PDA

Ver Versão Completa : Escorrega de lado e rala no barranco

Ork
13/09/2011, 18:28
Pessoal, está acabando o inverno e logo começam as chuvas e, com elas, o barro bom e emocionante. Mas tenho um problema. Minha Hilux cabine dupla 94 com capota de fibra e turbinada que uso pra ir pro sítio todo final de semana, de vez em quando, me dá uns sustos.
São 7 KM de estrada de terra onde tem muito barro na alta temporada das chuvas.
Aí, só mesmo com a tração acionada e reduzida.
Mas tem uns trechos muito chatos, onde a estrada é arredondada para as duas laterais e com barranco alto dos 2 lados.
Aí a Hilux rabeia de um lado, rabeia do outro e, lá de vez em quando, não tenho coragem de acelerar na reduzida até o final e ela acaba encostando de um dos lados no barranco.
Não atola, mas aí não volta pra cima e, se eu continuar, ela sai ralando toda a lateral no barranco.
Eu tenho a impressão de que se tivesse a tal da "roda livre", ela aguentaria no meio da estrada por mais tempo.
O que acham?
Já quebrei lanterna traseira, lanterna dianteira e até a lateral da caçamba está toda arranhada de barranco.
Até pensei numa espécie alongador de parachoque para essas situações mas nunca vi nada parecido.
Estou com pneus BF 50/50 e até já pensei em trocar por um lameiro completo, mas não sei se resolveria.

Aqui uma foto de umas das vezes que fiquei travado encostado num barranco.
http://i.imgur.com/UevMQ.jpg

Kim
13/09/2011, 18:54
Opa!!

A primeira medida a recomendar, seria baixar a calibragem do pneu, para umas 13Lbs.

Abraços.

Kim.

Dimasi
13/09/2011, 21:23
Roda livre ? Num entendi.
compra uma Band que ai vc pode ralar ela a vontade...

Léo_Babiski
13/09/2011, 21:31
Ao invés de ficar com receio .... e acabar pisando no freio pra tentar segurar o carro acelera -com o 4x4 ligado- pra consertar a direção. É a melhor parte de dirigir na lama!

Claudio Samuca
13/09/2011, 21:36
Roda livre ? Num entendi.
compra uma Band que ai vc pode ralar ela a vontade...

Acho que deve ser bloqueio...

Ork
13/09/2011, 23:27
Acho que deve ser bloqueio...

Isso mesmo, eu quis dizer bloqueio de diferencial. Tem um que sempre anuncia aqui no site mas sempre que vou verificar, não tem suporte para Hilux 2.8.
Entendo que com o bloqueio ela ficaria mais "presa" no chão e não perderia a aderência quando uma roda derrapasse.

Ork
13/09/2011, 23:30
Ao invés de ficar com receio .... e acabar pisando no freio pra tentar segurar o carro acelera -com o 4x4 ligado- pra consertar a direção. É a melhor parte de dirigir na lama!

Opa, essa é uma dica boa e que venho tentado seguir sempre principalmente porque os trechos com barranco dos dois lados não são longos mas, todas as vezes em que encostei e quebrei as lanternas foi quando o sangue frio não foi suficiente e trisquei o pé no freio. Uma vez ela saiu de frente e quebrou a lanterna dianteira. Da outra vez ela saiu de traseira.

No momento, a única coisa que venho tentando fazer é isso mesmo: acelerar o mais que posso na reduzida até passar os barrancos.

rbata
13/09/2011, 23:44
Antes do bloqueio de diferencial coloque menus MUD (lameiros).... vai fazer MUITA diferença em relação aos teus pneus 50/50 ou A/T (all terrain).

Se roda bastante no asfalto, coloque os MUD KM2 da BF Goodrich.... ou se quiser algo um pouco mais agressivo e mais barato coloque uns recapados da Vipal (VJ900 ou VJ910).

Além desses que citei devem existir outros pneus MUD que servem para rodar no asfalto tb (sem muito barulho e sem perder muito na dirigibilidade). O pessoal deve saber te indicar algum outro tb.

Outra opção, normalmente utilizada em carros de passeio ou em carros que não tem condição de colocar um pneu diferente, é utilizar correntes nos pneus. Porém é trabalhoso montar/desmontar, as vezes a corrente escapa, e o limite de velocidade é baixo (algo como 40km/h máx.).

Deixaria o bloqueio para uma segunda etapa.

