/L.
Rodando 100-110, 9,5 km/L.
Rodando 80-100, 10,5 km/L.
Terra e areia:
Rodando 40-60, 7,5 km/L.
Algumas fotos da Grande Viajante:
512619 512620
512621 512622
512623 512624
512625 512626
512627 512628
512629 :) :)
Conrado,
parabéns pela aventura. Vi que estava com antena de rádio de comunicaçãp.
Qual radio colocou e onde instalou? Poderia nos contar?
Lift de 35mm perde garantia ou posso fazer tranquilo?
conradogf
24/09/2015, 00:12
Dan: dizem que perde a garantia... ainda não sei. Em mais 1500 km tenho que fazer a 3a revisão. Veremos.
Guilherme: Yaesu 1900 VHF, homologada, com indicativo PU2URY. Instalada à esquerda, baixo o painel, ao lado da alavanca de abrir o capó. Excelente rádio com longo alcance. A posição é a melhor na minha opinião. Só 3 furinhos no plástico. Fica escondida, nao se ve de fora, comandos ao alcance da mão esquerda. Ptt pendurado no painel ao lado dos botões da luz de neblina com o gancho inox original do rádio, colado no painel com dupla face automotivo.
Abraço.
CAIORICK
28/09/2015, 06:54
Conrado, vi que você retirou a tampa do estepe e a base dessa tampa. Os parafusos que fixam o suporte ficaram expostos, ok? Você conseguiu alguma solução pra isso?
conradogf
28/09/2015, 13:35
Caio:
Com já diz por aí acima, acho a tampa do estepe inecessária, feia, fonte de barulhos, trambolhenta e é a primeira peça que risca e racha numa manobra mal sucedida... Porém sobre gosto não tem nada escrito. É só minha opinião.
Mas, com os pneus 255/55 r18 já vira impossível manter a tampa e a "bacia" posterior. Goste ou não goste. O pneu não cabe na tampa e a roda não encaixa na "bacia".
Ficam expostos sim, só cobri com uma ponteira de borracha. Para ter mais segurança seria necessário criar uma "bandeja" circular de alumínio que encaixe nos 3 parafusos por trás da roda e feche os espaços entre os raios da roda, deixando um espaço radial para passar o cabo de aço de segurança... É um pouco complicado e tem que achar que possa fazer a peça... Até agora não achei quem possa.
Outra saída seria abrir o revestimento interno da 5a porta e colocar travas nas porcas dos parafusos do suporte. Porém ao abrir o revestimento, tem que retirar o selo anti-poeira traseiro para acessar os parafusos... Também meio complicado e com risco de deixar a vedação imperfeita.
Se achares alguma solução mais simples me avise! :-?
Abraço.
CAIORICK
29/09/2015, 11:56
Conrado,
Estava pensando em um prato também, exatamente como você mencionou, mas realmente não é simples achar um forcedor ou uma peça alternativa para adaptar.
Concordo com você em relação a inutilidade da tampa do estepe.
Quanto ao cabo de segurança, mesmo com o parafuso com chave ele é necessário?
Aquele parafuso com chave não é seguro?
conradogf
29/09/2015, 21:15
Caio. Aquele parafuso com chave não resolve nada... Qualquer ladrão com um mínimo de experiência o abre em 5"... No estepe eu uso esse parafuso original, mais parafuso com segredo, aquele que tem uma fenda especial em forma de mandala e uma chave específica, (também tenhos estes parafusos nas 4 rodas que rodam. Só 1 parafuso destes por roda basta), mais cabo de aço com chave tetra... O cabo de aço tem que ser daqueles blindados para motos. O tema é dificultar ao máximo para que, na escolha, os caras deixem teu carro tranquilo e vão procurar outro...
Na TR4 já me roubaram o estepe tendo o parafuso com chave original e cabo de aço sem blindar... Teve uma restemunha desde uma portaria de prédio (não o meu...) e diz que abriram a capinha do parafuso em 5" e cortaram o cabo com um alicate daqueles grandes com alavanca. A testemunha chamou a polícia que demorou 7' em chegar. Os caras levaram o estepe em menos de 2'... Já tinham estudado toda a situação e trabalharam tipo pit-stop de F1....
Já comprei a chapa de alumínio 3 mm no ML. Vou fazer o desenho da "calota" em autocad e mandar cortar numa empresa de corte de metais que identifiquei aqui em SP. Se der certo depois fotografo e te passo dados e contatos.
Abraço.
Pretendo instalar um lift no meu carro, uma GV 2010 aut. comigo desde zero e atualmente com 55.000 km. andei vendo esse na 4x4 racer e minha intenção é combiná-lo com pneus BF 235/70 r 16.
Kit de suspensão de 2” (5cm) composto de 2 amortecedores traseiros, 2 molas traseiras, 2 espaçadores para amortecedores dianteiros e 2 parafusos CAM 14 para ajuste da cambagem. R$ 1.035,00
alguém já utiliza ou sabe de algo a respeito desse kit?
agradeço desde já.
Jeanilson
01/10/2015, 07:24
Pretendo instalar um lift no meu carro, uma GV 2010 aut. comigo desde zero e atualmente com 55.000 km. andei vendo esse na 4x4 racer e minha intenção é combiná-lo com pneus BF 235/70 r 16.
Kit de suspensão de 2” (5cm) composto de 2 amortecedores traseiros, 2 molas traseiras, 2 espaçadores para amortecedores dianteiros e 2 parafusos CAM 14 para ajuste da cambagem. R$ 1.035,00
alguém já utiliza ou sabe de algo a respeito desse kit?
agradeço desde já.
Tspluiz,
Teria como postar o link desse kit de suspensão da 4x4 Racer?
[]'s
Tspluiz,
Teria como postar o link desse kit de suspensão da 4x4 Racer?
[]'s
Olá Jeanilson, não tenho o link para fotos mas o descritivo do kit é exatamente esse:
ele me foi passado pela vendedora Débora via e-mail. Estou tentado a instalá-lo, uma vez que o custo com Pneus e mão de obra mais o kit não passaria de R$ 4.500,00.
Fui ver um GV 4Sport aut. zero e basicamente é o mesmo carro que o meu (comprado zero e com 55.000km atualmente), só que mais alto, como eu gostaria. Me pediram 104.000,00 por ele. Apesar de gostar da GV, acho pesado o preço e sei também que o meu carro aguenta fácil mais 5, 6 anos sem encher muito o saco.
acho mesmo que vou arriscar.
