Ver Versão Completa : importância de se conhecer o veículo
igominati
02/09/2011, 18:49
Bom gente, acabei de economizar um motor:violao:, conheço as manhas, velocidades, onde a temperatura está ou deveria em cada situação, lembrando que eu é que checo óleos e águas da pajero. Acostumado na descidade de um morro engatar uma 5 e deixar o motor ir segurando, só controlando no freio e nada da temperatura baixar(meio) que normalmente chegava a 1/4, opaa:?:, algo errado, já estava quase em casa, acabei o trajeto e fui ver....:parede: nada de água mais no de expanção e o radiador pela metade e a temperatura não tinha passado do meio, pois quando vi que não baixou o ponteiro tirei o pé de vez. Esperei esfriar o motor e enchi de água, e agora a pouco achei a mangueira que sai debaixo do intercooler com um furo que na pressão vazava água.
Alguns marcadores de temperatura originais "demoram" a subir... Variam pouco na meia leitura e quando sobem o motor já ferveu há algum tempo.
Outros, dependendo da localização do termostato (bloco, cabeçote, etc) podem aferir um "falso-negativo" se toda a água do sistema já tiver evaporado.
Por isso realmente é importante conhecer o veículo.
Mais importante ainda ter um instrumento 100% confiável para aferir a temperatura.
Além de checar pelo menos uma vez por semana o nível da água no reservatório.
Uma dica boa é instalar um sensor de nível. Quando a água abaixar no reservatório, dispara um alarme, antes do motor ferver.
Abraço,
Loras, este sensor de nível já foi comentado em muitos tópicos aqui no fórum, mas ainda não entendi muito bem como fazer e instalar. Tem algum esquema ou foto para a gente dar uma olhadinha e aprender a fazer. Grato. Abraço.
Carlos A. C. Azevedo
02/09/2011, 20:45
X2, no dia que o o condensador tava entupido e o ventilador eletrico tava travado, evaporou toda a agua do reservatorio, mas o ponteiro estava marcando certo, e chegou a 3/4 considerando a temperatura de uns 40° NA SOMBRA e o ar condicionado, e como estava perto de casa, não teve muito problema. Tive bem sorte do marcador estar funcionando perfeitamente, vai que essa merda tava travado, lá vai eu ficar chorando...