Inner
14/09/2011, 00:04
Aos mais experientes, esse é o meu grilo, pois com barrancos nos lados menos mal, mais passei um susto na Serra de São José em Tiradentes. A Hilux ecorregou para um lado o do barranco, mais do outro lado era o abismo, gelei não tinha como voltar. Como ando sempre com umas cordas gossas de polyamida no carro, o recurso foi enrrolar as cordas nos pneus. Deu certo mais perdi uns bons metros de corda. Pergunto existe bloqueios para Hilux pois nem sempre vamos para a trilha às vezes saímos só para um passeio mesmo, com pneus 50/50. O que foi o meu caso em Tiradentes. Abraço a todos Inner

Opa, essa é uma dica boa e que venho tentado seguir sempre principalmente porque os trechos com barranco dos dois lados não são longos mas, todas as vezes em que encostei e quebrei as lanternas foi quando o sangue frio não foi suficiente e trisquei o pé no freio. Uma vez ela saiu de frente e quebrou a lanterna dianteira. Da outra vez ela saiu de traseira.

No momento, a única coisa que venho tentando fazer é isso mesmo: acelerar o mais que posso na reduzida até passar os barrancos.

Glaicon
14/09/2011, 06:45
Se roda bastante no asfalto, coloque os MUD KM2 da BF Goodrich.... ou se quiser algo um pouco mais agressivo e mais barato coloque uns recapados da Vipal (VJ900 ou VJ910).

Além desses que citei devem existir outros pneus MUD que servem para rodar no asfalto tb (sem muito barulho e sem perder muito na dirigibilidade). O pessoal deve saber te indicar algum outro tb.

Coloque pneus Marshal/Kumho KL 71 (Mud).
Aceitam balanceamento perfeitamente.
Na rodovia pode rodar a 120 Km/h com pouco barulho.
Valor aproximado de R$ 650,00, cada, para picape.
E boa trilha!:concordo:

Supercharger
14/09/2011, 10:11
Velho, este é um caso EXCLUSIVAMENTE de pneus inadequados. Falo por experiência. Meu pai mora na roça e tem uma S10 4x2. Há alguns anos o presenteei com um jogo de rodas montadas com pneus 100% lameiros, recapados borrachudos mesmo. Pra gente que está acostumado com jipes era um pneu até normal de se ver, mas para meu pai era uma coisa absurda, inimaginável. Apesar da S10 ser 4x2, o presente foram 4 rodas e 4 pneus. No carnaval do mesmo ano, chovendo bagarai como é de costume, família reunida na roça e um primo com uma Ranger 4x4 porém com pneus comuns. Tivemos que ir à cidade várias vezes trazer outros familiares para a reunião, pois não queriam encarar o barro com carros de passeio. A Ranger 4x4 não parava/atolava, isto é verdade, mas ia o trajeto todo rabeando, andando de lado que nem siri. Já a S10 4x2 bem calçada de pneus era impressionante. Andava RETA DE TUDO. Controle total, inclusive daí o motivo dos pneus na dianteira também. Antes dos subidões era só dar uma embalada para suprir a falta da tração dianteira, mas sem medo do carro rodopiar. Se estivesse com os pneus comuns, esta embalada no pé do morro seria o mesmo que pedir para ir de cara nos barrancos.

Meu pai que tinha idéias de mandar traçar a S10 mudou de opinião completamente.

Meus 2 cents...

Guto Machado
14/09/2011, 11:09
Olha com o pouco que conheço, eu indicaria a troca do pneu para um mud,digo isso pq faço trilha a muitos anos de moto e sei a diferença q o pneu faz em dias d chuva, já teve caso de eu colocar 6libras para passar em algum lugar, outro exemplo q tenho um dia desses fazendo um passeio de bob com a ranger q usa BFAT265/75/16 andando com 20 libras ela escorregou para o lado de uma vala, na segunda tentativa coloquei uma marcha mais fraca tipo uma segunda/terceira e fui controlando o acelerador sem afundar o pé,ela subiu rebolando mas subiu, junto a gente tinha outra viatura q era uma F75 com pneus recapados meia vida p fim.rsrrs ela subiu no mesmo lugar rebocando um fox e não saiu nada/nada, daí acho q foi a diferença no pneu mais o peso do fox, nas fotos não sei se da p entender mais no meio da subida tinha uma inclinação com os AT cheios de barro a ranger não parava...