Posto fotos depois.
Abraços
guilhermejcp
04/10/2015, 22:40
Pessoal,
estava olhando debaixo do carro e o para-choque traseiro é um espaço vazio mal aproveitado. Aí fiquei pensando, será que seria possível transformar o para choque num compartimento pra levar gasolina? Caberia tranquilamente uns 20 litros. Poderia ser usado para colocar água também, dependendo da necessidade.
To viajando demais??
Pessoal,
estava olhando debaixo do carro e o para-choque traseiro é um espaço vazio mal aproveitado. Aí fiquei pensando, será que seria possível transformar o para choque num compartimento pra levar gasolina? Caberia tranquilamente uns 20 litros. Poderia ser usado para colocar água também, dependendo da necessidade.
To viajando demais??
Guilherme, e se alguém bater na traseira do carro com o para-choque cheio de gasolina?
conradogf
05/10/2015, 08:02
Também acho um lugar extremamente perigoso para levar gasolina, especialmente num tanque adaptado. Água poderia ser. Abraço.
CAIORICK
05/10/2015, 22:30
Amigos,
Coloquei os pneus Aeolus CrossAce AT 245/65R17, gostei muito do custo benefício.
Este pneu possuí índices excelentes pelo preço dele UTQG: 500AB.
Próxima etapa: Lift 40 mm customizado.
513507513511513510513509513508
CAIORICK
07/10/2015, 22:56
Galera,
Hoje mandei fazer furos para ventilação na proteção NewTrack, pois o V6 da uma impressão que dissipa mais calor e fechando tudo por baixo o bafo quente saí somente pelos lados, alguns outros amigos aqui do fórum também comentaram isso, decidi não arriscar e fiz os furos para possibilitar maior ventilação na parte inferior mantendo as proteções da NewTrack, colocarei fotos assim que der.
Já instalei o lift com calços de 35 mm de aço na dianteira e de 33 mm de tecnil na traseira.
As primeiras impressões foi que o carro ficou consideravelmente mais duro e sente-se mais as irregularidades do asfalto. Isso acontece mesmo? É normal?
Quando passo em uma depressão forte ou de forma mais brusca em quebra molas ouço barulho na traseira característico de mola (tipo um doinnnnnnnn!!!!!!!!!!). Já passaram por isso? O que aconselham que eu faça para corrigir?
Seria interessante colocar o amortecedor da kombi mesmo com calço de apenas 33 mm na traseira?
CAIORICK
09/10/2015, 12:41
Amigos,
Segue o comparativo entre os amortecedores da GVIII original e da kombi 97:
Veículo
Grand Vitara III
Kombi 97
Marca
Monroe
Cofap
Código amortecerdor
37308
L12363
Comprimento contraído (mm)
347,7
359,0
Comprimento estendido (mm)
531,8
593,5
Comprimento de trabalho (mm)
184,2
234,5
Fontes:
http://www.monroe.com/en-US/catalog/e-Catalog/37308
http://www.mmcofap.com.br/catalogos/pdf/amortecedores-exportacao-2009-2010.pdf
Marcio Nogueira
09/10/2015, 13:05
Por esse motivo que os da Kombi são colocados quando se faz um lift.
CAIORICK
09/10/2015, 17:22
Por esse motivo que os da Kombi são colocados quando se faz um lift.
Sim, Marcio!
Li os posts que você o Seixas fizeram e vi que esse amortecedor da kombi é perfeito para lifts de 50 e 54 mm.
No meu caso o calço da traseira é de 33 mm, o amortecedor original com o carro na posição plana fica com 490mm estendido, sendo que a máxima extensão é de 531mm. Logo, sobram apenas 41mm. Acho pouco. Por isso estou estudando testar o dw kombi.
Mas hoje meu mecânico realizou uns ajustes e acredito que o problema de barulho na traseira foram resolvidos, on road está ótimo. Amanhã testarei no off road.
No fim de semana postarei fotos do carro com lift e das furações para ventilação que fiz na proteção NewTrack.
CAIORICK
11/10/2015, 16:33
Galera,
Ufa!!!! Acabei o processo de lift, pneus e proteções!!
E fiquei satisfeito, sem barulhos, alto, firme, achei que continuou com uma excelente estabilidade, a suspensão fica um pouco mais dura, mas logo se acostuma. Com as dicas do fórum também já eliminei vários grilos.
Agradeço a todos que contribuíram deixando informações preciosas neste fórum a respeito da nossa Grand Vitara, que me ajudaram a decidir comprar o carro e a prepará-lo.
Em especial ao MVSeixas, Marcio Nogueira, Dan-CE, Guilhermejcp, conradogf e outros que possa estar esquecendo.
Segue fotos após o lift com calços de ~35 mm de aço na dianteira e tecnil na traseira, a altura das partes mais baixa do carro, a barra anti-torção do chassi e proteção da redução, ficaram a 235 mm do solo, a borda do paralama dianteiro ficou a ~840 mm e a traseira a ~860 mm (o motor v6 pesa muito na dianteira)):
Lift fabricado e instalado pelo Arlan proprietário de uma oficina em Fortaleza, alinhamento feito pelo Renato da Suzuki Sol, não precisou de parafusos de cambagem na dianteira e nem trocar os amortecedores traseiros.
513990513991
Proteção NewTrack com furações para ventilação do motor V6 (também realizado pelo Arlan, achei que poderia ter centralizado mais os furos da frente, mas como só da pra ver olhando por baixo do carro tá valendo):
513992
Pneus Aeolus AS01 CrossAce All Terrain 245/65 r17 (decidi por esse após pesquisar em reviews de sites do exterior, pelo índice UTQG alto de 500AB e pelo preço, acredito que o custo/benefício será muito bom, comprei na pneufacil.com):
513993 513995
Galera por enquanto é isso!:concordo::safari-rig:
conradogf
12/10/2015, 09:55
Parabéns Caio! Sua viatura ficou fantástica!
Dois comentários:
- Após 4.000 Km rodados com o Lift estou ouvindo um zunido diferente na transmissão traseira. Ouve-se claramente rodando em piso liso entre 40 e 50 Km/h em velocidade constante. Parece barulho de rolamento ou de diferencial... Vou ficar de olho e na próxima revisão (Novembro) pedir para dar uma olhada.
