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Hybrid View

  • #1
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    Escorrega de lado e rala no barranco




    Pessoal, está acabando o inverno e logo começam as chuvas e, com elas, o barro bom e emocionante. Mas tenho um problema. Minha Hilux cabine dupla 94 com capota de fibra e turbinada que uso pra ir pro sítio todo final de semana, de vez em quando, me dá uns sustos.
    São 7 KM de estrada de terra onde tem muito barro na alta temporada das chuvas.
    Aí, só mesmo com a tração acionada e reduzida.
    Mas tem uns trechos muito chatos, onde a estrada é arredondada para as duas laterais e com barranco alto dos 2 lados.
    Aí a Hilux rabeia de um lado, rabeia do outro e, lá de vez em quando, não tenho coragem de acelerar na reduzida até o final e ela acaba encostando de um dos lados no barranco.
    Não atola, mas aí não volta pra cima e, se eu continuar, ela sai ralando toda a lateral no barranco.
    Eu tenho a impressão de que se tivesse a tal da "roda livre", ela aguentaria no meio da estrada por mais tempo.
    O que acham?
    Já quebrei lanterna traseira, lanterna dianteira e até a lateral da caçamba está toda arranhada de barranco.
    Até pensei numa espécie alongador de parachoque para essas situações mas nunca vi nada parecido.
    Estou com pneus BF 50/50 e até já pensei em trocar por um lameiro completo, mas não sei se resolveria.

    Aqui uma foto de umas das vezes que fiquei travado encostado num barranco.
    http://i.imgur.com/UevMQ.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escorrega de lado e rala no barranco-uevmq.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa!!

    A primeira medida a recomendar, seria baixar a calibragem do pneu, para umas 13Lbs.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
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    Roda livre ? Num entendi.
    compra uma Band que ai vc pode ralar ela a vontade...
    SW4 95 caveirão

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Roda livre ? Num entendi.
    compra uma Band que ai vc pode ralar ela a vontade...
    Acho que deve ser bloqueio...

  • #5
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    14/11/2005
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    Citação Postado originalmente por Claudio Samuca Ver Post
    Acho que deve ser bloqueio...
    Isso mesmo, eu quis dizer bloqueio de diferencial. Tem um que sempre anuncia aqui no site mas sempre que vou verificar, não tem suporte para Hilux 2.8.
    Entendo que com o bloqueio ela ficaria mais "presa" no chão e não perderia a aderência quando uma roda derrapasse.

  • #6
    Usuário Avatar de Léo_Babiski
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    Ao invés de ficar com receio .... e acabar pisando no freio pra tentar segurar o carro acelera -com o 4x4 ligado- pra consertar a direção. É a melhor parte de dirigir na lama!
    Vamu que Vamu !

  • #7
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    14/11/2005
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    Citação Postado originalmente por Léo_Babiski Ver Post
    Ao invés de ficar com receio .... e acabar pisando no freio pra tentar segurar o carro acelera -com o 4x4 ligado- pra consertar a direção. É a melhor parte de dirigir na lama!
    Opa, essa é uma dica boa e que venho tentado seguir sempre principalmente porque os trechos com barranco dos dois lados não são longos mas, todas as vezes em que encostei e quebrei as lanternas foi quando o sangue frio não foi suficiente e trisquei o pé no freio. Uma vez ela saiu de frente e quebrou a lanterna dianteira. Da outra vez ela saiu de traseira.

    No momento, a única coisa que venho tentando fazer é isso mesmo: acelerar o mais que posso na reduzida até passar os barrancos.

  • #8
    Usuário Avatar de Inner
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    04/11/2007
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    Aos mais experientes, esse é o meu grilo, pois com barrancos nos lados menos mal, mais passei um susto na Serra de São José em Tiradentes. A Hilux ecorregou para um lado o do barranco, mais do outro lado era o abismo, gelei não tinha como voltar. Como ando sempre com umas cordas gossas de polyamida no carro, o recurso foi enrrolar as cordas nos pneus. Deu certo mais perdi uns bons metros de corda. Pergunto existe bloqueios para Hilux pois nem sempre vamos para a trilha às vezes saímos só para um passeio mesmo, com pneus 50/50. O que foi o meu caso em Tiradentes. Abraço a todos Inner



    Citação Postado originalmente por Ork Ver Post
    Opa, essa é uma dica boa e que venho tentado seguir sempre principalmente porque os trechos com barranco dos dois lados não são longos mas, todas as vezes em que encostei e quebrei as lanternas foi quando o sangue frio não foi suficiente e trisquei o pé no freio. Uma vez ela saiu de frente e quebrou a lanterna dianteira. Da outra vez ela saiu de traseira.