311663311664

guilhermeabreu
14/09/2011, 12:23
Olha com o pouco que conheço, eu indicaria a troca do pneu para um mud,digo isso pq faço trilha a muitos anos de moto e sei a diferença q o pneu faz em dias d chuva, já teve caso de eu colocar 6libras para passar em algum lugar, outro exemplo q tenho um dia desses fazendo um passeio de bob com a ranger q usa BFAT265/75/16 andando com 20 libras ela escorregou para o lado de uma vala, na segunda tentativa coloquei uma marcha mais fraca tipo uma segunda/terceira e fui controlando o acelerador sem afundar o pé,ela subiu rebolando mas subiu, junto a gente tinha outra viatura q era uma F75 com pneus recapados meia vida p fim.rsrrs ela subiu no mesmo lugar rebocando um fox e não saiu nada/nada, daí acho q foi a diferença no pneu mais o peso do fox, nas fotos não sei se da p entender mais no meio da subida tinha uma inclinação com os AT cheios de barro a ranger não parava...

311663311664

GUTO MACHADO

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahrsrsrsrsrsrsrsr srsrsrsrskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Com estas duas fotos , vc não precisava escrever nada , SIMPLESMENTE MAGNÍFICA as fotos .

Mas é ísto mesmo e minha opinião a respeito é o seguinte : cada caso de lama é um caso a parte e diferente de outro , neste caso da foto com a RANGER acredito que um pneu MUD passaria a mesma raiva , pq descendo não poderia dar giro no motor para limpar os sulcos do pneu e os MUD iriam encher de lama tb e a RANGER pararia alí no mesmo lugar mas se fosse um pneu bem agressivo com gomos separados como os VIPAL , 3K , GENIUS E OUTROS desceria bem , já na foto da subida da F-75 rebocando o FOX um MUD resolveria bem .

Mas resumindo , para o caso do ORK ser resolvido , ele teria que comprar pneus agressivos como os exemplos acima acrescentando os velhos FRONTIERA , mas para usar no dia a dia e no asfalto ficaria enrolado , por fim minha dica seria usar PNEUS MUD E RODAR COM 12 LIBRAS QDO FOSSE PARA O SITIO NESTES DIAS CHUVOSOS . Acho que resolveria em parte ,pois como disse cada situação é diferente em cada caso , tem barro que escorrega muito embora o piso seja firme , tem estradas que a lama é mole e o terreno afunda , na foto da RANGER parece que o piso é duro e o barro é um sabão , temos aqui em minha região um barro branco ( tabatinga ) que o piso é duro não suja nem o sapato mas vc não consegue nem ficar de pé imagina um carro . Aí só pneu cravudo e espaçado .

Minha opinião .

uvantuil
14/09/2011, 13:27
Tabatinga no acre é aquele barro que vai colando..... quando cuidar o pneu ta liso de tanto barro e raspando na lata toda!!!quem ia descallço quando cuidada parecia que tinham colado solas de sapato no pe...

Pablo RR
14/09/2011, 18:20
Amigo, meu pai possui L200 sport com bloqueio de diferencial de fábrica, e eu possuo uma Frontier com o tal do LSD (que não vejo diferença). A L200 possui uma tração muito boa quando reduzida e bloqueada, é impressonante para um carro 100% original. Mas...

No seu caso. o bloqueio não fará diferença. O carro vai deslizar do mesmo jeito, mesmo com as duas rodas girando aos mesmo tempo. Nessas inclinações o carro perde a aderencia em todas as rodas e mesmo com o eixo traseiro bloqueado deslizaria por falta de cravos nos solo.

Compra uns pneus MUD que vai bem melhor.

guilhermeabreu
14/09/2011, 20:10
Tabatinga no acre é aquele barro que vai colando..... quando cuidar o pneu ta liso de tanto barro e raspando na lata toda!!!quem ia descallço quando cuidada parecia que tinham colado solas de sapato no pe...

UVANTUIL

Aqui este barro tabatinga tem estas mesmas características que vc citou , com certeza é o mesmo barro , é de arrebetar correia de sandálias de dedo de tão pesada que ela fica .

guilhermeabreu
14/09/2011, 20:12
Amigo, meu pai possui L200 sport com bloqueio de diferencial de fábrica, e eu possuo uma Frontier com o tal do LSD (que não vejo diferença). A L200 possui uma tração muito boa quando reduzida e bloqueada, é impressonante para um carro 100% original. Mas...

No seu caso. o bloqueio não fará diferença. O carro vai deslizar do mesmo jeito, mesmo com as duas rodas girando aos mesmo tempo. Nessas inclinações o carro perde a aderencia em todas as rodas e mesmo com o eixo traseiro bloqueado deslizaria por falta de cravos nos solo.

Compra uns pneus MUD que vai bem melhor.

PABLO PR

X2 em tudo que foi falado .