- Mandei fazer o "prato" para fechar o acesso aos parafusos do suporte do estepe. Ainda não recebi. Quando estiver instalado e testado mando fotos e se quiser te envio o desenho em autocad.
Abraço.
guilhermejcp
12/10/2015, 14:08
Dois comentários:
- Após 4.000 Km rodados com o Lift estou ouvindo um zunido diferente na transmissão traseira. Ouve-se claramente rodando em piso liso entre 40 e 50 Km/h em velocidade constante. Parece barulho de rolamento ou de diferencial... Vou ficar de olho e na próxima revisão (Novembro) pedir para dar uma olhada.
- Mandei fazer o "prato" para fechar o acesso aos parafusos do suporte do estepe. Ainda não recebi. Quando estiver instalado e testado mando fotos e se quiser te envio o desenho em autocad.
Abraço.
Eu também estava ouvindo um ruído e sismei que era diferencial. Mandei olhar e nada e o ruído continuava.
Depois que meu irmão disse. Eram os pneus AT. Eles fazem mais ruído mesmo e parece com diferencial.
Ele colocou pneus iguais aos meus e fazem o mesmo ruído.
conradogf
13/10/2015, 07:19
Pois é Guilherme, eu pensei tbm que pudesse ser dos pneus. O estranho é que se ouve muito mais com a janela fechada do que com ela aberta. Teoricamente se fosse pneu deveria se ouvir mais do lado de fora... Tomara seja! Abraço.
Miranda_MG
13/10/2015, 07:50
Pois é Guilherme, eu pensei tbm que pudesse ser dos pneus. O estranho é que se ouve muito mais com a janela fechada do que com ela aberta. Teoricamente se fosse pneu deveria se ouvir mais do lado de fora... Tomara seja! Abraço.
Conrado,
Guilherme vai te confirmar, mas no meu caso é exatamente assim: com as janelas fechadas, o ruído de "zunido" é maior, pois a vibração o leva para o interior do veículo.
Abraço,
Miranda
conradogf
13/10/2015, 15:55
Obrigado Miranda! Abç.
EvandroES
13/10/2015, 17:45
Vcs querem ver zumbido faz com os pneus Mud. rsrsrsrs
Mas eu me acostumei.
Abraços.
Miranda_MG
13/10/2015, 18:26
Mas eu me acostumei.
Abraços.
É desse que eu estava falando. ;)
514179
Abraço,
Miranda
CAIORICK
14/10/2015, 11:31
Dois comentários:
Abraço.
Conrado,
Primeiro coloquei os pneus AT e rodei uns 300 Km antes de instalar o lift, e logo que os coloquei comecei a ouvir este ruído similar a rolamento ou barulho nos diferenciais. Então torço que no seu caso seja também apenas barulho dos pneus AT.
Gostaria sim que você me enviasse o desenho do "prato" para proteger o estepe. Já comprei no mercado livre um jogo de porcas de segredo como as que você comentou. Estamos ansiosos para ver o seu resultado com o desenvolvimento deste prato para a proteção do estepe.
Veja na foto abaixo que bati da nova Grand Vitara 4Sport que vem com kit ironmam e pneus Scorpion ATR 245/65 r17, logo a capa do estepe não serve nela. Assim, o que a Suzuki fez? Simplesmente o que fizemos, retirou a capa e deixou os parafusos de fixação expostos.
Logo, seu desenvolvimento servirá para muitos colegas. Quem sabe virá acessório Suzuki, como o Kit ironman?
514210
Conrado,
Guilherme vai te confirmar, mas no meu caso é exatamente assim: com as janelas fechadas, o ruído de "zunido" é maior, pois a vibração o leva para o interior do veículo.
Abraço,
Miranda
É isso mesmo, hehehe, pois o som é conduzido através da estrutura do carro, e quando vc abre a janela acaba competindo com o som do vento e outros ruídos externos... Qualquer AT faz isso, e em menor escala até mesmo os HTs novos com aquelas barbelas de borracha que depois caem.
Abraço.
Conrado, será que vc pode me enviar esse arquivo do AutoCAD também?
guilhermejcp
14/10/2015, 20:30
Conrado,
Abraço,
Miranda
Tá certo como todos falaram. O barulho parece maior com os vidros fechados.
conradogf
14/10/2015, 21:05
Eran:
. Tranquilo. Deixa eu testar primeiro se todo encaixa e funciona. Agora a chapa de alumínio 3mm que comprei no ML (500x500x3 mm) está na Laser Tools (SP) para ser usinada conforme o desenho que fiz. Devo receber pronta na 6a ou sábado. Vou testar e mandar pintar com esmalte automotivo preto e depois instalo de forma definitiva. A fixação do prato será com os mesmos 2 parafusos que fixam a bacia interna da caixa de estepe original. Se todo funcionar corretamente distribuo o desenho para quem quiser. Também colocarei fotos aqui.
Caio:
Medi minha GV com Lift 35 mm Tecnotrilha. Calços na frente e molas na traseira. Lamentavelmente cometi a burrada de não medir antes de mandar instalar o Lift. Então não sei quanto subiu realmente...
As medidas atuais na borda dos paralamas, no centro da roda, são: dianteira 840 mm (igual ao seu); traseira 830 mm (30 mm menos que o seu...)
Me chama muito a atenção esses 30 mm menos. Como minha GV está visivelmente mais alta que antes e é bem perceptível a diferença na posição das bandejas da suspensão traseira, suponho que a sua viatura deve ter subido muito mais que 35 mm...
Pode ser? Ou será uma diferença mesmo entre o V6 e o 2.0?
Nao medi o travessão inferior porque não tenho visibilidade na garagem, porém não deve ser muito diferente que o seu porque ele está bem na frente.
Guilherme :
Obrigado. Espero que sim sejam os pneus...
Abraço!
conradogf
15/10/2015, 18:07
Mas eu me acostumei.
Abraços.
Zunido ou Zumbido?
Como sou uruguaio fui procurar no dicionário... Vejam:
Zumbido. É o sussurro das abelhas, vespas, moscas e outros insetos alados. Zumbir é a voz dos insetos.
Zunido. É o som agudo do vento que passa por alguma greta ou que por ela ecoa. Zunir é a voz do vento.
Portanto, não existe “zumbido” de bala, mas zunido de bala; não há “zunido”, mas zumbido de pernilongo ou muriçoca. (1)
Então, à qual é comparável o ruido dos pneus? Ao zumbido de um inseto? Ou ao zunido do vento? :confused:
:offtopic: abraço.