    No momento, a única coisa que venho tentando fazer é isso mesmo: acelerar o mais que posso na reduzida até passar os barrancos.

  • #9
    Usuário Avatar de rbata
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    25/08/2010
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    Antes do bloqueio de diferencial coloque menus MUD (lameiros).... vai fazer MUITA diferença em relação aos teus pneus 50/50 ou A/T (all terrain).

    Se roda bastante no asfalto, coloque os MUD KM2 da BF Goodrich.... ou se quiser algo um pouco mais agressivo e mais barato coloque uns recapados da Vipal (VJ900 ou VJ910).

    Além desses que citei devem existir outros pneus MUD que servem para rodar no asfalto tb (sem muito barulho e sem perder muito na dirigibilidade). O pessoal deve saber te indicar algum outro tb.

    Outra opção, normalmente utilizada em carros de passeio ou em carros que não tem condição de colocar um pneu diferente, é utilizar correntes nos pneus. Porém é trabalhoso montar/desmontar, as vezes a corrente escapa, e o limite de velocidade é baixo (algo como 40km/h máx.).

    Deixaria o bloqueio para uma segunda etapa.
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por rbata Ver Post
    Se roda bastante no asfalto, coloque os MUD KM2 da BF Goodrich.... ou se quiser algo um pouco mais agressivo e mais barato coloque uns recapados da Vipal (VJ900 ou VJ910).

    Além desses que citei devem existir outros pneus MUD que servem para rodar no asfalto tb (sem muito barulho e sem perder muito na dirigibilidade). O pessoal deve saber te indicar algum outro tb.
    Coloque pneus Marshal/Kumho KL 71 (Mud).
    Aceitam balanceamento perfeitamente.
    Na rodovia pode rodar a 120 Km/h com pouco barulho.
    Valor aproximado de R$ 650,00, cada, para picape.
    E boa trilha!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escorrega de lado e rala no barranco-dscf6840.jpg   Escorrega de lado e rala no barranco-dscf6841.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de Supercharger
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    20/05/2004
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    Velho, este é um caso EXCLUSIVAMENTE de pneus inadequados. Falo por experiência. Meu pai mora na roça e tem uma S10 4x2. Há alguns anos o presenteei com um jogo de rodas montadas com pneus 100% lameiros, recapados borrachudos mesmo. Pra gente que está acostumado com jipes era um pneu até normal de se ver, mas para meu pai era uma coisa absurda, inimaginável. Apesar da S10 ser 4x2, o presente foram 4 rodas e 4 pneus. No carnaval do mesmo ano, chovendo bagarai como é de costume, família reunida na roça e um primo com uma Ranger 4x4 porém com pneus comuns. Tivemos que ir à cidade várias vezes trazer outros familiares para a reunião, pois não queriam encarar o barro com carros de passeio. A Ranger 4x4 não parava/atolava, isto é verdade, mas ia o trajeto todo rabeando, andando de lado que nem siri. Já a S10 4x2 bem calçada de pneus era impressionante. Andava RETA DE TUDO. Controle total, inclusive daí o motivo dos pneus na dianteira também. Antes dos subidões era só dar uma embalada para suprir a falta da tração dianteira, mas sem medo do carro rodopiar. Se estivesse com os pneus comuns, esta embalada no pé do morro seria o mesmo que pedir para ir de cara nos barrancos.

    Meu pai que tinha idéias de mandar traçar a S10 mudou de opinião completamente.

    Meus 2 cents...
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

  • #12
    Usuário Avatar de Guto Machado
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    Olha com o pouco que conheço, eu indicaria a troca do pneu para um mud,digo isso pq faço trilha a muitos anos de moto e sei a diferença q o pneu faz em dias d chuva, já teve caso de eu colocar 6libras para passar em algum lugar, outro exemplo q tenho um dia desses fazendo um passeio de bob com a ranger q usa BFAT265/75/16 andando com 20 libras ela escorregou para o lado de uma vala, na segunda tentativa coloquei uma marcha mais fraca tipo uma segunda/terceira e fui controlando o acelerador sem afundar o pé,ela subiu rebolando mas subiu, junto a gente tinha outra viatura q era uma F75 com pneus recapados meia vida p fim.rsrrs ela subiu no mesmo lugar rebocando um fox e não saiu nada/nada, daí acho q foi a diferença no pneu mais o peso do fox, nas fotos não sei se da p entender mais no meio da subida tinha uma inclinação com os AT cheios de barro a ranger não parava...

    Escorrega de lado e rala no barranco-dscn9367.jpgEscorrega de lado e rala no barranco-dscn9382.jpg
    Atual Jimny 4All
    Ex e muito valente >>>RANGER 4X4
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