Tenho uma SW4 93 com diferencial traseiro com este bloqueio LSD de fábrica , TAMBEM NÃO VEJO NEHUMA AÇÃO DELE . Deve ser pq os discos estejam gastos e as molas cansadas .

netto mietto
14/09/2011, 20:37
Poem pneus é tudo na hora do aperto principalmente naquele barro papa parece brage ensabuado.

Ork
15/09/2011, 10:31
GUTO MACHADO

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahrsrsrsrsrsrsrsr srsrsrsrskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Com estas duas fotos , vc não precisava escrever nada , SIMPLESMENTE MAGNÍFICA as fotos .

Mas é ísto mesmo e minha opinião a respeito é o seguinte : cada caso de lama é um caso a parte e diferente de outro , neste caso da foto com a RANGER acredito que um pneu MUD passaria a mesma raiva , pq descendo não poderia dar giro no motor para limpar os sulcos do pneu e os MUD iriam encher de lama tb e a RANGER pararia alí no mesmo lugar mas se fosse um pneu bem agressivo com gomos separados como os VIPAL , 3K , GENIUS E OUTROS desceria bem , já na foto da subida da F-75 rebocando o FOX um MUD resolveria bem .

Mas resumindo , para o caso do ORK ser resolvido , ele teria que comprar pneus agressivos como os exemplos acima acrescentando os velhos FRONTIERA , mas para usar no dia a dia e no asfalto ficaria enrolado , por fim minha dica seria usar PNEUS MUD E RODAR COM 12 LIBRAS QDO FOSSE PARA O SITIO NESTES DIAS CHUVOSOS . Acho que resolveria em parte ,pois como disse cada situação é diferente em cada caso , tem barro que escorrega muito embora o piso seja firme , tem estradas que a lama é mole e o terreno afunda , na foto da RANGER parece que o piso é duro e o barro é um sabão , temos aqui em minha região um barro branco ( tabatinga ) que o piso é duro não suja nem o sapato mas vc não consegue nem ficar de pé imagina um carro . Aí só pneu cravudo e espaçado .

Minha opinião .

É gente, muito boas essas dicas, algumas eu nunca tinha tentado embora já tivesse ouvido falar. Essa de rodar com baixa pressão nos pneus é interessante. Meu problema é que quando vou pro sítio, pego 50KM de asfalto e, já na roça, 7KM de terra que é onde tem esses barrancos.
Eu, normalmente ando com os pneus com 28lb. Na ida, tudo bem, se o barro já estiver feio, eu posso rodar nos 50KM de asfalto, e reduzir para 12lb quando sair do asfalto. Aí eu vou e volto com 12lb no barro mas, quando voltar pro asfalto, eu teria que ter um jeito de encher os pneus de novo para pegar os 50KM de asfalto na volta pra casa. Já andei vendo que tem uns compressores aí que funcionam nos 12v do acendedor de cigarros. Vou investigar mais.

Em outra dica, alguém falou da corrente. Eu tenho um par de correntes que já usei algumas vezes com ótimos resultados. Realmente a maior dificuldade é manuseá-las, colocar e tirar e, tem horas, ter que parar pra dar um aperto ou outro e terminar a aventura todo enlameado é barra. Tem dia que não a gente não tá no clima.

Quanto a usar pneu mud, também é uma possibilidade mas preciso ir tentando aos poucos. Todo mundo fala que o principal problema é o barulho no asfalto mas, como minha Hilux 94 já não é nada silenciosa, talvez eu não sinta muito a diferença. Quando mudei de 80/20 para BF 50/50 eu não senti nada. Talvez passando para um mud ainda meio discreto vá ajudar muito.

Muito obrigado pelas dicas por enquanto.

rbata
15/09/2011, 14:06
Cara, coloca um MUD, vc não vai perceber a menor diferença no barulho.

A dica dos Marshal/Kumho KL 71 que o Glaicon citou é muito boa. São pneus mais acessíveis que os BF Goodrich e tb não chegam ao ponto de serem muito agressivos e fazerem muito barulho ou perder em dirigibilidade.

Vc vai ver que vai perder a graça andar em estrada de terra com pneus MUD de tanto que melhora a tração.

Leo Chagas
15/09/2011, 18:57
Opa blza pessoal! Também sou da mesma opinião o importante é escolher um pneu bom pra sua região. Boa sorte!

uvantuil
15/09/2011, 20:23
Tem o TOYO OPEN COUNTRY que falam muito bem... nao sei se tem a medida que precisas. mas pode ser uma opção