CAIORICK
15/10/2015, 22:19
Eran:
. Tranquilo. Deixa eu testar primeiro se todo encaixa e funciona. Agora a chapa de alumínio 3mm que comprei no ML (500x500x3 mm) está na Laser Tools (SP) para ser usinada conforme o desenho que fiz. Devo receber pronta na 6a ou sábado. Vou testar e mandar pintar com esmalte automotivo preto e depois instalo de forma definitiva. A fixação do prato será com os mesmos 2 parafusos que fixam a bacia interna da caixa de estepe original. Se todo funcionar corretamente distribuo o desenho para quem quiser. Também colocarei fotos aqui.
Caio:
Medi minha GV com Lift 35 mm Tecnotrilha. Calços na frente e molas na traseira. Lamentavelmente cometi a burrada de não medir antes de mandar instalar o Lift. Então não sei quanto subiu realmente...
As medidas atuais na borda dos paralamas, no centro da roda, são: dianteira 840 mm (igual ao seu); traseira 830 mm (30 mm menos que o seu...)
Me chama muito a atenção esses 30 mm menos. Como minha GV está visivelmente mais alta que antes e é bem perceptível a diferença na posição das bandejas da suspensão traseira, suponho que a sua viatura deve ter subido muito mais que 35 mm...
Pode ser? Ou será uma diferença mesmo entre o V6 e o 2.0?
Nao medi o travessão inferior porque não tenho visibilidade na garagem, porém não deve ser muito diferente que o seu porque ele está bem na frente.
Guilherme :
Obrigado. Espero que sim sejam os pneus...
Abraço!
COnrado,
O meu lift é composto de calços na dianteira e traseira, talvez essa diferença da traseira seja a diferença entre a mola da tecnotrilha e os calços de tecnil usinados pelo Arlan da Classe aqui em Fortaleza.
Acredito que o meus calços dianteiros deveriam ter subido mais a dianteira também, porém devido ao peso do V6 subiu pouco na frente, e como teve que colocar borrachas entre os calços e molas para eliminar barulhos acabou subindo mais ainda a traseira da minha GV.
Poderia baixar a traseira mandando reduzir os calços traseiros, mas gostei dela assim.
A 2015 4Sport também é um pouco mais alta na traseira, mas a diferença é de 10 mm, 860 na dianteira e 870 na traseira se não me engano.
A sua acredito que ficou bem equilibrada com 840/830 mm. A minha da pra ver no "olho" que a traseira está mais alta, na sua já deve ter a impressão que está na mesma altura.
Oi Caio,
Essas medidas do paralama (para avaliar o lift) foram feitas com os pneus frios ou quentes? Observe que o lift aumenta com o aquecimento dos pneus.
Os furos que vc fez no protetor do Carter seguiram o modelo dos furos do protetor original? Qual foi a lógica para a escolha do tamanho e localização desses furos?
Detalhe: Não precisei colocar borrachas entre os calços de tecnil e as molas. Usamos a própria borracha das molas que antes ficavam encaixadas entre as molas e o chassi. Não tenho qualquer tipo de ruído.
Abs,
CAIORICK
16/10/2015, 07:53
Oi Caio,
Essas medidas do paralama (para avaliar o lift) foram feitas com os pneus frios ou quentes? Observe que o lift aumenta com o aquecimento dos pneus.
Os furos que vc fez no protetor do Carter seguiram o modelo dos furos do protetor original? Qual foi a lógica para a escolha do tamanho e localização desses furos?
Detalhe: Não precisei colocar borrachas entre os calços de tecnil e as molas. Usamos a própria borracha das molas que antes ficavam encaixadas entre as molas e o chassi. Não tenho qualquer tipo de ruído.
Abs,
Dan,
A lógica dos furos da frente é que ali fica o radiador, logo melhorará o fluxo de ar na região do radiador, favorecendo a troca térmica por convecção, e veja que o ângulo da peça favorece a entrada de ar por ali. Os furos de trás é que ali fica um retentor da caixa de redução (acho), que segundo o Batista lá da CCS Sol costuma se deteriorar mais rapidamente quando se utiliza a proteção toda fechada.
A referência foi replicar esse protetor da figura abaixo usado no exterior, ele é melhor que o da NewTrack por ter os furos e por ser bi-partido como os originais da Suzuki (questão de não comprometer a deformação do veículo em caso de colisão, e assim manter a segurança dos tripulantes).
Porém, poderia ter realizado mais furos no meu, mas como não pude acompanhar o serviço realizaram poucos furos. No entanto, na minha avaliação via "sentimento" reduziu em 60% o bafo quente que saía das laterais dos paralamas. Quando parar o carro novamente talvez faça mais furos.
514380
Medi a minha e a 4Sport lá na Sol pela manhã, a 4Sport estava com os pneus totalmente frios a minha havia rodado 10Km e estava parada lá a uns 40 minutos quando medi.
Quanto as borrachas, primeiro o mecânico instalou o calço de tecnil sem nenhuma borracha, e tive problema de barulho típico de mola quando passava bruscamente em quebra molas ou depressões. Gostaria que tivessem colocado as borracha originais, mas elas são espessas e assim a traseira ficaria mais alta ainda do que ficou, assim eles usaram outras borrachas mais finas. Guardei as originais em casa.
Abs,
conradogf
16/10/2015, 16:50
Caio:
Esse protetor da foto é muito bom! :curtir: Você sabe quem o vende no exterior? Abç.
zé dedão
17/10/2015, 11:36
Esta semana na quarta feira vi um gran vitara v6 preparada na ponte rio niteroi.
Carro prata com estepe bfgoodrich mud e pneus Scorpions. Preparada muito alta. Placa de Chapecó.
Alguém conhece o dono?
Gostaria de saber a configuração da suspa pois após ver ao lado de uma original fiquei apaixonado.
O carro ficou um monstro. Muito grande.
CAIORICK
18/10/2015, 23:11
Caio:
Esse protetor da foto é muito bom! :curtir: Você sabe quem o vende no exterior? Abç.
Conrado,
Não sei exatamente quem o vende, mas copiei a foto deste site:
http://offroadeventory.blogspot.com.br/2010/06/upgrades-grand-vitara-under-body.html
Boa semana!
Abs,
EvandroES
19/10/2015, 21:29
Zunido ou Zumbido?
Como sou uruguaio fui procurar no dicionário... Vejam:
Zumbido. É o sussurro das abelhas, vespas, moscas e outros insetos alados. Zumbir é a voz dos insetos.
Zunido. É o som agudo do vento que passa por alguma greta ou que por ela ecoa. Zunir é a voz do vento.
Portanto, não existe “zumbido” de bala, mas zunido de bala; não há “zunido”, mas zumbido de pernilongo ou muriçoca. (1)
Então, à qual é comparável o ruido dos pneus? Ao zumbido de um inseto? Ou ao zunido do vento? :confused:
:offtopic: abraço.
kkkkkkkk
Confesso que não conhecia as definições acima, mas pela definição para mim o barulho que faz é zumbido.
É uma espécie de ressonância que passa dos pneus para o veículo. Pra mim parece o de um enxame de abelhas.
kkkkkkkkkkkkkkk
Abraços.
conradogf
21/10/2015, 12:56
Chegou a peça especial que podemos chamar de "prato", para deixar o estepe mais seguro para quem retirou a caixa de estepe original, impedindo o acesso aos parafusos que fixam o suporte do estepe à porta traseira.
Eu retirei a caixa de estepe no mesmo dia que tirei o carro da concessionária, porque acho feia e inútil, além de ser a primeira peça que racha ou risca nas manobras de estacionamento.
Agora, com os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18, já não é questão de escolha. O pneu simplesmente não cabe na caixa.
Medi in loco e desenhei uma peça em chapa de alumínio 3 mm.
Ontem recebi a peça cortada a Laser e experimentei ela no local.
Abaixo as fotos do desenho, da peça solta, da peça na posição e da peça atrás do estepe colocado.
A peça encaixou perfeitamente, com alguma folga no diâmetro dos parafusos que fixam o estepe.
A peça será fixada no suporte do estepe com os mesmos parafusos que fixam a "bacia" interna da caixa de estepe original.
Ainda vou mandar pintar de preto e instalar definitivamente.
O resultado do teste da peça é o seguinte:
- Eu deixei uma folga de 30 mm em volta da peça até a parte interna do círculo da roda, pensando que se fosse menos iria ser difícil encaixar o estepe no lugar. O "prato" entra dentro da roda como se fosse o disco de freio e fica quase encostado nos raios da roda. Porém o teste mostrou que a peça poderia ser um pouco maior, tendo raio de 190 mm em vez dos 175 mm do desenho, deixando uma folga de 15 mm. Vai dar um pouco mais de trabalho para encaixar o estepe no lugar, mais acho que ficaria mais fechado.
- Eu deixei duas aberturas em forma de "V" no diâmetro vertical para permitir a passagem do cabo de aço blindado de segurança. Essas aberturas coincidem com o espeço entre raios da roda. Ficaram um pouco grandes e cabe uma mão a través delas. Acho que essas aberturas, necessárias para quem quiser colocar cabo de aço, poderiam ser menores. Bastariam umas fendas retas, acima e abaixo, com 50 mm de largura em vez das aberturas em "V".
Se alguém vai querer mandar fazer a peça, acho que pode considerar estas alterações.
Eu comprei uma chapa de 500x500x3 mm para mandar recortar antes de fazer o desenho. Sobrou bastante. Uma chapa de 400x400x3 mm será suficiente.
Comprei a chapa no ML e mandei recortar na Laser Tools em São Paulo.
Quem quiser o arquivo do desenho em autocad, por favor me envie um MP com endereço de email para mandar o arquivo dwg escala 1:1.
Seguem fotos.
Abraço.
514758
Foto de desenho escala 1:1.
514759
Foto da peça. Ainda vou mandar pintar de preto.
514760
Foto da peça no lugar.
514761
Foto da peça com o estepe colocado. A peça será pintada de preto.
CAIORICK
22/10/2015, 00:02
Chegou a peça especial que podemos chamar de "prato", para deixar o estepe mais seguro para quem retirou a caixa de estepe original, impedindo o acesso aos parafusos que fixam o suporte do estepe à porta traseira.
Eu retirei a caixa de estepe no mesmo dia que tirei o carro da concessionária, porque acho feia e inútil, além de ser a primeira peça que racha ou risca nas manobras de estacionamento.
Agora, com os pneus Maxxis Bravo AT771 255/55 r18, já não é questão de escolha. O pneu simplesmente não cabe na caixa.
Abaixo as fotos do desenho, da peça solta, da peça na posição e da peça atrás do estepe colocado.
A peça encaixou perfeitamente, com alguma folga no diâmetro dos parafusos que fixam o estepe.
A peça será fixada no suporte do estepe com os mesmos parafusos que fixam a "bacia" interna da caixa de estepe original.
- Eu deixei uma folga de 30 mm em volta da peça até a parte interna do círculo da roda, pensando que se fosse menos iria ser difícil encaixar o estepe no lugar. O "prato" entra dentro da roda como se fosse o disco de freio e fica quase encostado nos raios da roda. Porém o teste mostrou que a peça poderia ser um pouco maior, tendo raio de 190 mm em vez dos 175 mm do desenho, deixando uma folga de 15 mm. Vai dar um pouco mais de trabalho para encaixar o estepe no lugar, mais acho que ficaria mais fechado.
- Eu deixei duas aberturas em forma de "V" no diâmetro vertical para permitir a passagem do cabo de aço blindado de segurança. Essas aberturas coincidem com o espeço entre raios da roda. Ficaram um pouco grandes e cabe uma mão a través delas. Acho que essas aberturas, necessárias para quem quiser colocar cabo de aço, poderiam ser menores. Bastariam umas fendas retas, acima e abaixo, com 50 mm de largura em vez das aberturas em "V".
Se alguém vai querer mandar fazer a peça, acho que pode considerar estas alterações.
Eu comprei uma chapa de 500x500x3 mm para mandar recortar antes de fazer o desenho. Sobrou bastante. Uma chapa de 400x400x3 mm será suficiente.
Quem quiser o arquivo do desenho em autocad, por favor me envie um MP com endereço de email para mandar o arquivo dwg escala 1:1.
Seguem fotos.
Abraço.
514758
514759
514760
Foto da peça no lugar.
514761
Conrado, Parabéns, ficou excelente!!!!:curtir:
Vou mandar fazer a minha, será que você poderia disponibilizar o arquivo CAD já com 190 mm de raio e com e sem as aberturas em V (é que eu não irei usar o cabo de aço blindado)?
conradogf
22/10/2015, 17:26
Caio:
Um dia desses vou refazer o desenho com 190 mm de radio e com as aberturas retas com 50 mm de largura conforme meus comentários acima.
Porém atenção! Meu desenho é para rodas r18 !! Não sei se cabe em rodas r17... Alguém aí tem que medir o diâmetro interno livre da roda r17 (por trás) e verificar. Acho que o prato com radio 175 deve servir justo em rodas r17, porém acho que o prato com radio 190 não deve servir ou vai ficar extremamente justo nestas rodas.
Tem que levar em conta para quais rodas vai ser usado.
Abraço.
conradogf
22/10/2015, 17:54
O desenho do prato com 190 mm de radio e aberturas retas com 50 mm de largura fica assim:
514927
Porém, como dito acima, isto SOMENTE SERVE PARA RODAS r18.
Se alguém me informa o diâmetro livre interno da roda r17 (por trás da roda) posso conferir se o desenho anterior serve ou não.
Abç.
conradogf
23/10/2015, 13:05
Conrado, Parabéns, ficou excelente!!!!:curtir:
Vou mandar fazer a minha, será que você poderia disponibilizar o arquivo CAD já com 190 mm de raio e com e sem as aberturas em V (é que eu não irei usar o cabo de aço blindado)?
Caio: Me manda seu email por MP. Obrigado.
Seguem fotos.
Abraço.
514758
514759
514760
Foto da peça no lugar.
514761
Realmente foi excelente a ideia! Muito obrigado pelos arquivos, Conrado, minha filha já está batendo a cabeça sobre eles tentando fazer algumas modificações que solicitei só pra ver a danada aprender a se virar no cad hehehe...
conradogf
26/10/2015, 13:08
Valeu Eran! Depois posta o resultado das modificações para rodas r17.
Caio, estou aguardando seu email por MP para enviar os arquivos.
Seguem fotos da peça pintada e instalada.
515128
515129
vejam que a fixação da peça é feita com os dois parafusos originais que fixam a parte interna da caixa de estepe original.
515131
515132
CAIORICK
22/11/2015, 00:00
Valeu Eran! Depois posta o resultado das modificações para rodas r17.
Caio, estou aguardando seu email por MP para enviar os arquivos.
Seguem fotos da peça pintada e instalada.
515128
515129
vejam que a fixação da peça é feita com os dois parafusos originais que fixam a parte interna da caixa de estepe original.
515131
515132
Conrado,
Desculpe a demora em responder, tive um período bastante agitado no trabalho. Ainda não tenho o privilégio de poder usar o recurso de MP, só após 50 posts é liberado.
Mas meu email é caiorick@hotmail.com
Medi é vi que essa de 175 mm de raio ficará perfeita na roda 17". Se por acaso for fabricar outra de 190 mm para você me diga que compro essa sua de 175 mm.
Um grande abraço, Carlos.
GV3-2014
22/11/2015, 00:21
Pessoal,
Pessoal,
coloquei umas proteções no meu carro muito boas feitas pelo Octávio Sarmento (road.tech@hotmail.com) ele tempara a GV III 3.2 e 2.0.
Seguem fotos,
abs
Ricardo
517000517001517002517003517004517005517006517007
Pessoal,
Pessoal,
coloquei umas proteções no meu carro muito boas feitas pelo Octávio Sarmento (road.tech@hotmail.com) ele tempara a GV III 3.2 e 2.0.
Seguem fotos,
abs
Ricardo
517000517001517002517003517004517005517006517007
Bacana! Teve de fazer algum furo, ou usa a furação original da GV pra fixar as peças? E não querendo ser muito indiscreto, ficou em quanto a brincadeira?
GV3-2014
23/11/2015, 00:18
Bacana! Teve de fazer algum furo, ou usa a furação original da GV pra fixar as peças? E não querendo ser muito indiscreto, ficou em quanto a brincadeira?
Everton,
na
GV III 3.2 tem que fazer uns 3 ou 4 furos, na 2.0 parece que não há a necessidade de nenhum furo. Paguei R$ 1300,00 por tudo. Ele envia pelo correio.
abs
Ricardo
conradogf
23/11/2015, 08:56
Ótimo. Finalmente o Sarmento fez as proteções do GV 3. São as melhores. Tinha a proteção dele na minha TR4.
GV3-2014
23/11/2015, 10:08
Ótimo. Finalmente o Sarmento fez as proteções do GV 3. São as melhores. Tinha a proteção dele na minha TR4.
Conrado,
ela já tinha feito elas faz tempo, acho que houve pouca propaganda delas.
conradogf
23/11/2015, 15:30
Pode ser. Porém só se for em em 2015 porque em fins de 2014 ainda não tinha feito. Eu fiquei esperando ele fazer e inclusive ofereci minha GV para ele tirar as medidas pqe ele dizia que não tinha conseguido nenhuma para medir e ele nunca me respondeu...
Acabei comprando proteções New Track e Tecnotrilha...
Lástima. Prefiro as dele.
Abraço.
Jeanilson
23/11/2015, 16:44
Pessoal,
Pessoal,
Seguem fotos,
abs
Ricardo
As proteções parecem bem feitas e o preço do conjunto não está nada absurdo. Acabei colocando as proteções da New Track porém não gostei. A proteção da caixa de transferência amassa fácil e a do motor parece que atrapalha a ventilação, por ser muito fechada.
Provavelmente mais para a frente vou acabar trocando por essas proteções da Sarmento.
E por falar em troca de peças, olha o que acabou de chegar aqui em casa! :euforico:
517149
[]'s
Eduardo_blitz
24/11/2015, 19:27
Caro Jeanilson,
Estou sonhando há um tempo com o kit da Ironman. Você pode dizer onde comprou e se não for abusar qual a faixa de preço.
Obrigado
Jeanilson
24/11/2015, 20:10
Caro Jeanilson,
Estou sonhando há um tempo com o kit da Ironman. Você pode dizer onde comprou e se não for abusar qual a faixa de preço.
Obrigado
Eduardo,
Comprei o kit em uma loja especializada aqui em Brasília que tinha a representação da Ironman Brasil.
Paguei R$ 6.250,00 por tudo, um aumento de aprox. 10% em relação ao preço de alguns meses atrás. Considerando o Dólar maluco de hoje, não achei que ficou (tão) salgado assim.
Uma curiosidade, o representante da Ironman disse que esse era o único kit disponível para pronta entrega, já que a Suzuki do Brasil estava comprando praticamente o lote inteiro.
[]'s
Eduardo_blitz
24/11/2015, 21:10
Valeu Jeanilson! Importados sempre são salgados, mas a diversão vai fazer cada centavo valer a pena. Imaginei que você tivesse um canal diferente. Solicitei um orçamento para a Ironman Brasil há duas semanas e não tive resposta. Será que ficaria muito mais caro importar, pagando impostos e frete?
Abraço,
Eduardo ,
Comprei o kit em uma loja especializada aqui em Brasília que tinha a representação da Ironman Brasil.
Paguei R$ 6.250,00 por tudo, um aumento de aprox. 10% em relação ao preço de alguns meses atrás. Considerando o Dólar maluco de hoje, não achei que ficou (tão) salgado assim.
Uma curiosidade, o representante da Ironman disse que esse era o único kit disponível para pronta entrega, já que a Suzuki do Brasil estava comprando praticamente o lote inteiro.
[]'s
dodger 4x4
26/11/2015, 12:02
Olá prezados
para os que tem o Kit lift de 2" Grand Vitara 2010.
Medindo os calços que são enviados no kit não é de 50,8mm exatamente?
Vocês sabem dizer qual é a medida do dianteiro e do traseiro?
Obrigado
Abraços
Marco Antonio Helio
27/11/2015, 00:22
Esta semana na quarta feira vi um gran vitara v6 preparada na ponte rio niteroi.
Carro prata com estepe bfgoodrich mud e pneus Scorpions. Preparada muito alta. Placa de Chapecó.
Alguém conhece o dono?
Gostaria de saber a configuração da suspa pois após ver ao lado de uma original fiquei apaixonado.
O carro ficou um monstro. Muito grande.
Oi Zé Dedão,
Vi seu post agora. Eu sou o proprietário do GV V6 que você viu na ponte. ;)
O kit que instalei é o da Rocky Road, com 2 polegadas. É o limite de altura possível para a suspensão deste carro. Eu também acho que ele ficou lindo! Completamente diferente da imagem do GV original.
Há 1 mês instalei pneus BF Mud Terrain Km2 245x75/16. Ainda falta instalar o rock slider, que também comprei na Rocky Road. Aí vou ficar satisfeito com a preparação dele.
Se quiser dar uma olhada na viatura, é só avisar.
Abraços,
zé dedão
27/11/2015, 09:48
Olá Marcos
Realmente seu carro está perfeito ao meu ver.
Qdo for a nicti te dou um toque para ver a vtr
É uma das possibilidades de aquisição futura
Tenho um amigo que talvez venda a dele com 30000km no início do ano
Obrigado
Abs
Marco Aurelio poste umas fotos da sua GV V6 para podermos apreciar tais modificações.
Oi Pessoal,
Vou comprar 2 pranchas de desatolar e estou entre os modelos de Kevlar e o de fibra da Smittybilt (semelhante às australizanas maxtrax e Tred).
Li que as Smittybilt quebram com facilidade, quando comparadas com as australianas, mas nao consegui referencias das de kevlar.
Alguem tem experiencias ou informações sobre as pranchas?
Abs,
A prancha de Kevlar é a da Troller: http://www.troller.com.br/acessorios/detalhes/44
A prancha da smittybilt é essa: http://www.gama4x4.com.br/prancha-de-desatolamento-smittybilt-universal.html
Alguma opinião sobre os produtos?
Abs,
Jeanilson
14/12/2015, 07:23
A prancha de Kevlar é a da Troller: http://www.troller.com.br/acessorios/detalhes/44
A prancha da smittybilt é essa: http://www.gama4x4.com.br/prancha-de-desatolamento-smittybilt-universal.html
Alguma opinião sobre os produtos?
Abs,
Dan-Ce,
Não conheço nenhum dos produtos, mas pelas fotos mostradas parece que a da Smittybilt possui melhor aderência. A da Troller, por ser lisa, pode deixar o pneu escorregar em situações mais úmidas.
Uma observação seria que ambas as pranchas devem ser usadas somente para a desatolagem, com elas 100% apoiadas no solo, pois elas podem quebrar caso sejam utilizadas como pontes em erosões. para esses casos o melhor seria mesmo as pranchas de aço.
[]'s
Cristiano Ávila
14/12/2015, 16:55
Eduardo,
[]'s
Jeanilson,
Você podeira, por favor, me passar o contato da loja e os dados do modelo do kit ironmam que você comprou? É o de 2 polegadas mesmo?
Obrigado,
Cristiano
Oi Jeanilson,
Concordo com a questao da aderencia, mas quanto a possibilidade de fazer pontes, o projeto delas permite a sobreposição das pranchas para aumentar a resistência.
O problema é que precisariamos de pelo menos 4 pranchas para fazer duas pontes.
Há videos mostrando a sobreposição de até 4 pranchas para aumentar a resistência.
Seria muito interessante ouvir as opinioes de quem já usou esses modelos.
abs,
Jeanilson
14/12/2015, 23:01
Jeanilson,
Você poderia, por favor, me passar o contato da loja e os dados do modelo do kit ironmam que você comprou? É o de 2 polegadas mesmo?
Obrigado,
Cristiano
Cristiano,
Segue os dados da loja que adquiri o kit:
Garra Off-Road
SCLRN 712 Bloco A loja 52
Tel: (61)3201-1515 / (61)9114-1515
Lá você procura o Sérgio ou o João. Pode falar que foi indicação minha! :concordo:
A Ironman só possui um modelo de kit, que eleva a altura em 40 mm em relação à suspensão original. O que pode acontecer é caso o GV esteja com a suspensão já um pouco cansada devido à quilometragem, o ganho de altura em relação à suspensão antiga pode ser maior.
[]'s
Jeanilson
14/12/2015, 23:08
Oi Jeanilson,
Concordo com a questao da aderencia, mas quanto a possibilidade de fazer pontes, o projeto delas permite a sobreposição das pranchas para aumentar a resistência.
O problema é que precisariamos de pelo menos 4 pranchas para fazer duas pontes.
Há videos mostrando a sobreposição de até 4 pranchas para aumentar a resistência.
Seria muito interessante ouvir as opinioes de quem já usou esses modelos.
abs,
Dan-Ce,
Acredito que seria interessante você abrir um tópico (ou usar um já existente) na parte geral (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/) do fórum com as suas dúvidas sobre essas pranchas, pois como ele é frenquentado por todos, e não só pelos proprietários de GV como aqui, você receberia muito mais respostas e ajuda por lá. :concordo:
[]'s
vc tem razao. vou fazer isso.
Abs,
CAIORICK
24/12/2015, 09:17
518883
Amigos,
Chegou meu presente de natal!
Kit lift +40mm
Amortecedores dianteiros nitrogas offshox +40mm R$1880,00
Amortecedores traseiros Cofap L12363 R$160,00
Molas traseiras RC4x4 R$360,00
Parafusos de cambagem RC4x4 R$90,00
Manterei as molas dianteiras originais da V6.
Quando instalar posto os resultados!
518883
Amigos,
Chegou meu presente de natal!
Kit lift +40mm
Amortecedores dianteiros nitrogas offshox +40mm R$1880,00
Amortecedores traseiros Cofap L12363 R$160,00
Molas traseiras RC4x4 R$360,00
Parafusos de cambagem RC4x4 R$90,00
Manterei as molas dianteiras originais da V6.
Quando instalar posto os resultados!
Que baita presentão heim Caio!
Depois poste fotos e impressões sobre esse "kit misto"!
Show!!!
Jeanilson
24/12/2015, 17:29
Pessoal,
Com a volta do Fórum, venho aqui postar as fotos da finalização da minha viatura, se é que isso existe... :roll:
Após a instalação do kit da Ironman, decidi pelas rodas da Sportage 2010 (conhecida por aqui como Sportage Bolinha :mrgreen:) e pelos pneus Michelin LTX Force 245/70r16, já que eu estava querendo um pneu misto que me desse segurança na estrada, principalmente no asfalto molhado.
518928 518930 518929
Como precisava reformar as rodas, aproveitei e as pintei de grafite escuro, no mesmo tom da grade do radiador da viatura. Os anéis, necessários devido à diferença no furo central entre a roda da Sportage (67,1 mm) e o cubo do Grand Vitara (60,1 mm), fiz em alumínio no mesmo lugar em que as rodas foram reformadas.
518933 518934 518935
O que pude perceber até agora foi que o consumo piorou um pouco, o que já esperava, e conforto melhorou muito pouco, talvez por não ter acertado na calibragem ainda (estou usando 32 lbs/pol², conforme o manual). Sobre os pneus, não testei a viatura na terra ainda, mas no asfalto até agora só elogios. Eles são silenciosos, agarram bem nas curvas e andam bem no molhado, inclusive encarando poças d'águas sem desgarrar e nem desviar da trajetória.
Gostaria de agradecer a ajuda de todos do fórum pelas informações, pois sem elas eu não teria chegado à esse ponto, ou teria gasto muito mais na base da tentativa e erro. :concordo:
[]'s e Feliz Natal à todos! :angel:
Cristiano Ávila
25/12/2015, 02:41
Valeu, obrigado!!!
Cristiano Ávila
25/12/2015, 14:17
Cristiano,
Segue os dados da loja que adquiri o kit:
Garra Off-Road
SCLRN 712 Bloco A loja 52
Tel: (61)3201-1515 / (61)9114-1515
Lá você procura o Sérgio ou o João. Pode falar que foi indicação minha! :concordo:
A Ironman só possui um modelo de kit, que eleva a altura em 40 mm em relação à suspensão original. O que pode acontecer é caso o GV esteja com a suspensão já um pouco cansada devido à quilometragem, o ganho de altura em relação à suspensão antiga pode ser maior.
[]'s
Valeu, obrigado!
Cristiano Ávila
25/12/2015, 15:03
Pessoal,
Com a volta do Fórum, venho aqui postar as fotos da finalização da minha viatura, se é que isso existe... :roll:
Após a instalação do kit da Ironman, decidi pelas rodas da Sportage 2010 (conhecida por aqui como Sportage Bolinha :mrgreen:) e pelos pneus Michelin LTX Force 245/70r16, já que eu estava querendo um pneu misto que me desse segurança na estrada, principalmente no asfalto molhado.
518928 518930 518929
Como precisava reformar as rodas, aproveitei e as pintei de grafite escuro, no mesmo tom da grade do radiador da viatura. Os anéis, necessários devido à diferença no furo central entre a roda da Sportage (67,1 mm) e o cubo do Grand Vitara (60,1 mm), fiz em alumínio no mesmo lugar em que as rodas foram reformadas.
518933 518934 518935
O que pude perceber até agora foi que o consumo piorou um pouco, o que já esperava, e conforto melhorou muito pouco, talvez por não ter acertado na calibragem ainda (estou usando 32 lbs/pol², conforme o manual). Sobre os pneus, não testei a viatura na terra ainda, mas no asfalto até agora só elogios. Eles são silenciosos, agarram bem nas curvas e andam bem no molhado, inclusive encarando poças d'águas sem desgarrar e nem desviar da trajetória.
Gostaria de agradecer a ajuda de todos do fórum pelas informações, pois sem elas eu não teria chegado à esse ponto, ou teria gasto muito mais na base da tentativa e erro. :concordo:
[]'s e Feliz Natal à todos! :angel:
Ficou muito show sua GV, está me servindo de inspiração!!!
Você chegou a ver a questão do deslocamento do "eixo" traseiro?
Jeanilson
25/12/2015, 18:48
Ficou muito show sua GV, está me servindo de inspiração!!!
Você chegou a ver a questão do deslocamento do "eixo" traseiro?
Cristiano,
Obrigado pelo elogio! :concordo:
Sobre o deslocamento do eixo traseiro, não cheguei a ver muita coisa ainda. Existe alguns kits estrangeiros que corrigem esse problema acrescentando um calço de aço entre o chassi e o suporte do braço, deslocando a articulação do braço para trás, mas não me informei sobre eles ainda.
Mas parece que a Suzuki do Brasil corrigiu esse problema no 4Sport, pois reparei que na viatura que estava exposta na concessionária parecia estar com o eixo traseiro centralizado, além que a articulação do braço estava mais visível e para trás, como mostra a foto abaixo (é o parafuso que aparece dentro da caixa de roda na parte de baixo da porta traseira):
518985
Para confirmar, é necessário consultar no catálogo de peças da 4Sport e ver o part number do suporte da articulação do braço traseiro. Se ele tiver um número diferente do equivalente do Grand Vitara "normal", é porque ele foi modificado pelo fabricante para corrigir esse problema.
Assim que tivr alguma novidade sobre esse assunto posto aqui.
[]'s